BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

A Prefeitura de Terezinha,
através da Secretaria de Saúde, segue registrando recuperações da COVID-19. De acordo
com o Boletim divulgado na noite de ontem, dia 4, dos 240 casos positivos, 220
já se recuperaram da doença no Município. Também já foram descartados outros 734 casos após
testagens realizadas pelas equipes da Saúde Municipal.


Desde o inicio da Pandemia, em
março do ano passado, a média de letalidade segue baixa, tendo sido registrados
três óbitos pela doença. “Graças a conscientização da nossa população e do
trabalho compromissado dos nossos profissionais de Saúde, estamos conseguindo
superar os desafios impostos pelo Novo Coronavírus. Estamos tendo uma dedicação
total, tanto na prevenção, quanto no tratamento desta doença que vem assolando
todo o Mundo”, reconheceu o Prefeito Matheus Martins (PSB).

VACINAÇÃO – Até ontem,
dia 4, Terezinha já havia imunizado 686 cidadãos contra a COVID-19. “Estamos
trabalhando de forma rápida e com segurança. A medida em que as doses da vacina
destinadas pelo Governo do Estado chegam em nosso Município, agilizamos de imediato o
trabalho de imunização”, complementou Matheus Martins, que também firmou convênio
para comprar doses do imunizante, através do Consórcio Nacional de Vacinas das
Cidades Brasileiras (CONECTAR), liderado pela Frente Nacional de Prefeitos
(FNP).


O município de São Bento do Una suspendeu a vacinação contra
a COVID-19 nesta segunda-feira, dia 5. A paralisação se deu por conta de um
problema com a oscilação de temperatura da câmara de conservação onde os
imunizantes estavam armazenados. Com isso, cerca de 2.800 doses estão sob uma
análise, aguardando diagnóstico sobre a possibilidade ou não de serem
utilizadas. 


De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, as doses da
Astrazeneca e CoronaVac foram encaminhadas para a 4ª Gerência Regional de
Saúde (GERES), em Caruaru, onde deverão ser analisadas. Ainda não há previsão
de quando a GERES irá emitir o laudo que irá apontar se as doses foram
perdidas.

Até o momento, o Prefeito Alexandre Batité (MDB) não veio a público para registrar as providências que adotará para evitar novas falhas. Apenas uma Nota foi publicada nas Mídias Sociais da Prefeitura. Atualmente, São Bento do Una vinha vacinando idosos com
idade a partir dos 65 anos, além de profissionais de saúde. Até a última quinta-feira
(1º), o Município havia vacinado 6.089 cidadãos. O Município já contabilizou
1.391 casos positivos e 43 óbitos pela COVID-19. (Com informações do JC
Online. CONFIRA)


A disputa por cadeiras na
Assembleia Legislativa de Pernambuco no próximo ano tende a ser bastante
acirrada aqui no Agreste Meridional. É que além dos nomes locais, deputados e
novatos certamente vão centrar forças na Microrregião, composta por quase 500
mil eleitores.

Nomes como Danillo Godoy (PSB);
Álvaro Porto (PTB); Claudiano Filho (PP); Doriel Barros (PT); Marcantonio Filho
(PP); Priscila Krause (DEM) e Romário Dias (PSD) devem disputar os votos dos
agrestinos e de forma direta com os candidatos radicados aqui em Garanhuns.

Até o momento, vários nomes locais
se apresentam como possíveis candidatos. Destaque para o ex-vereador Zaqueu
Lins (PL), que teve 16.489 votos na última disputa pela Prefeitura de Garanhuns
e o ex-prefeito Izaías Régis (sem Partido), que vem de três mandatos consecutivos
de Deputado Estadual e dois de Prefeito de Garanhuns.

Além desses, os nomes do coronel
PM Marcos Campos (PSL); do médico Eduardo Miranda (DEM); do Reitor da UPE, Pedro
Falcão (sem partido) e do vereador Gersinho Filho (PTB) também são cogitados para
entrar na disputa por vagas na Casa de Joaquim Nabuco.

CAYO ALBINO – Contando com
a força da máquina municipal, o jovem Cayo Albino (PSB), que é filho do
Prefeito Sivaldo Albino e que atua como secretário Executivo na CODEAM, tem
tudo para ser o nome do Grupo Governista na disputa. Sivaldo conta, atualmente
com o apoio de 15 dos 17 Vereadores da Cidade, o que aliado a força política do
Prefeito, devem tornar Cayo como um dos nomes mais fortes na disputa aqui no Agreste
Meridional.

FABIANA ROLIM – Filha
do ex-prefeito Silvino Duarte (PTB) e considerada como o “fato novo” nas
eleições de 2020, quando exerceu forte presença ao lado do Pai na campanha
eleitoral e demonstrou carisma semelhante ao da mãe, a ex-deputada Aurora Cristina
(falecida em 2015), a oftalmologista Fabiana Rolim, também é tida como um dos principais
nomes para a disputa no próximo ano. 

A divulgação de uma recente mensagem de Páscoa, aliada
as especulações de que abrirá um consultório na Cidade para ficar mais próxima
do eleitorado local, já que atualmente atende apenas em Recife, sinalizam que
Fabiana estaria decidida a entrar na Política Partidária e ter o nome lançado
na disputa estadual do próximo ano.
   


]

A Prefeitura de Garanhuns, através
da Secretaria de Saúde, lançou Edital convocando empresas do ramo para
apresentação de cotação de preços visando o fornecimento de Medicamentos e Material
Médico-hospitalar para a Central de Abastecimento Farmacêutica do Município.

O Edital publicado no Diário
Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 5, registra que “as planilhas
descritivas e demais informações necessárias deverão ser solicitadas através do
e-mail: [email protected] e do telefone: (87) 3762-0571”. As
Empresas interessadas têm até dois dias úteis a contar de hoje, dia 5, para
solicitar a documentação e participar da cotação de preços. No Edital não há informações quanto aos valores que a Prefeitura pretende investir na compra dos medicamentos. 

Em recente entrevista ao Blog do Carlos
Eugênio e ao ser indagado sobre a falta de itens nos Postos de Saúde e na
Farmácia Central, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) registrou
que foram efetuadas prorrogações em
contratos para 
aquisição de medicamentos e com isso as mesmas Empresas
que forneciam os produtos na Gestão passada, seguiram trabalhando junto ao
Município. “Fizemos uma compra de medicamentos que acredito que dá para passar
dois ou três meses nos postos de saúde, até a gente preparar um novo processo
de licitação”, registrou Albino. “A população pode ficar tranquila que estamos
fazendo o levantamento e que cada medicamento que estiver faltando nos Postos
de Saúde e na Farmácia Central, e logo, logo estarão abastecidos”, garantiu o
Prefeito de Garanhuns. 

CLIQUE EM PLAYER PARA CONFERIR A POSIÇÃO DO PREFEITO SIVALDO ALBINO: 



O presidente Jair Bolsonaro
reproduziu em sua conta no Twitter neste domingo, dia 4, um vídeo em que o
apresentador Sikêra Jr. faz críticas ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara
(PSB), a partir de cifras retratadas em seu programa como verbas da União
destinadas ao Estado.

“Paulo Câmara, esse
dinheiro não é teu, é para salvar vidas”, provoca o apresentador de TV
após citar números que ele atribui a repasses do governo federal.
“Senhores governadores, criem vergonha na cara. Digam ao seu povo quanto receberam
para cuidar das vidas, e não tomar essas vidas, não matar as pessoas”,
acrescenta Sikêra Jr. Também no vídeo de Sikêra Jr., um infográfico classifica
R$ 17 bilhões como “benefícios ao cidadão” de Pernambuco, que são
somados a outras cifras para chegar a um montante que o apresentador usa para
provocar o governador do Estado.

Ao comentar a postura de Bolsonaro,
Paulo Câmara registrou: “difícil acreditar que em um dia como hoje, domingo de
Páscoa, sejamos obrigados a nos deparar com novas atitudes lamentáveis do
Presidente da República. Em lugar de disseminar fake-news, por que não assumir
suas verdadeiras atribuições e fazer parte do enfrentamento à pandemia?”,
questionou Paulo via Twitter.
 

Ainda de acordo com o Governador,
o trabalho que tem sido desenvolvido em Pernambuco tem como principal objetivo
“salvar vidas”, enquanto o Presidente “trata a dor do outro como
mimimi e o luto como fraqueza”. “Nossa maior missão é salvar vidas.
Infelizmente, de alguém que trata a dor do outro como mimimi e o luto como
fraqueza, não se pode esperar muito. Mas, movidos por espírito público e princípios
humanitários, que alguns parecem desconhecer, vamos seguir na luta”,
observou Paulo Câmara. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


Em meio a milhares de pessoas
recuperadas, mas também de mortes e casos positivos da COVID-19, a vacina é
tida como a principal esperança para que retomemos nossas vidas nessa nova
realidade humana.

Em Garanhuns, segundo dados da
Secretaria Municipal de Saúde, 14.039 pessoas já receberam a 1ª dose e 2.485 concluíram
a imunização com a 2ª dose da vacina contra a doença que já ceifou a vida de 141
garanhuenses (segundo dados do Ministério da Saúde), desde 7 de abril de 2020,
quando a primeira morte por COVID-19 foi registrada na Cidade.   

Dentre os vacinados aqui em Garanhuns,
destaque para o músico Luiz Carlos Cafuringa, o Cafú, que emocionou muita gente
ao entoar trecho da canção “Tudo é do Pai” no momento em que foi vacinado no Ginásio
do SESC na última semana. “O gesto de Cafuringa nos enche de esperança de que
tudo se resolverá no tempo de Deus, pois como ele bem cantou, tudo é do Pai,
toda honra, glória e vitória são de Deus”, ressaltou Luiz Carlos Leite em postagem
nas redes sociais.


VACINAÇÃO – Se você ou seu
familiar tem idade superior aos 65 anos, agende a vacinação contra a COVID-19 pelo
site: www.vemvacinagaranhuns.site.
De acordo com a Prefeitura, a segunda dose da população acima de 85 anos e
idosos acamados será realizada em domicílio.

Já para as segundas doses do
público de 70 a 84 anos não será necessário agendamento, devendo ser respeitada
a data indicada no cartão de vacina, entregue após a aplicação da primeira
dose. Para garantir a imunização, o Idoso deve procurar o ponto de vacinação de
2ª dose mais próximo, das 9 às 12h e 14 às 16h. No ato da vacinação, é
necessário que o idoso esteja munido do cartão de vacinação, documento de
identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. 

Os idosos com
idades entre os 65 e 69 anos que já realizaram o cadastro na fila de espera
pelo site: www.vemvacinagaranhuns.site,
serão informados sobre a data, local e horário de vacinação, de acordo com a
ordem de inscrição e o quantitativo de vacinas recebidas pelo Município. O
agendamento será confirmado por Telefone, Whatsapp ou e-mail, conforme dados
disponibilizados no ato da inscrição. 

MAIS VACINAS – Garanhuns
recebeu nessa sexta-feira, dia 2, mais 5.720 doses de vacinas contra a COVID-19.
Deste total, 5.170 doses são da Sinovac/Butantan e 450 doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz.
Nessa nova remessa, 680 doses serão destinadas a 15% do público de 65 a 69
anos. Também serão garantidas 100 unidades para bombeiros militares, entre
primeiras e segundas doses. Já 450 unidades serão destinadas a 2ª dose do público
de 85 anos ou mais; 1.910 unidades para 80% do público de 75 a 79 anos; 2.470
unidades para 70% do grupo de 70 a 74 anos e 110 unidades para 2% dos
trabalhadores da saúde.

QUER SABER MAIS SOBRE O CARTÃO DE TODOS? CLIQUE AQUI.

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR O SEU CARTÃO!


Seguem abertas até o próximo
dia 10 de maio, as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de
Verdejante, município distante 335km de Garanhuns.

Com salários que vão de R$
1.100,00 a R$ 15.000,00, ao todo o Certame oferece 126 vagas de contratação
imediata e 645 de cadastro reserva para os níveis fundamental, médio e superior.
A banca organizadora é o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro
(IDIB). 

As inscrições devem ser realizadas pelo
site: www.idib.org.br. A taxa de inscrição
varia entre R$ 70 e R$ 100, a depender do cargo. A prova objetiva está
prevista para o dia 4 de julho. O Concurso tem validade de dois anos, podendo
ser prorrogado por igual período. Confira o Edital clicando AQUI.   


O Reitor da Universidade de
Pernambuco, Pedro Falcão, foi eleito, por unanimidade, o primeiro Acadêmico
Benemérito da Academia Pernambucana de Ciências (APC). Dentre os atributos
avaliados pela entidade fundada em 1978, estão a competência administrativa e
contribuição à produção científica do Estado demostradas por Falcão ao longo
dos anos.

“Seu empenho diário na gestão
da UPE é motivo de muito orgulho para o Governo do Estado e também pra nós, que
o conhecemos de perto, e sabemos do seu compromisso”, reconheceu o Deputado
Estadual Lucas Ramos (PSB), em postagem nas redes sociais.

 

Pedro Henrique de Barros
Falcão é bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE), mestre em ciências na área de biologia celular e molecular
pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em ensino, filosofia e história
das ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor adjunto
com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi presidente do
Conselho Regional de Biologia da 5ª Região e coordenador de Pós-Graduação,
Pesquisa e Extensão; vice-diretor e diretor do campus Garanhuns e pró-reitor
Administrativo da UPE. Entre abril e agosto de 2014, ocupou o cargo de
secretário-executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Pedro Falcão exerce a função
de Reitor da UPE desde 2016. No próximo ano, a missão de Pedro como gestor da
UPE se encerra. Prestigiado pelo Governo do Estado, Falcão é cotado para
disputar uma das vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PSB.
 


A Secretaria de Saúde confirmou dois
novos Óbitos por COVID-19, aqui em Garanhuns. Trata-se de pessoas de 74 e 41
anos, que faleceram nos dias 9 e 12 de março em Unidade da Rede Particular,
respectivamente. Ambos os Óbitos estavam sendo investigados pelo Município.
Outras nove mortes estão sob investigação pela Vigilância Epidemiológica de
Garanhuns.

Ao todo, já foram confirmados 7.936
casos da COVID-19 aqui em Garanhuns. Deste total, 140 pessoas vieram a óbito; 6.939
estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não
apresentar mais sintomas; e 135 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19
estão em monitoramento. Segundo a Prefeitura já foram realizados 12.638 testes
pela Rede Municipal de Saúde.

VACINAÇÃO – Até hoje, dia
3, 14.039 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 2.485 receberam a segunda
dose do imunizante contra a COVID-19. Além dos grupos que aguardam a segunda
dose, a vacinação segue para idosos com 65 anos ou mais, povos tradicionais
quilombolas e trabalhadores da saúde.


A Delegacia da Mulher de Garanhuns vem divulgando o
retrato falado do suspeito de estuprar uma adolescente no último dia 16 de
março, na rua Diogo Leite, nas proximidades da CEAGA, no bairro São José, aqui
em Garanhuns.

De acordo com
informações da Vítima, a Jovem saiu de  casa por volta das 8h50min para ir
ao supermercado, quando foi surpreendida pelo criminoso, que armando, a obrigou
a entrar num carro preto, que estava estacionado na rua Diogo Leite. Após ter perguntado
a idade da Vítima, o agressor a colocou no banco de trás do Veículo e consumou
o estupro (relembre clicando AQUI)

Após ser acionada pelos familiares da Vítima, a Delegacia
da Mulher investiga o caso e constituiu o retrato falado do Agressor, que
aparenta ser Jovem, com idade entre 18 e 25 anos; ter cor branca; olhos
castanhos e usar cabelo escuro e curto. Informações sobre o perfil do procurado devem
serem repassadas à Polícia Civil através do telefone: (87) 98877-2091. Segundo a Polícia, o Sigilo quanto a identidade do denunciante é garantido. (Com imagem do Portal Agreste Violento)