BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
A Câmara de Dirigentes
Lojistas de Garanhuns (CDL) promove na noite de hoje, dia 22, a partir das 20h,
a solenidade de posse da sua nova Diretoria. Além do novo Presidente, o
empresário José Geraldo Nogueira, da Ótica São Geraldo, que administrará a
entidade no biênio 2017/2018, os demais membros da Diretoria também serão
empossados pelo atual presidente, Fernando Couto, que encerra a sua Gestão.
Além da posse na nova Diretoria,
o Evento que acontece na sede da CDL Garanhuns, também será marcado pela
entrega do Título de Cidadão Honorário de Garanhuns, por parte da Câmara de
Vereadores de Garanhuns, ao empresário Luiz Carlos de Andrade, que também assume
a 1ª vice-presidência daquela Câmara.
NOVA GESTÃO – O novo Presidente da CDL Garanhuns é natural do
município de Teixeira-PB. Radicado em Garanhuns desde 1960, Geraldo Nogueira se
estabeleceu, constituiu família e fundou a Ótica São Geraldo, onde exerce suas
funções profissionais até os dias atuais.
Além de Geraldo e Luiz Carlos,
também fazem parte da nova diretoria da CDL Garanhuns os empresários Geandré
Nogueira – 2º vice-presidente; Maria Sobral – 1ª Secretária; Carlos Alberto
Ribeiro Rodrigues – 2º Secretário; Fernando José Lima do Couto Soares – 1º
Tesoureiro; Rui Vieira Lopes – Serraria Dois Irmãos; 2º Tesoureiro; Ademir
Galindo Cesar – diretor de serviços e produtos e José Roberto de Arruda Dias – diretor
de promoções e eventos.


O Conselho Fiscal da Câmara
dos Dirigentes Lojistas passa a ser composto pelos seguintes titulares:
Jeconias de Miranda Filho (Mano Construções), Paulo Fernando Bezerra Gomes
(Comercial Ramos Bezerra), José Augusto de Almeida (Livraria MEC). Os suplentes
do referido Conselho são: Lúcia Maria Brasileiro Ferro (Comercial Brasileiro),
Rosângela Marques Ivo (Ótica e copiadora Brasília) e Marluse Alves Machado
(Vitrine).

 
O Recife lidera um ranking de
transparência de informações divulgado nessa quarta-feira, dia 21, pelo
Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Capital obteve 800.5 pontos numa
metodologia desenvolvida pelo próprio TCE. Foi o único Município a atingir o
nível desejado de transparência.
No segundo lugar, ficou Jaboatão
dos Guararapes com 697 pontos, já no nível moderado. Cabo de Santo Agostinho ficou
em terceiro (687 pontos), Jucati em quarto (670,5) e Arcoverde em quinto (660,5).
A pontuação máxima vai até 1.000 pontos.
Além de Jucati, os municípios
de Iati (11º), Bom Conselho (12º), São Bento do Una (15º), Lagoa do Ouro (16º),
Brejão (22º), Garanhuns (23º), Caetés (30º), Capoeiras (33º), Lajedo (39º), São
João (57º), Angelim (64º), Águas Belas (67º), Correntes (69º) e Saloá (75º) estão
no Nível de Transparência Moderado.
Ainda aqui no Agreste Meridional, Jupi (110º) e Paranatama
(115º) estão no nível insuficiente, enquanto que Palmeirina (159º), Canhotinho
(165º) e Terezinha (168º) estão num estágio crítico quanto a
Transparência. Cinco municípios foram considerados de transparência
inexistente, não marcando nenhum ponto. São eles: Araçoiaba, Camaragibe, Pedra e
Tracunhaém.
O estudo foi feito a partir de um diagnóstico dos portais da
transparência das prefeituras, entre os meses de julho e setembro deste
ano. Para cada portal avaliado foi calculado o ITMpe – Índice de Transparência
dos Municípios de Pernambuco, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De
acordo com o valor obtido, os portais foram classificados em cinco níveis de
transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.
Segundo o levantamento, 30% das prefeituras ampliaram o seu nível de
transparência, 61% permaneceram na mesma situação de 2015 e 9% apresentaram uma
diminuição do índice, de acordo com a metodologia adotada pelo TCE. Vale registrar que o 
percentual de prefeituras que se encontram nos níveis Moderado e
Desejado aumentou de 27% em 2015 para 43% em 2016. A taxa de municípios
enquadrados nos níveis Inexistente, Crítico ou Insuficiente que era de 73% em
2015, passou para 57% este ano.



Clique AQUI e confira o Ranking de Transparência
das Prefeituras de Pernambuco.

 
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) identificou, a partir
de denúncias de cidadãos e dos vereadores Gil PM (reeleito) e Marinho da Estivas (eleito) (saiba mais clicando AQUI), a retirada de água sem autorização das barragens do Cajueiro e
Mundaú, que junto com o manancial de Inhumas, realizam o abastecimento dos
municípios de Garanhuns, São João e Angelim e o distrito de São Pedro, aqui no
Agreste. Com o apoio da Compesa, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)
autuou em flagrante empresas do setor de avicultura, retirando água de Mundaú.
De acordo com o gerente de Unidade e Negócios da Compesa em Garanhuns,
Igor Galindo, as empresas terão que pagar uma multa equivalente a 13 dias de
retirada de água da Barragem Mundaú, período no qual foi identificado o desvio
até a autuação feita pela APAC. Mundaú está com 90% da sua capacidade, que é de
2 milhões de metros cúbicos de água. A Compesa também identificou Prefeituras e
outras empresas da região que estavam retirando água de forma clandestina da
Barragem do Cajueiro, que hoje apresenta 75% da sua capacidade de acumulação,
em torno de 14,5 milhões de metros cúbicos de água.
“Estamos fiscalizando e notificando essas empresas e prefeituras e,
na sequência, regularizando a situação. Faremos contratos e direcionaremos a
retirada controlada de água da Barragem de Cajueiro, dentro do limite que a
Compesa entende como sustentável para explorar o recurso”, explicou o Gerente,
acrescentando que na Barragem de Inhumas não foi registrada a retirada
clandestina de água.
Em Belo Jardim, em função do colapso do abastecimento no Município,
indústrias e avicultores procuraram a companhia em busca de uma solução para
serem abastecidos nesse momento de crise hídrica. Algumas indústrias de grande
porte da Cidade, inclusive, estão buscando água em Caruaru, até que a companhia
finalize contratos para o fornecimento de água bruta por meio da Barragem de
Pau Ferro, localizada em Quipapá. A Compesa vai oferecer a água e os
solicitantes assumem os custos com a contratação dos carros-pipas.
Segundo o gerente de Unidade de Negócios da Compesa em Belo Jardim,
Gilvandro Barbosa, a Barragem de Pau Ferro, que está com 95% da sua capacidade
máxima – 12 milhões de metros cúbicos de água – abastece as cidades de Lajedo,
Calçado e São Bento do Una, com uma vazão de 120 litros de água por segundo.
“Estudos apontaram que Pau Ferro tem condições totais de atender essa
demanda, tendo em vista que a vazão de regularização do manancial é de 200
litros de água por segundo. Dessa forma, temos uma vazão de 80 l/s que podem
ser retirados sem afetar a barragem”, contextualiza Gilvandro Barbosa. Pau
Ferro foi destinada inicialmente para atender Lajedo, no entanto, com o colapso
das cidades de São Bento do Una e Calçado, a companhia realizou uma obra para
implantar 13 quilômetros de adutora e um conjunto de motor bomba para atender
emergencialmente esses dois municípios, em setembro deste ano.

O sistema integrado do Bitury e Pedro Moura era responsável pelo
abastecimento das cidades de Belo Jardim, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una
até maio deste ano, quando entrou em colapso. “O que levou as nossas
barragens a registarem um baixo nível ou entrarem em colapso foi a estiagem
severa, comprovada pelos índices pluviométricos. Desde 2012 que não chove mais
do que 10% de 800 milímetros, que era a média histórica anual para a nossa
região. A solução definitiva será a Adutora do Agreste, que vai trazer água da
transposição do Rio São Francisco para toda a região” informa o gerente
Gilvandro Barbosa.
(Com informações do
Portal V&C Garanhuns – http://www.vecgaranhuns.com/)

Depois de diplomado, o
Prefeito Reeleito de São João, Genaldi Zumba (PSD) vem divulgando nas redes
sociais a realização de um grande evento em comemoração à vitória conquistada nas
urnas no último dia 2 de outubro.  
É que segundo Zumba, no
próximo dia 1º de janeiro de 2017, logo após a posse na Câmara de Vereadores,
terá festa no pátio de eventos de São João com a banda Calcinha Preta. A
solenidade na Câmara terá início às 17h. Já a festa de rua começa a partir das
22h.
CORRENTES
TAMBÉM FAZ FESTA –

em Correntes, o Prefeito Reeleito Edimilson da Bahia (PSB) vai comemorar a
vitória ao som de Miltinho Magalhães; Edson Lima e a Banda Gatinha Manhosa. 

A
festividade acontece no Centro da Cidade e tem início as 20h. Antes, Edimilson,
o Vice-prefeito Hugo César e os Vereadores do Município tomarão posse em
solenidade a ser realizada defronte a Prefeitura daquele Município.

A Prefeita Diplomada de
Brejão, Beta Cadengue (PSB) ainda não tomou posse, mas já está imprimindo um
ritmo forte de trabalho nessa reta final de transição de Governo.

Assessorada de perto pelo seu
pai e ex-prefeito Sandoval Cadengue, assim como pelo Vice-prefeito Eleito Joseraldo
Rodrigues, Beta já formatou a programação da tradicional Festa de Reis do
Município. A programação tem início no dia 4 de janeiro, com Mônica Almeida e
Luan Estilizado e segue até o Dia de Reis, 6 de janeiro, com grandes atrações.
Na quinta-feira, dia 5, tem Geninho Batalha e Fulô de Mandacaru. Já na sexta,
dia 6, a animação fica por conta da dupla Carlos & Fábio e Mano Walter. A
produção do Evento será da Djair Produções.



Além de formatar a programação da Festa de Reis,
que contará com o patrocínio do Governo do Estado, a Prefeita Diplomada Beta
Cadengue também já definiu a equipe de Governo, que deve ser anunciada nos
próximos dias. A logomarca e o slogan da Gestão 2017-2020 em Brejão também já
foram criados e a partir de janeiro o lema na Prefeitura será “Amor por nossa
Gente”. 


 
Em sua penúltima sessão do Pleno, o Tribunal de Contas
sorteou os relatores das unidades jurisdicionadas municipais e estaduais para o
biênio 2017-2018. Os municípios foram agrupados em seis listas e cada uma delas
tem um relator. 


A conselheira Teresa Duere (Lista 1) será a relatora das contas dos seguintes
municípios: Aliança, Brejo da Madre de Deus, Camaragibe, Condado, Exu, Flores,
Ibirajuba, Igarassu, Limoeiro, Panelas, Riacho das Almas, Santa Cruz do
Capibaribe, São Benedito do Sul, São
João
, São Vicente Férrer, Sirinhaém, Surubim, Tabira, Tamandaré, Trindade,
Tuparetama e Vertente do Lério. 
Já o conselheiro Dirceu Rodolfo (Lista 2) ficou com a relatoria de Alagoinha,
Betânia, Bonito, Brejinho, Calumbi, Camutanga, Carnaíba, Carnaubeira da Penha,
Catende, Chã Grande, Cumaru, Floresta, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim
Nabuco, Lagoa de Itaenga, Manari, Paranatama,
Passira, Pesqueira, Petrolândia, Sairé, Santa Terezinha, São José do Belmonte,
São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Tacaratu e Taquaritinga
do Norte. 
O conselheiro Ranilson Ramos (Lista 3) vai relatar as contas de Altinho,
Araçoiaba, Arcoverde, Brejão, Calçado,
Camocim de São Félix, Capoeiras,
Cupira, Garanhuns, Glória do Goitá,
Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Itaquitinga, Jaqueira, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Lajedo, Olinda, Ouricuri, Palmares, Primavera, Quixaba, Salgueiro, São Bento do Una, São Joaquim do Monte,
São José do Egito, Solidão, Tupanatinga e Xexéu. 
O conselheiro Marcos Loreto (Lista 4) ficou responsável pela relatoria das
contas de Abreu e Lima, Águas Belas,
Amaraji, Angelim, Barra de
Guabiraba, Belém de Maria, Bezerros, Bom
Conselho, Buenos Aires, Cabo de
Santo Agostinho, Cachoeirinha, Cedro, Custódia, Dormentes, Feira Nova,
Gameleira, Iati, Ingazeira, Itambé,
Jatobá, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro,
Machados, Moreilândia, Moreno, Orobó, Pombos, Rio Formoso, Sanharó, Santa Maria
do Cambucá, Terezinha, Timbaúba,
Toritama e Vitória de Santo Antão. 
O conselheiro Valdecir Pascoal (Lista 5) será o relator das contas de Afrânio,
Agrestina, Barreiros, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Bodocó, Cabrobó, Canhotinho, Chã de Alegria, Correntes, Cortês, Escada, Ibimirim,
Iguaracy, Inajá, Ipojuca, Itapissuma, Jupi, Macaparana, Mirandiba, Orocó,
Paudalho, Petrolina, Poção, Salgadinho, Saloá,
Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, São José da Coroa Grande,
Tacaimbó, Terra Nova, Tracunhaém, Triunfo, Vertentes e Vicência. 
Por fim, coube ao conselheiro João Campos (Lista 6) a relatoria de Afogados da
Ingazeira, Água Preta, Araripina, Bom Jardim, Buíque, Caetés, Carpina, Caruaru, Casinhas, Ferreiros, Frei Miguelinho,
Granito, Gravatá, Ilha de Itamaracá, Itapetim, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lagoa
Grande, Maraial, Nazaré da Mata, Palmeirina,
Parnamirim, Paulista, Pedra, Quipapá, Ribeirão, Santa Cruz, Santa Filomena, São
Caetano, Venturosa e Verdejante.
RESOLUÇÃO – De acordo com a Resolução TC
nº 14/2015
, o processo de prestação de contas do prefeito da capital
será relatado pelo conselheiro responsável pela Lista Municipal 01, que é a
conselheira Teresa Duere. 

Confira a Portaria
TC n° 484 que define os relatores clicando AQUI. 


A Agência do Trabalho de
Garanhuns está oferecendo três oportunidades de Empregos aqui em Garanhuns para
está quinta-feira, dia 22. As Vagas constam no site da Secretaria da Micro e
Pequena Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão
Estadual, as vagas são para Pizzaiolo, Auxiliar Contábil e Vendedor Interno. Para
todos os cargos é preciso ter pelo menos seis meses de experiência. Não é
exigida escolaridade para a função de Pizzaiolo. Já para a função de Auxiliar Contábil
é preciso ter o curso superior incompleto e os interessados na vaga de Vendedor
Interno é preciso ter o ensino médio completo.

Os candidatos que se encaixem
no perfil devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns, que fica
localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de
Heliópolis. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número
do PIS/ NIT/ NIS. 
Para saber mais
sobre essas vagas, clique AQUI
.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
recomendou ao município de Garanhuns, por meio de sua Secretaria de Assistência
Social, que elabore e implemente uma política pública socioeducativa, até o dia
31 de março de 2017, consistente em um Plano Municipal de Atendimento
Socioeducativo e em programas socioeducativos em meio aberto, destinados ao
atendimento de adolescentes envolvidos na prática de ato infracional,
correspondentes às medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação
de serviços à comunidade.
O MPPE, por meio do promotor de Justiça
Domingos Sávio Pereira Agra, recomenda ainda que, no prazo de 30 dias, o
programa de atendimento deverá ser inscrito no Conselho Municipal dos Direitos
da Criança e do Adolescente (Comdica), com a exposição das linhas gerais dos
métodos e técnicas pedagógicas e especificação das atividades de natureza
coletiva; indicação da estrutura material, recursos humanos e estratégias de
segurança; política de formação dos recursos humanos; previsão das ações de
acompanhamento do adolescente após o cumprimento da medida socioeducativa;
indicação da equipe técnica; adesão ao Sistema de Informações sobre o
atendimento socioeducativo e sua operação efetiva.
Na inscrição também deverá ser apresentado
regimento interno que regule o funcionamento da entidade, no qual deverá
constar o detalhamento das atribuições e responsabilidades do dirigente e seus
prepostos, dos membros da equipe técnica e demais educadores, assim como a
previsão das condições do exercício da disciplina e concessão dos benefícios,
com o respectivo procedimento de aplicação. O regimento ainda deverá prever
benefícios extraordinários e enaltecimento, de modo a tornar público o
reconhecimento ao adolescente pelo esforço realizado.
No mesmo prazo de 30 dias, o município deverá
cadastrar-se no Sistema Nacional de Informações sobre o Atendimento
Socioeducativo (Sinase) e fornecer regularmente os dados necessários ao
povoamento e atualização do sistema. Também em 30 dias deverá confeccionar e
executar o Plano Individual de Atendimento (PIA) dos adolescentes já atendidos,
e no prazo menor de 15 dias, o PIA dos menores encaminhados ao programa de
atendimento.
O MPPE ainda recomenda que o município edite
normas complementares para a organização e funcionamento do sistema de
atendimento, elabore plano decenal de atendimento socioeducativo e preste
orientação aos socioeducandos sobre o acesso aos serviços e às unidades do
Sistema Único de Saúde (SUS).



A recomendação também foi expedida para o
Comdica de Garanhuns, que deverá garantir a inserção de adolescentes em
cumprimento de medida socioeducativa na rede pública de educação, em qualquer
fase do período letivo. O Comdica também deverá definir, anualmente, o
percentual de recursos do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente a
serem aplicados no financiamento das ações previstas na Lei Federal
nº 12.594/2012, especialmente para capacitação e sistemas de informação e
avaliação. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do dia 17 de
dezembro.


O Vereador Reeleito Gil PM (PSC), assim como o Vereador Eleito Marinho da
Estivas (PHS), vêm denunciado uma prática que pode colocar em risco o
abastecimento d´água da população de Garanhuns. É que segundo os Parlamentares
Garanhuenses, caminhões-pipa vêm sendo carregados d´água nas barragens de
Inhumas, Mundaú e Cajueiro, mananciais que garantem o abastecimento dos
municípios de Garanhuns, São João, Angelim e do Distrito de São Pedro.     


De acordo com recente publicação do Blog do Jornalista Roberto Almeida, em visita a Barragem do Cajueiro, Marinho encontrou uma
bomba d´água com estrutura para retirar água do reservatório e atender a
demanda dos caminhões pipa.



Gil PM, que esteve no manancial nesta semana, também se deparou com a estrutura,
assim como presenciou, segundo Ele, seis caminhões com capacidade para milhares
de litros d´água, cada, sendo abastecidos de forma irregular no manancial
público. “Fiquei
bastante triste e também revoltado, pois se continuar assim infelizmente
nós de Garanhuns ficaremos sem água”, chamou a atenção o Vereador em postagem
no facebook. O Parlamentar também gravou um vídeo, em que comprova a ação irregular
e alerta para o fato dos mananciais estarem secando. Confira no final da reportagem.


De acordo com o cidadão Marcelo Torreão, o Ministério
Público já foi provocado através de denúncia protocolada no dia de ontem, 19, para
que possa tomar as providências cabíveis quanto à prática. “
Moradores locais e visitantes estão alarmados
com a quantidade de caminhões Pipas que saem de lá (Barragem do Cajueiro) todos
os dias, tendo inclusive já filmado tanto a estrutura para a retirada, com
bombas fixas no local, bem como os próprios Pipas transportando. Dizem que saem
em torno de 50 a 70 caminhões por dia”, registra trecho do documento enviado ao
MP, que também cita o destino da água coletada irregularmente em Garanhuns: para
uso na produção industrial e avícola em empresas privadas nos municípios de São
Bento do Una e Belo Jardim.



Além do Blog de Roberto
Almeida e no facebook, o assunto já foi pauta do Programa Combate, da Rádio 87 FM,
todavia, até o momento, a Compesa não se pronunciou a respeito da retirada
ilegal de água nos mananciais de Garanhuns.


O Blog do Carlos Eugênio está
a disposição da Compesa para publicar a sua posição quanto asa denúncias
veiculadas nesta reportagem. (Com
informações e imagens de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/
e facebook/Gil PM/Divulgação)

Clique em player e confira a Denúncia do Vereador Gil PM: 

Clique em player e confira a situação na Barragem de Inhumas, mostrada pelo cidadão Weldson Rodrigues/Facebook: 


Identificada com as causas
sociais e mais que isso, com uma extensa nota de serviços prestados nesse
segmento, a Vereadora Diplomada Betânia da Ação Social (PTB) se mostra motivada
em iniciar o seu mandato Parlamentar, um sonho, segundo Ela, que se torna
realidade após 16 anos de muita luta.

“Acredito em Garanhuns,
acredito na população e acredito que o Legislativo tem condição, sim, de fazer
um trabalho honesto, que venha a honrar voto a voto da população, não só os que
conquistei, mas os de toda a população que confiou nos 13 futuros vereadores do
Município”, publicou Betânia, em postagem numa rede social.

Eleita com 2.160 votos,
Betânia se mostra confiante de que o novo Governo de Izaías será ainda melhor
que o atual. “Tenho certeza que junto com Izaías e os outros Vereadores, vamos
fazer o melhor pelo Município de Garanhuns. Não vamos decepcionar, em momento
algum. Vamos fazer o melhor, porque amamos Garanhuns e queremos o melhor para
ela”, assegurou a Vereadora Diplomada, demonstrando grande confiança no
Prefeito Reeleito.

Betânia da Ação Social, assim como os demais 12
Vereadores de Garanhuns, será empossada no próximo dia 1º de janeiro de 2017,
em solenidade que será realizada na Câmara de Vereadores de Garanhuns, a partir
das 15h.