BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Ainda sem informações
concretas sobre a construção e habite-se de um prédio que desabou matando duas
pessoas soterradas, na última segunda-feira, dia 10, a Prefeitura de Garanhuns
informa que abriu um procedimento interno para levantar a documentação relativa
à execução e regularidade da obra.
A edificação (o bloco C de um
conjunto residencial de três prédios na Rua Desembargador João Paes, no bairro
Aloísio Pinto) já havia sofrido desmoronamento parcial durante sua construção
em 2008 e passou por vistoria há seis anos, quando o Município determinou
serviços de manutenção. Na terça, peritos vistoriaram o local e os outros dois
blocos foram evacuados. “O dia foi de mudança. A Prefeitura disponibilizou
transporte para as famílias saírem do local. Os prédios ficarão interditados até
que um responsável técnico se apresente dizendo que não há risco para os
moradores”, afirma o secretário-executivo de Defesa Civil, Fábio Antônio.
“Outros imóveis ao redor, acredito que quatro, também foram afetados com o
desabamento e precisaram ser interditados”, pontuou Fábio.

Conforme a Prefeitura,
“as famílias das vítimas que moravam no prédio receberão auxílio
financeiro para locação de nova moradia, por três meses, podendo ser
prorrogado, de acordo com avaliação técnica”. Os moradores dos prédios
vizinhos que não tiverem para onde ir também receberão auxílio pelo mesmo
período. 
O desmoronamento do prédio
será investigado pela Delegacia Regional de Garanhuns. Segundo o delegado
Patrick Dias, ainda não se sabe o que motivou a queda. “Neste momento, são
muitas informações chegando e temos de ter cautela para saber o que é um
simples comentário ou o que de fato procede”, explicou.

O servidor público municipal
Antônio Arcoverde, 32 anos, e Edvaldo Soares, 66, morreram soterrados. A mulher
de Antônio, a bióloga Genicélia Cardoso, 26, e a filha do casal, de apenas 20
dias, foram retiradas dos escombros. A mulher com pequenos arranhões e a bebê,
ilesa. Familiares disseram que o casal procurava um novo apartamento para se
mudar, devido aos problemas estruturais do prédio.
(Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)


 
A Gestão Fiscal da Prefeitura
de Terezinha no que diz respeito à transparência pública, no exercício
financeiro de 2016, foi considerada irregular pela Primeira Câmara do TCE, em
sessão realizada nessa terça-feira, dia 11. O voto da relatora do processo nº
1621032-3, conselheira Teresa Duere, foi baseado em diagnóstico resultante da
avaliação dos portais de transparência das 184 prefeituras municipais de
Pernambuco, feita pelo TCE entre os meses de julho e setembro daquele ano.
A auditoria teve como objetivo
verificar o cumprimento das exigências previstas na legislação pertinente, com
a finalidade de estimular a melhoria da transparência pública e facilitar o
controle social. A comparação entre os portais avaliados se deu a partir da
análise do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE),
alcançado por cada prefeitura, o qual pode variar entre zero e 1000 pontos.
De acordo com a avaliação, a
prefeitura de Terezinha ocupa um nível crítico no ranking da transparência,
deixando de cumprir satisfatoriamente os requisitos legais exigidos. A
auditoria constatou, entre outras irregularidades, que nem todos os documentos
da gestão fiscal estão sendo disponibilizados em meio eletrônico, a exemplo de
Planos Plurianuais (PPAs), Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOS), Leis
Orçamentárias Anuais (LOAs), Prestações de Contas Anuais, Relatórios de Gestão
Fiscal, bem como informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e
financeira da cidade. Afora isso, o Portal da Transparência de Terezinha não
atende aos requisitos tecnológicos mínimos para o seu funcionamento.

Baseada nessas constatações, a
relatora Teresa Duere aplicou uma multa ao ex-prefeito da cidade, Alexandre
Antônio Martins de Barros, no valor de R$ 8.000,00, bem como estabeleceu um
prazo de 90 dias para a prefeitura disponibilizar em sua página da internet as
informações do exercício financeiro de 2016.
(Com informações do Portal do TCE-PE)

Um suspeito de assalto foi morto na tarde desta quarta-feira, dia 12, na
rua Leandro de Albuquerque, no bairro de Heliópolis, aqui em Garanhuns.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, de identidade não registrada
até ao momento, teria acabado de assaltar uma Jovem, levando o celular da Vítima.
Ao ser perseguido por populares e após perceber a presença da Polícia, o Suspeito reagiu atirando nos Policiais. De
acordo com o Portal Agreste Violento, os Policiais revidaram com dois disparos
de advertência, todavia o Suspeito continuou atirando, tendo sido atingido em
seguida e vindo a falecer.


O Suspeito estava armado com uma faca e um revólver calibre 22. Com Ele
foi encontrado o celular da Jovem, também de identidade não registrada. O Corpo
do Suspeito será encaminhado, sem identificação, para o Instituto de Medicina
Legal (IML), em Caruaru.
(Com
informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/)


 
A mais nova unidade do Hiper TodoDia em Pernambuco começa a operar nessa
quinta-feira, dia 13, a partir das 7h, aqui em Garanhuns. Cerca de R$ 20
milhões foram investidos no empreendimento, que garante a geração de 100
empregos diretos e 300 indiretos.
A nova Unidade irá atender aproximadamente 250 mil habitantes de
Garanhuns e cidades circunvizinhas. De acordo com o vice-presidente do formato
TodoDia, José Leon, o modelo de hipermercado oferece maior conforto e
comodidade para a população. Uma unidade menor do TodoDia já funcionava no
centro de Garanhuns e continuará funcionando.
O Hiper TodoDia Garanhuns tem 3 mil m² de área de vendas e oferece, além
de 10 mil itens, serviços como posto de gasolina, farmácia, lanchonete, uma
agência da Caixa Econômica Federal, recarga para celular, entre outros. Apesar
da abertura nesta quinta, alguns destes serviços deverão operar a partir das
próximas semanas.
O Hiper TodoDia Garanhuns promete os menores preços do mercado em todo o
sortimento da loja e fica localizado na rua Dr. José Mariano, nº 610, no bairro
Santo Antônio, e funcionará de segunda a sábado, das 7 às 24h, e aos domingos,
das 7 às 20h.



INVESTIMENTOS – Esta é a quarta loja do Hiper TodoDia que o
grupo Walmart inaugura em Pernambuco. Já existem unidades semelhantes em
Paulista, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata. A próxima loja do
modelo deverá ser implantada em Campina Grande-PB. Ainda não há previsão para
inauguração.

O
Hiper TodoDia
 se configura como
mais um empreendimento que chega a Garanhuns na gestão do Prefeito Izaías Régis
(PTB). Antes, graças aos incentivos concedidos pelo Governo Municipal de
Garanhuns, a cidade recebeu o Assaí Atacadista (imagem ao lado); a Casas
Bahia; as Farmácias Pague Menos, Extra Farma e Drogasil, bem como o Atacadão
Juntos Somos Mais, entre outros empreendimentos de médio porte, que juntos
geram diversos postos de trabalho. 
(Com informações e imagens de Aurimar
Ferreira/Rádio Jornal Garanhuns e Ana Maria Miranda/NE10 Interior)


 
O sonho de muitas crianças em participar de uma sessão de Cinema se
tornará realidade em Garanhuns, e o melhor, de forma gratuita. É que o Governo
Municipal de Garanhuns lançará nessa sexta-feira, dia 14, o projeto
“Escola no Cinema”. A ação, que visa oportunizar aos Estudantes da Rede
Municipal de Ensino o acesso a magia da sétima arte, será desenvolvida pela
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de
Educação.
Baseado no oferecimento gratuito de transporte, lanche e ingresso para
que os alunos possam assistir a uma sessão no Cine Eldorado, a iniciativa
estima beneficiar 3.500 estudantes neste ano de 2017. Os alunos do turno da
manhã da Escola Municipal Luiz Tenório de Carvalho serão os primeiros a contar
com a ação. O “Escola no Cinema” também contemplará alunos de outras escolas
municipais, localizadas nos espaços Urbano e Rural, bem como nos Distritos de
Garanhuns.


“O Escola no Cinema reúne num só momento: lazer, educação, cultura e
informação. Trata-se de uma grande ferramenta de inclusão social, através da
cultura, viabilizada pelo Prefeito Izaías Régis”, argumenta o secretário de
Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que coordena o Projeto. “O
conteúdo dos filmes, todos atendendo a faixa etária dos alunos, bem como os
valores apresentados em cada trama, serão abordados, pedagogicamente, em sala
de aula quando do retorno dos estudantes as suas respectivas escolas”,
complementa Eugênio.


 
Seja nos tempos dos cartéis,
em que os Postos de Combustíveis tabelam os preços, ou no atual momento de
promoções, o consumidor deve ficar atento a possíveis irregularidades na hora
de abastecer o seu veículo.   
É que os Postos de Gasolina não podem vender
combustível com a condição de que o cliente compre outro produto ou serviço.
Isso é chamado de venda casada e é proibido pelo artigo 39, do parágrafo I do
Código de Defesa do Consumidor (CDC). A dica está presente em lista da Agência Nacional de Agência Nacional do
Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre direito do consumidor nos
postos de gasolina
.
Além disso, a Agência Reguladora também alerta que é proibido
limitar a quantidade de combustível que vai vender a cada cliente ou reter
estoque. É obrigação da empresa informar claramente a origem do combustível e
se o produto é comum ou aditivado. O preço é livre desde 2002 e não obedece a
tabelamentos. Não pode haver divergência de valores no painel e na bomba.
Outro direito que
o consumidor possui e é pouco conhecido é o teste da proveta. Se houver
suspeita da qualidade da gasolina, o consumidor pode pedir esse teste, que mede
a porcentagem de etanol misturado à gasolina. Pelas leis brasileiras, o excesso
de etanol anidro não pode exceder o percentual de 27%. O Posto também é
obrigado a emitir nota fiscal. O consumidor pode registrar denúncias no site da ANP.
(Com informações do Blog Olho Vivo/JC
Online. CONFIRA)


A Secretaria de Saúde de Garanhuns deu início na última segunda-feira,
dia 10, ao calendário de atendimentos noturnos na Unidade Básica de Saúde do
Magano III. As ações acontecerão quinzenalmente, tendo um público-alvo
específico a cada realização. A Saúde da mulher foi o foco inicial das
atividades, que contou com atendimentos das 19 as 21h.


O intuito da iniciativa é atender a população que não possui
flexibilidade de horário para realizar consultas e exames médicos durante o
dia. Já ontem, dia 12, a ação foi voltada para saúde da família, oferecendo
atendimentos médicos, aferição de pressão arterial, testes rápidos,
solicitações de mamografia, exame de glicemia e palestra com fisioterapeuta.

“Estamos trabalhando em
conjunto para ofertar esse novo serviço a população. Parabenizamos a equipe da UBS Magano III e já estudamos levar ações
semelhantes para outras Unidades de Saúde do Município”, registra a secretária de
Saúde,
Shisneyda Furtado. (Com
informações e imagens de
Aquilles
Soares/SECOM/PMG)

 
A novela Diego Souza, enfim, chega em seus últimos
capítulos
. E com o desfecho positivo para o Sport. Depois de idas e
vindas sobre sua permanência ou não na Ilha do Retiro, Diego Souza, sem falar com ninguém, desembarcou
nesta quarta, dia 12, no Recife, se reapresenta ao técnico – Vanderlei Luxemburgo – à tarde e deve
estar à disposição do comandante leonino para o duelo contra a Chapecoense,
quinta-feira, dia 13, na Arena de Pernambuco, pela 13ª rodada do Campeonato
Brasileiro.
Se estiver em campo, o DS87 fará seu sétimo jogo com a camisa
rubro-negra, número que extrapolaria o limite de partidas para defender outra
equipe na mesma competição e que tornaria inviável sua transferência para o
Palmeiras. O Verdão, inclusive, anunciou a
contratação do atacante
Deyverson,
que pertence ao Levante e estava emprestado ao Alavés, da Espanha
.
O executivo de futebol Alexandre Faria, um dos que esteve à frente das
negociações com Diego Souza, confirmou através da assessoria de imprensa do
clube rubro-negro a presença do atleta no treino, o último antes do confronto
com a Chapecoense. O vice-presidente leonino, Gustavo Dubeux, também. “Ele
(Diego Souza) entrou em contato com Alexandre Faria para falar sobre o
retorno”, destacou Dubeux.

Com isso, o camisa 87, que desfalcou o Sport na vitória por 3×0 frente ao Coritiba na última
segunda-feira por conta de uma viagem ao Rio de Janeiro para resolver
“problemas particulares”, permanece na Ilha do Retiro pelo menos até o final do
ano. Hoje, ao ser reintegrado ao grupo, Diego Souza dará um pronunciamento para
detalhar as negociações com o Leão. Com o fim do desfecho, resta saber se 
parte da torcida rubro-negra, que vinha
criticando o meia por causa desse impasse, deixará de pegar no pé do atleta.
(Com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)

Perdeu o vestibular do dia 9 de julho? Não tem problema! Dia 6 de agosto teremos mais um.



Venha ser Unopar!

Inscrições: http://unopar.br/ 

Vestibular dia 6 de Agosto. Dúvidas entre em contato conosco pelos números: (87) 3761-0558 | 99612-3055 | 99939-0183 | 98134-5825.

UNOPAR. MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE!


Depois da tragédia
registrada ontem, dia 10, aqui em Garanhuns, quando um dos blocos de um prédio
residencial desabou na rua Desembargador João Paes, no bairro Aloísio
Pinto, deixando um saldo de dois mortos e dois feridos, os outros dois blocos restantes
do conjunto também foram interditados. A área da edificação que
desabou também está passando por perícia da Polícia Civil de Pernambuco. A
informação foi repassada a Imprensa pela Prefeitura de Garanhuns.


Ainda de acordo com a
Prefeitura e segundo informações repassadas pelo coordenador da Defesa Civil do
Município, o engenheiro Thiago Amorim, foi realizada, há cerca de seis anos, uma
inspeção predial na edificação que desabou. Na ocasião, segundo Amorim, foi
solicitado ao responsável pelo imóvel que procedesse alguns itens de manutenção
da edificação com o objetivo de conservar e recuperar a sua capacidade
funcional. O procedimento está previsto na Norma Técnica Brasileira nº
5674/1999, que informa, sugere e obriga a todo e qualquer proprietário de
edificação a proceder com a referida manutenção da edificação. Ainda de acordo
com o Engenheiro, após o período, não foi informado formal nem informalmente
nenhum pedido de vistoria do Engenheiro Técnico responsável pela edificação. Diante
do ocorrido, o município de Garanhuns está realizando a abertura de
procedimento interno com o objetivo de levantar toda a documentação relativa à
execução da obra e sua regularidade.

ASSISTÊNCIA AS VÍTIMAS – E a Prefeitura
de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
(SASDH), vem dando apoio social, psicológico e jurídico às famílias das vítimas
da tragédia de ontem no bairro Aloísio Pinto.


Segundo o Governo de Garanhuns, as famílias com algum tipo de
necessidade para auxílio estão sendo encaminhadas pela Coordenadoria de
Proteção e Defesa Civil (Compdec) para a Assistência Social. Já os familiares das
Vítimas que moravam no prédio, receberão auxílio financeiro para locação de
nova moradia, com validade de três meses, podendo ser prorrogado de acordo com
avaliação técnica. Uma equipe de assessoria jurídica também está disponível para
avaliar cada caso e encaminhá-lo para a melhor resolução.



Já às famílias residentes
nos prédios vizinhos, interditados por medida de segurança, vêm sendo encaminhadas
para a casa de familiares – com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, que
disponibilizou veículos. Já aquelas que não tiverem abrigo, terão acesso ao
aluguel social por um período de até três meses.
(Com informações de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)



O sobrinho de Edvaldo Soares da Silva, 66 anos, que faleceu após o
desmoronamento de um prédio residencial aqui em Garanhuns, disse que seu tio iria se mudar
nesta terça-feira, dia 11. “Ele estava se preparando para se mudar, pois o
apartamento estava todo rachado e, inclusive, já vinha com umidade
há tempo. Ele estava decidido a se mudar e fiquei sabendo pela esposa que
ele ia se mudar hoje”, disse Cícero, em entrevista à Rádio Jornal
Garanhuns.
Nessa segunda-feira, dia 10, após mais de 12h do desabamento, o corpo de
Edvaldo foi encontrado no início da noite próximo à escadaria do prédio, onde
morava. Mais cedo, o corpo de outro morador, o funcionário público Antônio
Arcoverde, 32 anos, também foi encontrado em meio aos escombros. Com a
localização destas duas vítimas, a equipe de buscas encerrou o trabalho,
confirmando que não havia outros desaparecidos.
De acordo com o Major Heitor Martins do Corpo de Bombeiros, o segundo
homem encontrado pode ter morrido tentando ajudar outras pessoas.
“Chegaram informações de que ele pode ter voltado para tentar avisar aos
vizinhos de outros apartamentos que ele achava que estariam lá, mas que, na
verdade, estão viajando”, pontuou. Outra possibilidade que chegou ao Corpo
de Bombeiros é que Edvaldo teria voltado para resgatar documentos em seu
apartamento. O corpo do homem foi encontrado na lateral direita do prédio. Essa
segunda versão foi confirmada pelo sobrinho de Edvaldo. “A Esposa me
confirmou que ele conseguiu sair do prédio com a filha, mas voltou para buscar
documentos e aconteceu o acidente”, disse.


INVESTIGAÇÃO DO DESABAMENTO – O desmoronamento do prédio será investigado
pela Delegacia Regional de Garanhuns. Segundo o delegado Patrick Dias, o Instituto de Criminalística
(IC) deve começar a periciar o 
local já a partir de hoje, dia
11. O Delegado afirmou que ainda não se sabe o que motivou o desmoronamento.
“Temos que aguardar a conclusão do trabalho de resgate. Neste momento, são
muitas informações chegando e temos de ter cautela para saber o que é um
simples comentário ou o que de fato procede”, explicou.



VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE
ANTÔNIO ARCOVERDE –
O Corpo
do funcionário público
Antônio Ferreira
Arcoverde Botelho, de 32 anos, que foi encontrado entre os escombros do
edifício que desmoronou na manhã de ontem, dia 10, aqui em Garanhuns, está sendo
velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns.



O sepultamento, segundo
informações de sua mãe, a senhora Lúcia Arcoverde, está previsto para as 17h de
hoje, dia 11, no Cemitério São Miguel.
A Prefeitura de Garanhuns decretou luto oficial de
três dias. 
(Com informações de Cássio Oliveira/Rádio Jornal. CONFIRA)

Perdeu o vestibular do dia 09
de julho? Não tem problema! Dia 6 de agosto teremos mais um.

Venha ser Unopar!

Inscrições: http://unopar.br/

Vestibular dia 6 de Agosto. Dúvidas entre em
contato conosco pelos números: (87) 3761-0558 | 99612-3055 | 99939-0183 |
98134-5825.

UNOPAR. MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE!