BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
E mais uma rebelião foi registrada na Unidade da Funase, aqui em Garanhuns.
Ontem, dia 30, por volta das 21 horas, oito reeducandos dos pavilhões 2 e 3
conseguiram fugir.
Após essa nova fuga, o portal V&C Garanhuns ouviu o relato de alguns
agentes socioeducativos. Eles reclamam das condições de trabalho e registram que
não há segurança sequer para aqueles que executam o controle dos 
reeducandos. “Não aguentamos mais tanta rebelião. Estamos vendo a hora
algum de nós ser morto aqui dentro”, desabafou um Agente, que pediu reserva
da sua identidade.

“O Coordenador sabe de tudo e nada faz, com isso estamos entregue
às baratas”, denunciou o Agente, em matéria publicada com exclusividade pelo
V&C Garanhuns. Após a rebelião de ontem, controlada minutos depois pela
Polícia Militar, foram encontrados diversos chunchos, usados pelos reeducandos
na ação. 

O Blog do Carlos Eugênio está a
disposição do Governo de Pernambuco e da direção da Funase para publicar a sua
versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem. 


O Prefeito Izaías Régis
(PTB) justificou a sua decisão em vetar o Projeto de Lei nº 073/2017, de
autoria da Vereadora Betânia da Ação Social, que também é do PTB. O projeto
aprovado pelo Legislativo Municipal e vetado pelo Prefeito, prevê o custeio,
por parte da Prefeitura, da cessão gratuita de ônibus para os cortejos fúnebres
até os Cemitérios, por ocasião do falecimento de entes de famílias carentes no
Município.


De acordo com Régis, o veto se
deu diante da inconstitucionalidade da matéria. É que segundo o Prefeito, os Parlamentares
não podem legislar sobre matéria financeira e a proposta de Betânia implicaria
em despesas para o Município. “Não sancionei porque é inconstitucional”, frisou
Izaías, que também defendeu os Vereadores que mantiveram o seu veto a proposta.
“Os Vereadores que votaram a favor do veto não ficaram contra o povo e sim de
acordo com a Lei”, observou o Petebista, em entrevista ao Blog do Roberto
Almeida.


Ainda segundo o Prefeito, na prática, aqui em Garanhuns
já existe auxílio às famílias que precisam de ônibus, quando do sepultamento de
algum ente querido. “A prefeitura muitas vezes aluga ou loca um veículo de
empresa privada e dá assistência a quem precisa”, publicou Almeida em seu Blog.
(Com informações de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/)

 
A Operação Lei Seca completa
seis anos nesta sexta-feira, dia 1º, aqui em Pernambuco. E uma estatística
chama a atenção: a arrecadação é de cerca de R$ 1,5 milhão em dinheiro, por
mês, só em multas aplicadas a motoristas embriagados. O valor representa quase
75% do que a Operação recebe por todas as infrações praticadas no trânsito.
O coordenador da Operação Lei
Seca, tenente-coronel Flávio Bagetti, revelou ainda que uma média de 7% dos
motoristas abordados apresentam algum tipo de infração. “No geral, a maioria é
com problemas de atraso na documentação. Atualmente, a embriaguez representa
pouco mais de 1 por cento dos casos”, disse, em entrevista à TV Jornal. No
começo da Lei Seca, em 2011, o número era de 5%. “As pessoas estão mais
conscientes”, completou.
Os riscos da mistura entre a
direção e o álcool voltaram à tona nesta semana após o grave acidente
registrado no bairro da Tamarineira, em Recife, no último domingo. O
universitário João Victor Ribeiro de Oliveira, de 25 anos, dirigia
embriagado e o carro dele – em alta velocidade – bateu em outro. O motorista
teve apenas ferimentos leves, mas no carro atingido morreram a advogada Maria
Emília da Mota, o filho dela e a babá Roseane Maria de Brito Souza. A filha da
advogada segue internada em estado grave. O marido dela, o advogado Miguel
Arruda da Mota, também segue internado em um hospital particular. João Victor foi preso e está no Cotel. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

 
Com seu estilo
inconfundível, Ele já faz sucesso no Instagram e em outras mídias sociais e
agora vai entrar no mundo dos esportes. Trata-se do pequeno Arthur Pontes, o
blogueirinho de Garanhuns.
Arthur tem apenas 4 aninhos de idade e será uma das atrações da Garanhuns
Night Run, corrida noturna que promete abrilhantar ainda mais a noite desse
sábado, dia 2, aqui em Garanhuns. Ele disputará o percurso de 300 metros da Corrida Kids,
exclusiva para crianças com idades entre 3 e 12 anos. Além desse percurso, a
prova também será disputada nas distâncias de 5Km (Corrida) e 3Km (Caminhada).

Seja usando
looks da atualidade, dando dicas ou passando mensagens de otimismo cheias de
mimo, Arthur Pontes, ‘o blogueirinho de Garanhuns’, que já causa no Instagram agora
também quer ser o Atleta Kids da Cidade. E quem vai duvidar?
Para conhecer o famosinho Arthur Pontes e conferir seu sucesso é só acessar @arthurzinhoolp.


Clique AQUI e confira mais
imagens de Arthur Pontes.



Por sete votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção, a Câmara de
Vereadores de Garanhuns decidiu derrubar o veto do Prefeito Izaías Régis (PTB),
a cerca de um Projeto de Lei, que prevê o custeio, por parte da Prefeitura, da
cessão gratuita de ônibus para os cortejos fúnebres até os Cemitérios, por
ocasião do falecimento de entes de famílias carentes no Município.
O Projeto de Lei nº 073/2017, de autoria da Vereadora Betânia da Ação
Social (PTB), foi aprovado por unanimidade no Legislativo Municipal e seguiu
para sanção do Prefeito, que por sua vez, vetou a proposta. Nessa quarta-feira,
dia 29, cumprindo o Regimento da Câmara, os Vereadores apreciaram o Veto nº
006/2017 e derrubaram a decisão do Governante Garanhuense. Com a decisão, o
Projeto de Lei se tornará Lei e deverá ser executado pela Municipalidade, desde
que haja previsão no Orçamento do próximo ano para tal finalidade.


Votaram contrários ao veto, a autora do Projeto, Betânia da Ação Social (PTB), e
os vereadores Zaqueu Lins (PSC), Professor Márcio (PHS), Marinho da Estiva
(PHS), Tonho Belo (PSDB), Gil PM (PSDC) e Gersinho Filho (PTB). Essa é a
primeira oportunidade na atual legislatura que a Câmara derruba um veto oriundo do Poder
Executivo Municipal.
(Com informações de
http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/)



 
Uma estudante de
27 anos foi atingida por um disparo de arma de fogo na noite desta
quarta-feira, dia 29, na rua Pedro Medeiros, bairro Aluísio Pinto. De acordo
com informações do portal V&C Garanhuns, ela foi Vítima de bala perdida.
Segundo informações apuradas pelo V&C junto a Polícia
Militar, dois suspeitos numa motocicleta Honda Pop, de cor Vermelha, tentaram
assaltar um Vigilante, mas este reagiu. Frustrados, os assaltantes efetuaram
três disparos de arma de fogo, vindo um dos projeteis a atingir a Estudante, de
identidade não registrada, que trafegava pelo local na hora da ação criminosa.



A bala atingiu a
mão da estudante, fraturando um dos dedos. A jovem foi levada ao Hospital Monte
Sinai, onde foi submetida a um procedimento cirúrgico. O Vigilante não foi
atingido. A Polícia Militar fez buscas na tentativa de capturar a dupla de
assaltantes, mas não conseguiu êxito. 
(Com
informações e imagem de
http://www.vecgaranhuns.com/)


 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão carregado com
maços de cigarro contrabandeado na BR-423, aqui em Garanhuns. 

A mercadoria
seria entregue em Natal, Rio Grande do Norte. Agentes da PRF realizavam um
comando de fiscalização no quilômetro 94 da Rodovia, quando deram ordem de
parada a um caminhão por suspeita de excesso de peso. O motorista apresentou
duas Notas Fiscais que autorizavam o transporte de 19.800 kg de tomates.

Após uma verificação minuciosa no interior do veículo, os policiais
encontraram diversos maços de cigarros de origem paraguaia escondidos entre a
carga de tomates. Foi dada voz de prisão ao condutor do veículo e o valor
estimado da carga será avaliado posteriormente junto a Receita Federal.
O Motorista, de identidade não registrada, foi encaminhado junto com a
mercadoria e o veículo para a Polícia Federal em Caruaru. O Crime de
contrabando está previsto no artigo 334 do Código Penal e prevê pena de 2 a 5
anos de reclusão.
(Com informações e
imagens do Diario de Pernambuco. CONFIRA)


SESC x Silvino Almeida e Mário
Matos x Jaime Luna. Esses são os confrontos das semifinais da 2ª Copa EJA de
Futsal, competição que vem sendo disputada desde o último dia 27, por oito
equipes, no Ginásio do SESC/Garanhuns, numa realização do Governo Municipal de
Garanhuns, por meio das secretarias de Juventude, Esportes e Lazer e
Educação, em parceria com o SESC.

A Copa reúne alunos do sexo
masculino da modalidade Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais CAIC,
IPH, Silvino Almeida, Mário Matos, Ranser Alexandre, José Brasileiro e Jaime
Luna, além do SESC local. A grande final acontece nessa sexta-feira, dia 1º, a
partir das 20h. Antes, tem a decisão do 3º lugar. Os jogos acontecem no Ginásio
do SESC e a entrada é gratuita.


“Temos o objetivo de desenvolver
um intercâmbio sócio-desportivo entre os participantes, além de promover a
integração através do esporte e incentivar as boas relações entre
alunos/desportistas e docentes respeitando as leis do desporto, dando
oportunidade de lazer e entretenimento aos alunos contemplados nessa modalidade
de ensino”, registra a secretária de Educação, Eliane Vilar. 


A Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, em primeira votação, o
Projeto de Lei nº 086/2017, de autoria do vereador Audálio Filho (PSDC), que
trata sobre a proibição de práticas pedagógicas voltadas a discussão de Ideologia
de Gênero nas Escolas de Garanhuns.

A matéria foi aprovada por 11 votos a 1, tendo o vereador Marinho da
Estiva (PHS), sido o único a se posicionar contrário, enquanto que a Presidente
Carla Patricia só votaria em caso de empate. A votação aconteceu na manhã de
ontem, dia 29, com o Plenário da Casa Raimundo de Moraes, tomado por
autoridades religiosas e membros da sociedade local.
A segunda e definitiva votação acontece nessa sexta-feira, dia 1º. A
expectativa é que os parlamentares mantenham sua decisão, haja vista a ampla
discussão dada a Matéria, inclusive com a realização de uma Audiência Pública. Após a aprovação, o Projeto de Lei nº 086/2017
seguirá para apreciação do Prefeito Izaías Régis (PTB), que, caso decida pela
sanção, tornará a matéria em Lei Municipal.
RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO
PÚBLICO –
Antes da votação,
chegou ao conhecimento dos Vereadores uma recomendação expedida pelo Ministério
Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da
Cidadania de Garanhuns. É que provocado pelo Vereador Marinho da Estiva (PHS),
o documento datado de 27 de novembro de 2017 e assinado pelo Promotor Domingos
Sávio, recomendava que  os Vereadores rejeitassem o Projeto de Lei nº 087/2017,
tendo em vista, segundo o MP, descumprir preceitos fundamentais do Ordenamento Jurídico
do País.

Ainda na recomendação, o Promotor cita o Prefeito Izaías Régis (PTB),
para caso o Projeto fosse aprovado (o que aconteceu), Ele pudesse vetar a
proposta de forma integral. O MPPE também recomendou que a Secretaria Municipal
de Educação e os Professores da Rede Municipal de Ensino,
observem, nas suas atividades laborais, os referidos
mandamentos constitucionais.
O Governo Municipal de Garanhuns ainda não
se pronunciou sobre o assunto.
(Com
informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)


 
Policiais Civis da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns deram
cumprimento ao Mandado de Prisão em desfavor de César Augusto da Silva, de 18
anos, natural do município de Arapiraca-AL, e atualmente residindo na rua da Prosperidade,
bairro de São José, aqui em Garanhuns. Ele foi preso na tarde dessa
terça-feira, dia 28. César Augusto é suspeito de praticar assaltos no interior
do Parque Euclides Dourado e do Terminal Rodoviário de Garanhuns.

De acordo com a Polícia Civil, Agentes fizeram campana nas imediações do
Terminal Rodoviário de Garanhuns para tentar prender o Suspeito. O local vinha sendo
marcado pela atuação do suspeito, que agia com frequência em roubos de
celulares utilizados por transeuntes. Ao chegar ao ponto de origem de abordagem
as suas Vítimas, César foi surpreendido com a presença dos Agentes que realizaram
sua prisão e o conduziram a Delegacia.
Ainda segundo a Polícia, na última quinta-feira, dia 23, o Suspeito foi
levado ao plantão da Delegacia Regional, sendo apontado como autor de vários
assaltos no interior do Parque Euclides Dourado. Devido a quantidade de Boletins
de Ocorrências registrados naquela área, Vítimas foram chamadas para
reconhecimento do suspeito que foi reconhecido por várias delas. Diante dos
reconhecimentos, o Delegado João Lins pediu a prisão do indivíduo que foi Decretada
pela Justiça.



NOVAS VÍTIMAS – A Polícia Civil pede para que outras possíveis
Vítimas de de César Augusto da Silva compareçam a Delegacia para prestar queixa.
Ainda segundo a Polícia, Ele também agia em companhia de outros elementos,
cerca de quatro. A delegacia disponibiliza de imagens dos demais suspeitos para
possíveis reconhecimentos, pois eles também foram levados a Delegacia e
apontados como suspeitos de participarem dos roubos.
(Com informações e imagem de www.agresteviolento.com.br)