Nacional de Vacinação contra a Gripe, lançada pelo Ministério da Saúde, acontece
nesse sábado, dia 30. Aqui em Garanhuns, a vacinação já vem acontecendo nas
Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no dia de mobilização, além das UBS’s
também haverá vacinação no Espaço Colunata e na Praça Souto Filho, das 8 às
17h. A Campanha segue até o dia 20 de maio.
crianças entre seis meses e menos cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29
dias); gestantes; mulheres em período pós parto; profissionais da área da saúde;
povos indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; população privada de
liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de
doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com outras condições clínicas
especiais, como diabéticos e obesos.
Ministério da Saúde, a vacina é segura, sendo considerada uma das medidas mais
eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos
demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de
hospitalização por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da
influenza.
mais de 8 mil doses da vacina e convidamos todas as pessoas que fazem parte dos
grupos prioritários para irem até o Posto mais próximo de sua casa ou um dos
pontos de apoio do Dia D, para serem vacinadas. Essa imunização é fundamental
agora, pois a vacina leva de duas a três semanas para formar os anticorpos
necessários para a proteção. Então é importante, para que no inverno, quando há
mais casos da doença, essas pessoas estejam protegidas”, registra o secretário
de Saúde, Alfredo de Góis.
da vacina, nós orientamos as pessoas reforçarem algumas medidas de higiene,
como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que
facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca ao tossir ou
espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar
máscara de proteção”, alertou Polyana Farias, que coordena o Programa Nacional
de Imunização no Município. (Com
informações de Ruthe
Santana/SECOM/PMG)
A partir dessa sexta-feira,
dia 29, a programação da Rádio Jornal Garanhuns ficará ainda mais diversificada
e atrativa. Novos programas, horários diferenciados e uma bela voz feminina, integram
o pacote de mudanças da ‘Rádio do Povo’.
O Programa Ronda Policial passará
a ser apresentado em novos horários, com a 1ª edição indo ao ar das 6h20min às
7h30min. Já a segunda edição acontece das 9 às 10h. O Programa que é líder de
audiência seguirá sob o comando de Eduardo Peixoto. Já entre as 7h30min e 9h, a
programação será gerada direto do Recife, com a ‘Primeira Página’, apresentada
pelo experiente radialista Geraldo Freire.
A Super Manhã, que tem Ariston
Brito a frente, passará a ser veiculada das 10 às 11h, sendo seguida do Debate Local,
que acontece as sextas, com Eduardo Peixoto, e aos sábados, tendo como mediador
Ariston Brito. Já nos demais dias da semana, o Debate será gerado de Recife,
com apresentação de Geraldo Freire. A programação volta a ser gerada em Garanhuns
a partir do meio-dia, quando será apresentado o ‘Edição do Meio-dia’, com
Eduardo e Ariston, voltando a ser veiculada em rede estadual das 12h20min até às
15h.
VOZ FEMININA – Mas a principal mudança na programação da Rádio
Jornal fica para o período da tarde. É que a jornalista e radialista Samara Pontes
(que atua na Rádio 87 FM apresentando o ’87 Romance’ e compõe a Secretaria de Comunicação Social de
Garanhuns) passará a integrar a equipe do Sistema Jornal do Commercio. Ela apresentará
dois programas, o ‘Consultório’, que será marcado por entrevistas com
profissionais de saúde, das 15 às 16h, e a ‘Revista da Tarde’, que trará, das 16
às 18h, um resumo das noticias do dia em Garanhuns, no Estado, no País e no Mundo.
em player para ouvir a nova chamada da Rádio Jornal Garanhuns:
secretária de Cultura, Cirlene Leite, que assume interinamente a chefia da Pasta,
antes coordenada por Pedro Passos. É que ele pediu exoneração do cargo e deverá
concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores nas eleições deste ano.
titulares interinos. É o caso de Articulações e Políticas de Governo e da
Pessoa com Deficiência, que passaram a ser coordenadas por Méwitton Araújo
desde o inicio deste mês de abril. Já a secretaria de Planejamento vem sendo
comandada interinamente pelo titular da pasta da Fazenda, Evilson Rêgo.
“As saídas foram decisões pessoais dos titulares das Pastas, e aceitas
pelo Prefeito, que sabe que novos nomes não teriam tempo para coisas novas.
Assim, dá a entender, que prefere deixar para pensar em mudanças significativas
de Secretários se tiver o segundo mandato”, comentou o jornalista Ronaldo César,
em seu Blog, ao analisar as mudanças no Governo de Garanhuns.
(IBGE) divulgou que
o Concurso voltado ao segmento de pesquisas
econômicas e sociais está mantido e contará com 7.825 vagas temporárias. A boa
notícia é que o Certame já está bastante adiantado, com a organizadora
definida: a Fundação Cesgranrio.
por meio de dispensa de licitação. O contrato de prestação de
serviços entre o Instituto e a organizadora deverá ser assinado nas próximas
semanas e a publicação dos editais deverá acontecer ainda neste semestre.
de pesquisas e mapeamento, com exigência de nível médio e salário de
R$ 1.708,00, já incluso o auxílio-alimentação de R$ 458,00. Já o segundo edital
contará com 300 vagas de agente de pesquisas por telefone, cargo de nível
médio e que exige experiência de um ano
em teleatendimento/telemarketing ativo ou receptivo nos últimos
cinco anos, com ganhos de R$ 1.408,00, também incluso o
auxílio-alimentação. Por fim, o Concurso IBGE 2016 contará com 25 vagas de
supervisor de pesquisas, para graduados, com remuneração de R$ 5.058,00, já
incluso o auxílio-alimentação.
projeto básico do Concurso planeja que as inscrições aconteçam 21 de junho a 19
de julho. Além disso, os candidatos serão avaliados por provas objetivas, com
60 questões, em 4 de setembro. Este Cronograma, no entanto, poderá ser alterado
caso seja do interesse do IBGE ou da organizadora escolhida. Para Agente de Pesquisas
e Mapeamento (7.500 vagas), cargo que se destaca, a prova objetiva deverá
versar sobre Português, Geografia, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais. A
validade do concurso será de até um ano, com possibilidade de prorrogação de
até três anos. Os contratados terão direito a férias e 13º salário.
partir das 8h, o Centro Administrativo II. A ação foi viabilizada pelas secretarias
de Administração e de Planejamento.
sediar seis departamentos da Gestão Municipal. O Local abrigará a Diretoria dos
Transportes; o Departamento de Patrimônio e Suprimento; a Autarquia Municipal
de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT); e as secretarias de Planejamento
e de Serviços Públicos e Obras.
O novo prédio, que recebeu serviços de pintura, limpeza, comunicação
visual e de reforma – incluindo partes elétrica e hidráulica –, também contará
com um novo auditório. Mais de 400 servidores municipais devem trabalhar no
Centro Administrativo II. Com a medida, a Prefeitura estima economizar recursos
públicos e pretende melhorar a logística de acesso aos Setores, dando fluidez
na tramitação dos projetos.
27, foi apresentada a população a nova
frota de caminhões que realiza a Coleta de Lixo em Garanhuns. A apresentação
aconteceu defronte à sede da Prefeitura.
novos veículos, sendo oito compactadores; dois caminhões do tipo caçamba e um
do tipo baú passarão a realizar o serviço a partir da noite de hoje. A ação da
Secretaria de Serviços Públicos e Obras visa melhorar o processo de limpeza
urbana e coleta de lixo no Município e em seus distritos, que é realizado pela empresa terceirizada Locar Saneamento
Ambiental. (Com
informações e imagens de Cloves Teodorico, Luanny Porto e Aquiles Soares/SECOM/PMG)
dia 28, e segue até o sábado, dia 30, a terceira edição do Encontro Regional
dos Cursos de Administração – ERECAD, realizado pela Autarquia do Ensino
Superior de Garanhuns (AESGA), por meio da Faculdade de Ciências da
Administração de Garanhuns – FAGA e o Conselho Regional de Administração de
Pernambuco – CRA/PE.
temática “Administração e Sustentabilidade Regional” acontecerá no Auditório
Manoel Elpídio Melo na AESGA e será marcado pela realização de palestras e
oficinas, além da apresentação de trabalhos acadêmicos.
vice-presidente do CRA, professor José Carlos Gomes, a lista dos artigos
científicos aprovados para o Evento já foi divulgada e está disponível do site
da AESGA, através do endereço: www.aesga.edu.br.
será ministrada pelo administrador Rui Otávio Bernardes de Andrade, numa
importante discussão sobre “Desafios e Perspectivas acadêmicas e profissionais
do Administrador”. Já na sexta, dia 29, o debate será sobre “Empreendedorismo,
Inovação e Desenvolvimento Regional”, realizada pelo professor Ricardo Chaves
de Lima.
oficina para Docentes “Desafios da Gestão Universitária: criando um sistema de
gestão integrado para instituições de ensino superior”, com o professor administrador
Alexandre Nicolini. A participação no III ERECAD garantirá certificado de 30
horas/aula.
eletrônico http://estagioneoenergia.com.br/.
São 32 vagas em Pernambuco para alunos de diversos cursos de nível superior. O
prazo para realizar o cadastro segue até o próximo dia 10 de junho.
Contábeis, Design, Direito e Engenharias da Computação, de Produção,
Elétrica e Eletrônica.
O processo seletivo é composto por análise curricular do candidato,
provas online (inglês e raciocínio lógico), dinâmica de grupo e entrevistas. Os
aprovados podem firmar contrato de estágio com vigência de até dois anos.
inaugurado em 2018, a Tenco Shopping Centers, empresa que viabilizará o
Empreendimento, emitiu Nota justificando a decisão e definindo um novo prazo
para inicio das obras de construção do mall, que quando estiver em funcionamento terá 175 lojas, seis âncoras e mais de mil vagas de estacionamento.
depende da execução do acesso viário pelo DNIT, conforme ficou acordado em
reunião entre os diretores da Tenco, Fabrício Amaral e Arnaldo Marinho, com o
prefeito da cidade, Izaías Régis”.
de acordo com a Tenco, “após o projeto do DNIT ser aprovado pela Prefeitura, a
Tenco terá um prazo de 60 dias para começar a construção. A previsão de
conclusão dos serviços é de nove meses, a partir da ordem de início, o que deverá
ocorrer no segundo semestre de 2017”, enfatiza a Empresa em nota distribuída a
Imprensa local.
O Desemprego é uma realidade
no País, dados do IBGE apontam que atualmente mais de 10 milhões de Brasileiros
estão à procura de um posto de trabalho. Aqui em Garanhuns, o cenário não é
diferente e no comércio, o setor que mais emprega na Cidade, é comum ver lojas
fechadas, o que resulta em cidadãos desempregados.
se mostra atento a essa realidade, e através da secretaria de Desenvolvimento
Econômico, vem viabilizando ações que gerem novos postos de trabalho em
Garanhuns. “O papel do Governo Municipal é dinamizar a economia local e desde o
inicio da Gestão, o Prefeito Izaías Régis vem se preocupando muito com a
geração de emprego e renda no Município”, pontua o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, que complementa: “efetuamos muitas
ações, desde preparar melhor a mão de obra para a realidade dos empreendimentos
que pudessem vir, como também atrair novos investimentos para o Município e
fazer com que essas empresas se instalassem o mais rápido possível, ou seja:
facilitamos a entrada desses empreendimentos no Município, dinamizando a
economia como um todo”, apresentou.
Legislações Municipais e dando celeridade aos processos de liberação de
documentos, a Prefeitura atuou decisivamente na instalação de empresas como o
Assaí Atacadista, a Casas Bahia e a Farmácia Pague Menos, entre outras, que
juntas empregam cerca de 300 cidadãos garanhuenses. “Nós também estamos
investindo no potencial turístico do Município. O Natal Luz e o Viva
Dominguinhos já são realidades turísticas e geram importantes postos de
trabalho diretos e indiretos, além de dinamizar a economia nos setores de
hotelaria e de bares e restaurantes”, avalia Geandré.
Governo Municipal e que vai gerar vagas de trabalho foi à doação de uma área do
Município para construção da Central de Distribuição da Casa das Balas. “A
Empresa teve pequenos atrasos na implantação por conta dos Financiamentos
Bancários, mas eles seguem cumprindo os prazos e a nossa expectativa e que lá
sejam gerados até 100 empregos”, salienta o Secretário, revelando também que o
empreendimento já vem gerando postos de trabalho nessa fase de construção. Aliás,
o segmento da construção civil e as obras de infraestrutura realizadas pela
Prefeitura em praticamente todo o Município também geram importantes postos de
trabalho em Garanhuns. “O Prefeito Izaías foi procurado por empresários da
Construção Civil e adequou (junto com os Vereadores) algumas leis do Município
para facilitar esses investimentos. Há também à realidade das obras de
infraestrutura que vêm sendo realizadas pela Prefeitura e que geram empregos
diretos”, apresenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, estimando que
cerca de 700 empregos foram gerados com as obras municipais e pelo segmento de
construção civil, sobretudo na área habitacional.
Governo Municipal no segmento de geração de empregos vem sendo a viabilidade de
um novo Distrito Industrial. O projeto intitulado de Célula Industrial Empresarial Logística Ampliada,
a CIELA, viabiliza incentivos
fiscais e a doação das áreas para construção dos empreendimentos, além
de se comprometer com
a infraestrutura dos acessos e a viabilidade dos serviços de fornecimento de
água e energia elétrica. “Estamos na fase de implantação das empresas.
Atualmente temos seis empresas gerando empregos com a construção dos seus
espaços físicos e outras três que começarão as suas obras brevemente. Esperamos
que até julho já tenhamos duas ou três funcionando no local, gerando até 70
empregos diretos”, chamou a atenção o Secretário, ressaltando que a BelloBella Cosméticos, que produzirá xampus, cremes e condicionadores, deverá ser a primeira
a entrar em operação.
A estimativa da Prefeitura é
que as Empresas instaladas na CIELA gerem entre 600 e 900 postos de trabalho
quando todo o Projeto estiver em execução. São empreendimentos nos segmentos
alimentício, de metalurgia, vestuário e de construção civil, com a fabricação
de pré-moldados e luminárias, entre outros. “Temos também o Projeto Incluir,
que possibilita a
Inclusão Produtiva e a Segurança Sanitária. Portanto, estamos atuando em
várias frentes para melhorar, para girar a economia do nosso Município e não
vamos parar por aí. O Prefeito já está em contato com empresários paranaenses,
que desejam instalar na Cidade uma indústria alimentícia. A ordem é viabilizar
os meios dessa instalação, pois a meta é trazer novas empresas, novos empreendimentos
que gerem emprego e renda, melhorando a vida da população”, finaliza o de
Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira. (Com informações e imagens da Assessoria do PTB/Garanhuns)
Clique em player para ouvir a Entrevista do Secretário Geandré Nogueira:
pernambucano residencial vai pagar 11,5% a mais na conta de energia elétrica a
partir do próximo dia 29 de abril. O percentual foi aprovado na manhã desta
terça-feira, dia 26, durante reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel). O valor ficou um pouco acima da expectativa, que previa um aumento
próximo da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 10,67%.
11,5% é dos consumidores de baixa tensão, que inclui todos os residenciais e os
de baixa renda. A Celpe atende 3,5 milhões de unidades consumidoras.
O aumento do
preço da energia vendida pela Celpe varia de acordo com o tipo de consumidor.
As grandes indústrias terão um reajuste de 9,39%, as indústrias de porte médio
ficarão com uma alta de 5,92% e os empreendedores de pequeno porte pagarão
6,79% a mais na conta de luz. Os consumidores
rurais terão um reajuste de 14,87%, enquanto o comércio e o poder público –
classificados pela Aneel como consumidor B3 – terão um aumento de 11,61%.
Na média, os
consumidores de alta tensão terão um reajuste de 6,77% e os da baixa tensão de
11,77%. Como o nome diz, os clientes de alta tensão são os que consomem numa
rede própria que transporta a energia em alta tensão para ser usada por
indústrias, grandes estabelecimentos comerciais, entre outros. Os clientes de
alta tensão pagarão, em média, 6,77% a mais, enquanto os que consomem na baixa
tensão (que é grande parte da rede da Celpe) ficarão com um aumento médio de
11,66%. Também são clientes de baixa tensão pequenos estabelecimentos
comerciais, prédios públicos, entre outros. O aumento de todos os consumidores
ocorre a partir do dia 29, próxima sexta-feira. (Com informações do JC
Online)






































