BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Um
acidente foi registrado na noite desse domingo, dia 24, na BR 423, mais
especificamente na curva da G-Vel, aqui em Garanhuns.
De
acordo com informações do Blog de Arlete Santos, por volta das 20h de ontem, um
Fiat Uno, de placas JQU 4923, colidiu frontalmente com um Gol, de placas não registradas. 
Maria Auxiliadora Leite, de 44
anos, residente na rua 12, Cohab 2, aqui em Garanhuns, que vinha como passageira
do Gol foi uma das Vítimas. Ela sofreu fraturas expostas nas duas pernas e também
machucou o maxilar, sendo socorrida ao Hospital Regional do Agreste, em
Caruaru. Já o motorista do Fiat Uno, Luiz Cláudio de Araújo, de 32 anos,
residente no Sítio Olho D´água de Dentro, zona rural de Canhotinho, sofreu uma forte
pancada na cabeça e também fraturou a perna esquerda, sendo socorrido ao
Hospital Regional Dom Moura.
(Com
informações e imagens de http://www.arletesantos.com.br/

Um duplo homicídio foi
registrado na noite desse sábado, dia 23, aqui em Garanhuns.
Segundo o portal Agreste
Violento, as Vítimas foram os irmãos Cícero Rodrigues da Silva Júnior, de 32
anos, conhecido por ‘Júnior do Cachorro Quente’, e Carlos André Rodrigues da
Silva, de 28 anos. Eles estavam defronte a praça da rua Sebastião Paes de Melo,
nas  imediações do Terminal de Ônibus da
Cohab 1, quando homens em um carro escuro, de placas e marca não registradas, chegaram
e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Ambos morreram no local.
De acordo com a Polícia Civil, ‘Júnior do Cachorro Quente’ foi atingido com tiro de espingarda calibre 12 na
altura do tórax. Já o corpo de Carlos André, que era Flanelinha, apresentava
várias perfurações pelo corpo, provavelmente de revólver calibre 38. Os motivos
para os crimes são desconhecidos. A 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns vem
investigando o caso. 
De acordo com o Portal Agreste
Violento, os Corpos foram encaminhados para o IML, em Caruaru, numa em
funerária contratada pela família, haja vista que Garanhuns não dispõe de uma viatura
do IML para remoção de corpos, sendo os familiares responsáveis pelo serviço. 
Com esses dois novos crimes,
chega a 21 o número de homicídios registrados em Garanhuns nesta ano de 2016.
(Com informações e imagens de www.agresteviolento.com.br)

Contando com o maior público de todas as edições já vivenciadas, o III
Viva Dominguinhos chegou ao fim na noite de ontem, dia 23, superando todas as expectativas.
Estimativas da Polícia Militar registram que o Evento foi prestigiado por mais
de 120 mil pessoas, o que dá uma média de 40 mil presentes, por dia, nos polos
do Evento.
Além dos shows de Kiara Ribeiro, Maciel Melo, Elba Ramalho e Flávio
José, que animaram os cerca de 50 mil presentes a Praça Cultural Mestre
Dominguinhos, a noite ainda foi marcada pela segunda edição do ‘Troféu Viva
Dominguinhos’. Idealizado pelo professor e pesquisador Antônio Vilela, tendo a
parceria da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação
Social, o simbolismo do momento emocionou todo o público presente. Esta é a
segunda edição da premiação. Nesta edição, nove personalidades foram agraciadas.

Aldo Machado de Araujo foi um dos que receberam o troféu nesta edição.
Aldo é considerado um dos grandes divulgadores da música nordestina,
principalmente no que se refere às músicas de Dominguinhos. O instrumentista
Genaro também foi escolhido para receber a premiação, entretanto como não pôde
comparecer ao evento, sendo representado por seu amigo Flávio Melo. O pai do
cantor Waldonys, Eurides Menezes, que teve uma sólida amizade com José Domingos
de Moraes, também foi agraciado.
Um dos grandes amigos e divulgadores da música de Dominguinhos em
Garanhuns e região, Jarbas Brandão, o Binha do Garoa, foi um dos premiados da
noite. Em seguida, foi à vez de José Januário Maciel – conhecido como Joquinha
Gonzaga. Joquinha é sobrinho de Luiz Gonzaga. Sebastião Pereira de Moraes, o Basto
Peroba, também recebeu o troféu. Ele foi amigo de infância de Dominguinhos, com
o qual tocava sanfona, também fez parte do grupo de premiados. 
Elba Ramalho, Flávio José e Jorge de Altinho também foram agraciados e receberam
o troféu das mãos do Prefeito Izaías Régis, em seus camarins.
O Viva Dominguinhos é uma realização da Prefeitura de
Garanhuns, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, e neste ano contou
com o patrocínio da Ferreira Costa, Farmácia do Trabalhador do Brasil, São
Cristóvão, Mano Imóveis e Governo Federal, através do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (Com informações da SECOM/PMG e imagens de
Edson Fernandes/FH Studios e Tetto Drone)

O
sucesso da 3ª edição do Viva Dominguinhos também foi marcada pelo êxito na operação
policial desenvolvida pelo 9º BPM.
De
acordo com informações apuradas pela jornalista Arlete Santos, a Polícia
Militar atuou durante o Evento com um
efetivo  de  76 homens, sendo 5 oficiais e
71 praças, além das Guarnições de Apoio: GATI,  ROCAM, OPERAÇÕES e BEPI. Sob
o comando do Tenente Coronel Ely Jobson, os militares efetuaram rondas com
abordagens dentro e no entorno do Evento, garantido a sensação de segurança por
parte do público.



Na noite de ontem, dia 23, encerramento do Evento, que contou com um
público de cerca de 45 mil pessoas, foram registradas apenas 1
9 ocorrências, todas considerados
de menor potencial agravante. (Com
informações de
http://www.arletesantos.com.br/)

A Prefeitura de Petrolina, distante 545km de Garanhuns, está com inscrições abertas para Processo Seletivo que objetiva a contratação
de Professores. O Certame selecionará 500 docentes nos níveis médio e superior,
para atuar na Rede Municipal de Ensino da Zona Urbana e Rural.


As vagas estão distribuídas
nas áreas de Português Inglês (40); Matemática (25); Biologia (15); Geografia
(7); História (12); Educação Física (8); Educação Especial – AEE (25); Educação
Infantil (83) e Ensino Fundamental – Anos Iniciais (285). Dentro do total de
funções, há vagas exclusivas para pessoas com deficiência. As remunerações
variam de R$ 1.037,87 a R$ 2.244,78, em jornadas de 100 ou 200 horas-aula.


Os interessados devem
preencher o formulário de inscrição até o próximo dia 28 de abril de 2016, pelo
site:
 http://:8080/concurso/actConcurso.do?m=iniciarConcursos,
e efetuar o pagamento do boleto bancário, referente a taxa de participação no
valor de R$ 50. Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva,
prevista para ser aplicada no dia 15 de maio de 2016. A validade deste Processo
Seletivo é de um ano, contado a partir da publicação de homologação do
resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.



Para acessar o Edital clique AQUI

Consolidado pelo público, neste sábado, dia 23, chega ao fim a terceira edição do Viva
Dominguinhos. O Evento atrai, desde o ano de 2014, milhares de turistas para o Município,
se consagrando no calendário festivo da região.
Quem for para a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá curtir, a
partir das 21h, os shows de Kiara Ribeiro, Maciel Melo, Elba Ramalho e Flávio
José. Mais cedo, às 9h30min, no Espaço Colunata, se apresentam Os Coroas do
Forró, Lucas do Acordeon, Ananias Júnior, Nando Azevedo e Rogério Rangel – além
do projeto Roda de Sanfona, que reúne diversos sanfoneiros locais numa só
apresentação.
A garanhuense Kiara Ribeiro preparou um show comemorativo para
homenagear Dominguinhos. Ela, que é a responsável pela abertura da noite de
hoje, foi conduzida ao palco pela primeira vez por Dominguinhos. Teve seu álbum
“Em todas as notas” indicado ao Prêmio de Música Pernambucana (Acinpe 2013),
ganhando pela votação dos críticos como Melhor Álbum na categoria MPB.
Maciel Melo é a segunda atração a subir ao palco. O cantor e compositor
é natural de Iguacy, cidade do Sertão pernambucano. Convivendo com a música
desde muito cedo, por influência do pai que era músico, Maciel já participou de
vários festivais de música, como por exemplo o Canta Nordeste.
Às 0h Elba Ramalho vai se apresentar. Nascida no alto sertão da
Paraíba, Elba também despertou cedo para a música, tendo influências do baião,
maracatu, xote, frevo, pastoril, caboclinhos e forrós. Premiada diversas vezes
por sua interpretação peculiar, ela é uma das trações mais esperadas desta
edição do evento.
Descendente
de uma família de músicos, Flávio José vai fechar a última noite da terceira
edição do Viva Dominguinhos. Com o nome consolidado no segmento do forró
tradicional, o artista tem 30 anos de atuação na música. (Com informações de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)

A segunda noite de shows da terceira edição do Viva Dominguinhos foi
marcada por muito forró, homenagens e praça lotada. De acordo com dados
divulgados pela Polícia Militar, mais de 40 mil pessoas estiveram presentes a
Praça Mestre Dominguinhos.  
Mourinha do Forró, que está em 26º ano de carreira, abriu os trabalhos e
mostrou a qualidade do artista local. Em seguida Flávio Leandro manteve a
temperatura alta, quando cantou os principais sucessos de Dominguinhos , bem
como, músicas de sua autoria, que foram gravadas por grandes artistas como Elba
Ramalho, Jorge Coelho e Jorge de Altinho.
Considerado como uma das atrações mais esperadas da noite, Waldonys
tomou conta do palco, por volta das 00h, e fez um show inesquecível, quando
cantou os principais sucessos do Mestre Dominguinhos.
Durante a Coletiva
de Imprensa, realizada pouco antes do show, o Artista falou sobre a promoção
que está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, a
fim de arrecadar alimentos para o Abrigo São Vicente de Paula. “Isso faz bem
para a gente. É fazer o bem sem olhar a quem. E eu sempre falo muito uma frase
que o meu pai me diz: ‘Quem não vive para servir, não serve para viver’. Então
eu tive essa ideia e passei para a equipe da Prefeitura e a proposta foi muito
bem acolhida. Fiquei muito feliz e satisfeito com isso”, completou.
A promoção é a seguinte:
Os fãs de Waldonys poderão ter a oportunidade de sobrevoar Garanhuns no avião
do próprio Artista. Para participar da realização, basta levar 2kg de alimentos
para o ponto de apoio montado no Espaço Colunata – no Centro da Cidade-, neste
sábado, dia 23, das 8 às 12h. Ao final da arrecadação, o sorteio será
realizado. A decolagem está marcada para 14h, no Aeroporto de Garanhuns. Na
ocasião, as pessoas que tiverem participado da promoção – mesmo que não tenha
sido o ganhador – terão a oportunidade de tirar foto com o Artista.

O responsável por
encerrar a segunda noite de shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos foi o
tecladista, cantor, sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas.  “Dominguinhos
foi muito importante não só na minha carreira, mas para todos os sanfoneiros. E
por isso participar desse evento é de muita alegria para mim”, pontuou Dantas. (Com informações de Ruthe Santana/SECOM/PMG
e imagens de Edson Fernandes/SECOM/PMG/FH Stúdio’s e Jefferson Tetto)
 

E depois de um inicio de
Governo marcado por criticas dos moradores das localidades rurais, a Gestão
Izaías Régis passa a ter uma avaliação positiva também nesse segmento.
É que segundo a assessoria do
PTB/Garanhuns, a Prefeitura investiu no ano passado pouco mais de R$ 600 mil
reais na aquisição de máquinas e implementos agrícolas para atender as
localidades rurais, através da realização de serviços de recuperação das
estradas vicinais; limpeza e construção de reservatórios d´água e aração de
terras. E os trabalhos vêm agradando os moradores das localidades rurais.
Prova dos avanços viabilizados
pela Gestão Municipal, é que atualmente o homem do campo conta com uma patrulha
mecanizada própria, composta por uma máquina Patrol, uma Retroescavadeira, uma
Enchedeira e uma Caçamba, que atua na recuperação das estradas vicinais, além
de quatro Tratores para aração de terra e uma Retroescavadeira exclusiva para
construção e limpeza de barreiros. “Nós estamos sempre fazendo a manutenção das
estradas, sobretudo as principais e as que circulam os ônibus escolares”,
pontua o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges,
responsável pelos serviços.
Já as ações de limpeza de
barreiros e barragens, bem como de construção de novos reservatórios d´água
também vem sendo constantes. “É importante destacar que esse é um serviço que
pela primeira vez está sendo realizado no Município. O Prefeito Izaías adquiriu
uma retroescavadeira e deixou exclusiva para esse serviço. Todavia, ainda não
conseguimos atender a todos, pois a demanda era muito grande, mas já está
andando e estimamos que até o final deste ano tenhamos 80% dos barreiros do
Município limpos”, estima o secretário de Agricultura.
Outra ação realizada pela Prefeitura
e que vem agradando os produtores rurais é o serviço de aração de terras e
colheita de grãos. “No ano passado, o Prefeito Izaías Régis adquiriu três novos
tratores, com implementos (grades aradoras com controle remoto; uma grade
niveladora e uma roçadeira articulada), que junto com ao que já tínhamos, vêm
sendo utilizados nesse serviço”, revela o secretário Epaminondas Borges. Ao todo, mais
de 150 famílias já foram atendidas via associações com o serviço, totalizando
cerca de 300 horas/máquina, em três regiões diferentes do Município. A
estimativa é que até o inicio do plantio, 100% das solicitações tenham sido
atendidas pela Prefeitura.



Vale registrar que a zona
rural de Garanhuns representa um percentual de 12% do eleitorado garanhuense, e que os investimentos nesse setor, devem
se transformar numa importante parcela de votos nas eleições de outubro.
(Com
informações da Assessoria do PTB/Garanhuns e imagens SECOM/PMG) 

O Portal Agreste Violento traz
a informação de que um Morador de Garanhuns foi assassinado com um tiro de
espingarda Calibre 12 na noite dessa quinta-feira, dia 21, no Sítio Laguinha,
margens da BR-424, no município de Caetés.
De acordo com a Polícia Civil,
a vítima foi o motorista da Empresa Coca-Cola, Paulo Francelino da Silva, que
tinha 57 anos e residia na rua Luiz Pereira Júnior, bairro do Magano, aqui em
Garanhuns. Ainda de acordo com a Polícia, Paulão, como era conhecido, trafegava
em seu veículo Strada de cor vermelha e placas PEF 8292, quando foi alvejado
pelo disparo.



As primeiras linhas de
investigação da Policia sugeriam latrocínio (roubo, seguido de morte), todavia
aparentemente nada foi roubado da Vítima. A carteira porta-cédulas
encontrava-se no bolso de Paulo Francelino e cerca de R$ 1.000 em espécie foram
encontrados no piso do carro, abaixo do tapete do motorista. Após levantamento
cadavérico o corpo de Paulo Francelino foi encaminhado para o IML em Caruaru. A
Delegacia de Caetés dará continuidade às investigações.  
(Com
informações e imagens de www.agresteviolento.com.br)

E a burocracia do serviço
público segue adiando a conclusão de algumas obras aqui em Garanhuns. É que o Diário
Oficial do Estado trouxe a informação de que as obras das Creches e das Quadras
Esportivas que a Prefeitura vem realizando, ainda não tem uma data definida
para serem reiniciadas.

O processo de licitação para construção
de cinco Creches Pré-escola tipo B – modelo Convencional FNDE, nas localidades
da Cohab 2; Manoel Chéu; loteamento Manoel Camelo (bairro Francisco Figueira); Massaranduba
e na Cohab 3, realizado no último dia 13, não teve empresas habilitadas. É que as
licitantes A J P Engenharia Ltda EPP e a Construtora Pronorte Ltda EPP, não
atenderam aos requisitos do Edital e foram declaradas Inabilitadas. Diante do fato,
a Comissão Permanente de Licitação abriu prazo para apresentação de nova
documentação de habilitação. O Processo será retomado no próximo dia 28 de
abril.
Já a licitação para escolha da
Empresa que vai concluir as obras de construção de três Quadras Poliesportivas
Coberta com Vestiários, cujas estruturas estão inseridas nas escolas Municipais
Letácio Brito (Boa Vista); Silvino Almeida (Manoel Chéu) e Jaime Luna, na Cohab
3, está mais próxima de ser concluída. É que as empresas Construtora Pitombeira
Ltda. – EPP; Construtora Pronorte Ltda. EPP; e A J P Engenharia Ltda EPP, atendem
às exigências habilitatórias e foram declaradas habilitada, estando aptas a
participarem da segunda fase do Certame, que compreende a abertura das
propostas de preços. Caso não haja manifestações recursais, o processo terá
sequencia no próximo dia 27 de abril.  
Em ambos os casos, tanto das Quadras, quanto das
Creches, as empresas que ganharam as licitações chegaram a iniciar as obras,
mas não deram continuidade aos serviços. “Em inúmeras viagens à Brasília tenho
lutado para resolver a situação dessas obras. Esperamos que não aconteçam novos
imprevistos, pois estamos empenhados em concluir essas obras e entregá-las a
população ainda neste ano”, pontuou o Prefeito Izaías Régis.