BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O edital do concurso do
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) já pode ser visualizado na edição nº
126/2017 do Diário de Justiça Eletrônico, disponível no site do Tribunal.
Serão oferecidas 109 vagas no Certame,
sendo 60 para nível médio e 49 para nível superior. Os salários iniciais variam
de R$ 4.222,45 a R$ 5.502,12. As inscrições serão de 24 de julho a 24 de agosto
e os candidatos terão que pagar uma taxa de R$ 55, para os cargos de nível
médio, e R$ 63, para as funções que exigem curso superior.

A isenção do pagamento da taxa
poderá ser feita até 26 de julho, através do site da banca organizadora da
prova, o IBFC. A prova, com questões discursivas e de múltipla escolha, será
realizada no dia 15 de outubro. O Concurso terá validade de dois anos,
prorrogável por igual período. Há vagas de nível médio para área de
informática, rede de computadores, telecomunicações, entre outras. As
oportunidades de nível superior englobam as funções de oficial de justiça,
pedagogo e psicólogo, entre outros.
(Com
informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)


 
A Universidade de Pernambuco
(UPE) divulgou no Diário Oficial do Estado do último sábado, dia 15, a
prorrogação das inscrições do Concurso Público que visa preencher 388
vagas. A oportunidade é para profissionais dos níveis médio, técnico e superior.
O encerramento do cadastro foi adiado para 31 de julho. A aplicação das
provas também mudou de data: passou do dia 27 de agosto para 24 de
setembro.
Do total de vagas, 157 são
destinadas para o cargo e Analista Técnico de Gestão Universitária;  222 para Assistente Técnico de Gestão
Universitária e 9 voltadas aos Médicos. As inscrições devem ser realizadas no
site da UPENET,
banca organizadora do certame. As taxas de participação custam R$ 70
(assistentes) e R$ 100 (analistas e médicos).

A remuneração varia de acordo
com o cargo, sendo R$ 1.157,98 (Assistente Técnico) para trabalhar durante 24
horas por semana, R$ 2.605,45 (Analista Técnico) com carga horária de 30 horas
semanais e R$ 4.599,02 (Médico). A oportunidade oferecida é para atuar nas
unidades de educação, saúde e Complexo Hospitalar da Universidade.
A avaliação será composta de
prova escrita objetiva para o cargo de Assistente e Gestão Universitária. Já os
interessados em concorrer aos cargos de médico e analista de gestão
universitária, haverá duas etapas: teste de conhecimentos e habilidades, de
caráter eliminatório e classificatório; além de prova de títulos, de caráter
classificatório. A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 20
de outubro de 2017.

LOCAIS DE APLICAÇÃO DAS PROVAS – A prova escrita objetiva será
realizada em Recife e nos municípios de Nazaré da Mata; Garanhuns; Caruaru;
Serra Talhada; Salgueiro e Petrolina. O resultado final, segundo o Edital, está
previsto para o dia 14 de novembro de 2017.
(Com informações de http://www.blogdogidisantos.com.br/)


Foram decididas na manhã dessa sexta-feira, dia 14, as normas para a
realização do 27º Festival de Inverno de Garanhuns. Na reunião foi assinado um
Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Entre as regras já acertadas está o horário de realização dos shows, que
será até 2h aos fins de semana e até 1h de segunda a sexta-feira. Também ficou
definido que será proibida a entrada com vasilhames de vidro e menores de 18
anos só têm acesso à Praça Mestre Dominguinhos acompanhados.

O Delegado Regional, Luiz Bernardo, afirmou que a Polícia Civil estará
com a delegacia móvel durante o evento, que contará com um delegado, um
escrivão e três agentes todos os dias. O Festival ainda terá um espaço de acolhimento
para crianças e adolescentes. O local terá colchões, cobertores, lanches e
espaço lúdico, e funcionará no Centro Cultural, sendo destinado aos filhos dos
comerciantes de alimentos e bebidas que possuem barracas na festa. A Secretaria
de Saúde irá instalar pontos de atendimento em todos os polos, fornecendo ainda
o serviço de testagem rápida de HIV e Sífilis, bem como a distribuição de
preservativos.

Representantes do Governo Municipal, Ministério Público, Polícias
Militar, Civil e Rodoviária Federal, Bombeiros Militares, Conselho Tutelar e
Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Garanhuns estiveram presentes
no encontro.
“É importante realizar o
trabalho preventivo considerando a visibilidade da festa que possui amplitude
nacional, objetivando a proteção dos direitos, a segurança e a proteção à vida
e à integridade física dos moradores locais e visitantes e o respeito ao
sossego público, ao meio ambiente e aos direitos da Criança e do Adolescente”,
ressaltou a promotora Marinalva Almeida.
(Com informações e imagens do G1/Caruaru e de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG​)


O Parque Euclides Dourado
recebe, pelo segundo ano consecutivo, um evento voltado aos esportes radicais: Parkour, Slackline, BMX e Skate. Trata-se do 2º
ECOSPORTS, que acontece nos dias 22 e 23 deste mês, nas imediações da Pista de
Skate daquele espaço, e que conta com o apoio do Governo Municipal de
Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. 
“Contaremos com as participações
de Guilherme Netter, atleta profissional de Slackline e de Paulo
Vitor, um dos representantes brasileiros de Parkour. Trata-se de um evento aberto ao público, em que promoveremos,
com total segurança, apresentações e demonstrações das práticas dessas
modalidades esportivas, vivenciadas aqui em Garanhuns”, pontua o professor Mateus Alves, que atua no Colégio XV de Novembro
e que organiza o evento, juntamente com Grupo Dragões Voadores de Parkour.


Para participar do 2º ECOSPORTS, que acontece nos dois dias no
período das 10 as 18 horas, é necessário doar um quilo de alimento não
perecível. “Todo alimento arrecadado será destinado a
projetos sociais”, apresenta Mateus Alves. 

 
A garanhuense Vitória Araújo
participa, desde a última quarta-feira, dia 12, de um treinamento de campo de
judô, no Rio de Janeiro (RJ). 

A atleta, que conta com o apoio do Governo
Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, é a única pernambucana
no evento promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação
Brasileira de Judô (CBJ). Além dela, a ação, que acontece na base da Comissão
de Desportos da Aeronáutica, reúne outros 57 judocas, de até 17 anos de idade,
e mais 15 treinadores, que foram selecionados em todo o Brasil.
Durante o treinamento, que se
encerra nesta segunda (17), Vitória, de 15 anos, vem participando de treinos e
avaliações ministradas pelas campeãs olímpicas Rafaela Silva (medalha de ouro
nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016), Sara Menezes (ouro nas Olimpíadas
de Londres, em 2012), e pelos judocas Flávio Canto; Victor Penalber, Tiago
Camilo e técnicos da Seleção Brasileira.


ATLETISMO — Os atletas José Márcio Leão e Marcos Antônio Pereira
foram destaque em Corridas de Pedestrianismo realizadas nesse fim de semana no
Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. O primeiro venceu a 49ª Corrida
Augusto Severo, em Macaíba (RN); Gilmar de Oliveira (2º); Jair José (4º) e
Gleison Santos, em 5º, completaram o pódio da Corrida. Já em Brasília (DF),
Marcos Antônio foi destaque na BSB Race Half Marathon, quando conquistou a 2ª
colocação na Meia-Maratona (21 km). Os Atletas também têm o apoio da Secretaria
de Juventude, Esportes e Lazer.
(Com
informações e imagens de Aquilles Soares e Cloves Teodorico/SECOM/PMG)




Está tudo pronto para a
estreia do remake de Os Trapalhões hoje, às 20h30min, no canal fechado VIVA.
Renato Aragão (Didi), Dedé Santana (Dedé), Lucas Veloso (Didico), Bruno Gissoni
(Dedeco), Mumuzinho (Mussa) e Gui Santana (Zaca) querem mostrar, de alguma
forma, que o espírito trapalhão foi renovado. 


Serão nove episódios inéditos,
que também serão exibidos na Globo em setembro. “Toda a brincadeira que
acontece nos bastidores celebra um encontro de gerações. A gente fez um
programa para toda a família. Esperamos que o público que assistia Os
Trapalhões possa matar a saudade, e que o público novo descubra essa
alegria”, disse o diretor geral Fred Mayrink. “Eu já tinha o prazer
de escrever para os quatro, quando Mussum e Zacarias ainda eram vivos. Então é
algo forte fazer parte desse projeto. Queremos homenagear esses humoristas e
divertir o público”, explicou o supervisor de texto Mauro Wilson.


Apesar de terem sido recebidos
como mestres da nova trupe, Renato Aragão e Dedé Santana garantem que o
aprendizado foi mútuo. “Nessa vida, ninguém está só ensinando, a gente
está sempre aprendendo”, falou Renato. Dedé Santana, eterno parceiro de
Didi Mocó, também se emocionou. “Eu fiz 80 anos e ver uma coisa dessas a
essa altura da vida é realmente emocionante”, concluiu.
(Com informações do Jornal do Commercio.
CONFIRA)

Clique em Player para conferir como será a volta de Os Trapalhões e relembrar a magia do formato original: 


Uma Pesquisa de Opinião/Avaliação
realizada pelo Instituto Analysis Pesquisa e Mercado, entre os dias 3 e 10
deste mês, aferiu a qualidade de alguns serviços públicos oferecidos pelo
Governo Municipal de Garanhuns à população. Na sondagem também foi verificado o
grau de aprovação da administração Izaías Régis.
Segundo o Estudo, com pouco
mais de seis meses do inicio do seu segundo mandato, Régis tem a aprovação
de 71% da população do Município. O desempenho do Governo Izaías foi avaliado
como ‘Ótimo’ por 22,9% dos garanhuenses e como ‘Bom´por 35,15%. Já para 25,4%,
a atual Gestão Municipal tem um desempenho apenas ‘Regular’, enquanto que 5,2%
a avaliaram como ‘Ruim’. Os que consideram ‘Péssimo’ o Governo de Izaías Régis somam
10%, segundo dados apurados pelo Instituto Analysis.

O Estudo Cientifico, que foi
marcado pela aplicação de 400 questionários junto a cidadãos de diferentes
localidades do Município e que possui um
intervalo de confiança de 95%, também aferiu o comparativo entre a
gestão 2013/2016 de Régis, com o atual Governo, que teve inicio em janeiro
último. 15,7% dos entrevistados consideraram que o 2º mandato de Izaías vem
sendo pior que o primeiro, enquanto que 7,7% cravaram que o atual Governo é ‘Muito
Pior”, que o primeiro. Para 36,6%, Izaías vem dando sequência as ações do
inicio da Gestão. Já 21,1% cravaram que o 2º Governo é melhor e 19,2% o
consideram “Muito Melhor” que o mandato exercido entre 2013 e 2016.

MAIS SEGURANÇA –
Diante da onda de violência que tomou
conta de Garanhuns nos últimos meses, não causou surpresa que a preocupação com
Segurança Pública tenha aparecido na pesquisa como um dos maiores anseios da
população. Foi perguntado de forma espontânea pelo Instituto qual ação que deve
ser feita pelo Governo para melhorar a comunidade. A Segurança/Polícia apareceu
em primeiro com 25,9%; seguida por Calçamento/Pavimentação – 14,7% e PSF/Saúde
Pública, com 10,7%.

NATAL LUZ E LIMPEZA URBANA SEGUEM EM ALTA – Um dos aspectos mais
importantes da pesquisa foi a avaliação da qualidade de alguns serviços
públicos oferecidos pelo Governo Municipal. São aquelas ações que impactam
diretamente a população, melhorando ou piorando a vida do cidadão, dependendo
da qualidade e eficiência com que chegam aos moradores. O Natal Luz com 76,1%
(Ótimo/Bom) e a Limpeza Pública/Coleta Lixo com 73,1% (Ótimo/Bom) foram
os campeões de aprovação dos Munícipes.
(Com
informações de http://www.vecgaranhuns.com/)
Clique AQUI e confira os números obtidos na pesquisa do Instituto
Analysis Pesquisa e Mercado.

PESQUISA DE OPINIÃO/AVALIAÇÃO – INSTITUTO ANALYSIS PESQUISA E MERCADO
Pesquisa por amostragem (entre
os dias 3 e 10 de julho) – 400 questionários aplicados – A margem de erro de 5%
para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.
EM RELAÇÃO AO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, COMO AVALIA O DESEMPENHO DO
GOVERNO MUNICIPAL/ PREFEITO IZAÍAS RÉGIS?
Ótimo – 22,9%
Bom – 35,1%
Regular – 25,4 %
Ruim – 5,2%
Péssimo – 10%
EM RELAÇÃO AO GOVERNO ATUAL DO PREFEITO IZAÍAS RÉGIS, COMPARANDO COM O
PRIMEIRO?
Muito Melhor – 19,2%
Melhor – 21,1%
A Mesma Coisa – 36,6%
Pior – 15,7%
Muito Pior – 7,7%
CITE UMA AÇÃO QUE DESEJA QUE SEJA FEITA PELO GOVERNO PARA MELHORAR A
SUA COMUNIDADE (ESPOMTÂNEA).
Segurança/ Polícia – 25,9%
Calçamento/ Pavimentação –
14,7%
PSF/Saúde Pública – 10,7%
COMO O SENHOR AVALIA ESTES SERVIÇOS PÚBLICOS EM GARANHUNS?   (DEZ MAIS VEM AVALIADOS DOS PERGUNTADOS)
Natal Luz – 76,1% (Ótimo/Bom)
Limpeza Pública/ Coleta Lixo –
73,1% (Ótimo/ Bom)
Iluminação Pública – 67,2
(Ótimo/Bom)
Viva Dominguinhos – 65,7%
(Ótimo/ Bom)
Conservação/ Praças – 54,7 %
(Ótimo/ Bom)
Atendimento nos PSF´s – 51,5%
(Ótimo/ Bom)
Feiras Livres/ Ceaga – 51,2%
(Ótimo/ Bom)
Vigilância Sanitária – 48,8%
(Ótimo/ Bom)
Educação/Escola – 48,5%
(Ótimo/ Bom)

Bolsa Atleta – 45,0% (Ótimo/
Bom)

Um vendedor foi assassinado a tiros na Zona Rural de Garanhuns na noite
da última sexta-feira, dia 14. De acordo com a Polícia Militar, David Otacílio da Silva Barbosa, de 26 anos, estava bebendo em um bar, no Sítio Papa Terra,
quando dois homens encapuzados entraram no local e efetuaram seis disparos de
arma de fogo, sendo três na cabeça. A Vítima morreu no local.
Os dois homens chegaram e saíram do local a pé. Até o momento eles
permanecem foragidos e ainda não se sabe a motivação do crime. A PM informou
que David Barbosa residia na Cohab 2, aqui em Garanhuns.
Agentes de plantão na Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH)
da Polícia Civil compareceram ao local, ouviram testemunhas e encaminharam o
corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. O caso está sendo
investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns. Esse foi o 43º homicídio do ano registrado aqui em Garanhuns.
(Com informações do JC Online e imagem
do Portal Agreste Violento. CONFIRA)

 
Por volta das 4h de hoje, dia 16, um grave acidente foi registrado no Km
100, da BR 423, nas proximidades do Posto 13, zona rural de Garanhuns. Duas
motocicletas colidiram frontalmente.
O Acidente envolveu a moto Honda NXR 300, placa OHI 3619-Inhapi-AL, na
qual trafegavam o condutor Damião Soares de Farias, de 25 anos, e o
passageiro Wellington Costa de Lima, de 20 anos, ambos vigilantes e
residentes em Inhapi-AL, e uma Cinquentinha Wuyang/50Q, sem placa, que era
conduzida por André Viegas de Souza, de 22 anos, que residia na rua Francisco
Branco, aqui em Garanhuns e um passageiro, não identificado, que faleceu no
local.
As vítimas André, Wellington e Damião, foram
socorridas com vida, pela unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital
Regional Dom Moura, mas devido a gravidade dos ferimentos por André Viegas de Souza (imagem ao lado) não
resistiu e faleceu. Os alagoanos Wellington e Damião seguem
internados e em estado grave.

De acordo com as informações do 
Blog Arlete Santos Notícias, com o impacto da colisão as vítimas
perderam o equilíbrio e caíram, momento em que um veículo, não identificado e que
passava no local, não conseguiu desviar e acabou passando por cima da Vítima não
identificada. A Policia Rodoviária Federal e a Policia Civil, foram acionadas e
após os procedimentos legais, os corpos foram encaminhados ao IML, em Caruaru. 
(Com informações e imagens do Blog Arlete
Santos Notícias. CONFIRA)

 
A insegurança em Pernambuco está tomando níveis alarmantes. Seja nas
ruas de Garanhuns onde mulheres vem tendo seus celulares tomados de assalto, ou
em estabelecimentos comerciais, o Cidadão vem perdendo o direito constitucional
de ir e vir. Apesar da ação da Polícia, que sofre com o baixo efetivo, a
insegurança é geral e nem mesmo as autoridades estão livres dessa triste
realidade.
O Vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente (PSC), foi assaltado na
manhã de ontem, dia 15, enquanto comprava luminárias para o seu hotel, em uma
empresa de equipamentos, a Metal Center Caruaru, localizada as margens da BR
232, em Caruaru.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, registrado apenas hoje, dia 16, aqui em Garanhuns, já
que duas Delegacias em Caruaru não estavam funcionando por falta de Agentes, Haroldo estava, por volta das 11h30min, acompanhado de sua esposa,
Joselita Barbosa, na loja, quando dois meliantes armados (com um revólver e uma
espingarda) entraram no estabelecimento comercial e ameaçando clientes e
funcionários, anunciaram o assalto. Eles levaram o celular, a carteira
porta-cédulas, documentos, cartões de crédito e certa quantia em dinheiro do
Vice-prefeito de Garanhuns. Ainda segundo o B.O., depois do assalto, as Vítimas
foram trancadas em uma sala, todos de costas para os meliantes.

Clique na Imagem para ampliar.
Procurado pelo Blog do Carlos Eugênio, Haroldo, que ainda se mostra
abalado com a ação criminosa, não quis se pronunciar sobre a ocorrência.