BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Atualmente, para abastecer o veículo, o consumidor precisa pesquisar
bastante o melhor preço. Este hábito tem se tornado mais comum com os
frequentes aumentos no setor, mas, apesar de saudável para o bolso, a atitude
costuma dar trabalho aos motoristas pela forma desordenada que os valores são
apresentados nos painéis dos postos de combustível.
Essa dificuldade deve acabar em breve, já que um projeto de lei de
autoria do deputado Diogo Moraes (PSB), promulgado pela Assembleia Legislativa
de Pernambuco, vai determinar a ordem de exibição do preço dos combustíveis nos
1.350 postos do Estado a partir de junho.



De acordo com o texto da lei, a exibição do preço dos combustíveis
respeitará a seguinte ordem: Gasolina Comum, Aditivada, Premium e Premium
Aditivada; Etanol Comum, Aditivado, Premium e Premium Aditivado; Diesel comum,
aditivado, S10 e S10 aditivado; Diesel marítimo, GNV e Querosene. Na ausência
de um dos produtos, vale o subseqüente. A Lei 15.754/2016 passa a vigorar no
dia 28 de junho, 90 dias após a sua publicação. A regulamentação ficará a cargo
do Poder Executivo. Nos casos de infração, o estabelecimento vai responder às
sanções que vão de multa até intervenção administrativa.


O presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP), decidiu
revogar a decisão
proferida por ele mesmo anulando o processo de impeachment
. O documento será publicado no Diário
Oficial de hoje, dia 10.
Waldir Maranhão também enviou comunicado ao presidente do Senado, Renan
Calheiros
, informando sobre a revogação. Antes, Renan disse
que a decisão de anular o processo de impeachment era uma
“brincadeira” com a democracia
. Ao lado do líder e do vice-líder do governo na Câmara, José Guimarães
(PT) e Silvio Costa (PTdoB), o próprio Maranhão rebateu dizendo que estava
“salvando” a democracia. 
O presidente interino da Câmara ainda não se pronunciou sobre as razões
que o levaram a revogar o próprio ato menos de 24 horas depois de proferi-lo.

Parlamentares da oposição já haviam pedido ao Conselho de
Ética a abertura de um processo de cassação do Deputado
por quebra de decoro. A executiva do PP, partido
de Maranhão, fechada com o impeachment da presidente Dilma, também
 estudava
aprovar uma suspensão cautelar do seu filiado
(Com informações do JC
Online)

AO VIVO – TV SENADO 


O Prefeito Izaías Régis (PTB) revelou
que as obras de construção do Hipermercado do Grupo Walmart, o Hiper Todo Dia,
devem sair do papel ainda neste mês. Régis fez o anuncio durante agenda no
bairro Aloísio Pinto na última quinta-feira, dia 5, e confirmou a informação na
manhã de hoje, dia 9, durante entrevista da Ràdio Jornal Garanhuns.

De acordo com o Prefeito, no
próximo dia 16, terão inicio os trabalhos de movimentação de terra por parte da construtora responsável pelas obras, já nos
preparativos para edificação do empreendimento, cuja expectativa é gerar 250 empregos, na fase de construção, e mais 150 com o
Hiper em funcionamento. “Todas as licenças que são de responsabilidade da
Prefeitura já foram liberadas”, chamou a atenção Izaías, que registrou: “eles
prometeram que no dia 16 estariam aqui para fazer a movimentação de terra e que
querem inaugurar, em novembro e estrutura do
Hipermercado”.

O Hiper TodoDia será instalado
numa área de 13 mil metros quadrados, localizado na rua Dr. José Mariano, nº
588 (centro), mais precisamente no terreno onde funcionou por vários anos a
Cultura Inglesa. O Empreendimento contará com uma ampla Loja; Posto de Combustíveis
e cerca de 200 vagas de estacionamento. A expectativa é que a Empresa oferte um
mix de 12 mil produtos, dentre as áreas alimentícias, itens de casa,
eletroeletrônicos, pet, esportes, têxtil, automotivo e ferramentas.


Caso se confirmem as informações, a marca Walmart, que é
americana e já esta presente em Garanhuns através do Supermercado TodoDia, vai
gerar um impacto bastante positivo na economia local, a exemplo da instalação
do Assaí Atacadista, que além gerar vários postos de trabalho, ainda promoveu a
concorrência no Setor.


Clique em player e ouça trecho da Entrevista do Prefeito Izaías Régis na Rádio Jornal:
 


A Prefeitura de Maceió está com inscrições abertas do novo Processo Seletivo para a contratação de profissionais.
A seleção vem sendo organizada pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS). Ao
todo são 427 oportunidades para os seguintes cargos e níveis de escolaridades:
NÍVEL MÉDIO: Auxiliar Administrativo (25), Cadastrador
(30), Digitador (30), Educador Social I (SCFV, PAEFI) (30), Educador Social II/
Cuidador Social (58), Eletricista Predial (2), Entrevistador (30), Facilitador
de Arte e Cultura (10), Facilitador de Esporte e Lazer (10), Motorista
Categoria “AB” (5), Motorista Categoria “B” (8), Motorista
Categoria “D” (2), Orientador Social (20) e Técnico de Manutenção de
PC´S e Rede (5).
NÍVEL SUPERIOR: Advogado (5), Analista Administrativo (40),
Analista de Sistema (2), Assistente Jurídico (5), Assistente Social (45),
Contador (2), Educador Físico (4), Jornalista (1), Nutricionista (4), Pedagogo
(12), Professor de Arte Cênica (2) e Psicólogo (40).


As remunerações variam entre R$ 1.100 a R$ 1.900, para desempenhar
atividades em jornadas semanais de 30 a 44 horas. As Inscrições estão abertas e
devem ser realizadas até a próxima quarta-feira, dia 11 de maio, pelo site:
http://www.copeve.ufal.br/. As taxas de Inscrição são de R$ 50 e R$ 60. Todos
os inscritos serão avaliados por meio de provas de títulos. Este Processo
Seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação,
podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Mais informações podem ser conferidas no Edital,
clicando AQUI.



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou nesta
segunda-feira, dia 9, ao plenário da Casa que decidiu dar continuidade à
tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff à revelia do ato do presidente em
exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a votação do dia 17 de
abril. A decisão foi tomada após consultas ao regimento interno do Senado e
conversa com líderes partidários na residência oficial do Senado.
“[Quando o Senado recebeu o processo] disse que a
tramitação não seria tão célere de modo que parecesse apressado nem tão
demorada de modo que parecesse procrastinação. Aceitar essa brincadeira com a
democracia seria ficar pessoalmente comprometido com o atraso do processo”,
declarou Renan no plenário do Senado. “Nenhuma decisão monocrática pode se
sobrepor à decisão colegiada, tanto mais quando essa decisão foi tomada pelo
mais relevante colegiado da Casa […] Por todo o exposto, deixo de conhecer o
ofício da Câmara dos Deputados e determino sua juntada
aos autos da denúncia com esta decisão”, completou o presidente do Senado.

O ofício do presidente interino da Câmara dos Deputados pedindo que os
autos do processo de impeachment sejam devolvidos a Casa chegou, às 11h37min
desta segunda, na Secretaria-Geral do Senado. Cabia a Renan decidir se devolvia
ou não o processo aos deputados federais.

Com a decisão de Renan Calheiros de dar continuidade à tramitação do
processo de afastamento, deverá ser lido ainda nesta segunda-feira, no plenário
do Senado, um resumo do parecer da comissão especial do impeachment que
recomenda a instauração do processo pelo Senado. 
Após a leitura, o resumo será publicado no “Diário Oficial do Senado” e
começará a contar o prazo de 48 horas para que o relatório possa ser votado
pelos senadores. A sessão de votação do parecer está prevista para iniciar na
manhã desta quarta-feira, dia 11.

A VOTAÇÃO DO
IMPEACHMENT –
Como cada
Senador terá 15 minutos para fazer considerações sobre o relatório, a sessão
deverá invadir a madrugada de quinta-feira, dia 12. Se a maioria simples dos
senadores presentes (metade mais um) aprovar o relatório da Comissão, a
presidente será afastada da sua função por 180 dias. Para que a sessão tenha
início, é necessária a presença de pelo menos 41 senadores. Caso a maioria dos Senadores
decidir pela abertura do julgamento no Senado, o vice Michel Temer assumirá a
presidência enquanto os parlamentares julgam a presidente. O processo não
precisa terminar em 180 dias e, se ultrapassar este prazo, Dilma reassumiria o Governo.
(Com informações do G1)

Essa é destaque no Portal G1,
da Globo.com:
“O presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA),
decidiu nesta segunda-feira, dia 9, anular a votação do impeachment da
presidente Dilma Rousseff realizada na Casa no dia 17 de abril. Ele acolheu
pedido feito pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.
Waldir Maranhão substituiu Eduardo Cunha na presidência da Câmara na
semana passada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu afastar o
peemedebista do comando da casa legislativa. O deputado do PP votou contra a
continuidade do processo de impeachment na votação da Câmara, descumprindo
decisão de seu partido, que havia fechado questão a favor do afastamento da
presidente da República.
No despacho no qual anulou a votação da Câmara, Maranhão marcou uma
nova votação, para daqui a 5 sessões do plenário da Casa, para os deputados
federais voltarem a analisar o pedido impeachment. O prazo começa a contar no
momento em que o processo for devolvido para a Casa pelo Senado.
Segundo o G1 apurou,
Waldir Maranhão participou, durante o fim de semana e na manhã desta
segunda-feira, de reuniões com integrantes do governo federal, deputados do PT
e do PC do B. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, teria
participado desses encontros.
A DECISÃO DE MARANHÃO – Em
nota divulgada à imprensa, Maranhão diz que a petição da AGU ainda não havia
sido analisada pela Casa e que, ao tomar conhecimento dela, resolveu acolher.
Na decisão, ele argumenta “ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito
a sessão em questão”.
Para Maranhão, os partidos políticos não poderiam ter fechado questão a
favor ou contra o impeachment. Quando há o chamado fechamento de questão, os
deputados devem seguir a orientação partidária sob pena de punição, como
expulsão da legenda.
“Não poderiam os partidos políticos terem fechado questão ou firmado
orientação para que os parlamentares votassem de um modo ou de outro, uma vez
que, no caso deveriam votar de acordo com as suas convicções pessoais e
livremente”, destacou o presidente em exercício da Câmara na decisão.
Maranhão argumenta ainda que os deputados não poderiam ter anunciado
suas posições antes da sessão da Câmara que decidiu dar continuidade ao
processo de afastamento da presidente Dilma. Ele também afirma que a defesa de
Dilma deveria ter tido o direito de falar durante a votação do impeachment.
“Não poderiam os senhores parlamentares antes da conclusão da votação
terem anunciado publicamente seus votos, na medida em que isso caracteriza
prejulgamento e clara ofensa ao amplo direito de defesa que está consagrado na
Constituição. Do mesmo modo, não poderia a defesa da senhora Presidente da
República ter deixado de falar por último no momento da votação, como acabou
ocorrendo”, afirma.
Por fim, Maranhão alegou que o resultado da votação deveria ter sido
formalizado por resolução, por ser, segundo ele, o que dispõe o regimento
interno da Câmara dos Deputados e o que estava previsto no processo de
impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. 
“Por essas razões anulei a sessão realizada nos dias 15, 16 e 17 e
determinei que uma nova sessão seja realizada para deliberar sobre a matéria no
prazo de 5 sessões contados da data em que o processo for devolvido pelo Senado
à Câmara dos Deputados”, disse. 
“Para cumprimento da minha decisão, encaminhei ofício ao presidente do
Senado, para que os autos do processo de impeachment sejam devolvidos à Câmara
dos Deputados”, concluiu Waldir Maranhão”.

Saiba mais clicando AQUI

Se o jornalista Inaldo
Sampaio estiver certo, o PSB, partido do Governador Paulo Câmara, não terá
candidato a Prefeito aqui em Garanhuns. A informação está no Blog do experiente
Jornalista, que atua fortemente nos bastidores da política pernambucana.


Segundo Sampaio, os
socialistas
estarão fora da disputa pelas prefeituras de Garanhuns,
Ipojuca, Serra Talhada e Jaboatão. Ainda de acordo com Inaldo, que assina a
coluna Fogo-Cruzado, da Folha de Pernambuco, o PSB vai brigar com aliados em
Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Carpina, Vitória de Santo Antão,
Caruaru, Gravatá, Pesqueira, Araripina, Palmares e Salgueiro. 
Aqui em Garanhuns,
o PSB também deverá apresentar um aliado. O nome da advogada Claudomira Andrade (DEM) soa com mais força entre os
socialistas, todavia Givaldo Calado (PP); Valter da Celpe (PDT) e Ivan Júnior
(PSDB) também estão no páreo e podem enfrentar Izaías Régis nas urnas com o
aval da Frente Popular liderada por Paulo Câmara.

Ainda na coluna Fogo-Cruzado,
o jornalista Inaldo Sampaio registra que a Prefeita Débora Almeida (PSB), de São
Bento do Una, ainda não sabe quem será seu adversário, diferentemente do
Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que já tem no engenheiro Paulo
Camelo (PCB)
um adversário certo na disputa pela Prefeitura de Garanhuns no
próximo dia 2 de outubro.  

A Defensoria Pública da União (DPU) abriu seleção de
estágio para estudantes de Direito no Recife. Inscrições seguem até o dia 27 de
maio e podem participar alunos a partir de 5º período da graduação.
O Estágio, com carga horária de 20 horas semanais, tem
duração de um semestre e pode ser prorrogado por até dois anos. Aprovados
receberão uma bolsa de estágio no valor de R$ 800, além do auxílio-­transporte.
Interessados em participar devem se dirigir à sede da DPU, localizada na
Avenida Conde da Boa Vista, nº 800. Empresarial Apolônio Sales, 6° andar, Boa
Vista. Mais informações podem ser obtidas através do contato: (81) 3194­1200.

FUNAI TEM CONCURSO
PARA NÍVEL SUPERIOR
– E seguem até o dia 26 de maio as inscrições no
concurso público da Fundação Nacional do Índio (Funai), que deverão ser
realizadas pelo site da banca organizadora, o www.esaf.fazenda.gov.br

Ao todo, são 220 oportunidades para nível superior nas funções de engenheiro
agrônomo, engenheiro agrimensor e civil, contador e indigenista especializado,
que abrange formação acadêmica em qualquer área. Remuneração varia de R$
5.345,02 a R$ 6.330,31 e vagas serão preenchidas preferencialmente no Acre,
Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. (Com informações do Jornal do Commercio)



O Governo de Garanhuns planeja realizar serviços de urbanização em três
ruas no bairro da Boa Vista, mais precisamente na comunidade do João da Mata.
O Diário Oficial da última sexta-feira, dia 6, trouxe a publicação de
edital de licitação que visa contratar uma empresa de engenharia para executar os serviços de implantação de
pavimentação asfáltica em trechos da rua Sargento José Petrúcio; e das avenidas
Humberto de Melo Granja e da Restauração Pernambucana. O Processo Licitatório
nº. 046/2016 – PMG, previsto para acontecer no próximo dia 9 de junho, deverá
definir a Empresa que executará os serviços.
Ainda no João da Mata, entre os anos de 2013 e 2014, a Prefeitura de
Garanhuns beneficiou diversas ruas e avenidas com ações de pavimentação e drenagem. Vias
como a rua Antônio Carlos Souto; Vitória; José Brasileiro Vila Nova; Tabocas;
da Inconfidência; Av. Sul; Florianópolis; Cuiabá; Fortaleza e Livramento, além
de trechos das ruas Vereador João Bezerra Sobrinho e Carmerinda Vieira Lopes foram
urbanizadas pelo Governo Izaías Régis.
OBRAS EM
IRATAMA E NO TIMBÓ –
Mas não é apenas a comunidade do João da Mata que contará
com
ações da Prefeitura. No distrito de Iratama serão realizadas ações
de reforma da praça Luiz Tavares de Lira e de pavimentação de algumas ruas. Os trabalhos
de pavimentação em paralelepípedos graníticos (calçamento) também contemplarão
a Comunidade Quilombola do Timbó, que abriga a Igreja mais antiga do Município.



De acordo com o Diário Oficial
da AMUPE, do último dia 22 de abril, a Licitação para escolha da Empresa que
realizará os serviços de pavimentação em Iratama e no Timbó está prevista para
acontecer no próximo dia 25 de maio. Já o processo licitatório que definirá a
empreiteira responsável pela reforma da praça do Distrito está prevista para
acontecer apenas no dia 8 de junho de 2016, conforme publicação do Diário
Oficial do Estado do último dia 6.