BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Essa é destaque no Blog do Jamildo:
Sem crise! O Prefeito de Bom Conselho, Dannilo Godoy, do PSB de Paulo
Câmara, vai contratar sem licitação uma série de artistas para shows no período
de 23 a 29 de junho de 2016, para as festas juninas batizadas de ForróBom.
Dentre as atrações artísticas, está à dupla sertaneja Zezé Di Camargo
& Luciano, um dos maiores cachês do país. Os gastos totais apenas com as
bandas serão de cerca de R$ 510 mil reais, apenas nestes cinco dias de festa,
naquela cidade do Agreste Pernambucano.
De acordo com o Jornalista Jamildo Melo, do JC, “pelo visto, a crise dos
Municípios passa longe da Prefeitura de Bom Conselho” e que “o Prefeito socialista
bem que poderia dar uma aula na AMUPE e para dos demais Prefeitos do Estado”,
já quem em diversas cidades do Agreste Meridional, o quadro é de falta de
dinheiro até para pagar funcionários, prestadores de serviço e fornecedores.  

Confira a Programação do Evento clicando AQUI.
A POSIÇÃO DA
PREFEITURA –
Em
nota enviada ao 
Blog de Jamildo, a Prefeitura de Bom Conselho esclareceu que o
processo de contratação das atrações para o ForróBom obedeceu tudo o que
preconiza a Lei de Licitações.
“É importante também ressaltar que o ganho para nosso Município será
muito maior que o investimento, uma vez que eventos desse porte representam um
aquecimento na economia local, gerando inúmeros empregos indiretos (hotéis, restaurantes,
bares, mercadinho, aluguéis de casas, ambulantes, etc), tendo em vista que a
média de público por dia é de 40 mil pessoas”, diz trecho da nota enviada pelo
Governo de Bom Conselho.
Clique AQUI e confira a nota na Íntegra.

“NOTA
A
Prefeitura de Bom Conselho esclarece que o processo de contratação das atrações
para o ForróBom obedeceu tudo o que preconiza a Lei de Licitações, de número
8666/1993. A modalidade adotada no certame foi à inexigibilidade, como
determina legislação, no artigo 25, III, da lei. O preço final do contrato – R$
540 mil – foi similar ao praticado na edição 2015.
A realização do Forrobom terá o imprescindível apoio do Governo do
Estado e de empresas privadas. Destaco, ainda, que Prefeitura de Bom Conselho,
mesmo diante da crise que assola os municípios, a partir de uma gestão responsável
e comprometida, encontra-se adimplente em seus compromissos, principalmente com
o pagamento dos salários do funcionalismo.

É importante também ressaltar que o ganho para nosso município será
muito maior que o investimento, uma vez que eventos desse porte representam um
aquecimento na economia local, gerando inúmeros empregos indiretos (hotéis,
restaurantes, bares, mercadinho, aluguéis de casas, ambulantes, etc), tendo em
vista que a média de público por dia é de 40 mil pessoas. A ocupação hoteleira,
por exemplo, chega a 100%. Por fim, vale salientar que a representatividade do
evento para o povo de Bom Conselho é notória, aprovado por 85% do povo, segundo
pesquisa, tanto que ele já está na sua 23ª edição”.

PROGRAMAÇÃO DO FORRÓBOM 2016
DIA 23/06: 
GAROTA SERTANEJA
KARISMA  
BASTO PEROBA

DIA 24/06:
LUCIANO E ADRIANO 
GERALDINHO LINS

DIA 27/06: 
MARQUINHOS OLIVEIRA 
GABRIEL DINIZ 
ELBA RAMALHO

DIA 28/06: 
CÉLIA DO ARROXA 
ROMERO FERRO 
ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO

DIA 29/06:

JEAN PIERRE
MARÍLIA MENDONÇA

O Prefeito Izaías Régis (PTB)
anunciou hoje, dia 3, durante entrevista ao programa Falando com o Agreste, da
Marano FM, que a Prefeitura de Garanhuns vai convocar 61 candidatos aprovados
no último Concurso Público realizado no Município. Nessa etapa, Régis vai chamar
os aprovados para o cargo de Guarda Municipal.
Atualmente, 61 aprovados em
todas as etapas do Certame realizam o Curso de Formação. A ação tem por base a Matriz Curricular Nacional de
Guardas Municipais, formatada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública
(SENASP). Os Candidatos vêm cumprindo uma Carga Horária de 365 horas, sendo 241
horas de aula teórica e outras 124 de aulas práticas, inclusive com armas de
fogo. A parte teórica da formação acontece na AESGA. A Formação vem se desenvolvendo
sob a coordenação da AMSTT e da Secretaria Municipal de Administração.

O Curso, cujo final está previsto para o próximo dia
23 de junho,
tem caráter
eliminatório e está dividido em duas
turmas. A expectativa é que o resultado final do certame para a Guarda
Municipal seja homologado no dia 28 de junho, data em que o Prefeito Izaías Régis
também poderá convocar os aprovados nesta última etapa do Concurso. 
(Com informações e imagens do Blog do Jornalista Roberto Almeida – http://robertoalmeidacsc.blogspot.com/)

Clique em player para conferir trecho da Entrevista do Prefeito Izaías Régis:
 


A
Agência do Trabalho aqui em Garanhuns divulga a oferta de vagas de Emprego no
Município.
A
Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação traz a
informação de que estão sendo ofertadas 4 vagas de Emprego para Farmacêutico. Não
é exigida experiência, apenas a formação superior no segmento. O salário sugerido
é de R$ 3.216,00. Ainda há uma vaga para Desenhista Industrial Gráfico (Design
Gráfico) com salário não informado.


Clique na imagem para ampliar.
Os candidatos interessados e que supram os
pré-requisitos, devem se dirigir até a Agência do Trabalho, localizada no
Expresso Cidadão ou na rua Amaury de Medeiros, nº 20, bairro de Heliópolis. É
necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/ NIT/
NIS. (Com informações de http://www.sempetq.pe.gov.br/ e http://www.vecgaranhuns.com/)  

As inscrições no
concurso público da Fundação Nacional do Índio (Funai) já estão abertas e podem
ser realizadas pelo site www.esaf.fazenda.gov.br.
O prazo segue até o dia 26 de maio de 2016. São 220 oportunidades no total.
Há vagas para as funções de
engenheiro agrônomo, engenheiro (agrimensor e civil), contador, indigenista
especializado, este com qualquer formação em nível superior, cujas remuneração
são de R$ 5.345,02 e R$ 6.330,31. 
Taxas de participação nos valores de R$ 100 e R$ 120 são cobradas.
Para efetuar o pagamento, o candidato deve imprimir Guia de Recolhimento da
União (GRU) e efetuar o pagamento até o dia 6 de junho, em horário
bancário. 
De acordo com
edital do certame, “para a escolha de lotação serão disponibilizadas vagas nas
unidades descentralizadas da Funai, sediadas em capitais e interiores,
preferencialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima”. Apesar de as vagas imediatas serem
para essas localidades, a aplicação do certame ocorre, também, em Recife (PE);
João Pessoa (PB); Fortaleza (CE); Maceió (AL); São Luís (MA); Salvador (BA);
Teresina (PI); Natal (RN) e Aracaju (SE), aqui no Nordeste. A prova objetiva de
conhecimentos gerais e específicos está agendada para o dia 7 de agosto deste
ano. Há, ainda, avaliação discursiva. 
Confira o Edital
clicando AQUI.



(Com informações da Folha de Pernambuco)

Um dos crimes mais brutais realizados em Pernambuco
ganhará destaque no Repórter Record desta quinta-feira, dia 5. O caso dos
Canibais presos em Garanhuns, ocorrido há oito anos, será relembrado pelo Programa
através de entrevistas com os acusados e uma testemunha. Entre os destaques,
revelações sobre o trio amoroso formado por Jorge Negromonte, Bruna Oliveira e
Isabel Cristina.



Os acusados revelaram detalhes de como atraíam as Vítimas
para colocar em prática o que chamam de ritual. Na edição do Repórter Record
sobre o caso, Bruna conta como Jorge retirava os órgãos dos corpos para
congelar e consumir no dia seguinte. Além disso, o trio explica como fazia e
vendia salgados de carne humana.



Uma das testemunhas mais importantes, a filha da primeira
mulher assassinada pelos “canibais”, deu depoimentos para o programa.
“Ele [Jorge Negromonte] é canibal. Cortou a cabeça dela e a
estuprou”, revelou. A reportagem completa vai ao ar às 23h30min, na TV
Clube/Record.

O Festival de Inverno de
Garanhuns deste ano poderá ter apenas oito dias. Por conta da crise financeira vivenciada
no País e que atinge fortemente Pernambuco, o principal evento de Garanhuns deverá ter dois dias a menos neste
ano, devendo ser realizado no período de 23 a 30 de julho.

Segundo informações do
Prefeito Izaías Régis (PTB), o Governo do Estado deverá reduzir em R$ 4,5 milhões
o valor do investimento no FIG, que no ano passado foi de pouco mais de R$ 8
milhões. Para este ano, estão reservados no orçamento estadual apenas R$ 3,5
milhões para o Evento. “O Governo do Estado colocou agora (o FIG) na Lei Rouanet
(que capta recursos voltados a Cultura através da iniciativa privada), com R$ 4,5
milhões de reais pela Lei Rouanet. Se arrecadar, nós vamos fazer um grande Festival
de Inverno”, pontuou Izaías, em entrevista veiculada no programa Falando com o Agreste, da Marano FM, quando revelou que também se empenhará nesse processo e
adiantando que manterá contato com a Vivo, com o BNDES e junto a outras
Empresas Nacionais, através do Ministro Armando Monteiro, para que os dez dias
do Evento sejam mantidos. Ainda segundo Régis, o Governo Estadual só deverá
contratar artistas da região Nordeste.



Caso esse quadro de queda nos
investimentos se confirme, a participação da Prefeitura de Garanhuns no Festival
de Inverno deste ano se tornará fundamental. É que assim como no ano passado,
quando o Governo Municipal viabilizou a contratação de nomes como Ana Carolina
e a Banda Capital Inicial, a Prefeitura deverá ficar encarregada pela
contratação dos principais nomes da grade artística do Palco Mestre
Dominguinhos. Todavia, diante da posição de Izaías, referente à conclusão das
investigações quanto ao suposto superfaturamento na contratação do artistas no
ano passado
(relembre clicando AQUI), o Festival de Inverno de Garanhuns corre
o risco de se apequenar nesta edição de 2016. 



Clique em player para conferir trecho da Entrevista do Prefeito Izaías Régis:


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de
Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), abriu seleção simplificada
para o preenchimento de 57 vagas, sendo 54 para educador social/cuidador e 03
para técnico de enfermagem.  As oportunidades são para atuação nos
Serviços de Acolhimento Institucional acompanhados pela Gerência de Proteção
Social Especial de Alta Complexidade.
As vagas estão assim distribuídas: educador social/cuidador: Recife e
Região
Metropolitana – 35 e 02 PcD; Garanhuns – 16 e 01 PcD; Técnico de
Enfermagem: Recife e Região Metropolitana – 02 e 01 PcD. O salário para as duas
funções é de R$ 925,00. É exigida experiência mínima de 06 (seis) meses em
trabalho com crianças, adolescentes, jovens e adultos com ou sem deficiência
nas áreas de educação, saúde e sócio-assistencial.
As Inscrições poderão ser feitas a partir de amanhã, dia 4 de maio, até o
dia 18, por via postal, através do Sedex, ou presencial no horário de 9h às
16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (Av.
Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro, Recife/PE) . O formulário de inscrição está
disponível junto com o edital no Diário
Oficial do Estado de Hoje.

A Seleção Simplificada será realizada em etapa
única através de avaliação curricular por meio da análise de documentos
comprobatórios e de experiência profissional na área de, no mínimo, 6 meses. O
resultado final será divulgado no dia 14 de junho no site
www.sdscj.pe.gov.br e www.sigas.pe.gov.br.

Clique AQUI para conferir o Edital.  

De 199 óbitos suspeitos de
terem sido provocados por arboviroses, no Estado, entre 3 de janeiro e 30 de
abril, 20 tiveram resultado positivo para Chicungunha e cinco, para dengue. Conforme
boletim divulgado, ontem, dia 3, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), todos
os registros de arboviroses continuam crescendo, mas uma intensificação das
avaliações pelos Municípios resultou num salto de 360 para 3.732 casos de Chicungunha
confirmados e de 438 para 4.994 descartados.
A gerente de vigilância das
arboviroses da SES, Claudenice Pontes, explica que está sendo feita uma
investigação aprofundada dos pacientes com resultado laboratorial positivo para
chicungunha, para saber se o vírus teve ligação direta com a morte. “A maioria
estava acima dos 60 anos e tinha cormobidade (associação de duas ou mais
doenças), alguns eram hipertensos, diabéticos ou cardíacos”, informa.
“Na investigação,
descrevemos a linha do tempo do paciente desde que a doença começou, as
unidades onde foi atendido, o tratamento indicado, se ele se automedicou.
Qualificando o fator que desencadeou o óbito tentaremos minimizá-­lo”,
esclarece a gestora. Segundo ela, esse estudo pode ajudar também na revisão do
protocolo da chicungunha. “Em casos de dengue há um protocolo já bem
definido a seguir. Mas a chicugunha, por ser um vírus novo, está tendo o
protocolo do Ministério da Saúde revisado, pela necessidade de se intensificar
os medicamentos.”


Dos 20 óbitos que apresentavam
chicungunha, nove foram registrados no Recife, dois em Jaboatão dos Guararapes,
dois em Timbaúba e os demais em Camaragibe, Igarassu, João Alfredo, Nazaré da
Mata, Paulista, Toritama e Vitória de Santo Antão.
Com vírus positivo em cinco
mortos (nos municípios de Caruaru, Jaboatão, Olinda, Timbaúba e Venturosa) e
uma morte descartada, a dengue também evoluiu. Já são 67.165 notificações,
sendo 12.320 confirmadas e 13.285 descartadas. Há risco de surto em 91
municípios e situação de alerta em outros 77. No Arquipélago de Fernando de
Noronha, entre uma população de 2.930 pessoas, há 172 prováveis casos.
“Uma equipe esteve na ilha, na semana passada e definiu algumas ações,
como a colocação de telas protetoras em depósitos de água”, observa
Claudenice Pontes.
A SES também teve notificados
9.216 casos de zika, sendo 23 confirmados e 171 descartados. Desde que iniciou
mutirões para combater o mosquito Aedes aegypti, o Recife já visitou mais de 60
mil residências, inclusive com limpeza de entulhos.



MICROCEFALIA – De 1º de agosto de 2015 até 30 de abril passado, 1.912
casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco. Desses, 339 foram
confirmados e 920, descartados. O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz e
o Instituto Evandro Chagas confirmaram 153 casos relacionados ao vírus zika por
detecção laboratorial. Outros 87 casos deram negativo e três, inconclusivos,
totalizando 243 testes realizados. Também houve registro de 28 bebês natimortos
e 26 que morreram logo após nascer, mas nenhum teve microcefalia como causa
básica de morte, segundo a SES.
(Com
informações e artes do Jornal do Commercio) 

Dois dias após
reunir seu secretariado para tratar da situação financeira do Estado, o
governador Paulo Câmara (PSB) detalhou o que pretende fazer para tentar
garantir uma folga no caixa estadual. “Vai ser levada agora a outras
secretarias uma sugestão de cortes. A gente precisa ter ações que envolvam
cortes de mais de R$ 600 milhões na parte da despesa e temos que buscar receita
na ordem desse montante também”, falou nessa segunda-feira, dia 2, após
participar da posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco,
Sílvio Neves Baptista Filho.
O Governador descartou reduzir
o número de cargos comissionados ou cortar secretarias, porém adiantou que
programas estaduais estão a um passo de serem parados. “A nossa folha de
comissionados representa 1% da folha de funcionários. Uma folha
insignificativa. Pode ajudar? Pode, mas não é significativo diante dos desafios
que a gente tem para fechar o ano. A gente tem que ter outros cortes, que podem
envolver inclusive programas. Vários estão sendo analisados. Vamos fazer o que
é possível prejudicando menos a população. Quando não tem dinheiro tem que se
ver onde se vai cortar. Eu não posso cortar de imediato a folha de pagamento,
pagamento de dívida, poderes e repasse a municípios. Tenho que cortar o que
posso. Não posso deixar é o Estado se desequilibrar”, afirmou.
A criação de
novos impostos está descartada inicialmente, mas o Governador pediu para que a
Secretaria da Fazenda atue de forma mais incisiva junto a quem deve ao Estado.
“Temos ações que estão sendo estudadas pela Sefaz. Não envolvem aumento de
alíquota, mas envolvem ações para melhorar a fiscalização e procedimentos
fiscais que podem dar alguma receita”, contou. Daqui a dez ou 15 dias, o Estado
irá divulgar o balanço fiscal do quadrimestre. O que vem pela frente não deve
ser animador. “É bem possível que tenhamos passado o limite prudencial (da Lei
de Responsabilidade Fiscal)”, contou. (Com
informações do JC Online)

Diante da posição defendida
pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), que em entrevista veiculada na Rádio Jornal condicionou a
contratação de artistas para o Festival de Inverno deste ano a conclusão do
Inquérito, por parte do Ministério Público, que apura denúncia de indícios de
superfaturamento
nas
contratações da cantora Ana Carolina e da banda Capital Inicial, que se
apresentaram no Festival de Inverno do ano passado, o Promotor Domingos Sávio emitiu
uma recomendação ao Chefe do Poder Executivo de Garanhuns.  
 
Segundo o Promotor, a
tramitação do inquérito civil não impede a contratação de novos shows pela
Prefeitura Municipal. “Acaso decidam por novas contratações diretas de
artistas, observem as determinações constantes da Lei nº 8.666/93 – Lei das
Licitações e Contratos, especialmente seu artigo 26, parágrafo único, III, nos
termos da decisão do TCE-PE no processo 0906449-7, particularmente o item 2.a,
que determina instruir o processo de contratação direta com ‘justificativa de
preço, com a comprovação através de documentação, relativa a shows anteriores
com características semelhantes, que evidencie que o valor a ser pago ao
artista seja aquilo que recebe regularmente ao longo do exercício ou em um
evento específico’”, registra o representante do MP, na recomendação publicada
do Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 3.



Apesar da recomendação do Promotor, em entrevista
concedida ao Blog do Carlos Eugênio na última sexta-feira, dia 29, o Prefeito
Izaías Régis (PTB) enfatizou que respeita o MP e a postura do Promotor, mas
manterá a sua posição e só efetuará a contratação de artistas para o 26º FIG,
caso o Inquérito referente ao FIG 2015 seja concluído. “É questão de honra para
mim! Se o Inquérito não for concluído até o evento, a Prefeitura não realizará
contratações de artistas para o Festival de Inverno e os Vereadores da Oposição
terão conseguido o que queriam: prejudicar Garanhuns!”, chamou a atenção o
Prefeito Garanhuense.

Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI