Crime aconteceu no inicio da noite de ontem, dia 23, rua Frei Damião, no bairro Dom Hélder Câmara, a Cohab
3.
O Vigilante Wendel Luis da Silva, de 37 anos, morreu depois
de ser golpeado a pauladas na cabeça. De acordo com a Polícia Militar (conforme Resenha Diária divulgada na manhã de hoje, dia 23, pelo 9º BPM), um vizinho da Vítima, de identidade não registrada, teria o segurado, enquanto a Mãe, também de identidade não registrada, teria golpeado Wendel na cabeça. Ele desmaiou
e perdeu muito sangue, sendo socorrido ao Hospital Regional Dom Moura, onde foi
constatada a possível morte cerebral.
A Vítima ainda chegou a ser encaminhada para o Recife, mas teria falecido a caminho de uma Unidade Hospitalar da Capital. O fato ocorreu dentro da residência dos imputados. Mãe e Filho foram presos em flagrante por tentativa de homicídio. (Com informações do programa Ronda Policial, da Rádio Jornal Garanhuns)
Garanhuns, através das secretarias de Saúde e de Infraestrutura, vem
viabilizando melhorias estruturais, que certamente resultarão num Serviço de Saúde
mais qualificado para a população.
duas novas Unidades do SAMU, em dezembro passado, agora, o Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência ganhará novas instalações. Além disso, quatro
novas ambulâncias para o transporte inter hospitalar de pacientes passarão a integrar
a frota da Secretaria Municipal de Saúde.
deslocado da sua atual base na avenida Simôa Gomes, no bairro Heliópolis, para as
instalações do Centro Administrativo II, localizado nas imediações do Assaí
Atacadista. A mudança tem o intuito de proporcionar uma estrutura mais moderna
para os Servidores e garantir uma maior agilidade e eficiência no atendimento à
população.
preparadas pela Secretaria de Infraestrutura, dispõe de quatro dormitórios para
médicos, enfermeiros, condutores socorristas e auxiliar de serviços gerais;
além de uma sala para coordenação, uma cozinha com dispensa, uma farmácia, dois
banheiros, área de estacionamento coberto para os veículos, sala de expurgos
para descarte de materiais, sala para macas, e um dique — espaço adequado para
lavagem e higienização das viaturas e equipamentos. O novo espaço tem capacidade
para comportar os 30 servidores que integram o Serviço, além das unidades de suportes
Básico e Avançado.
ambulâncias vão integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde a partir da
próxima segunda-feira, dia 26. As unidades de transporte inter hospitalar de
pacientes serão apresentadas defronte ao Palácio Celso Galvão, sede da
Prefeitura.
adquiridas por meio de recursos repassados pelo Ministério da Saúde. Cada
ambulância custou R$ 79.727,00, totalizando um valor de cerca de R$ 320 mil
reais. Em dezembro passado, o Município investiu mais de RS 350 mil com a
aquisição das duas novas Unidades do SAMU, cujos recursos, segundo a Prefeitura
foram viabilizados graças a uma emenda parlamentar do Deputado Federal Jorge
Côrte Real (PTB). (Com informações e imagens da SECOM/PMG)
Garanhuns, foram interditados eticamente na noite da última quinta-feira, dia
22, pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). A
intervenção foi motivada pela falta de enfermeiros responsáveis no berçário,
bloco obstétrico, alojamento conjunto, emergência pediátrica e central de
material e esterilização (CME). Nesses locais, apenas auxiliares e
técnicos em enfermagem atuavam, o que fere a legislação do exercício da profissão.
auxiliares. Eles não podem trabalhar sem supervisão, pois causa insegurança
para os pacientes e para os próprios profissionais”, explica a presidente do
Coren-PE, Marcleide Cavalcanti. Segundo Marcleide, os pacientes internados
antes da interdição continuam recebendo atendimento, mas novos não podem ser
atendidos pelo serviço de enfermagem. “Os pacientes que já estavam na casa têm
o serviço garantido, mas novos não”.
“Temos esse problema no Dom Moura desde 2015. Todo o processo de fiscalização e
notificação foi feito. A interdição é a medida extrema que tomamos. Eles já
tinham sido avisados que precisavam corrigir esse problema, mas nunca
corrigiram”, explica. O processo foi registrado e é acompanhado, segundo o
Coren-PE, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) desde 2015.
quantidade de enfermeiros contratados será definida pela gestão do Hospital, de
acordo com a escala de horas de cada profissional. “Geralmente casos assim não
passam de 48 horas; depende da gestão e da contratação”, completa a presidente
do Conselho. O Dom Moura atende casos de emergência nas especialidades de
clínica médica e cirúrgica, obstetrícia com partos de alto risco, pediatria e
ortopedia. Cerca de 10,2 mil pessoas são atendidas mensalmente na Unidade
Hospitalar.
RESPOSTA DO
GOVERNO DO ESTADO – Em nota enviada a Imprensa, através da
superintendência de comunicação da pasta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES)
informou discordar da decisão da interdição ética do Hospital. “Parâmetros
utilizados pelo Coren-PE para justificar o ato não condizem com os utilizados
pela Secretaria, que se baseia nas recomendações do Ministério da Saúde”,
argumenta a SES.
risco a assistência à população de toda uma Região”, diz que a interdição
prejudica prinicipalmente usuários do SUS e, que “diante disso e do
compromisso com a garantia da assistência à população do Agreste Meridional, a
SES informa que vai manter a unidade aberta”. (Com informações e imagens da Folha de Pernambuco e reprodução TV Asa
Branca/Globo. CONFIRA)
NOTA DO GOVERNO DE
PERNAMBUCO
esclarece que não concorda com a decisão da interdição ética no Hospital Dom
Moura, destacando que os parâmetros utilizados pelo Coren-PE para justificar o
ato não condizem com os utilizados pela Secretaria, que se baseia nas
recomendações do Ministério da Saúde. A SES ainda reitera que as decisões dos
Conselhos devem partir de uma pactuação para não colocar em risco a assistência
à população de toda uma Região.
Sendo assim, por conta da importância do
Hospital Dom Moura para a população, uma interdição na unidade prejudicaria
exclusivamente ao usuário do SUS. Diante disso e do compromisso com a garantia
da assistência à população do Agreste Meridional, a SES informa que vai manter
a unidade aberta.
Vale destacar que o Governo de Pernambuco tem
se empenhado para reforçar as escalas da unidades da rede estadual com
profissional concursados. Até agora já foram chamados 5,9 mil aprovados – o
maior chamamento da saúde pública pernambucana. Apenas para o Dom Moura foram
mais de 150 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Por fim, a Secretaria Estadual de Saúde reitera
que mantém o diálogo permanente e aberto com as entidades e conselhos que
representam os profissionais que atuam no SUS e está à disposição do Coren-PE
para discutir as ações que beneficiem a assistência à população
pernambucana.”
Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns estão promovendo uma Greve
Parcial desde a última terça-feira, dia 20. Com a decisão da Categoria, as
Escolas Municipais estão funcionando com horários reduzidos até a próxima
terça-feira, dia 27. Uma nova Assembleia da Categoria está prevista
para o dia 2 de abril, quando deve ser decidida a continuidade ou não do
movimento.
Os
profissionais alegam os seguintes itens como motivadores da paralisação: “não cumprimento
do PCCR; reajuste não linear; redução salarial; redução na carga horária;
transformação de hora aula em hora relógio e negativa do direito de remuneração
da aula atividade”.
Em
entrevista veiculada no programa Falando com o Agreste, da Rádio Marano FM, a
Secretária de Educação, Eliane Vilar, trouxe a posição do Governo Municipal
sobre os pontos colocados pelos Professores como motivo para a paralisação. A
Gestora também fala sobre transporte escolar; kits escolares; fardamento; formação
de servidores e do empenho que a Gestão Izaías Régis, segundo Ela, tem para
garantir que o aluno tenha uma educação de qualidade. Clique em Player para ouvir.
Juventude, Esportes e Lazer e vai oferecer vagas, gratuitas, para o Curso de
Assistente Administrativo. A ação integra o projeto Preparando o Futuro,
desenvolvido pelo Governo Municipal de Garanhuns.
horária de 400 horas, sendo ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h30min
as 17h, na Escola do Senai, localizada na Avenida Sátiro Ivo, nº 1011, Magano.
Podem se inscrever jovens com idades entre 14 e 24 anos e que tenham concluído
ou que estejam cursando o Ensino Médio.
dias 26 e 27 de março, das 8 às 14h, a Secretaria de Juventude, Esportes e
Lazer, que funciona no Parque Euclides Dourado, munido de cópias dos seguintes
documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade
(pode ser uma declaração escolar). No ato da inscrição, o candidato preencherá uma
ficha com seus dados e uma declaração de baixa renda a próprio punho. 18 vagas
serão disponibilizadas e o Curso terá inicio no próximo dia 5 de abril.
comparecerem a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, munidos da
documentação solicitada e que atendam aos requisitos, garantirão vaga nesse
importante curso de qualificação”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e
Lazer, Carlos Eugênio, que explica o pré-requisito da idade: “estamos cumprindo
uma exigência do SENAI, que estabeleceu essa faixa-etária como pré-requisito
para a matrícula”, complementa o Secretário Municipal.
Assistente Administrativo, que oferta certificado ao final do Curso, o Jovem estará
preparado para exercer funções de assistente administrativo, aplicar
conhecimentos básicos de informática, realizar rotinas administrativas e
contábeis, organizar e controlar documentos, preparar o local de trabalho,
atendendo à regulamentação da documentação técnica, com segurança, saúde,
produtividade, qualidade e consciência ambiental.
disputar de cinco eleições no ninho pós-comunista, o Gerente da Casa Civil do
Governo do Estado, Sivaldo Albino, se filiou ao PSB e deve tentar o mandato de Deputado
Estadual nas eleições deste ano. Ele fará dobradinha com João Campos (PSB),
filho mais velho do ex-governador Eduardo Campos, falecido em 2016.
de reeleição do Governador Paulo Câmara (PSB), além de ser o principal responsável
por puxar votos para João Campos – que disputará o mandato de Deputado Federal –
e de tentar se viabilizar Deputado Estadual, o que lhe garantiria certa vantagem
na disputa pela Prefeitura em 2020, principal projeto político do filho do
ex-vereador Severino Albino.
unir forças e trabalhar mais do que nunca, em prol de Garanhuns e Pernambuco,
fazendo sempre a boa política. Como um bom e disciplinado soldado me coloco à
disposição de todos”, pontuou Sivaldo em comunicado enviado a Imprensa.
o duelo final do 21º Campeonato da Amizade de Futsal, o tradicional Campeonato
dos Radialistas, que conta com o patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns,
através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, e do SESC.
o Picolé Caicó chegam a final credenciadas pelas melhores campanhas na
Competição e depois de terem eliminado Amarelinhos e Borrussia,
respectivamente, com goleadas.
próxima terça-feira, dia 27, no Ginásio do SESC. A abertura da jornada
esportiva começa as 19h, com um Amistoso Feminino, entre as Seleções de
Garanhuns e São João. Em seguida, as 20h, tem Amarelinhos x Borussia, na
decisão pelo 3º lugar. Já a partir das 21h, tem a grande final. A entrada é
franca.
estarão em ação nesses sábado e domingo, dias 24 e 25, no município da Pedra.
Elas disputarão a Copa do Agreste de Futsal Feminino. Garanhuns estará no Grupo
“A”, juntamente com Pedra e São Caetano. Os jogos reunirão nove Municípios e
serão disputados no Ginásio Municipal da Pedra.
Garanhuense de Basquete (AGB) e contando com o apoio do Governo Municipal de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, e do
SESC/Garanhuns, será realizada nesses sábado e domingo, dias 24 e 25, a 5ª
Edição da Copa Kerlen de Basquetebol. O Evento acontece no Ginásio do SESC e
tem entrada gratuita.
Basquetebol é mais uma homenagem ao Professor e Desportista Kerlen Williams
(falecido em 2006). Como treinador de equipes de Basquete, Williams trabalhou
por cerca de dez anos formando atletas e disseminando a modalidade através da
promoção de Competições. “Será mais uma homenagem àquele que ajudou a difundir
o basquete em Garanhuns. Contaremos com equipes de Garanhuns, Caruaru, Recife,
Lajedo e de Pesqueira”, pontua o professor Everton Araújo, organizador da
Competição.
resultado definitivo da Seleção Simplificada para Monitores Educacionais; Monitores
de Transportes e Agentes de Desenvolvimento e Agentes de apoio ao Desenvolvimento
Escolar Especial.
Educação, mediante convocação, de hoje, sexta-feira, dia 23, até a próxima quarta-feira,
dia 28, das 8 às 14h, portando toda a documentação e especificações exigidas
para assinar os contratos, que serão encaminhados e validados pela Secretaria
de Administração.
Simplificada, a Prefeitura poderá convocar candidatos aprovados, obedecendo à
ordem de classificação. (Com informações
do G1/Caruaru. CONFIRA)
Links abaixo:
6 votos a 5, impedir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receba uma ordem de prisão até
que a Suprema Corte conclua o julgamento iniciado hoje sobre o habeas corpus do
líder petista.
pedido do líder petista de permanecer em liberdade até que se esgotem todos os
recursos contra a condenação que sofreu na Lava Jato. A decisão o blinda da
prisão, que a própria defesa apontou como iminente, no caso do triplex.
iminência de prisão, a decisão evita que, após julgamento dos embargos de
declaração no Tribunal Regional Federal da Quarta Região, na próxima
segunda-feira, dia 26, a Justiça determine o cumprimento da pena de 12 anos e 1
mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex
do Guarujá (SP). (Com informações de o Estadão Conteúdo e JC Online. CONFIRA)
Instituição de Longa Permanência de Idosas (ILPI) localizada aqui em Garanhuns,
e estabelecer parcerias das redes de saúde e assistência social do Município com
a Instituição, o procurador-geral do Município, Jailson Costa, e a diretora do
abrigo, Irmã Rita Alves Duarte, firmaram perante o Ministério Público de
Pernambuco (MPPE) um Termo de Compromisso.
adequações necessárias na estrutura do Abrigo, de maneira a adequar-se ao
número máximo de quatro idosas por quarto; manter profissional de nível
superior para as atividades de lazer; observar o número mínimo de cuidadores
por idosa, conforme o grau de dependência; e acompanhar os editais do Município
para celebração de convênios, visando à obtenção de recursos. Em 30 dias,
deverá ser apresentado o plano de atividades que estimulem as idosas em seus
aspectos cognitivo, mental e emocional.
necessidades de medicamentos e produtos médico-hospitalares de uso contínuo das
idosas abrigadas, regularizando nesse mesmo prazo o fornecimento daqueles
medicamentos, e em 45 dias os produtos que integrarem a lista de atenção
básica, organizando o fluxo desse fornecimento regular. O representante do
município deverá também informar ao abrigo quais são os medicamentos da alçada
do Estado, para que a instituição os requeira.
municípios que tenham idosas abrigadas, acionando a assistência social dos
mesmos para fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares,
disponibilizando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social
(CREAS) como canal de comunicação. Deverá, também, manter a disponibilização da
equipe do cadastro único de assistência social para atendimento no abrigo,
mediante requerimento deste.
fortalecimento de vínculos dentro da unidade, com visitas quinzenais e de
atendimento do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), para atividades
multidisciplinares de estimulação, com visitas quinzenais de um ou mais desses
profissionais.
pagamento de multa diária no valor de R$ 1.000,00 pelos compromissários, sem
prejuízo da responsabilização nos termos da Leide Improbidade Administrativa e
demais dispositivos cíveis e penais aplicáveis.


















































