BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Em tempos de crise, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai
contratar 340 eletricistas até agosto de 2017. No total, serão 450 eletricistas
a mais e as contratações já começaram. “Estamos criando novas bases de equipes
técnicas e vamos pulverizar essas equipes para atender em todo o Estado”, conta
o presidente da empresa, Antonio Carlos Sanches.
As contratações ocorrerão gradativamente até agosto. Os interessados
devem cadastrar os seus currículos no site vagas.com que tem o seguinte
endereço (www.vagas.com.br). Os
concorrentes precisam ter curso de eletricista e alguma experiência nessa
função. O objetivo da empresa é ter mais equipes para fazer um atendimento mais
rápido em caso de algum problema que cause a falta de energia.

CONSUMIDORES – A Celpe tem 3,5 milhões de clientes e a
qualidade do serviço oferecido pela companhia é acompanhado pela Agência
Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que coloca metas para a empresa aumentar a
sua eficiência, atendendo melhor ao consumidor final.
(Com informações do Blog Há Vagas/JC On line. CONFIRA)

 
O Sesc Pernambuco abre na próxima segunda-feira, dia 26, processo
seletivo de estágio em 14 municípios do Litoral ao Sertão. Ao todo, serão
oferecidas 117 vagas para estudantes de curso superior, uma vaga para nível
técnico em Segurança do Trabalho, além de cadastro de reserva para técnico em
Edificações e Informática. Cinco por cento das vagas são reservadas para
pessoas com deficiência. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de
janeiro de 2017, pelo endereço eletrônico:http://estagio.sescpe.com.br. Após o ato da inscrição, os candidatos
devem efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 35,00, de 12 a 17 de janeiro
de 2017, em qualquer agência bancária.
Podem participar
da seleção estudantes que estejam cursando Artes Plásticas/Visuais,
Arquitetura, Administração, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências
Contábeis, Dança, Design, Edificações (técnico), Educação Física (bacharelado),
Engenharia Civil, Informática (técnico), Jornalismo, Letras, Medicina, Música,
Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social,
Segurança do Trabalho (técnico), Teatro e Turismo.
Os estudantes de
nível superior devem estar cursando os últimos quatro períodos da faculdade. Já
os alunos de nível técnico devem estar matriculados no 2º ou 3º período no ato
da convocação.  Só serão aprovados os alunos matriculados em cursos de
nível superior ou técnico credenciados no Ministério da Educação ou no Conselho
Estadual de Educação.
Os interessados
devem ter disponibilidade para estagiar quatro horas diárias ou 20 semanais, no
período mínimo de três meses e máximo de 10 meses. Os estagiários de curso
superior vão ganhar bolsa de formação no valor de R$ 656,00 e os de nível
técnico de R$ 430,00. Os estudantes receberão, também, auxílio-transporte de R$
140,00.
No Recife, as
vagas são destinadas à sede do Sesc, à unidade executiva e à Agência de Turismo
Social, em Santo Amaro; às unidades executivas em Casa Amarela e Santa Rita; ao
Restaurante Sesc no Shopping RioMar; e ao Banco de Alimentos, no Curado. 
Na Região Metropolitana, as vagas são para as unidades de Piedade, Jaboatão
dos Guararapes e de São Lourenço da Mata. No interior, os
estagiários serão lotados em Goiana, Surubim, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns,
Arcoverde, Buíque, Triunfo (hotel), Bodocó, Araripina e Petrolina.

A seleção é
composta por três etapas: prova de conhecimento geral, análise comportamental e
prova de informática para os candidatos a estágio nas áreas de Administração,
Arquitetura, Design Gráfico, Psicologia, Técnico de Segurança do Trabalho,
Técnico em Edificações e Técnico em Informática. O edital e o resultado de cada
fase poderão ser conferidos no site da seleção do estágio do Sesc:
http://estagio.sescpe.com.br.

A partir de hoje, dia 23, Garanhuns volta a receber milhares de turistas
para prestigiar a programação cultural do Natal Luz 2016. Em seu sétimo final
de semana, o evento contará com shows no Palco Prefeitura, desfile de Papai
Noel e espetáculo com fantoches. As apresentações seguem até o domingo, dia 25,
voltando apenas na Noite da Virada, dia 31.
O Reisado Os Três Reis do Oriente será a primeira atração da noite de
hoje no Palco Prefeitura. A apresentação tem inicio a partir das 20h. Logo em
seguida, subirá ao palco a cantora garanhuense Amanda Back, com o “Show
Acústico”. Para finalizar a programação da noite, será a vez da apresentação do
projeto de regionalização do Natal, o Natal Sanfonado. O grupo é formado pelos
artistas Petrúcio Amorim, Rogério Rangel, Nádia Maia, Iráh Caldeira, Roberto
Cruz, Andrezza Formiga, Dudu do Acordeon, André Macambira, Pecinho Amorim,
Almir Rouche, Cesar Amaral e Benil.


Já amanhã, sábado, dia 24, véspera de Natal, a programação será do Polo
Infantil, instalado na Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Praça da
Fonte Luminosa, que foi umas das novidades desta edição do evento. A partir das
18h, será apresentado no local “O Natal Feliz de Joãozinho e Mariazinha”, da
Animatrilha Fantoches.

Para encerrar o final de semana, no domingo (25) será realizado o último
Desfile do Papai Noel, na Avenida Santo Antônio, a partir das 18h. Às 19h, a
Casa do Papai Noel será aberta para visitação. Logo em seguida, será iniciada a
programação no Palco Prefeitura. Nesta noite, o público poderá conferir à
encenação teatral da Animatrilha Fantoches, a Orquestra Manoel Rabelo e um show
da cantora Andréia Amorim. (Com
informações de Cloves Teodorico e Ruthe Santana e images de Camila Queiroz/SECOM/PMG)



 
Um homem de 25 anos foi assassinado no final da tarde de ontem, dia 22,
aqui em Garanhuns.
A vítima Diego Viana Dias, de 25 anos, residia na rua Santa Quitéria,
comunidade da Cohab 1, e foi assassinado a tiros de revólver calibre 38 quando
estava em um bar defronte a sua residência. De acordo com a Polícia Civil,
Diego estava no bar ao lado do seu irmão, de identidade não registrada, quando três
suspeitos entraram no estabelecimento já atirando. O irmão da Vítima ficou
ferido e foi socorrido ao Hospital Regional Dom Moura.



Após realização do levantamento do local de crime pelo Delegado João
Lins e sua equipe de investigadores, o corpo de Diego Viana Dias foi
encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. Este foi o
49º homicídio registrado neste ano aqui em Garanhuns.
(Com informações e imagens de www.agresteviolento.com.br)

Um foragido da
justiça paraibana foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na noite dessa quinta-feira, dia 22, na BR 423, aqui em Garanhuns. 



O homem,
de 30 anos, cuja identidade não foi registrada, era procurado pelos crimes de homicídio qualificado, tráfico de
drogas e formação de quadrilha, a partir de um mandado expedido em outubro deste
ano pela Vara Única da Comarca de Alagoa Grande, na Paraíba.



Agentes da PRF
realizavam uma fiscalização próximo ao posto de Garanhuns, quando deram ordem
de parada a um ônibus que havia saído da capital do Rio de Janeiro com direção
ao município paraibano de Guarabira. D
urante a consulta, foi descoberto o
mandado em aberto contra um dos passageiros, que não ofereceu resistência. 
O homem foi
detido e encaminhado à Delegacia Regional da Polícia Civil de Garanhuns, para a
continuidade dos procedimentos legais.

 
O Prefeito Izaías Régis (PTB) concedeu entrevista a Rádio Jornal
Garanhuns na manhã de hoje, dia 22, e confirmou dois nomes que integrarão o
Secretariado Municipal, em 2017. Trata-se de Evilson Rêgo, que assumirá em
definitivo a Secretaria de Planejamento, e Flávio Elói Sales, que passará a
comandar a pasta da Fazenda.
Tido como um dos auxiliares mais conceituados da atual gestão, Evilson
chefia a pasta de Finanças praticamente desde o inicio do Governo Izaías, em
2013. Desde abril deste ano, acumula as suas funções com as atribuições da
secretaria de Planejamento, pasta que agora assumirá em definitivo com a missão
de dar maior agilidade aos projetos municipais e as ações das Secretarias.
Já Flávio Sales exerce atualmente o cargo de Diretor do Departamento Financeiro
da Secretaria da Fazenda e assumirá a chefia da Pasta. Além de Flávio, Régis
também confirmou a permanência de Abreu Cavalcanti, atual Secretário Adjunto da
Fazenda, na equipe de uma das principais Secretarias do Governo Municipal.

Com a confirmação dos nomes de Evilson Rêgo e Flávio Sales, a nova
equipe começa a se formar. Antes, Izaías já havia confirmado a permanência de
Neile Barros na secretaria de Turismo, que passará a funcionar, a partir do próximo ano, com a nomenclatura
 de Turismo e Cultura. A expectativa agora fica por conta do anúncio
dos demais membros do 1º escalão municipal, que pode acontecer na próxima
quarta-feira, dia 28.

MUDANÇAS – O novo Secretariado não terá nomes específicos nas pastas de Cultura; Meio-ambiente; Pessoa com Deficiência e na Ouvidoria. Essas pastas passarão a funcionar em junções com outras Secretarias, formando, por exemplo: as secretarias de Turismo e Cultura; Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Governo, Ouvidoria e Articulação Política e ainda a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O novo secretariado também abrirá espaço para o titular da pasta de Juventude, Esportes e Lazer e para o secretário de Infraestrutura, que terá parte das atribuições hoje exercidas pelo titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. 


 
O
Tenente-Coronel Ely Jobson Bezerra de Melo deixará o comando do 9º BPM a partir
do próximo dia 2 de janeiro de 2017. A informação foi publicada no Boletim
Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) desta quarta-feira, dia 21.
Ely
Jobson assumirá o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar, sediado em
Caruaru. Ele substituirá o Tenente-coronel Roberto Galindo de Lima, que ainda
não teve o seu destino divulgado pela SDS.

o Batalhão Arruda Câmara, que é responsável pelo Policiamento de cerca de 25
Municípios  do Agreste Meridional,
passará a ser comandado pelo Tenente-coronel Paulo César Gonçalves Cavalcante (imagem ao lado). Ele
é garanhuense, tem 24 anos de serviço prestados a PM e comandava, desde
1º de janeiro deste ano, a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar,
sediada no município de Pesqueira. (Com informações do G1/Caruaru. CONFIRA)
Clique AQUI para conhecer melhor o novo Comandante do 9º BPM.







DADOS PESSOAIS

Nome: Paulo Cesar Gonçalves Cavalcante



Data e local de nascimento: Garanhuns-PE, em 08/08/1972



Posto: Major PM



Tempo de Serviço: 24 anos



2. FORMAÇÃO ACADÊMICA
2.1. Curso de
Formação de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho, de 1993 a
1995

em Direito, pela Faculdade de Direito de Caruaru, em Caruaru-PE, de 1998 a 2002



2.3. Especialização em Ciências Criminais, pela Associação Caruaruense de
Ensino Superior, em Caruaru-PE, de 2004 a 2005



2.4. Especialização em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação
Caruaruense de Ensino Superior, em Caruaru-PE, de 2008 a 2009



2.5. MBA em Gestão Governamental, pela FACINTER (Faculdade Internacional de
Curitiba), no Recife-PE, em 2011



2.6. Curso Superior de Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de
Guerra, no Rio de Janeiro-RJ, em 2014



2.7. Curso de Inteligência de Segurança Pública, pela Secretaria de Segurança
Pública do Estado do Rio de Janeiro (2010)


2.8. Curso de Inteligência de Segurança Pública, pela Secretaria de Defesa
Social/ PE, em convênio com o Ministério da Justiça (SENASP) (2009)

2.9. Curso de Instrutor do Método Giraldi – Tiro Defensivo para Preservação da
Vida (2009)
2.10. Curso 12º SWAT, no Estado de São Paulo (2010)
2.11. Curso de Gestão Administrativa no Setor Público, pelo Instituto
Legislativo Brasileiro (Senado Federal)
2.12. Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, pela Casa Militar de
Pernambuco (2015)
2.13. Curso Expedito de Técnicas de Ensino, pela Marinha do Brasil (2015)

3. COMENDAS RECEBIDAS
3.1. Título
cidadão Belojardinense;

3.2. Medalha do Serviço Policial Militar com passador de bronze;



3.3. Medalha do Serviço Policial Militar com passador de prata;



3.4. Medalha do Mérito Penitenciário;



3.5. Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar;



3.6. Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar;



3.7. Medalha do Mérito da Casa Militar;


3.8. Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes.


4. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Vínculo institucional atual:



4.1. Comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada na
cidade de Pesqueira, desde 1º de janeiro de 2016;




Vinculo institucional anterior:



4.2.  Casa Militar do Governo do Estado de Pernambuco, de 14 de abril
de 2014 a 1º de janeiro de 2016;




4.3.  2ª Seção do Estado Maior da PMPE, onde exerceu a função de 
Coordenador dos Núcleos de Inteligência do Sertão (2ª EMG/PMPE), de 1º de
janeiro de 2013 a 13 de abril de 2014;



4.4.  Chefe do Núcleo de Inteligência do Agreste III, situado na cidade de
Belo Jardim-PE e região, de 26 de setembro de 2007 a 31 de dezembro de 2012;



4.5.  4° Batalhão de Polícia Militar na cidade de Caruaru-PE, no período
de 26 de outubro de 1996 a 26 de setembro de 2007;



4.6.  Batalhão de Polícia de Radiopatrulha no período de 07 de dezembro de
1995 a 25 de outubro de 2006;



4.7.  Academia de Polícia Militar do Paudalho no período de 26 de março de
1993 a 06 de dezembro de 1995.



Com um cardápio variado de
comidas regionais, a Pracinha Gastrô é uma das novidades deste ano do Natal Luz.
São seis barracas com uma gastronomia diferenciada, que atraem os moradores e
visitantes nesta época. Dentre as comidas que o espaço oferece estão cuscuz,
bolos de pote, churros gourmet, além das tradicionais bicicletas de doces, com
os deliciosos brownies e outras opções de sobremesas e comidas salgadas.
A iniciativa da pracinha veio
por meio dos microempreendedores individuais do setor gastronômico, em parceria
com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que qualifica as
pessoas com cursos de capacitação para quem deseja ter seu próprio negócio.
A Gerente da Unidade do Sebrae
do Agreste Meridional, Gerlane Melo, explica que é importante desenvolver essas
consultorias e capacitações para os microempreendedores, e incentivá-los para
que a ação cresça ainda mais. “Além de ampliar a opção de gastronomia, a
geração de renda estimula os empreendedores. São barracas padronizadas, que
chamam a atenção e tornam um ganho a mais para toda sociedade”, pontua.
“A Pracinha Gastrô Garanhuns
tem sido um grande atrativo cultural e turístico, caindo no gosto da população.
Temos um leque de opções bastante diversificado. Além disso, contamos com a
barraca volante, que dá oportunidade para quem quer alugar um espaço durante o
fim de semana e divulgar seu trabalho. Que 2017 seja um ano promissor para
todos nós. Que possamos trazer mais novidades e que as pessoas conheçam cada
vez mais a pracinha”, afirma uma das empreendedoras, Renata Areias.

A Pracinha Gastrô fica na
Praça Dom Francisco Lopes, situada na rua Simões Gomes, no bairro Heliópolis, e
funciona todos os sábados e domingos, das 17h às 22h.
(Com informações e imagens de Pedro Neto/Especial
para o NE10 Interior/Facebook/Divulgação
. CONFIRA

 
E o 48º homicídio do ano foi registrado aqui em Garanhuns na madrugada
de hoje, dia 22. É que segundo informações do portal Agreste Violento, um homem
de 27 anos foi assassinado a tiros na rua Governador Mario Covas, no bairro Francisco
Figueira, a popular Cohab 2.
De acordo com a Polícia, Ariston Antônio da Silva (imagem ao lado) foi alvejado por três
disparos de arma de fogo, falecendo no local do Crime. A Polícia Civil
compareceu ao local, realizou o levantamento do local do crime e liberou o Corpo
para ser levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.



O Crime vitimou Ariston Antônio vem sendo investigado pela 22ª
Delegacia de Homicídios.
(Com
informações e imagem de
http://www.agresteviolento.com.br/)

 
O presidente Michel Temer
deve apresentar nesta quinta-feira, dia 22, alguns detalhes de uma Medida
Provisória que deve promover uma minirreforma em alguns pontos da CLT
 (Consolidação das Leis do Trabalho). Uma das
alterações propostas é o aumento da jornada de trabalho para 12 horas diárias,
com um limite mensal de 220 horas. Atualmente a legislação estabelece uma
jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais. 
O objetivo da Medida Provisória é estabelecer a permissão de que os
pontos específicos e aceitos em acordos coletivos tenham prevalência sobre a
legislação atual. 
Outro ponto que será incluído na Medida Provisória é a possibilidade do
parcelamento das férias anuais, podendo ser realizado em até três vezes durante
o ano e com pagamento proporcional. Também estarão no pacote pontos sobre a
participação nos Lucros e Resultados da empresa, intervalo de trabalho com
limite mínimo de 30 minutos, e banco de horas.
O Governo também deve anunciar a liberação de saque do FGTS para os
trabalhadores que têm conta inativa. A medida tem potencial de liberar R$ 30
bilhões no mercado. O valor a ser autorizado ainda está em discussão. As
alternativas sobre a mesa são R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. A ideia é liberar recursos
das contas inativas. Ou seja, para o trabalhador que mudou de emprego por
vontade própria e não foi demitido. Como não houve demissão, esse dinheiro fica
preso numa conta e não há nenhuma alternativa para o saque. 
“É a pessoa mais prejudicada pela sistemática do FGTS, que fica
com o dinheiro mais retido por mais tempo”, explicou uma fonte do governo.
“O diferencial de juros que ele paga no mercado e o que ele tem de
remuneração do FGTS dura por mais tempo”, acrescentou. O dinheiro do FGTS
é corrigido por TR mais 3% ao ano, valor muito abaixo das remunerações mais
conservadoras de aplicações financeiras disponíveis no mercado. Por razões
operacionais, não haverá necessidade de comprovação de que o dinheiro será
usado para o pagamento de dívidas. As contas inativas têm hoje cerca de R$ 40
bilhões, mas a avaliação é de que nem todos os trabalhadores vão retirar o
dinheiro.
Segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo
Estado, o presidente Michel Temer está convencido da importância da medida. Na
avaliação do presidente, é um penalidade muito grande para o trabalhador ficar
com o dinheiro dele retido, principalmente num situação agora em que o consumo
está muito fraco e as pessoas físicas estão pagando a suas dívidas. A liberação
do FGTS será incluída em MP a ser editada com as medidas anunciadas na semana
passada. (Com informações do JC Online.
CONFIRA)