BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Um vozeirão se
calou em Garanhuns. Severino Titico, pessoa de tantas amizades e que marcou
gerações com sua voz, seja cantando na Radiola de Ficha e nas emissoras de
rádio, ou nas locuções e propagandas, faleceu na madrugada de hoje, dia 15.
Além das locuções
em vaquejadas e de sempre figurar no quadro Pé de Conversa, do programa Arraía
do Gláucio Costa, Severino Titico foi um dos maiores locutores políticos dos
últimos 30 anos em Garanhuns. Usava sua potência vocal apresentando comícios e
comandando as caminhadas dos seus candidatos pelas cidades do Agreste
Meridional.



“De tão importante
para a Cidade, sei que todos terão boas histórias para contar sobre este grande
profissional. Aos seus familiares, desejamos conforto, e a certeza de terem
convivido com uma pessoal especial, que deixa tantos amigos”, registrou o
jornalista Ronaldio César em seu Blog. O velório acontece na Funerária Padre
Cícero. O Corpo de Titico será enterrado as 16h, no Cemitério de Bom Conselho.
(Com informações de
http://blogdoronaldocesar.blogspot.com.br/)

 
O vereador Marinho da Estiva
(PHS) retornou na manhã dessa segunda-feira, dia 14, à Câmara de Vereadores de
Garanhuns, de onde estava afastado há três meses. Ele foi preso em maio deste
ano quando estava em uma sessão por ser um dos investigados na operação Sem
Fronteiras.
A operação apontou uma
suspeita de organização criminosa que praticaria assaltos e roubos de cargas em
Pernambuco e Alagoas. Na época, a Polícia disse que o Vereador seria
responsável por armazenar e negociar produtos roubados pelo grupo.

Marinho foi solto na última
sexta-feira, dia 11, e ontem, dia 14, participou de uma coletiva de Imprensa e
falou sobre sua inocência; dos 94 dias em que esteve na prisão, em Alagoas, e
também sobre como deve ser o retorno à Câmara. O advogado do Parlamentar,
Marinesio Luz disse que a inocência de Marinho da Estiva será comprovada. 

A expectativa
agora fica por conta do regresso do Parlamentar as suas funções, já que o seu
suplente, o Vereador Luiz Leite (PHS), assumiu a cadeira vaga durante a prisão
de Marinho. (Com informações do G1/Caruaru
e imagens de reprodução da TV Asa Branca/Rede Globo)

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.


 
A Petrobras abre inscrições hoje,
dia 15, para processo seletivo público com objetivo de preencher 954 vagas em
cargos de níveis médio e superior. Os salários iniciais vão de R$ 3.681,63 a R$
9.786,14. As inscrições podem ser feitas pelo site
da Cesgranrio
 até o dia 4 de setembro. O prazo de
validade da seleção é de 12 meses, a contar da data de publicação do Edital de
homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado uma única vez,
por igual período.
A contratação será de caráter
experimental nos primeiros 90 (noventa) dias, ao término dos quais, se o
desempenho do profissional for satisfatório, o contrato converter-se-á,
automaticamente, em prazo indeterminado.
São 159 oportunidades
imediatas e 795 para cadastro de reserva. As taxas de inscrição custam R$ 47 e
R$ 67 para os níveis médio e superior, respectivamente. Os cargos que exigem
curso superior são para médico do trabalho júnior. Já os outros são para
técnico de enfermagem do trabalho júnior, técnico de inspeção de equipamentos e
instalações, manutenção ou operações júnior. Os selecionados vão atuar nos
estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amazonas, ou na região do
Sudeste do País, nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo ou São Paulo.
EXAMES – A seleção é
constituída de prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos e
avaliação psicológica e exames médicos, tanto para cargos de níveis médio
ou superior. (Com informações do Há
Vagas/JC Online. CONFIRA)


 
A Agência do Trabalho oferece,
para amanhã, dia 16, seis vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades
são para Agente de Microfinanças, Caixa de Loja, Borracheiro, Recepcionista
Atendente e de Técnico de Enfermagem (2), estas duas últimas são exclusivas
para Pessoas com Deficiência.
De acordo com a Secretaria da
Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco, para concorrer
às vagas é necessário atender aos seguintes requisitos:
* AGENTE DE MICROFINANÇAS – Experiência: 6 meses – Salário: Não
informado – Escolaridade: Ensino Médio Completo;
* CAIXA DE LOJA – Experiência: 6 meses – Salário: não informado –
Escolaridade: Ensino Médio Completo;
* BORRACHEIRO – Experiência: 6 meses – Salário: R$ 937,00 –
Escolaridade: Fundamental Completo;
* RECEPCIONISTA ATENDENTE (2 Vagas)  – Experiência: 6 meses –
Salário: não informado – Escolaridade: Médio  Completo – Observação: Vagas
exclusivas para Pessoas com Deficiência
; e
* TÉCNICO DE ENFERMAGEM – Experiência: 6 meses – Salário: não
informado – Escolaridade: Médio Completo – Observação: Vagas exclusivas para Pessoas
com Deficiência.
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do
dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/
NIT/ NIS. Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

 
Para marcar o aniversário de 67 anos do Sete de Setembro Esporte Clube, a diretoria do Clube Garanhuense
vai promover, no próximo mês de setembro, duas partidas amistosas contra as
equipes Sub 23 e Sub 17 do Clube Náutico Capibaribe. Os jogos acontecerão aqui
em Garanhuns, no Estádio Gigante do Agreste.
A partida amistosa prevista
para o dia 7 de setembro, também servirá como preparação para a equipe Sub 23
do Sete, que estreia no Campeonato Pernambucano da Série A2, no próximo dia 10
de setembro. Os Alviverdes buscarão a única vaga em disputa para a Divisão de
Elite do Futebol Pernambucano, em 2018.

O novo elenco setembrino já foi apresentado e treina
em dois períodos no Gigante do Agreste. O zagueiro Thomas; o goleiro Dênis e o
atacante Gildo, que disputaram a Série D pelo Central, reforçam o clube, cuja
base do elenco é formada por atletas radicados no Agreste Meridional. O
alviverde tem Laelson Lima como coordenador técnico (base, masculino e
feminino); Javier Diaz como treinador e o ex-atacante Gerailton, o Geragol,
como auxiliar-técnico. (Com
informações de
http://www.blogdogidisantos.com.br/
e imagens de divulgação)


 
Com o agravamento da crise econômica e o embalo da internet, muitas
empresas aderiram ao comércio eletrônico na tentativa de potencializar suas
vendas e fidelizar clientes. Entretanto, as estratégias nem sempre são corretas
e podem acabar dando errado e gerando um gasto desnecessário. Para orientar
empresários e gestores no mercado online do varejo, o Sebrae, em parceria com o
Senac, promove nesta quinta-feira, dia 17, aqui em Garanhuns, a palestra Mídias
Sociais: O Segredo para Crescer na Crise.
O momento será ministrado por Steven Albuquerque, que é mestre em
administração e consultor em marketing tradicional e digital, além de ser
professor em cursos de pós-graduação em mais de 30 universidades, de oito
estados nas regiões Norte e Nordeste. Na pauta do especialista, há tópicos como
mercado digital, mudanças de comportamento das gerações X, Y e Z, ferramentas
de marketing digital, entre outros assuntos.
“O Intuito da palestra é despertar nos empresários o interesse de
divulgar seus produtos pelas mídias digitais, pois essa é uma forma muito
relevante de fortalecer os micro e pequenos negócios”, afirma Alessandra
Mendes, analista de Comércio e Serviços da unidade do Sebrae em Garanhuns.

As inscrições podem ser feitas na unidade do Senac em Garanhuns, apresentando
RG, CPF e CNPJ (se for o caso) ou clicando
AQUI.

 
A Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns realizou uma ação de
avaliação nutricional junto aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil
(Cmei) Girlane Lira de Santana. O Centro foi o primeiro a ser visitado pela
equipe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que está pesando e
aferindo a altura de mais de 250 crianças de 4 a 5 anos. Alunos de outras
Unidades Escolares também serão beneficiadas.
A iniciativa tem o intuito de criar diagnósticos dessas avaliações,
para que os resultados possam ser analisados e, posteriormente, sejam criados
programas de educação nutricional de acordo com cada necessidade das escolas ou
Cmei’s. “Estamos começando pelo Ensino Infantil, através das creches e Cmeis.
Depois desses diagnósticos analisados, vamos voltar às escolas para a
realização de intervenções de educação nutricional”, explica a nutricionista do
Programa Nacional de Alimentação Escolar, Graziele Édila, a meta é alcançar
todos o alunos da Rede Municipal de Ensino, cerca de 19 mil crianças e
adolescentes. A equipe também pretende trabalhar com os pais das crianças para
que até os hábitos de casa mudem.
“Hoje em dia, observamos muitas crianças com pressão alta, diabetes,
hipertensão, entre outros problemas que, anteriormente, apareciam durante a
vida adulta. Então, é necessário que tenhamos uma alimentação adequada desde a
infância, para que nos tornemos adultos mais saudáveis. Além disso, a falta de
nutrientes pode prejudicar na hora do aprendizado. Fazendo esse diagnóstico,
vamos poder melhorar a qualidade de saúde e de ensino”, chama a atenção Graziele
Édila.

CINEMA PARA OS ESTUDANTES
MUNICIPAIS –
E atendendo a
uma determinação do Prefeito Izaías Régis (PTB), o
projeto Escola no Cinema foi ampliado e passará a ser realizado semanalmente.


Nessa terça-feira, dia 15, 200 alunos da Escola
Municipal Amélia Maria, localizada na comunidade da Liberdade, serão
beneficiados. Eles vão ao Cine Eldorado, com transporte, ingresso e lanche
gratuitos. O Escola no Cinema tem por objetivo proporcionar o acesso dos alunos
da Rede Municipal de Ensino à magia da sétima arte, sendo desenvolvido pelo
Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e
Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação. (Com informações e imagens de
Daniela Batista/SECOM/PMG)


 
Após flagrar bitrem superdimensionada transitando irregularmente pela
BR-424, aqui em Garanhuns, agentes da Polícia Rodoviária Federal a removeram
para a unidade da PRF, aonde foi retida e autuada em R$ 20.505,23. A ação aconteceu
na tarde dessa sexta-feira, dia 11. O trânsito pela BR-424 é proibido para
carretas com dimensões excedentes e peso acima das 57 toneladas.
O bitrem de 25m de comprimento, pertencente a uma empresa baiana,
seguia da Bahia para Caruaru com 69.860Kg de sorgo, totalizando 93,8 toneladas
de peso total, ultrapassando em mais de 36 toneladas o limite permitido para
aquela rodovia, e com 15.800Kg além da capacidade de tração do cavalo-trator.

Além do limite dimensional e peso excedentes, a empresa encontrava-se
com o registro vencido da ANTT e com apenas uma Nota Fiscal da carga, tendo
sido puxado pela internet mais duas Notas Fiscais relativas ao excesso de peso
que não se encontrava com o Motorista. Após constatação das referidas
irregularidades, o conjunto ficou retido para regularização do peso e da
licença.


 
Atualizado as 18h30min, de 13/08/2017: 


Um grave
acidente foi registrado na noite deste sábado, dia 12, no KM 19 da BR 423, entre
os municípios de Cachoeirinha e São Caetano, envolvendo uma Ambulância do
Hospital Regional Dom Moura e uma Carreta, deixando dois mortos e dois feridos
em estado grave.

A Ambulância transportava um paciente de Garanhuns para o Recife quando colidiu
na traseira de uma Carreta, que segundo a Polícia Rodoviária Federal, estava estacionada de forma irregular na Rodovia. O
 motorista
da Ambulância, identificado como Salito Oliveira, de 45 anos, teve morte no local. O Paciente, identificado como 
Luis Batista Ferreira Viana, de 68 anos, que residia no Sitio Cruz, Zona
Rural de Garanhuns, também faleceu no local, sendo a
 segunda vítima fatal do acidente.


Ainda de acordo com a PRF, a carreta apresentou problemas mecânicos e o
condutor estacionou o veículo na via, sem sinalizar nem avisar à PRF. O Motorista
da carreta, de identidade não registrada, deitou e dormiu. Foi realizado o teste do
bafômetro no caminhoneiro e o resultado foi de 0.63 mg/l.

Ele
foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Belo Jardim. A carreta foi
recolhida, devido às diversas infrações de trânsito cometidas pelo Condutor. 
O
paciente que estava na ambulância e faleceu estava indo para o Recife para
realizar uma cirurgia. Outros dois pacientes, um enfermeiro, identificado por Everaldo, que reside em Calçado, e um acompanhante
do paciente que morreu no acidente, ainda de identidade desconhecida, ficaram gravemente feridos e foram encaminhados para o Hospital Geral do Agreste, em 
Caruaru. (Com informações e imagens do JC Online e http://www.arletesantos.com.br/
e http://www.vecgaranhuns.com/)



Nem mesmo os templos religiosos estão livres da ação criminosa. É que a
capela de Santo Antônio, localizada no município de João Alfredo, distante 185Km
de Garanhuns, foi arrombada na madrugada dessa quinta-feira, dia 11. Os Suspeitos
entraram pela porta lateral da Igreja e levaram um teclado, dois microfones e o
Sacrário, onde são guardadas as Hóstias.
Segundo Padre Ailton, pároco de João Alfredo, uma vizinha notou que a
porta da Igreja estava aberta e chamou o responsável pela Capela. De acordo com
o Padre, foi prestado um boletim de ocorrência na delegacia da cidade e a Polícia
já foi até a capela para averiguar e analisará se há locais nas proximidades
com circuitos de imagens que possam ajudar nas investigações.
CRIME SEMELHANTE JÁ ACONTECEU EM GARANHUNS – Apesar de chocante, a investida criminosa a
templos religiosos não é uma particularidade de João Alfredo. Aqui em Garanhuns,
em meados de 2007, a Igreja Matriz de São Sebastião, localizada na Boa Vista,
também foi arrombada e dela foi levado o Sacrário.

Após uma forte campanha de sensibilização por parte do pároco da época,
o Padre Edson Viana (imagem ao lado), que hoje exerce o seu sacerdócio em Lajedo, os criminosos abandonaram o Sacrário em um terreno baldio,
sendo encontrado por um fiel. O Sacrário foi devolvido a Igreja, inclusive
durante uma Celebração Eucarística marcada por forte emoção e participação dos
católicos daquela comunidade.
(Com
informações e imagem do
JC
Online. CONFIRA)