As inscrições são realizadas,exclusivamente pela internet, através do endereço: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br, com
taxa de R$ 95,00. A data limite para pagamento do valor da taxa de
inscrição, via boleto bancário, é na próxima terça-feira, dia 22. É obrigatório
que o candidato possua CPF próprio e conta de e-mail válida.
não mudou, a UPE oferece 3.460 vagas, distribuídas em 11 campi da Instituição,
para 55 cursos de graduação, sendo: 1.730 no SSA e 1.730 no Sistema
de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos
de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE. Os
cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata
Sul, Agreste e Sertão.
criação do curso de Física de Materiais, com a oferta de 20 vagas, sendo 10
para o SSA e 10 para o Sisu. Não houve aumento de vagas, apenas aconteceu
um remanejamento delas para o curso citado.
telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: [email protected] ou
ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br/
.
de Provas.
2017 (para ingresso pelo Sisu)
novembro de 2017 (manhã)
dezembro de 2017 (manhã)
SSA 2: 03 e 04 de
dezembro de 2017 (tarde)
Obstáculos dos Desbravadores da Colina.
(masculino e feminino); Sub 20 (masculino e feminino); Peso Pesado (acima de
100kg) e Dupla (casal), o evento esportivo acontece num circuito montado nas imediações do Cristo do Magano, um dos
atrativos turísticos da Cidade. A largada está prevista para às 8h30min.

Municipal de Garanhuns, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras;
Juventude, Esportes e Lazer e a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e
Transportes (AMSTT) e do comércio local. (Com informações de
Gabriela Ramos/SECOM/PMG)
Confira o Percurso do Evento clicando em Player:
podem participar do Programa CNH Popular Educação – ENEM. O projeto, que oferta
265 vagas para os candidatos que apresentaram melhores notas no ENEM 2016
tirarem a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente, é uma parceria entre
a Secretaria de Educação e o Detran-PE.
Para isto, devem preencher o formulário online disponível do site da secretaria de Educação. Para participar, a
pessoa deve ser maior de 18 anos e ter feito o Exame Nacional de Ensino
Médio (ENEM) de 2016. Os ex-estudantes podem ter concluído o ensino Médio no
intervalo de um ano. É importante lembrar que cada escola só poderá ter um
candidato contemplado no programa.
decrescente até o limite de vagas (265). Em caso de empate, a preferência é de
alunos que obtiveram melhores médias em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
que obtiveram maiores notas em Matemática e suas Tecnologias; que obtiveram
melhor nota em redação e os de maior idade. O resultado será divulgado no dia 4
de setembro de 2017.
ou Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos projetos de Correção de
Fluxo das Escolas Públicas da Rede. Podem concorrer alunos e ex-alunos dos 184
municípios de Pernambuco e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
anexar os seguintes documentos: cópia digitalizada do RG; cópia digitalizada do
CPF; comprovante digitalizado de residência e resultado do ENEM 2016, que pode ser obtido no site do INEP. Documentos
digitalizados em baixa resolução ou qualidade, ilegíveis ou não oficiais serão
desclassificados do programa. (Com
informações do JC Online.
CONFIRA)
profissionais para a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e de 5
para a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os decretos saíram no Diário Oficial
do Estado de hoje, dia 17.
simplificada, cujos critérios devem ser estabelecidos em Portaria Conjunta da
Secretaria de Administração (SAD)/ATI ou da SAD/PGE. Os contratos temporários
vão vigorar pelo prazo de até 24 meses, prorrogáveis por iguais períodos, até o
limite máximo de 6 anos.
arquiteto de software (1), analista de negócios (2), administrador de dados
(1), testador/analista de qualidade de software (1), desenvolvedor mobile (1),
desenvolvedor (8), analista de infraestrutura em datacenter (4), analista de
infraestrutura de redes (1), desenvolvedor de front-end/web designer (1). Já na
Procuradoria Geral do Estado, todas as oportunidades são para calculistas. (Com informações do Há Vagas/JC Online. CONFIRA)
![]() |
| SAIBA MAIS CLICANDO AQUI. |
18, estão sendo disponibilizadas para o público prioritário do Ministério do
Desenvolvimento Social, vagas para cursos na modalidade de Ensino à Distância
(EAD), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
(Pronatec), numa parceria com o Ministério da Educação (MEC). O objetivo dessa
ação é ampliar a oferta gratuita de cursos de qualificação profissional e
fomentar as políticas de inclusão social e produtiva.
virtualmente, pelo endereço eletrônico: http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro ou clicando AQUI.
Aqueles que não tiverem acesso à internet, devem procurar a equipe do programa
Acessuas, na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH),
localizada na avenida Rui Barbosa, nº 807, bairro Heliópolis. Entre os cursos
oferecidos estão: Agente de Limpeza Urbana; Assistente de Controle de Qualidade;
Balconista de Farmácia; Cuidador de Idoso; Bombeiro Civil; Fotógrafo; Operador de
Computador; Técnico em Segurança do Trabalho e de Desenhista da Construção
Civil.
Os cursos serão oferecidos por
instituições privadas de ensino profissional e técnico que se candidataram
voluntariamente. O público alvo é composto por integrantes de famílias de baixa
renda, especificamente os inscritos no Cadastro Único (Cadúnico), beneficiários
dos programas federais de transferência de renda. (Com informações de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)
realidade vivida na Saúde Pública do Brasil: a falta de recursos para conclusão
de obras e para o funcionamento de Unidades de Saúde.
De acordo com a matéria, atualmente no País, 163 Unidades de Pronto
Atendimento, as UPAS 24 Horas, estão prontas, mas não funcionam por falta de
recursos. Outras 340 seguem em obras, mas sem prazo definido para conclusão. É
o caso da UPA 24 Horas que vem sendo construída pela Prefeitura de Garanhuns,
com recursos Federais, no bairro Francisco Figueira, a Cohab 2.
![]() |
| Izaías visita obras da UPA em 2016. |
A construção das UPAS é viabilizada através de parceria entre o Governo Federal
e as Prefeituras. O Ministério da Saúde libera os recursos para construção. Já
os Municípios têm a responsabilidade de equipar as Unidades e contratar os
funcionários, ou seja: garantir o funcionamento da Unidade de Saúde. E é
justamente nesse ponto que começa a maior dificuldade.
Aqui em Garanhuns, com obras orçadas em quase R$ 2 milhões de reais (R$ 1.940,702,
91), a UPA 24 Horas que está em fase final de construção, terá capacidade para
atender, em média, 300 pacientes por dia. A Unidade contará com área de
acolhimento com classificação de risco; 11 leitos de enfermaria e salas de
raio-x e inalação coletiva (nebulização). Todavia, de acordo com o Prefeito de
Garanhuns, o custo para a manutenção mensal da UPA é de mais de um milhão de
reais. Já o repasse do Governo Federal não representa nem 20% desse valor, o
que torna improvável que o Município consiga arcar com os custos de
funcionamento da Unidade, que depois de inaugurada receberá pacientes de
Garanhuns e de todas as cidades do Agreste Meridional.
“Não temos recursos atualmente e nem temos projeção para termos em 2018.
É preciso viabilizar os equipamentos, a manutenção, a folha de pagamento de
três turnos, enfim, o custeio geral da Unidade”, pontua o Prefeito Izaías
Régis, que complementa: “não adianta politizar essa discussão, escrevendo
bobagens ou falando o que não sabe nas rádios! Quando buscamos esse projeto em
2013, tínhamos uma realidade financeira totalmente diferente da que vivemos
hoje. Também não havíamos sido informados de que teríamos que atender a
população de todo o Agreste, mas sim, apenas de Garanhuns. Nós não suportamos
financeiramente a carga dos Municípios vizinhos! Além da crise financeira, toda
a sistemática do projeto foi mudada, inclusive passando a responsabilidade da
compra dos equipamentos para as Prefeituras. Assim fica muito complicado, já
que nem mesmo os repasses federais estão regulares”, chama a atenção o Prefeito
Garanhuense, registrando que são necessários mais de R$ 12 milhões de reais por
ano para manter a UPA 24 Horas em funcionamento.
“Já buscamos o Governo Federal para apresentar essa realidade (imagem ao lado). Estivemos em
Brasilia e participamos de uma reunião no Ministério da Saúde. Mostramos que
com um repasse de apenas 20% do valor total do custeio, não conseguiremos arcar
com os custos e certamente a UPA de Garanhuns, assim como outras 500, em todo o
Brasil, não funcionará”, alertou Izaías, que chegou a buscar a parceria do
Governador Paulo Câmara (PSB) para solução do problema, todavia não obteve
sucesso. “A realidade financeira é tão difícil que o Governo do Estado deixou
de repassar mais de R$ 2,8 milhões de reais para a Prefeitura de Garanhuns nos
últimos dois anos. São recursos do SAMU e da Farmácia Básica, que mesmo sem
recebermos, estamos mantendo em funcionamento para atender a população”,
apresentou Régis.
“Vamos seguir buscando! Tenho certeza que, nem que seja via Justiça,
através de ações contra o Ministério da Saúde, conseguiremos viabilizar uma
contrapartida maior do Governo Federal para que possamos concluir as obras,
equipar, contratar o pessoal e colocar a nossa UPA para funcionar e atender a
população. Afinal foi com essa finalidade que fomos em busca desse projeto”,
finalizou o Prefeito Izaías Régis.
modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em níveis de Ensino
Fundamental e Ensino Médio, podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 18.
As inscrições são feitas através do site da Secretaria Estadual de Educação (clique AQUI). As provas acontecem em
outubro e os aprovados receberão certificado de conclusão do Ensino Fundamental
ou Médio, a depender do nível no qual o participante se inscreveu.
Para o Ensino Fundamental, podem participar pessoas com 15 anos
completos até a data de realização das provas. Já para o Ensino Médio, podem
participar pessoas com 18 anos completos até a realização das provas, que serão
realizadas nos dias 15 de outubro para o público em geral, e 16 de outubro para
os privados de liberdade em ambos os níveis.
participantes, disponível no site da SEE a partir de 11 de setembro de 2017. O
gabarito das provas e os cadernos de questões serão divulgados no dia 18 de
outubro de 2017, na sede ou no site da Secretaria de Educação, bem como nas
Gerências Regionais de Educação (GRE). O resultado final do Exame Supletivo sai
no dia 19 de dezembro.
Polícia Militar em Garanhuns, os crimes de roubo, inclusive nas primeiras horas
da noite, crescem na Cidade. Ontem, dia 15, entre as 18 e 20h, dois roubos
foram registrados.
Violento, por volta das 18h15min de ontem, dia 15, bandidos armados tomaram de
assalto um veículo Fiat Uno Miller Way, 2012, de cor branca e placas PEX-7523/Garanhuns-PE. O
assalto aconteceu na rua Pedro Cavalcante, no bairro Heliópolis, no momento que
a Vítima, de identidade não registrada, chegava em casa do trabalho.
![]() |
| Imagem Ilustrativa |
Ipiranga, dois elementos armados em uma moto, aparentemente velha, na cor
preta, assaltaram uma jovem nas proximidades do Supermercado Ipiranga por volta
das 19h50min dessa terça-feira, dia 15. De acordo com a Polícia Civil, os
bandidos levaram dinheiro e a carteira porta cédulas com documentos pessoais da
Vítima, que não teve a sua identidade revelada.
momento os bandidos não foram localizados, nem o Veículo recuperado. (Com informações de http://www.agresteviolento.com.br/)
da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns acabou de formar a primeira
turma. Junto com a comemoração, a preocupação. Mesmo com seis anos de
funcionamento, o curso sofre deficiências graves, segundo o Conselho Regional de
Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos (Simepe), pela falta de
professores e inexistência de um hospital-escola na Cidade.
A situação é investigada pelo Ministério Público desde 2015 e, na semana
passada, uma audiência reforçou que os problemas persistem. As Instituições médicas
apontam que a situação precária exemplifica a complexidade que os Cursos
Médicos exigem.
períodos do internato, que é prazo de dois anos finais onde o aluno vive o dia
a dia de especialidades médicas. A ansiedade por novas rotinas, no entanto
encontrou a incerteza. “Para mim, nosso maior problema hoje é a questão do
curso de prática. Isso porque não temos o hospital-escola já que o hospital de
Garanhuns (a unidade Dom Moura) não foi adequado para o ensino. Isso gera
aquela expectativa de como acontecerá nossa formação. Sabemos da importância do
internato na própria cidade, mas não vemos perspectiva para que isso aconteça
em curto prazo”, lamentou. A saída encontrada
por vários deles tem sido cumprir esta parte do curso em hospitais-escola de
Caruaru, Serra Talhada ou Recife. “O campo de prática para os futuros médico
não é garantido”, reclamou o presidente do Simepe, Tadeu Calheiros.
professores e tutores. O curso, à época da abertura, prévia um quadro de 55
profissionais. Mas até hoje só conta com 27 concursados e 14 contratados, ou
seja, 14 a menos que o previsto. Neste quesito, Calheiros comentou que entrou
na rotina o convite de professores para aulas pontuais, a imprevisibilidade de
algumas cadeiras, além de compartilhamento de docentes por turmas diferentes. O cenário desenhado na UPE Garanhuns acende o alerta sobre a complexidade que a
inauguração de um curso de medicina requer. “Sem sombra de dúvida é preciso
critério. Não é abrir um curso e correr atrás dos campos de prática depois”,
criticou.
situação vem sendo contornada. Se em 2015 só haviam 17 professores concursados
e turmas ficaram sem aula, hoje são 27 professores e não há interrupções de
cronograma de aula. “Temos conseguido suprir o déficit de professores.
Agora, realmente, não estamos com quadro completo. Um dos motivos é que existe
baixo interesse dos médicos em fazer o concurso para a universidade porque o
salário é bem menor do que para atuar como médico da Secretaria de Saúde”,
justificou. A remuneração para professor, segundo ela, gira em torno de R$ 3 mil,
quando um plantonista em serviços de saúde pode chegar a R$ 7 mil.
Dom Moura, Geres e UPAE já articulou algumas estratégias. Entre as ações para
fornecer os critérios de hospital-escola ao Dom Moura estão a implantação de
cirurgias em traumatologia e ortopedia; realização de curso de aperfeiçoamento
para preceptoria no SUS; convocação de 43 novos profissionais para compor as
escalas de plantão; além da implantação de residência em enfermagem
obstétrica. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)
Saúde de Garanhuns e a direção-geral do Hospital Regional Dom Moura (HRDM)
firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de
Pernambuco (MPPE) se comprometendo a regular a situação dos atendimentos pediátricos
que chegam como demanda espontânea no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) e com
perfil de atendimento ambulatorial.
tem um prazo de 30 dias para implementar a triagem dos pacientes da pediatria
para segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas, e encaminhar até 20
pacientes com perfil ambulatorial por dia para o Centro de Especialidade da
Saúde da Mulher e da Criança de Garanhuns (CESMUC). Com esse remetimento de
pacientes, a Secretaria de Saúde se comprometeu a fazer os devidos
encaminhamentos a todos os quadros clínicos que chegarem o Serviço de Saúde
Municipal.
das medidas acertadas no TAC acarretará em multa diária no valor de R$ 2 mil. O
valor será destinado ao Fundo Estadual de Saúde. (Com informações do Diário de Pernambuco. CONFIRA)















































