BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
A Unopar Garanhuns inaugura na
próxima sexta-feira, dia 21, a partir das 19h30min, suas novas e modernas
instalações. O momento acontece no novo Campus Universitário, localizado na rua
Luiz Roldão de Araújo, s/nº, bairro José Maria Dourado (antigo prédio da
Brahma).
O Espaço possui quatro blocos:
Núcleo Acadêmico; Núcleo Administrativo-financeiro; Núcleo Cientifico e Espaço
Gourmet Universitário. O novo Campus tem 11 mil metros quadrados de área total
e quase 1.400m² de área construída, se configurando como o maior polo de
educação a distância da Unopar em Pernambuco.



Além de oferecer os cursos
100% a Distância, em que os alunos conduzem seus estudos em sua residência e
vão a Universidade apenas para realização das provas presenciais, a Unopar
Garanhuns também disponibiliza os cursos presenciais conectados ao vivo, nos
quais os alunos vão ao Campus uma vez por semana; assistem as aulas; realizam
as atividades presenciais e fazem as avaliações periódicas. 



A Instituição
também oferece cursos semi-presenciais. E o caso dos Bacharelados de Educação
Física e Enfermagem, nos quais os alunos participam de uma aula presencial
conectada ao vivo e de aulas práticas presenciais em quadras de esportes e
laboratórios, respectivamente. Segundo a direção, c
om a nova estrutura, a Unopar Garanhuns ampliará o seu calendário de
atividades e projetos presenciais, assim como implantar novos cursos a partir
de 2018.


 
O Campeonato Pernambucano enfim teve um desfecho. Nessa terça-feira, dia
18, o Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) decidiu indeferir o
pedido do goleiro do Salgueiro Luciano, que pedia a anulação do segundo jogo da
final do Estadual. Por unanimidade, o TJD-PE manteve o resultado final do
Estadual, com o Sport sendo considerado vencedor do Pernambucano de 2017.
O relator do caso, Felipe Tadeu, indeferiu o pedido por rejeitar as
quatro questões preliminares apresentadas. Os outros seis magistrados
acompanharam o seu voto. A decisão de rejeitar se manteve no julgamento do
mérito. Felipe entendeu que o árbitro não cometeu erro de direito e que, por
isso, decidiu pela improcedência da ação.
O advogado do arqueiro, Mariano Sá, ainda tentou o adiamento do
julgamento. Na tarde dessa terça, o representante do jogador protocolou nos
autos do processo uma declaração de Salmo Valentim, ex-presidente da Comissão
de Arbitragem de Futebol (CEAF), em que ele afirma que o árbitro de vídeo,
Péricles Bassols, comunicou ao árbitro de campo, Wilton Pereira Sampaio, que a
bola não saiu. O TJD-PE aceitou a nova prova no processo, mas indeferiu o
pedido de adiamento.

A defesa do Sport alegou um possível conflito de interesses no processo.
Segundo Geraldo Fonseca, advogado do Leão, o Salgueiro acatou a decisão do Campeonato,
enquanto que o goleiro não. Alegou que o erro do árbitro não foi de direito
(quando infringe as regras do jogo) e nem de fato (quando o árbitro erra na
interpretação). A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não apresentou nenhum
representante no julgamento.
(Com
informações do JC Online. CONFIRA)


 
A Prefeitura de Garanhuns vem
aproveitando os períodos de estiagem para realizar a manutenção das ruas em que
o pavimento foi danificado pela ação das chuvas. Serviços de terraplanagem nas vias
que ainda não contam com o benefício do asfalto ou do calçamento também vêm
sendo promovidos.
No bairro Dom Hélder Câmara, a
popular Cohab 3, o cidadão Klecio Viana, que reclamou da buraqueira ocasionada
pelas chuvas, fez questão de agradecer pela ação e postar as imagens dos
trabalhos em seu perfil no facebook. Também foram realizadas melhorias nas
imediações do Detran, no Indiano; no acesso e entorno da Câmara de Vereadores, além de ações de tapa-buracos estão sendo viabilizadas
em vários pontos da Cidade.

“Já notificamos as empresas e estamos com tudo pronto para realizar uma
grande ação de reposição asfáltica assim que tivermos um período de estiagem”,
garantiu o Prefeito Izaías Régis (PTB), durante entrevista veiculada na Rádio
Jornal. Ainda segundo o Prefeito, realizar a manutenção das vias nesse período
de chuvas, geraria ainda mais prejuízos para o Município. “O Cidadão está
correto em reclamar, mas não podemos jogar o dinheiro dele fora! Fazer reparos
no asfalto nesse momento chuvoso só vai ocasionar a perca do material e do
serviço”, justificou Izaías.


A partir do dia 1º de janeiro
de 2018, o salário passará a ser de R$ 979. Fixado pela Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO), aprovada na última quinta-feira, dia 13, o reajuste de
4,48% deve gerar um impacto de R$ 12,7 bilhões nas contas do Governo no próximo
ano e muito mais na economia do País. É que o salário mínimo, necessário para a
indução de movimento do mercado nacional, também é usado como base para
reajustar preços.

Mas, diante de um cenário de
inflação baixa, pela primeira vez desde 2006 não devemos sentir tanto no bolso
essa mudança. “A atual política de reajustes do salário mínimo tem
vantagens e desvantagens. A maior desvantagem é que ele cria mais uma indexação
na economia, já que seu valor é usado como referência em diversos benefícios
sociais”, analisa o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Felippe Serigatti. Isso porque, de acordo com o Departamento Intersindical de
Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 48 milhões de pessoas
no País têm rendimento referenciado no salário mínimo. Assim, ao repassar a
inflação anualmente para tentar evitar a perda real do salário mínimo, o
governo acaba pressionando diversos setores, que muitas vezes precisam
reajustar seus preços, gerando inflação. “Quando você está em um ambiente
de pressão de preços, o reajuste do salário mínimo funciona como lenha na
fogueira. O custo dele reatroalimenta a alta de preços”, resume o
economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Thobias
Silva.
Como as previsões de inflação
para este ano têm permanecido abaixo do centro da meta de 4,5%, o reajuste do
salário mínimo, não deve ter esse efeito de combustível sobre os preços. A
última vez que isso aconteceu foi em 2006, quando a inflação oficial para o ano
ficou em 3,14%. (Com informações e
imagem do Jornal do Commercio. CONFIRA)


As chuvas caídas em
Garanhuns vem causando transtornos na Cidade e nas localidades rurais, tanto
que o Governo Municipal de Garanhuns decretou situação de emergência no Município. Mas a água vinda dois céus nos últimos meses não trouxe apenas prejuízos.
O maior
reservatório do sistema de abastecimento de Garanhuns, a Barragem do Cajueiro, está
vertendo. O manancial atingiu a capacidade máxima de armazenamento, que é de
14,5 milhões de metros cúbicos de água. A última vez que a barragem
sangrou foi no ano de 2015, de acordo com a Compesa.

Os outros dois mananciais que alimentam o Sistema, as
barragens de Inhumas e Mundaú, também atingiram o nível máximo de acumulação.
Este volume fez com que a Compesa encerrasse o racionamento de água de
Garanhuns no início da semana passada. A Barragem de Inhumas chegou a atingir o
nível de colapso no mês de março.


De acordo com a Compesa, as três barragens cheias
garantem o fornecimento de água para a Cidade até o próximo período chuvoso, em
maio de 2018. Além de Garanhuns, o sistema de distribuição de água atende o
distrito de São Pedro e as cidades de Angelim e São João.



 
Levando em consideração as altas precipitações pluviométricas que caíram
na cidade durante os meses de junho e julho, o Governo Municipal de Garanhuns
decretou nesta terça-feira, dia 18, situação de emergência na área urbana e em
parte da área rural do Município.
O Decreto nº 039/2017, assinado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), entra
em vigor a partir da data de sua publicação e tem validade de 180 dias,
autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem de acordo
com as recomendações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
(Compdec).

Entre as consequências dos altos índices registrados, estão a destruição
de pavimentos, estradas, pontes, açudes, barragens e aparecimento de erosões em áreas de
risco, e que ainda não puderam ser recuperados pela Secretaria de
Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na zona rural, e pela Secretaria de Obras no espaço urbano. Além do desabamento de várias casas na cidade, dentre elas um edifício
 no bairro Aloísio Pinto, e o comprometimento na estrutura de outras, o que ocasionou na
interdição e retiradas das pessoas que residiam nestes locais.

Ainda em virtude dos eventos meteorológicos, professores
e alunos encontraram dificuldades de acesso às escolas da área rural, e
acabaram tendo seu calendário letivo prejudicado. A continuidade das
chuvas é um dos principais fatores para que haja a permanência do caráter
emergencial nas áreas atingidas.
(Com informações de Aquiles Soares/SECOM/PMG)

 
Um arquivo com mais de 200 logins e senhas de usuários de alguns dos
principais ecommerces do Brasil teria vazado e pode expor informações
confidenciais de clientes das plataformas. A informação foi publicada pelo
portal TecMundo no início da noite desta segunda-feira (17). Entre as contas
vazadas, estão exemplos da Netshoes, Extra, Casas Bahia, PagSeguro, Terra,
Centauro e Ponto Frio.
De acordo com a publicação, o arquivo foi encontrado e enviado ao portal
pelo Laboratório de Segurança da Antecipe, uma empresa que oferece atendimento
de segurança para sites, que não checou se as contas ainda estão ativas. As
plataformas, lembra o TecMundo, costumam armazenar dados como o telefone,
endereço e dados bancários do usuário.

MUDANÇA DE SENHA – Segundo o TecMundo, não é possível testar
nenhuma das contas dispostas no arquivo, pois esta operação sem autorização do
verdadeiro dono do login pode configurar crime. O site recomenda que usuários
destes serviços devem trocar a senha imediatamente até o posicionamento oficial
das plataformas sobre o vazamento.
(Com informações
do
JC Online. CONFIRA)


O balé da Companhia de Dança
Marta Melo anunciou em uma apresentação especial o que há muito se esperava em
Garanhuns: o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti foi entregue novamente à
população local.
Após um intenso período de
trabalho de uma equipe multitarefa e dedicada, a antiga estação ferroviária
reabriu as portas. Na noite dessa segunda-feira, dia 17, o público ainda pôde
conferir a recepção de Gonzaga de Garanhuns junto com alguns componentes do
reisado e a poesia da bisneta de Alfredo Leite Cavalcanti, a professora
Jackelinne Brasileiro, que recitou em versos a história do parente ilustre.
Para encerrar, a Orquestra Manoel Rabelo apresentou um repertório próprio para
a data.
O cheiro de tinta fresca e o
brilho de cada detalhe espelhavam o resultado do trabalho de uma equipe de mais
de 30 pessoas, entre marceneiros, pedreiros, eletricistas, encanadores, mestre
de obras e outros profissionais que se envolveram na obra. O secretário de
Infraestrutura, José Gundes, que cuidou de perto do trabalho, destacou o
cuidado de cada trabalhador que tornou a noite realidade. “Meu sentimento é de
realização. Não só minha realização, mas da equipe. Eles se envolveram de uma
forma que tocou a todos que estavam trabalhando aqui”, afirmou. O trabalho de
recuperação do Centro Cultural envolveu as secretarias de Infraestrutura; Obras
e Serviços Públicos; Saúde; Educação; Turismo e Cultura e Comunicação Social.

“Estamos felizes em ter
conseguido realizar essa entrega à população. No segundo semestre lançaremos
uma programação regular, com exposições, oficinas, cursos e outras ações que
mantenham a movimentação que já foi característica daqui”, registrou a secretária
de Turismo e Cultura, Neile Barros. O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti,
que foi estação ferroviária de 1887 a 1971, abrirá as portas novamente nesta
quinta-feira, dia 20, na abertura do 27º Festival de Inverno de Garanhuns.
(Com informações e imagens de Edméa
Ubirajara e Daniela Batista/SECOM/PMG)


 
A frota da Prefeitura de
Garanhuns ganhou novos veículos. Foram adquiridos com recursos próprios dois
caminhões-caçamba e um ônibus direcionado ao Tratamento Fora de Domicílio
(TFD), além de um ônibus escolar, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR),
do Ministério da Educação (MEC). Os Veículos, que ficaram expostos em frente ao
Palácio Celso Galvão, nesta segunda-feira, dia 17, irão beneficiar diretamente
a população em diversas áreas.
Um dos caminhões-caçamba será
destinado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos para realizar a manutenção
de ruas pavimentadas, galerias e auxiliar na limpeza de metralhas. O outro
servirá à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, tendo o intuito
de realizar a manutenção de estradas da área rural. Ambos totalizam um
investimento de 520 mil reais.

Na aquisição do ônibus para o
TFD, por meio de recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde, foram
investidos R$ 455 mil reais. O Transporte Fora de Domicílio busca facilitar o
deslocamento de pacientes que necessitam de tratamento em outros Municípios,
sobretudo para o Recife.

Já o ônibus escolar vai
beneficiar os alunos da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns a partir do
próximo mês – após período de recesso escolar. O Veículo foi adquirido pelo
Plano de Ações Articuladas, do MEC, e custou R$ 230 mil reais, investidos por
repasse do Governo Federal.
(Com
informações e imagens de Aquilles Soares e Cloves Teodorico/SECOM/PMG)


Foi publicado nesta
segunda-feira, dia 17, o edital do Concurso Público para o cargo de Agente Penitenciário
do estado do Ceará. São ofertadas mil vagas e as oportunidades são para ambos
os sexos, masculino e feminino.
A remuneração inicial bruta
para o cargo ofertado é de R$ 3.747,29, por até 40 horas semanais, conforme
tabela remuneratória de 2016. O Instituto AOCP foi a banca escolhida como
responsável para a realização do Concurso. A prova objetiva será aplicada na
data provável de 1º de outubro de 2017, em horário e local a ser informado.



Com a publicação do edital, as
inscrições ficam abertas a partir do dia 31 de julho até o dia 23 de agosto no
site da banca, o Instituto AOCP. O valor da inscrição Foi fixado em R$ 100.
Confira o Edital clicando AQUI.