Diante do aumento no número de
óbitos por COVID-19 aqui em Garanhuns e também pela existência de mensagens de descrédito
ao trabalho dos Profissionais e das Unidades de Saúde locais, principalmente da
Unidade de Tratamento COVID-19, mantida pela Prefeitura de Garanhuns e funcionando
na Cohab 2, muitos cidadãos da Cidade e da Região vêm questionando a qualidade do
serviço prestado no atendimento aos pacientes acometidos pela COVID-19,
sobretudo àqueles que apresentam quadros graves da doença e que precisam ser
internados em leitos de UTI ou até intubados.
Para esclarecer a situação e
tranquilizar a população, o 2º Vice-presidente do Conselho Regional de Medicina
de Pernambuco (CREMEPE), o médico Pedro Geraldo de Souza Passos, esteve em Garanhuns realizando
uma inspeção técnica, à pedido do Ministério Público de Pernambuco, através do
Promotor Domingos Sávio, e concedeu entrevista ao programa ‘O Arraiá do Gláucio
Costa’, da Marano FM, trazendo detalhes dessa vistoria.
Órgão Responsável por fiscalizar o serviço de saúde no Estado, o trabalho realizado
na Unidade de Tratamento COVID-19, conhecida como UPA COVID, apresenta materiais
e medicamentos adequados, bem como profissionais com plena qualificação para
tratar doentes acometidos pela COVID-19.
“Se tranquilizem porque a UPA
está extremamente adequada. Ela está equipada. Ela tem medicamentos. O pessoal
está fazendo um trabalho muito dedicado (…); a UPA de Garanhuns está pronta
para receber a população. Então não deixem de ir. Ao contrário, no inicio dos
sintomas procure o serviço médico (…); confiem, porque a Cidade (Garanhuns) de
vocês tem locais adequados para tratar da doença e profissionais que apesar de
estarem com esgotamento físico absurdo, como toda população médica está, mas
não se negam a fazer um trabalho digno para com a população”, registrou o Dr. Pedro
Passos.
RESPONSABILIZAÇÃO PARA
PESSOAS QUE DIVULGAM INFORMAÇÕES SEM CONFIRMAÇÃO TÉCNICA – Ainda durante a
entrevista ao radialista Gláucio Costa, o 2º Vice-presidente do Conselho
Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE), o Dr. Pedro Passos, registrou que
as pessoas que divulgam informações sem a devida confirmação técnica, levando
o trabalho dos profissionais e das Unidades de Saúde ao descrédito, estão
cometendo crime sanitário e poder vir a ser presas.
“Nós instamos o Ministério Público
porque isso é Crime Sanitário! Isso é muito grave! Estão fazendo uma coisa sem
saber o que estão fazendo, falando o que não conhecem e isso é crime sanitário
contra a população! Essas pessoas tem que saber que vão responder criminalmente,
porque isso não pode. O CREMEPE não tem como fazer do ponto de vista criminal,
mas nós instamos o Ministério Público a acionar essas pessoas no ponto de vista
criminal, que isso é crime sanitário. Isso é muito grave! Essas pessoas podem ser
e devem ser presas! Estão falando bobagem. Não pode! Nós vivemos num País democrático,
não podemos julgar e condenar, sem dar o direito democrático de defesa ao
acusado, não podemos fazer isso. Não é função do CREMEPE, mas nós solicitamos
junto ao Ministério Público que atue perante esse tipo de pessoas”, registrou o
Dr. Pedro Passos.
PROMOTOR FAZ ALERTA – Também
durante o programa ‘O Arraiá do Gláucio Costa’, todavia na edição de ontem, dia
27, o Promotor Domingos Sávio já havia alertado quanto a prática que vem sendo
adotada em Garanhuns por, segundo Ele, pessoas e comunicadores, gerando medo
na população.
“É preciso um respeito muito
grande aos profissionais de saúde que estão nessa linha de frente. É preciso
responsabilidade. É preciso que se reconheça o trabalho realizado pelas Unidades
de Saúde de Garanhuns e não passar a fazer acusações infundadas, gerando medo
na população, levando o cidadão e a cidadã doente a deixar de procurar um
hospital, porque se cria uma fantasia a respeito do não funcionamento”, registrou
o Promotor, que fez um alerta: “é preciso ter responsabilidade, enquanto
comunicadores, para que haja, sobretudo nesse momento, que é de um drama
coletivo e até da humanidade como um todo, o mínimo de bom senso, para que o
cidadão, a cidadã, possa procurar a assistência médica”.
Ainda segundo o Dr. Domingos,
mesmo diante das mortes, é fundamental ter responsabilidade na hora de informar
a população. “Não pode, diante da ocorrência de mortes, que infelizmente
acontecem, passar a fazer acusações infundadas e irresponsáveis, gerando no
seio da população, desconfianças infundadas em relação ao funcionamento do
serviço de saúde, porque está gerando uma situação muito mais grave, de pessoas
que (por conta dessa prática) podem deixar de procurar assistência médica, elevando a tendência da fatalidade”, chamou a atenção o Promotor Domingos Sávio.
>>> OPORTUNIDADE DE ALUGUEL
Galpão com 300m² para fins comerciais, próximo ao Restaurante Sabor do Meio Dia, bem pertinho de onde está sendo construída a Faculdade de Medicina de Garanhuns. Reforme o Imóvel e tenha até 6 meses de Carência no Aluguel.
Após anúncio de ampliação dos grupos prioritários feito
nessa quinta-feira, dia 27, pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Garanhuns
vai avançar na imunização contra a COVID-19, com a inclusão de novos públicos,
de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização (PNO).
“Logo após anúncio do governador Paulo Câmara, nos
mobilizamos para que seja iniciada a vacinação dos novos grupos prioritários em
Garanhuns. Vamos avançar em uma nova fase, com a certeza de que a cada dia mais
vidas estão sendo salvas em nosso município”, destacou o Prefeito Sivaldo
Albino (PSB).
A vacinação dos novos grupos será dividida em duas
etapas, e o agendamento será disponibilizado a partir de hoje, dia 28, na plataforma
Vem Vacina Garanhuns (https://vemvacinagaranhuns.site/).
GRUPOS QUE SERÃO CONTEMPLADOS NESTA 1ª ETAPA:
– População de 59 anos;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Trabalhadores da educação (professores de 45 a 59 anos);
– Forças de segurança e salvamento (policiais federais,
militares, civis e rodoviários, bombeiros militares e civis; e guardas
municipais de 40 a 59 anos);
– Trabalhadores de transporte coletivo de passageiros
urbano (45 – 59 anos);
– Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos
sólidos; e
– Caminhoneiros (55 – 59 anos).
A vereadora Magda Alves (PP)
saiu em defesa dos comerciantes e solicitou ao Prefeito Sivaldo Albino (PSB)
que revogue a proibição quanto ao serviço de delivery de mercadorias que não
estão entre os itens considerados como essenciais. A Parlamentar
protocolou Ofício na manhã de hoje, dia 28, na sede da Prefeitura de Garanhuns, reivindicando
a mudança no Decreto nº 45, instituído por Albino na última terça-feira, dia
25.
“Essa revogação possibilitaria
que os comerciantes pudessem repor parte das percas financeiras que já
contabilizam, podendo inclusive ter a possibilidade de gerar algum faturamento,
de forma a auxiliar no pagamento de seus compromissos junto a fornecedores e funcionários,
bem como na quitação de tributos”, registrou Magda Alves no documento. Ela defende
que a negociação entre clientes e comerciantes, seja realizada em meio digital ou
via redes sociais.
Além de reivindicar a mudança junto
ao Prefeito Sivaldo Albino, Magda também conversou com comerciantes em vários
pontos na Cidade. “Sabemos que medidas para conter a COVID-19 precisam ser
adotadas, porém autorizar o serviço de entrega, com as empresas e entregadores
adotando os cuidados necessários, será importante para o comércio, que está
fechado no período em que pessoas recebem seus salários e movimentam
economicamente a Cidade”, observou Magda Alves.
POSIÇÃO POLÍTICA – Em suas
andanças e conversas com comerciantes, Magda registrou ter sido questionada
sobre a sua posição política e reforçou que não integra a Base do Governo
Sivaldo Albino. “Não é porque não questiono as fotos do Prefeito em sua vida privada
ou que não adoto o discurso do quanto pior melhor, que sou situação”, alertou
Magda.
“Sou independente e meu único compromisso
é com a população de Garanhuns. Não tenho cargos na Prefeitura e nem me lamento
por isso. Sigo trabalhando. Fiscalizando, reivindicando, apresentando soluções
e denunciando as irregularidades, pois foi para isso que a população me elegeu”,
reforçou a Vereadora, que apesar de integrar os quadros do PP, deve apoiar um candidato
a Deputado Estadual que não integra a legenda. “Vou apostar num nome novo, que
já mostrou sua competência como Prefeito, aqui no Agreste, e que tem tudo para fazer
um grande trabalho na Assembleia como representante do povo de Garanhuns e do
Agreste Meridional “, finalizou Magda Alves.
O Governo de Terezinha, através da Secretaria Municipal de
Educação, realizou nessa quinta-feira, dia 27, o movimento “Fora da
Escola, Não Pode!”.
“A equipe da Educação fez colagem de cartazes em vários
pontos da Cidade, buscando incentivar e conscientizar todos da importância do
vínculo entre família/escola”, registrou a secretária de Educação do Município,
Karla Cadengue, que complementou: “precisamos
continuar, mesmo diante de tudo que estamos vivenciando”.
Municipal de Terezinha a se adequar às aulas remotas e vem mexendo com a vida
de milhares de alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.
“O Governo de
Terezinha vem cumprindo as determinações e atendendo todos os protocolos
sanitários contra a pandemia do Novo Coronavírus, sobretudo na questão da
Educação”, registrou o Prefeito Matheus Martins (PSB). (Informe Publicitário,
com informações e imagens da Secretaria de Educação de Terezinha)
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA A POSIÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TEREZINHA:
O município de Lajedo está em situação crítica com relação
à pandemia. De acordo com a secretária de Saúde da cidade, Socorro
Duarte, está faltando oxigênio para pacientes com COVID-19. Por conta
disso, 15 pacientes precisaram ser transferidos para Caruaru, Belo Jardim, São
Bento do Una, Cachoeirinha e Agrestina no início da noite desta quinta-feira, dia
27.
“Está faltando oxigênio no abastecimento do Hospital.
Nós tínhamos oxigênio até cinco horas da tarde, mas os pacientes tiveram uma
demanda muito alta, os nossos leitos foram preenchidos então demandou muito dos
oxigênios. Nós estamos aguardando a chegada por volta das 22 horas. Nesse meio
período, porque nós não temos uma grande quantidade de cilindro, a gente
demanda, vai usando e já enchendo novamente. Até então não tínhamos tido
problema. Mas hoje chegamos nessa situação”, explicou a secretária Socorro
Duarte, na noite de ontem, dia 27, ao JC. A secretária disse, ainda, que Municípios
vizinhos que também estão quase no limite do sistema de saúde, estão enviando
cilindros. “Mas isso é só para uma noite. Com a demanda que nós estamos no
hospital a gente não consegue dar o suporte necessário. Então, para que não
houvesse risco, a gente tomou essa decisão (de transferir os pacientes)”,
comentou.
Socorro Duarte informou que esses oxigênios não são
enviados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), mas, sim, de fornecedores
contatados pela própria Prefeitura. “Amanhã a gente está formalizando
todo o processo para que a gente seja assistido pela Secretaria do Estado, mas
a Gerência Regional de Saúde (Geres) já está ciente dessa situação de
hoje”, pontuou. De acordo com a Secretária, os oxigênios estavam previstos
para chegar ao município às 22h, no entanto, até as 23h20min, o Município ainda
não tinha recebido. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal
de Saúde divulgado nessa quinta-feira, dia 27, foram confirmados 1.795 casos da
COVID-19 em Lajedo e 53 óbitos.
CONCENTRADORES DE OXIGÊNIO
– O Governo do Estado, ainda à tarde, havia anunciado o envio de 149 concentradores
de oxigênio para cidades pernambucanas, com o objetivo de auxiliar os gestores
na qualificação da assistência a pacientes infectados pelo Novo Coronavírus. Dos
concentradores de oxigênio enviados, a Secretaria Estadual de Saúde (SES)
remeterá equipamentos para 44 cidades, 29 delas no Agreste, para onde serão
enviados 99 aparelhos.
Os concentradores de oxigênio filtram
o ar do ambiente e fornecem apenas o oxigênio puro (5 litros por minuto) para o
paciente. Com isso, o equipamento pode substituir os cilindros de oxigênio, que
precisam ser preenchidos constantemente por uma Empresa que forneça gases
medicinais. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)
>>> OPORTUNIDADE DE ALUGUEL
Galpão com 300m² para fins comerciais, próximo ao Restaurante Sabor do Meio Dia, bem pertinho de onde está sendo construída a Faculdade de Medicina de Garanhuns. Reforme o Imóvel e tenha até 6 meses de Carência no Aluguel.
Por conta da alta nos números
da COVID-19 em Pernambuco, as feiras agropecuárias e os torneios de vaquejada
foram suspensos em dez cidades do Agreste. A medida, adotada pela Agência de
Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), fica em
vigor até o dia 6 de junho.
A determinação atinge cidades
que estão na área
de abrangência das medidas mais restritivas, em vigor desde a última quarta-feira,
dia 26, dentre elas: Águas Belas, São Bento do Una, São João, Capoeiras e Lagoa
do Ouro, aqui no Agreste Meridional.
Segundo a ADAGRO, a suspensão
temporária dessas atividades foi definida a partir do Decreto nº 50.752, do Governo,
que estabeleceu medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia
provocada pelo Novo Coronavírus. (Com informações do G1/Caruaru)
A Defesa Civil Nacional
reconheceu a situação de emergência em 14 cidades brasileiras por conta de
desastres naturais, dentre elas Garanhuns.
foram as inundações causadas pelas cheias dos rios. Já no Sul, os
reconhecimentos federais tiveram como causa a estiagem. A estiagem também foi a
causa do reconhecimento de situação de emergência em algumas cidades do
Nordeste.
Já aqui em Garanhuns, o reconhecimento Federal teve como motivo as
chuvas intensas, sobretudo àquelas caídas no último mês de abril, que causaram
diversos estragos, gerando inclusive a morte de uma mulher no Centro da Cidade.
Ao obter o reconhecimento
federal, os Municípios podem solicitar recursos para ações de resposta e
reconstrução. “Os Municípios que tiveram reconhecimento federal de
situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de
resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços
essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados
via plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, registra
Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional. (Com informações do Portal Brasil 61)
A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania
de Garanhuns e a Defensoria Pública do Estado ajuizaram ação civil pública (NPU
0002136-24.2021.8.17.2640) em face das empresas Coletivos São Cristovão LTDA e
Cícero Ferreira de Siqueira- ME (Coletivo Padre Cícero) e do Município de
Garanhuns, para que a Justiça determine a adoção imediata de medidas
necessárias a evitar aglomerações nos terminais e nos coletivos, além da
garantia de circulação dos veículos de acordo com a necessidade da população,
com ocupação de no máximo de 50% dos assentos, de forma a garantir o
distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias.
A Ação requer ainda que a integralidade da frota seja mantida em circulação,
ou, caso não seja o bastante, aumentando a frota, especialmente nos horários de
pico (7 às 9h e 16 às 19h), além da adoção de medidas de contenção do processo
de disseminação do novo Coronavírus (ventilação, desinfecção frequente, uso de
máscaras). Ao município de Garanhuns, que seja determinado o cumprimento da
fiscalização na prestação do serviço dentro das normas sanitárias de
enfrentamento da pandemia, com um cenário atual preocupante.
decretos estaduais, o Município de Garanhuns editou decretos disciplinando,
dentre outras medidas, a capacidade máxima de passageiros dentro dos coletivos.
O último editado é o de nº 43/2021, que trata do assunto no art. 3º, no qual
determina que para os ônibus de pequeno porte como os de grande porte, será
permitido o transporte de passageiros correspondente ao número de
vagas/poltronas disponíveis para assento.
Conforme a ação ajuizada, entendem o Ministério
Público e a Defensoria Pública que a capacidade máxima apenas com passageiros
sentados não é suficiente para evitar a propagação do vírus, sendo necessário,
para garantir efetivo distanciamento entre os passageiros, que a limitação se
dê na ordem de 50% da capacidade de passageiros sentados. Este pleito está de
acordo com consenso científico, público e notório, da necessidade de
distanciamento físico entre as pessoas como uma das formas principais de
prevenção à Covid-19; portanto, não há, no caso concreto, poder discricionário
da Administração Pública Municipal para optar por oferecer ou não as condições
que permitam aos munícipes a observância desse distanciamento nos meios de
transporte de competência da própria Administração.
A ação, firmada pelo promotor de Justiça Domingos
Sávio Pereira Agra e pelo defensor público (Núcleo Garanhuns) Henrique A. de
Magalhães O. Tenório, foi ajuizada na Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, na
última segunda-feira, dia 24 de maio. (Com informações do Site Oficial do
MPPE)
O Juiz em exercício da 64ª Zona Eleitoral de Pernambuco,
Andrian de Lucena Galindo, rejeitou os embargos de declaração do Prefeito e da Vice
de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT) e Eniale de Codinho (PSD), respectivamente.
Em decisão proferida na tarde dessa quarta-feira, dia 26,
o Magistrado considerou não haver motivo para que houvesse contestação pelos
réus de uma decisão que resultou na cassação da dupla. “Fica claro nos autos
que todas as fases processuais foram respeitadas, inclusive a das alegações
finais, oportunidade final, anterior a sentença, para que as partes falem sobre
tudo que foi produzido e juntado”, sentenciou.
Outros três réus também tiveram os embargos rejeitados.
Luiz Aroldo e Eniale foram cassados no começo deste mês, em decisão do Juiz
Eleitoral Rômulo Macedo Bastos, da 64ª Zona Eleitoral de Águas Belas, por
“abuso do poder político e econômico” e por “captação Ilícita de sufrágios”.
Ambas as propostas foram protocoladas pelo Ministério Público Eleitoral. Luiz
Aroldo e Eniale de Codinho recorreram da decisão do Juiz Eleitoral e seguem administrando
a cidade enquanto o processo estiver em fase recursal. Para baixar a decisão judicial clique AQUI.
>>> OPORTUNIDADE DE ALUGUEL
Galpão com 300m² para fins comerciais, próximo ao
Restaurante Sabor do Meio Dia, bem pertinho de onde está sendo construída a Faculdade
de Medicina de Garanhuns. Reforme o Imóvel e tenha até 6 meses de Carência no
Aluguel.
De acordo com o Painel Coronavírus,
do Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/),
Garanhuns atingiu às 17h50min, de ontem, dia 26, a marca de 197 pessoas mortas
pela COVID-19. Só neste ano já são 111 mortes pela doença no Município.
Municipal de Saúde, já foram confirmados aqui em Garanhuns, 10.988 casos da COVID-19.
Deste total, 9.105 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento
domiciliar e não apresentar mais sintomas (82,86%); e 643 pessoas que foram
confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Ao todo, até ontem, dia 26,
42.051 pessoas já haviam sido vacinadas contra a COVID-19, sendo 29.240 com a
primeira e 12.811 com a segunda dose do imunobiológico.
LEITOS DISPONÍVEIS – O avanço
da COVID-19 em Garanhuns também é refletido pela falta de disponibilidade de
leitos para tratar os pacientes graves e moderados da doença.
Segundo informações repassadas
ao Blog do Carlos Eugênio pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na manhã
de hoje, dia 27, apenas dois leitos de UTI estavam disponíveis na Cidade, sendo
um no Hospital Perpétuo Socorro e outro no Hospital Dom Moura. Também havia um leito,
dotado de respirador, na Sala de Estabilização da Unidade de Tratamento COVID-19.
Além desses, existia a disponibilidade de outros leitos clínicos, sendo 6 na Unidade
de Tratamento COVID-19 (Cohab 2) e dois no Hospital Palmira Sales, como também
quatro leitos de enfermaria pediátrico no Hospital Regional Dom Moura.

































































