BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Apesar do trabalho ostensivo da Polícia Militar, que promoveu nos últimos dias mais uma Operação Fecha Batalhão, quando policiais que trabalham no setor administrativo são escalados em operações nas ruas, um novo veículo foi furtado no Centro
de Garanhuns.


Segundo informações do portal Agreste Violento, o proprietário de um
veículo Parati, ano 1989, cor cinza, e placas KHO 4220, foi furtado na noite
desse sábado, dia 2, na rua 13 de Maio, no centro de Garanhuns. De acordo com a
Vítima, de identidade não registrada, Ele teria estacionado o veículo e foi até
Avenida Santo Antônio. Ao retornar ao local, a Parati não se encontrava no
local.



A Vítima procurou o plantão da Delegacia Regional em Garanhuns para
registrar um Boletim de Ocorrência. A Polícia Militar também foi informada do furto,
mas não foi obtido êxito na localização do automóvel. Esse é o terceiro carro
furtado no Centro de Garanhuns nos últimos 15 dias.
(Com informações e imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)


 
Diante das inúmeras rebeliões, que colocam em risco a vida dos Agentes
Socioeducativos e dos cidadãos que residem nas imediações da Funase/Garanhuns, localizada
no bairro Aloísio Pinto, o vereador Marinho da Estiva (PHS) entregou
diretamente ao Governador Paulo Câmara (PSB) o pedido para que a segurança
daquela Unidade seja reforçada. 
A entrega da solicitação de Marinho foi feita na manhã de ontem,
dia 2, durante a visita de Câmara a Garanhuns, quando esteve nas obras de construção
da Escola Técnica Estadual, que vem sendo edificada a poucos metros da Unidade
da Funase.

Antes da solicitação de Marinho, a presidente da Câmara
de Garanhuns, Vereadora Carla Patrícia (PTB), apresentou requerimento solicitando
que o Governo do Estado pudesse
transferir
a Funase para um novo prédio, a ser construído numa outra localidade. “Só neste
ano foram diversas rebeliões e várias fugas! Não há condição de se manter a
Unidade em funcionamento naquela área, pois a sensação de insegurança das famílias
que residem nas imediações da Funase é grande”, registrou Carla no requerimento
aprovado pelos Vereadores de Garanhuns.
Após a rebelião da última quinta-feira, dia 30, o portal V&C
Garanhuns ouviu o relato de alguns Agentes Socioeducativos, que reclamaram das
condições de trabalho e registraram que não há segurança sequer para aqueles
que executam o controle dos reeducandos. Eles também temem pela própria
vida.

Além
dos Vereadores e dos Agentes que atuam na Unidade, o Ministério Público também
está atento aos problemas vivenciados na Funase/Garanhuns. Tanto que o Promotor
Domingos Sávio
ajuizou uma ação
pública contra a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), por
superlotação da unidade do Case/Cenip situada em Garanhuns 
(saiba mais
clicando AQUI)
; por
graves irregularidades na estrutura física; falta de higiene nos alojamentos;
tratamento incompatível com a dignidade dos adolescentes e insuficiência de
servidores nas unidades Case/Cenip (centros de internação) e Casem (centro de
semiliberdade).

Em resposta a Ação do MP, a direção da Funase registrou que vem
trabalhando na construção de dois novos Cases, um no Cabo de Santo Agostinho e
outro em Jaboatão dos Guararapes, além da segunda etapa do Cenip Recife, e que
após concluídas essas obras, acabará com a superlotação nas Unidades da Capital
e do Interior, inclusive aqui em Garanhuns. 


Fim de semana de muito esporte em Garanhuns. Foram duas
Corridas de Pedestrianismo e uma de Mountain Bike, competições que movimentaram
a Cidade e que contaram com a parceria do Governo Municipal.

A garanhuense Rosen Mayara venceu a prova no Feminino. 

Na noite desse sábado, dia 2, cerca de 1.100 corredores
puderam desfrutar da Magia do Natal de Garanhuns durante o percurso da
Garanhuns Night Run, corrida noturna promovida pela empresa FMX Sports cuja
largada e chegada foi defronte ao Parque Euclides Dourado, mas que percorreu a
iluminada Avenida Rui Barbosa, passando pela praça do Relógio das Flores.
“Fizemos uma grande corrida na Cidade mais iluminada do Nordeste! A Magia do
Natal de Garanhuns atraiu corredores de todo o Nordeste”, pontuou Felipe
Monteiro, um dos organizadores do Evento Esportivo.

Já nas primeiras horas de hoje, dia 3, cerca de 300
corredores participaram da 9ª edição do Circuito Fazenda Matary, cuja prova de
21km, foi um verdadeiro desafio para ao atletas. A prova realizada pelo
desportista Adejilson Mendes, o Bingo, teve como destaques as atletas Rosângela
Vieira, Renata Rafaelle e Rosânia Rodrigues (imagem ao lado), entre as mulheres, e os corredores
Silvan Silva e Carlos André entre os homens.
Ainda na manhã desse domingo, dia 3, o Castelo de João
Capão foi o ponto de partida e de chegada da 1ª Garanhuns Bike Race. O Evento
de Mountain Bike, organizado pelo Grupo Pedalada da Amizade, contou com mais de
cem participantes, oriundos de Garanhuns e de diversas Cidades Nordestinas, que
disputaram a prova de 42km, nas categorias Elite; Máster; Feminino; Turismo e
Nelore, para ciclistas com mais de 90kg. “O percurso chamou a atenção pela
beleza e simbologia, pois percorremos a Centenária Trilha do Trem, entre os
municípios de São João e Garanhuns”, pontuou Haroldo Veloso, um dos
organizadores do Evento.
O Garanhuns Night Run; o Circuito Fazenda Matary e o
Garanhuns Bike Race contaram com a parceria do Governo Municipal de Garanhuns,
através da AMSTT e da Guarda Municipal e das secretarias de Saúde; Comunicação
Social; e Juventude, Esportes e Lazer, além do apoio da Polícia Rodoviária
Federal (PRF); 9º BPM e da Unopar/Garanhuns. 


E o efetivo da
Guarda Municipal de Garanhuns evitou que uma Escola fosse furtada. Eles foram detidos
e em seguida encaminhados a Polícia Civil. A ação aconteceu na madrugada desse
sábado, dia 2.

O Guarda que
estava de serviço na Escola Municipal Miguel Arraes de Alencar, no Parque Fênix,
percebeu uma movimentação estranha e acionou reforço para impedir a consumação
do crime. Os Suspeitos, dois, de identidades não registradas, usando equipamentos próprios para arrombamentos, já haviam
retirado da Escola equipamentos como geladeira e microondas, além de itens de
alimentação destinados à merenda e botijões de gás. Eles usariam uma carroça de
burro para transportar o produto do furto.

Com a chegada do reforço,
os Guardas conseguiram imobilizar os suspeitos, e com auxílio da Polícia
Militar, os encaminharam para a Delegacia Regional da Polícia Civil, onde foi
lavrado o Boletim de Ocorrência.
(Com
informações e imagens da SECOM/PMG)



 
Numa ação desencadeada por Policiais Civis da Delegacia de Saloá, sob
comando do Delegado Alysson Câmara, foi preso na última quinta-feira, dia 30,
em Saloá, o cidadão André Ricardo Souto Araújo, de 33 anos. André é filho da
Vice-prefeita de Saloá, Socorro do Leite, e do ex-prefeito daquele Município, Zé
do Leite, e está sendo acusado de ter praticado o crime de tortura
contra um menor.


Em tom de desabafo e
mostrando-se indignada pela suposta ação do filho, a Vice-prefeita postou uma mensagem
no facebook:
O Facebook sempre pergunta,
no que você está pensando? E em poucas palavras eu respondo. Externar o meu
pedido de desculpas a sociedade de Saloá. Mais graças a Deus hoje a justiça
tirou de circulação mais um elemento, evitando assim; riscos e maus exemplos as
famílias Saloaense. Esse cara é meu filho. Desculpem o desabafo, mais foi a
forma que encontrei pra ver se consigo vencer mais essa”, postou a Mãe,
decepcionada com o filho.


Esse não é o primeiro drama
que a Família
 Leite atravessa. Em agosto do ano passado, o filho de Socorro e
Zé do Leite, José Antônio Alves de Araújo, o popular Zé Antônio do Leite (imagem ao lado), que a
época exercia o cargo de Vice-prefeito de Saloá, faleceu, vítima de um acidente
motociclístico. A época do ocorrido,
Zé Antônio tinha 36 anos e deixou esposa e três
filhos. (Com informações do
facebook e do portal V&C Garanhuns


 
Um dos patrimônios culturais
vivos de Garanhuns, o senhor Luiz Gonzaga de Lima, o nosso Gonzaga de Garanhuns,
foi agraciado com o Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros,
idealizado pelo Ministério da Cultura (MINC).
“Trata-se do reconhecimento da importância de nossas tradições e
dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e diverso
País”, afirmou o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Foram avaliados a
contribuição sociocultural do projeto às comunidades; a melhoria da qualidade
de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e o impacto social
e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das
atividades dos grupos, entre outros, nos segmentos do Cordel, da Quadrilha, do Maracatu, do Jongo, do Cortejo de Afoxé, do Bumba-Meu-Boi
e do Boi de Mamão, entre outros.

No alto dos seus 73 anos, Gonzaga de Garanhuns está firme na luta pela
Cultura, tanto que chefia cinco grupos de Reisado, dentre os sete que existem
em Garanhuns.
(Com informações do portal
V&C Garanhuns. CONFIRA)


Idades e repertórios variados, um público atento e
participativo. A sexta-feira, dia 1º, começou com músicas religiosas no Palco
Prefeitura durante a Magia do Natal de Garanhuns. O público ovacionou a cada
solo ou canção entoada pelos membros de igrejas locais. A garanhuense Carla
Marques apresentou clássicos da Música Popular Brasileira encerrando a noite.

Neste sábado, a partir das
16h, tem início a programação do Polo Infantil, montado na Fonte Luminosa, na
Praça Souto Filho. Estão previstas contação de histórias, poesia, leitura e
teatro com o Centro Social Monsenhor Callou, a Biblioteca Comunitária Ler é
Preciso – Maurílio Matos, a professora Jackelinne Brasileiro com a poesia É
Natal em Garanhuns e a Companhia Fisa D’arte.

A Magia do Natal é
realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e
Cultura e conta com patrocínios da Caixa Econômica Federal, Governo Federal,
Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas,
Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br.
(Com informações de
Edméa
Ubirajara e imagem de Camila Queiroz/SECOM/PMG)

O Governador Paulo Câmara (PSB) estará aqui em Garanhuns na manhã de
hoje, dia 2. O Socialista fará uma visita ao canteiro de obras da Escola Técnica Estadual de Garanhuns
(ETE/Garanhuns) Ariano Suassuna, que está sendo construída em área do antigo Parque
de Exposições de Animais, nas imediações da UAG/UFRPE, no bairro Aloísio Pinto. A
visita acontece a partir das 8h30min.
Após visitar a
Escola Técnica Estadual de Garanhuns, Paulo seguirá para Angelim onde fará a
entrega de ações no Sítio do Poço do Boi. Ao lado do Prefeito Douglas Duarte
(imagem ao lado), Ele também inaugurará uma unidade do CREAS e assinará as Ordens de
Serviço do Sistema de Abastecimento de Água do Distrito de Quatro Bocas e da
pavimentação da rua Beira Rio.

Prevista para ser
concluída no próximo ano, as obras da ETE seguem em ritmo acelerado. A unidade
contará com um investimento de R$ 11 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A estrutura, que terá uma
área total de 11 mil metros quadrados, vai atender 1.300 estudantes.
(Com informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)


 

Com uma vitória de virada por 2×1 sobre o Silvino Almeida, a equipe do SESC
sagrou-se campeã da 2ª Copa EJA de Futsal. A decisão aconteceu na noite dessa
sexta-feira, dia 1º, e contou com um grandioso público. Na decisão do terceiro
lugar, Mário Matos venceu Jaime Luna por 3×2.

Realizada pelo Governo Municipal de Garanhuns, por meio das secretarias
de Juventude, Esportes e Lazer, e de Educação, em parceria com o
SESC/Garanhuns, a Copa reuniu cerca de 100 atletas do sexo masculino, todos
alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos das Escolas Municipais CAIC,
IPH, Silvino Almeida, Mário Matos, Ranser Alexandre, José Brasileiro e Jaime
Luna, além do SESC local.

“Promover o esporte de participação é um dos objetivos do Governo Izaías
Régis, e as parcerias com o SESC e com a Secretaria de Educação possibilitaram
que tivéssemos uma competição marcada por muitos gols, alegria e realizações,
tanto para os participantes, quanto para os organizadores”, registrou Carlos Eugênio,
secretário de Juventude, Esportes e Lazer do Município.

Clique AQUI e confira outras imagens das finais da 2ª Copa EJA de Futsal. 




 
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) executa manutenções
emergenciais nos conjuntos de motor-bomba de dois dos três sistemas que abastecem
Garanhuns: Mundaú e Inhumas. Para providenciar o conserto dos equipamentos, o
fornecimento de água para a cidade precisou ser reduzido. Os bairros Cohab 1, Loteamento
São Carlos e Parque Fênix passaram a ser abastecidos somente à noite. Para as
demais áreas de Garanhuns, a distribuição de água acontece normalmente.
A zona rural do município de São João, distante 16 quilômetros de
Garanhuns, e que recebe água dos dois sistemas, teve o abastecimento de água
suspenso. O atendimento só será restabelecido no local ao término das
intervenções.

A previsão é concluir os serviços de conserto do equipamento pertencente
ao Sistema de Mundaú ainda nesta sexta-feira, dia 1º, até o final do dia. Já a
unidade de bombeamento do Sistema Inhumas ficará operando apenas com um dos
conjuntos de motor-bomba pelos próximos 15 dias, até que seja finalizada a
manutenção no segundo equipamento daquela Estação.​