BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O
Ministério da Educação divulgou através do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o resultado do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2015.
Aqui
em Garanhuns, a Educação Municipal avançou na avaliação do IDEB e superou nas
séries iniciais, referentes à 4ª série /5º ano, o percentual previsto para
2017. O Município obteve 4.5 em 2015, sendo que a meta prevista pelo MEC para o
período era de apenas 4.1. Já para 2017 a meta estipulada é de 4.4. 
Destaque
para as escolas Centro Social Monsenhor Callou (que atingiu em 2015 o índice 4.8,
percentual previsto apenas para 2021) e a Escola Manoel Correia Evangelista que
com 4.9 superou a meta estabelecida para 2021, que é de 4.8. Já para as séries
finais, 8ª série/9º ano, Garanhuns também avançou, saindo dos 3.3, de 2013,
para 3.5 em 2015. A meta para o período era de 3.8.


O
IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e foi formulado em 2007 para
medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria
do Ensino. O Índice funciona como um indicador nacional que possibilita o
monitoramento da qualidade da Educação pela população, sendo calculado a partir
de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de
desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Os candidatos a Prefeito e Vice da coligação “Muda Bom
Conselho”, Capitão Boanerges (DEM) e Manuel Assis, tiveram o registro de
candidatura da chapa majoritária indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de
Pernambuco (TRE-PE). A decisão é do Juiz Eleitoral Ícaro Nobre Fonseca, da 61ª
Zona Eleitoral. Em seu despacho, o magistrado alega que o democrata possui
irregularidades na prestação de contas de sua campanha a prefeito, no ano de
2012.
Com isso, em Bom Conselho, o único postulante apto na disputa é o atual prefeito,
Dannilo Godoy (PSB), que concorre à reeleição. O Ministério Público Eleitoral
(MPE) em Pernambuco, em sua manifestação, acompanhou a decisão do Juiz e também
se posicionou contrário ao pedido de registro do candidato a Prefeito e Vice.
De acordo com o Juiz Ícaro Nobre, Capitão Boanerges teve suas contas
julgadas como “não prestadas” no processo n° 301-58.2012.6.17.0061,
em virtude de não ter atendido intimação judicial para correção de vício. Em
virtude dessa situação, o candidato do DEM não conseguiu obter a sua quitação
eleitoral, documento obrigatório para registro de candidaturas.

Ainda segundo o Juiz, a decisão do processo de Capitão Boarnerges, em
2012, transitou em julgado. “Somente em 2015, referido candidato
apresentou extemporaneamente suas contas. No entanto, tal fato não é capaz de
autorizar a obtenção imediata da quitação eleitoral”, destacou o Juiz Ícaro
Nobre.
(Com informações do Blog do Magno)

O Juiz Francisco Milton Araújo
Júnior, titular da 56ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão da difusão de uma
pesquisa sem registro que foi veiculada no Whatsapp e no Facebook de
profissionais ligados a Coligação pra Cuidar de Nossa Gente, que tem como candidato
a Prefeito de Garanhuns, o vereador Sivaldo Albino (relembre clicando AQUI ou AQUI).

Em sua decisão, proferida hoje,
dia 7, o Magistrado identificou as pessoas representadas pela Coligação
Construindo o Futuro, dentre elas os candidatos a Prefeito, Sivaldo Albino
(PPS); e a vice-prefeito, Carlos Tevano (PSB), além de outras duas pessoas
ligadas a Coligação como responsáveis pelas publicações e estipulou uma multa
diária no valor de R$ 2.000,00, caso os citados descumpram a sua decisão.  

“Diante dessas considerações,
e almejando preservar a normalidade e a legitimidade do pleito, determino aos
representados SIVALDO RODRIGUES ALBINO, CARLOS TEVANO SIMPLÍCIO DO AMARAL… e a
Coligação PRA CUIDAR DE NOSSA GENTE a suspenderem a difusão, por qualquer veículo
ou meio de comunicação, do resultado da pesquisa objeto da presente ação, bem
como a retirá-lo dos seus perfis particulares no facebook, imediatamente após a
intimação desta decisão, sob pena de incidirem, cada um de per si, em multa no
valor de R$ 2.000,00 por dia de permanência em descumprimento”, registrou o
Juiz Francisco Milton Araújo Júnior, em trecho da sua decisão.



Confira a decisão do Juiz Eleitoral na Integra clicando AQUI









A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ligada
ao Governo do Estado, está com inscrições abertas para seu processo seletivo
que vai selecionar 181 profissionais nos níveis médio/técnico e superio
r.
Salários se iniciam em R$ 880 e podem chegar a até R$ 7.514,74.
O anúncio da seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado no último
dia 25 de agosto e candidaturas podem ser realizadas até o dia 9 de outubro no
site: www.institutodarwin.org/. A taxa de Inscrição custa R$ 45 para cargos técnicos e R$ 60 para
os de nível superior. Os profissionais contratados pelo certame atuarão na
Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Para os candidatos formados em nível técnico, há oportunidades de
técnico de enfermagem e assistente de consultório dentário. Já profissionais
com graduação podem concorrer a vagas de administrador de empresa, engenheiro
civil, advogado, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, médico clínico,
psiquiatra, ginecologista, pediatra, nutricionista, odontólogo, psicólogo,
terapeuta ocupacional
 e professor de educação física.
Todo o processo seletivo será realizado por meio de avaliação curricular
e de títulos dos candidatos. Para o nível técnico, serão considerados cursos de
capacitação em áreas correlatas às atividades da função para a qual o candidato
se inscreveu, experiência profissional de pelo menos seis meses trabalhando na
área e, caso haja, tempo de trabalho dedicado ao sistema sócio educativo e/ou
penitenciário. Profissionais com curso de graduação completo também serão
pontuados por cursos de especialização como mestrado e doutorado.
O resultado final do certame será divulgado no dia 26 de outubro por
meio do Diário Oficial e da própria Secretaria de Ressocialização. (Com informações do Há Vagas/JC on-line. CONFIRA)


Dos 25 deputados de Pernambuco e, portanto, aptos a votar nesta
segunda-feira, dia 12, pelo menos sete ainda não disseram se irão votar contra
ou a favor da cassação de Eduardo Cunha.

Segundo um levantamento do jornal O Globo que afirma já existirem 267 votos declarados
para a cassação do ex-presidente da Câmara, os deputados Anderson Ferreira,
Creuza Pereira, Eduardo da Fonte, Jorge Côrte Real, Kaio Maniçoba, Pastor
Eurico, todos de Pernambuco, ainda não se posicionaram.
Já o deputado Fernando Monteiro (PP), declarou que poderá se ausentar da
votação. Os outros 17 deputados disseram que vão votar pela cassação de Cunha.
Fernando Monteiro não votou pela abertura do impeachment de Dilma Rousseff já
que era suplente.



A votação da cassação de Eduardo Cunha será nesta segunda feira e a
maioria dos deputados faz questão de se declarar pela cassação. Pelo
levantamento, 217 não declararam votos o que pode ser interpretado como apoio
ao deputado do PMDB. O Deputado Anderson Ferreira é candidato a prefeito de
Jaboatão dos Guararapes.
(Com
informações do JC On-line. CONFIRA)

O Blog do Magno traz a informação de que em alguns municípios de Pernambuco a disputa eleitoral “perdeu a graça”. É que o segundo o Jornalista Magno Martins, que assina o Blog, diante da ampla vantagem de alguns candidatos, as eleições em Serra Talhada, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Itapetim, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Garanhuns, já estariam com o resultado praticamente definido. O Jornalista da Capital vêm se baseando em pesquisas para cravar essa analise.

Segundo pesquisa do Instituto Opinião, em Bom Conselho, o Prefeito Danillo Godoy (PSB) faz uma gestão bem-sucedida para 76% dos entrevistados e por isso mesmo tem mais de 40 pontos na frente do seu principal adversário, o Capitão Boanerges (DEM). Se as eleições fossem hoje, o socialista seria reeleito com 62,9% dos votos e o seu adversário teria apenas 19,7%, segundo pesquisa do Instituto Opinião. Brancos e nulos somam 1,7% e indecisos representam 15,7. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral teve o número 04755/2016.

Já em relação a Garanhuns, Magno Martins registra que “o Prefeito Izaías Régis (PTB), que tem aprovação acima de 70%, tem como adversário o vereador Sivaldo Albino (PPS) e outros três nanicos, o que, aparentemente, não representa nenhum risco de frustração da reeleição do trabalhista”. 

Especulações dão conta que uma pesquisa estaria para ser divulgada nos próximos dias. A se confirmar a informação, o Estudo trará números atualizados da disputa aqui em Garanhuns. 

É que na única pesquisa divulgada até este momento, Izaías Régis (PTB) aparecia com 67% das intenções de voto; Claudomira Andrade (DEM) estava em segundo lugar, somando 9%; e Paulo Camelo (PCB) tinha 7% das intenções de voto. Valter Couto, do PDT, não pontuou na pesquisa, enquanto que o nome de Sivaldo Albino (PPS) não foi colocado no estudo do Instituto Contextto, realizado no final do mês de julho passado, já que a época o candidato do PPS ainda não tinha definido se entraria na disputa. A pesquisa da Contextto foi registrada no TRE sob o número 04565/2016. (Com informações do Blog do Magno. CONFIRA)

Depois de anos de espera, os
moradores dos municípios de São Bento do Una e de Capoeiras poderão ter o
abastecimento de água regularizado em breve. O Governo Federal autorizou o
início da obra da barragem e da adutora de São Bento de Una.
O equipamento deve regularizar
o fornecimento, hoje dependente da adutora de Pau Ferro, em Quipapá, na Mata
Sul. A expectativa é que a construção seja iniciada ainda este mês, mas ainda
não foi divulgado o calendário de inauguração. A liberação de recursos para o
serviço foi autorizada ontem, dia 6, durante audiência com o ministro da
Integração, Helder Barbalho, em Brasília. O secretário de Desenvolvimento
Econômico, Thiago Norões e a prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida (PSB),
participaram do encontro.
A nova barragem terá capacidade
para 19 milhões de metros cúbicos e, a adutora, 18 quilômetros de extensão. O
orçamento previsto é de R$ 59,4 milhões. “Já havia um convênio do Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) Seca, mas agora temos uma sinalização positiva
para a liberação de recursos”, informou o secretário Norões.
A notícia da autorização do
serviço traz alívio para os 57 mil moradores de São Bento e os 25 mil moradores
de Capoeiras, que convivem com a falta de água diariamente. O fornecimento da
região é, atualmente, dependente de uma obra emergencial feita pela Companhia
Pernambucana de Saneamento (Compesa) na adutora de Pau Ferro. “A gente vem
lutando por essa autorização há muitos anos, porque éramos abastecidos por Belo
Jardim, que entrou em colapso. Então, passamos a contar com o abastecimento de
Quipapá”, detalhou a prefeita Débora. A obra foi anunciada em 2013 e a previsão
inicial era que o projeto tivesse sido completado no ano passado, mas o
cronograma ficou parado, aguardando a liberação dos recursos federais.


Além do abastecimento humano,
a produção rural também foi comprometida pela falta d’água nesse período de
espera. A seca prejudicou a produção de ovos de São Bento do Una – maior
produtora do Estado, com cinco milhões de unidades por dia. Segundo
levantamento recente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), houve uma
redução de 30% na produção de ovos do Município desde o ano passado,
diretamente relacionada às secas. “Também houve prejuízo nas lavouras e em outras
atividades”, completou a Prefeita, informando que a adutora e a barragem serão
administrados pela Compesa. (Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)

O vereador Audálio Filho
(PSDC), que disputa a reeleição pela Coligação Unidos por Garanhuns, recebeu
com tristeza a negativa do Ministro das Cidades, o pernambucano Bruno Araújo
(PSDB), para implantação de nova etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida aqui em
Garanhuns. O pleito foi solicitado pelo senador Humberto Costa (PT), baseado numa
indicação de Aúdálio, aprovada na Câmara de Garanhuns.
Audálio indicou o Requerimento
nº 28/2016, solicitando ao Governo Federal e a Caixa Econômica, a construção de
novo conjunto habitacional em Garanhuns, bem como um programa habitacional
específico aos Servidores Públicos Municipais. “Solicitei o apoio do Senado
Federal com o objetivo de garantir mais oferta de moradia para população de
baixa renda em Garanhuns, uma vez que muitas famílias ainda vivem em casa de
parentes, em condição de aluguel ou mesmo em residências que estão em estado
degradante”, pontuou Audálio, que garantiu que vai continuar atuando junto ao
Governo Federal no sentido de viabilizar essa proposta.
A resposta ao pedido de Audálio,
ratificada pelo Senador Humberto, foi feita pela diretoria do Departamento de
Produção Habitacional. Segundo a pasta, “tendo em vista o atual cenário
macroeconômico do país, que impôs restrições de natureza orçamentária e
financeira ao programa, a prioridade do ministério é a conclusão de
empreendimento em andamento”. Além disso, a diretoria informou que o Ministério
tem a intenção de “retomar obras paralisadas, razão pela qual a contratação de
novos empreendimentos depende da revisão das disponibilidades em andamento no
âmbito da pasta”.
Em relação ao pedido de criar
uma modalidade específica direcionada a atender o funcionalismo da Cidade, o
Órgão informou que o objetivo do programa nacional de habitação urbana é
promover a produção ou aquisição de novas unidades habitacionais para famílias
com renda mensal de até R$ 6,5 mil. Disse, ainda, que a seleção de candidatos a
beneficiários é realizada no âmbito local, segundo as realidades particulares
de cada Região.
Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI.  

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
acionou, na última semana, cerca de 20 laboratórios e distribuidores de
remédios que fornecem para a Farmácia de Estado. O Órgão quer descobrir os
motivos pelos quais eles não estão participando de licitações. A promotora
Ivana Botelho suspeita que existam débitos da Secretaria Estadual do Estado
(SES) com essas empresas.
“Queremos saber os motivos de tantas licitações que o estado realizou
para a compra de medicamentos terem dado desertas. Ou seja, nenhum fornecedor
compareceu com o interesse de vender para o estado. [Queremos saber também] Se
a Secretaria Estadual de Saúde tem débito com esses fornecedores. Em caso
positivo, qual é o valor desse débito”, pontua. À frente da Promotoria de Saúde
há 16 anos, Ivana diz que nunca presenciou uma crise tão grave. “Nunca vi uma
situação dessas. É uma crise como eu nunca vi antes”, lamenta ao comentar a
urgência para a entrega de medicamentos. “A situação dos pacientes é muito
crítica, porque são medicamentos para doenças graves, a exemplo da hipertensão
pulmonar. O medicamento que eles usam dá uma qualidade de vida tremenda”, completa.




De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a Farmácia do Estado trabalha com
235 tipos de medicamentos. No entanto, a pasta não soube informar quantos
desses estão em falta. Em julho deste ano, a promotoria identificou a falta de
70% desse estoque. “A secretaria dá os mais variados motivos. Uma hora é
problema no edital de licitação. Depois disso, eles fazem um cronograma,
cumprem. Com isso, eles conseguem regularizar esse estoque que está muito
baixo, mas por pouco tempo. Há sempre uma pequena melhora, mas a falta volta a
acontecer de forma bem intensa e com grande número de medicamentos que é de
responsabilidade do estado dispensar”, menciona a Promotora, ao dizer que o
problema se intensificou no último ano.



No momento, o MPPE aguarda as explicações dos fornecedores, que tem até 10 dias
úteis para responder a partir do recebimento. Nenhum deles recebeu o documento
ainda, segundo Ivana. “Se o problema é falta de pagamento, vamos
cobrar do Estado um cronograma de pagamento. Se o problema for algum impedimento
legal por parte do fornecedor, vamos buscar do Estado que tome medidas para
suprimir essas dificuldades e que ele adquira o medicamento. O importante que
ele [Estado] garanta a entrega desses medicamentos tão importantes para a
população”, ao reforçar que responsabilidade é toda do Estado.

Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual de
Saúde informou que tem trabalhado na definição de procedimentos para agilizar a
compra de medicamentos e na elaboração de um cronograma para indicar a
prioridade de aquisição dos remédios. O processo é feito junto à Procuradoria
Geral do Estado. Ainda de acordo com a SES, há um monitoramento permanente do
estoque da Farmácia de Pernambuco para que não haja descontinuidade do
tratamento dos pacientes. O desabastecimento, segundo a Pasta, é causado por
fatores como o atraso na entrega por parte de fornecedores ou a demora na
conclusão de licitações.



A
Secretaria ainda informou que cerca de 39 mil pessoas são atendidas atualmente
na Farmácia de Pernambuco. Há 235 tipos de medicamentos, em 354 apresentações
diferentes, sendo fornecidos aos pacientes. Os usuários recebem seus
medicamentos em 29 unidades instaladas em cidades da Região Metropolitana do 
Recife (RMR) e também do Interior. (Com informações e imagem do G1. CONFIRA)

O município de Garanhuns vai manter a tradição e promove nessa
quarta-feira, dia 7, o Desfile Cívico-Militar na Avenida Santo Antônio.
O Desfile terá inicio às 8h30min. Antes, as autoridades civis e
militares hastearão os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal. Participam da
parada entidades civis; escolas
municipais, estaduais e privadas, bem como as Organizações Militares. Já no
período da tarde, a partir das
15h, será realizado o desfile no distrito
de São Pedro.

DIOCESANO – E os alunos do
Colégio Diocesano de Garanhuns fizeram uma importante homenagem a Pátria na
manhã de hoje, dia 6. É que alunos e professores estiveram ao lado do Bispo
Diocesano, Dom Paulo Jackson, e do Diretor do Colégio, o Padre José Émerson,
hasteando os pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, ao som do Hino Nacional,
executado pela Banda daquele Centenário Educandário. (Com informações e imagem da SECOM/PMG)