A cantora Andrea Amorim vai apresentar
o show de sua Turnê Internacional durante o 26º Festival de Inverno de
Garanhuns. Ela se apresenta na sexta-feira, dia 22, no Palco Mestre
Dominguinhos. A informação partiu da produtora Ana Paula
Ferreira Freitas, da AP Produções Artísticas.
o show de sua Turnê Internacional durante o 26º Festival de Inverno de
Garanhuns. Ela se apresenta na sexta-feira, dia 22, no Palco Mestre
Dominguinhos. A informação partiu da produtora Ana Paula
Ferreira Freitas, da AP Produções Artísticas.
Depois da apresentação no FIG,
a Cantora Garanhuense segue para uma turnê para
Europa. No período de 25 de julho a 15 de agosto, Andrea se apresentará na Inglaterra,
Bélgica, Holanda e Portugal. A turnê será produzida pelo músico
inglês Dave Holmes, da Soul
Tonic, com subsídio local da AP Produções Artísticas.
a Cantora Garanhuense segue para uma turnê para
Europa. No período de 25 de julho a 15 de agosto, Andrea se apresentará na Inglaterra,
Bélgica, Holanda e Portugal. A turnê será produzida pelo músico
inglês Dave Holmes, da Soul
Tonic, com subsídio local da AP Produções Artísticas.
A programação completa do 26º
FIG será divulgada logo mais as 11h, em Recife. Elza Soares, no dia
22; Elba Ramalho, dia 23; Gal Costa, dia 24; Alceu Valença, dia 27; Banda Fulô de Mandacaru e Biquini Cavadão, no sábado, dia 30, são os nomes
confirmados até o momento. Desses, apenas Biquini, que é da cota da Prefeitura
de Garanhuns, ainda não foi anunciado pelo Governo do Estado. O 26º Festival de
Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco, através da
Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, e
acontece de 21 a 30 deste mês.
FIG será divulgada logo mais as 11h, em Recife. Elza Soares, no dia
22; Elba Ramalho, dia 23; Gal Costa, dia 24; Alceu Valença, dia 27; Banda Fulô de Mandacaru e Biquini Cavadão, no sábado, dia 30, são os nomes
confirmados até o momento. Desses, apenas Biquini, que é da cota da Prefeitura
de Garanhuns, ainda não foi anunciado pelo Governo do Estado. O 26º Festival de
Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco, através da
Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, e
acontece de 21 a 30 deste mês.
O Departamento de
Estradas de Rodagem (DER-PE) não vai mais autuar, a partir desta quarta-feira,
dia 13, motoristas cujos veículos forem flagrados sem os faróis baixos acesos
durante o dia em Rodovias Estaduais. A medida vai valer pelos próximos 40 dias,
somente na Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo é que, nesse
período, a sinalização seja reforçada nas PEs. Além disso, trata-se de um tempo
a mais para que ações educativas sejam realizadas junto aos condutores.
Estradas de Rodagem (DER-PE) não vai mais autuar, a partir desta quarta-feira,
dia 13, motoristas cujos veículos forem flagrados sem os faróis baixos acesos
durante o dia em Rodovias Estaduais. A medida vai valer pelos próximos 40 dias,
somente na Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo é que, nesse
período, a sinalização seja reforçada nas PEs. Além disso, trata-se de um tempo
a mais para que ações educativas sejam realizadas junto aos condutores.
Já nas rodovias
federais de todo o território pernambucano, assim como nas estaduais que passam
fora da RMR, a nova legislação continua valendo e prevê multa de R$ 85,13 aos
infratores, além de quatro pontos na Carteira de Habilitação.
federais de todo o território pernambucano, assim como nas estaduais que passam
fora da RMR, a nova legislação continua valendo e prevê multa de R$ 85,13 aos
infratores, além de quatro pontos na Carteira de Habilitação.
A decisão foi tomada em entendimento com o Conselho Estadual de Trânsito e o
Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Representantes viram como naturais as
críticas à nova medida, mas avaliaram como necessário identificar melhor
as rodovias estaduais, inclusive para evitar contestações às multas. O maior
problema é em trechos que cortam o perímetro urbano. Os Motoristas ainda tem dúvidas
sobre onde há jurisdição estadual – com exigência do farol aceso – e onde a
responsabilidade é dos municípios – sem a exigência.
Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Representantes viram como naturais as
críticas à nova medida, mas avaliaram como necessário identificar melhor
as rodovias estaduais, inclusive para evitar contestações às multas. O maior
problema é em trechos que cortam o perímetro urbano. Os Motoristas ainda tem dúvidas
sobre onde há jurisdição estadual – com exigência do farol aceso – e onde a
responsabilidade é dos municípios – sem a exigência.
Com a medida, não é mais obrigatório acender os faróis durante o dia,
temporariamente, em rodovias como PE-01 (Olinda e Paulista), PE-05
(Camaragibe), PE-08 (Estrada da Batalha), PE-15 (Olinda e Paulista), PE-35
(Itapissuma) e PE-60 (Cabo-Ipojuca). Vale registrar que as fiscalizações
continuam, ou seja, condutores seguirão sendo abordados para a inspeção de
itens da legislação de trânsito, inclusive os faróis baixos acesos. A diferença
é que, no caso dos faróis, não haverá aplicação de multas, porém, segundo o gestor de Fiscalização e Vistorias do DER,
Laurent Licari, as multas
aplicadas até agora são legais. No Interior, a exigência continua porque as
rotas têm mais “cara” de rodovias estaduais e há menos problemas para
identificá-las. “No Festival de Inverno de Garanhuns, inclusive, manteremos a
fiscalização com autuação”, assegura Licari. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)
temporariamente, em rodovias como PE-01 (Olinda e Paulista), PE-05
(Camaragibe), PE-08 (Estrada da Batalha), PE-15 (Olinda e Paulista), PE-35
(Itapissuma) e PE-60 (Cabo-Ipojuca). Vale registrar que as fiscalizações
continuam, ou seja, condutores seguirão sendo abordados para a inspeção de
itens da legislação de trânsito, inclusive os faróis baixos acesos. A diferença
é que, no caso dos faróis, não haverá aplicação de multas, porém, segundo o gestor de Fiscalização e Vistorias do DER,
Laurent Licari, as multas
aplicadas até agora são legais. No Interior, a exigência continua porque as
rotas têm mais “cara” de rodovias estaduais e há menos problemas para
identificá-las. “No Festival de Inverno de Garanhuns, inclusive, manteremos a
fiscalização com autuação”, assegura Licari. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)
A Primeira Câmara do Tribunal
de Contes de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contas de gestão do Prefeito
de Terezinha, Alexandre Antônio Martins de Barros, referentes ao exercício
financeiro de 2010.
de Contes de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contas de gestão do Prefeito
de Terezinha, Alexandre Antônio Martins de Barros, referentes ao exercício
financeiro de 2010.
O voto da conselheira
substituta, Alda Magalhães, relatora do processo TC nº 1190068-4, se baseou no
parecer do Ministério Público de Contas (nº 285/16), bem como nos resultados de
auditorias realizadas naquele Município que apontaram diversos problemas na Gestão,
entre eles, segundo o TCE: irregularidades em processos licitatórios e em obras
e serviços de engenharia; realização de despesas sem o devido procedimento
licitatório; despesas com diárias sem a devida prestação de contas; contratação
de bandas por inexigibilidade de licitação sem justificativa, e ausência de
recolhimento de parte das contribuições devidas ao Regime Próprio de
Previdência Social.
substituta, Alda Magalhães, relatora do processo TC nº 1190068-4, se baseou no
parecer do Ministério Público de Contas (nº 285/16), bem como nos resultados de
auditorias realizadas naquele Município que apontaram diversos problemas na Gestão,
entre eles, segundo o TCE: irregularidades em processos licitatórios e em obras
e serviços de engenharia; realização de despesas sem o devido procedimento
licitatório; despesas com diárias sem a devida prestação de contas; contratação
de bandas por inexigibilidade de licitação sem justificativa, e ausência de
recolhimento de parte das contribuições devidas ao Regime Próprio de
Previdência Social.
A relatora imputou débito ao Prefeito
no valor de R$ 14.350,00 pela realização de despesas com diárias sem a devida
prestação de contas e fez à Administração Municipal algumas
determinações/recomendações, sendo elas:
no valor de R$ 14.350,00 pela realização de despesas com diárias sem a devida
prestação de contas e fez à Administração Municipal algumas
determinações/recomendações, sendo elas:
– Compor os custos unitários
dos orçamentos das obras;
dos orçamentos das obras;
– Adjudicar e homologar o processo
licitatório antes da assinatura do contrato;
licitatório antes da assinatura do contrato;
– Estabelecer licitações para
as devidas despesas na forma da lei;
as devidas despesas na forma da lei;
– Fazer constar nos editais
maior detalhamento acerca do local de disponibilização dos projetos básicos;
maior detalhamento acerca do local de disponibilização dos projetos básicos;
– Fiscalizar devidamente obras
e serviços de engenharia no Município.
e serviços de engenharia no Município.
O voto da relatora foi aprovado por unanimidade
pelos demais conselheiros da Primeira Câmara. O Ministério Público de Contas
esteve representado na sessão pela procuradora Germana Laureano. (Com informações do site oficial do Tribunal de
Contas de Pernambuco. CONFIRA)
pelos demais conselheiros da Primeira Câmara. O Ministério Público de Contas
esteve representado na sessão pela procuradora Germana Laureano. (Com informações do site oficial do Tribunal de
Contas de Pernambuco. CONFIRA)
O Serviço Social do Comércio (Sesc) divulgou nesta terça-feira, dia 12, a
programação da instituição durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Entre os dias 21 e 30 de julho,
acontecerão espetáculos, debates, performances e apresentações culturais. As
atividades que serão desenvolvidas em 20 polos são gratuitas.
programação da instituição durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Entre os dias 21 e 30 de julho,
acontecerão espetáculos, debates, performances e apresentações culturais. As
atividades que serão desenvolvidas em 20 polos são gratuitas.
No dia 21, será a abertura da exposição “Imaginação à Deriva”
na Galeria de Artes Ronaldo White, com obras do artista Daniel Santiago, a
partir das 17h. A visitação poderá ser realizada das 9 às 21h. Um
debate com o jornalista Raimundo Carreiro acontecerá na Praça Souto Filho (a
Praça da Palavra), no dia 23. No local também acontece: uma contação de histórias no dia 25; um debate com o escritor Matheus Rocha para o dia 26 e nos dias
27 e 28 serão feitas atividades lúdicas para as crianças com a Companhia Faz de
Conta.
O livro de Matheus Rocha, “Inteligência das Coisas Cegas” será
lançado no dia 26. Já no dia 28 de julho é a vez de “Isso que Escorre”, de
Wagner Marques. E no dia 30, será lançado o livro de Cida Pedroa,
“Claranã”. Os três eventos serão realizados na Praça Souto Filho.
na Galeria de Artes Ronaldo White, com obras do artista Daniel Santiago, a
partir das 17h. A visitação poderá ser realizada das 9 às 21h. Um
debate com o jornalista Raimundo Carreiro acontecerá na Praça Souto Filho (a
Praça da Palavra), no dia 23. No local também acontece: uma contação de histórias no dia 25; um debate com o escritor Matheus Rocha para o dia 26 e nos dias
27 e 28 serão feitas atividades lúdicas para as crianças com a Companhia Faz de
Conta.
O livro de Matheus Rocha, “Inteligência das Coisas Cegas” será
lançado no dia 26. Já no dia 28 de julho é a vez de “Isso que Escorre”, de
Wagner Marques. E no dia 30, será lançado o livro de Cida Pedroa,
“Claranã”. Os três eventos serão realizados na Praça Souto Filho.
Para o dia 23 será encenado o espetáculo “Nações Africanas” no Teatro
Luiz Souto Dourado. No dia 26 será a vez da comédia “WWW para Freedom”. Já no
Espaço Colunata, no dia 28, tem a apresentação de “Re-te-tei”. No dia seguinte,
tem o espetáculo Espelho da Lua. Já em performance de rua, o hall do Teatro
Luiz Souto Dourado e o Parque Euclides Cunha recebem “Diafragma: Dispositivo
Versão Beta”.
Luiz Souto Dourado. No dia 26 será a vez da comédia “WWW para Freedom”. Já no
Espaço Colunata, no dia 28, tem a apresentação de “Re-te-tei”. No dia seguinte,
tem o espetáculo Espelho da Lua. Já em performance de rua, o hall do Teatro
Luiz Souto Dourado e o Parque Euclides Cunha recebem “Diafragma: Dispositivo
Versão Beta”.
O Samba de Coco de Santa Luzia será apresentado no dia 23 e o Maracatu
Estrela Nascente no dia 25. De acordo com a assessoria de Comunicação do SESC, o Estrela Nascente fará cortejo pelas
principais ruas da cidade. No dia 26, outro cortejo também ganha a Cidade com
as quadrilhas juninas. (Com informações
do G1 Caruaru e imagens de Divulgação)
Estrela Nascente no dia 25. De acordo com a assessoria de Comunicação do SESC, o Estrela Nascente fará cortejo pelas
principais ruas da cidade. No dia 26, outro cortejo também ganha a Cidade com
as quadrilhas juninas. (Com informações
do G1 Caruaru e imagens de Divulgação)
Confirmado! O Prefeito Izaías
Régis (PTB), que é pré-candidato a reeleição, apresenta nessa quinta-feira, dia
14, o seu futuro companheiro de chapa visando o pleito de outubro próximo. Todavia,
o que seria um evento reservado a Vereadores, Secretários e Assessores, agora
será uma reunião aberta para o público, que a acontece a partir das 15h, no
auditório da ACIG.
Régis (PTB), que é pré-candidato a reeleição, apresenta nessa quinta-feira, dia
14, o seu futuro companheiro de chapa visando o pleito de outubro próximo. Todavia,
o que seria um evento reservado a Vereadores, Secretários e Assessores, agora
será uma reunião aberta para o público, que a acontece a partir das 15h, no
auditório da ACIG.
Apesar de Izaías não
confirmar, é praticamente certa a indicação do vereador Haroldo Vicente (PSC)
como Vice na futura chapa petebista. Haroldo exerce o seu primeiro mandato de
Vereador e vem sendo líder do Governo Izaías na Câmara Municipal desde o inicio
de 2015.
confirmar, é praticamente certa a indicação do vereador Haroldo Vicente (PSC)
como Vice na futura chapa petebista. Haroldo exerce o seu primeiro mandato de
Vereador e vem sendo líder do Governo Izaías na Câmara Municipal desde o inicio
de 2015.
Discreto e fiel a Izaías, o pré-candidato a
Vice-prefeito de Garanhuns é funcionário efetivo da Prefeitura há mais de 30
anos e teve participação decisiva no último pleito para a Presidência da
Câmara, ocasião em que abriu mão de sua candidatura em nome da Governabilidade.
Haroldo também sempre se apresentou como defensor do Governo Municipal nas
discussões no Legislativo, bem como no embate junto a oposicionistas via
Imprensa.
Vice-prefeito de Garanhuns é funcionário efetivo da Prefeitura há mais de 30
anos e teve participação decisiva no último pleito para a Presidência da
Câmara, ocasião em que abriu mão de sua candidatura em nome da Governabilidade.
Haroldo também sempre se apresentou como defensor do Governo Municipal nas
discussões no Legislativo, bem como no embate junto a oposicionistas via
Imprensa.
No primeiro semestre deste
ano, a Operação Trânsito Seguro, deflagrada pelo Departamento de Trânsito de
Pernambuco (Detran-PE), aplicou 7.576 multas em motoristas. Foram 1.262
registros por mês ou 42 por dia. A Ação também registrou 1.413 infratores. No
topo da lista de cinco infrações mais comuns, aparece a condução do veículo sem
o documento obrigatório, com 13,4% das ocorrências.
ano, a Operação Trânsito Seguro, deflagrada pelo Departamento de Trânsito de
Pernambuco (Detran-PE), aplicou 7.576 multas em motoristas. Foram 1.262
registros por mês ou 42 por dia. A Ação também registrou 1.413 infratores. No
topo da lista de cinco infrações mais comuns, aparece a condução do veículo sem
o documento obrigatório, com 13,4% das ocorrências.
Em segundo lugar na lista de
notificações, ficou o ato de dirigir sem carteira de habilitação ou permissão,
com 11,85%. Conduzir veículo sem usar o cinto aparece em terceiro lugar na
relação de infrações (8,89%). A lista das cinco infrações mais cometidas é
encerrada por dirigir carro sem licenciamento (8,15%) e guiar sem calçado
adequado (5,16%).
notificações, ficou o ato de dirigir sem carteira de habilitação ou permissão,
com 11,85%. Conduzir veículo sem usar o cinto aparece em terceiro lugar na
relação de infrações (8,89%). A lista das cinco infrações mais cometidas é
encerrada por dirigir carro sem licenciamento (8,15%) e guiar sem calçado
adequado (5,16%).
A Operação Trânsito Seguro, no
primeiro semestre deste ano, abordou 23.058 veículos. Desse total, 11.876 eram
motos. O objetivo da ação é fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito,
como uso de cinto e proibição de celular, e colaborar com a Lei Seca.
primeiro semestre deste ano, abordou 23.058 veículos. Desse total, 11.876 eram
motos. O objetivo da ação é fiscalizar o cumprimento das normas de trânsito,
como uso de cinto e proibição de celular, e colaborar com a Lei Seca.
Segundo o presidente do
Detran-PE, Charles Ribeiro, o Órgão de trânsito vem investindo em tecnologias
para a fiscalização. Os principais instrumentos são o auto eletrônico de
infração (talão eletrônico), unidades móveis (veículos dotados de câmeras que
fotografam as placas dos veículos, identificando se os veículos possuem débitos
ou suspeita de clonagem e roubo), além da verificação de documentos dos
veículos e condutores.
Detran-PE, Charles Ribeiro, o Órgão de trânsito vem investindo em tecnologias
para a fiscalização. Os principais instrumentos são o auto eletrônico de
infração (talão eletrônico), unidades móveis (veículos dotados de câmeras que
fotografam as placas dos veículos, identificando se os veículos possuem débitos
ou suspeita de clonagem e roubo), além da verificação de documentos dos
veículos e condutores.
USO DO CELULAR NA MIRA DAS FISCALIZAÇÕES – O alvo das Infrações relacionadas à atenção
do condutor ao volante, a exemplo do uso do celular, de dirigir com uma das
mãos ou com o braço pra o lado de fora do veículo, vem sendo ampliadas. Ao
todo, numa única semana, segundo o DETRAN, foram 79 autuações relacionadas à
falta de cuidados por parte dos condutores, a maior parte (36) relacionadas ao
celular. “Assim como a Operação Lei Seca, a Operação Trânsito Seguro ajudará a
cultivar hábitos seguros por parte dos atores do trânsito, focando, inclusive,
os pequenos deslizes que, somados, aumentam muito o risco de acidentes”,
explica o diretor de fiscalização do DETRAN, Sérgio Lins. O uso da cadeirinha
para transporte de Crianças; do Cinto de Segurança e do Capacete também vem
tendo uma atenção especial dos agentes do Detran-PE e gerando multas para os
condutores.
do condutor ao volante, a exemplo do uso do celular, de dirigir com uma das
mãos ou com o braço pra o lado de fora do veículo, vem sendo ampliadas. Ao
todo, numa única semana, segundo o DETRAN, foram 79 autuações relacionadas à
falta de cuidados por parte dos condutores, a maior parte (36) relacionadas ao
celular. “Assim como a Operação Lei Seca, a Operação Trânsito Seguro ajudará a
cultivar hábitos seguros por parte dos atores do trânsito, focando, inclusive,
os pequenos deslizes que, somados, aumentam muito o risco de acidentes”,
explica o diretor de fiscalização do DETRAN, Sérgio Lins. O uso da cadeirinha
para transporte de Crianças; do Cinto de Segurança e do Capacete também vem
tendo uma atenção especial dos agentes do Detran-PE e gerando multas para os
condutores.
GARANHUENSES NA BRONCA – Mas diante da ação de alguns Agentes de Trânsito
aqui em Garanhuns, muitos condutores estão na bronca com a Operação Trânsito Seguro. É que, recorrentemente,
Agentes de Trânsito vem se posicionando em esquinas na Cidade para aplicar
multas sem que os condutores sequer os visualize. Semanalmente, flagrantes
dessas ações de fiscalização são postados nas redes sociais, o que vem gerando
a indignação de condutores e cidadãos de Garanhuns. (Com informações e imagens do DETRAN-PE/G1/Agreste Violento)
aqui em Garanhuns, muitos condutores estão na bronca com a Operação Trânsito Seguro. É que, recorrentemente,
Agentes de Trânsito vem se posicionando em esquinas na Cidade para aplicar
multas sem que os condutores sequer os visualize. Semanalmente, flagrantes
dessas ações de fiscalização são postados nas redes sociais, o que vem gerando
a indignação de condutores e cidadãos de Garanhuns. (Com informações e imagens do DETRAN-PE/G1/Agreste Violento)
A decisão do Supremo Tribunal
Federal (STF) de transferir a palavra final do julgamento das contas de Prefeitos
ordenadores de despesas para as Câmaras Municipais provocará uma reviravolta na
aplicação da Lei da Ficha Limpa, a partir destas eleições, e preocupa representantes
dos tribunais de contas em todo o País. O principal motivo para a apreensão é a
possibilidade de que o julgamento do uso do dinheiro público pelos gestores
deixe de ser técnico e passe a ter cunho político.
Federal (STF) de transferir a palavra final do julgamento das contas de Prefeitos
ordenadores de despesas para as Câmaras Municipais provocará uma reviravolta na
aplicação da Lei da Ficha Limpa, a partir destas eleições, e preocupa representantes
dos tribunais de contas em todo o País. O principal motivo para a apreensão é a
possibilidade de que o julgamento do uso do dinheiro público pelos gestores
deixe de ser técnico e passe a ter cunho político.
Levantamento do Tribunal de
Contas de Pernambuco (TCE), ao qual a Folha de Pernambuco teve acesso, indica
que os tribunais podem ter razão: quando a competência de avaliar um
correligionário cabe aos Vereadores, se verifica, em muitos casos, uma
tendência de que atos de improbidade sejam minimizados. E que prevaleçam
afinidades e interesses no campo político-partidário ou até mesmo comercial,
com Parlamentares Municipais recebendo benesses para aprovar contas rejeitadas
pelo TCE.
Contas de Pernambuco (TCE), ao qual a Folha de Pernambuco teve acesso, indica
que os tribunais podem ter razão: quando a competência de avaliar um
correligionário cabe aos Vereadores, se verifica, em muitos casos, uma
tendência de que atos de improbidade sejam minimizados. E que prevaleçam
afinidades e interesses no campo político-partidário ou até mesmo comercial,
com Parlamentares Municipais recebendo benesses para aprovar contas rejeitadas
pelo TCE.
De acordo com levantamento,
898 contas de Governo foram rejeitadas pelo TCE entre os anos de 1999 e 2015.
Deste total, as Câmaras de Vereadores acompanharam o voto do tribunal em 410
casos (ou 45,6% do total), mas na maioria deles, em 422 (ou 47%) ocorrências
suspeitas de irregularidades, os legisladores divergiram do voto dos
conselheiros, enquanto em 57 (6,3%) episódios, as casas legislativas não
informaram o seu parecer. Os dados se referem a contas de Governos, que só
podem ser alteradas pelo voto de dois terços dos Vereadores. O levantamento
também revela a situação de prefeitos que tiveram sucessivas contas rejeitadas
pelo TCE, mas foram absolvidos pelo Legislativo do seu município, que agora
passarão a ter a palavra final.
898 contas de Governo foram rejeitadas pelo TCE entre os anos de 1999 e 2015.
Deste total, as Câmaras de Vereadores acompanharam o voto do tribunal em 410
casos (ou 45,6% do total), mas na maioria deles, em 422 (ou 47%) ocorrências
suspeitas de irregularidades, os legisladores divergiram do voto dos
conselheiros, enquanto em 57 (6,3%) episódios, as casas legislativas não
informaram o seu parecer. Os dados se referem a contas de Governos, que só
podem ser alteradas pelo voto de dois terços dos Vereadores. O levantamento
também revela a situação de prefeitos que tiveram sucessivas contas rejeitadas
pelo TCE, mas foram absolvidos pelo Legislativo do seu município, que agora
passarão a ter a palavra final.
Um caso simbólico é o do
ex-prefeito de Manari, Otaviano Ferreira Martins, que teve todas as sete contas
de gestão – entre 2005 a 2011- rejeitadas pelo TCE e aprovadas pela Câmara. Outras
câmaras municipais também se destacam em votações que amenizam a rejeição de
todas as contas do chefe do Executivo como Itaíba (11 contas), Iati (10),
Itacuruba (7), Belém do São Francisco (6), entre outras, segundo dados
fornecidos pelo Tribunal de Contas ao Jornal Folha de Pernambuco.
O presidente da Atricon,
Valdecir Pascoal, coloca em dúvida a condição dos Vereadores para julgar os
casos. “As Câmaras não são técnicas, então o julgamento, certamente, será mais
político. Percebemos que eles não teriam a menor condição de fazer esse
controle com o nível de excelência técnico dos tribunais, porque eles não estão
acostumados com isso”, avaliou Pascoal. (Com informações da Folha de Pernambuco.
CONFIRA)
Valdecir Pascoal, coloca em dúvida a condição dos Vereadores para julgar os
casos. “As Câmaras não são técnicas, então o julgamento, certamente, será mais
político. Percebemos que eles não teriam a menor condição de fazer esse
controle com o nível de excelência técnico dos tribunais, porque eles não estão
acostumados com isso”, avaliou Pascoal. (Com informações da Folha de Pernambuco.
CONFIRA)
O Festival de Inverno de Garanhuns anuncia amanhã sua
programação completa. Além de nomes como Biquini Cavadão, Elza Soares e Gal
Costa, a literatura se fará presente na já tradicional Praça da Palavra. Neste ano,
um dos grandes destaques daquele espaço é o escritor Ronaldo Correia de Brito.
programação completa. Além de nomes como Biquini Cavadão, Elza Soares e Gal
Costa, a literatura se fará presente na já tradicional Praça da Palavra. Neste ano,
um dos grandes destaques daquele espaço é o escritor Ronaldo Correia de Brito.
No dia 29 de julho, ele vai falar com alunos do ensino
médio sobre a atualidade da obra de William Shakespeare, lembrando os 400 anos
da morte do bardo inglês. Depois, Marcondes Lima e Fábio Caio fazem uma
apresentação de teatro de bonecos. No mesmo dia, à noite, Ronaldo fala sobre o
autor de Hamlet para o público adulto na Praça da Palavra.
Já no dia seguinte, 30, Correia de Brito participa de
mesa sobre o livro Ficcionais 2, com textos sobre a criação literária, ao lado
do editor Schneider Carpeggiani e do contista garanhuense Nivaldo Tenório.
Ronaldo autografa também o seu mais recente livro, O Amor das Sombras. (Com informações do Jornal do Commercio –
Edição de 12/07/2016)
médio sobre a atualidade da obra de William Shakespeare, lembrando os 400 anos
da morte do bardo inglês. Depois, Marcondes Lima e Fábio Caio fazem uma
apresentação de teatro de bonecos. No mesmo dia, à noite, Ronaldo fala sobre o
autor de Hamlet para o público adulto na Praça da Palavra.
Já no dia seguinte, 30, Correia de Brito participa de
mesa sobre o livro Ficcionais 2, com textos sobre a criação literária, ao lado
do editor Schneider Carpeggiani e do contista garanhuense Nivaldo Tenório.
Ronaldo autografa também o seu mais recente livro, O Amor das Sombras. (Com informações do Jornal do Commercio –
Edição de 12/07/2016)
Saiba mais sobre a programação da Praça da Palavra clicando AQUI.
Um soldado da Polícia Militar
de Pernambuco foi excluído da corporação após ser investigado por tentar obter
vantagens financeiras e sexuais durante uma blitz no município de Olinda, na
Região Metropolitana do Recife.
de Pernambuco foi excluído da corporação após ser investigado por tentar obter
vantagens financeiras e sexuais durante uma blitz no município de Olinda, na
Região Metropolitana do Recife.
De acordo com as investigações
da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), o policial Gilson
Gonçalves Régis teria chegado a apalpar as pernas da mulher do motorista
embriagado e exigido “favores sexuais” para liberá-los da aplicação
de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O caso foi registrado em
uma blitz policial na Avenida Frederico Lundgren, no bairro de Rio Doce.
da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), o policial Gilson
Gonçalves Régis teria chegado a apalpar as pernas da mulher do motorista
embriagado e exigido “favores sexuais” para liberá-los da aplicação
de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. O caso foi registrado em
uma blitz policial na Avenida Frederico Lundgren, no bairro de Rio Doce.
Apesar de ser uma localidade
bastante movimentada, o fluxo de veículos no horário da ocorrência era baixo,
porque já era madrugada. Após sinalizar para que o carro parasse, o soldado se
aproximou, pediu os documentos de identificação do motorista e solicitou que o
mesmo fizesse o teste do bafômetro. Ao ser constatado que o condutor do veículo
estava embriagado, o PM passou a exigir dinheiro para liberá-lo da multa e até
da prisão em flagrante, como prevê a lei. Ainda segundo as investigações da
Corregedoria da SDS, o soldado não ficou satisfeito apenas em receber a quantia
em dinheiro solicitada. Propôs que a esposa do motorista, que estava ao lado no
veículo, lhe fizesse “favores sexuais”, chegando até a passar uma das
mãos nas pernas dela.
bastante movimentada, o fluxo de veículos no horário da ocorrência era baixo,
porque já era madrugada. Após sinalizar para que o carro parasse, o soldado se
aproximou, pediu os documentos de identificação do motorista e solicitou que o
mesmo fizesse o teste do bafômetro. Ao ser constatado que o condutor do veículo
estava embriagado, o PM passou a exigir dinheiro para liberá-lo da multa e até
da prisão em flagrante, como prevê a lei. Ainda segundo as investigações da
Corregedoria da SDS, o soldado não ficou satisfeito apenas em receber a quantia
em dinheiro solicitada. Propôs que a esposa do motorista, que estava ao lado no
veículo, lhe fizesse “favores sexuais”, chegando até a passar uma das
mãos nas pernas dela.
Após a Corregedoria comprovar
as irregularidades praticadas pelo Soldado, o secretário de Defesa Social,
Alessandro Carvalho, decidiu excluí-lo da corporação. A decisão foi publicada
no Diário Oficial do Estado. A reportagem não conseguiu ouvir o Policial. (Com informações de Raphael Guerra, do BLOG Ronda JC/Jornal co
Commrcio)
as irregularidades praticadas pelo Soldado, o secretário de Defesa Social,
Alessandro Carvalho, decidiu excluí-lo da corporação. A decisão foi publicada
no Diário Oficial do Estado. A reportagem não conseguiu ouvir o Policial. (Com informações de Raphael Guerra, do BLOG Ronda JC/Jornal co
Commrcio)

















































