BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A candidata do Democratas a
Prefeitura de Garanhuns, Claudomira Andrade, revelou que a Coligação por Garanhuns
e um Brasil Decente também ingressará com uma representação na Justiça Eleitoral
por conta da divulgação de, segundo Ela, “uma pesquisa falsa por parte de uma assessora
do candidato a Prefeito, Sivaldo Albino”. O fato foi registrado pelo Blog do Carlos
Eugênio em postagem no final da tarde de ontem, dia 4 (confira clicando AQUI).     
Em contato com o Blog, a Candidata
considerou o ato de divulgar a pesquisa pelo Facebook e WhatsApp como “uma
forma de tentar ludibriar o eleitorado”, e foi além revelando: “eu também recebi
a mensagem enviada pela assessora do candidato em meu celular. O que se fez foi
ilegal. Isso é uma afronta aos demais Candidatos e um desrespeito a Justiça
Eleitoral e ao povo de Garanhuns. Precisamos de uma medida judicial para coibir
este abuso”, chamou a atenção Claudomira.
“Faço uma campanha limpa, sem
usar este tipo de artifício. Sou candidata porque me considero preparada para
administrar Garanhuns, mas jamais tentarei ganhar votos com artimanhas. O Eleitor
deve escolher o melhor e quem joga limpo. Eu acho que quem inventou essa
pesquisa já dá sinais de desespero”, pontuou a candidata do Democratas, que
atua como Advogada.  
Além da Coligação por Garanhuns
e um Brasil Decente, representantes da Coligação Construindo o Futuro, que tem
a frente o candidato à reeleição Izaías Régis (PTB) também anunciaram que
representarão o candidato Sivaldo Albino (PPS), da Coligação para Cuidar de
Nossa Gente, junto a Justiça Eleitoral. Vale registrar que de acordo com a
Legislação Eleitoral, a divulgação de pesquisa sem registro pode levar os
responsáveis ao pagamento de multa com valores que vão de R$ 53.205,00 a R$
106.410,00.


O OUTRO LADO – Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, o candidato
Sivaldo Albino (PPS) revelou não ter tido conhecimento da divulgação da suposta
pesquisa antes da publicação da reportagem. Ele também reiterou a informação prestada
por Senivaldo Albino, um dos representantes da Coligação para Cuidar de
Nossa Gente, que garantiu, ontem, dia 4, que nenhum membro da Campanha foi
autorizado a divulgar qualquer tipo de informação nesse sentido. 



O Ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB, negou o pedido encaminhado
pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT), para implementar uma nova
etapa do Minha Casa, Minha Vida em Garanhuns. Humberto havia solicitado ao
Ministério que atendesse à demanda do Município, mas o Ministro tucano Alegou que,
em razão de dificuldades financeiras, sua pasta tem outras prioridades que não
passam por Garanhuns. 
“O governo do presidente golpista Michel Temer (PMDB) já havia
abandonado a meta traçada pela presidenta Dilma de contratar 2 milhões de
moradias do programa até o fim de 2018. Agora, o ministro diz que dificuldades
financeiras irão impedir a construção de novas casas em Pernambuco. E a
população sai perdendo, mais uma vez. É um governo de retrocessos sociais
inadmissíveis”, afirmou.
Humberto enviou um ofício ao Ministério das Cidades em 15 de junho deste
ano, atendendo a um pleito do Vereador Audálio Filho (PSDC), via Câmara de Vereadores de Garanhuns, que solicitou a implantação de nova etapa do Minha Casa Minha Vida em Garanhuns e ainda a
criação de um programa habitacional específico aos Servidores Públicos Municipais.
“A população mais carente da cidade, que necessita de moradia para viver de
forma mais digna, vai lamentar essa decisão do Ministério das Cidades, chefiado
por um pernambucano. Mas vou seguir cobrando para que a execução do principal
programa habitacional do país, lançado por Dilma, siga em benefício dos
cidadãos brasileiros”, garantiu. 
A resposta ao pedido de Humberto foi feita pela diretoria do
Departamento de Produção Habitacional. Segundo a pasta, “tendo em vista o
atual cenário macroeconômico do país, que impôs restrições de natureza
orçamentária e financeira ao programa, a prioridade do ministério é a conclusão
de empreendimento em andamento”. Além disso, a diretoria informou que o Ministério
tem a intenção de “retomar obras paralisadas, razão pela qual a contratação de
novos empreendimentos depende da revisão das disponibilidades em andamento no
âmbito da pasta”.
Em relação ao pedido de criar uma modalidade específica direcionada a
atender o funcionalismo da Cidade, o Órgão informou que o objetivo do programa
nacional de habitação urbana é promover a produção ou aquisição de novas
unidades habitacionais para famílias com renda mensal de até R$ 6,5 mil. Disse,
ainda, que a seleção de candidatos a beneficiários é realizada no âmbito local,
segundo as realidades particulares de cada Região. (Com informações do Blog do Magno. CONFIRA)

A quinta edição da Ultramaratona Pernambucana, os 100km do Frio, terá uma novidade para agitar os
corredores locais. A prova, marcada para o próximo 22 de outubro, promoverá uma
homenagem às mulheres no mês dedicado ao combate do câncer de mama.
A ideia é reunir o máximo de atletas e conscientizá-los sobre a
importância dos exames períodos. Por isso, a camisa da prova será rosa e as
equipes femininas que vão disputar as categorias solo (100km), dupla
(50km) e quarteto (25km) vão ganhar desconto de 30% no valor da
inscrição.



A prova é realizada pela Associação dos Corredores da Jaqueira (Acorja)
e o percurso deste ano terá largada em Caruaru e chegada em Garanhuns. A
Acorja se inspirou na campanha realizada em 2015, quando o grupo fez um treino
pela cura do câncer de mama em parceria com a Sociedade Brasileira de
Mastologia Regional Pernambuco.
OUTUBRO ROSA – O mês de
outubro é marcado pelo movimento popular internacionalmente conhecido como
Outubro Rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a
luta contra o câncer de mama e estimula a participação de população, empresas e
entidades. Mais informações sobre os 100km do Frio: Lula Holanda – 81 98861 1604/99117 7332. (Com informações do Vida Fit/JC on-line. CONFIRA)  

Clique
em player e confira o vídeo da edição 2015 dos 100km do Frio:

  


A Anvisa lançou o edital de concurso público com 78 vagas de nível médio
para o cargo de técnico administrativo. O salário é de R$ 6.002,14. Confira o edital AQUI.
As Inscrições começam às 10h do dia 9 de setembro e vão até as 18h do dia 29 do
mesmo mês. A taxa de inscrição custa R$ 70.
São 58 vagas para ampla concorrência, 4 reservadas para candidatos com
deficiência e 16 destinadas a candidatos negros. Os aprovados vão exercer
atividades administrativas e logísticas de nível intermediário, na sede da
Anvisa, em Brasília. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
As provas objetivas, a prova discursiva, a perícia médica dos candidatos
que se declararem com deficiência e a verificação da condição declarada para
concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros serão realizadas em
Brasília-DF. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de
Promoção de Eventos (Cebraspe) vai promover o certame. O processo seletivo
consiste em provas objetiva e discursiva.
Para mais informações ou dúvidas, o candidato deve consultar a Central
de Atendimento do Cebraspe, localizada na Universidade de Brasília, pelo
telefone (61) 3448 0100 ou pelo e-mail [email protected]. (Com informações do JC on-line. CONFIRA)  


A Agência do Trabalho de
Garanhuns está oferecendo doze oportunidades de Empregos aqui em Garanhuns. São
oportunidades para Açougueiro (1); Cartazeiro (1); Farmacêutico (3); Fiscal de Prevenção
de Perdas (1); Gerente de Marketing (1); Padeiro (1); Pintor de Alvenaria (3) e
Supervisor de Vendas Comercial (1). As Vagas constam no site da Secretaria da
Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão
Estadual, os interessados nos cargos devem ter entre 4 e 6 meses de Experiência
comprovados na Carteira de Trabalho, com exceção da vaga para Cartazeiro, que
não exige experiência. Os salários ofertados variam entre R$ 880 e R$ 2.000, a
depender do cargo pretendido. Os postulantes as três vagas de Farmacêutico
deverão ter o nível superior completo, assim como para a vaga de Gerente de
Marketing. Para o cargo de Pintor de Alvenaria é preciso ter o Ensino Fundamental
Médio Completo. Já para as demais vagas a exigência é ter o Ensino Médio
Completo. Segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação
de Pernambuco as vagas são válidas até hoje, segunda-feira, dia 5.


Os candidatos que se encaixem
no perfil devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica
localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de
Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número
do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais
sobre essas vagas, clique AQUI

O radialista Eduardo Peixoto
postou no facebook um vídeo em que Aristón Brito, radialista da Rádio Jornal
Garanhuns, faz um agradecimento às pessoas que oram por sua recuperação. É que Brito
foi vítima de um Acidente Vascular
Cerebral (AVC) no último dia 21 de agosto, e vem se recuperando do problema em
sua residência, depois de ter alta do Hospital.
De acordo com informações repassadas pelo radialista Eduardo Peixoto,
Brito se recupera bem e já vem sendo submetido a sessões de fisioterapia dentro
do tratamento. “Tranquilo e favorável”, respondeu Aristón, ao ser indagado
por Eduardo no vídeo. “Quero agradecer a todo mundo de coração pelas orações,
que continuem porque aos poucos vou melhorando cada vez mais, e estarei de
volta logo, se Deus quiser”, declarou Aristón.



Aristón Brito tem 49 anos e comanda a Super Manhã, programa de grande
audiência na Rádio Jornal, além de participar das duas edições da Ronda
Policial e de outros programas daquela emissora. A expectativa de todos é
pela plena recuperação de Aristón Brito, para que volte ao ar brevemente com
toda a alegria e carisma com que sempre conduziu a sua vida profissional e
social.



Clique em player para ver o vídeo de Aristón Brito, gravado pelo Radialista Eduardo Peixoto: 


Quem pensa que a Campanha Eleitoral
em Garanhuns não terá grandes emoções pode se enganar. É que partidários do
candidato Sivaldo Albino (PPS), da Coligação para Cuidar de Nossa Gente, vem divulgando, através do Facebook e do
aplicativo Whatsapp, o resultado de uma pesquisa, que caso seja real, pode
sinalizar para uma disputa acirrada nas eleições de outubro próximo aqui em Garanhuns.
 
Apesar dos números serem favoráveis a Sivaldo, a divulgação da pesquisa
nas redes sociais deve trazer problemas para a campanha de Albino. É que os dados
apresentados por seus partidários, dentre eles profissionais que integram a
equipe de Campanha, não tem qualquer informação quanto ao Instituto que
realizou a suposta pesquisa, tampouco o devido registro junto a Justiça
Eleitoral.
A informação foi repassada ao Blog do Carlos Eugênio por membros da
Coligação Construindo o Futuro, que garantem que todos os dados (imagens do
facebook e do Whatsapp) já foram coletados e serão apresentados a Justiça Eleitoral
em forma de representação contra o candidato Sivaldo Albino. Vale registrar que
de acordo com a Legislação Eleitoral, a divulgação de pesquisa sem
registro pode levar os responsáveis ao
pagamento de multa com valores que vão de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.
O Blog do Carlos Eugênio
recebeu as imagens da divulgação da suposta pesquisa, todavia não poderemos
publica-los como recebemos, haja vista que também poderíamos arcar com as consequências dessa publicação
de pesquisa não registrada, podendo inclusive sermos multados pela Justiça
Eleitoral.



O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com Senivaldo Albino, um dos representantes da Coligação para Cuidar de Nossa Gente, que revelou não ter conhecimento da divulgação da suposta pesquisa e que nenhum membro da Campanha de Sivaldo Albino foi autorizado a divulgar tal informação

O Juiz da 92ª Zona Eleitoral,
Enéas Oliveira, julgou procedentes as ações de impugnação propostas pelo Ministério
Público Eleitoral e pela Coligação Um Novo Tempo, Uma Nova História
(PTB/PSL/PSC/PRB) e decidiu pelo indeferimento do registro de candidatura de
Sandoval Cadengue (PSB) a Prefeito de Brejão nesta eleições, “por não preencher
os requisitos da legislação eleitoral em vigor”. A decisão foi proferida ontem,
dia 3, e já está disponível no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.  
Ainda de acordo com a decisão do
Magistrado, o candidato ao cargo de Vice-Prefeito da Coligação Frente Popular de
Brejão (PSB/PR/PMDB), Joseraldo Rodrigues (PSB), preenche os requisitos
estabelecidos na legislação em vigor para obter o seu registro de candidatura,
mas ainda não teve o deferimento, já que de acordo com a Legislação Eleitoral o
registro da chapa majoritária só é deferido se ambos os candidatos forem
considerados aptos.
Apesar da decisão judicial, a campanha
de Sandoval segue normalmente, segundo informou, em reserva ao Blog do Carlos
Eugênio, um dos seus assessores. Hoje, dia 4, será realizado um grande evento
em Brejão, denominado de “Caminhada das Mulheres em apoio ao 40”. Ainda segundo
o Assessor, a Frente Popular de Brejão vai recorrer da decisão do Juiz Enéas
Oliveira. “Sandoval está confiante! Respeitamos, mas vamos recorrer dessa
decisão e vamos ganhar às eleições, pois essa é a vontade da maioria do povo de
Brejão”, revelou.


O OUTRO LADO FESTEJA – Além de decidir pelo indeferimento da candidatura
de Sandoval Cadengue, o Juiz Enéas Oliveira deferiu o registro de Janduhy  Bezerra (PTB) e do seu candidato a Vice, Paulo
Moares (PRB). O ato do Juiz da 92ª Zona Eleitoral desencadeou uma grande festa
dos correligionários de Janduhy pelas ruas de Brejão, marcada por pula-pula, buzinaço e muitos
fogos.  

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição dos Agentes Políticos e Coligações para publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem.   

O portal V&C Garanhuns traz a notícia que uma funcionária publica residente
em Arapiraca, no estado de Alagoas, teve seu veículo roubado por volta das
19h30min desse sábado, dia 3, ao diminuir a velocidade para transpor uma lombada
na BR Perimetral 424, mais precisamente na entrada da comunidade de Manoel
Chéu.   
Segundo
a Vítima, identificada como Marciele Barros de Souza, de 49 anos, Ela teria reduzido
a velocidade para passar numa das lombadas existentes no local, quando dois
homens se aproximaram do carro que conduzia, de marca e modelo não informados, e
anunciaram o assalto, levando o veículo da Vítima.



Apesar
de a Polícia Militar ter iniciado diligências na tentativa de capturar a dupla
de assaltantes, até o momento ninguém foi preso. (Com informações de
http://www.vecgaranhuns.com/)


A Associação de Delegados de
Polícia de Pernambuco (Adeppe) informou que cerca de 200 Delegados do Estado
não trabalharão mais no Programa de Jornada Extra da Segurança (PJES), uma
espécie de plantão adicional. Como consequência, segundo a entidade,
aproximadamente 90 delegacias do Estado serão fechadas, na Zona da Mata, aqui
no Agreste e no Sertão.
“O PJES nada mais é que
um programa de pagamento de horas extras que não remunera corretamente os servidores”,
cravou Francisco Rodrigues, presidente da Adeppe. Rodrigues disse ainda que o
modo como o Programa funciona prejudica as investigações policiais.
“Estamos trabalhando basicamente em flagrantes. Assaltos a ônibus, a
carros­-forte, não estão sendo devidamente investigados”, completou.
Com a entrega dos PJES pelos Delegados,
23 delegacias da Zona da Mata pernambucana devem fechar as portas (nas regiões
de Goiana, Palmares e Vitória de Santo Antão), além de 14 no Agreste (na área
de Garanhuns) e cerca de 50 em todo o Sertão, diz a Adeppe. 

A Associação também
lançou uma campanha publicitária para denunciar os números da violência em
Pernambuco. As “Olimpíadas do Medo” cobram providências do Governo em
relação aos mais de 2,6 mil homicídios cometidos no Estado de janeiro a julho
deste ano.
(Com informações do Jornal do
Commercio. CONFIRA)