Izaías Régis (PTB) revelou que anunciará os nomes que integrarão o novo Secretariado
Municipal de Garanhuns no próximo dia 28 de dezembro, a última quarta-feira de
2016.
coletiva ou apenas com a liberação de um comunicado pela Secretaria de
Comunicação Social, todavia garantiu que os nomes dos Secretários serão conhecidos antes da Solenidade de Posse, que acontecerá no dia 1º de janeiro, a partir das 17h, defronte a Prefeitura. Apesar de indagado a respeito, Izaías não adiantou nomes.
pastas de Cultura; Meio-ambiente; Pessoa com Deficiência e na Ouvidoria. Essas
pastas passarão a funcionar em junções com outras Secretarias, formando, por
exemplo: as secretarias de Turismo e Cultura; Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos
Hídricos; Governo, Ouvidoria e Articulação Política e ainda a Secretaria de Assistência
Social e Direitos Humanos. O novo secretariado também abrirá espaço para o
titular da pasta de Juventude, Esportes e Lazer e para o secretário de
Infraestrutura, que terá parte das atribuições hoje exercidas pelo titular da Secretaria
de Obras e Serviços Públicos.
Jornal do Commercio de Hoje, dia 20/12/2016:
País a expectativa é que as festas de fim de ano reproduzam o baixo movimento
sentido ao longo de 2016, a tendência é oposta em Garanhuns. Em seu terceiro
ano, o Natal Luz iniciado no dia 11 de novembro está mudando o calendário
turístico da Cidade. O movimento já chega a ser 80% superior ao do mesmo
período do ano passado. Durante a semana as ruas se enchem de visitantes de
municípios próximos, enquanto nos fins de semana turistas de outros Estados do
Nordeste lotam os hotéis.
a todos. “Recebemos a programação, mas, pela própria conjuntura do País,
não estávamos esperando muito. Fomos surpreendidos”, comemora a
proprietária da Chocolate Sete Colinas, Tânia Helena Ribeiro. Segundo ela, a
produção foi ampliada em 30% e mesmo assim não está dando conta da demanda. O
jeito está sendo ampliar o horário de trabalho dos funcionários para não deixar
de vender.
destacado pelos comerciantes é o perfil do público atraído pela festa de Natal
da cidade. “No Festival de Inverno, o movimento maior é de estudantes, que
não gastam muito. Agora no Natal, apesar da crise, são famílias que vêm
dispostas a gastar”, analisa a proprietária do restaurante Relojoeiro,
Sabrina Santos. Ela afirma que tem mantido as portas abertas até as 2h da manhã
nos fins de semana, algo inimaginável no resto do ano. O horário estendido tem
garantido um aumento de cerca de 50% nos atendimentos. Nos principais hotéis da
Cidade não há mais vagas para os próximos fins de semana.
Apesar de superar a quantidade
prevista, o movimento positivo reafirma as expectativas indicadas pela pesquisa
encomendada pela Fecomércio-PE, realizada pela Ceplan e Sebrae-PE. O estudo
mostra que os empresários de serviços de alimentação do Agreste eram os mais
otimistas do Estado para o período, já que 45,1% acreditava que o resultado
seria maior que o do ano passado. O sucesso da nova data do calendário vem em
um momento essencial para a Cidade. A recessão sentida em todo o País chega com
mais força aos municípios do Agreste pernambucano, que também enfrenta um
período de cinco anos de seca. No caso de Garanhuns, a água é determinante para
uma das principais atividades da cidade, a produção leiteira.
O contraponto a essa realidade
é comemorado pela prefeitura. “Encontramos um vácuo no mercado, não há uma
cidade com um Natal muito forte no Nordeste. O resultado surpreendeu, estamos
recebendo pessoas de vários Estados”, afirma o Prefeito Izaías Régis
(PTB). O aumento da frequência de público vindo de Maceió e Aracaju é
confirmada pelos comerciantes, que ainda destacam turistas de Fortaleza como a
novidade deste Natal. Segundo a Prefeitura, o investimento público feito em
decoração e atrações musicais e culturais foi de R$ 1,8 milhão, além de R$ 204
mil conseguidos com patrocínios. A expectativa da administração municipal é que
a programação movimente cerca de R$ 20 milhões na economia da Cidade. (Com informações e imagem do Jornal do
Commercio. CONFIRA)
reuniu os filhos com destino a São Paulo e deixou o sítio Várzea Comprida, em
Caetés (antigo distrito de Garanhuns), a 259 km do Recife, a seca
castigava e expulsava os moradores sem perspectiva. Passados 64 anos, o sítio
onde nasceu o ex-presidente Lula sofre com a que é avaliada por agricultores
como uma das piores secas da história.
ano de 2011 e chegou ao auge neste ano, quando a falta de chuva resultou na
seca completa dos reservatórios do local. Sem água, a terra seca e branca da
região mais lembra um deserto, onde apenas vegetações pálidas sobrevivem, ao
lado dos poucos jumentos que resistem à estiagem. Nos últimos anos, muitos
deixaram a agricultura por conta da terra improdutiva. A pecuária se tornou
atividade sem futuro pela falta de água e alimento para os animais. A solução,
então, foi tentar a vida em outros locais.
Vieira, 28. Ele era agricultor e, após perder toda a plantação com a severa
seca de 2012, decidiu seguir os passos de dona Lindu e tentar a vida em São
Paulo.

Com quatro amigos, conseguiu um emprego em uma serralheria, arrumou as malas e
pegou um ônibus clandestino para a capital paulista. Passou um ano e um mês na
Cidade, mas a serralheria entrou em crise, fechou e ele decidiu voltar. “Dos
cinco amigos que foram, quatro voltaram, porque perderam os empregos por causa
da crise lá. Em São Paulo, também não está fácil, melhor ficar por aqui”,
conta o ex-agricultor, que, quando viajou, deixou mulher e filhos em Caetés.
plantar e criar gado. Até conseguiu uns poucos resultados graças à seca mais
amena em 2014 e em 2015. Mas neste ano perdeu tudo, desistiu e comprou um
trailer para vender lanches em eventos e festas da Cidade. Ele conta que
conseguiu comprar o veículo porque a casa em que vivia foi desapropriada para a
passagem de uma linha de transmissão. “Com a indenização, construí minha
nova casa e comprei o trailer para mudar a vida”, relata José Carlos, que
no momento em que a reportagem do UOL chegou à sua casa, Vieira
entregava a última vaca e bezerro que mantinha. “Vendi os dois por R$
1.750. Não tem jeito de viver de agricultura aqui, não. Seis anos sem chuva e
sem perspectiva de chuva. Vou tentar outra coisa”, diz. No seu
terreno, há apenas terra seca, sem qualquer plantação.
moradores, que em via de regra dependem do Bolsa Família para sobreviver.
Edvaldo Ferreira da Silva, 32, diz que só tem o benefício do Governo
Federal. “Não tenho outra renda, não. Esses cinco últimos anos a gente
plantou, fez o maior esforço e perdeu. E este ano de 2016 foi o pior de todos,
nem um pé (de plantação) deu”, disse.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoinha (cidade vizinha), é comum ouvir
histórias de moradores da zona rural da região deixando a roça para viajar.
“Já somos uma região pobre e, com a seca e a crise, principalmente o jovem
fica sem nenhuma oportunidade. Muitos vão trabalhar em usinas e empresas do
agronegócio no Paraná e em Mato Grosso. Mas é algo cíclico, eles vão e, quando
as coisas dão uma melhorada, voltam”, conta.
economia da Universidade Federal de Alagoas, afirma que a busca por
alternativas fora do campo é natural porque as áreas deixaram de ser produtivas
com a severa estiagem. Mas ela afirma que políticas públicas nos últimos anos
ajudaram a fomentar novos negócios em cidades pobres da região. “Uma coisa
que contribuiu enormemente com a busca de alternativas em regiões mais
sacrificadas pela seca foi a renda que é agregada através de alguns programas
sociais, como o Bolsa Família, as linhas de créditos com taxas subsidiadas.
Como uma coisa influencia a outra, o fato de ter mais volume de renda em
pequenos municípios cria possibilidade de atuar com coisas novas, tanto nos
setores de serviços e comércio”, explica.
medidas de contenção de gastos podem prejudicar as ações do combate aos
estragos da seca e aumentar as fugas do campo. “Com a interrupção de
programas como construção de cisternas e distribuição de carros-pipa em regiões
sertanejas, apoio à agricultura familiar e redução do Bolsa Família, além de um
conjunto de medidas decorrentes do ajuste fiscal, as regiões mais pobres
sofrerão o impacto, com o ressurgimento de mendicância e emigração para cidades
de maior porte”, alerta.
onde moradores tiravam água, secou. A maior barragem ao lado, a Cajarana, está
prestes a secar, e a água só serve para os animais beberem. “Nunca vi o
sítio nessa situação. Já vivi secas, me lembro bem da de 1970, mas esta tá
muito pior. Não adianta nem plantar”, conta o agricultor Antônio Melo, 68,
primo de Lula, que sempre viveu no local.
dinheiro extra negociando vacas. “Vou na feira, compro e vendo vacas.
Assim me viro e ainda ganho uma coisinha a mais”, conta, citando que os
preços dos animais caíram muito por conta da seca. “Nem todos podem manter
os animais e se desfazem deles.” Para manter vivos os três animais que
tinha no dia em que recebeu a reportagem, Tonho de Sérgio, como é conhecido,
compra palma e ração. “Hoje mesmo fui na feira e comprei palma e um saco
de farel. Gastei R$ 97. Nem todo mundo pode comprar. É uma situação difícil
mesmo”, diz. Além das compras para os animais, gasta entre R$ 120 e R$ 140
para comprar 8.000 litros de água por carro-pipa. “Dura três meses. Divido
ela com meus animais, não vou dar água ruim para eles”, diz.
propriedade vizinha ao terreno onde viveu a família de Lula e onde está montada
uma réplica da casa onde Lula nasceu. “Tenho que dizer uma coisa: Lula foi
o único presidente que fez algo pelo Nordeste. O resto, não sei que mal a gente
faz para não olharem para gente”, afirma.
sítio inteiro é abastecido por caminhões-pipa pagos pelo Exército. A água
oferecida, porém, é pouca e só serve para o consumo humano. O motorista Marcos
Barbosa afirma que, com o prolongar da estiagem, é obrigado a buscar água em um
manancial em Garanhuns, a 25 quilômetros. Paga R$ 35 para encher o caminhão.
Antes pegava água mais próximo, a 17 quilômetros, mas o local secou. E onde
pego água está secando também”, diz. O contrato de Barbosa prevê 81
viagens por mês para abastecer os moradores. “Estou há cinco anos fazendo
essas viagens, mas neste ano está mais complicado do que nos outros. Está muito
seco, e os mananciais secando mais”, diz”. (Com informações e imagens do Portal UOL/Beto
Macário/UOL. CONFIRA)
Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), na feira livre de Garanhuns, 90 aves
foram resgatadas. Outras 48 aves estavam em residências situadas na zona rural
do município e em Cachoeirinha. Duas pessoas foram detidas por porte ilegal de
arma e pagaram fiança de R$ 350, cada, na Delegacia de Garanhuns.
Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), foi realizada
na tarde desse sábado. Além das aves, durante a operação, também foram
apreendidos um revólver 38 e duas espingardas.
fiscalização foi rotineira, porém as investidas na área rural do município e em
Cachoeirinha foram possíveis por meio de denúncias feitas à CPRH. Na investida
foram resgatados diversas aves, entre elas, craúna, patativa, papagaio,
pássaros das espécies galo de campina, azulão, periquito e tuim. Em breve, os
animais que foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de
Pernambuco (Cetas Tangara), serão devolvidos à natureza. (Com informações e imagens do Diario de Pernambuco. CONFIRA)
anunciou na tarde de hoje, dia 19, a antecipação do pagamento da folha salarial,
deste mês de dezembro, dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns. Com a
medida, os Servidores que iriam receber no período de 26 a 30 deste mês, poderão
sacar os seus salários já nessa quinta e sexta-feira, dias 22 e 23.
com dinheiro, fazendo as suas compras antes do Natal e garantindo o Peru da Ceia
Natalina”, chamou a atenção o Prefeito Garanhuense, que complementou: “nossa administração tem buscado sempre mais, e pagar em dia ou até antecipar é mais uma prova desse zelo pelos servidores. A Crise existe, mas estamos preparados e enfrentando esse momento com uma gestão financeira eficiente”, ressaltou Izaías Régis, em contato com o Blog do Carlos Eugênio.
Com o pagamento do salário de
dezembro, o Governo de Garanhuns injetará cerca de R$ 10 milhões de reais
na economia do Município nessa véspera de Natal. “Além de valorizar os nossos Servidores,
ainda estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico da Cidade. Vale
lembrar que no último dia 12, já havíamos pagado cerca de R$ 4,4 milhões de
reais com a 2ª parcela do 13º salário. E com esse novo pagamento, fecharemos o
mês com mais de R$ 14 milhões de reais injetados em nosso comércio, o que é
muito bom para Garanhuns”, vibrou Izaías.
anos praticou suicídio pulando de uma ribanceira de aproximadamente 15 metros
de altura na comunidade do Vale do Mundaú, aqui em Garanhuns na manhã desta terça-feira, dia 20. O Corpo de Bombeiros ainda foi acionado, mas ao chegar ao local, a Vítima
já se encontrava em óbito.
De acordo com oportal Agreste Violento, Antônio José Bezerra da Silva já havia atentado contra
a própria vida pulando de outros locais acidentados nos últimos dias. A Polícia Civil compareceu
ao local e encaminhou o corpo de Antônio José para o Instituto de Medicina
Legal (IML), em Caruaru. (Com informações e imagens de
do Professor Universitário:
pelas ruas de Garanhuns com trânsito engarrafado. Isso não é gostar de sofrer e
sim, expressar a alegria em ver nossa Cidade tomada por dezenas de ônibus e
vans de diversas cidades e estados do Nordeste, lotados de turistas, que para
cá se dirigem em busca de desfrutar conosco das alegrias do nosso Natal Luz.
com ocupação beirando os 100% e o fluxo aumentando a cada final de semana. Como
é bom saber que com pouco se pode fazer muito e obter resultados
surpreendentes. O nome de tudo isso é gestão empreendedora, que pode ser
efetivada na gestão pública sim e por que não? Surpresa? Para mim não. E alguns
motivos me levam a esta conclusão:
Turismo de Garanhuns, sempre acreditamos no potencial turístico de nossa Cidade
e, trabalhamos para nos firmar, inicialmente, como polo de turismo de eventos,
o que num segundo momento seria capaz de abrir as portas para o turismo em
diversas outras modalidades;
cidade e suas belezas naturais à mostra. Assim foram criados o “Vamos Abraçar
o Ano Novo”, o nosso carnaval fora de época, o Festival de Inverno e a
Garanhuns Oktoberfest, entre outros;
presidente da Associação Comercial de Garanhuns, o atual prefeito Izaías Régis,
dando seu apoio pessoal e da entidade que representava, para a realização
desses eventos. Lembro que em determinada ocasião viajamos juntos, acompanhados
de uma comitiva, para a cidade de Blumenau-SC, para ver com eles como acontecia
a Oktoberfest de lá e implantarmos a nossa por aqui. O evento foi um sucesso
durante os anos em que foi realizado. Naquela época o hoje Prefeito Izaías
Régis já me dizia que um dia seria Prefeito de Garanhuns e faria muito mais. É
por estas razões que afirmo não estar me causando surpresa o sucesso do nosso
Natal Luz.
acontecem. O balanço que podemos fazer é que, com pouquíssimo tempo de vida
(acredito que esta é a terceira versão do Natal Luz de Garanhuns), o evento já
se consolida e em termos econômicos, o retorno proporcionado à cidade já supera
e muito o do nosso principal evento, o Festival de Inverno. E com duas grandes
vantagens:
de Inverno, acho que é tempo de repensarmos o Evento que até então foi nosso
carro chefe. A experiência do Natal Luz nos sinaliza para isso. Muita coisa
pode ser mudada, como por exemplo, o formato, fazendo com que o evento passe de
dez para trinta dias e com os shows musicais acontecendo somente nos finais de
semana, sendo o restante dos dias preenchidos com festival de cinema, festival
de dança e muitas outras atividades que poderiam ser inseridas. O resultado
seria semelhante ao do Natal Luz, que, segundo alguns empresários do setor com
quem falei, já superou e muito o FIG. Fica a sugestão.
podemos observar. Se por um lado o Poder Público Municipal está fazendo sua
parte promovendo o evento, o mesmo não está acontecendo com a iniciativa
privada. Os Empresários poderiam aproveitar esse grande fluxo de turistas para
aquecer suas vendas, com promoções, horário estendido, enfim, participando.
Entretanto, o que vemos é que muitos empresários, principalmente do centro da
cidade, literalmente batem à porta na cara do nosso Natal, não se dignando
sequer a deixar suas vitrines à vista e devidamente iluminadas, contribuindo
para um maior sucesso do evento.
brindando a todos nós da cidade e a todos que nos visitam, com essa beleza de
Natal. Parabéns a todos!!!”.
Marcílio Reinaux Maia já exerceu a função de Secretário
Municipal em Garanhuns e atualmente é Professor da AESGA.
de Empregos aqui em Garanhuns para hoje, dia 20 de dezembro. São cinco
oportunidades para Vendedor Pracista; uma de Pizzaiolo; uma de Operador de Negócios;
uma de Auxiliar Contábil e outra de Supervisor de Vendas Comercial. As Vagas constam no site da Secretaria da
Micro e Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão Estadual, com exceção da vaga de Pizzaiolo, em
que é ofertado um salário de R$ 1.000,00 e não é exigida escolaridade; para as
demais oportunidades é preciso ter 6 meses de Experiência comprovados na
Carteira de Trabalho e Ensino Médio Completo.
Os candidatos que se encaixem no perfil devem se dirigir até a Agência
do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua
Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira
de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais sobre essas vagas,
clique AQUI.
Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), alerta os condutores de
veículos registrados no Estado, sobre a importância de realizar o pagamento do
licenciamento 2017, que consta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA), taxas de bombeiros e licenciamento e seguro obrigatório
(DPVAT), bem como, as possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do
calendário, seguindo o final da placa.
Ribeiro, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos –
CRLV 2017 só acontece após a quitação desses valores, que devem ser feitos
dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o
endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso,
ele alerta ainda que a circulação sem o porte desse documento acarreta remoção
do veiculo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas
para a liberação do mesmo.
Os boletos de pagamento seguiram para o endereço dosproprietários pelos Correios ou poderão ser retirados pelo site: www.detran.pe.gov.br. Vale lembrar que quem fizer o
pagamento do IPVA em cota única terá um desconto de 7% sobre o valor desse
imposto. Quanto à entrega, são duas formas de recebimento, sendo uma via
Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 16,87 e
a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site: www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o posto de
atendimento.
optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2017,
depois de sua devida emissão, através do site do Órgão. Para isso, é necessário
digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte
superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de
débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV.
|
Final
de placa |
Parcela
única ou 1ª cota |
2ª
cota |
3ª
cota |
|
1 e 2
|
09/02/2017
|
09/03/2017
|
11/04/2017
|
|
3 e 4
|
14/02/2017
|
14/03/2017
|
18/04/2017
|
|
5 e 6
|
17/02/2017
|
17/03/2017
|
20/04/2017
|
|
7 e 8
|
21/02/2017
|
21/03/2017
|
25/04/2017
|
|
9 e 0
|
24/02/2017
|
31/03/2017
|
28/04/2017
|
deverá ser realizado no Bradesco; Santander; Caixa Econômica Federal;
lotéricas; Brasil; Banco postal e Itaú.
2016
|
Algarismo
final da placa |
Prazo
final para portar o CRLV do exercício anterior (2016) |
|
1 e 2
|
Até maio
|
|
3, 4 e 5
|
Até junho
|
|
6, 7 e 8
|
Até julho
|
|
9 e 0
|
Até agosto
|
|
Nascida em Palmeira dos Índios-AL, mas registrada aos 6
meses de vida aqui em Garanhuns, Claudia tornou-se órfã muito cedo, saindo de sua terra natal – que considera Garanhuns – para São Paulo, e de lá foi para Paris, na França. O que o futuro reservaria para uma criança vítima de estrupo e prostituição? Só Deus e o tempo daria todas as respostas! Quando sua vida estava estabilizada em Paris, matou para sobreviver e ficou presa por sete anos num presídio masculino, tornando sua vida um drama real de dor e luta, que a fez enfrentar à tudo e a todos. Mas o amor à vida a fez mais forte.
Essa é parte da história de Claudia Tavares, uma brasileira-francesa, empresária – uma socióloga/filósofa – que apesar de todo o sofrimento, não deixou de acreditar na humanidade. Ela mora em Paris há 37 anos – desde 1979 – é casada, empresária e chefe de cozinha do seu restaurante de culinária nordestina brasileira “O Corcovado”. Uma vitoriosa!
Cláudia também é escritora e regressará a Garanhuns nessa quarta-feira, dia 21, a partir das 20h, ocasião em que lançará o livro “A Rejeitada”, numa noite exclusiva de autógrafos para convidados, no restaurante Du Vin Bistrô, no bairro de Heliópolis. A publicação tem 186 páginas, foi editada pela Cia dos Livros, em 2011 e está à venda nas livrarias Saraiva de todo o Brasil e no site da editora Cia. dos Livros. (www.ciadoslivros.com.br)
Além de “A Rejeitada”, Claudia Tavares ainda tem outros dois livros publicados: o La Femme Inachavée (A Mulher Inacabada), Régine Deforges* 1987 e Circonstances Atténuantes (Circunstâncias Atenuantes), Le Manuscrit, 2002. (Por Saullo Paes – Jornalista DRT 4915/PE)
|








































