pagamento do décimo terceiro salário, um levantamento da Confederação Nacional
dos Municípios (CNM) mostra que 137 cidades em Pernambuco estouraram o limite
máximo de gasto com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF),
que é de 54% de tudo o que arrecadam. Isso significa que pelo menos 74% de
todas as prefeituras do Estado gastam mais do que deveriam para pagar os
salários dos servidores.
com pessoal dos municípios pernambucanos saltou de R$ 8,9 bilhões para R$ 11
bilhões, informa a CNM. O crescimento no gasto ocorreu em meio à queda de
arrecadação, fruto da desaceleração econômica e desemprego, que impactam no
Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as
duas fontes de recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entre o
orçamento aprovado no Congresso no ano passado e a última estimativa do governo
federal, o FPM perdeu R$ 6,2 bilhões em recursos. Outro entrave foi a
frustração em relação a repatriação, que representou R$ 2,6 bilhões a menos nas
contas das prefeituras. Desse total, Pernambuco deixou de arrecadar R$ 128,3
milhões.
corda no pescoço, mais 18 estão acima do limite prudencial, que é de 51% de
comprometimento com a folha. Outras 14 estão próximas de entrar nessa situação,
mostrando um quadro crítico generalizado de despesa no âmbito municipal. “Esse
levantamento mostra uma falta de planejamento financeiro por parte das
prefeituras. A maior parte delas tem uma grande quantidade de comissionados e
de contratos temporários, que às vezes servem a questões políticas”, afirma
Cristiano Pimentel (imagem acima), procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPCO).
reduzir o gasto com pessoal no prazo previsto pela LRF, ficam impedidas de
contratar novas despesas, dar aumento aos servidores e firmar convênios com o
Estado e União. “O MPCO vai seguir as normas da LRF, que regula o que pode ser
feito. A defesa pode provar que houve uma queda inesperada na arrecadação que
não seria previsível. Se não conseguir provar, se aplica as sanções da LRF”,
adianta Pimentel.
prefeituras, a CNM trabalha para convencer o governo Michel Temer a liberar R$
4 bilhões para os Municípios, o equivalente a 1% do FPM. De acordo com a
entidade, a conta pesa principalmente para os Prefeitos que assumiram o mandato
há um ano prometendo mudanças nas administrações, mas que têm enfrentado forte
dificuldade até mesmo de quitar a folha de pagamento.
Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (imagem ao lado), não há
perspectiva de que o cenário de crise nas prefeituras mude no curto ou médio
prazo, o que deve tornar bem difícil a missão de quitar o 13º salário dos
servidores municipais. “Acho que pode piorar! O déficit no orçamento nacional
reflete na gente. A estagnação econômica reflete na gente. Sem emprego não tem
consumo, não tem ICMS”, justifica. Patriota diz que é muito difícil que os
servidores municipais tenham aumento no próximo ano e se queixa que os Prefeitos
precisam cobrir, com recursos próprios, o valor defasado dos repasses de
programas sociais, que ainda correm o risco de cortes na União. (Com informações de http://jconlinedigital.ne10.uol.com.br/web/)
no ano de 2017. Com a divulgação, na noite dessa sexta-feira, dia 13, dos
números de assassinatos registrados em setembro, o Estado contabilizou, nos
nove primeiros meses deste ano, 4.145 homicídios. Se no mês de
outubro for mantida a estatística mensal dos últimos três meses, com uma média
de mais de 400 homicídios, ao final deste mês, o total de assassinatos de 2017
baterá um novo recorde e vai superar o número de crimes violentos letais
intencionais registrados em todo o ano de 2016.
em agosto passado. Em todo o ano de 2016, a Secretaria de Defesa Social
contabilizou 4.479 assassinatos, quantitativo que poderá ser ultrapassado
faltando ainda dois meses para encerrar o ano.
significativas no que diz respeito aos crimes contra a vida, o ano de 2017
poderá ser encerrado com a sangrenta estatística de mais de cinco mil
assassinatos. Será o pior resultado desde a criação do Pacto pela Vida,
em 2007.
Social, Antônio de Pádua, vem prometendo resultados mais satisfatórios para os
meses seguintes. “Estamos trabalhando intensamente para reduzir os
CVLIs e teremos, nos próximos meses, resultados melhores na preservação de
vidas. Já prendemos mais de 24 mil pessoas em 2017, sendo 1.772 homicidas. Das
411 pessoas vitimadas em setembro, 57% tinham relação com o tráfico de drogas e
outras atividades criminais, sendo mortas pela própria criminalidade, 16%
resultaram de conflitos na comunidade, 3% foram latrocínio, 1% conflitos
familiares e 1% foram feminicídio”, explica o Secretário.
sexta-feira, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que englobam as
diversas modalidades de roubos e assaltos, caíram pelo segundo mês consecutivo
e tiveram o menor número de ocorrências desde fevereiro de 2016. Segundo as
estatísticas, foram registrados 8.935 CVPs, contra 10.636 no mês anterior,
representando uma queda de 16%.
segurança e é uma prioridade da gestão prevenir e combater essas ações. Não
comemoramos números, mas não podemos deixar de ressaltar que, em um período de
20 meses, setembro teve a menor estatística de pessoas vitimadas, ameaçadas e
com perda de seus bens para bandidos”, diz o secretário de Defesa Social. Em
fevereiro de 2016, foram contabilizadas 8.360 ocorrências de CVPs. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
Futsal Masculino estreou hoje, dia 14, com vitória na 12ª Copa TV Asa Branca de
Futsal.
Vercinho, a equipe comandada pelo técnico Léo Queiroz venceu o Decisão Bonito
por 4×1, em Caruaru, e assumiu a liderança do Grupo 4 da Competição, que reúne 29
times de diversas Cidades do Agreste, Sertão e Zona da Mata Sul de Pernambuco.
pela competição no próximo dia 24, aqui em Garanhuns, no Ginásio do SESC,
quando enfrentam o Jaguar, de Caruaru. A
Seleção de Futsal Masculino é mantida pela Prefeitura de Garanhuns, através da
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, e conta com o patrocínio da Unopar/Garanhuns;
do SESC/Garanhuns e das empresas Iza Calçados e LW Esportes. (Com informações e imagens de Edson Barros)
luto. O enxadrista Byron Veras faleceu na manhã deste sábado, dia 14, vítima de
um acidente automobilístico no Km 49,5, da BR 423, em Cachoeirinha. Byron seguia em seu
carro, um Ford Fiesta, juntamente com membros da família, com destino a Olinda, quando perdeu o controle do veículo e colidiu com uma Carreta Volvo.
Ainda no acidente que vitimou
Byron, faleceu a sogra do enxadrista, a senhora Célia Arraes de Alencar Ximenes, de 72 anos. A
esposa de Byron, Isabella Cristina Barros, e as duas filhas do casal, Geovana e Daniela Barros, foram socorridas ao Hospital de Lajedo e em seguida transferidas para o Hospital Regional Dom Moura, onde seguem hospitalizadas.
O Lions Club Garanhuns Cidade das Flores emitiu uma nota
de pesar, comunicando o trágico falecimento de Byron. Ele trabalhava como professor no Colégio
Monsenhor Adelmar (CMA) e já presidiu a Federação Pernambucana de Xadrez. O Corpo de Byron será velado, a partir do meio-dia deste domingo, dia 15, na Quadra do Colégio CMA.
relevantes serviços aos seus ouvintes, agora vem trabalhando num novo projeto
de utilidade pública. Trata-se do Rádio Jornal nas Feiras, programa que teve
inicio no último mês de setembro e que vem agradando feirantes, consumidores e
ouvintes da Pioneira do Interior do Estado.
Apresentado todos os sábados das 8 às 9h pelo
Jornalista Aurimar Ferreira, a ação percorre as Feiras Livres de Garanhuns e “ao
vivo” passa informações sobre o preço médio e características dos produtos, bem
como descontraí o inicio da manhã de Sábado dos garanhuenses e ouvintes dos cerca
de 50 Municípios que a Emissora atinge na Região e até em outros Estados. “O Programa
que era em rede, transmitido pela Rádio Jornal Recife, agora é local e feito
diretamente nas feiras de Garanhuns, o que agrada o ouvinte local”, complementa
Aurimar.
De forma descontraída, circulando pelas
bancas e conversando com os comerciantes e a população, o repórter Aurimar
Ferreira, além de informar preços, origens das mercadorias e as condições dos
produtos, ainda arrisca passar receitas culinárias. “Gosto muito desse contato
direto com o público, sem formalidade. É um Programa de utilidade pública, em
que os cidadãos podem reclamar sugerir e opinar”, ressalta o jornalista Aurimar
Ferreira, que por muitas ocasiões do Programa faz dobradinha com Eduardo Peixoto,
que dos estúdios da Jornal Garanhuns, apresenta a Ronda Policial.
gente, levanta nosso astral. Ganhei meu dia”, pontuou a aposentada Lourdes
Gomes, que frequenta a feira realizada na Ceaga. Já o feirante Zé de Zezé, que
comercializa produtos também na Central de Abastecimento de Garanhuns, destacou
a importância de um Programa com essas características. “Além de termos a
oportunidade de falarmos da origem, qualidade e preços de nossas mercadorias,
saímos do anonimato e, assim, aumenta nossa clientela, pois as pessoas nos reconhecem
pela voz”, registrou o feirante. O Rádio Jornal nas Feiras vai ao ar aos Sábados,
sempre das 8 as 9h. Vale a pena conferir.
encerradas na última quinta-feira, dia 12, envolveram todo o Agreste Meridional.
Desde o tradicional Desfile Cívico, passando pela fé compartilhada na Capela, até
o inovador DioShow, várias atividades foram realizadas para celebrar o aniversário
do ‘Gigante da Praça da Bandeira’.
Pernambuco, foi vivenciado no incio dessa semana. Com muita criatividade e
talento, os alunos vivenciaram temas como “Solidariedade”;
“Vida” e “Comunicação”. As apresentações, tanto da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, quanto dos alunos do Médio foram prestigiadas
por grandes públicos.
Ação de Graças, celebrada pelo Bispo da Diocese de Garanhuns, Dom Paulo
Jackson, abriu as comemorações. O momento também marcou a confirmação do
sacramento da Crisma para jovens estudantes do Colégio, bem como para relembrar
o Monsenhor Adelmar da Mota Valença, ícone daquele Centenário Educandário.
grande público a Avenida Santo Antônio. Puxado por uma procissão com a imagem
peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a ação contou com a participação de
alunos e ex-alunos. Destaque para as três bandas do Diocesano: a Banda Marcial;
a Banda Marcial Mirim e a Banda dos Ex-Alunos. “Há muito tempo estava
querendo voltar para rever os amigos do Diocesano. Este ano, por meio da
internet, consegui contato com vários colegas da época. Reuni a família e
viemos passar o feriadão aqui em Garanhuns. O orgulho de ser Diocesano é muito
grande”, revelou Hamilton Miranda, que estudou no Diocesano entre os anos
de 1972 e 1978 e que atualmente exerce o cargo de Vereador no município de
Imperatriz-MA. (Com informações e
imagens do Portal V&C Garanhuns. CONFIRA)
Clique em player e confira trecho da apresentações dos alunos da Educação Infantil no DioShow 2017:
abertura do concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU). O edital terá
prazo de lançamento de seis meses, tendo a possibilidade de sair ainda este
ano, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Serão oferecidas 100
vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva em funções do nível médio
e superior.
responsável pela aplicação das provas e outros procedimentos para abertura e
andamento do processo seletivo. As vagas são das áreas de apoio às carreiras
jurídicas, em várias especialidades que ainda não estão definidas. Atualmente,
o salário inicial (composta de vencimento básico e gratificação) dos
servidores do órgão é de R$ 6,2 mil para o nível superior e R$ 4,1 mil para o
nível médio.
que a AGU tem mais de 500 cargos vagos. Além disso, há um projeto de lei
que tramita no Congresso Nacional e cria a carreira de apoio na instituição (PL nº 6.788/17), que prevê
a criação de três mil cargos. O texto já entregue ao chefe da Casa Civil
não gera qualquer impacto orçamentário ou financeiro para os cofres públicos.
Ele estima a criação de duas novas funções: analista técnico de apoio à
atividade jurídica, de nível superior; e técnico de apoio à atividade jurídica,
de nível intermediário. Serão dois mil cargos de analista de apoio e mil de
técnico de apoio. (Com informações do Há
Vagas/JC online. CONFIRA)
Garanhuns é um celeiro de talentosos artistas, sejam no campo da Música, do
Teatro, da Literatura, da Dança, das Artes Plásticas, da Fotografia e das mais
variadas vertentes artísticas. Isso é bom não apenas para a propagação da Arte
em si, mas principalmente para a fomentação do conhecimento, da inteligência e
do poder de transformação humana que a Arte ajuda a proporcionar.
Nos últimos dias tem sido bem
repercutida a música “Previsão do Tempo”, do compositor Erick Araújo, de 30
anos de idade. “A letra da música fala exatamente desse conflito que tem sido
dilatado nos últimos tempos entre as ‘doenças do mundo’ e a necessidade de
combatê-las”, registrou Erick Araújo. O Artista também ressaltou que “a letra
apesar de aparentemente ingênua, enaltece a vontade de prosseguir, de persistir
e de acreditar”. Já em relação a parte técnica da gravação, Erick revelou que
“o arranjo da música foi elaborado pelo músico Marcos de Souza Cabral”, também
garanhuense.
parte do primeiro EP de Erick Araújo, que foi financiado via crowdfunding no
site Kickante entre fevereiro e abril deste ano. O trabalho foi lançado em
julho em várias plataformas de streaming. (Com informações de Erick Araújo e imagem de Weslly Guimarães)
Você pode localizar as músicas de Erick Araújo no YouTube (http://bit.ly/2yGqeBF), no Spotify (http://spoti.fi/2xSkiUi) e no Deezer (http://bit.ly/2xXkmml).
Supletivo 2017 precisam ficar atentos: as provas para certificação no Ensino
Fundamental e Ensino Médio serão aplicadas nesse domingo, dia 15. Os
participantes do Agreste Meridional responderão ao exame nas escolas Henrique
Dias, localizada na rua Pedro Rocha, nº 296 – Heliópolis) e no Instituto
Presbiteriano de Heliópolis (prédio da antiga Escola Silvia Calado, localizada Av.
Frei Caneca – Heliópolis), ambas aqui em Garanhuns.
prestar atenção aos horários. Pela manhã, acontecem as provas de História, Geografia,
Língua Portuguesa, Arte, Física e Filosofia. Das 8 às 12h. A tarde, serão
realizadas as provas de Matemática, Ciências, Língua Estrangeira Moderna
(Inglês ou Espanhol), Química, Biologia e Sociologia, das 13h30min às 17h30min.
precisam chegar com antecedência mínima de uma hora, munidos de documento
original de identificação com fotografia; cartão de inscrição e caneta
esferográfica com tinta na cor azul ou preta. Os portões abrem às 7h. Ler todas
as orientações do edital e do cartão de inscrição é fundamental. Neste último,
estão informados o local de prova, os horários e as disciplinas de cada
participante.
dia 12, foi registrado um novo homicídio em Garanhuns. O vigilante Celso dos Santos
de Freitas, conhecido como Celso Vigia, de 40 anos, foi alvejado com
vários disparos de arma fogo na Praça de Eventos daquele Município. Ele faleceu
após ser socorrido ao Hospital local.
proprietário de um bar e foi candidato a Vereador pelo Município nas últimas
eleições, quando obteve 156 votos válidos. A autoria e motivação do crime ainda
são desconhecidas.
Após
o crime, a Polícia Militar realizou diligências na área, mas não conseguiu
localizar nenhum suspeito. O Corpo do Vigilante foi encaminhado ao IML, em Caruaru. (Com informações de http://www.arletesantos.com.br/)




















































