BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Festival de Inverno de Garanhuns anuncia amanhã sua
programação completa. Além de nomes como Biquini Cavadão, Elza Soares e Gal
Costa, a literatura se fará presente na já tradicional Praça da Palavra. Neste ano,
um dos grandes destaques daquele espaço é o escritor Ronaldo Correia de Brito.
No dia 29 de julho, ele vai falar com alunos do ensino
médio sobre a atualidade da obra de William Shakespeare, lembrando os 400 anos
da morte do bardo inglês. Depois, Marcondes Lima e Fábio Caio fazem uma
apresentação de teatro de bonecos. No mesmo dia, à noite, Ronaldo fala sobre o
autor de Hamlet para o público adulto na Praça da Palavra.



Já no dia seguinte, 30, Correia de Brito participa de
mesa sobre o livro Ficcionais 2, com textos sobre a criação literária, ao lado
do editor Schneider Carpeggiani e do contista garanhuense Nivaldo Tenório.
Ronaldo autografa também o seu mais recente livro, O Amor das Sombras.
(Com informações do Jornal do Commercio –
Edição de 12/07/2016)

Saiba mais sobre a programação da Praça da Palavra clicando AQUI


Um soldado da Polícia Militar
de Pernambuco foi excluído da corporação após ser investigado por tentar obter
vantagens financeiras e sexuais durante uma blitz no município de Olinda, na
Região Metropolitana do Recife.
De acordo com as investigações
da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), o policial Gilson
Gonçalves Régis teria chegado a apalpar as pernas da mulher do motorista
embriagado e exigido “favores sexuais” para liberá-­los da aplicação
de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O caso foi registrado em
uma blitz policial na Avenida Frederico Lundgren, no bairro de Rio Doce.
Apesar de ser uma localidade
bastante movimentada, o fluxo de veículos no horário da ocorrência era baixo,
porque já era madrugada. Após sinalizar para que o carro parasse, o soldado se
aproximou, pediu os documentos de identificação do motorista e solicitou que o
mesmo fizesse o teste do bafômetro. Ao ser constatado que o condutor do veículo
estava embriagado, o PM passou a exigir dinheiro para liberá-­lo da multa e até
da prisão em flagrante, como prevê a lei. Ainda segundo as investigações da
Corregedoria da SDS, o soldado não ficou satisfeito apenas em receber a quantia
em dinheiro solicitada. Propôs que a esposa do motorista, que estava ao lado no
veículo, lhe fizesse “favores sexuais”, chegando até a passar uma das
mãos nas pernas dela.


Após a Corregedoria comprovar
as irregularidades praticadas pelo Soldado, o secretário de Defesa Social,
Alessandro Carvalho, decidiu excluí­-lo da corporação. A decisão foi publicada
no Diário Oficial do Estado. A reportagem não conseguiu ouvir o Policial.
(Com informações de  Raphael Guerra, do BLOG Ronda JC/Jornal co
Commrcio) 



A Prefeitura
Municipal de Custódia, cidade do Sertão do Estado, distante 168Km de Garanhuns,
abriu nesta segunda-feira, dia 11, o período de inscrições para concurso
público que visa o preenchimento de 389 vagas em todos os níveis de
escolaridade. Os salários oferecidos vão de R$ 880 até R$ 6 mil. O prazo de
candidatura segue até o dia 14 de agosto, no site da organizadora Conpass.
As Vagas do grupo
I, de nível superior, são para os cargos de assistente social, engenheiro
civil, farmacêutico, fisioterapeuta, médico, médico veterinário, nutricionista,
odontólogo e psicólogo. Já as oportunidades do grupo II, são para professor de
Educação Básica/Ensino Infantil/ Anos Iniciais, de português/inglês, de
matemática, de ciências, de história, de geografia e de educação física.
Também são
ofertadas vagas de nível Médio/Técnico para os cargos de auxiliar de
enfermagem, educador social, técnico de raio-x, auxiliar de contabilidade,
fiscal de obras, fiscal de serviços urbanos, técnico agrícola e agente
administrativo.  
Para quem possui
Ensino Fundamental, as oportunidades são para cuidador de idosos, mecânico de
máquinas pesadas, eletricista de baixa e alta tensão, motorista, motorista de
veículos pesados, operador de máquinas pesadas, pedreiro, auxiliar de serviços
gerais, gari, lombador, magarefe e vigilante. Para essas funções é exigido
Ensino Fundamental Incompleto.

A Seleção será
realizada por meio de provas objetivas, que estão marcadas para o dia 25 de
setembro para todos os cargos. A taxa de inscrição varia de acordo com o nível
do cargo pretendido, de R$ 34,16 a R$ 60. O Certame terá validade de dois anos
a contar da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual
período. (Com informações da Folha de Pernambuco)



Para saber mais sobre esse Certame, clique
AQUI



O
Ministério Público (MP), através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da
Cidadania de Garanhuns, e por intermédio do Promotor Alexandre Bezerra, promoveu
na manhã de hoje, dia 11, uma audiência pública com a finalidade de fortalecer
as ações visando coibir o Abate Clandestino de Animais aqui em Garanhuns.    
O
Encontro foi realizado na sede do MP e contou com as presenças do secretário de
Agricultura, Epaminondas Borges; da Coordenadora de Vigilância Sanitária de
Garanhuns, Katharina Pereira; do Fiscal da ADAGRO, Eldo Cavalcanti e do gestor da
EQUIPABAT, empresa concessionária do Matadouro Público Municipal, Carlos Vandré,
além de marchantes e comerciantes de carnes no Município. 
Ao
final do Encontro, presidido pelo Promotor Alexandre Bezerra, ficou definido
que
operações conjuntas entre Órgãos Fiscalizadores e Policiais serão
desenvolvidas para coibir o Abate Clandestino em
Garanhuns, inclusive com a possibilidade de que os infratores sejam presos e a
mercadoria apreendida, em casos de flagrante delito. Também foi acordado que
barreiras
sanitárias serão montadas nos acessos a Garanhuns, para evitar a entrada e
comercialização de carnes sem procedência e através de transportes inadequados.


Vale registrar que, de acordo
com o Ministério Público, a partir de agosto do próximo ano será proibida a
comercialização de carne nas Feiras Livres de Garanhuns. Atentos a proibição, a
Prefeitura vem trabalhando nas obras de construção da nova Ceaga, bem como vem
adequando as instalações do Mercado Público 18 de Agosto às exigências
sanitárias do programa Carne de Primeira, do MP. Além desses dois pontos, só
será possível comercializar carnes em frigoríficos devidamente inspecionados
pelos Órgãos de Fiscalização.
(Com
informações e imagem da Radialista Iolanda Oliver/Rádio Sete Colinas FM e do
Jornal Crer em Pernambuco – jornalcrerempernambuco.blogspot.com.br)



Como faz há 15
anos, o cantor pernambucano André Rio está mais uma vez em turnê pela Europa,
com apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Nessa quarta-feira,
dia 13, ele vai se apresentar em Milão, na Itália, no Milano Latin Festival.
O fato em si teria
jeito de trivialidade, visto que já é uma rotina anual do cantor, por meio do
Tour Viva Pernambuco. Isso não fosse André Rio estar em
meio à polêmica envolvendo a mesma Empetur, após o vazamento de um áudio em que
ele denuncia “máfia de shows” a partir de recursos da empresa pública de
turismo
. Cezzinha, que reforçou as denúncias e apoiou André Rio,
também está na Europa com apoio da Empetur. Vale dizer, esse tipo de turnê é
organizado meses antes de ocorrer. Ou seja, a viagem foi marcada antes da
polêmica.


Em
conversa com um interlocutor chamado Claudinho, André Rio afirma ter recebido
convite para quatro shows da Empetur, sendo dois pela Fundarpe. “Eu teria que
deixar metade do meu cachê de comissão. Tá vendo como são as coisas aqui neste
Estado?”. O caso terminou indo parar na Polícia, depois que o secretário de
Turismo, Felipe Carreras
, cobrou esclarecimento sobre as declarações. Com a
crise, vários artistas defenderam André Rio, de um lado, e do outro o Governo
Estadual. E o cantor afirmou que o problema, na verdade, seriam os
intermediários dos shows, não os gestores públicos da Empetur e Fundarpe. (Com informações do
Pinga Fogo/JC Online. CONFIRA)


A POSIÇÃO DE ANDRÉ RIO – O Cantor André Rio se
pronunciou através da seguinte Nota de Esclarecimento:
“Venho a público esclarecer acerca das
alusões feitas, equivocadamente, algumas delas maldosamente, em relação aos
supostos patrocínios recebidos por mim e pelos artistas que integram a Turnê
Viva Pernambuco, ora em curso na Europa: Não recebemos qualquer patrocínio da
Prefeitura do Recife ou do Governo do Estado de Pernambuco e isso pode ser
provado por certidão. Aliás, a quem acusa incumbe o dever de provar o que diz,
sob pena de cair no vazio ou no ridículo, como acontece no caso concreto. 
As acusações levianas começaram a ser feitas, sem qualquer conexão com
a verdade dos fatos, por um jornalista que já foi preso e respondeu processo
criminal por tentativa de extorsão. Ou seja, por alguém que, sequer
minimamente, goza de respeito e credibilidade. Por uma questão de respeito ao
povo de Pernambuco e, em especial, aos meus fãs, tenho a afirmar que, para a
captação de eventuais patrocinadores públicos e privados, foram elaborados
projetos com cartazes provisórios que constam realmente as marcas dos
referenciados entes públicos. 
Tal modo de agir é uma praxe que tem por intuito a captação de
patrocinadores e divulgação antecipada do evento, que demanda preparação e
cuidado com todos os detalhes da sua concretização. 
Por um equívoco da nossa produção, tais cartazes e mídias não
definitivos foram divulgados por engano, inclusive constando o nome do grande
artista Cezzinha, que embora convidado, não pode se apresentar nos festivais em
face de compromissos inadiáveis no Brasil. Os cartazes e a divulgação oficial,
inclusive, estão acessíveis a todos. 
O Projeto Viva Pernambuco completou seu décimo quinto ano e tem por
finalidade a difusão da cultura de Pernambuco pelo mundo, com enorme sucesso de
público e reconhecimento da crítica. É triste ver que ainda permaneçam nos
lindes do jornalismo de Pernambuco profissionais que não zelam pela busca da
verdade dos fatos e teimam em detratar a imagem de artistas que têm como único
intento a divulgação e o fortalecimento da cultura do nosso Estado. Ele afirma,
mas não mostra o contrato, a nota de empenho, nem ao menos tentou verificar se
as suas “suspeitas” são verdadeiras. Isso demonstra, evidentemente, outros
desejos, recônditos, que não merecem maiores digressões. Mais triste ainda ver
comentários desprovidos de conteúdo, que tentam associar a minha imagem a
qualquer cometimento de ilicitude ou desvio ético. 

Pernambuco me conhece e sabe da minha trajetória artística que vem de
meu pai e que não se rende aos apelos dos modismos desprovidos de conteúdo,
sempre na certeza de que o respeito à nossa Cultura é o patrimônio mais rico
que podemos deixar como legado às futuras gerações. Não sou de ficar em cima do
muro ou de tomar ações dúbias ou feitas às escondidas. Convoco o indigitado (e
processado criminalmente) jornalista a provar, com documentos, o que afirmou.
Tenho coragem de ser o que sou e, como bem diz o poeta pernambucano Antônio
Botelho, “Infelizes são as grades da janela/que não são prisão nem liberdade – André
Rio ”. 

Clique AQUI para
saber mais sobre esse assunto. 


A nova agenda do ex­-presidente
Luís Inácio Lula da Silva em Pernambuco tem início hoje. O petista chega à
noite em Petrolina, para participar um ato público e onde fica também na terça,
dia 12. Na quarta, dia 13, ele viaja a Caruaru, e em seguida ao Recife.
Entre outros compromissos, Ele
vai participar de atos que integram a Caravana da Democracia, como foi
intitulada uma mobilização da Frente Brasil Popular contra o impeachment da
presidente afastada Dilma Rousseff (PT), que passa por 12 municípios
pernambucanos, inclusive por Garanhuns, nesta segunda, dia 11, todavia não há
maiores informações quanto a programação.


Em Petrolina, Lula vai
conceder uma entrevista coletiva. Depois tem o Ato Semiárido Contra o Golpe com
lideranças petistas do Estado, como o senador Humberto Costa (PT). O ex­-presidente
chega a Caruaru na manhã da quarta e depois almoça no assentamento Normandia.
Em seguida, viaja ao Recife para dois eventos: o primeiro é uma reunião com
representantes de partidos e movimentos sociais e o outro é o ato de
encerramento da Caravana da Democracia, na Praça do Derby, na área central da
cidade. “Só com uma mobilização nacional conseguiremos derrubar esse
presidente golpista e sua corja”, atacou o Senador Humberto Costa. (Com informações do Blog de Jamildo)


Começam hoje, dia 11, as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da
Universidade de Pernambuco (UPE). Estudantes das três séries do ensino médio
devem se inscrever até 12 de agosto. A taxa custa R$ 90 e deve ser paga até 16
de agosto. As provas serão em novembro e dezembro. No vestibular seriado o
candidato realiza testes três anos seguidos, mas só concorre a vagas no último
ano.
Quem não tem condições de pagar a taxa pode solicitar a isenção do
pagamento até sexta-feira, dia 15. A gratuidade é concedida a quem tem o Número
de Identificação Social (NIS), emitido pelo Governo Federal. A inscrição e o
pedido de isenção devem ser feitos no site do processo de ingresso. O candidato
deve ter CPF próprio. Também um e-mail válido. É por meio dele que a comissão
do vestibular fará contato com o participante.
Uma das novidades deste ano é que cada etapa do SSA será realizada em um
fim de semana diferente, todas com provas pela manhã. Alunos do 3º ano do ensino
médio (SSA 3) – justamente aqueles que vão disputar as 1.730 vagas ofertadas no
seriado – farão a avaliação dias 13 e 14 de novembro. Depois será a vez dos
estudantes do 2º ano (SSA 2), que terão testes dias 27 e 28 de novembro. Por
último, em 4 e 5 de dezembro, os candidatos que estão no 1º ano (SSA 1)
participarão do processo seletivo.

Outra novidade é o remanejamento de vagas. A graduação em direito no
Recife e em Arcoverde (no Sertão) ganham, cada, mais 10 vagas, totalizando 40
vagas por campus. Para que houvesse o acréscimo em direito houve diminuição de
10 vagas no curso tecnológico de gestão em logística nas unidades acadêmicas de
Palmares (Zona da Mata) e Salgueiro (Sertão).

No SSA, a primeira etapa (SSA 1) e a segunda (SSA 2) valem, cada uma, 30% da
média final. Os 40% restantes são conquistados com o desempenho no SSA 3.
Apenas na última fase o candidato escolhe o curso que deseja concorrer. Das
1.730 vagas, 20% são destinadas ao sistema de cotas, reservado para candidatos
que cursaram integralmente os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º
ano) e todo o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais.

SISU  A outra metade das vagas da UPE (1.730) é
preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação
(MEC), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas
do Enem estão marcadas para 5 e 6 de novembro. As inscrições no Sisu deverão
acontecer em janeiro.
(Com informações
do JC online. CONFIRA)


Aqueles que desejavam ver uma
nova apresentação da banda Roupa Nova no Festival de Inverno de Garanhuns devem
esperar pelo menos mais um ano.
É que segundo o Blog do Carlos
Eugênio apurou, a contratação da Banda composta pelos músicos Serginho Herval, Paulinho, Kiko,
Nando, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, não foi concretizada pela Prefeitura
de Garanhuns. O motivo, segundo um servidor graduado do Governo Municipal, foi à
demora na confirmação por parte do Governo Estadual, para incluir a atração na
programação da primeira sexta-feira do Evento, dia 22, na noite de estreia do
Palco Mestre Dominguinhos.
“A Prefeitura colocou a disposição do Estado às
atrações Roupa Nova e Biquini Cavadão, mas só houve a sinalização positiva para
o show de Biquini, que até agora, vai encerrar o Festival. Acreditamos que o
Governador não quis que a contratação pela Prefeitura fosse viabilizada”,
registrou o Servidor que pediu para a sua identidade ser preservada. Ele disse
acreditar que houve precipitação por parte da Imprensa local, quando anunciou que a Prefeitura poderia
“salvar” a programação do FIG. A informação não teria repercutido bem no Palácio do Campo das
Princesas. 
“Trata-se de um investimento alto do Estado, cerca de R$ 5,5
milhões, que poderia ser ofuscado por contratações em torno de R$ 400 mil reais”,
observou o Servidor, revelando que a contratação de Marisa Monte também foi
inviabilizada pela falta de sinalização de uma possível data. “Sem a
disponibilidade da data fica difícil fechar qualquer contratação”, revelou.
Diante da falta de Roupa Nova, a programação do FIG vai
sendo montada e será divulgada em sua totalidade na próxima quarta-feira, dia
13, em Recife.
Elza Soares, no dia 22; Elba Ramalho, dia 23; Gal Costa, dia 24; Alceu Valença, dia 27;
Banda Fulô de Mandacaru e Biquini Cavadão, no sábado, dia 30, são os nomes
confirmados até o momento. Desses, apenas Biquini, que é da cota da Prefeitura
de Garanhuns, ainda não foi anunciado pelo Governo do Estado.

O 26º Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco,
através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de
Garanhuns, e acontece de 21 a 30 deste mês. O Evento homenageará a memória do percussionista Naná
Vasconcelos. 

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição do Governo do Estado para publicar a sua versão quanto aos fatos noticiados nessa reportagem.  


Em Pernambuco, pessoas que convivem com diabetes e solicitam ao Estado o tratamento para
manter a doença sob controle denunciam a falta de regularidade no fornecimento
do kit completo para tratamento da enfermidade que, sem terapêutica e
monitoramento adequados, abre portas para um leque de complicações, como
cegueira, insuficiência renal, amputações, danos em nervos e problemas
cardiovasculares.
Na Farmácia de Pernambuco, na Boa Vista, Centro do Recife, bem como nas
Farmácia do Interior, como aqui em Garanhuns, existem relatos da falta um
arsenal fundamental para deter os altos e baixos da glicose: as prateleiras
estão sem três insulinas de ação rápida (usadas antes das refeições ou nas
ocasiões em que há aumento da glicemia) e sem insulina de ação prolongada,
aplicada uma vez ao dia. 
Além disso, não há insumos para verificar como estão as taxas de
glicose e poder aplicar de forma segura as doses de insulina. As tiras para
monitorar o açúcar no sangue e as agulhas para aplicar insulinas estão escassas
na Farmácia do Estado. “Para se manter saudável, uma pessoa com diabetes
precisa controlar as taxas e seguir corretamente o tratamento. Mas há quase
dois anos, o fornecimento de insulina é irregular. Quando tem um tipo de
medicação na Farmácia do Estado, falta outro”, diz a endocrinologista Elcy
Falcão, presidente da comissão científica da Associação Pernambucana do
Diabético Jovem.

A Médica ressalta que os mais prejudicados são os pacientes com diabete
tipo 1 – versão da doença em que pouca ou nenhuma insulina (hormônio que
controla a quantidade de glicose no sangue) é liberada para o corpo. São
pessoas dependentes das aplicações diárias da medicação para manter a qualidade
de vida. “A insulina de ação prolongada, que dá a base para aplicação das
outras, é a que mais falta. Os pacientes fazem queixas à ouvidoria da farmácia
e escutam sempre que a situação vai regularizar, mas nada acontece”, acrescenta
Elcy.
 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a compra das
insulinas de ação rápida (NovoRapid e Humalog) está em processo de licitação.
Já a Apidra (também de ação rápida) tem entrega marcada para a próxima terça-feira,
dia 12. “Em relação às fitas para controle glicêmico, houve problema no
processo licitatório. Um novo já foi aberto.” Questionada sobre o universo de
pessoas com diabete no Estado que dependem do governo para o tratamento, a SES
não forneceu o número. (Com informações do JC online. CONFIRA)


O Blog V&C Garanhuns registra que Estagiários da Rede Municipal de
Ensino de Garanhuns estão insatisfeitos por não terem recebido o pagamento referente
à Bolsa-auxílio do último mês de abril, enquanto que os valores relativos aos
meses de maio e junho já foram quitados pelo Governo Municipal.
Ainda segundo o Blog assinado por Valério Caetano, alguns Estagiários estão
sem receber a Bolsa desde fevereiro. “Além de recebermos tão pouco, ainda
atrasam. É uma falta de respeito com o educador que está fazendo seu trabalho. Todo
mês é a mesma coisa. As datas não são cumpridas. Sempre arrumam motivos para
não pagar”, desabafou uma Estagiária, em reserva ao V&C.
De acordo com a publicação do Blog, os Estagiários da Rede Municipal de Garanhuns
cumprem uma carga horária de 30 horas semanais e recebem uma bolsa-auxílio no
valor de R$ 545. Àqueles que estão lotados em escolas de difícil acesso recebem
R$ 100 a mais no valor da Bolsa. O Governo de Garanhuns ainda não se pronunciou
sobre o assunto.



O Blog do Carlos Eugênio se
coloca a disposição da Prefeitura para publicar a sua versão quanto aos fatos
abordados pelo www.vecgaranhuns.com
e replicados neste espaço.