BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O Prefeito de São João, Genaldi
Zumba (PSD) resolveu enfrentar a missão de trazer de volta ao Cenário Esportivo
Pernambucano, o Sete de Setembro Esporte Clube. Zumba esteve ao lado de
diretores do Clube Alviverde participando de uma reunião na Federação Pernambucana
de Futebol, visando sanar as pendências financeiras e administrativas do Verdão
do Agreste.
De acordo com reportagem
publicada no portal Falando com o Agreste, a meta de Genaldi é visitar Prefeitos
e Empresários da região para que também se insiram no “projeto de reposicionamento do Clube Profissional”. As
metas são ousadas: sanar as dívidas do Clube; formar uma equipe competitiva para
disputar o Campeonato Pernambucano da Série A2 e realizar reparos no Estádio
Gigante do Agreste para que volte a sediar partidas profissionais, coisa que
não acontece desde 2010. “O gramado já vem recebendo cuidados e com as recentes
chuvas já apresenta um aspecto melhor. A expectativa é que até o final desse mês,
o tapete esteja pronto para receber partidas profissionais”, confidenciou uma
fonte ao jornalista Marcelo Jorge, que assina o portal Falando com o
Agreste.
Após a renúncia do advogado
Nilton Ayres da presidência, membros da antiga diretoria e que integram o Conselho Deliberativo do Sete assumiram a
gestão do Clube, dentre eles: Inaldo Vilela Samuel Guedes e Messias José
(atual presidente da LDG).
COPINHA DE INVERNO DE FUTEBOL – E contando com a participação de mais
de 150 crianças, todas na faixa etária dos 10 aos 13 anos, a Prefeitura de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, promoveu no
dia de ontem, 15, no estádio da AGA, a 1ª Copinha de Inverno Sub-13 de Futebol
de Campo de Garanhuns.
A Competição que contou com o
apoio da diretoria da AGA e da Secretaria de Saúde reuniu oito equipes de
diversos bairros de Garanhuns: A.C.A, da Liberdade; Missão, do Jardim Petrópolis; P.F.U.,
da Massaranduba; Atlético, da Cohab 1; EFFA, do Magano; Web Rádio Garoa, de
Heliópolis; A.M.F., de Heliópolis e o Trevo, da Cohab 2.
Ao final
o título ficou com a Web Rádio Garoa, tendo como vice, a A.C. A, da Liberdade.
“Estamos cumprindo um plano de
ação determinado pelo Prefeito Izaías Régis e novas ações de esportes e lazer
serão realizadas, pois além do cunho esportivo e de saúde, também estamos
afastando essas crianças e adolescentes dos riscos sociais provocados pelas
drogas lícitas e ilícitas”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e Lazer,
Carlos Eugênio. (Com informações e imagem do Portal Falando com o Agreste. CONFIRA

Clique AQUI e confira outras Imagens da Copinha de Inverno de Garanhuns.













 
Um levantamento realizado pela
ONG Contas Abertas mostra que o governo federal liberou em junho R$ 134 milhões
em emendas parlamentares para 36 dos 40 deputados que votaram pela rejeição da
denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça
(CCJ) da Câmara.
Os Parlamentares que votaram pela
admissibilidade da denúncia, por sua vez, receberam R$ 66 milhões no mesmo
período, aproximadamente metade do montante recebido pelos deputados pró-Temer.
Na última quinta-feira, dia 13, a CCJ recusou, por 40 votos a 25, o relatório
do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava que o plenário desse
prosseguimento à denúncia de corrupção contra Temer. No mesmo dia, a comissão
aprovou o relatório de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que defendia que a denúncia
fosse rejeitada. A palavra final sobre o prosseguimento do caso será dada pelo
plenário da Câmara. Se pelo menos 342 deputados votarem contra o relatório de
Abi-Ackel, a denúncia contra o presidente seguirá para o Supremo Tribunal
Federal (STF).
Emendas parlamentares são
valores previstos no Orçamento e sua aplicação é definida pelo parlamentar que
as recebe, desde que obedecidos critérios como o uso exclusivo em projetos e
obras nos estados e Municípios. Em entrevista ao portal G1, no entanto, o
secretário-geral da Contas Abertas afirmou que o montante liberado em junho é
“absolutamente atípico para o período”. Entre janeiro e maio deste
ano, por exemplo, o governo federal liberou em torno de R$ 102 milhões em
emendas para todos os parlamentares. Em junho, foram mais de R$ 2 bilhões
destinados a deputados de 27 partidos e bancadas estaduais. Apenas o PMDB,
partido de Temer, recebeu R$ 284,2 milhões. Nos primeiros seis dias de julho, o
governo já havia liberado mais recursos em emendas do que em qualquer um dos
cinco primeiros meses do ano.


De acordo com a ONG, o
deputado pró-Temer que recebeu os maiores valores em emendas no mês de junho
foi AbiAckel, autor do parecer aprovado na CCJ. O Parlamentar recebeu R$ 5,1
milhões. Em segundo e terceiro lugares estão os deputados Beto Mansur (PRB) e
Carlos Marun (PMDB), ambos com R$ 5 milhões. Questionado sobre os valores
disponibilizados para os Parlamentares, o palácio do Planalto afirmou apenas
que as emendas são uma imposição legal e que o Governo está cumprindo a lei. (Com informações e arte do Jornal do
Commercio. CONFIRA)

 
A Unopar Garanhuns passa a
funcionar em suas novas e modernas instalações a partir de amanhã, dia 15.
A Instituição que funcionou
até hoje no Colégio CMA, passará a funcionar em um Campus Universitário
Próprio, localizado na rua Luiz Roldão de Araújo, s/nº, bairro José Maria
Dourado (antigo prédio da Brahma), nas imediações do Pórtico de Acesso Leste. O
Espaço possui quatro blocos: Núcleo Acadêmico; Núcleo Administrativo-financeiro;
Núcleo Cientifico e Espaço Gourmet Universitário. O novo Campus tem 11 mil
metros quadrados de área total e quase 1.400m² de área construída, se
configurando como o maior polo de educação a distância da Unopar em Pernambuco.
A Unopar Garanhuns faz parte
do maior conglomerado educacional do Mundo a Kroton Educacional. A Instituição está
presente em Garanhuns desde julho de 2010 e já formou mais de 800 Alunos na
graduação e pós-graduação. Atualmente oferta 32 cursos de Graduação, divididos
em bacharelados, licenciaturas e superior de tecnologia e mais de 40 cursos de
Pós-Graduação, nas modalidades 100% a distância; presencial conectado e
semi-presenciais.

Diante da pulverização dos
cursos que oferece, a Unopar Garanhuns, que foi a primeira Universidade de
Educação a Distância a operar nesta Região e a instalar os primeiros cursos de
Enfermagem e Educação Física, bacharelado e licenciatura, hoje, é considerada a
principal Instituição de Ensino Superior do Agreste Meridional.
Além de oferecer os cursos
100% a Distância, em que os alunos conduzem seus estudos em sua residência e
vão a Universidade apenas para realização das provas presenciais, a Unopar Garanhuns
também disponibiliza os cursos presenciais conectados ao vivo, nos quais os
alunos vão ao Campus uma vez por semana; assistem as aulas; realizam as
atividades presenciais e fazem as avaliações periódicas. A Instituição também oferece
cursos semi-presenciais. E o caso dos Bacharelados de Educação Física e Enfermagem,
nos quais os alunos participam de um aula presencial conectada ao vivo e de uma
a duas aulas práticas presenciais em quadra de esportes e laboratórios,
respectivamente.

Com a nova estrutura, a Unopar
Garanhuns poderá ampliar o seu calendário próprio de atividades e projetos
presenciais, assim como implantar novos cursos a partir de 2018. (Com informações do JBN Notícias)

Proporcionar o acesso de várias crianças a uma sessão de
cinema é o objetivo do projeto “Escola no Cinema”, idealizado pela
Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer
em parceria com a Secretaria de Educação. Nesta sexta-feira, dia 14, 170 alunos do
turno da manhã da Escola Luiz Tenório de Carvalho foram beneficiados pela ação,
que aconteceu no Cine Eldorado, no bairro Heliópolis. Na ocasião, as crianças
acompanharam a exibição do filme “Meu Malvado Favorito 3”, contando
com transporte, ingresso e lanche gratuitos. Ao fim da animação, foi realizado
o sorteio de brindes em um momento que contou com a presença do prefeito Izaías
Régis e do vice-prefeito Haroldo Vicente.


A expectativa é de que ao longo do ano 3500 estudantes da
Rede Municipal de Ensino sejam beneficiados pelo projeto, chegando também às
escolas localizadas na área rural e distritos do município. “É uma ação de
largo alcance social que democratiza o acesso à sétima arte, trazendo crianças
que muitas vezes dificilmente teriam a oportunidade de ir ao cinema”, declarou
o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.


Após o período de recesso escolar, a iniciativa vai
chegar até outros alunos, de forma quinzenal, sempre às sextas-feiras. “Estava
observando essa alegria dentro do cinema. Queria registrar o meu agradecimento
ao prefeito Izaías Régis viabilizar esse projeto dentro da gestão. Indo além da
escola, da merenda de qualidade e do transporte. É um projeto social que
promove o lazer”, afirmou a secretária de Educação, Eliane Vilar.
(Com informações e imagens de Aquilles
Soares/SECOM/PMG)



Conheça mais detalhes dessa ação na entrevista da Secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes. É só clicar em player:


Um total de 380 pessoas foram assassinadas em Pernambuco no mês de
junho, uma média de 12,6 por dia. O número é 14,5% maior do que o mesmo período
do ano passado, quando foram contabilizados 332 homicídios. Em se tratando do
semestre, são 2.876 mortes, uma média de 15,8 ao dia e 39,7% a mais
do que de janeiro a junho de 2016, que teve 2.059 homicídios
Contudo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) salienta que
é o terceiro mês consecutivo de queda dos números.


Em maio, foram registrados 457 assassinatos, 77 a mais do
que em junho. Em abril foram 514. Em março, 551. Em fevereiro, 496. Em janeiro
,
478. “Junho foi o mês que apresentou o menor número de homicídios em 2017 no
Estado”, destaca o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. “Dos 380
casos notificados, mais de 55% são motivados por tráfico de drogas ou
entorpecentes, acerto de contas e outras atividades criminais”.

Conforme a SDS – que não realizou coletiva como faz mensalmente para
apresentar os números, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs),
incluindo roubos a veículos, também atingiram o menor registro do ano. No total, foram 9.624 ocorrências, uma queda de mais de
11% em relação a maio, com 10.912 casos.
OUTROS CRIMES – No recorte referente aos roubos de veículos,
foram 1.727 ocorrências no mês de maio, contra 1.614 no mês de junho (-6%). Os
indicadores de violência doméstica e estupros tiveram queda de 11,8% (de 2.337
casos para 2.649) e 18,2% (de 170 para 139), respectivamente. Já os de roubos a
ônibus, agências bancárias, arrombamento de caixas eletrônicos e assaltos a
carros fortes apresentaram estabilidade.


As estatísticas somam 1.970 pessoas autuadas em flagrante delito em
junho; 233 armas apreendidas, 432 mandados de prisão cumpridos, 453 menores
apreendidos e 392 ocorrências por tráfico de drogas. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

CONFIRA O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA
DE JUNHO:

Dados criminais de Pernambuco – junho 2017 from Jornal do Commercio


A Prefeitura de Calçado vai
promover Concurso Público para preenchimento de 124 vagas distribuídas em 42 cargos nos
níveis fundamental, médio e superior.
A edição de hoje, dia 13, do Diário
Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco (AMUPE), traz a publicação da homologação
do Processo nº 011/2017, na modalidade Dispensa de Licitação, em que o Governo
de Calçado contratou o Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC)
para gerenciar e organizar o seu Concurso Público.
A taxa de inscrição no certame
da Prefeitura de Calçado já foi definida na licitação e será o seguinte: Nível
Superior – R$ 80,00 (oitenta reais); Nível Médio – R$ 65,00 (sessenta e cinco
reais) e Nível Fundamental – R$ 50,00 (cinquenta reais). A expectativa agora
fica por conta da publicação do Edital do Certame, que constará os cargos
ofertados; os salários oferecidos, bem como o cronograma da Seleção Pública.

Mais informações podem ser
obtidas diretamente na sede da Prefeitura Municipal de Calçado, situada na Rua
João Alexandre da Silva, nº 84, Centro – Calçado-PE, ou através do fone/fax:
(87) 3793-1255, no horário das 8 às 13h, de segunda a sexta-feira.


A professora e bióloga
Genicélia Cardoso Arcoverde, 30 anos, sobrevivente do desabamento que deixou
dois mortos no início da semana no bairro Aloísio Pinto, aqui em Garanhuns,
concedeu uma entrevista exclusiva à TV Jornal Interior, em que relatou tudo o
que passou na queda do edifício.


Genicélia e a filha, uma bebê
de menos de um mês, foram as únicas resgatadas com vida após o desabamento. Ela
conta que inicialmente ouviu um barulho, mas pensou que se tratava do barulho
de serviços de reforma: “O barulho parecia um terremoto”. Após
perceber que o prédio estava caindo, Genicélia disse que tentou chamar o
marido, mas não deu tempo. “Uma coisa eu tinha em mente, que eu jamais ia
soltar ela. E eu pensei: ‘Eu posso até morrer, mas talvez ela escape se eu
segurar ela'”, relatou.


Após o prédio desabar, Genicélia relata que ficou
deitada no chão com a criança, entre uma parede e um guarda-roupa, que segurava
a parede. Ela e a bebê foram encontradas e resgatadas. Genicélia sofreu apenas
um ferimento no braço e a criança não se machucou.



O marido dela e pai da bebê,
Antônio Arcoverde, 32 anos, foi soterrado pelos escombros e não resistiu.
“A vida do meu marido não volta, ele era uma pessoa muito querida por
todos que o conheciam”, lamentou. A outra vítima fatal foi o aposentado
Edval Soares da Silva, de 66 anos.

RELEMBRE O CASO – Um
dos três blocos de um conjunto habitacional caiu na última segunda-feira, dia
10, no bairro Aloísio Pinto, por volta das 6h. A queda do prédio deixou duas
vítimas fatais. Os outros dois blocos foram desocupados. O caso é investigado
pela Polícia Civil de Garanhuns. (Com
informações e imagens do
NE10 Interior. CONFIRA)

Clique em player para conferir a
entrevista de Genicélia Cardoso Arcoverde a TV Jornal Interior: 



 
Com uma programação
diferenciada, o Governo Municipal de Garanhuns realizará na próxima
segunda-feira, dia 17, às 19h, a reabertura do Centro Cultural Alfredo Leite
Cavalcanti.
O Espaço estava fechado há
cerca de um ano e, agora, depois de ações de reforma, contará com programação regular.
Na reabertura, que é para todo o público, um breve resumo da história da antiga
estação ferroviária será relembrado, inclusive com a participação da bisneta de
Alfredo Leite Cavalcanti, a professora Jackelinne Brasileiro. Também está
programada a apresentação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo.

De acordo com a secretária de
Turismo e Cultura, Neile Barros, a iniciativa visa despertar nos garanhuenses o
sentimento de pertencimento da história local. “Entender todas as
particularidades do Centro Cultural é encantador e toda a população precisa ter
conhecimento da importância deste local para o desenvolvimento da nossa Cidade e
da própria história de Pernambuco”, disse. A Secretária adiantou que está sendo
preparada uma programação para o
  segundo
semestre.
(Com informações e imagens de
Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)


Perdeu o vestibular do dia 9 de julho? Não tem problema! Dia 6 de agosto teremos mais um.

Venha ser Unopar!

Inscrições: http://unopar.br/ 

Vestibular dia 6 de Agosto. Dúvidas entre em contato conosco pelos números: (87) 3761-0558 | 99612-3055 | 99939-0183 | 98134-5825.

UNOPAR. MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE!

 
O Tribunal de Contas do Estado
de Pernambuco (TCE/PE) divulgou edital com as normas do concurso público que
oferece vagas em cargos efetivos de nível superior do Grupo Ocupacional de
Controle Externo e do Grupo Ocupacional de Apoio ao Controle Externo. A seleção
oferece 36 vagas no total.
As vagas exigem diploma em qualquer área de formação, ou em
Arquitetura ou em Engenharia para o cargo de Auditor de Controle Externo –
Área: Auditoria de Obras Públicas. Os vencimentos variam de acordo com o posto
escolhido: para Auditor de Controle Externo o vencimento é de R$ 18.477,13, já
para Analista de Controle Externo é de R$ 15.841,17 e para Analista de Gestão,
R$ 11.606,55. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais, para todas as
oportunidades.

As inscrições se encerram no próximo dia 31 de julho,
pelo site 
www.cespe.unb.br/concursos/tce_pe_17.
As taxas de inscrição variam de R$ 150,00 a R$ 200,00, a depender do cargo.
Todos os candidatos serão avaliados,
primeiramente, por meio de provas objetivas, previstas para 17 ou 24 de
setembro, de acordo com cada cargo, conforme informação disponível no edital da
seleção. As fases do certame e a perícia médica daqueles que se declararem com
deficiência ocorrerão em Recife.


 
O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), participou,
na tarde dessa quarta-feira, dia 12, de uma visita guiada pelas instalações do
Hiper TodoDia. Na ocasião, o Gestor foi recepcionado pelo vice-presidente do Varejo
do Walmart, José León. O empreendimento será inaugurado, oficialmente, hoje,
dia 13, a partir das 7h.
Tendo um investimento de R$ 20 milhões, a nova loja do
grupo Walmart Brasil possui 3 mil m² de área de vendas e uma variedade de 10
mil itens, incluindo alimentos, itens de higiene e beleza, além de seções com
eletroeletrônicos, brinquedos e informática. Ainda segundo os empresários, a
chegada do estabelecimento, em Garanhuns, está contribuindo para a geração de
emprego – sendo eles 100 postos de trabalho diretos e mais de 300 indiretos.


De acordo com o Governo Municipal, a forte atração de
investimentos tem sido um marco na gestão do Prefeito Izaías Régis. Desde o ano
de 2013, quando assumiu o governo municipal, Régis tem colhido frutos desse
incentivo aos investidores, incrementando a movimentação econômica e ampliando o
desenvolvimento de diversos setores locais. Entre as empresas que já se
instalaram em Garanhuns, nesse período, estão o Assaí Atacadista, a Casas
Bahia, a Drogasil e o Atacadão Juntos Somos Mais, entre outras empresas e franquias do comércio.

“Essa rede é
a maior rede de varejo do mundo. Tive a oportunidade de conhecer uma loja da
rede nos Estados Unidos, e ela se equivale com essa daqui. Estamos encantados
com a estrutura. Nós sabemos das dificuldades para geração de renda da
população nesse cenário atual, mas é de grande alegria ver que mais pessoas
estão começando um emprego hoje”, disse Izaías, durante conversa com os
funcionários.


O Hiper TodoDia de Garanhuns irá funcionar, a partir de hoje,
das 7 às 24h (segunda a sábado); e aos domingos das 7 às 20h. O empreendimento
conta com padaria, açougue, farmácia, galeria comercial e disponibilizará, em
breve, de um posto de combustíveis. (Com
informações e imagens de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)


Perdeu o vestibular do dia 9 de julho? Não tem problema! Dia 6 de agosto teremos mais um.

Venha ser Unopar!

Inscrições: http://unopar.br/ 

Vestibular dia 6 de Agosto. Dúvidas entre em contato conosco pelos números: (87) 3761-0558 | 99612-3055 | 99939-0183 | 98134-5825.

UNOPAR. MAIS PRÓXIMA, PARA VOCÊ IR MAIS LONGE!