BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O Deputado Federal Daniel Coelho (PSDB), concedeu entrevista a Rádio Jornal Garanhuns na manhã desse sábado, dia 12, para tratar de temas como a Funase e o Festival de Inverno. Ele
foi entrevistado pelo jornalista Aurimar Ferreira, dentro do programa Super
Manhã.
Por cerca de vinte minutos, Coelho,
que obteve 965 votos aqui em Garanhuns nas eleições de 2014, tratou da problemática
da Unidade da Funase na Cidade. Segundo o Deputado, as constantes fugas e a falta
de condições ideais para reeducação dos menores infratores que cumprem medidas sócio-educativas
no local, só serão resolvidas com parcerias públicas privadas. “O Governo não
vai ter dinheiro para construir novas unidades da Funase, mas em parceria com a
iniciativa privada, nós podemos ter Unidades em que o Governo faça a
remuneração pelo trabalho executado! O atual modelo de gestão dessas Unidades onde
o Governo do Estado arca com todos os custos, não funciona”, frisou Coelho.
Ao entrar na pauta política, o
Tucano fez questão de ressaltar que mantém uma boa relação institucional com o Prefeito
Izaías Régis (PTB), tanto que, segundo Ele, teria destinado recursos, através
de emendas parlamentares, para ações de melhoria no Sistema de Iluminação Pública
da Cidade.  “Tem uma emenda que está
sendo paga nas próximas semanas, que foi feita no ano passado e que agora está
praticamente está com seu processo de liberação concluído. Esse ano, em
outubro, nós devemos apresentar novas emendas em Brasília que tragam recursos
para Garanhuns”, apresentou Coelho, que aproveitou para alfinetar a gestão
Paulo Câmara, sinalizando que Garanhuns é preterido pelo Governo estadual, por
ter um Prefeito que não apoia politicamente do Governador.

“Nós não podemos ter a
mesquinhez política de que você só pode ajudar um Município se você for do
mesmo partido do Prefeito, ou se você tiver o apoio direto dele. Quando eu
ajudo Garanhuns, eu ajudo o Município. Essa é a hora de nós nos unirmos. O
Prefeito tem tido a atitude de entender que qualquer ajuda é bem vinda, então
Garanhuns tem um Prefeito de uma mente aberta, o que nos ajuda a apresentar
projetos em Brasília”, chamou a atenção o deputado Daniel Coelho.
(Com informações de http://www.blogdogidisantos.com.br/)

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.



 
O Governo deixou para amanhã, dia 14, o anúncio oficial do pacote de
medidas para conter gastos com funcionalismo, entre elas o congelamento dos reajustes
dos servidores do Executivo que estão previstos para 2018. O congelamento dos
salários irá poupar R$ 9,8 bilhões dos cofres públicos.
As medidas já estão prontas, segundo apurou o Estadão/Broadcast, mas a
área econômica considera mais adequado fazer o anúncio ao mesmo tempo em que
divulgar a mudança das metas fiscais para 2017 e 2018. Com a decisão, serão
atingidos professores, militares, policiais, auditores da Receita Federal,
peritos do INSS, diplomatas e oficiais de chancelaria e carreiras jurídicas.
Ainda há a possibilidade de outras categorias serem incluídas no congelamento. 
Outra medida tomada pelo Governo será a limitação do salário inicial de
novos servidores, que ficará restrito a R$ 5 mil. Também serão cortados
benefícios como auxílio-moradia e ajuda de custo em casos de remoção.


MEDIDA PROVISÓRIA – A maior parte dos aumentos salariais de
servidores foi aprovada ainda no ano passado pelo Congresso Nacional, e agora é
preciso nova alteração legislativa para adiá-los para janeiro de 2019. O mais
provável é que a proposta seja encaminhada em uma ou mais Medidas Provisórias
(MPs), que têm vigência imediata. A medida traria uma economia de cerca de R$ 9
bilhões no ano que vem, ajudando a fechar as contas do Orçamento de 2018. (Estadão Conteúdo)

 
Garanhuns tem uma das melhores saúdes fiscais do Estado. O Município
ocupa a oitava posição num levantamento apresentado pelo Índice Firjan
de Gestão Fiscal (IFGF 2017), divulgado ontem pela Federação das Indústrias do
Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados oficiais de 2016.
Jurema (3º) e Jucati (5º), ambos municípios do Agreste Meridional,
também figuraram no Top 10. Na outra ponta, o município de São João
teve um dos piores índices de gestão fiscal de Pernambuco, ficando na penúltima
colocação entre os 167 municípios avaliados pelo Estudo.
Já em nível nacional, Pernambuco
apresenta um dos piores resultados. O Estado ficou em penúltimo lugar no País,
à frente apenas de Sergipe, no ranking da gestão fiscal. Segundo o
levantamento, nenhum município de Pernambuco tem gestão de excelência. Apenas
sete prefeituras (4%) registram boa gestão fiscal, enquanto 104 (59,1%) têm
situação crítica e 65 (36,9%) difícil. A média estadual ficou abaixo do
nacional em todos os indicadores avaliados pelo IFGF. Os resultados se
explicam, por exemplo, pelo fato de três em cada quatro cidades pernambucanas
(75%) não terem investido nem 8% de suas receitas em 2016 e, com isso, terem
recebido conceito “D”.

“No caso de Pernambuco,
chamou atenção o número de municípios com nota zero (67) no indicador de
liquidez, apresentando a pior situação do País. Na prática, isso quer dizer que
fecharam o ano no vermelho, sem recursos para arcar com os restos a pagar que
ficaram em 2016”, destaca o coordenador de Estudos Econômicos do Sistema
Firjan, Jonathas Goulart. Para 2017, a expectativa é de que o desajuste fiscal
continue a reboque da crise. (Com
informações e arte do Jornal do Commercio e da Folha de Pernambuco)
Para acessar o resultado geral do Índice
Firjan clique AQUI.


Um Deputado Estadual da base governista foi alvo de assalto na noite da
última quarta-feira, dia 9, no bairro do Pina. A investida foi contra o
motorista do deputado Romário Dias (PSD). O veículo estacionou em frente a uma
farmácia na Avenida Herculano Bandeira e, enquanto o Parlamentar estava dentro
do estabelecimento, um assaltante teria investido contra uma Senhora que estava
no local.
Como o motorista é Policial Militar e portava uma arma, o assaltante
teria visto a arma e atirado contra ele. O carro foi atingido nove vezes. O
motorista reagiu e foi baleado de raspão nas costas e no braço. Ele foi
atendido num hospital particular do Recife, teve alta no mesmo dia e passa bem.
O deputado Romário Dias nada sofreu.
Apesar de o caso ter ocorrido há dois dias, somente na manhã de ontem,
dia 11, foi divulgado pelo Deputado de oposição Edilson Silva (PSOL), que
publicou a foto do carro baleado na sua página do Facebook, sem citar o nome de
Romário.
A insegurança que é sentida no dia a dia pela população, aos poucos chega também as
autoridades constituídas. Na semana passada, o carro usado pelo
secretário das Cidades, Francisco Papaléo, foi roubado.
 O alvo
também foi o motorista. Papaléo teve o carro, modelo Hilux, roubado na Rua
Moacir de Albuquerque, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. De
acordo com informações de testemunhas, o motorista de Papaléo estava no veículo
quando houve a abordagem. Pelo menos três criminosos teriam participado da
ação. O carro é locado pela Secretaria das Cidades.

Já no dia 26 de julho, o promotor de Justiça da Vara de
Execução Penal Marcellus Ugiette, foi assaltado com uma arma na cabeça
 por
volta das 14h quando saía de uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro
de Santo Antônio, na região central do Recife. O banco fica nos arredores do
Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo Estadual. Aqui no
Agreste Meridional, a Vítima foi o Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente
(PSC), que foi assaltado enquanto fazia compras numa loja em Caruaru.
(Com informações do JC Online. CONFIRA)

Com a estiagem, a Secretaria
de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente continua o trabalho para melhorar os
acessos às comunidades do Município. Miracica, Sítio Laje, Mochila de Baixo,
Mata da Onça, Sítio Paulista, Papa Terra, Sítio Cruz, Sítio Jardim e Estrada da
Santa Rosa (Fazenda da Esperança) já foram beneficiadas nesta semana com ações
de terraplanagem.
Para os próximos dias já estão
no cronograma os Sítios Muniz, Tigre, parte da Cajarana, Furnas e Belamento,
além de reparos solicitados pela Secretaria de Educação a fim de viabilizar o
acesso também dos alunos às escolas.
De acordo com o secretário da
pasta, João Paulo Sobral (na imagem com o Vice-prefeito Haroldo Vicente), a equipe está colocando metralhas ou outros materiais
onde necessário, drenando água das estradas e realizando o nivelamento e a
cobertura de rochas de forma contínua. “Trabalhamos sem parar nesses dias de
sol e vamos continuar nesse ritmo. A intenção é garantir que as pessoas possam
se deslocar com segurança”, afirma Sobral. (Com
informações e imagens de Gabriela Ramos/Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)



CONFIRA TAMBÉM: 

DEPOIS DAS CHUVAS: Prefeitura trabalha na Recuperação do Asfalto em Vias Públicas.


SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

 
Atenção jovens de Garanhuns! A
Unidade do SENAI/Garanhuns firmou nova parceria com a Secretaria de Juventude,
Esportes e Lazer e vai oferecer vagas, gratuitas, para o Curso de Assistente
Administrativo. A ação integra o projeto Preparando o Futuro, desenvolvido pelo
Governo Municipal de Garanhuns.
O Curso, na modalidade
presencial e de qualificação, terá uma carga horária de 160 horas, sendo
ministrado de segunda a sexta-feira, das 7h30min as 11h30min, na Escola do
Senai, localizada na Avenida Sátiro Ivo, nº 1011, Magano. Podem se inscrever
jovens com idades entre 16 e 29 anos e que tenham o Ensino Fundamental
Completo.

Para efetivar a inscrição é
necessário comparecer nessa segunda-feira, dia 14, das 8 às 14h, a Secretaria
de Juventude, Esportes e Lazer, que funciona no Parque Euclides Dourado, munido
de cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência e
Comprovante de Escolaridade (pode ser uma declaração escolar). No ato da
inscrição, o candidato preencherá uma ficha com seus dados e uma declaração de baixa renda a próprio punho. 25 vagas
serão disponibilizadas e o Curso terá inicio na próxima quarta-feira, dia 16.
“Por conta do curto espaço de
tempo entre a inscrição e o começo do Curso, os 25 primeiros candidatos que
comparecerem a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, munidos da
documentação solicitada e que atendam aos requisitos, garantirão vaga nesse
importante curso de qualificação”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e
Lazer, Carlos Eugênio, que explica o pré-requisito da idade: “estamos cumprindo
o que prevê a Lei nº 12.852, o Estatuto
da Juventude, que considera jovens as pessoas com idade entre quinze e vinte
e nove anos, justamente o público alvo da Secretaria”, complementa o
Secretário Municipal.

SOBRE O CURSO – De acordo com o SENAI, com o curso de Assistente
Administrativo, que oferta certificado ao final do Curso, o Jovem será
preparado para executar serviços de apoio nas áreas de Recursos Humanos;
finanças; produção; vendas e logística; atender fornecedores e clientes;
preparar relatórios e planilhas e prestar serviços de apoio e suporte
administrativos.




A Câmera do Sistema de Segurança de uma residência localizada na rua
Minervino Apolinário de Araújo, na Boa Vista, aqui em Garanhuns, flagrou o
exato momento em que  o condutor de Veículo atropelou um Cidadão e
fugiu sem prestar socorro.



Segundo relato de um Policial Militar, a Vítima foi identificada por Djalma Siqueira, residente
na rua Inácio Correia de Melo, também na Boa Vista. Após o atropelamento, ele
foi removido ao setor de emergência do Hospital Regional Dom Moura onde
foi constatada uma fratura exposta na perna, além de uma forte pancada no abdômen.

Até o momento, o condutor do veículo Gol, de cor
prata, ano 2009, de placas KHV 2808/Água Preta-PE, não foi localizado, mas
está sendo procurado pela Polícia. (Com
informações e imagens de http://www.arletesantos.com.br/)

Clique em player e confira o momento do
Atropelamento:



 
O Governo Municipal de Garanhuns vem divulgando em
seu site oficial:
www.garanhuns.pe.gov.br, a lista dos cidadãos que
participarão do Curso Preparatório para o ENEM 2017. Ao todo, cem garanhuenses serão
beneficiados pela iniciativa do Governo Izaías Régis.
A Ação integra o projeto Preparando o Futuro,
idealizado pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que consiste na
oferta gratuita de aulas semanais, aos sábados, de Redação, Língua Portuguesa,
Matemática e Geometria. As atividades serão ministradas pelos professores
Mônica Pereira e Marcelo Araújo,
das 14 as 18h, no auditório da ACIG, que fica localizado na
rua Dr. José Mariano, nº 141, no Centro.
“As aulas terão inicio no próximo dia 19 de agosto e
seguirão até 4 de novembro, véspera da 1ª avaliação do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM). Serão doze datas e atividades com quatro horas de duração por
aula, sendo uma hora/aula de cada disciplina”, explica o secretário de Juventude,
Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que coordena o projeto Preparando o Futuro.
Clique AQUI
para conferir a lista dos alunos matriculados no Curso Preparatório para o ENEM
oferecido gratuitamente pelo Governo Municipal de Garanhuns. 


A Agência do Trabalho oferece,
para hoje, dia 11, oito vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades
são de Analista de Marketing, Agente de Microfinanças, Assistente
Administrativo, Auxiliar de Manutenção Elétrica e Hidráulica, Borracheiro, Técnico
de Enfermagem (2) e Flebotomista (que atua na
retirada e coordena os testes de sangue)
.
De acordo com a Secretaria da
Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco, para concorrer
às vagas é necessário atender aos seguintes requisitos:
* ANALISTA DE MARKETING – Experiência: 6 meses – Salário: R$
1.148,38 – Escolaridade: Superior Completo;
* ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – Experiência: 6 meses – Salário: não
informado – Escolaridade: Superior Completo;
* AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA – Experiência: 6
meses – Salário: não informado – Escolaridade: Fundamental Incompleto.
* BORRACHEIRO – Experiência: 6 meses – Salário: não informado –
Escolaridade: Fundamental Imcompleto;
* TÉCNICO DE ENFERMAGEM – Experiência: 6 meses – Salário: não
informado – Escolaridade: Médio  Completo;
* TÉCNICO DE ENFERMAGEM – Experiência: Não exigido – Salário: não
informado – Escolaridade: Médio Completo; e
* FLEBOTOMISTA – Experiência: 6 meses – Salário: não informado –
Escolaridade: Médio  Completo.
Vale registrar que essas vagas constam no site da Secretaria da Micro e
Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco (acesse AQUI para
conferir).
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do
dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/
NIT/ NIS. Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

 
Essa é Destaque no Portal Agreste Violento:
O suicídio de um homem chocou
os moradores de Garanhuns na tarde desta quinta-feira, dia 10.
O Corretor de Imóveis Gustavo Lira dos Santos, de 34
anos, estava em casa na Avenida Caruaru, bairro São José, quando pegou uma
furadeira de impacto e
perfurou o ouvido atingindo o cérebro. A ação aconteceu na cozinha da residência em que morava a Vítima. 



Segundo o Portal Agreste Violento, na casa estavam Gustavo, a mãe
e um irmão. Ele foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Regional Dom Moura,
mas devido à gravidade da lesão não resistiu e veio a óbito. O Corpo de Gustavo
Lira dos Santos foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
(Com informações e imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)