BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 29, uma resolução
determinando o recolhimento de um lote do achocolatado Itambezinho e proibindo
a comercialização do produto pelo período de 90 dias, em todo o Brasil.
A medida foi tomada após a morte de uma
criança de dois anos na quinta-feira (25)
, em Cuiabá. Segundo a Polícia, a mãe relatou que o
filho morreu uma hora depois de ingerir a bebida. A Itambé disse, em nota, que
análises laboratoriais internas não identificaram qualquer problema na
composição do produto do lote suspenso.

Os produtos que pertencem ao lote MA: 21:18
devem ser recolhidos dos estabelecimentos comerciais pelas vigilâncias
sanitárias estaduais e municipais, segundo a 
Anvisa.
Após o recolhimento, a bebida deve passar por análise laboratorial.
A resolução de nº 2.333, assinada na sexta-feira, 26,
dia seguinte à morte da criança, especifica que o produto interditado
cautelarmente foi fabricado no dia 25 de maio e tem validade até 21 de novembro
de 2016. De acordo com a Anvisa, o lote deve ser recolhido e armazenado até que
um laudo aponte o motivo da morte da criança. Segundo a Polícia Civil, que
investiga o caso, o exame que deve indicar a causa da morte deve sair em 30
dias.
De acordo com a Anvisa, a Itambé, com sede em Pará de
Minas (MG), fabricante do produto, deve apresentar um mapa de distribuição do
produto para facilitar o recolhimento do lote. Caso não seja comprovada a
contaminação do lote no prazo estipulado pela Anvisa, o produto pode ser
distribuído novamente.

INVESTIGAÇÃO
A  Polícia Civil abriu
inquérito para investigar a morte da criança, a partir de denúncia registrada
pela mãe na Delegacia de Homícidios e Proteção à Pessoa (DHPP). A 
investigação, porém está a cargo da Delegacia Especializada de Defesa da
Criança e do Adolescente (Deddica).

O delegado Eduardo Botelho, da Deddica, informou
ao G1 nesta segunda-feira que os pais do
menino foram ouvidos hoje e, em depoimento, confirmaram a versão declarada no
boletim de ocorrência registrado na semana passada. Conforme o delegado, os
pais disseram que a família ganhou o achocolatado de um vizinho e que a
embalagem estava fechada. A mãe ainda declarou que ela e um tio da criança
chegaram a ingerir a bebida e também passaram mal. O menino foi encaminhado a
Policlínica do Coxipó, em Cuiabá, com parada cardiorrespiratória e morreu na
unidade.



OUTRO
LADO –
Por
meio de nota, a Itambé informou que foi notificada na sexta-feira, dia 26, sobre
o suposto consumo de um produto da linha de achocolatados Itambezinho, de 200
ml. “O referido produto está no mercado há mais de uma década e nunca
apresentou qualquer problema correlato. Até o presente momento, não
tivemos nenhuma outra reclamação do mesmo lote”, diz a Empresa. (Com informações do G1) 



O candidato a Vereador da
Coligação nós Amamos Garanhuns, Geraldo Ferreira de Lucena, o Major Lucena (PTdoB)
protocolou hoje, dia 29, no Fórum Eleitoral, a renuncia de sua candidatura.
Eleito Vereador em 2008, o
Major aposentado da Polícia Militar de Pernambuco exerceu o mandato parlamentar
entre 2009 e 2012 e foi o principal articulador da composição da atual Coligação,
formada pelos partidos PTdoB, PSDB e PTC, que apresentou 26 candidatos a
Vereador.  

Em contato com o Blog do
Carlos Eugênio, o Major Lucena não revelou os motivos que o levaram a desistir
da disputa. “Não tenho mais interesse em campanha ou política. Estou à
disposição para tratar de outros assuntos”, pontuou Lucena, que chamou a
atenção de todos no inicio da Campanha ao atrelar as imagens do atual prefeito
e candidato a reeleição Izaías Régis; dos ex-prefeitos de Garanhuns Silvino
Duarte (PTB) e Luiz Carlos (Sem Partido) e do ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz
(PSB), a sua propaganda eleitoral. 


Para coordenar a atuação das instituições públicas no acompanhamento das
campanhas e do processo eleitoral de 2016 aqui em Garanhuns, o Ministério Público
de Pernambuco (MPPE) se reuniu com representantes da Justiça Eleitoral e da
Polícia Militar. O Encontro foi realizado no Fórum de Garanhuns.
“Estamos atuando a fim de exigir o cumprimento estrito da legislação
eleitoral, coibindo a prática de crimes como a compra de votos, distribuição de
bens, valores ou até mesmo de material de propaganda irregular aos eleitores.
Essa conversa com a Justiça e a Polícia Militar permite uma troca de ideias e
uma melhor articulação a fim de responder às denúncias trazidas pela
população”, detalhou o promotor de Justiça Stanley Correia, com atuação perante
a 92ª Zona Eleitoral.
O Promotor de Justiça apontou que entre as principais irregularidades
que o MPPE vai buscar reprimir na campanha deste ano estão o desrespeito aos
limites no horário da propaganda (das 8 às 22 horas), o abuso nas emissões
sonoras e o limite de gastos de campanha, que será apreciado na medida em que
os candidatos fizerem a prestação de contas.
Já o juiz Eleitoral da 92ª Zona Eleitoral, Enéas Oliveira, ressaltou que
os órgãos já haviam realizado reuniões com os pré-candidatos, partidos e
coligações antes do início do período de campanha eleitoral. “Nós precisamos
nos aproximar dos candidatos e dos partidos a fim de trazer as informações
sobre o que é ou não válido na disputa eleitoral, sempre objetivando o
cumprimento da lei”, afirmou.
Para o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ely
Jobson de Melo, o objetivo comum das instituições é garantir um processo
eleitoral tranquilo. “Em eleições passadas o combate mais incisivo foi contra a
boca de urna, carros de som com volume excessivo e propagandas em horário
irregular”, destacou.


CARROS DE SOM – Já o Juiz Eleitoral, Dr. Enéas Oliveira, resolveu convocar os
representantes das Coligações que disputam o Pleito aqui em Garanhuns para
chamar a atenção quanto aos abusos relacionados à propaganda eleitoral através dos
carros de som. O Encontro acontece nessa quarta-feira, dia 31. Caso as
recomendações da Justiça Eleitoral não sejam acatadas, sobretudo relacionada ao volume do som propagado, o Juiz poderá determinar
a indisponibilidade de alguns veículos. (Com informações do MPPE)

A candidata a Prefeita de
Garanhuns, Claudomira Andrade (DEM) entrou de vez na Campanha. Ele esteve
visitando comerciantes e feirantes nos últimos dias e promoveu encontros com
mototaxistas e ambulantes. A ordem é recuperar o tempo perdido com a mudança no
Vice na sua chapa, que agora é o advogado Adão de Sá (DEM).
Claudomira e Adão estiveram
nessa sexta-feira, dia 26, percorrendo a Avenida Caruaru. “Conversamos com os
comerciantes e apresentamos as nossas propostas. Gostei muito da receptividade”,
pontuou a candidata da Coligação por Garanhuns
e um Brasil Decente. Já nesse sábado, dia 27, Claudomira esteve na Ceaga. Ela
conversou com feirantes e consumidores; distribuiu santinhos e até tomou
cafezinho com eleitores.

Já hoje, dia 28, a Democrata esteve na Feira da Cohab 1 e se reuniu com mototaxistas
e ambulantes do pop shopping. “Comecei os trabalhos com muita garra e
determinação. Tenho certeza que a população vai entender a nossa mensagem de
mudança e garantir a nossa vitória no dia 2 de outubro”, finalizou Claudomira.   

O Guia Eleitoral do Rádio aqui
em Garanhuns teve inicio na última sexta-feira, dia 26, e já começa a dar o que
falar. É que no programa de ontem, dia 27, a Coligação para Cuidar de Nossa Gente, que tem como candidato a
Prefeito de Garanhuns o vereador Sivaldo Albino (PPS), veiculou uma informação
que foi contestada pelo Prefeito e candidato a reeleição Izaías Régis (PTB).

É que ao apresentar suas propostas
para “desenvolver Garanhuns”, Sivaldo registrou que as obras de reforma da Central
de Abastecimento de Garanhuns (CEAGA) estavam paralisadas. “Vamos finalizar a
reforma da Ceaga, que está parada”, declarou Albino. Mas segundo Izaías, a
informação repassada por Sivaldo não é verdadeira.



“As obras estão em plena
execução e não foram paralisadas! O pessoal da Empresa contratada pela Prefeitura
vem trabalhando no acabamento interno dos boxes, banheiros e da Praça de
Alimentação. A nossa estimativa é que as obras estejam concluídas no inicio do
próximo ano”, pontuou Izaías, que não quis polemizar o assunto. “Cada um faz a
política que pode. A minha é com trabalho e verdade”, cutucou Régis.


De acordo com o Projeto, as obras
da nova Ceaga contam com um prédio de dois pavimentos e um galpão de 130 metros
quadrados. A estrutura dos pavimentos térreo e superior abrigará boxes para
comercialização de todos os tipos de carne, além de boxes de alimentação,
frios, laticínios e embutidos. O outro espaço, um galpão, terá uma área
construída de 3.246,90 metros quadrados e será utilizado para a comercialização
de hortifrutigranjeiro no atacado. “Essa obra irá melhorar não só o aspecto da
comercialização, mas também a qualidade sanitária dos produtos. A proposta é
distribuir melhor os espaços, seja para o feirante ou para o comprador”,
destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges.


A Agência do Trabalho de Garanhuns está oferecendo seis oportunidades de
Empregos aqui em Garanhuns. São oportunidades para Chefe de Serviço de Limpeza
(1); Farmacêutico (3); Gerente de
Marketing (1) e Supervisor de Vendas no Atacado (1). As Vagas constam no site da Secretaria da Micro e Pequena
Empresa Trabalho e Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão Estadual, os interessados nos cargos devem ter 6
meses de Experiência comprovados na Carteira de Trabalho. Os postulantes as
três vagas de Farmacêutico deverão ter o nível superior completo, assim como
para a vaga de Gerente de Marketing. Já para os cargos de Chefe de Serviço
de Limpeza e Supervisor de Vendas no Atacado deverão ter o Ensino Médio
Completo.


Os candidatos que se encaixem no perfil devem se dirigir até a Agência
do Trabalho de Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua
Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É necessário levar a Carteira
de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/ NIS. Para saber mais
sobre essas vagas, clique AQUI




O
Condutor de um veículo Astra, de cor prata, transitava pela rua Dantas Barreto,
no centro de Garanhuns, quando perdeu o controle do automóvel e invadiu o
Templo Central da Igreja Assembleia de Deus, localizado na Avenida Barão do Rio
Branco, também no Centro de Garanhuns.
De
acordo com informações preliminares, o Acidente foi registrado por volta das 3h
da madrugada deste domingo, dia 28, e como não haviam pessoas no interior do
Templo, apenas danos materiais foram registrados. A Polícia Militar foi
acionada e registrou a ocorrência.
vendedor
José Marcelo Ferreira de Lima, de 29 anos, conduzia o veículo no momento do acidente
. Ele foi conduzido a 18ª DESEC. 



Com
a colisão, uma das portas da Igreja foi quebrada e alguns bancos do
Templo Evangélico também ficaram danificados. Já o Veículo teve a sua parte
frontal totalmente destruída. Mais informações a qualquer momento. 
(Com imagens de Felipe
Nascimento e
www.agresteemalerta.com.br)
 


Por volta das 3 horas da madrugada deste domingo, dia 28,
a Central do 9º BPM tomou conhecimento, via telefone, de que elementos se
encontravam atirando em via pública na cidade de Capoeiras e detonando o caixa
eletrônico do Banco do Brasil, localizado no centro daquele Município.
Informação repassadas pela Polícia, dão conta que cerca
de doze suspeitos, encapuzados e fortemente armados cercaram o quarteirão,
obrigaram populares a entrarem em um Clube, onde acontecia uma festa e
efetuaram vários disparos de arma de fogo para o alto, culminando com a
detonação dos caixas e a fuga em uma Hilux preta; um Nissan prata e um Gol de
cor não precisada.

A Polícia Militar foi acionada e deslocou diversos Grupos
Táticos de Operações para Capoeiras. O Efetivo realizou diligências no intuito
de capturar os elementos, porém não obteve êxito. O local foi isolado e
acionado a Polícia Civil para o levantamento. Segundo a PM, ainda não é possível
afirmar se os suspeitos conseguiram levar o dinheiro do Caixa Eletrônico.
(Com a colaboração do jornalista Eduardo
Peixoto/Rádio Jornal Garanhuns e imagens de 
www.blogcapoeiras.blogspot.com.br)


Nos primeiros Guias Eleitorais
veiculados no Rádio, os candidatos à Prefeitura de Garanhuns apresentaram as
suas estratégias para conquistar o ouvite/eleitor.

Candidato à reeleição e com
maior tempo de propaganda com 4 minutos e 20 segundos, o Prefeito Izaías Régis (PTB)
vem utilizando o Guia para passar a mensagem de que pode fazer mais por
Garanhuns. Régis que esteve presente no programa de ontem, dia 26, e não participou
da edição de hoje, dia 27, registrou algumas das ações desenvolvidas em seu
Governo e pontuou: “Estou certo que faremos mais! Estou preparado! O Município está
equilibrado! E se fizemos tanto, mesmo encontrando a Cidade sucateada, agora, com
a Prefeitura organizada e com dinheiro em caixa, faremos muito mais”.

Candidato apoiado pelo
Governador Paulo Câmara (PSB), o vereador Sivaldo Albino (PPS) utilizou os 3
minutos e 42 segundos para destacar que o seu futuro Governo será voltado ao
social. Com o mote “É preciso cuidar das Pessoas”, o Guia de Sivaldo busca
mostrar que o Governo de Izaías não priorizou o social, dando ênfase apenas as
ações de infraestrutura. O programa de Sivaldo também deu amplo destaque ao Vice,
o professor Carlos Tevano e ressaltou os apoios do Governador, do Ministro Raul
Jungmann e dos deputados Fernando Monteiro (Federal) e Álvaro Porto (Estadual).
“A hora da Virada chegou”, bradou a apresentadora Cássia Amaral, que ao lado de
Marcos Cardoso, apresenta o Guia da Coligação para Cuidar de Nossa Gente.

Prejudicados pelo pouco tempo
de Guia Eleitoral, os candidatos do PDT, Valter Couto, e do Democratas,
Claudomira Andrade, não puderam mostrar suas propostas com mais detalhes.
Valter tem apenas 42 segundos de Programa, enquanto Claudomira tem um minuto e
dois segundos. 


“Precisamos melhorar as escolas e motivar os nossos professores”,
registrou Valter Couto, apresentando em seguida à proposta de promover
capacitações na área educacional. 



Já Claudomira apresentou que Garanhuns vive
numa situação de abandono. “Vote certo, Garanhuns tem jeito, Claudomira prefeita”,
assegurou o apresentador Edson Miranda no programa veiculado hoje, dia 27. Paulo
Camelo, do PCB, com apenas 12 segundos, não apresentou programa nesses dois
primeiros dias da propaganda eleitoral no Rádio.   

A Transmissão – que dura dez
minutos e será apresentada duas vezes por dia (das 7 às 7h10min e das 12 às
12h10min), de segunda a sábado – começou ontem e irá até o dia 29 de setembro,
às vésperas das eleições, que ocorrerão no dia 2 de outubro.


Clique em player para ouvir os Programas veiculados neste Sábado, dia
27:


Uma comissão formada por donos
de laticínios e membros de vários órgãos públicos quer imprimir a marca do
Agreste Pernambucano ao Queijo Coalho. Há mais de dez anos, os participantes se
preparam com pesquisas e experimentos para solicitar o registro de indicação
geográfica do laticínio para 27 cidades agrestinas.
O selo identifica o produto
como sendo de uma determinada Região, com características próprias e processo
de fabricação com rígido controle de qualidade. A denominação é concedida pelo
Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mediante o cumprimento de
diversas exigências, a exemplo da criação de um dossiê e um regulamento de
produção.
O próximo passo para chegar
mais perto do título é o lançamento do livro ‘O Queijo de Coalho em Pernambuco:
Histórias e Memórias’. A cerimônia acontece hoje, às 14h, no Centro de
Convenções, durante a 24ª edição da Agrinordeste. O Livro faz um passeio pela
história do queijo coalho e traz dicas de receitas de chefs renomados.
A produção do laticínio no
Brasil começou no século 16. A criação do gado se concentrou primeiro no Sertão
do Estado. Com o tempo, os produtores rurais descobriram que as regiões
agrestinas, mais elevadas, ofereciam condições favoráveis para a criação do
gado leiteiro, como o clima frio e nível de umidade ideal para o plantio de
palma forrageira, a alimentação base dos animais. Essas são apenas algumas
características que os donos de laticínios e membros de órgãos públicos afirmam
que influenciam no produto final, tornando o queijo coalho do Agreste
diferente. Para assegurar a qualidade, os produtores adotaram regras que visam
a sanidade do animal, como alimentação baseada apenas na palma forrageira, e
uma linha de produção padronizada.
“Atualmente, 70% da bacia
leiteira do Estado se encontra no Agreste. Isso criou uma cultura para os
moradores da localidade. Diferente do alimento fabricado no Sertão, aqui a
massa prensada é mais fresca, não é pré­-cozida. Dá uma característica sensorial
diferente”, afirma o gestor do Centro Tecnológico de Laticínios do
Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), em Garanhuns, Benoit Paquereau
.



Paquereau é um dos autores do
livro junto a coordenadora do curso de História da Universidade de Pernambuco
(UPE), Maria Giseuda de Barros Machado, e da arquivista e licenciada em
história Sônia Romualda Napoleão Carvalho. Atualmente, cinco donos de
laticínios empregaram o regulamento. Eles compartilham a marca Certificação do
Queijo de Coalho (CQP). O Itep está realizando testes nos alimentos para
garantir a qualidade. Até 2017, o grupo pretende solicitar a indicação
geográfica ao INPI. “Isso vai valorizar o queijo da região. Outros
empresários também vão querer adotar o regulamento e a qualidade, no geral, vai
subir”, acredita Benoit.
(Com
informações do Jornal do Commercio. CONFIRA