BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
As eleições em Iati foram encerradas
por volta das 19h do último dia 2 de outubro, quando a Justiça Eleitoral
considerou eleito o atual Vice-prefeito e candidato da Frente Popular de Iati, Antônio
José de Souza, o Tonho de Lula, do PSB, com 5.241 votos, 127 sufrágios a mais
do que o segundo colocado, Alexandre Tenório, do Democratas.
Mas o resultado das urnas pode
ser revertido na Justiça. É isso que desejam os integrantes da Coligação por
uma Iati Melhor, formada pelos partidos DEM, PSD, PTdoB, SD e PRP, que teve
como candidato, o ex-prefeito daquele Município, Alexandre Tenório. É que os
representantes da Coligação entraram com um Pedido de Investigação Judicial junto
ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco; Ministério Público Federal (MPF) e
a Polícia Federal (PF), alegando que houve “abuso de poder econômico e captação
ilícita de sufrágio eleitoral”, na condução da campanha vencida por Tonho de
Lula.
De acordo com a denúncia da Coligação
por uma Iati Melhor, Tonho de Lula e correligionários, colocaram em prática um “plano
eleitoral criminoso”, com o objetivo de “fraudar e mudar o resultado das
eleições municipais”, em Iati. Ainda segundo a denúncia da Coligação
representada pelo candidato derrotado Alexandre Tenório, “a execução do plano
se deu com a prévia compra, mediante pagamento em dinheiro, do voto e do apoio
político dos candidatos a Vice-prefeito e vereadores da Coligação Iati em Mãos Limpas,
que tinha como candidato a reeleição a Prefeito Padre Jorge (PTB)”. “Os candidatos
da Coligação abandonaram o palanque (do Padre Jorge) faltando 14 dias para as eleições e juntaram-se ao candidato Tonho de Lula para adquirir, por
consequência, os votos de correligionários e eleitores ligados aos candidatos
da Coligação que apoiava o candidato Padre Jorge, registra trecho da denúncia encaminhada
ao MPF, MP e TRE-PE, cujo anexo é composto por fotos e vídeos.

Com a denúncia e consequente
investigação, a Coligação por uma Iati Melhor, que teve como candidato o
ex-prefeito Alexandre Tenório, quer anular o resultado das eleições do último
dia 2 de outubro e tornar inelegíveis, por oito anos, todos os investigados,
dentre eles: os candidatos eleitos Tonho de Lula (Prefeito), Edna de Cidinho
(Vice-prefeita), Erlan Tenório e Renato Almeida (vereadores), além de suplentes
de Vereador e representantes de Coligações e Partidos, que segundo informações
apuradas pelo Blog, ainda não foram notificados pelos Órgãos (MPF, PF e TRE-PE)
quanto à denúncia e que quando receberem a notificação deverão ter a concessão
de prazo para apresentar as suas defesas.
TONHO JÁ SE PREPARA PARA A DIPLOMAÇÃO – Enquanto o Grupo liderado por
Alexandre Tenório busca mudar o resultado das urnas, o Prefeito Eleito de Iati,
Tonho de Lula (PSB), já confirmou presença no encontro com o Governador Paulo Câmara (PSB) e o Presidente
Nacional do PSB, Carlos Siqueira, que acontece nessa segunda-feira, dia 7, a
partir das 8h, em
Gravatá. Além de Paulo Câmara, a programação que reunirá os
Prefeitos Eleitos e Reeleitos da legenda, contará com a participação do
presidente estadual Sileno Guedes; do senador Fernando Bezerra, além de
deputados Estaduais e Federais do Partido.
Além da agenda partidária,
Tonho de Lula já se prepara para a cerimônia de Diplomação, prevista para
acontecer no próximo mês de dezembro, no Cartório
Eleitoral de Águas Belas. Na ocasião, a Vice-prefeita eleita de Iati, Edna de
Cidinho e os vereadores eleitos Erlan Tenório e Renato Almeida, todos citados
na denúncia da
Coligação por uma Iati Melhor, também deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral.

O Blog do Carlos Eugênio está à disposição dos Órgãos
e dos Agentes Políticos citados, direta ou indiretamente, para publicar as suas
versões quanto aos fatos noticiados nesta reportagem.  

A Caixa Econômica Federal (CAIXA) divulgou processo seletivo para
contratar estagiários, que sejam estudantes de nível médio, técnico
e superior. As vagas são para os seguintes
cursos: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho
Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática, Nível Superior em Ciência da
Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Sistemas de Informação.
As oportunidades são para os Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará,
Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande
do Sul, São Paulo e do Amazonas. Os selecionados recebem Bolsa Auxílio de R$
500 mensais, para os níveis médio e técnico e de R$ 1.000, para o nível superior,
além de auxílio transporte R$ 130, mensal.
Para participar da Seleção é preciso estar cursando e frequentando do 1º
ao penúltimo semestre do curso para nível médio e técnico; estar cursando do 6º
ao penúltimo semestre do curso para nível superior; ter disponibilidade para
estagiar em regime de 25 (vinte e cinco) horas semanais compatíveis com o
horário da vaga; e quando da convocação, ter idade mínima de 16 (dezesseis)
anos para nível médio e técnico e 18 anos para nível superior.
As inscrições e as provas serão On-line realizadas até o próximo dia 16. O candidato inscrito realizará as provas, com
duração de 2 minutos para cada questão. Serão considerados habilitados para a
3ª Etapa, os candidatos que obterem nota mínima igual ou superior a 50% do
total de pontos no teste on-line. O resultado será divulgado a partir do dia 15
de dezembro de 2016.

Clique AQUI para se Inscrever ou
saber mais sobre a seleção de Estagiários da Caixa. 

A Prefeitura de Garanhuns divulgou nesta sexta-feira, dia 4, a
programação completa do Natal Luz 2016. O evento, que neste ano traz o tema “A
Magia do Natal”, será aberto oficialmente na próxima sexta-feira, dia 11, e
segue com programação musical até o dia 31 de dezembro. A grade de atrações
está disponível clicando AQUI.

Entre os nomes que compõem a programação do Natal Luz 2016 estão os
cantores Altemar Dutra Júnior; Adilson Ramos; Andrea Amorim; Kiara Ribeiro; Amanda
Back e a Orquestra Super Oara. 

Além desses e de nomes regionais, na noite do dia 23 de
dezembro será apresentado o projeto Natal Sanfonado, formado por mais de 20
artistas, dentre eles: Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh
Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira,
Pecinho Amorim, Almir Rouche, César Amaral e Benil. Eles farão um show com
elementos da cultura sertaneja, propagando as raízes nordestinas. A
apresentação acontece no Palco Prefeitura, montado defronte a sede do Governo
Municipal, o Palácio Celso Galvão.
MUITA FESTA – As apresentações do Natal Luz 2016 ocorrerão em
dois polos fixos: o Palco Prefeitura; e o Infantil Fonte Luminosa, novidade
desta edição, que ficará instalado na praça Souto Filho e que receberá ações
aos sábados de dezembro. Os “Desfiles de Papai Noel” permanecem acontecendo sempre
aos sábados e domingos na avenida Santo Antônio.



Já a ação itinerante “Natal Luz nos Bairros” vai levar a programação natalina
para 10 áreas da cidade (Cohab 3, Magano, Várzea, Boa Vista, Liberdade, Vila do
Quartel, Indiano, São José, Parque Fênix e Cohab 2), além dos três Distritos (São
Pedro, Iratama e Miracica) e a Comunidade Quilombola de Estivas. 
(Com Informações de Cloves Teodorico e Aquilles Soares/SECOM/PMG)

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), de Pernambuco, promove,
na próxima segunda-feira, dia 7, um encontro com os Prefeitos Eleitos e Reeleitos
em 2016. O Evento, que contará com a presença do vice-presidente nacional do
PSB, o governador Paulo Câmara, será realizado em Gravatá, no Agreste, a
partir das 8h. O presidente nacional Carlos Siqueira também confirmou presença,
além do representante da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande.

Além de Paulo Câmara, a programação contará com a
participação do presidente estadual Sileno Guedes, do senador Fernando Bezerra,
além de deputados estaduais e federais do partido. O encontro vai discutir
temas relevantes para as administrações do PSB, como educação e os desafios
econômicos para 2017, além de uma análise sobre a atual conjuntura política e
econômica.

Beta Cadengue confirmou a vitória dos Socialistas em Brejão.
Com 70 prefeitos eleitos em 2016, o PSB é o partido com
maior número de representantes em Pernambuco. De acordo com o presidente Sileno
Guedes, o encontro tem o objetivo de discutir os desafios para os próximos anos
nas gestões municipais. 
“O PSB saiu das eleições muito fortalecido e sabemos
que os próximos anos serão de grandes desafios para os novos gestores e para os
que foram reeleitos. Além de reunir pela primeira vez todos os nossos Prefeitos,
o seminário dará uma importante contribuição com a discussão de temas
importantes para a gestão pública, como a educação que é uma marca para nós,
além de discutirmos o futuro em um cenário econômico de muita dificuldade em
2017”, pontua.

secretário de Administração de Pernambuco, Milton Coelho,
disse em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta sexta-feira, dia 4, que o
Estado não reuniu valores suficientes para o pagamento do 13º salário dos Servidores
Estaduais. 
Há um mês, o secretário do Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, garantiu que os
servidores do Estado iriam receber o 13º salário no final do ano
. Na
ocasião, o Stefanni afirmou que a situação das finanças de Pernambuco permitia
essa previsão e chegou a afirmar que apenas se acontecesse “uma queda muito
brusca na arrecadação” a quantia não seria paga. 
Durante a entrevista, Milton Coelho ainda afirmou que o Governo está
trabalhando, mas não está com todos os recursos garantidos para pagamento do
décimo este ano. “Temos que pagar daqui até dezembro, são dois meses e três
folhas de salário. São R$ 2 bilhões e R$ 400 milhões que nós temos que pagar
até o final do ano”, pontuou o Secretário, indo de encontro a previsão do seu
colega da pasta de Planejamento e Gestão. (Com
Informações do
JC Online. CONFIRA)

Provocado por representação do
Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Ministério Público de Pernambuco, através
da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, instaurou um
Inquérito Civil para apurar o suposto exercício ilegal da profissão praticado
por Optometristas, aqui no Município.
Através da Portaria nº 026/2016,
o Promotor Alexandre Bezerra determinou a requisição de inspeção e relatório
técnico ao PROCON; Vigilância Sanitária e Delegacia Regional do Trabalho. O MP
quer saber se alguns profissionais desse segmento vêem atuando além dos limites
permitidos pela legislação vigente, conforme registrou o CBO.



De acordo com informações
repassadas pela Assessoria de Imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, uma
recente decisão da Justiça no Paraná
proibiu optometristas de executar diagnóstico ocular e
indicar solução para a correção de doença do campo visual, inclusive
aconselhamento de óculos e lentes de contato de grau. 
A Portaria que instaurou
o Inquérito foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco no último dia 28 de
outubro.

Na próxima
terça-feira, dia 8, a partir das 8h, a Unidade Sebrae Agreste Meridional
promove o Seminário Gestão de Pecuária. O Evento, cujo objetivo é debater
questões relacionadas ao processo de melhoramento genético do rebanho leiteiro
pernambucano; a produção de alimentos e a gestão de propriedades leiteiras,
possui vagas limitadas e gratuitas.
Os produtores que
participarem poderão conferir palestras sobre “Melhoramento Genético” e
“Fazenda Eficiente: Produção Intensiva do Leite”. A primeira temática será
ministrada pelo professor associado da Universidade Federal do Piauí, na área
de Genética e Melhoramento Animal, José Lindenberg Rocha Sarmento. Lindenberg é
doutor em Genética e Melhoramento e mestre em Zootecnia pela Universidade
Federal de Viçosa, além de graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da
Paraíba.



A segunda será
apresentada pelo analista do projeto Leite e Derivados do Agreste, Alison
Garcia, que está à frente dos trabalhos com a pecuária no Sebrae Agreste
Meridional. Com os dois momentos, a ideia da iniciativa é, além de contribuir
para o aumento na produtividade do leite, proporcionar o acesso às tecnologias
– em especial a transferência de embriões. O Evento acontece no Auditório do Sebrae
Agreste Meridional.
(Com informações da
ASCOM SEBRAE/AM) 

Ele
resolveu inovar e vem conseguindo bons resultados pedagógicos ao preparar seus
alunos de uma forma bastante particular. Estamos falando do Professor Klebson
Cordeiro, que atua no Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco, o PREVUPE.

Conhecido
carinhosamente por “Til Krebs”, o Professor de Biologia resolveu inovar
nesse período de preparação final para o ENEM. “Fiz uma paródia da música
Infiel, de Marília Mendonça, que passou a se chamar “RNA Infiel” e
venho obtendo bons resultados junto aos alunos”, registrou o Til Krebs, que
depois de se caraterizar, passou a ser carinhosamente chamado de “Til
Krebs Mendonça”.

O
sucesso do novo método de ensino foi tanto, que o professor Klebson Cordeiro
resolveu levá-lo para outros alunos. “Venho disseminando esse trabalho em
aulões solidários nas Escolas Públicas Estaduais. Já realizei os aulões nas
cidades de Águas Belas, Paranatama, Lagoa do Ouro, Garanhuns e Saloá”,
registrou o Professor, que promove nessa sexta-feira, dia 4, um aulão solidário
na UPE, a partir das 19h. 

“Venho acreditando nesse diferencial e no poder da
educação pública de qualidade”, finaliza o Til Krebs, confiante na aprovação de
vários dos seus alunos.

A Prefeitura de Araripina, município distante 515 Km de Garanhuns,
anuncia o edital do Processo Seletivo que visa contratação de profissionais por
tempo determinado.



Os profissionais vão desempenhar atividades nas funções de Auxiliar de
Serviços Gerais (12); Vigilante (5); Office Boy (1); Auxiliar de Serviços
Rurais (3); Auxiliar de Manutenção – Obras (1); Agente Administrativo (5);
Motorista (1); Auxiliar de Finanças (2); Auxiliar de Laboratório (3); Auxiliar
de Biblioteca (3); Auxiliar de Recursos Humanos (1); Auxiliar Contábil (1) e
Recepcionista (1). Para participar, os candidatos devem realizar as inscrições
até o próximo dia 18 de novembro pelo site
 http://portalaeda.edu.br/novo/.

A classificação dos inscritos será por meio de Prova Objetiva que será
aplicada no dia 4 de dezembro de 2016. Também será realizada Avaliação
Curricular. A contratação será para o período letivo de 2017, por prazo
determinado, podendo ser prorrogado por igual período pelo regime estatutário
em vigor.


CONCURSO COM 78 VAGAS – Já a Prefeitura de Alagoinha,
município da Paraíba, está com inscrições abertas para o concurso que oferece
78 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 880 a
R$ 1.511,37. As Inscrições seguem até o dia 13 deste mês no site do organizador
do Cpcon. As
taxas de participação são de R$ 50 (ensino fundamental), R$ 80 (médio/técnico)
e R$ 100 (superior).

Cerca de 2.500 candidatos terão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM) adiadas em virtude da ocupação de instituições públicas aqui em
Garanhuns. No município, os prédios ocupados são a Unidade Acadêmica de
Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade
de Pernambuco (UPE). 

As ocupações estão sendo feitas em protesto contra a Proposta de Emenda
à Constituição (PEC) 55, antiga PEC 241, que congela os gastos públicos,
reajustando-os apenas com a taxa da inflação, por 20 anos. A Proposta foi
aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado, onde
virou PEC 55.
“O pedido é para que o pessoal que está do lado de fora, que não
entende o que está acontecendo aqui, que venha debater, se posicionar. Muito se
fala sobre à ocupação estar prejudicando os alunos, mas a gente não vê outro
meio de ação. Quanto mais alunos vierem aqui, se apropriarem dessas informações
que estamos debatendo será muito válido”, disse a professora da UFRPE,
Emanuele Cristina, em entrevista a Rádio Jornal Garanhuns. Os estudantes que
tiveram as provas adiadas farão o exame nos próximos dias 3 e 4 de dezembro.
(Com Informações da Rádio Jornal Garanhuns e imagens do Portal V&C Garanhuns)