BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Repercute de forma intensa nas
redes sociais e nos aplicativos de celular, uma acusação de assédio sexual por
parte de um Empresário da Cidade, contra uma Auxiliar de Enfermagem. O fato foi
registrado na última segunda-feira, dia 14, no bairro São José, aqui em Garanhuns.

O empresário Damião Francisco
de Oliveira, o Damião Equipadora, foi acusado pela Auxiliar de Enfermagem, Edjane Conceição, de tê-la
perseguido e agido de forma libidinosa, inclusive mostrando o órgão sexual a Ela enquanto passava de carro ao seu lado. O
suposto assédio aconteceu na rua Coronel Antônio Souto, nas imediações da
Escola Municipal Giselda Vieira Belo. A abordagem do Empresário a Auxiliar de
Enfermagem foi registrada por câmeras de segurança instaladas nas imediações. Ela procurou a Polícia, que realizou buscas e localizou o acusado.
Ele foi encaminhado a Delegacia, prestou depoimento, e foi liberado após o
registro do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Em entrevistas ao programa
Ronda Policial, da Rádio Jornal Garanhuns, tanto Edjane, quanto Damião, deram
as suas versões a cerca do fato. Clique em Player para ouvir as posições dos envolvidos.
O caso está sendo investigado pela Policia Civil de Garanhuns.  

Para ver o vídeo clique AQUI.
Clique em Player para ouvir
a versão de
Edjane Conceição.



Para ouvir a
versão de Damião Francisco de Oliveira é só clicar em Player.

 


 
Com a pré-candidatura ao governo de Pernambuco ameaçada por um possível
apoio do seu partido à reeleição de Paulo Câmara (PSB), a vereadora do Recife Marília Arraes (PT) usou
parte do seu discurso neste domingo, dia 20, para criticar os
socialistas. “Governo ruim precisa realmente ser mudado. Quem não tem
lado não merece ser respeitado”, afirmou a petista.
Marília e aliados como a deputada estadual Teresa Leitão e o ex-deputado
federal Fernando Ferro usaram o discurso de aplicar no PSB a pecha de
“golpista”, pelo apoio do partido ao impeachment da ex-presidente
Dilma Rousseff (PT). Marília ainda afirmou no seu discurso que os adversários
tentam dividir o PT. “Quem está dividido são eles, porque existe um palanque de Temer em Pernambuco dividido
entre os que apoiam Temer e assumem essa condição, assumem que estão apoiando
todo esse desmonte nacional brasileiro, e existem aqueles que colaboraram para
o golpe, que articularam o golpe, junto com Temer, mas que por oportunismo não
querem assumir esse papel nesse momento, fingem que nada aconteceu”,
acusou o PSB.
Os socialistas buscam atrair o PT pelo tempo de televisão do Partido, que
é o maior por ter sido o Partido com mais deputados federais eleitos em 2014.
Além disso, pretendem usar a imagem do ex-presidente Lula (PT), que é o mais
bem colocado nas pesquisas de intenção de voto. Poucos dias após a prisão do
petista, antes, porém, teria liberado os Secretários Estaduais, que tem
mandato do Deputado Federal, para votar a favor da saída da ex-presidente
Dilma.

O evento da Vereadora foi na semana em que houve sinalizações entre PT e
PSB. “São nossos militantes que vão escolher se Pernambuco vai
continuar sem água nas torneiras ou se vai ter gestão hídrica de qualidade,
onde a água chega onde precisa, para que a gente possa interiorizar o
desenvolvimento do nosso Estado; nós vamos escolher no dia 10 se o professor
vai continuar sendo desvalorizado nas condições de trabalho precarizadas ou se
vamos ter uma educação de qualidade realmente para todos os estudantes”,
afirmou, criticando o governo Paulo Câmara.

ENCONTRO DE DELEGADOS – O PT de Pernambuco marcou para 10 de junho o Encontro de Delegados, em
que 300 delegados devem votar se preferem a aliança com o PSB ou a candidatura
própria. Nesse caso, os nomes colocados até agora são os de Marília; do
deputado estadual Odacy Amorim e do militante petista José de Oliveira. (Com informações de
Amanda
Miranda, do Blog de Jamildo
)


 
As ações ligadas ao movimento Maio Amarelo continuam sendo realizadas em
Garanhuns e na manhã deste domingo, dia 20, a corrida “Nós Somos o Trânsito”,
realizada pelo Governo Municipal de Garanhuns, através da Autarquia Municipal
de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), tomou conta da Avenida Rui
Barbosa, uma das principais vias do Município. Mais de 400 atletas participaram
da prova, que teve um percurso de cerca de
5km.

José Márcio Leão, do Cruzeiro Esporte Clube, foi o campeão da prova com
um tempo de 13 minutos e 50 segundos. Marco Antônio Pereira, Gleison Santos,
Jair José e Cicero Vieira, todos contemplados pelo Bolsa Atleta Garanhuns,
ficaram na 2ª, 3ª, 4ª e 5ª colocação, respectivamente.

Já entre as mulheres, a grande campeã foi Denise da Silva, seguida de
Mirian Franco, ambas são patrocinadas pelo Governo Municipal de
Garanhuns, através do Bolsa Atleta. Veridiana Alves (3ª); Leidiane de Araújo
(4ª) e Rosa Maria Bezerra (5ª) completaram o Pódio.

“Essa Corrida abrilhantou as ações do Movimento em nossa Cidade. Além
dessa ação, também estamos realizando palestras em escolas e empresas com o
intuito de promover uma conscientização a respeito da educação no trânsito. No
próximo fim de semana, teremos o encerramento do Movimento, com a distribuição
de material informativo e a entrega dos alimentos arrecadados nessa Corrida,
que beneficiarão a Creche CESA, localizada na comunidade do Magano”, pontuou o
presidente da AMSTT, Elielson Pereira.

  

Além dos campeões, os primeiros duzentos colocados na Corrida receberam
medalhas e camisetas personalizadas do Maio Amarelo. “Também homenageamos os
grupos de corrida da cidade: Monstros no Asfalto; Amigos que Correm; Hit Run e
Duo Running, bem como o 71º BI Mtz, pela parceria e marcante participação nessa
festa do esporte e do respeito ao trânsito”, registrou o secretário de
Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.


A Corrida “Nós Somos o Trânsito” contou com a organização da secretaria
de Juventude, Esportes e Lazer e o apoio das pastas de Comunicação Social;
Turismo e Cultura e de Saúde. A Unopar/Garanhuns, a Duo Academia e o 71º BI Mtz também apoiaram a realização. Após a premiação, o projeto Corpo, Saúde e Movimento
trouxe muita dança e alegria para os participantes da Corrida e frequentadores
do Parque Euclides Dourado.
(Com informações e imagens de Daniela
Batista/SECOM/PMG)


Confira mais imagens da Corrida clicando AQUI


Clique em player para conferir a Largada da Corrida Maio Amarelo: 





 
Professores e professoras da rede privada de ensino de Pernambuco
rejeitaram a contraproposta patronal e decretaram Estado de Greve em assembleia
geral realizada na sede do Sinpro Pernambuco e nas Subsedes de Caruaru,
Petrolina, Limoeiro e Garanhuns. Na próxima terça-feira, dia 22, a categoria
volta a se reunir para decidir os rumos do movimento. A reunião acontece às
14h, na sede do Sinpro Pernambuco e nas Subsedes de Caruaru, Petrolina,
Limoeiro e Garanhuns.
A decisão foi tomada diante da negativa do Sindicato Patronal a todos os
pontos da pauta reivindicatória da categoria e a sugestão de retirada de
direitos da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os profissionais da
educação decidiram por unanimidade, dar o alerta aos donos de escolas que a
partir de agora a categoria pode decretar greve por tempo indeterminado.
Segundo o Sinpro Pernambuco, as escolas particulares aplicam um reajuste
de em média 15% nas mensalidades no início do ano, um índice acima da inflação,
com a justificativa de arcar com o pagamento dos educadores. No entanto apresentam
aos professores uma pauta que nega os pleitos da categoria, um reajuste sem
ganhos reais e aumento da jornada de trabalho dos docentes. “O retrato da
educação privada é marcado pela exploração excessiva do trabalho docente, pela
péssima remuneração e pela desvalorização profissional. Além disso, se
constitui também através de sérias irregularidades e desrespeito às leis
trabalhistas”, afirmou o presidente do Sinpro Pernambuco, Helmilton Bezerra.
(Com informações do Diário de Pernambuco.
CONFIRA)


O governo está preocupado com a alta da gasolina e vem conversando com a Petrobras para tentar encontrar uma maneira de aliviar o bolso do consumidor, disse nessa sexta-feira, dia 18, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, após palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

“Está subindo demais, eu já tinha conversado anteriormente com o presidente Pedro Parente (da Petrobras) e cheguei até em determinado momento a conversar com o presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que havia uma distorção que ninguém entendia”, afirmou a jornalistas. “A Petrobras adota uma política de preços que me parece correta, mas ela tem que entender que a composição desse preço tem outros fatores então que ela tem que entrar… Juntos vamos entrar na discussão desses outros fatores, porque a gasolina, o combustível de modo geral, e sobretudo o gás de cozinha é fundamental”, avaliou Franco.

Ele disse que não há data para a mudança, mas que vai avaliar redução em impostos como PIS, Cofins e ICMS. “A única maneira de encontrar a solução é mudança… eu acho que o imposto está muito alto, temos que repensar”, afirmou. (Com informações do Estadão Conteúdo)


Atenção, fera. As inscrições para o Vestibular 2018.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começam nessa segunda-feira, dia 21. Ao todo, são ofertadas 2.585 vagas para 42 cursos técnicos e superiores distribuídos nos 16 campi (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão).Para fazer sua inscrição online, o candidato devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos (cvest.ifpe.edu.br) até 10 de junho. 

O processo inclui o preenchimento da ficha de inscrição e a emissão do boleto (GRU) para o pagamento da taxa, que é de R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 11 de junho.

Candidatos aos cursos da modalidade Proeja estão automaticamente isentos. No caso das outras modalidades, candidatos com renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo que sejam oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas  podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 21 a 24 de maio, assim como egressos dos programas Mulheres Mil e PROIFPE. 

A entrega da documentação deve ser feita no campus onde o candidato pretende concorrer à vaga, até o dia 25 de maio, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. A lista dos contemplados com a gratuidade será divulgada no dia 29 de maio. Aqueles que obtiverem a isenção da taxa deverão verificar a confirmação da inscrição no site da CVEST. Já os que tiverem o pedido indeferido deverão realizar o pagamento no período estabelecido no edital. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


 
O segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que pedir aposentadoria por idade ou saláriomaternidade a partir da próxima segunda-feira, dia 21, poderá
ter o 
benefício liberado
imediatamente ou em até 30 minutos, desde que preencha as exigências básicas.
As solicitações serão feitas pelo número 135 ou no site do INSS.
Para que a concessão imediata seja possível, as contribuições registradas no Cadastro Nacional
de Informações Sociais (Cnis)
do 
segurado não podem
ter pendências. A identificação do direito será realizada sem a participação de
funcionários. Quando houver inconsistência cadastral, uma tarefa será criada
para análise de um funcionário. Se o problema for resolvido, o 
benefício será liberado em até 45 dias.

A expectativa é que entre 15% e 20% dos requerimentos tenham concessões
automáticas, segundo o chefe de divisão de atendimento José Francisco da Silva
Neto. “Em 2017, tivemos quase 700 mil requerimentos de 
aposentadorias por idade, pelo menos 105 mil poderiam ter
sido concedidas automaticamente”, afirma.
(Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


 
Em Serra Talhada,
município distante 245KM de Garanhuns, a Câmara Municipal divulgou o edital
retificado do Concurso Público que visa prover 16 oportunidades, enquanto a
Prefeitura Municipal manteve certame com mais de 300 vagas disponíveis.
Divulgado recentemente, o
documento informa a alteração na remuneração do cargo de Digitador, de Nível
Médio. O Concurso da Câmara Municipal oferta vagas de Procurador Jurídico (2);
Agente de Controle Interno (2); Agente Administrativo (4); Digitador (1);
Telefonista (1); Motorista (1); Vigilante (3) e Auxiliar de Serviços Gerais
(2). Para saber mais sobre esse Certame clique AQUI.

Já o certame ofertado pela
Prefeitura Municipal visa preencher oportunidades nos cargos de Agente
Administrativo (39); Agente Fazendário (3); Agente Municipal de Transito (20);
Agente Social (2); Analista Ambiental – Biólogo (1); Analista Ambiental –
Engenheiro Agrônomo (1); Analista Contábil (1); Arquiteto (1); Arquivista (2);
Assistente Social (23); Auditor Fiscal (5); Auxiliar de Creche (20); Auxiliar
de Laboratório (4); Auxiliar de Serviços Gerais (28); Biomédico (2); Digitador
(1); Educador Físico (2); Enfermeiro (15); Engenheiro Civil (1); Farmacêutico
(2); Fiscal Ambiental (3); Fiscal de Saneamento (2); Fiscal de Tributos (3);
Geólogo (1); Guarda Municipal (20); Médicos nas especialidades de: Cabeça e
Pescoço (1); Cardiologista (1); Clínico Geral (15); Dermatologista (1);
Endocrinologista (1); Gastroenterologista (1); Geriatra (1); Ginecologista (2);
Infectologista (1); Mastologista (1); Ortopedista (2); Otorrinolaringologista
(1); Pediatra (3); Psiquiatra (1); Ultrassonografista (2) e Urologista (1);
Médico Veterinário (1); Odontólogo (7); Procurador Municipal/ Jurídico (2);
Professor II – Geografia (2); Professor II – Letras (1); Professor II –
Matemática (1); Professores I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e
Educação Infantil, 1ª e 2ª fase de Educação de Jovens e Adultos (80); Psicólogo
(1); Técnico Agrícola (1); Técnico Ambiental (2); Técnico em Edificações (1);
Técnico em Eletricidade – Modalidade Eletrotécnico (1); Técnico em Enfermagem
(15) e Técnico Imobiliário (2).

Os profissionais devem atuar
em jornadas de trabalho de seis a oito horas diárias, totalizando de 30 a 40
horas semanais, ou em carga horária de 150 ou 220 horas-aula. As remunerações
variam de R$ 937,00 a R$ 4.206,33. Os interessados podem se inscrever no
período de 25 de maio de 2018 a 3 de agosto de 2018, exclusivamente via
internet, pelo site:
site.admtec.org.br.
As taxas de participação cobradas partem de R$ 80 a R$ 100. As Provas Objetivas
estão previstas para os dias 26 de agosto ou 2 de setembro de 2018.
Clique AQUI para conferir o Edital. (Com informações do PCI Concursos)


Até o último dia 5 de maio, Pernambuco registrou 594 casos de síndrome
respiratória aguda grave (SRAG), condição que pode ser provocada por diversos
agentes (como vírus e bactérias) e é caracterizado pela necessidade de
internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à
dispneia ou desconforto respiratório. Desse total, 22 óbitos tiveram resultado
laboratorial positivo para H1N1, 11 para H3N2 e 1 para vírus sincicial
respiratório (VSR). Além disso, foram registradas seis mortes de SRAG com
resultados laboratoriais confirmados para gripe – cinco de H1N1 e um de H3N2.
No último boletim, que inclui dados até 28 de abril, havia o registro de três
óbitos. Ou seja, o número de mortes dobrou em uma semana.

Nas últimas semanas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) observou uma
média semanal de 75 casos de SRAG (anteriormente, a média era 50; houve um
incremento de 50%). Esse aumento leva a SES a ressaltar a importância dos
grupos prioritários para a vacina contra gripe procurarem os postos de saúde
para serem imunizados, medida que evita o agravamento da doença e óbitos.

“Analisando os dados, verificamos um maior incremento de casos de SRAG
nas semanas epidemiológicas entre os dias 15 de abril e 5 de maio deste ano,
além de um aumento da gravidade nos casos confirmados de influenza. Precisamos
chamar a atenção do público alvo para a vacinação, bem como da importância da
adoção das demais medidas de prevenção e do manejo adequado dos casos pelos
serviços de saúde”, afirma a gerente de Controle de Doenças Imunopreveníveis da
SES, Ana Antunes. A Gerente ressalta, ainda, que, em 2018, não foi registrado
nenhum vírus novo em circulação no Estado.
NOTIFICAÇÃO DEVE SER IMEDIATA –
Para os serviços de saúde,
Ana Antunes lembra a importância da notificação imediata dos casos de SRAG, que
é obrigatória, e do tratamento com oseltamivir. Pessoas que possuem fatores de
risco para o agravamento que apresentarem sintomas de síndrome gripal também
devem utilizar essa medicação.

A população em geral pode adotar medidas simples para evitar a
propagação da doença, como sempre lavar as mãos com água e sabão ou
higienizá-las com álcool em gel; cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou
lenço ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após uso; evitar tocar
olhos, nariz ou boca; evitar contato próximo com pessoas doentes.
(Com informações do JC Online. CONFIRA)

 
O CineSesc em Garanhuns será realizado de 21 a 24 de maio, no salão de
eventos da Unidade, que fica na Rua Manoel Clemente, nº 136, no Centro. As
exibições serão realizadas em três horários: às 9h, às 14h30min e às 19h30min.
A entrada é gratuita.
A animação japonesa “O Serviço de Entregas da Kiki” será exibida nos
dias 21, 22 e 24. Na trama, Kiki é uma jovem bruxa de 13 anos, ainda um pouco
imatura e teimosa. Ela vai para a costa europeia para aprimorar seus poderes,
mas sua insegurança fará com que ela perca sua mágica. O filme tem
classificação livre e será exibido em dois horários: às 9h e às 14h30min.
Nos dias 22 e 23, o público vai assistir a “O Menino da Porteira”, que
tem o cantor Daniel no elenco. O filme conta a história do peão Diogo, que leva
uma grande boiada até a fazenda de Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele
conhece Rodrigo, um menino que sonha em se tornar um grande boiadeiro. No dia
22, o filme será exibido às 14h30, e no dia 23 às 19h30min.

No dia 23, o projeto apresenta “Aparecida, O Milagre”, às 14h30min. Com
Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido e Bete Mendes no elenco, a trama apresenta
Lucas que, depois de um grave acidente, fica entre a vida e a morte.
Desesperado para salvá-lo, seu pai pede ajuda a Nossa Senhora Aparecida, que
lhe restitui a fé e lhe dá a chance de acertar as contas com o passado, com sua
família e com ele mesmo. O filme tem classificação indicativa de 12 anos.

Encerrando o CineSesc, no dia 24, às 19h30, será exibido “À Beira do
Caminho”, com João Miguel, Vinicius Nascimento, Ângelo Antônio e Dira Paes. O
filme mostra um caminhoneiro solitário, que esconde os traumas do seu passado e
cruza o caminho de um menino. O garoto perdeu a mãe e está indo para São Paulo
tentar achar o pai que não conhece. A classificação indicativa é de 12 anos.
(Com informações do G1 Caruaru. CONFIRA)