dias que antecedem a Semana Santa, serão realizadas em Garanhuns três feiras
especificamente para a comercialização de peixes e frutos do mar, itens que
sempre estão no cardápio do período.
quarta-feira, dia 28, das 5 às 16h, no Mercado 18 de Agosto e entorno, no
Centro; e na Central de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA), das 6 às 13h. Já na
quinta-feira, dia 29, será a vez da Cohab 2 (bairro Francisco Figueira). As
feiras livres dos bairros continuarão sendo realizadas normalmente na Oliveira
Lima (quinta), Ceaga e Boa Vista (sábado) e Cohab 1 (domingo).
interditadas a partir do fim da tarde de hoje, dia 27, as ruas Manoel Borba e
Joaquim Nabuco, próximas ao Mercado 18 de Agosto e ao Mercado de Farinha. A
interdição segue até as 18h, da quinta-feira, dia 29.
EQUIPAMENTOS – A Secretaria
de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente recebeu hoje, dia 27, novos
equipamentos por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de
Territórios Rurais. Uma moto, um botijão de sêmen e uma ensiladeira/forrageira
foram recebidos na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
produtividade. A ensiladeira vai ajudar muito os produtores no período da
colheita do milho e capim, ajuda no processo para fazer os cilos. Para o uso do
botijão de sêmen estamos desenvolvendo um projeto, para levar essa tecnologia
para a zona rural, para melhorar a genética dos animais”, registrou o
secretário da Pasta, João Paulo Sobral.
(Com informações de Gabriela Ramos e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG)
regulamenta os aplicativos de transporte privado de passageiros, como: Uber,
Cabify e 99, segundo informaram fontes ouvidas pelo Broadcast, serviço de
notícias em tempo real do Grupo Estado. O texto da nova lei deve ser publicado
no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 27. A lei é resultado
de projeto aprovado na Câmara no fim de fevereiro e é considerada uma vitória
para as empresas que administram os aplicativos e uma derrota para taxistas.
era visto como favorável aos taxistas. Há quatro meses, no entanto, o Senado
aprovou uma versão com mudanças que favorecem as empresas dos aplicativos. A
obrigatoriedade do uso de placas vermelhas, a imposição de que somente o dono
do veículo poderia dirigi-lo e a restrição de circulação apenas na Cidade onde
o carro é registrado foram derrubadas pelos senadores, decisão que foi mantida
pela Câmara.
precisará solicitar autorização específica das Prefeituras para trabalhar. Além
disso, pelo projeto aprovado e agora sancionado, o veículo utilizado no serviço
terá de atender aos requisitos de idade máxima e as características exigidas
pela autoridade de trânsito e pelo Poder Municipal. Será exigido ainda
contratação de seguro de acidentes pessoais para os passageiros e o motorista
terá de apresentar certidão negativa de antecedentes criminais para poder trabalhar
no sistema. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
Bandeira de Mello concedeu, nesta segunda-feira, dia 26, uma liminar declarando
a ilegalidade de Greve decretada pelos Professores da Rede Municipal de Ensino de
Garanhuns, representados pelo Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO),
nos autos do processo nº 499700-6.
salarial; redução na carga horária; transformação de hora aula em hora
relógio e negativa do direito de remuneração da aula atividade, os Professores decretaram Greve Parcial na última quarta-feira,
dia 21. Desde então, as Escolas Municipais passaram a funcionar com horários
reduzidos: no período da manhã, até as 9h30min; à tarde, até as 15h e no turno
da noite, até as 20h10min.
a Imprensa pela Procuradoria Geral do Município, com a decisão, o Desembargador
“afastou as alegações do Sindicato quanto a qualquer ilegalidade cometida pela
Administração Municipal em relação à redução salarial; redução de carga horária
e outros argumentos que não se mostraram aptos à deflagração da greve”. Na
limitar, Bandeira de Mello determina o imediato retorno às atividades pelos Professores.
Em caso de descumprimento, será fixada multa diária de R$ 30 mil, além de
desconto em folha de pagamento correspondente aos dias parados.
tem compromisso com os alunos e com os próprios Professores no tocante à
garantia de pagamento em dia de seus vencimentos, além da possibilidade real de reajuste do piso
salarial da categoria em face da Lei nº 11.738. O Governo Municipal garante
ainda índices de 4% e 2,91% para as demais faixas salariais, tudo com intuito
de preservar o rendimento do servidor. A reposição das aulas perdidas pelos alunos
no período de greve será definida de acordo com cronograma de cada unidade de
ensino”, registrou o Governo Municipal em Nota.
declaração do caso do tríplex, marcado para hoje, dia 26, no Tribunal Regional
Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), pode impor ao ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) duas derrotas simultâneas. Além de ser condenado
definitivamente em segunda instância, pode passar à condição de inelegível pela
Lei da Ficha Limpa a partir da publicação do acórdão, o que deve ocorrer em até
dez dias.
julgado pela 8ª Turma do TRF-4, formada pelos desembargadores João Gebran Neto,
Leandro Paulsen e Victor Laus – os mesmos que, por unanimidade, elevaram a pena
para 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro. Lula só
não poderá ser preso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um habeas
corpus contra a prisão no dia 4 de abril. Questionado sobre a expectativa da
defesa em relação ao embargo, o advogado José Roberto Batochio, que representa
o ex-presidente, foi direto: “Nas três dimensões do tempo, passado, presente e
futuro, não há qualquer expectativa”.
em 2010, a Lei da Ficha Limpa torna inelegível os que forem condenados em
decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado. O
embargo do embargo, ainda cabível, é visto como meramente protelatório e
geralmente é recusado. “A partir da publicação do acórdão do julgamento do
embargo, Lula estará enquadrado na Lei da Ficha Limpa”, diz a advogada Carolina
Clève, especialista em Direito Eleitoral.
Mendonça afirma que, pela lei, um condenado se torna inelegível a partir do
esgotamento dos recursos em segunda instância. Para continuar a campanha nas
ruas sem que ganhe contornos de afronta à legislação eleitoral, segundo
Mendonça, a defesa de Lula deverá apresentar um pedido de suspensão da
inelegibilidade. O pleito deve integrar os dois últimos recursos a que o
ex-presidente tem direito – o especial, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ),
e o extraordinário, ao STF. A suspensão é provisória e, se concedida, valerá
até a análise do registro da candidatura, cujo prazo final é 15 de agosto, pelo
Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Com
informações da Agência O Globo/PORTO ALEGRE/Jornal do Commercio. CONFIRA)
E a criminalidade já não escolhe horário e local para atuar. Na tarde desse
sábado, dia 24, uma Loja de Roupas e Artigos Infantis foi arrombada e
furtada na Avenida Júlio Brasileiro, por volta das 14h40min, mesmo com pessoas
e veículos trafegando normalmente pelas imediações.
Nas imagens captadas pelas câmeras
de segurança do estabelecimento e divulgadas, com exclusividade pelo Blog Falando
com o Agreste, registra-se a atuação de quatro pessoas, sendo três mulheres
e um homem. A ação foi rápida. Enquanto uma aparentemente mais Jovem, vestida
com roupas pretas permanece na porta da loja, observando a aproximação de
curiosos ou da Polícia, os demais estão no interior da loja, de onde furtaram diversas
peças de roupa. Ao final da ação, os Criminosos saem tranquilamente com sacos plásticos
nas mãos, repletos de roupas, sem despertar a suspeita dos transeuntes.
De acordo com o Falando com o
Agreste, após colher informações junto a proprietária da Loja, no momento do
furto, o alarme da loja não foi acionado. Ainda segundo a responsável pela Empresa,
ao procurar a Polícia Civil para produção do Boletim de Ocorrência, foi
informada que o único Agente apto para o serviço, estava doente e não se
encontrava na Delegacia. (Com
informações e imagens do Blog Falando com o Agreste. CONFIRA)
em qualquer banco. A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em
julho do ano passado. As mudanças estão sendo feitas de forma escalonada, tendo
sido iniciada com a permissão para quitação de boletos em atraso acima de R$ 50
mil. A partir de 26 de maio, serão permitidos os boletos acima de R$ 400 e a
expectativa é que até setembro deste ano o processo seja concluído.
Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do
pagador, o que, de acordo com a Febraban, facilita o rastreamento de
pagamentos. Ao quitar o boleto, o próprio sistema verifica as informações. Se
os dados do boleto coincidirem com os da plataforma, a operação é validada.
início do procedimento de compensação eletrônica. Após 25 anos, a avaliação do
setor bancário é que ele precisava ser modernizado. Entre os benefícios da nova
plataforma está a permissão para pagamento de boletos após o vencimento em
qualquer agência bancária, sem risco de erros nos cálculos de multas e
encargos.
serem incluídos no novo sistema, a partir do dia 26 de maio. Em 21 de julho,
poderão ser pagos em qualquer banco após o vencimento os boletos de qualquer
valor. Em 22 de setembro o processo será concluído com a inclusão dos boletos
de cartão de crédito e de doações, entre outros. (Com informações da Agência
Brasil/JC Online. CONFIRA)
“seria uma covardia não ser candidato” e que pretende defender, ele
mesmo, o legado de seu Governo e a continuidade das políticas atuais. Na
entrevista, publicada na edição deste fim de semana, o emedebista lembrou que
todos os demais presidentes tentaram a reeleição. Não repetir esse gesto,
segundo ele, poderia passar a imagem de que estava se escondendo e que os
demais candidatos se sentiriam livres para “bater” em sua Gestão.
eu tivesse feito um Governo destrutivo para o País eu mesmo refletiria que não
dá para continuar. Mas, pelo contrário, eu recuperei um País que estava
quebrado. Literalmente quebrado. Eu me orgulho do que fiz. E eu preciso mostrar
o que está sendo feito”, afirmou Temer à Istoé.
avisado a aliados que disputaria a eleição, como revelou o jornal O Estado de
S. Paulo, domingo passado. A informação havia sido antecipada pelo site BR18.
Temer avalia que o quadro político mudou com pré-candidaturas de Geraldo
Alckmin (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM) e aposta na recuperação da economia e na
intervenção no Rio para se cacifar. Ele já havia dito nesta semana que sua
candidatura “não era improvável”. Temer tem a seu favor o calendário
eleitoral, já que pela legislação ele não precisa deixar o cargo até abril para
concorrer – como acontece, por exemplo, com o ministro da Fazenda, Henrique
Meirelles, outro nome cotado para disputa do Planalto. (Com informações do Estadão
Conteúdo e JC Online. CONFIRA)
homem de 48 anos foi executado com um tiro de Espingarda 12 na tarde deste
sábado, dia 24 de março, aqui em Garanhuns.
Renato Cardoso foi assassinado dentro de sua residência, localizada na rua
Igarassu, na comunidade da Brasília. De acordo com a esposa da Vítima, três
homens, chegaram em um carro preto e bateram na porta dizendo serem da Polícia.
Ao abrir a porta, José Renato foi atingido na cabeça com um disparo de Espingarda
12, vindo a óbito instantaneamente. Os assassinos fugiram.
A Vítima era ex-presidiário e havia saído há pouco tempo do CRA em Canhotinho. O
corpo foi encaminhado ao IML, em Caruaru. (Com informações e imagens do Portal V&C Garanhuns)
da pasta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou discordar da decisão da
interdição ética do Hospital. “Parâmetros utilizados pelo Coren-PE para
justificar o ato não condizem com os utilizados pela Secretaria, que se baseia
nas recomendações do Ministério da Saúde”, argumenta a SES.
Regional Dom Moura, localizado aqui em Garanhuns, foram interditados eticamente
na noite da última quinta-feira, dia 22, pelo Conselho Regional de Enfermagem
de Pernambuco (Coren-PE). A intervenção foi motivada, segundo o Coren-PE pela
falta de enfermeiros responsáveis no berçário, bloco obstétrico, alojamento
conjunto, emergência pediátrica e central de material e esterilização
(CME). Nesses locais, de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem de
Pernambuco, apenas auxiliares e técnicos em enfermagem atuavam, o que fere a
legislação do exercício da profissão (saiba mais clicando AQUI).
risco a assistência à população de toda uma Região”, diz que a interdição
prejudica principalmente usuários do SUS e, que “diante disso e do
compromisso com a garantia da assistência à população do Agreste Meridional, a
SES informa que vai manter a Unidade Aberta”.
se empenhado para reforçar as escalas da unidades da rede estadual com
profissional concursados. Até agora já foram chamados 5,9 mil aprovados – o
maior chamamento da saúde pública pernambucana. Apenas para o Dom Moura foram mais
de 150 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem”, pontua a Secretaria de Saúde
na note distribuída a Imprensa. Clique AQUI para conferir a Nota
na Integra.
Saúde (SES) esclarece que não concorda com a decisão da interdição ética no
Hospital Dom Moura, destacando que os parâmetros utilizados pelo Coren-PE para
justificar o ato não condizem com os utilizados pela Secretaria, que se baseia
nas recomendações do Ministério da Saúde. A SES ainda reitera que as decisões
dos Conselhos devem partir de uma pactuação para não colocar em risco a
assistência à população de toda uma Região.
Sendo assim, por conta da importância do
Hospital Dom Moura para a população, uma interdição na unidade prejudicaria
exclusivamente ao usuário do SUS. Diante disso e do compromisso com a garantia
da assistência à população do Agreste Meridional, a SES informa que vai manter
a unidade aberta.
Vale destacar que o Governo de Pernambuco tem
se empenhado para reforçar as escalas da unidades da rede estadual com
profissional concursados. Até agora já foram chamados 5,9 mil aprovados – o
maior chamamento da saúde pública pernambucana. Apenas para o Dom Moura foram mais
de 150 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde
reitera que mantém o diálogo permanente e aberto com as entidades e conselhos
que representam os profissionais que atuam no SUS e está à disposição do
Coren-PE para discutir as ações que beneficiem a assistência à população
pernambucana.”












































