Estados, mas aqueles que não se intimidam com a distância devem ficar atentos.
É que a Prefeitura de Paço do Lumiar, no Maranhão, e a Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN), com sede em Natal, estão com inscrições abertas
para Concursos Públicos.
A Prefeitura de Paço do Lumiar
abriu seleção para contratar 587 profissionais para cargos efetivos do seu
quadro de pessoal. O Concurso será executado pelo Instituto Machado de Assis,
com salários que variam entre R$ 954,00 e R$ 6.697,50, para jornada de trabalho
de até 40 horas semanais. As inscrições seguem abertas até o próximo dia 18 de
janeiro de 2019, no site: www.institutomachadodeassis.com.br.
Rio Grande do Norte (UFRN) promove Concurso Público para preencher vagas para
Professor Auxiliar e Adjunto em diversas áreas e Departamentos. As 52 vagas
serão distribuídas entre os Campus Natal; Caicó; Currais Novos e Santa Cruz,
todos no Rio Grande do Norte.
A remuneração varia de acordo
com a titulação do profissional, podendo chegar a R$ 9.600,92. O valor do
auxílio alimentação é de R$ 229,00 para 20 horas e de R$ 458,00 para 40 horas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro de 2019, apenas via
internet, através do site: www.sigrh.ufrn.br.
Portal Agreste Violento:
sessão solene realizada na Câmara de Vereadores do Município da Pedra, o
Sargento da Polícia Militar, Ailton Nogueira, recebeu o Título de Cidadão
Honorário daquele Município, pleos relevantes serviços prestados aquela
Comunidade. A Indicação foi aprovada por unanimidade.
A concessão da
honraria se deu em virtude das ações que o Militar, no comando do Pelotão Local,
vem desenvolvendo junto com os seus comandados. Para a Câmara Municipal, o
policiamento preventivo e ostensivo tem surtido efeito e reduzido todas as
modalidades de crimes naquele Município.
“Agradeço aos Vereadores,
aos colegas de trabalho e a população da Pedra que tem colaborado com o
trabalho da Polícia Militar. Podem contar conosco sempre”, pontuou o Sargento Ailton Nogueira.
por atividades de dança, que têm incio as 18h30min, o Prefeito Izaías Régis
(PTB) promove nessa terça-feira, dia 18, a inauguração da Academia Garanhuns. Instalado no Parque Euclides Dourado, o
equipamento dispõe de todas as máquinas encontradas em uma Academia Tradicional
para musculação, alongamento e ginástica localizada.
equipamentos de musculação e ginástica fabricados em aço inoxidável, com tecido
naval e acabamento polido para reflexão do sol. A Academia também contará Professores
e Estagiários de Educação Física, além da equipe administrativa e de limpeza. O
Espaço funcionará de segunda à sexta, das 5h30min às 9h30min e das 17 às 21h,
bem como aos sábados, das 6 às 9h e das 16 as 19h. Para utilizar, é necessário
se inscrever previamente na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer,
instalada no Parque Euclides Dourado. As Inscrições foram realizadas no incio
deste mês, porém novos cadastros serão realizados nos próximos dias.
Queremos os garanhuenses no Parque e nas ruas praticando esportes; musculação;
ginástica; dançando; tendo o seu lazer; descontraindo e usando seu tempo para
coisas boas. Certamente depois que começamos uma atividade física, mudamos
completamente e levamos uma vida com muito mais saúde e alegria, por isso vamos
entregar um equipamento de qualidade, que não deixa a desejar a nenhuma outra
Academia”, pontuou o Prefeito Izaías Régis.
atividade com duração de 40 minutos e sob acompanhamento de Profissionais de
Educação Física. Nossa meta não é desempenho, e sim a promoção da saúde e a
socialização dos frequentadores da Academia”, observou o secretário de
Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio Cavalcanti, que coordena o Projeto.
Academia Garanhuns, o Governo Municipal ainda vem realizando outras melhorias
no Parque Euclides Dourado.
disciplinados os estacionamentos de motocicletas e veículos defronte ao Parque.
Desde a última semana, foram criados espaços exclusivos para estacionamento,
garantindo uma melhor ordenação e otimizando os espaços. “É importante que
todos os visitantes do Parque fiquem atentos às mudanças”, salienta o
Presidente da AMSTT, Elielson Pereira.
luminárias em led em todo o complexo das quadras esportivas e dos espaços das
Academias, bem como das áreas de dança, de convivência e de eventos do Parque. Uma
ampla reforma nos alambrados das quadras esportivas também vem sendo realizada.
luminárias em led em toda a extensão da pista de cooper, bem como em pontos
estratégicos do Parque, melhorando consideravelmente a luminosidade daquele
espaço e garantindo uma maior sensação de segurança. O Prefeito Izaías Régis já
colocou como meta para 2019 a instalação gradativamente de novas luminárias em
Led no Euclides Dourado, até que tenhamos o Parque totalmente iluminado com essa
Tecnologia”, finaliza o secretário de
Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio Cavalcanti.
Ministério Público de Pernambuco resolveu arquivar um Inquérito Civil que
investigava um suposto direcionamento de licitação para estrutura do evento
Garanhuns Jazz Festival, do ano de 2014 (relembre
clicando AQUI e AQUI).
Inquérito foi aberto pelo MP após denúncia do então vereador Sivaldo Albino, em
maio de 2014. A época, Sivaldo encaminhou aos órgãos de Imprensa e ao
Ministério Público, informações, fotos e cópia de uma publicação do
Diário Oficial da AMUPE, denunciando que o processo licitatório para instalação
da estrutura do Garanhuns Jazz Festival, realizado em março daquele ano, teria
sido direcionada. “A Licitação, Pregão Eletrônico nº 004/2014, foi marcada
para o dia 26/02/2014 (quarta-feira), só que na segunda-feira (24/02/2014) a
estrutura já estava sendo montada, mesmo sem se saber quem seria a empresa
vencedora”, denunciou Albino.
Prefeitura e a empresa Djair de Barros Valença Ltda-ME, citada na denúncia de
Albino, se posicionaram, revelando que a
estrutura do Jazz 2014 foi contratada através de contratos firmados em 2013
(contratos 115/2013 e 232/2013) e não alusivo ao Pregão Eletrônico nº
004/2014, citado pelo então Vereador como irregular.
análise aprofundada da denúncia, bem como da documentação apresentada pela
Prefeitura de Garanhuns, o Promotor Domingos Sávio,
titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns,
concluiu que não havia indícios de direcionamento da licitação, Pregão
Eletrônico nº 004/2014, e promoveu o
arquivamento do Inquérito Civil.
mãe do Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente (PSC) faleceu no final da
tarde de ontem, dia 14, aqui em Garanhuns. Noêmia Alves da Silva tinha 82 anos
e faleceu após problemas de saúde. Além de Haroldo, ela deixa outros seis
filhos, vários netos e bisnetos.
Deus possa confortar os corações de todos os familiares e amigos nesse momento
de dor. O amor de Dona Noêmia e seus bons exemplos continuarão vivendo dentro
dos corações daqueles que tiveram o prazer de sua convivência.
Expressamos os nossos pêsames à família, em especial, ao vice-prefeito, amigo
Haroldo Vicente”, registrou o Prefeito Izaías Régis em seu perfil no facebook. Ele
decretou luto oficial de três dias no Município.
está sendo velado na Funerária Padre Cícero, localizada na Avenida Simôa Gomes,
nas imediações do Hospital Dom Moura. O sepultamento acontecerá a partir das
14h, no Cemitério São Miguel.
programa ‘O Arraía de Gláucio Costa’, da Marano FM, a presidente de Conselho
Municipal do Fundeb, em Garanhuns, Ana Paula Oliveira, registrou a decisão daquele
Colegiado em levar denúncias ao Ministério Público Federal e a Câmara de
Vereadores quanto a supostas irregularidades na movimentação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica
(Fundeb), aqui em Garanhuns.
De acordo com a Presidente, após um desbloqueio de cerca de R$ 4
milhões de reais de recursos do Fundeb, por parte da Justiça, a Municipalidade teria,
segundo Ela, feito uma transferência de parte do valor (cerca de R$ 1,5 milhão)
da conta do Fundeb para a conta da Prefeitura. “Entendendo que não pode haver
essa transferência foi que coloquei para ser votada pelos Conselheiros, para
que pudéssemos levar essa denúncia a Câmara de Vereadores e ao Ministério Público
Federal, no que se refere a essa transferência de recursos”, pontuou Ana Paula,
durante a entrevista concedida ao radialista Gláucio Costa.
Apesar de não apresentar comprovação do fato e nem citar o nome do
Servidor da Educação, a Presidente do Conselho do Funbeb também confirmou que a
Prefeitura de Garanhuns havia, segundo Ela, utilizado recursos do Fundo para
pagar o funeral de um Professor. Ela também lembrou o pagamento de salários de mais
de vinte Guardas Municipais – que atuavam nas Escolas Municipais -, com
recursos do Fundo, o que segundo Ana Paula é irregular. Ainda durante a
entrevista, a Presidente do Fundeb de Garanhuns confirmou que durante o bloqueio
dos recursos do Fundo por parte da Justiça (cerca de R$ 4 milhões de reais), a
Prefeitura de Garanhuns realizou os pagamentos que deveriam ser quitados com
recursos do Fundeb, inclusive o pagamento de salários dos Professores, porém
não citou se esses pagamentos foram efetuados com recursos próprios.
SECRETÁRIA ESCLARECE DENUNCIAS
– A secretária de Educação de
Garanhuns, Eliane Simões Vilar, se posicionou a respeito das denúncias da presidente
do Conselho do Fundeb. “Foram incorreções da assessoria contábil, que transcreveu
de modo incorreto as informações para a plataforma”, pontuou Simões
Vilar.
de Educação acionou o Conselho do Fundeb, “para que ficasse ciente da
incorreção que havia acontecido com a transcrição da Assessoria Contábil”,
complementou a Secretária, registrando em seguida que “solicitamos junto a
Controladoria e a Procuradoria do Município que toda a transcrição contábil
fosse refeita, com os valores corretos, porque entendemos que foi
exclusivamente uma descrição errada na plataforma. Estamos aguardando
a correção para que possamos assinar, para que tudo fique resolvido”, garantiu
Eliane.
GUARDAS NAS ESCOLAS – Em relação a informação de que Guardas
Municipais chegaram a ter seus salários pagos com recursos do Fundo de
Desenvolvimento da Educação Básica, a Secretária confirmou o fato e registrou
as providências adotadas. “Quando chegamos aqui na Secretaria de Educação,
identificamos isso e imediatamente solicitamos a retirada deles, e isso foi
feito”, pontuou Eliane, registrando em seguida que todos os Guardas prestavam
serviço na Educação, estando atuando em Escolas Municipais.
FUNERAL DO PROFESSOR – A secretária Eliane Simões se mostrou indignada
ao comentar as denúncias de que a Prefeitura de Garanhuns havia pago o funeral
de um Professor falecido num acidente de trânsito no ano
passado, enquanto se deslocava para o seu local de trabalho, a Escola Municipal
Jaime Luna.
“O professor Marcos Diego Carneiro jamais teve o seu funeral pago pela
Prefeitura de Garanhuns. A família arcou com todas as despesas!”, registrou
Eliane, que questionou a postura ética do Conselho do Fundeb por permitir que a
memória da Família; do Professor falecido e da Esposa, que é Professora da Rede,
fossem atingidas. “Em nenhum momento a Secretaria de Educação foi questionada
sobre a situação, para que eles (Membros do Conselho) pudessem entender! Sem
entender o que estão falando; sem entender o que acontece; sem entender da Legislação,
Eles (o Conselho) lançam uma informação dessas numa plenária, onde está ali a Imprensa;
pessoas ligadas a Política; onde estavam Professores (…); então, de forma
inconsequente, o Conselho acata esse tipo de denúncia e deixa que isso seja
veiculado (…); depois que é veiculado pela Imprensa fica muito difícil que
possamos colocar para as pessoas que tudo isso é incorreto”, pontuou Eliane, chamando
a atenção em seguida ao fato de que a Secretaria de Educação está “com toda a
documentação que comprova que o funeral foi feito (e pago) pela família” e que “isso
não é preocupação com Recursos da Educação e sim em denegrir imagens”,
finalizou Eliane Simões.
para fazer um passeio de bicicleta com a família ou com os amigos é algo
prazeroso e divertido. E o Sesc/Garanhuns vai proporcionar essa atividade neste
domingo, dia 16, com o Lazer Sobre Rodas, projeto que incentiva a prática de
atividades físicas com as bikes. A concentração será às 8h, em frente do Parque
Euclides Dourado.
quilômetros, passando pelas principais avenidas, até chegar ao Sesc/Garanhuns.
Antes da largada, serão oferecidos aos participantes alguns serviços, como:
avaliação física; massagem; aferição de pressão e avaliação da visão. Para
participar, os interessados podem fazer a inscrição no Ponto de Atendimento da
Unidade, que fica na Rua Manoel Clemente, nº 136, no Centro, e levar dois
quilos de alimento não-perecível.
que as pessoas possam desfrutar de um momento de lazer e também se exercitar.
Será, sem dúvidas, uma manhã bastante divertida”, afirma Marcos Gonçalves,
instrutor de atividades de recreação do Sesc Garanhuns.
Mtz) está selecionando profissionais de Música para recompletar seu
efetivo. As inscrições para o Exame de Comprovação de Habilidade Musical (ECHM)
para o ingresso na Qualificação Militar de Cabos Músicos estão abertas até
o próximo dia 28 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30min e das
14 às 16h30min.
caráter voluntário, são para os seguintes instrumentos: clarineta soprano sib,
trompete tenor em sib e pratos. O ECHM será constituído de provas práticas,
escritas e orais. Lembrando que o candidato deve ter menos de 36 anos de idade
até 31 de dezembro de 2018, e possuir no máximo 5 anos de serviço público.
dirigido ao comandante do 71º BI Mtz, no qual deve constar o instrumento
pretendido, e entregue no protocolo do Batalhão, na BR 423,Km 96, Garanhuns-PE.
Poderão inscrever-se cabos e soldados da ativa do exército (temporários);
reservistas voluntários das Forças Armadas e civis de ambos os sexos, e se do
sexo masculino, portador de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Os
interessados podem obter mais informações devem ligar para o número: (87)
3762-2000 – ramal 5220 ou 5278.
(PCdoB) e Betânia Monteiro (PTB) vêm protagonizando desde a semana passada uma
acirrada briga política, marcada por acusações e ataques mútuos. Os Parlamentares
são as principais vozes das bancadas Governista e Oposicionista, respectivamente na Câmara, fato
que pode justificar o acirramento na relação, dentro e fora da Casa Raimundo de
Moraes.
Na última semana, durante a
tramitação de projetos oriundos do Executivo Municipal, Betânia reclamou do
fato das matérias serem apreciadas em regime de Urgência-Urgentíssima, o que
segundo Ela, atrapalha a análise dos assuntos votados. Em resposta, o líder do
Governo Municipal na Câmara lembrou que quando integrava a bancada governista,
Betânia não discordava desse tipo de tramitação e sinalizou que a Parlamentar
não conhecia o Regimento Interno da Câmara. Em resposta, a Vereadora acusou
Alcindo de defender os projetos do Governo por interesse próprio, já que,
segundo Ela, um filho do Vereador teria sido indicado para a função de
Sub-prefeito do distrito de São Pedro. Por sua vez, Alcindo cutucou Betânia sugerindo
que Ela teria sido eleita por conta da estrutura da Secretaria de Assistência
Social, onde trabalhou entre os anos de 2013 e 2016. Em resposta Betânia registrou
que devia o mandato – de Vereadora – apenas a população de Garanhuns.
Pronto, o estopim foi aceso e
a troca de acusações entre os Parlamentares saiu da Casa Raimundo de Moraes e chegou
a Imprensa, especificamente ao programa ‘O Arraiá de Gláucio Costa’,
apresentado de segunda a sexta-feira, das 5 as 7h, na Rádio Marano FM. Primeiro
Alcindo esteve no programa para explicar as particularidades da função de Líder
do Governo, bem como da tramitação de projetos no regime de Urgência-Urgentíssima
e aproveitou para criticar Betânia, afirmando que Ela desconhecia as normas do Regimento
Interno da Câmara de Garanhuns, bem como regras básicas de Matemática, como a
soma de votos. Betânia também foi a Marano e bateu forte em Alcindo.
“Ele veio aqui babando sedentemente pela oportunidade de agredir verbalmente os que ousam a pensar
diferente dele. Características estas de um homem infeliz e frustrado. Só
que ele esqueceu de uma coisa: o povo não é besta!”, disse a Vereadora no
programa apresentado por Gláucio Costa. Ela também voltou a denunciar a nomeação
do filho de Alcindo Correia para o cargo de Sub-prefeito do Distrito de São Pedro.
“A questão aqui não é se o menino é preparado ou não. A questão aqui é que se
este mesmo Vereador tem cargos na Prefeitura, como irá exercer o seu verdadeiro
papel de fiscalizar o Prefeito e defender os interesses do povo que os elegeu? Ou
vai defender os seus interesses e os do Prefeito?”, indagou Betânia.
A resposta de Alcindo veio no mesmo tom. Durante sessão na Câmara de
Vereadores na última quarta-feira, dia 12, o Líder do Governo apresentou documentos,
como: Portarias de Nomeação e de exoneração de Cargos Comissionados, bem como de Contratos
de Trabalho por prazo Determinado, que, segundo Ele, comprovam que a vereadora
Betânia Monteiro teria duas irmãs e uma sobrinha trabalhando, até pouco tempo, na
Prefeitura de Garanhuns. “Se a nomeação do meu filho é nepotismo e as irmãs, a
sobrinha, é o que? Eu queria perguntar a Vereadora Betânia o que é?”, indagou
Alcindo, que em seguida disparou: “vereadora a sua máscara caiu! A Senhora não
engana mais o povo, porque a Senhora não tem moral nenhuma para falar em
nepotismo, nem comigo, nem com nenhum Vereador desta Casa”, disparou Alcindo,
citando o nome das supostas parentes da Parlamentar.
Monteiro para publicar a sua versão quanto aos fatos registrados pelo Vereador
Alcindo Correia durante sessão na Câmara de Vereadores de Garanhuns.
na Câmara, que está postada no perfil do Parlamentar no Youtube:
realizada pelo Tribunal de Contas na Prefeitura de São João resultou em
uma economia de R$ 450.211,27 aos cofres do município. O objetivo
foi avaliar a regularidade da Dispensa nº 06/2018,
publicada no Diário Oficial do dia 06 de setembro deste ano. A relatoria é da
conselheira Teresa Duere.
contratação de empresa para capacitação e treinamento de
servidores ligados à administração local, e para a análise
de possíveis reduções de contribuições e de despesas de
pessoal e encargos. O prazo era de 12 meses. Durante a auditoria, a equipe
técnica da Inspetoria Regional de Garanhuns identificou indícios
de que o processo licitatório ocorreu de forma indevida, já que os
fatos apurados levaram a crer que houve favorecimento da empresa
contratada para a prestação dos serviços, o Instituto de
Administração e Tecnologia (ADM&TEC). O levantamento da IRGA observou o não
atendimento a alguns critérios obrigatórios para a escolha da proposta
vencedora, fundamentado pela ausência de vínculo entre o objeto contratado
e a natureza da instituição, pela incompatibilidade entre os valores
estimados e os preços de mercado, além da não comprovação da
capacidade técnica para a prestação dos serviços.
Em função da atuação da equipe
de auditoria, solicitando informações a respeito dos atos administrativos
decorrentes da dispensa de licitação, o gestor municipal se antecipou à análise
da legalidade do certame e procedeu a sua revogação. Deste
modo, a Prefeitura deixou de desembolsar o montante licitado,
gerando uma economia de R$ 450.211,27 ao Município. (Com
informações do Site Oficial do TCE-PE. CONFIRA)



























































