BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O programa Falando com o
Agreste (FCA), que vai ao ar de segunda a sexta, das 12 as 13h, na Marano FM, atingiu
hoje, dia 29, a marca de 1.000 edições.
Idealizado, produzido e
apresentado pelo radialista e publicitário Marcelo Jorge, o Programa está
consolidado como um dos noticiários mais completos de Pernambuco. Com uma linha
editorial voltada para a política regional, o FCA, não se intimida em cruzar os
estados e já teve muitas edições transmitidas diretamente da Capital do Estado,
Recife, e até mesmo da Capital Federal, Brasília. “O Falando com o Agreste já
cobriu diversas mobilizações dos Prefeitos Brasileiros, dando ênfase para os
Governantes dos Municípios da nossa Região, bem como das principais expressões
da política pernambucana”, pontua Marcelo Jorge.
O Programa que já tem quatro anos
no ar, e que foi premiado com o Top Ouro 2017 de Marcas Campeãs, como o melhor
Programa de Rádio de Garanhuns, também enaltece os fatos do cotidiano das
Cidades do Agreste Meridional e traz em seus quadros especialistas de diversas
áreas para enriquecer e diversificar o noticiário.

“Buscamos levar noticias que
de fato interessem a população. Tratamos a política com seriedade, sem promover
embates entre os Agentes e sempre buscando os dois lados da história”, acrescenta
Marcelo Jorge, que tem na equipe os competentes jornalistas Marcos Antônio e
Gabrielle Sady, além de colaboradores como os Doutores Kaic Rannys e Eva Gomes,
Falando em Defesa do Consumidor; a Master Coach Patricia Alves, com o Espaço
Coach e o Mestre em Ciências Políticas, Carlos Manhanelli, com o quadro
Política em Gotas. 


 
Os três policiais civis presos, nesta quarta-feira,
dia 29, montaram o esquema de extorsão a vítimas de roubos de veículos há pelo
menos um ano. Atuando no plantão da Delegacia de Caruaru, eles deixavam de
registrar oficialmente os crimes para obter ganhos financeiros, segundo os
investigadores. Os três foram autuados por corrupção e lavagem de dinheiro. 
No balanço preliminar da Operação Bis In Idem, o chefe da Polícia Civil
de Pernambuco, Joselito do Amaral explicou que, de maneira ilegal, os policiais
recuperavam bens e faziam cobranças em dinheiro para executar a devolução aos
proprietários. “Fomos procurados pela primeira Vítima há cerca de um ano. Mas
acreditamos que o esquema pode ser mais antigo, por causa da quantidade de bens
sequestrados a partir de determinação judicial”, observou.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão, um de condução coercitiva
contra um policial militar e 11 de busca e apreensão, em Caruaru, Gravatá e
Garanhuns. A ação foi coordenada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), no
Recife. O quarto homem detido é parente de um dos policiais civis e se passava
como integrante da corporação. “Rastreamos o patrimônio desses envolvidos e
encontramos grandes somas. Eles são investigados por corrupção e lavagem de
dinheiro, pois investiam os recursos recebidos através da extorsão para comprar
carros e imóveis”, declarou.
O chefe da Polícia Civil informou também que seis caminhões e
caminhonetes foram apreendidos com a organização criminosa. Um depósito foi
encontrado em Caruaru, os veículos achados no local serão periciados para a
polícia saber se eles têm relação com o esquema de extorsão. “Eles podem ter
envolvimento também com o roubo dos veículos”, disse Amaral. Todos os
envolvidos presos foram levados à sede do Grupo Operações Especiais (GOE), no
bairro do Cordeiro, onde foram ouvido e depois encaminhados para o Centro de
Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A polícia
informou que vai oferecer a eles a possibilidade de participar de delação
premiada. “Queremos aprofundar as investigações para debelar toda a quadrilha”,
declarou Joselito do Amaral. O delegado ressaltou que lamenta o envolvimento
dos policiais nos crimes. “Seremos inflexíveis com essa prática”, acrescentou.
AÇÃO – A Operação Bis In
Idem é a 47ª operação de repressão qualificada deflagrada este ano pela
polícia. As investigações foram conduzidas pelo GOE. O trabalho contou com
assessoria da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, do Núcleo de
Inteligência do GOE e do Centro Integrado de Inteligência e Defesa Social.

Os integrantes da organização são suspeitos também de praticar os crimes
de concussão (vantagem indevida obtida por agente público), organização
criminosa, receptação qualificada e usurpação de função pública. Os mandados
foram expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Caruaru, no Agreste.
Participaram da ação 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
(Com informações e imagens do G1 PE.
CONFIRA)


 
E depois das fortes chuvas que
danificaram grande parte do pavimento das ruas de Garanhuns, a Prefeitura segue
trabalhando em ações de tapa buracos e de recapeamento asfáltico nas vias
centrais e também nos bairros periféricos. Depois de contemplar ruas na Cohab 3
e do Magano, a ações chegam a avenida Rui Barbosa e ao bairro Francisco
Figueira, a Cohab 2.

A empresa GL Empreendimentos
iniciou na manhã de ontem, dia 28, os serviços de recuperação do asfalto em
mais um trecho da Avenida Rui Barbosa, no bairro Heliópolis. No cronograma dos
trabalhos, a próxima via a ser reparada é a Rua Dom José.

Já a Operação Tapa Buracos,
que vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atualmente está
contemplando as ruas da Cohab 2. A expectativa é que as ações sigam até que
todas as ruas danificadas pelas chuvas sejam recuperadas. (Com imagens de Dayse Cavalcanti/SECOM/PMG)  


 
Por volta das 2h da madrugada
de hoje, dia 29, bandidos, fortemente armados explodiram o Posto de Atendimento
do Bradesco, localizado na Avenida São José, no município de Angelim, levando
medo e terror para a população.  
De acordo com relato de populares, o Grupo Criminoso efetuou três
explosões contra os caixas eletrônicos da Unidade. A ação durou cerca de 30
minutos e ainda não se sabe os valores que foram furtados. Populares que
armavam as bancas visando a feira livre da Cidade, que acontece hoje, tiveram
que se abrigar e muitos fugiram do local deixando os seus produtos.

Essa não é a primeira vez que
Angelim é alvo da ação de bandidos. Em novembro de 2013, cinco elementos
fortemente armados dinamitaram, também por volta das 2h da madrugada, o caixa
eletrônico do Banco do Brasil, instalado em prédio anexo a Prefeitura de
Angelim. Além do equipamento, parte do prédio também ficou danificado pela
forte explosão. Recentemente a Agência dos Correios daquele Município também foi
furtada por criminosos.  


A Prefeitura de Garanhuns retirou da pauta das Comissões Permanentes da
Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 040/2017, que versa sobre a
autorização, por parte do Executivo Municipal, para que a Central de
Abastecimento de Garanhuns (CEAGA) possa vir a ser administrada pela Iniciativa
Privada.
A proposta começaria a tramitar na Casa Raimundo de Moraes nesta
semana, mas, segundo o vereador Ary Júnior (PTB), o Governo Municipal pediu a
retirada de tramitação para fazer algumas correções no Projeto. O Projeto de Lei nº 040/2017
traz as diretrizes que as Empresas interessadas em assumir o serviço devem
apresentar, entre outras particularidades.

O
inicio da tramitação do Projeto de Lei não agradou aos comerciantes da CEAGA,
que representados pela
Associação de Feirantes de Garanhuns, se
posicionaram contrários a iniciativa do Governo Municipal. “
Temos que analisar os pontos negativos e
positivos sobre essa padronização das feiras livres. Discutimos com um assessor
da Prefeitura há cerca de seis meses sobre a padronização das feiras.
Discutimos sobre tamanho das bancas, valores, situação do pequeno
comerciante,  entre outras coisas, mas o problema é que o que foi
discutido há seis meses não é igual ao que a Prefeitura propõe hoje”,
 pontuou
Silvana Monteiro, presidente da Associação de Feirantes de Garanhuns, em contato
com V&C Garanhuns.

De acordo com Projeto retirado pela Prefeitura, a Empresa Concessionária
que assumir a CEAGA, será responsável pelas contratações de funcionários, bem
como arcará com as responsabilidades trabalhistas. Ainda segundo a Municipalidade,
a concessão trará benefícios ao Município, já que a Prefeitura deixará de arcar
com os custos da manutenção e organização da Central de Abastecimento.
(Com
informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)



Uma motocicleta pertencente a um Servidor do Parque Euclides Dourado foi furtada na manhã de ontem, dia 27, dentro daquele espaço de Lazer e Esportes
de Garanhuns.
Imagem Ilustrativa
A motocicleta, uma Shineray, ano 2013/2014, de cor branca e placa PDB
2271, de Garanhuns, foi furtada enquanto o funcionário trabalhava no Parque.
Segundo relato de populares que presenciaram o Crime, o ladrão, usando uma
chave falsa, ligou a moto e fugiu pelo portão dos fundos do Parque, no momento
em que a Empresa Locar realizada a coleta do lixo. Populares chegaram a
perseguir, sem sucesso o bandido, que fugiu com destino a Barragem da Cajarana, nas
imediações do Distrito de São Pedro. Um Boletim de
Ocorrência foi registrado na 18º DESEC.
MAIS UM CARRO É FURTADO NO
CENTRO DE GARANHUNS –

Apesar da ação da Polícia, os bandidos não escolhem local para realizar seus
crimes. De acordo com o portal Agreste Violento, na noite do último domingo,
dia 26, mais um cidadão foi Vítima de furto no Centro de Garanhuns. O homem, de
identidade não registrada, estacionou seu veículo, um Fiat Uno Mille, de
características não registradas, nas imediações da Catedral de Santo Antônio, e
ao retornar, o Veículo já não se encontrava no local. Ele acionou a Polícia que
não conseguiu localizar o veículo, nem os criminosos.

VEÍCULOS ROUBADOS SÃO
RECUPERADOS PELA PM EM GARANHUNS –
O roubo de um veículo na cidade de Venturosa terminou com a prisão de
três homens e uma mulher na noite desta segunda-feira, dia 27, aqui em
Garanhuns.

Dois elementos um com arma de fogo tomaram de assalto uma Picape Strada,
cor branca, placa OVD-0599, em Venturosa. A Vítima imediatamente acionou a
Polícia Militar, tendo a Patrulha Rural do 3º BPM conseguido abordar na Serra
do Tará um elemento que estava em um Fiat Uno, cor vermelha, o elemento identificado
como Arthur Henrique de Lira, de 25 anos, disse aos policiais que a Picape
estava sendo levada para o bairro da Cohab 2, em Garanhuns.

Já em Garanhuns com apoio do efetivo do 9º BPM, foi cercada uma casa na
rua Governador Eraldo Gueiros Leite, onde foi localizada uma moto Honda
XRE-300, placa OYO-6256, que foi roubada na cidade de Caruaru, um revólver
calibre 38 e a Picape roubada em Venturosa. A ocorrência e os suspeitos
seguiram para a 18ª DESEC.
(Com
informações e imagens de www.agresteviolento.com.br)


 
Com o intuito de garantir uma
maior segurança para os alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de
Educação de Garanhuns firmou uma parceria com a Polícia Militar, que através da
Patrulha Escolar, irá realizar rondas diárias em todas as escolas da Rede
Municipal de Ensino, além de promover uma série de palestras para a comunidade
escolar.

“O nosso pessoal está se
preparando para começar 2018 com essa parceria forte com a Secretaria de
Educação. Nosso projeto vai levar palestras aos alunos, pais e professores. O
intuito também é tentar combater a violência, o uso de drogas dentro da
comunidade. Vamos fazer ações sociais, com abordagens específicas, teremos
palestras, recreação e campeonatos”, explica o o comandante do 9º BPM, o Tenente-coronel
Paulo César.

O projeto também pretende
implantar um número de telefone especial para que os Gestores das Escolas Municipais
possam se comunicar diretamente com a PM. A iniciativa está prevista para ser
colocada em prática no primeiro semestre de 2018. “A Patrulha Escolar será para
toda a rede, mas sabemos que as escolas da sede com maior vulnerabilidade serão
priorizadas, as que sofreram arrombamentos ou que estão localizadas em
comunidades mais vulneráveis. Além disso, teremos o Whatsapp Educação, que será
um número disponibilizado para as gestoras terem um canal direto para a
Patrulha”, ressaltou Eliane Vilar, Secretaria de Educação de Garanhuns. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)


O Sebrae em Pernambuco promove, na próxima sexta-feira, dia 1º,
o 1º Encontro de Empretecos do Agreste Meridional. O evento tem o objetivo de
reunir àqueles empreendedores que já participaram do curso Empretec e desejam
receber atualizações sobre o mercado com o palestrante Aluísio Alves Dias.
As inscrições estão abertas e custam R$ 10. Os interessados
devem se inscrever no site www.loja.pe.sebrae.com.br
ou buscar informações pelos
contatos (87) 0800 570 0800 e (87) 3221 3333.

O encontro vai acontecer na unidade do Sebrae em Garanhuns, das 19
às 21h. Na ocasião, serão repassados conteúdos que englobam diversas técnicas,
entre elas visão de futuro, Plano Integrado de Metas e Ações, mix de marketing,
Porter – Estratégia Genérica, 
Balanced Scorecard,
indicadores de desempenho, estabelecimento de objetivos, metas e
responsabilidades e 
dashboard. (Com informações de Cloves Teodorico/ASCOM/SEBRAE) 

 
Numa realização do Grupo
Pedalada da Amizade, Garanhuns vivencia no próximo domingo, dia 3, o 1º
Garanhuns Bike Race. Trata-se de um evento de Mountain Bike, que contará com
mais de cem participantes, oriundos de Garanhuns e de diversas Cidades
Nordestinas.
O Evento, cuja concentração e
largada acontece defronte ao Castelo de João Capão, terá um percurso de 42km e
será disputado em 6 categorias: Elite; Máster; Feminino; Turismo e Nelore, para
ciclistas com mais de 90kg. “Vamos contar com ambulância, carro de apoio,
pontos de hidratação, premiação e um percurso que chamará a atenção pela beleza
e simbologia, a Centenária Trilha do Trem, entre os municípios de São João e
Garanhuns”, registra Haroldo Veloso, um dos organizadores do Evento.

O 1º Garanhuns Bike Race tem
largada prevista para as 9h e conta com o patrocínio de Empresas da Cidade, bem
como do Governo Municipal de Garanhuns, através da AMSTT e das secretarias de
Saúde, Comunicação Social e Juventude, Esportes e Lazer, além do apoio da
Polícia Rodoviária Federal (PRF); 9º BPM e 71º BI Mtz.


 
Depois de denúncias de irregularidades, o Ministério Público de
Pernambuco (MPPE) publicou portaria, no Diário Oficial da última sexta-feira,
dia 24, na qual resolve investigar, sob sigilo, o concurso para o Tribunal
de Justiça de Pernambuco (TJPE). O Certame foi realizado no último dia 15 de
outubro pelo Instituto Brasileiro de Formação e Qualificação (IBFC), e
teve 179.548 inscritos concorrendo a 109 vagas.
Na publicação, o MPPE divulgou que vai analisar documentos encaminhados
à procuradoria, incluindo “aquelas denúncias em que o (a) denunciante
tenha se mantido em anonimato” e outros que venham a ser anexados. O
MPPE vai notificar o Tribunal e o IBFC para que conheça o conteúdo do inquérito
e fará um levantamento minucioso de provas.

Entre a documentação que deverá ser levantada na investigação estão o
estatuto de constituição do IBFC, a lista de todos os candidatos inscritos que
compareceram e seus respectivos locais de prova, assim como minucias como o
livro de ocorrências, registros ou denúncias havidas em cada prédio onde
foram aplicadas as provas, a quantidade de detectores de metal utilizados em
cada prédio. Este é um dos pontos que receberam reclamações dos candidatos, a
ausência desses aparelhos nos locais de provas, assim como identificação nas
folhas de redação, contrariando o que estava previsto no edital do concurso.
(Com informações da Folha de Pernambuco.
CONFIRA)