primeiro escalão do Governo de Garanhuns colocaram seus respectivos cargos à
disposição do Prefeito Izaías Régis (PTB) na última semana.
Secretaria de Articulações Políticas e Governo foi a responsável por fazer a entrega
das cartas, oficializando o ato. O Gesto é comum
ao final de mandatos de diversas gestões públicas no País. No texto, os
titulares das mais de 20 instituições municipais agradecem a oportunidade e a confiança
creditadas aos mesmos, além de desejar sucesso no segundo mandato do Prefeito,
reeleito nas eleições deste ano e diplomado na última quarta-feira, dia 14. Apesar
das especulações, Régis ainda não sinalizou os nomes que irão compor seu
secretariado na Gestão 2017-2020.
partir das 19h30min, a Secretaria de
Comunicação Social realiza a confraternização anual de final de ano com
integrantes da Imprensa de Garanhuns. A ocasião, direcionada a convidados,
acontece no Chalé Recepções II, bairro Heliópolis, e vai contar com uma
palestra sobre o atual cenário da Imprensa em Pernambuco, conduzida pelo
jornalista Ivan Maurício Monteiro.
De acordo com asecretária da pasta, Jacqueline Menezes, a ideia é favorecer a troca de
conhecimento entre os profissionais que englobam as mais diversas áreas da
comunicação. “Já que o momento é de confraternização, de encerrar ciclos e
renovar metas para o novo ano que se aproxima, pensamos em trazer um
profissional de ampla experiência no mercado, que vai somar com todos os
presentes. Essa é uma forma de contribuir diretamente para a rotina de trabalho
de nossos colegas”, enfatiza.
adiantou o que os convidados podem esperar desse momento. “A conversa vai ser
em torno do surgimento das plataformas digitais, a influência da crise
econômica, principalmente sobre a mídia impressa no estado de Pernambuco, além
de falarmos também do perfil exigido para cada profissional diante de tantas
mudanças que estamos passando”, pontuou Ivan Maurício. (Com informações de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)
do Palestrante clicando AQUI.
Com extenso
currículo, Ivan Maurício Monteiro dos Santos nasceu no Recife, em 1951. É
jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi
repórter e editor do Diário da Noite, repórter do jornal O Globo (Sucursal
Nordeste), tendo participado ativamente da chamada Imprensa Alternativa durante
o regime militar, sendo correspondente para o Nordeste do jornais Opinião e
Movimento; foi, também, colaborador dos jornais Coojornal, Versus, Extra, Mais
Um e O Pasquim.
trabalhou na sucursal do Recife da revista Manchete, recebeu o Prêmio Esso de
Jornalismo em 1978, foi editor do Caderno C do Jornal do Commercio, entre
outros cargos de relevância. Ivan também atuou em campanhas políticas do
Estado, tendo sido secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, no período
em que João Lyra Filho assumiu o cargo de governador, após a morte do
ex-governador Eduardo Campos.
Mauricio: Divulgação/Priscilla
Buhr
para a maioria das mulheres. No entanto, algumas práticas podem ajudar a
combater esses problemas. Uma delas é a drenagem linfática, técnica que será
abordada no 1º Circuito de Saúde e Estética, promovido pelo Senac de Garanhuns.
O Evento acontece entre os dias 19 e 21 de dezembro e contará com oficinas e
palestras sobre os segmentos.
abertura, que será realizada às 19h dessa segunda-feira, dia 19. Nela, o
instrutor Guilherme Dutra irá discutir o tema “saúde e qualidade de vida em
estabelecimentos de beleza”. Já na terça, dia 20, e quarta-feira, dia 21, serão
apresentadas oficinas que abordarão técnicas de drenagem linfática (facial e
corporal), além da técnica adequada nos casos de pré e pós-operatório, e
reflexologia podal. Nesse caso, a inscrição custa R$ 20.
despertando cada vez mais o interesse das pessoas. O Circuito será de extrema
importância para orientar profissionais do segmento e o público em geral que
tenha interesse no assunto”, comenta a gerente da unidade, Silvia Suzarte.
dia do evento, apresentando carteira de identidade e CPF. Ao final, será
disponibilizado um certificado de participação com carga horária referente à
atividade praticada. Mais informações pelo telefone: (87) 3764-2700.
programação do 1º Circuito de Saúde e Estética.
SAÚDE E ESTÉTICA
Guilherme Dutra (19h).
às 17h).
(18h às 22h).
– Técnicas de Drenagem Linfática: Dicas de uso de óleos quentes (18h às 22h).
carro de passeio e uma carreta matou no início da manhã de hoje, dia 17, o Secretário
de Obras do Município de Lajedo, Edcarlos Cordeiro, de 33 anos.
no local do acidente, Ele retornava de Caruaru onde teria participado de uma
festa de formatura, quando no Km 33, da rodovia BR-423, em Cachoeirinha, o
veículo em que trafegava, um Fiat Linea, colidiu com uma Carreta que trafegava
em sentido contrário. Ele faleceu no local do acidente e o seu corpo ficou
preso as ferragens, sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros.
Violento, Edcarlos Cordeiro seguia para Lajedo e estava sozinho no momento do
acidente. O motorista da carreta não sofreu ferimentos. O corpo do Secretário de Obras de Lajedo foi encaminhado para o Instituto de Medicina
Legal (IML), em Caruaru. Ele deixa esposa e um filho. (Com
informações e imagens do Portal Agreste Violento. www.agresteviolento.com.br)
volta das 22h30min dessa sexta-feira, dia 16, aqui em Garanhuns. O Crime ocorreu
no cruzamento entre a rua Tomé Cavalcanti e a Avenida Paulo Guerra, na Boa
Vista.
informações divulgadas pelo portal Agreste Violento, José Carlos Ferreira dos
Santos conduzia seu táxi, um Voyage de cor branca, placas OYP
6241-Garanhuns-PE, quando parou no semáforo. Nesse momento, indivíduos
desconhecidos que estavam em outro veículo se aproximaram e efetuaram vários
tiros que atingiram a Vítima na cabeça levando-a a óbito no local. Ele residia
na rua Ciro Monteiro, no Magano, aqui em Garanhuns.
Após o homicídio
os assassinos fugiram tomando destino ignorado. A Polícia Civil esteve no local
e realizou os procedimentos de levantamento cadavérico, encaminhando em seguida
o Corpo ao IML, em Caruaru. Esse foi 47º Homicídio registrado neste ano de 2016
aqui em Garanhuns. (Com informações e
imagens do Portal Agreste Violento. www.agresteviolento.com.br)
meio da Secretaria de Saúde, vem implantando o prontuário eletrônico em seu
sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
que cada atendimento dos pacientes seja acompanhado nos diversos serviços,
incluindo dados e resultados de exames, assim como verificar em tempo real a
disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas dos agentes de
saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. Até o momento, cinco Unidades já
estão utilizando o novo método no atendimento.
A transmissão dos dados da
rede municipal para a base nacional, 100% digital, permitirá também que o
Ministério da Saúde acompanhe o histórico do paciente e verifique, de
forma online, como as verbas do Sistema único de Saúde (SUS) estão sendo
aplicadas.
consultar exames e a oferta de medicamentos, por exemplo, e, ainda, faz com que
o cidadão possa fiscalizar o SUS. Em suma, a ação irá ampliar o acesso e a
qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento ainda
mais efetivo. Com a implantação, os pacientes terão acesso às informações
relacionados ao próprio histórico, como solicitações de exames, encaminhamentos
para especialistas e fornecimento de remédios. (Com informações de Ruth Santana/SECOM/PMG)
Pequeno, localizada nas imediações da Praça Mestre Dominguinhos, estão vivendo
momentos de apreensão. É que segundo a Jornalista Josália Pimentel, que reside
naquela localidade “os infratores da Lei estão soltos e os cidadãos comuns
confinados em nossas residências”.
De acordo com Pimentel, onúmero de assaltos na rua Afonso Pequeno está muito elevado e acontecem em
plena luz do dia. “Principalmente nos das 7 às 19h, quando os meliantes atacam
as pessoas que vão e voltam da Faculdade, bem como quem aqui reside. Moradores
observaram ainda, que às 4h da manhã, estes delinquentes estão por ali
observando a rotina deles, a cata de vítimas”, pontua a Moradora.
que passam a pé para investir nas vítimas vulneráveis. Ainda de acordo com
moradores que presenciaram as investidas, existem mais 2 motoqueiros suspeitos
assaltando, na parte alta, próximo a estação de energia, enfrente a antiga
Compesa e na parte baixa, que é também, onde a iluminação é precária. As
investidas estão cada vez mais ousadas e como sempre, depois os acusados tomam
destino ignorado”, relata Josália, revelando que a Polícia já foi acionada e
que vem realizando rondas nos horários descritos pelos moradores.
comunicação de Garanhuns, a jornalista Josália Pimentel direcionou criticas e
apelos ao Governador Paulo Câmara (PSB) para que reforce os investimentos em
segurança pública na Cidade. “Fazemos mais um veemente esse apelo a vossa
excelência Governador, pago com nosso dinheiro! Coloque as viaturas para
circularem, para que nós pagadores de impostos não sejamos incomodados por
esses delinquentes, que não querem trabalhar, apenas incomodar a
sociedade que vive na labuta diária”, disparou a Jornalista e Colunista Social, Josália Pimentel.
Lombadas Eletrônicas instaladas pelo DNIT entrem em operação na BR 424, mais
precisamente nas imediações da Curva da Larajeira, novos acidentes são
registrados naquela área.
Violento, um idoso foi
atropelado e morreu na manhã dessa quarta-feira, dia 14, nas imediações daquela
Curva em que já foram ceifadas as vidas de vários cidadãos. Arnaldo Monteiro da
Silva andava pelo acostamento da rodovia quando foi atropelado pelo condutor de
uma motocicleta, identificado como José Roberto Bezerra, de 42 anos. Ainda
segundo o Agreste Violento, ambos ficaram gravemente feridos e foram socorridos
à emergência do Hospital Regional Dom Moura. Arnaldo não resistiu a gravidade
dos ferimentos e veio a óbito, enquanto que José Roberto recebeu os primeiros socorros e
foi transferido para o Hospital da Restauração, em Recife.
área da Curva da Laranjeira aguardam que o DNIT coloque para funcionar as Lombadas
Eletrônicas instaladas naquele local. Até então, os equipamentos e as placas de
sinalização foram instaladas, todavia não há qualquer previsão de que os
instrumentos de redução de velocidade entrem em operação. (Com informações de www.agresteviolento.com.br)
Oficial do Estado nesta quinta-feira, dia 15, a alteração do calendário de
pagamento do IPVA. A mudança mantém fevereiro como o mês de pagamento para cota
única ou da 1ª parcela, mas altera as datas da 3ª cota de dois grupos de
veículos. Confira o calendário na imagem abaixo:
com placa terminada em 3 e 4 serão, agora, em 18 de abril. A explicação do
governo é que, antes, o último dia para efetuar o pagamento caía durante a
Semana Santa, em 14 de abril. Outra alteração ficou na data de pagamento para
veículos com placas terminadas em 5 e 6: a nova determinação é que o data
limite é 20 de abril. As demais datas não foram alteradas.
– Em decisão do governador Paulo Câmara, o pagamento havia sido
adiantado para janeiro. Antes, o valor era pago a partir de abril. Após a
reação negativa da população, o executivo estadual alterou a data para
fevereiro. Em menos de um mês, o governo já fez três modificações no calendário
do imposto. (Com informações da Folha de
Pernambuco. CONFIRA)
foi condenado por participação na morte do promotor Thiago Farias Soares, crime
ocorrido em 14 de outubro de 2013, na rodovia PE 300, em Águas Belas. Ele,
porém, foi absolvido da tentativa de homicídio da noiva do promotor, Mysheva
Freire Ferrão Martins, e do tio dela Adautivo Elias Martins – ambos estavam no
carro com o promotor no momento do assassinato.
após três dias de julgamento na sede da Justiça Federal em Pernambuco, no
bairro do Jiquiá, no Recife. Funcionário público e pecuarista, José Maria
Domingos Cavalcante foi condenado pelo crime de homicídio duplamente
qualificado (motivo torpe e sem dar chance de defesa à vítima) a 19 anos de
prisão. Como já passou 2 anos e 11 dias preso, ele irá agora cumprir 16 anos,
11 meses e 19 dias.
novamente. “Hoje, eu estou um pouco melhor do que eu estava em outubro. Mais
uma vez, a Justiça foi feita. É consequência de um legado que meu filho deixou.
As pessoas vão saber que existe justiça e que elas podem ir para a cadeia”,
afirmou Maria do Carmo.
Federal também informou que poderá recorrer da pena de 19 anos e da absolvição
de José Maria pela tentativa de homicídio de Mysheva e do tio dela – o MPF tem
até a próxima segunda, dia 19, para recorrer.
O
JULGAMENTO – José Maria foi o quarto réu julgado pela morte do
promotor. No fim de outubro passado, três réus foram a júri popular, sendo dois condenados – José Maria Pedro Rosendo
Barbosa e de José Marisvaldo Vitor da Silva, que receberam,
respectivamente, penas de 50 anos e quatro meses e de 40 anos e oito meses de
prisão em regime fechado. Mais uma pessoa é acusada do crime – Antônio
Cavalcante Filho, o Peba, irmão de José Maria Domingos Cavalcante -, porém está
foragido. (Com informações e imagens da
Folha de Pernambuco. CONFIRA)
dia 15, pedido de informação ao Governo do Estado sobre a atuação das
Organizações Sociais (OSs) na gestão dos hospitais e das Unidades de Pronto
Atendimento (Upas) em Pernambuco. Atualmente, a administração da rede pública
de hospitais no Estado está a cargo do Instituto Materno-Infantil Professor
Fernando Figueira (Imip).
discurso na Assembleia, à necessidade de se investigar a atuação do Imip e a
aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Governo de
Pernambuco. A iniciativa de Porto é reforçada pela notícia da Instauração de um
Inquérito Civil Público pelo Ministério Público Federal em Pernambuco destinado
a investigar denúncia anônima de “possíveis irregularidades”, com
possível desvio de recursos federais em todos os hospitais da rede Imip-Hospitalar
da Região Metropolitana do Recife.
de Contas do Estado e ao Ministério Público de Pernambuco. “É necessário
esclarecer porque o dinheiro do SUS não chega aos hospitais e aos médicos, como
denunciaram, na semana passada, cardiologistas que operam pacientes pelo SUS no
Hospital Português. É preciso transparência no processo de compra de
medicamentos e material hospitalar. É importante que se investigue e se tire a
cortina que encobre a gestão dos hospitais e é fundamental que se penalize os
autores de eventuais crimes”, afirmou Álvaro Porto em pronunciamento
realizado nesta quinta-feira (15).
Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, o Hospital Metropolitano Norte Miguel
Arraes e o Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas da Silveira. A instauração o
Inquérito ocorreu no dia 05 deste mês. “Esta investigação deve ser
acompanhada com o máximo de atenção por esta Casa. Afinal, os resultados da
precariedade Saúde no Estado nos é reclamada diariamente pela população e mesmo
pelos médicos”, enfatizou.
19 questionamentos que vão desde quadro de pessoal, empresas e fornecedores
contratados, compra de medicamentos e os valores mensais repassados pelo
Governo do Estado às OSs. (Com
informações da Assessoria)








































