A crise financeira que assola o País e de forma específica o Estado de Pernambuco
vem fazendo com que o Governador Paulo Câmara (PSB) tenha que protelar o
cumprimento de diversos compromissos de Campanha. Dentre eles está à construção
do novo Hospital Regional do Agreste Meridional, denominado de Mestre
Dominguinhos, previsto para ser construído às margens da BR-423, nas imediações
do acesso ao Distrito de São Pedro.
A falta de recursos é tanta que até mesmo o terreno onde deverá ser
construída a nova Unidade Hospitalar ainda não foi pago aos proprietários pelo Estado.
Diante dessa realidade, o portal V&C Garanhuns traz a informação que uma
representação de cidadãos garanhuenses, integrada pelo ex-vereador Mauro
Faustino (PSB), Ricardo Marques de Noronha, Arthur Moura e o empresário Edival
Veras (PSB), encaminhou Oficio ao Governador solicitando a liberação dos
recursos para que seja efetuado o pagamento do terreno. O documento foi enviado
via o Gerente da Casa Civil, Sandoval Cadengue. “A placa informativa da
obra colocada há dois anos, que existia no terreno onde está para ser
construído o Hospital Regional encontra-se caída, o que passa um clima de abandono
da futura obra, que sabemos, não foi apenas uma promessa de campanha, mas um
compromisso do Governo do Estado que será cumprido com maestria”, revela
trecho do documento enviado ao Governador pelos cidadãos do Município.
Essa é a segunda oportunidade em que o Governador é cobrado pela obra por
aliados. Em julho do ano passado, o deputado Estadual
Lucas Ramos (PSB) e o ex-presidente da Codeam, Eudson Catão (PSB), aproveitaram
a presença do governador Paulo Câmara em Garanhuns, para entregar um
documento, solicitando, entre outras ações para o Agreste, a construção do
Hospital Mestre Dominguinhos. “Apesar da crise não podemos deixar de
lutar e reivindicar o novo Hospital, que se faz necessário para termos uma
saúde de qualidade para a Região”, registra trecho do documento entregue a
Câmara pelos socialistas.
Em
janeiro do ano passado, o secretário Estadual de Saúde, Iran Costa registrou, em entrevista publicada no JC Online (CONFIRA), que o Estado já possuía recursos
para as obras. “Já temos mais de R$ 25
milhões garantidos no orçamento do Estado para a obra do novo hospital”,
pontuou. Ainda segundo o auxiliar do Governador, a época da entrevista
(03/01/2015), os projetos estavam concluídos e a licitação seria aberta nos
meses seguintes, o que até agora não aconteceu. A reportagem do JC ainda registrou a
informação de que a área onde será erguido o Mestre Dominguinhos foi
desapropriado pelo ex-governador Eduardo Campos, faltando pagar pelo terreno.
Em sua passagem por Garanhuns, em março do ano passado, por ocasião do Seminário Todos por Pernambuco, o Governador
Paulo Câmara (PSB) reforçou o compromisso de construir o Hospital Regional
Mestre Dominguinhos. “Vamos cumprir
sim esse compromisso, porque é um compromisso de nossa Campanha, mas acima de
tudo é importante e fundamental para a melhoria da saúde do nosso Povo”,
pontuou o Governador. De acordo com informações preliminares do Projeto, o novo
Hospital Regional terá 12 mil metros quadrados de área construída; emergências
adulto e pediátrica; bloco cirúrgico; enfermaria com 106 leitos.
previsão é de que o atual regional, o Dom Moura, funcione como hospital-escola
do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), que funciona no Campus Garanhuns.
do Governador Paulo Câmara, em março de 2015, sobre o Novo Hospital Regional do
Agreste Meridional e outras ações para o Agreste:
2014 para o governador Paulo Câmara (PSB), o senador Armando Monteiro Neto
(PTB) prometeu liderar a oposição em Pernambuco. Como Ministro do
Desenvolvimento e Comércio Exterior, o Petebista se dedicou pouco à política
local. Um ano e meio depois, levado de volta ao Senado pelo processo de
impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Armando finalmente promete voltar
a percorrer o Estado, animando aliados que já falam em uma possível candidatura
ao Governo em 2018.
todas as regiões de Pernambuco. E quero estar muito presente junto aos
companheiros que vão disputar as eleições municipais”, diz Armando, que
volta ao Senado amanhã. O PTB tem 71 pré-candidatos a Prefeito. Com partidos
sob influência do Senador, como o PRB e o PTN, a conta chega a 80. Ainda é
menos da metade dos Municípios. Do ministério, Armando vinha dando aval às
movimentações, mas sem mergulhar no dia a dia das candidaturas, contam aliados.
Enquanto coordenava a agenda de exportações do Brasil em mais de 30 viagens
internacionais, correligionários locais trocaram o PTB pela base do PSB. Outros
seguiram no PTB, mas com fortes contatos com os Socialistas, como foi o caso do
Prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB).
ter um papel central na estratégia de Armando para 2018. O grupo do senador tem
pré-candidatos em Petrolina (Adalberto Cavalcanti, PTB), em Garanhuns (a
reeleição de Izaías Régis, PTB) em Jaboatão dos Guararapes (Joel da Harpa, PTN)
e no Recife (Silvio Costa Filho, PRB). “Não me coloco como candidato (ao Governo),
até porque seria uma coisa extremamente precoce. Agora, nunca me furtei a
atender a convocação de companheiros. Se me for atribuída uma missão, não
recusarei”, responde Armando.
líder da oposição no Estado. Acha pretensioso. Mas emenda uma crítica. “O
Estado vive um mau momento. Um período mundo difícil, que se identifica em
várias áreas do Governo. Problemas gravíssimos, como a escalada na
criminalidade, a saúde pública, e a descontinuidade de obras”, dispara.
Na microrregião do Agreste
Meridional, o PTB aposta as suas fichas no projeto de reeleição de Izaías Régis,
aqui em Garanhuns, mas também deve fortalecer as pré-candidaturas dos petebistas
Janduy Bezerra, em Brejão; Girlan Pereira, em Saloá; e de Enilda Leonel, em
Paranatama. A reeleição do Padre Jorge, em Iati; e de Armando Duarte, em Caetés,
também devem ser reforçadas por Armando Monteiro. (Com informações do Jornal do Commercio)
no Concurso do INSS. O Certame oferece 950 oportunidades para vários cargos de
níveis superior e médio em vários locais do País. Aqui em Pernambuco há 36
vagas. O número de participantes foi divulgado na última quinta-feira, dia 5, pela
organizadora do processo seletivo, o Cespe/UNB.
horários das provas também já estão disponíveis para consulta no site: www.cespe.unb.br. As avaliações serão
aplicadas no próximo dia 15 de maio em todos os 26 estados da Federação e no
Distrito Federal.
de nível superior, a remuneração oferecida aos empossados é de até R$ 7.496,09.
Já para nível médio, os vencimentos correspondem à R$ 4.886,87. A jornada de
trabalho semanal é a mesma para os cargos de técnico e analista: 40 horas. (Com informações da Folha de Pernambuco)
aberto pela Petrobras Transporte S.A (Transpetro) para selecionar 147
profissionais que devem atuar como Auditor Júnior. Do total de oportunidades,
sete são imediatas e 140 destinadas a cadastro reserva. Há reserva de vagas de
5% das oportunidades para candidatos com deficiência.
seletivo, é necessário que profissionais tenham nível superior em
administração, ciências contábeis ou economia. As chances serão lotadas no Rio
de Janeiro e remuneração do cargo é de R$ 9.013,67.
A única etapa de avaliações
será uma prova objetiva, cuja aplicação está prevista para 12 de junho. As
provas vão cobrar conhecimentos de língua portuguesa, inglês e conhecimentos
específicos. As Inscrições custam R$ 65 e podem ser realizadas até o próximo
dia 19 de maio, pelo site: www.cesgranrio.org.br. Já
o resultado da seleção será divulgado em 1º de julho.
próximo sábado, dia 14, o Show do Rei. Calma! Não se trata de uma apresentação
do Rei Roberto Carlos e sim do artista Rômulo César, cover do RC famoso.
com inicio previsto para as 21h. Essa será a segunda apresentação de Rômulo
César no SESC. Ele apresentará o show ‘75 anos do REI’, e trará os maiores sucessos
do rei Roberto Carlos para os amantes da boa música. A noite em homenagem ao
Rei também contará com a apresentação do músico garanhuense Henrique Cesar. Para
maiores informações e aquisição de mesas procure o Ponto de Atendimento do Sesc,
na Unidade Local, ou ligue (87) 3761-2658 ou 99931-3919,
com Marcos Duarte, supervisor de Recreação do Sesc Garanhuns.
da Escolinha – Homenagem a Chico Anysio. A realização é da TOPSOM Eventos e
acontece a partir das 20h.
A apresentação reúne alguns personagens da antiga Escolinha do Professor Raimundo, dentre eles um dos
filhos de Chico, Nizzo Netto, que interpreta o Pitolomeu. O Elenco que se
apresenta em Garanhuns ainda contará com humoristas consagrados, como: Zé
Lezin, Cinderela, Seu Batista e o Senhor Aranha, com o seu bordão “Púliça –
Otoridade”. O show da Escolinha –
Homenagem a Chico Anysio também conta com a sensualidade da atriz Vivi Fernandes. Maiores informações podem ser
repassadas através do WhatsApp: (87) 99900-0010 ou pelas redes sociais da TOPSOM Eventos.
urbanização em oito ruas no bairro Aloísio Pinto já foram iniciadas nessa
sexta-feira, dia 6. É que o Prefeito Izaías Régis (PTB) esteve naquela
comunidade na noite da última quinta-feira, dia 5, para assinar a Ordem de Serviço
e se comprometeu de que os serviços teriam inicio imediato.
Estácio de Sá; Frei Henrique de Coimbra; Antônio de Almeida; Belém e as travessas
Belém e Tomaz Antônio Gonzaga, todas localizadas nas imediações da Rádio Sete
Colinas, serão beneficiadas com ações de pavimentação e drenagem.
Os serviços já foram iniciados na Rua Belém e vem sendo realizados pela
empresa J.
BENEVIDES DA SILVA EIRELI – EPP. As ações custarão R$ 804.891,21 aos cofres da Prefeitura
e terão um prazo de execução de 6 meses.
corre muita água por aqui e nós não aguentávamos mais. Todos os moradores eram
muito prejudicados”, relatou a senhora Ivoneide Lopes da Silva, residente a rua
Frei Henrique de Coimbra.
todo o País a partir de 5 de novembro. A infração leve, por exemplo, passará de
R$ 53,20 para R$ 88,38, e a punição gravíssima aumentará dos atuais R$ 191,54
para R$ 293,40.
estiver ao volante, por exemplo, ficará mais de três vezes mais cara. Além
disso, a punição, que atualmente é infração média, passará a ser gravíssima. O
valor dessa autuação subirá de R$ 85,13 para R$ 293,47. As mudanças no Código
Brasileiro de Trânsito foram publicadas no Diário Oficial da União, após sanção
da presidente Dilma Rousseff.
A nova legislação também cria infração para quem se
recusar a fazer o teste do bafômetro ou qualquer exame que permita constatar o
nível de álcool no sangue do Motorista. Esse tipo de conduta poderá acarretar
em multa de R$ 2.934,70 e deixa o condutor com a carteira de habilitação
suspensa por 12 meses. As mudanças também criam multa para o uso de qualquer
veículo para deliberadamente interromper, restringir ou perturbar a circulação
em ruas, estradas ou rodovias sem autorização da entidade de trânsito. Além de
o condutor ficar suspenso por 12 meses, a multa será de R$ 5.869,40. (Com informações e arte do Jornal do Commercio)
visando o pleito eleitoral do próximo dia 2 de outubro.
promove uma nova plenária da Legenda, que tem a frente o professor Jailton de
Melo Elias. O Encontro acontece no auditório da FETAPE, localizado na Avenida
Duque de Caxias, nº 145, bairro Heliópolis, mais precisamente nas imediações da
Vila Militar. “Vamos debater pautas relativas à conjuntura política municipal,
assim como a construção de um projeto inclusivo para a Cidade, que tenha a
educação como eixo norteador”, apresenta o Professor Jailton. “A participação popular
no debate político é um elemento fundamental”, finaliza o Presidente local do
PSOL.
articula para abocanhar vagas na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Nesta
semana, os filiados ao Partido estiveram reunidos com o Prefeito Izaías Régis
(PTB) para definir as estratégias para o período pré-eleitoral. Sob a
presidência do vereador Sílvio Sabino, o Grupo planeja lançar uma chapa de
candidatos a Vereador competitiva e já está fechado com o projeto de reeleição
de Izaías.
Defesa Social e de Administração foram convidadas a prestar esclarecimentos ao
Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no próximo dia 16, sobre possível
discriminação no concurso da Polícia Militar.
Estadual de Combate à Homofobia (CECH), o edital retira o direito de
transexuais serem admitidos, ao prever a eliminação de quem apresentar as
patologias constantes no CID10 Classificação Internacional de Doenças e
Problemas Relacionados à Saúde, adotado pela Organização Mundial de Saúde
(OMS). “No CID10, o transexualismo é tratado como transtorno de
identidade sexual. Mas já existe entendimento de se mudar isso. O fato de uma
pessoa ser transexual não a impede, à primeira vista, de exercer função
policial. Aliás, a PM tem um soldado trans e um grupo de trabalho de combate à
homofobia”, declara o promotor de justiça Maxwell Vignolli.
que essa questão seja revista no edital. “O princípio administrativo do
concurso público é de que todos devem ser tratados igualmente. Pode ter havido
um equívoco a ser ajustado por meio de uma conversa”, diz. “Se não,
vamos verificar a melhor forma.” O coordenador do CECH, Hugo
Felipe Lira, conta que a questão gerou uma moção de repúdio ao edital, na
Conferência Estadual LGBT, em maio. “Lá resolvemos instaurar procedimento
junto ao Ministério Público para tentar retificar o edital”, informa. O
agente de Direitos Humanos do Centro de Cidadania LGBT do Recife, Airles Ribeiro,
classificou o fato como uma afronta. “O transexualismo já não é tratado
como doença, não há impedimento físico ou mental para que se assuma uma vaga no
concurso”, observa. Os centros, entre outros, também foram convidados à
audiência.
se pronunciou por nota. “De acordo com a Gerência Geral de Articulação e
Integração Institucional e Comunitária, a resposta (ao MPPE) está sendo
elaborada por um médico especialista e não se trata de homofobia e sim de
transtornos psicológicos ligados ao comportamento sexual (pedofilia, por
exemplo)”, diz o documento. A transexualidade ocorre quando homem ou
mulher prefere assumir o sexo oposto. O Concurso, cujas inscrições terminaram
no último dia 10 de abril, tem 121,8 mil candidatos, para 1.500 vagas. A primeira
prova será no próximo dia 29. (Com
informações do Jornal do Commercio)
atos do Governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), sendo duas delas referentes à
Garanhuns.
Função Gratificada de Assessor Técnico do CASE – CENIP – Garanhuns, da Fundação
de Atendimento Socioeducativo – FUNASE, nomeando em seu lugar o advogado Senivaldo
Rodrigues Albino, o popular Johny Albino, irmão do vereador Sivaldo Albino
(PPS).
Especula-se nas rodas políticas do Município que a nomeação de Johny Albino sinaliza uma maior participação de Sivaldo no Governo Socialista. É que
o Vereador, principal força oposicionista na Cidade, não vinha tendo a devida
atenção por parte do Governo Socialista. Johny foi nomeado através do Ato nº 1545.









































