BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Diante de problemas junto a
Justiça Eleitoral, algumas Coligações tiveram que mudar os candidatos a Vice em
suas chapas. As mudanças foram registradas em Palmeirina e em Caetés.
Em Palmeirina, com a alegação de
que teríamos o terceiro Mandato Familiar
Consecutivo, do candidato a Vice-prefeito, a Juíza da 87º Zona Eleitoral
indeferiu o registro de candidatura de Toinho Vicente (PSB) na chapa do
candidato Marcelo Neves, também do PSB, na Coligação Muda Palmeirina. Diante da
impugnação, a Coligação Muda Palmeirina, composta pelo PSB e PP, solicitou o
registro da candidatura da enfermeira Verônica de Carlinhos (de pretona imagem acima) em
substituição a Toinho Vicente. Já as candidaturas a Prefeito e de Vice-prefeito
da Coligação Palmeirina responsabilidade
de Todos, composta pelos partidos PSDB,
PMDB, PR, PRB, PSD e PTB, que tem
como candidatos Tanta e Biro (PSDB) foram deferidas pela Justiça
Eleitoral.  


Em Caetés, a Coligação Frente
Popular de Caetés também teve que mudar o candidato a Vice-prefeito. É que a
candidata Cláudia Ferreira (PSB), companheira de
chapa de Benedito (PSB), renunciou após ter a candidatura indeferida por
Ausência de Filiação Partidária. A Coligação
formada pelos partidos PSB, PSL, PMDB,
PR, PV e DEM solicitou a Juíza Priscila Maria de Sá Torres Brandão o registro
da candidatura do agricultor Gilson Ferreira (PSB) em substituição
a Cláudia. Já as candidaturas de Armando Duarte e de Severino Gordo
 (ambos do PTB) foram deferidas após recurso
apresentado pela Coligação Caetés no Rumo
Certo, composta pelos partidos PTB, PT do B, PSDB, PP e PTC. 

O Juiz da 92ª Zona Eleitoral,
Dr. Enéas Oliveira, homologou no inicio da noite de ontem, dia 9, o pedido de
renúncia do candidato a Prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue (PSB).
Cadengue teve o seu registro
de candidatura impugnado pelo Juiz Eleitoral no último dia 3, “por não preencher os requisitos da legislação
eleitoral em vigor” e resolveu renunciar da candidatura nesta semana. Ele tentava
voltar ao Governo de Brejão após ter sido Prefeito daquele Município por três ocasiões e ter eleito o sucessor por uma ocasião. 



Com a renúncia de Sandoval, a Coligação Frente Popular de Brejão
(PSB/PR/PMDB) apresentou como candidata a Prefeita, a odontologa Elisabeth Barros de Santana, conhecida
popularmente por Beta Cadengue
(PSB). 



Ela é filha de Sandoval e já teve o seu nome inserido no sistema do
Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda na noite de ontem, dia 9. Beta terá
como vice, o ex-prefeito Joseraldo Rodrigues (PSB), que também integrava a
chapa de Sandoval. O pedido de registro de candidatura de Beta será analisado pelo Juiz 
Enéas Oliveira.   


O Portal Agreste Violento traz a
informação de que um Sargento reformado da Polícia Militar de Pernambuco foi
assassinado na madrugada deste sábado, dia 10, na Cohab 1, aqui em Garanhuns.

De acordo com informações da Polícia,
Eraldo Burgos da Silva, conhecido como Sargento Burgos, de 54 anos, voltava de
viagem com a esposa e a nora por volta das 3h30min de hoje, dia 10, quando
próximo da residência que morava, na Rua 4, Cohab 1, foram abordados por três suspeitos
em um carro branco, que armados teriam desembarcado do veículo, anunciado o
assalto e efetuado disparos de arma de fogo.



Ainda segundo a Polícia, na
tentativa de salvar os familiares, o Sargento Aposentado reagiu e foi baleado
pelos criminosos. Ele ainda tentou sair do local, mas colidiu com o seu veículo
num poste. Os suspeitos evadiram-se com destino ignorado. A equipe dos Bombeiros
veio ao local, juntamente com o SAMU, acompanhado de um Médico, que o corpo de Eraldo
Burgos da Silva e constatou o seu óbito. 


MOTO É ROUBADA EM ALOÍSIO PINTO – E a ação dos criminosos também trouxe prejuízos
para um cidadão morador do bairro de Heliópolis, aqui em Garanhuns. É que um Jovem
de identidade preservada, teve a sua moto roubada defronte a casa da namorada
na noite do último dia 8. O Roubo foi registrado na rua Gervásio Pires, no
bairro Aloísio Pinto.



De acordo com a ocorrência
registrada na 1ª Delegacia de Policia Civil de Garanhuns, a Vítima teria
deixado à moto Yamara/Factor YBR125, de cor preta, e placa PFQ 5304,
estacionada defronte a casa da sua namorada e ao sair não encontrou a
motocicleta no local. O Veiculo até o presente momento não foi recuperado. 
(Com
informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/

Os números da criminalidade em
Pernambuco podem aumentar. Desde o último dia 1º, 200 Delegados da Polícia
Civil não estão mais no Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que é
uma gratificação do Governo para que os profissionais da área de segurança
pública cumpram horários de trabalho mais extensos.
O benefício visa suprir o
déficit ­ estimado em 50% pelas entidades sindicais de Delegados e Agentes ­ de
efetivo das corporações. A decisão dos Delegados foi devido à negativa, por
parte do Governo, no final de agosto, de atender a pautas da categoria, como
incorporação de gratificações e melhorias estruturas nas Unidades. O resultado
é um menor número de profissionais nas delegacias, e, com isso, o fantasma do
aumento dos índices de criminalidade, a exemplo do que aconteceu no segundo
semestre de 2015.
No segundo semestre daquele
ano, um movimento semelhante resultou na diminuição de 18% na identificação de
autores de homicídios e de 46% na dos demais inquéritos. Segundo os Delegados,
a decisão foi motivada pelo que eles consideram uma omissão continuada do Governo
com relação à corporação. “O salário inicial de um Delegado ­ R$ 6 mil líquidos
­ é o pior entre os Estados brasileiros e não há previsão de aumento. A maioria
dos imóveis onde funcionam delegacias, principalmente no interior, é de casas
alugadas, que não têm instalações adequadas. Também falta material de limpeza e
de escritório”, afirma o presidente da Associação dos Delegados de Polícia
de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues.
Após o desfile cívico-­militar
de Sete de Setembro, na manhã de ontem, dia 7, o governador Paulo Câmara (PSB)
lamentou o movimento deflagrado por Delegados da Polícia Civil, e afirmou que
pretende contar “com aqueles que querem trabalhar” para combater a
criminalidade no Estado. “Ficou provado que, no passado, um movimento
semelhante da categoria teve impacto negativo nos índices de violência. O que a
gente espera é compreensão por parte desses servidores, uma vez que a situação
econômica do Estado não permite que seja concedidos reajustes salariais”,
disse. Segundo o Governador, a conclusão do concurso para 100 novos delegados,
com a formação dos profissionais, no início de 2017, vai possibilitar o fim da
adoção do PJES para essa categoria.
GARANHUNS – No último mês de
julho, reportagem do Blog Ronda JC, do JC on-line registrou que cansados de trabalhar em locais com falta de
higiene e lixo espalhado por toda a parte, policiais de várias delegacias,
principalmente as dos municípios do Interior de Pernambuco, decidiram se unir e
fazer “cotas” de dinheiro para pagar pela limpeza dos locais.



Em denúncia enviada ao Blog Ronda JC, um servidor da Polícia Civil
relatou que aqui em Garanhuns, uma lista mensal é repassada a todos os
policiais para que contribuam, cada um, com R$ 3. O valor é destinado à
contratação de uma diarista. No dia do pagamento do salário dos servidores, é
preciso “passar o chapéu” para recolher o dinheiro para ajudar na melhoria e
higiene do espaço. 
(Com informações de Felipe Vieira e imagens do Blog Ronda JC/
Jornal do Commercio, Edição de 08/08/2016. CONFIRA)

Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
Policiais da 2ª Delegacia de
Polícia Civil de Garanhuns, tendo à frente a Delegada Débora Tenório, cumpriram
um Mandado de Prisão na tarde dessa sexta-feira, dia 9, em desfavor do
candidato a vereador Márcio José de Oliveira Pinto, o “Márcio do Gelo”, que
disputa as eleições aqui em Garanhuns.
De acordo com a Delegada, mães
de duas crianças que estudam em uma Escola da Cidade procuraram a Delegacia para
prestar queixa contra o acusado. Segundo Elas, os seus filhos haviam informado,
durante acompanhamento psicológico e também defronte familiares, que vinham
sendo abusadas sexualmente pelo acusado. Márcio do Gelo presta o serviço de transporte
escolar e conduzia as crianças no trajeto casa-escola-casa. Ainda de acordo com
a Polícia, as crianças, ambas do sexo masculino, com idades de 6 e 9 anos,
eram levadas no veículo do suspeito para o estacionamento de um Supermercado, aqui
em Garanhuns, onde o acusado colocava um protetor solar no vidro do veículo e supostamente
praticava o abuso sexual.
Ainda de acordo com a Polícia Civil,
familiares das Vítimas relataram que há meses as crianças vinham apresentando
comportamento diferentes do habitual, a exemplo de baixo rendimento escolar,
isolamento, ansiedade e agressividade, além de se queixarem de dores na região anal. Segundo
a Polícia, ainda há a suspeita que o Candidato tenha abusado de mais duas
crianças de outra Escola, também do sexo masculino. As investigações continuam
para ter certeza se houve abuso contra estas outras Vítimas.
A Delgada Débora Tenório, em
conjunto com Psicólogos e membros Conselho Tutelar, deu início às investigações
e diante das provas apresentadas ao Poder Judiciário, foi concedido um Mandado
de Prisão Preventiva que foi cumprido nesta tarde.

O suspeito nega as acusações e será interrogado
na presença de seu Advogado. Após o interrogatório, Ele deverá ser recolhido a
Cadeia Pública de Saloá, onde ficará preso à disposição da Justiça.
(Com informações do Portal Agreste Violento
www.agresteviolento.com.br)



Clique em player para ouvir a entrevista da Delegada Débora Tenório, veiculada na Rádio Jornal Garanhuns/Ronda Policial: 


A pesquisa do Instituto
Opinião, publicada no Blog do Jornalista Magno Martins, vem repercutindo aqui
em Garanhuns. O Estudo, registrado no TRE com o número 04829/2016, revelou que
Izaías Régis (PTB) lidera a corrida rumo a Prefeitura com 67,3%, enquanto que Sivaldo Albino tem 9,8%; Paulo
Camelo 2%; Claudomira Andrade 1,8% e Valter Couto 0,5%. Brancos e nulos somam
10,3% e indecisos apenas 8,3%.
Depois da divulgação dos
números, a equipe de campanha de Izaías divulgou maciçamente o resultado pelas
redes sociais do candidato (imagem ao lado) e partidários do Petebista organizaram um buzinaço,
uma espécie de carreata por algumas ruas da Cidade. Enquanto isso,
correligionários de Sivaldo Albino, candidato que aparece na segunda colocação,
buscaram desqualificar os números através de postagens nas redes sociais. “Não vamos nos deixar abalar
por uma pesquisa duvidosa”, postou o candidato Sivaldo Albino em sua página no facebook (imagem abaixo).
Em seu Blog, o Jornalista
Ronaldo César analisou os números divulgados pelo Opinião em parceria com o
Blog do Magno. “É sem sentido imaginar
que Sivaldo tenha menos votos do que quando disputou para deputado, concorrendo
com múltiplas candidaturas, do que agora, quando aparentemente polariza com
Izaías”, observou o profissional de Imprensa.
Em resposta a postagem de César, o jornalista Magno Martins saiu em
defesa da idoneidade do Instituto Opinião, que realizou o estudo. “Trabalho com
o Instituto Opinião há cinco anos, e nunca erramos uma pesquisa”, afirmou
Magno, que concluiu: “trouxemos um Instituto da Paraíba justamente para não
haver contestação (…); nossas pesquisas não são feitas nas ruas, vamos aos
domicílios, respeitando um escalonamento por bairro, faixa etária, sexo, entre
outros”, finalizou o Jornalista da Capital.

Trabalhadores dos Correios em
Pernambuco podem paralisar as atividades a partir das 22h do próximo dia 21.
Decisão final só deverá ser anunciada no mesmo dia, após realização da
assembleia, às 19h, no Círculo Militar. Na pauta do encontro, a categoria vai
avaliar a proposta para acordo coletivo proposto pelos representantes da
Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) em parceria com representantes dos
trabalhadores, ontem, dia 9, em Brasília.
Segundo o secretário de
Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Pernambuco, Eliomar
Moreira, a categoria reivindica um reajuste salarial de 15%, com aumento linear
de R$ 300, além de uma alta de R$ 33 para R$ 45 no vale alimentação. Apesar do
pleito dos trabalhadores, a proposta apresentada ontem pelo ECT é pautada em
reajuste salarial de 9%. Sendo de 6% agora e 3% a partir de fevereiro de 2017,
além de adequação no valor dos benefícios como auxílio-creche e vale
alimentação correspondente a uma alta de 8,74%.
Vale lembrar que na última
assembleia dos trabalhadores dos Correios, realizada terça-feira passada, a
categoria rejeitou a proposta do Acordo Coletivo 2016/2017 feita pela ECT. De
acordo com a entidade, mesmo com os cortes sofridos pelos servidores, a empresa
apresentou, na ocasião, uma proposta de reajuste salarial e de benefícios de
6,74%. “Somadas todas as perdas com o aumento do compartilhamento, a diminuição
dos vales alimentação/refeição, reembolso creche e babá e o vale cultura, o
valor proposto pela ECT não cobre sequer metade das perdas da categoria e não
repõe a inflação”, esclarece o Secretário.


Em nota, os Correios afirmaram
que realizaram um amplo esforço coletivo para apresentar essa nova proposta e
que a partir de agora cabe às federações levarem e analisarem em assembleias o
proposto pela ECT. “Apesar deste valor de 9% não ser o percentual pedido
inicialmente, vamos avaliar para batermos o martelo sobre a deflagração ou não
da greve”, adianta Moreira. (Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)

O Comando Nacional dos
Bancários rejeitou a proposta de reajuste nominal de 7% para os salários e
benefícios apresentada hoje pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Uma
nova negociação deve ocorrer na próxima terça-­feira, dia 13.
De acordo com os sindicatos da
categoria em todo o País, até lá a greve está mantida. Os trabalhadores
organizaram ainda uma assembleia para discutir os rumos da paralisação na
segunda-­feira. “Além de apresentar perda real nos salários, a proposta
não dialoga com questões fundamentais, como condições de trabalho e emprego. No
primeiro semestre, 25% das negociações conquistaram ganho real, mesmo em
setores muito menos lucrativos do que os bancos”, afirmou a presidente do
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.
Segundo a Sindicalista,
“o setor mais lucrativo do País” negou as principais reivindicações
da categoria, com o argumento de que a economia está incerta. A categoria
reivindica reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando
uma inflação acumulada em 12 meses de 9,31%. Além disso, o sindicato pede o
pagamento de três salários mais R$ 8.297,61 em participação nos lucros e
resultados, bem como a fixação do piso salarial em R$ 3.940,24. (Com
informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)

Candidato à reeleição, o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), abre uma diferença de
impressionantes quase 60 pontos percentuais diante do seu principal adversário,
o candidato do PPS, Sivaldo Albino. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Opinião,
se as eleições fossem hoje, o trabalhista seria reeleito com 67,3% dos votos e
o pós-comunista teria apenas 9,8%. Paulo Camelo, do PCB, aparece com 2%,
Claudomira, do DEM, 1,8% e Valter Couto, do PDT, 0,5%. Brancos e nulos somam
10,3% e indecisos apenas 8,3%.
Na espontânea, modelo pelo
qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio do
disco contendo todos os nomes, Izaías aparece com 59% ante 5,3% de Sivaldo.
Claudomira pontua 1,5%, Paulo Camelo 1,3% e Couto 0,5%. Brancos e nulos
representam 8,8% e indecisos sobem para 23,6%.
No quesito rejeição, Sivaldo
aparece no topo. Dentre os entrevistados, 15,3% disseram que não votariam nele
de jeito nenhum. Em seguida aparece Paulo Camelo com 13,5% e Valter Couto com
8,3%. O Prefeito tem 6,8% e Claudomira é a menos rejeitada, com 5,5%. Neste modelo,
8% disseram que rejeitam todos e 42,6% afirmaram que não rejeitam nenhum dos
nomes apresentados.
As entrevistas foram
realizadas nas áreas de Aloísio Souto Pinto, Baixa da Telha, Boa Vista,
Brasília, COHAB I, COHAB II, COHAB III, Dom Thiago Posima, Estrela, Heliópolis,
Indiano, Iratama, João Capão, José Maria Dourado, Magano, Manoel Xéu,
Massaranduba, Miracica, Novo Heliópolis, Parque Fênix, Santo Antônio, São
Carlos, São José, São Pedro e Várzea. Foram aplicados 400 questionários entre
os dias 05 e 06 de setembro de 2016, com registro no Tribunal Regional
Eleitoral de número 04829/2016.
O intervalo de confiança
estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos
percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da
amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que
consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma
amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas
entrevistas pessoais e domiciliares.
Izaías Régis tem seus maiores
percentuais de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução médio
(74%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (76,4%) e
entre os eleitores com renda familiar acima de três salários (70,6%). Por sexo,
71,7% dos seus eleitores são homens e 63,6%, mulheres.
Já Sivaldo Albino tem suas
maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar de
apenas um salário (11,5%), entre os eleitores com grau de instrução até o 5º
ano (12,8%) e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (13,7%). Por
sexo, 10% são mulheres e 9,4%, homens.

GRANDE APROVAÇÃO –
A gestão do prefeito Izaías Régis tem uma aprovação igualmente
impressionante. Dos entrevistados, 84,8% aprovam e apenas 11,8% desaprovam,
enquanto 3,4% disseram não saber ou se negaram a responder. O Governo Paulo
Câmara em Garanhuns tem 47% de desaprovação e 35,5% de aprovação, enquanto a
gestão do presidente Temer apresenta 62,5% de desaprovação ante 12,8% de
aprovação. (Com informações do Blog do Magno – http://www.blogdomagno.com.br/)

“Esse é o reflexo do
compromisso dos nossos professores e da política de valorização dos
profissionais da Educação que estamos praticando em Iati”. A declaração é do
Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), comemorando os números registrados na
Educação Municipal, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), ontem, dia 8.

É que nas séries iniciais (4ª
série/5º ano) o município de Iati passou dos 3.7 registrados em 2011 para 4.4 em
2015, atingindo a meta prevista pelo Ministério de Educação apenas para 2019,
que é de 4.4 e chegando bem próximo dos índices estipulados pelo MEC para 2021
(4.7). Já nos anos finais (8ª série/9º ano) a Educação da Rede Municipal
de Ensino também avançou subindo de 2.6, em 2011, para 3.0 agora em 2015.

O QUE É O IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB) resulta de cálculos feitos com base no desempenho de alunos ao
final das etapas de ensino, sendo divulgado a cada dois anos. Segundo o
Ministério da Educação as notas são obtidas a partir dos resultados obtidos
pelos alunos em exames como o Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica (SAEB).