BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Governo de Garanhuns vem trabalhando nos preparativos finais da
ornamentação do Natal Luz. O Evento será aberto amanhã, dia 11, a partir
das 19h30min, defronte a Prefeitura, tendo como tema principal ‘A Magia do
Natal’.
Natal Luz 2015/Arquivo/Tetto Drone.

De acordo com informações da
Prefeitura, a concepção da decoração engloba símbolos do período, entre eles:
presépios e anjos. Assim como em 2013, 2014 e no ano passado, artesãos da
Cidade se dedicaram na produção das peças decorativas, que estarão expostas à
visitação nas praças do Relógio de Flores e da Fonte Luminosa; na sede da
Prefeitura; no Pórtico de Acesso a Cidade e nos principais canteiros da Cidade.


“Esse tema levará crianças,
jovens, adultos e idosos à imaginação, ao encantamento e, sobretudo, ao mundo
do faz de conta”, registra a administradora Michelle Régis, que ao lado da sua
mãe, a primeira-dama Socorro Régis, idealizaram e trabalham na execução do
Projeto desde janeiro deste ano. O Natal
Luz é uma realização do Governo de Garanhuns, através das secretarias de
Turismo e de Cultura. A realização conta com o patrocínio da CDL
Garanhuns. 



Orçado em cerca de R$ 1,6 milhão de reais, o Natal Luz 2016 promete
encantar garanhuenses e visitantes e, sobretudo, incrementar a economia de
Garanhuns no período natalino, principalmente no segmento de hotelaria, bares e
restaurantes. O Natal Luz terá 56 dias ­de duração, começando no dia 11 de
novembro e se estendendo até 6 de janeiro, com desfiles de Papai Noel e shows
aos fins de semana.

APRESENTAÇÕES E SHOWS  Neste ano, as apresentações acontecerão
na Fonte Luminosa; em frente à Prefeitura; em 10 bairros, três distritos e em
um quilombo. Ao todo, serão 21 dias de apresentações culturais no Palco
Prefeitura, sendo sempre nas sextas, sábados e domingos. As ações itinerantes
intituladas “Natal Luz nos Bairros” acontecerão nas quartas e quintas. Já nos
distritos as apresentações acontecerão aos domingos. A grade também contará com
13 desfiles de Papai Noel e shows com cantores Altemar Dutra
Júnior; Adilson Ramos; Andrea Amorim; Kiara Ribeiro; Amanda Back e a
Orquestra Super Oara.


Além desses e de nomes
regionais, na noite do dia 23 de dezembro será apresentado o projeto Natal
Sanfonado, formado por mais de 20 artistas, dentre eles: Petrúcio Amorim,
Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto Cruz, Andrezza Formiga, Dudu
do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim, Almir Rouche, César Amaral e
Benil. Eles farão um show com elementos da cultura sertaneja, propagando as
raízes nordestinas. A apresentação acontece no Palco Prefeitura, montado
defronte a sede do Governo Municipal, o Palácio Celso Galvão. A grade completa de atrações pode ser conferida clicando AQUI.



ECONOMIA: Confira a reportagem veiculada na TV Asa Branca sobre o Natal Luz 2016:


 


Integrando o Dia Nacional de Greve, os bancários pernambucanos cruzarão os
braços nesta sexta-feira, dia 11, durante 24h. De acordo com o Sindicato dos
Bancários de Pernambuco, a decisão de participar da greve nacional foi tomada
em assembleia. Além do fechamento das agências, estão previstos protestos nas
ruas. Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) também
aderiram ao movimento e devem cruzar os braços.
Segundo a assessoria de Imprensa do Sindicato, a indicação é que os
bancos públicos e privados paralisem as atividades, entretanto, não há garantia
que todas as agências e atividades irão parar e a decisão fica a cargo do
responsável pela Unidade Bancária. Uma nota foi publicada no site dos
bancários convocando a categoria para a paralisação. O comunicado diz que se os
bancários não se organizarem, os direitos solicitados não serão atendidos.
Já os Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE)
informaram que a categoria aderiu à mobilização “em protesto à tramitação
da PEC 55/16 (antiga PEC 241) no Senado, que prevê o congelamento dos
investimentos públicos pelos próximos 20 anos”. A entidade informou também
que os Servidores irão aproveitar a greve para fazer uma assembleia e
“deliberar pelo andamento da mobilização da categoria, que não descarta
novas ações após esta paralisação”. O Órgão só voltará ao funcionamento
normal na quarta-feira, dia 16, já que o Governo de
Pernambuco decretou Ponto Facultativo nessa segunda-feira, dia 14
. (Com informações do JC online. CONFIRA)
 

Uma carga de uísque avaliada em R$ 18 mil foi apreendida sem nota fiscal
por Policiais Rodoviários Federais, aqui em Garanhuns. De acordo com a PRF,
cerca de 500 litros da bebida eram transportados na carroceria de uma pick-up,
de placas não registradas, na rodovia BR-423 na tarde desta quarta-feira, dia 9.
A mercadoria era levada por um Veículo que havia saído do município de
Arapiraca, em Alagoas, com destino a Sanharó. Os Policiais deram ordem de
parada ao condutor do automóvel e verificaram o compartimento de carga do
veículo. Foram encontradas 492 garrafas da bebida alcoólica sem indícios de
falsificação.
Um jovem de 24 anos, de identidade não registrada, que conduzia o
Veículo, alegou que “estava levando a bebida para um casamento, mas a equipe
descobriu que o Pai dele (de identidade também não registrada) possui um estabelecimento
comercial na região”. O condutor e a mercadoria foram encaminhados para a
Secretaria da Fazenda de Bom Conselho, por sonegação fiscal. (Com Informações e Imagens da Folha de
Pernambuco. CONFIRA)

Após as vitórias conquistadas em onze das doze campanhas eleitorais das
quais participou no Agreste de Pernambuco, a Plenarium Consultoria, através do
seu fundador, Consultor Político, Publicitário e radiojornalista Marcelo Jorge,
encontra-se em Brasília desde a última terça-feira, dia 8, participando do Seminário
Novos Gestores, promovido pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios.
O Evento, que se estende até amanhã, dia 11, objetiva integrar gestores
de todo o País e tirar dúvidas sobre esse novo momento da política
municipalista, com foco principalmente nos novos prefeitos eleitos.
Durante a realização, Marcelo acompanha alguns dos novos Prefeitos, dos quais trabalhou em suas campanhas: Marcos Patriota, de Jupi (DEM); Expedito Nogueira, de Calçado
(PP); Douglas Cavalcante, de Angelim (PSB), além dos Prefeitos reeleitos Débora
Almeida (PSB) de São Bento do Una; Neide Reino (PSB) de Capoeiras e Izaías
Régis (PTB), de Garanhuns.


Da Capital Federal, o profissional vem conduzindo o programa diário de radiojornalismo
“Falando com o Agreste”, exibido pela Rádio Marano FM, de segunda a
sexta-feira, das 12 às 13 horas, com informações pertinentes ao Seminário e veiculando
entrevistas com Gestores e parlamentares da região Agreste, presentes ao Evento.
“Na tarde dessa quarta fomos convidados pela equipe do Ministro das Cidades,
Bruno Araújo (PSDB), para participarmos no Palácio do Planalto, da cerimônia de
lançamento do ‘Cartão Reforma’, do Governo Federal, instrumento que deve
colaborar  no aquecimento do comércio de
materiais de construção e geração de empregos no País”, pontuou Marcelo Jorge. (Com informações e imagens da 
Plenarium Consultoria)

O Centro Tecnológico
Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios), gerido pelo ITEP, promove
nesta quinta-feira, dia 10, a finalização do Curso de Queijos Finos e Maturados,
com a ação de análise sensorial (degustação) de queijos finos. O Evento é
restrito a convidados e alunos.
No último mês de setembro, o
CT Laticínios realizou um
treinamento com aulas práticas para laticinistas da Região, quando foram produzidos
quatro tipos de queijos que exigem maturação diferente entre si, dentre
os quais: queijo prato, queijo camembert, queijo do reino e queijo parmesão.

O Centro Tecnológico Instituto
de Laticínios do Agreste funciona na BR Perimetral 424, mais precisamente nas
imediações do antigo Bom Pastor, aqui em Garanhuns. A Unidade é gerida por Benoit Paquereau. 
(Com Informações de Rolângela Lopes)

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), em
conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), iniciou, nesta
quarta-feira, dia 9, um mapeamento para instalação de novas vagas de
estacionamento para idosos, rampas de acesso para cadeirantes e sinalização
horizontal em diversas vias e locais estratégicos do Município.
“A intenção é garantir esses direitos perante a legislação. Estamos
verificando a necessidade de cada local para poder ampliar o número de vagas
que for possível, oferecendo melhor qualidade de vida e mobilidade”, declarou o
presidente da AMSTT, coronel Emmanuel Leite, que esteve. juntamente com técnicos do Governo Municipal, na avenida Santo
Antônio para avaliar a criação das vagas de estacionamento na área central da Cidade.
Com o aumento de vagas, a infraestrutura de trânsito vai disponibilizar
5% do número total de vagas do Município para os idosos e 2% do total serão
destinados às pessoas com deficiência. Por exemplo, das 200 vagas disponíveis
no centro da Cidade, 10 delas serão para pessoas acima de 65 anos.
TRAÇANDO METAS PARA A PRÓXIMA GESTÃO – E profissionais da Rede
Municipal de Educação participam até a próxima sexta-feira, dia 11, de formação
promovida pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUCE), com o intuito de
planejar as ações na área da educação para os próximos quatro anos. Aproximadamente
2 mil profissionais, entre professores, merendeiros, serviços gerais,
auxiliares de disciplina e administrativos poderão sugerir e traçar metas para
a próxima gestão.

“A formação em rede é uma
conquista de todos os que fazem a educação municipal, de competência primeira
da SEDUCE para toda a logística desde a organização à efetivação, com o apoio
do Prefeito Izaías Régis e de todas as escolas que abrem suas portas para
acontecer este grande momento com a participação efetiva de todos”, comentou a secretária de Educação, Janecélia Marins.
 
A formação acontece nos polos Magano (Escola Mário Matos), Heliópolis
(CAIC) e Boa Vista (Escola Letácio Brito), respectivamente, conforme cronograma
anteriormente publicado pela SEDUCE.
(Com
informações e imagens da SECOM/PMG)

As Eleições Municipais em Caetés foram finalizadas oficialmente no
último dia 2 de outubro, mas ao que tudo indica um segundo turno vem se
travando naquele Município.

É que depois de a Frente
Popular de Caetés, Coligação que teve como candidato a Prefeito Benedito da
Silva (PSB), ter apresentado a Justiça e ao Ministério Público, denúncias
quanto a supostas irregularidades na prestação de contas da campanha do Prefeito
Reeleito Armando Duarte (PTB) (saiba
mais clicando AQUI)
, agora é a vez do Grupo Político liderado pelo petebista
pleitear junto a Justiça Eleitoral a impugnação da prestação de contas finais dos candidatos a Prefeito
e a Vice-prefeito da Frente Popular de Caetés.

“Dentro das determinações legais, verificou-se que, a Coligação (Frente
Popular de Caetés) foi quem não apresentou corretamente as suas prestações de
contas de final da campanha para a Justiça Eleitoral. Observou-se a total
ausência de informação de entrada e saída de recursos para custear até o
próprio material de campanha, revelando assim, a utilização de recursos
financeiros não contabilizados, configurando desta maneira, atos ilícitos”, registra
a nota distribuída pela Assessoria de Imprensa de Armando Duarte.

A nota assinada por Wando Pontes, atual secretário de Cultura de
Caetés, registra também, que os partidários de Benedito da Silva usaram de
artifícios ilegais na Campanha, como: “provocações, acusações levianas e até a divulgação
de pesquisa falsa”, e que “agora, tentam novamente levantar acusações sem
consistência judicial (…); visando tão somente o acirramento dos ânimos entre
os Munícipes”, observou Pontes.

Apesar de contra-atacar a postura adotada pelos partidários de Zé da
Luz e de Benedito da Silva, a nota do PTB não traz qualquer esclarecimento
quanto às denúncias protocoladas pelos adversários políticos junto a Justiça Eleitoral e apenas se reserva a registrar que “as prestações de contas do pleito eleitoral 2016 (…); foram
realizadas com sucesso dentro do prazo estipulado e já estão na Justiça
Eleitoral”, e ainda que “todo e qualquer tipo de novos esclarecimentos serão
fornecidos sempre que se fizer necessário, pois, a Coligação Caetés no Rumo
Certo, que elegeu Armando Duarte Prefeito, declarou todos os gastos de campanha
nas suas prestações de contas finais aos Órgãos de fiscalização da Justiça
Eleitoral”, pontua trecho da Nota distribuída a Imprensa Regional.

Clique AQUI para conferir a
Nota do Prefeito Reeleito Armando Duarte na Íntegra.
 







“OPOSIÇÃO DE CAETÉS VOLTA A ENXUGAR GELO

Há exatos quatro anos atrás, após a derrota nas urnas do então candidato
a prefeito Sampainho, filho do ex-prefeito, Zé da Luz, ambos do PSB. A oposição
de Caetés de forma desesperada, entrou com um pedido de cassação de mandato do recém-eleito
prefeito na época, Armando Duarte (PTB). Na reclamação, Os socialistas alegaram abuso do poder econômico, e apresentaram documentos e
gravações de moradores de diferentes sítios do município, revelando ter
recebido algum benefício para votar em Armando, o que segundo a defesa do
prefeito eleito, tudo não passou de uma armação da oposição, fato que, foi
comprovado após apuração da justiça que deu ganho de causa a Armando Duarte para
exercer o seu mandato de prefeito.

Agora, quatro anos depois, a mesma oposição derrotada nas urnas, por
129 votos no pleito 2012, voltou a perder para Armando Duarte, por uma diferença
de 2.595 votos e novamente, não aceitando o resultado das urnas, vai à justiça
eleitoral, levanta suposições e questionamentos frágeis na tentativa de anular
uma eleição legitimada pela democracia e pela esmagadora vontade do povo de
Caetés. 
Com transparência e honestidade, marcas que balizam a conduta de Armando
Duarte, informamos para tranquilidade de todos os seus eleitores, que as suas prestações
de contas do pleito eleitoral 2016, questionadas na justiça pela “oposição
barulhenta”,  foram realizadas com
sucesso dentro do prazo estipulado e já estão na justiça eleitoral e que, todo
e qualquer tipo de novos esclarecimentos serão fornecidos sempre que se fizer
necessário, pois, a “Coligação Caetés no Rumo Certo” que elegeu Armando Duarte
prefeito,  declarou todos os gastos de
campanha nas suas prestações de contas finais aos órgãos de fiscalização da
justiça eleitoral.

Informamos também que, foi dada entrada no pedido de impugnação da
prestação de contas finais de BENEDITO SEVERINO DA SILVA e JOSÉ GERSON FERREIRA
DE MIRANDA, candidatos a prefeito e vice-prefeito pela coligação opositora “Frente
Popular de Caetés”, pois, dentro das determinações legais, verificou-se
que,  a citada coligação foi quem não
apresentou corretamente as suas prestações de contas de final da campanha para
a Justiça eleitoral. Observou-se a total ausência de informação de entrada e
saída de recursos para custear até o próprio material de campanha, revelando
assim, a utilização de recursos financeiros não contabilizados, configurando
desta maneira, atos ilícitos. (Imagens acima a ao lado)



Depois de uma eleição rasteira por parte da oposição de Caetés, onde
não faltaram provocações, acusações levianas e até a divulgação de pesquisa falsa,
sem autorização da justiça eleitoral, fato que, enganou seu próprio eleitorado,
levando inúmeras pessoas a fazer apostas e consequentemente perder carros, casas,
terrenos e muito dinheiro, agora, tentam novamente levantar acusações sem
consistência judicial e novos fatos mentirosos, visando tão somente o
acirramento dos ânimos entre os munícipes e uma falsa esperança, como já
assistimos há quatro anos. Agora, o adágio popular “O feitiço volta-se contra o
feiticeiro.” Cai como uma luva, para a oposição
de Caetés”.
POR: WANDO PONTES.


A Unidade Agreste Meridional do Sebrae em Pernambuco realiza,
nos dias 10 e 12 deste mês, caravanas para a Feira do Empreendedor, que
acontece em Caruaru. O Evento é voltado para estudantes,
empresários e colaboradores do setor de comércio. A programação do evento conta
com mais de 160 atividades relacionadas à empreendedorismo,
empregabilidade, inovação e sustentabilidade. As inscrições já estão
abertas.
“Toda a estrutura da feira vai agregar conhecimento e oportunizar novos
negócios. Nossa expectativa é levar o maior número de pessoas de Garanhuns e
dos municípios vizinhos para terem esse contato com o que o evento tem a
oferecer, entre tecnologia e novos produtos”, destaca a gerente da Unidade
Sebrae Agreste Meridional, Gerlane Melo. Para maiores informações e inscrições,
ligue: (87) 3221.3333.

O EVENTO – A Feira tem a expectativa de receber 12 mil pessoas nos quatro dias de
realização. O Evento, com investimento de R$ 2 milhões, estará
dividido entre os seguintes espaços: Fale com um Especialista (Orientação
Empresarial), Sebrae Mais Perto de Você, Livraria Sebrae, Arena de
Oportunidades, Inovação e Tendências de Mercado, Desenvolvimento e Ambiente de
Negócios, Parceiros e Patrocinadores, Exposição de Oportunidades de Negócios,
Centro Sebrae de Sustentabilidade, Experience Day, Lounge Empregabilidade,
Arena de Empregabilidade, Educação Empreendedora e Governo Atendendo.  (Com informações de Cloves Teodorico/Dupla
Comunicação)
 

Essa é destaque no Portal do TCE-PE:
“Irregularidades nos processos de admissão de pessoal nos municípios de
Caetés e São João levaram a Segunda Câmara do Tribunal de Contas a julgar
ilegais 106 e 608 contratações temporárias, respectivamente. Ambas relativas ao
exercício financeiro de 2015.
Em Caetés, o processo (TC n° 15047530) de relatoria do conselheiro
Dirceu Rodolfo encontrou como principais problemas, o não cumprimento da Lei de
Responsabilidade Fiscal, além de não se encontrar configurada
a temporariedade e o interesse público nas contratações de auxiliar
administrativo, auxiliar de serviços gerais e motorista, além de outros,
votando assim pela ilegalidade, e aplicando uma multa de R$ 7.239,50 ao Prefeito
Armando Duarte de Almeida.
Já em São João, o processo (TC n° 1505569-3) teve como relatora a
conselheira substituta, Alda Magalhães. O seu voto, baseado no relatório da
equipe técnica do TCE, teve como motivos que levaram ao julgamento pela
ilegalidade das contratações de auxilar de serviços gerais, administrativo,
professores, motorista, entre outros: A acumulação ilegal de cargos ou funções
públicas; burla ao concurso público, sendo destacado no voto que a escassez de
pessoal foi causada pela própria inércia dos Gestores em realizar concurso
público para preenchimento do quadro efetivo; além do desfalque da documentação
exigida para a análise de contratações temporárias, restaram infundadas as
admissões, uma vez que não foi demonstrada a necessidade temporária de
excepcional interesse público. Também foi aplicada uma multa de R$ 7.292,00 ao Prefeito
José Genaldi Ferreira Zumba a ser recolhida, no prazo de 15 (quinze) dias do
trânsito em julgado, ou seja, após decorridos os prazos de recursos.
Todos os votos foram aprovados de forma unânime. Representou o
Ministério Público de Contas, a procuradora Maria Nilda.
(Com informações do TCE-PE. CONFIRA)

A Prefeitura de Palmeirina se pronunciou através de Nota
Oficial quanto às posições do Prefeito Eleito daquele Município, Marcelo Neves,
do PSB (saiba mais clicando AQUI), publicadas
originalmente no Blog do Magno e reproduzidas neste espaço, quando fez
denúncias contra a administração do Prefeito Renato Sarmento e acusou a atual
Gestão de estar “depenando literalmente
o que ainda resta do Município”.

Confira a Nota distribuída a Imprensa:
“NOTA A IMPRENSA
Em resposta a matéria “http://www.blogdocarloseugenio.com.br/2016/11/palmeirina-atual-gestao-esta-depenando.html” informamos que as referidas fotos foram
tiradas da garagem municipal onde fica a oficina dos veículos oficiais, os
carros apresentados estão passando por manutenção, alguém de má fé tirou a
fotos para criar uma situação sensacionalista, que não convém com a realidade,
os veículos estão passando por reparos, se acontecesse de haver algum roubo de
peças a administração informaria a autoridade policial e sendo servidor público
tomarias as medidas administrativas necessárias.
Quanto a questão dos salários o prefeito eleito Marcelo Neves deveria
falar a verdade, desconhecemos qual servidor municipal está com 4 ou 6 meses de
salário atrasado, os servidores da Educação (efetivos, contratados e
comissionados) estão rigorosamente em dias, os da saúde e administração
pagaremos as folhas no dia 10/11, os aposentados tem 2 meses e quitaremos um
dia 10/11 e até o dia 30/11 o segundo, infelizmente o déficit previdenciário em
Palmeirina é alto, de R$ 150.000,00 mensal, onde só recebemos pouco mais de
250.000,00 de FPM ou seja quase todo o FPM vai para cobrir da Previdência
Municipal, onde a folha dos inativos beira R$ 300.000,00 ou seja acaba
comprometendo alguns serviços a população devido a este complemento para os
aposentados.
A atual gestão seguindo a o princípio republicano já marcou data para o
inicio da transição municipal, conforme solicitado pelo Prefeito Eleito Marcelo
Neves, coisa que na gestão passada que ele fazia parte e tinha como prefeito
seu padrinho político, não o fez, recebemos a Prefeitura sem nem cadeira para
sentar, computadores deletados e muito documentos faltando e uma dívida de mais
de R$ 12.000.000,00 (doze milhões) o que inviabilizou muitas coisas da atual
administração, e uma campanha difamatória contra nossa Gestão da Imprensa, onde
pequenas denúncias viravam manchetes. Esperamos que quando estivermos na
oposição tenhamos este mesmo espaço, até porque este grupo político que vai
assumir é um grupo Sonrisal.
Esperamos que o Prefeito Eleito cumpra todas as promessas de seu plano
de governo, porque a população votou no candidato que resolveria TODOS os
problemas do Município.
Informamos que
qualquer cidadão pode fazer reclamação, sugestões ou elogios, pelos canais de
Facebook https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldePalmeirina/?fref=ts por e-mail: [email protected] ou pelo fone 87-37911227.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Palmeirina
Trabalho com Respeito ao Povo”.