Atualizada as 7h, de 07/04/2021:
Com o intuito de amenizar os
efeitos da Pandemia, sobretudo junto às famílias carentes de Garanhuns, a
Prefeitura iniciou o processo de distribuição de cestas básicas na Cidade, nos Distritos
e nas Comunidades Quilombolas. Ao todo, segundo a Gestão Sivaldo Albino serão
contempladas 8 mil famílias com o benefício.
“A entrega será feita em duas
etapas: até sexta-feira, dia 9, serão distribuídas 4 mil cestas e na próxima
semana será entregue o restante”, registrou o Prefeito Sivaldo Albino (PSB),
que participou da entrega dos alimentos na manhã desta terça-feira, dia 6, no bairro
de Manoel Chéu. Ainda pela manhã, famílias da Cohab 3 foram contempladas com as
entregas. As Cestas Básicas foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura
e também através de Emenda Parlamentar do deputado Federal Fernando Rodolfo
(PL).
“Nós tivemos todo o cuidado de
identificar e cruzar os dados dessas pessoas, para que não houvesse duplicação
nas entregas e todos pudessem ser contemplados. O que nós queremos é ter um
diagnóstico real da situação das diversas famílias da nossa Cidade”, registrou
a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Eliane Madeira,
garantindo que os contemplados foram identificados por meio de levantamentos
junto a Associações, CRAS e Programas Sociais.
De acordo com o cronograma da
Prefeitura, ainda nesta semana, as cestas contemplarão famílias carentes na Boa
Vista, Magano, Heliópolis e comunidades da Liberdade e Parque Fênix, além dos
distritos de Iratama, Miracica e São Pedro. A expectativa é que uma nova
remessa de Alimentos seja adquirida pelo Governo Municipal para contemplar novas
famílias numa segunda etapa da distribuição.
CAMPANHAS SOLIDÁRIAS – E
em meio as ações governamentais, cidadãos comuns seguem realizado Campanhas
Solidárias para amenizar o sofrimento das famílias carentes de Garanhuns. Nessa
terça-feira, dia 6, vinte famílias do Loteamento Village foram beneficiadas com
a distribuição de alimentos.
“Contando com doações de
famílias do Village e das comunidades São Francisco e Santa Clara pudemos
realizar uma Páscoa Solidária, levando alimentos para vinte famílias. O recebimento
de doações continua para que possamos beneficiar cada vez mais irmãos, pois a
realidade atual é de muitas dificuldades”, registrou Danilo Pessoa, que ao lado
de outros voluntários, realizou a ação social. (Com imagens de Thomas Ravelly e
Informações da SECOM/PMG)
Se torna cada vez mais comum a
divulgação de vídeos que mostram vacinadores não realizando o trabalho de
imunização contra a COVID-19 de forma correta em todo o Brasil. São imagens de profissionais
de saúde que não injetam o líquido da vacina nos cidadãos, o que certamente
coloca em risco a vida do vacinado.
Aqui em Garanhuns, até o momento
não existem registros de vídeos que indiquem qualquer irregularidade no serviço
de vacinação. Todavia, uma cidadã, identificada apenas por Aurenice, se mostrou
em dúvida quanto ao serviço de aplicação da segunda dose da vacina contra a
COVID-19, que segundo Ela, teria sido administrada ou não em sua mãe, a senhora
Severina Bezerra de Lima, de 78 anos. A dúvida foi registrada na manhã de hoje,
dia 6, no ponto de vacinação que funciona na Escola Antônio Gonçalves Dias, o
CAIC, na comunidade do Indiano e deu-se por conta da falta de apresentação da
seringa vazia após o final da vacinação da Idosa, procedimento que não é obrigatório. O fato foi registrado no Blog
do Cisneiros e no Programa Combate, da Rádio 87 FM.
Apesar da dúvida apresentada
pela Cidadã, informações veiculadas pelo Blog do Cisneiros dão conta que o Imunizador,
de identidade completa não registrada até o momento, garantiu ter realizado o serviço de
forma correta e que um exame de sorologia pode comprovar que o imunizante foi
injetado no corpo da Idosa. Ainda de acordo com informações veiculadas por àquele Blog,
o Profissional é bastante experiente e atua há 15 anos no serviço público de saúde
em Garanhuns, sendo dez desses, trabalhando como imunizador.
O Blog do Carlos
Eugênio solicitou uma posição da Secretaria Municipal de Saúde, através da sua assessoria,
mas até o momento a Pasta não se pronunciou sobre o assunto. Seguimos a disposição de todos os citados, direta ou indiretamente, nesta reportagem, para publicar as suas posições sobre o assunto.
PROJETO DE LEI – Visando
sanar possíveis dúvidas, o vereador Gersinho Filho (PTB) vai apresentar um
Projeto de Lei na reunião ordinária da Câmara de Garanhuns dessa quinta-feira, dia 8, buscando tornar
obrigatório o registro, através de vídeo, de todos os atos de vacinação contra
a COVID-19 em todos os Pontos de Vacinação de Garanhuns. Segundo o Projeto de
Lei apresentado por Gersinho, o registro deve acontecer desde a identificação
do cidadão até o ato de injetar o imunizante no corpo do Vacinado.
Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
Policiais da 9ª Delegacia
Especializada de Atendimento à Mulher prenderam na manhã de ontem, dia 5, um Professor
de Capoeira. Ele é suspeito de ter estuprado duas irmãs, sendo uma menor de 14
anos, que residem aqui em aqui em Garanhuns.
contra o Professor, que não teve a identidade registrada pela Polícia. O crime
teria acontecido no mês passado e foi denunciado pelas Vítimas. O Professor foi
encaminhado à Audiência de Custódia.
HOMEM É PRESO DO AGRESSÃO A
EX-COMPANHEIRA – E a Polícia Militar prendeu um Homem, de 29 anos, que
teria agredido sua ex-companheira com socos no rosto. O caso foi registrado nesse
domingo, dia 4, na comunidade da Liberdade, aqui em Garanhuns. O suspeito, que
não teve a identidade registrada, foi levado à Delegacia de Polícia e autuado
em flagrante pelo crime de lesão corporal e violência doméstica. (Com informações
de https://www.portalagresteviolento.com.br/)
Em contato com o Blog do
Carlos Eugênio, o ex-prefeito Izaías Régis, que governou Garanhuns entre os
anos de 2013 e 2020, registrou que “não houve qualquer irregularidade na
contratação da Empresa para construir a rampa do novo Colégio Municipal”.
divulgação de informações de que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vem investigando
denúncias referentes a execução do contrato celebrado entre a Prefeitura de
Garanhuns e a empresa Projetcons Engenharia e Arquitetura LTDA (CNPJ nº
34.016.448/0001-15), contratada, por meio de licitação, por R$ 227.097,44, em
julho do ano passado, para realizar os serviços de construção de uma rampa na
nova Escola Padre Agobar Valença, que vem sendo edificada na Avenida Caruaru (relembre clicando AQUI).
“A contratação da empresa para
executar os serviços de construção da rampa da Escola seu deu através do
Processo Licitatório nº 025/2020, Tomada de Preços nº 005/2020. O projeto foi
elaborado pela Secretaria de Planejamento na época e o orçamento base foi feito
em cima da tabela Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da
Construção Civil, o SINAPI. Três empresas participaram do Certame e todos os
procedimentos foram feitos dentro da legalidade e com transparência”, registrou
Izaías Régis, que complementou: “o Ministério Público vai receber a documentação
e constatar que não há problema algum”, garantiu.
Em consulta ao portal Tome
Conta, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), o Blog do
Carlos Eugênio constatou que dos R$ 227.097,44 contratados, apenas R$
107.591,38 foram pagos pela Prefeitura de Garanhuns, sendo anulados os R$
119.506,06 restantes do Contrato. “Essa anulação se deu porque a Empresa
desistiu da Obra, já que, segundo eles (Projetcons Engenharia e Arquitetura
LTDA), o recurso licitado não daria para concluir o serviço, sendo necessário um
realinhamento de preços, que não foi feito por nossa Gestão e por isso houve a
anulação do saldo do Contrato”, complementou o ex-prefeito Izaías Régis.
Uma Pastelaria, localizada nas
imediações do Terminal Rodoviário de Garanhuns, mais precisamente por trás do Parque
Euclides Dourado, foi arrombada por criminosos na madrugada dessa
segunda-feira, dia 4.
De acordo com a Polícia Civil,
o Proprietário foi informado do arrombamento na manhã seguinte e constatou a
falta de vários objetos, dentre eles: caixa de som; roteador; micro-ondas; botijão
de gás, além de utensílios elétricos e domésticos, bem como bebidas e
mercadorias. A Polícia Civil investiga o crime.
MOTOQUEIROS ASSALTAM
COM ESPINGARDA 12 – Criminosos utilizando arma de grosso
calibre (Espingarda 12), assaltaram um Homem de 57 anos na noite dessa
segunda-feira, dia 5, nas proximidades da Escola Mário Matos e do Núcleo de
Polícia Civil, na avenida Barão de Nazaré, na comunidade da Brasília. Segundo a
Vítima, dois elementos numa Motocicleta, de cor preta, realizaram a ação, levando
o aparelho celular. (Com informações e imagens do Portal Agreste Violento.
CONFIRA)
Candidatos que participaram da
terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), o SSA 3, já podem
conferir o listão dos aprovados. A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou o
resultado nesta terça-feira, dia 6. A lista pode ser conferida clicando AQUI ou
na página do processo seletivo. Para os que não foram classificados, a UPE
divulgará, na próxima terça-feira, dia 13, a lista com os nomes dos
vestibulandos remanejáveis (aprovados e não classificados).
Para quem conquistou vagas é
importante ficar atento ao período de matrículas (veja edital). Será entre os
dias 20 e 23 de abril, pela manhã, das 8 às 13h. Aqueles que não zerem suas
matrículas, nesses dias, serão automaticamente desclassificados. O primeiro
remanejamento será divulgado no dia 14 de maio.
Os candidatos classificados
nos cursos oferecidos no interior deverão se dirigir às Unidades correspondentes
aos cursos ao qual se inscreveram. Para realizar a matrícula, o estudante
deverá apresentar duas fotos 3×4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou,
apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos: Carteira de identidade;
CPF; Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar.
Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do
ensino médio e os anos finais do 6º ao 9º do ensino fundamental em escola
pública estadual ou municipal. Também é preciso apresentar a Certidão de
nascimento ou de casamento; o Título de eleitor e comprovante de votação, além
da prova de quitação do serviço militar, para homens maiores de 18 anos.
(Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)
O Portal V&C Garanhuns
trouxe a informação que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da
2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, está investigando denúncias referentes a suposta improbidade administrativa no contrato celebrado entre a
Prefeitura de Garanhuns e a empresa Projetcons Engenharia e Arquitetura LTDA
(CNPJ nº 34.016.448/0001-15), realizado em 2020. Segundo o Blog, o contrato,
no valor de R$ 227.097,44, é destinado a construção de uma rampa na nova Escola Padre
Agobar Valença, que vem sendo edificada na Avenida Caruaru.
De acordo com o V&C, que
teve acesso exclusivo a informação, a investigação foi iniciada após a chegada
de duas denúncias ao MPPE, que abriu um Inquérito Civil Público para apurar as
supostas irregularidades. O Órgão solicitou “com urgência” informações a
Prefeitura de Garanhuns, inclusive requisitando todos os documentos relativos
ao processo licitatório e aos pagamentos realizados, ainda no ano passado, pela
Gestão Municipal.
Em consulta ao portal Tome Conta, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), é possível constatar que
dos R$ 227.097,44 empenhados no dia 7/7/2020, R$ 107.591,38 foram liquidados e
pagos pela Prefeitura de Garanhuns, em quatro sub-empenhos: R$ 31.485,29
(28/08/2020); R$ 28.541,08 (21/10/2020);
R$ 32.392,09 (30/11/2020) e R$ 15.172,92 (em 17/12/2020). Já os R$ 119.506,06
restantes do Contrato foram anulados no dia 28/12/2020.
O Blog do Carlos Eugênio está à
disposição do Governo Municipal de Garanhuns; do Ministério Público; da empresa
Projetcons Engenharia e Arquitetura LTDA, como também do ex-prefeito Izaías Régis
e de membros da sua Gestão para publicar suas versões sobre as informações trazidas
nesta reportagem.
O Prefeito Sivaldo Albino (PSB)
vem divulgando, através da sua assessoria, que através da renegociação de contratos
e valores de serviços prestados, a Prefeitura de Garanhuns vem conseguindo economizar
os recursos públicos municipais.
Garantindo ter enxugado a
frota, todavia sem trazer detalhes relacionados a quantidade; especificação e
valor pago por cada veículo locado, a atual Gestão registra que conseguiu
realizar uma “economia absurda” ao
cancelar o contrato firmado no Governo Izaías Régis e contratar, de forma
emergencial (sem licitação) uma nova Empresa para prestar o serviço de locação de
veículos.
“O total licitado da Gestão anterior chegava a R$ 2.247.314,76
anuais, com valor para seis meses de R$ 1.123.657,38. O contrato emergencial da
atual Gestão para o mesmo período é de R$ 453.780,00, sendo que está prevista a
utilização de apenas R$ 346.980,00, cerca de R$ 700.000,00 menos que o valor
gasto em locação de veículos nos primeiros seis meses de 2020”, registra a Assessoria.
“Podemos dizer que estamos
prontos para um novo momento, que será percebido pela população com a chegada
das primeiras obras, fruto do esforço em proteger o erário, com as medidas de
contenções administrativas e renegociações de contratos, como este da locação
de veículos”, registrou o Prefeito, garantindo que o primeiro trimestre da sua
Gestão foi de ajustes, “onde fomos conhecendo as dívidas deixadas da gestão
passada, e fazendo as economias necessárias para investimentos, e ainda assim ampliando o
atendimento à população”, finalizou Sivaldo Albino. (Com informações da
SECOM/PMG)
A vereadora Magda Alves (PP), que
adota uma postura independente na Câmara de Garanhuns, denunciou, segundo Ela,
a falta de transparência nas ações da Prefeitura do Município. De acordo com a Parlamentar,
o Governo Sivaldo Albino segue sem prestar informações pedidas por seu Gabinete,
mesmo após reiteradas solicitações.
“Apesar de reiteradas
solicitações, a Secretaria de Administração segue sem prestar as informações
referentes a quantidade de servidores efetivos e os cargos que estão vagos.
Essas informações vão embasar a nossa luta pela abertura de um novo Concurso
Público em Garanhuns, já que o último foi promovido há seis anos e com apenas
253 vagas. Acreditamos que hoje temos temporários exercendo funções de Efetivos,
enquanto vagas num Concurso poderiam ser abertas, democratizando o acesso ao emprego
público, sem qualquer favorecimento”, justificou a vereadora Magda Alves.
Segundo Magda, a falta de
informações é um desrespeito as Leis e ao cargo de Vereador. “A Prefeitura não apenas
está descumprindo a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal Nº 12.527), mas
fazendo pouco caso do cargo de Vereador. Vamos apresentar um requerimento solicitando
essas informações ao Prefeito via Plenário, para vermos se o Regimento Interno
da Câmara e, por tabela, todos os demais Vereadores também serão desrespeitados,
já que a ação fiscalizadora e o controle por parte do Poder Legislativo são prerrogativas
do mandato do Vereador”, pontuou a Parlamentar.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA –
Ainda segundo Magda Alves, a Prefeitura de Garanhuns, através da Controladoria
Municipal, também não vem atualizando o Portal da Transparência, sobretudo
referente aos dados funcional e de remuneração dos Servidores Municipais. “As
informações referentes a folha de pagamento do mês de março ainda não constam
no Portal, porém esses dados já deveriam estar disponíveis desde a conclusão do
pagamento mensal dos funcionários, encerrado no último dia 31, segundo
calendário divulgado pela própria Prefeitura”, registrou a vereadora Magda
Alves.
O Blog do Carlos Eugênio está à
disposição da Prefeitura de Garanhuns, através das pastas de Administração e da
Controladoria para publicar as suas versões quanto aos fatos trazidos pela
Parlamentar nesta reportagem.
A exemplo de Saloá, Recife, Arcoverde e Olinda, o município de Garanhuns poderá contar com um
Auxílio Emergencial Municipal, através do pagamento de parcelas no valor de R$
200 a R$ 500, por 3 ou 5 meses. Pelo menos esta é a pretensão do vereador Erivan
Pita (PSD), que integra a Bancada Governista na Câmara de Garanhuns.
De acordo com as pretensões do
Vereador, os recursos a serem repassados pela Prefeitura, através do Fundo
Municipal de Assistência Social, beneficiariam desempregados e famílias em situação
de pobreza e de extrema pobreza no Município. Segundo apurou o Blog, proposição
nesse sentido será apresentada por Pita na reunião da Câmara nessa quinta-feira,
dia 8. Sendo aprovada no Legislativo, a decisão final sobre a instituição do
benefício ficará a cargo do Prefeito Sivaldo Albino (PSB), que ainda não fez
qualquer sinalização neste sentido.
DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS – E
diante do quadro de dificuldades vivido pela população de Garanhuns, cresce, a
cada dia, a necessidade de ações sociais em assistência aos mais vulneráveis,
inclusive com a distribuição de alimentos por parte da Prefeitura, em formato
de Cestas Básicas.
que a Prefeitura vem trabalhando para adquirir 6 mil Cestas Básicas para
distribuição simultânea em vários pontos da Cidade, contemplando às famílias
carentes do Município. “Vamos fazer um investimento de cerca de R$ 500 mil
reais e realizar a distribuição com uma nova dinâmica, tanto na área urbana,
quanto rural, nos distritos e também a partir de levantamento no Cadastro do
Bolsa Família, para que possamos fazer essa distribuição através de
associações, escolas e dos CRAS”, pontuou Sivaldo, que não estimou um prazo
para que as famílias carentes possam começar a ser beneficiadas.




























































