manteve contato com o irmão de Carla Letícia Carneiro do Carmo, a universitária
da AESGA que estava desaparecida desde a última sexta-feira, dia 29. Marcos Vinicius
Carneiro confirmou que a Jovem foi localizada e já está de volta ao convívio da
família, no município de Capoeiras.
Letícia, Ela voltou para casa na noite de ontem, dia 30. Ainda segundo Ele, o
que aconteceu foi que ao sair de casa a bateria do celular de Carla descarregou
e Ela não conseguiu manter contato com os familiares. Marcos Vinicius relatou
que Carla estava na casa de uma amiga. “Foi um mal entendido! O telefone
descarregou e Ela não teve como avisar. Daí foi para a casa de uma amiga, mas
graças a Deus já voltou, está em casa, tudo bem”, pontuou Marcos Vinicius.
Depois de mais de 24 horas sem
notícias de Carla Letícia, familiares procuraram a Delegacia Regional de
Garanhuns na noite de ontem, dia 30. Eles relataram aos Policiais de plantão
que Ela teria saído de Capoeiras, onde reside, na última sexta-feira, dia 29,
por volta das 17h, com destino a Garanhuns, onde iria pegar um documento na
AESGA, instituição em que cursa Direito, e desde então não havia retornado para
casa, nem dado qualquer notícia.
É que um homem foi assassinado na madrugada deste domingo, dia 1º, a tiros na
rodovia BR-423, nas imediações do bairro Dom Hélder câmara, a Cohab 3. As
informações são do portal Agreste Violento.
de Homicídios (DEAH), a vítima é Alexandre de Oliveira Ferreira, de 40 anos, que residia na Cohab 3, mas era bastante conhecido na comunidade de Manoel Chéu
onde residiu por muitos anos. Ele conduzia uma motocicleta Honda CG-150, de cor vermelha, de placa
KJD-8931, quando foi interceptado por dois suspeitos que estavam em outra moto
e efetuaram disparos de arma de fogo. Foram quatro tiros nas costas. O SAMU
chegou a ser acionado, mas a Vítima já foi encontrada sem vida.
Homicídios. O Corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML),
em Caruaru. O aumento da violência é uma realidade em Garanhuns, haja vista que
durante todo o ano de 2015 foram registrados 42 homicídios. Neste ano de 2016
já foram contabilizados 22 assassinatos na Cidade das Flores. (Com informações de www.agresteviolento.com.br)
a história do Município e de todo o Estado, a cidade de Poção, no Sertão (onde três
conselheiros foram assassinados enquanto escoltavam uma criança de três anos), se transformou, ontem, dia 30, também em marco do fortalecimento
dos conselhos tutelares de Pernambuco.
Dilma no Senado, o Senador Humberto Costa (PT); juntamente com o representante
do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Marcelo
Nascimento; a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), Prefeitos e várias
lideranças políticas fizeram a entrega de equipamentos para conselhos de 25
municípios todas as regiões de Pernambuco.
impressora, geladeira e até bebedouro e vão ajudar na ampliação e na melhoria
do atendimento dos Conselhos Tutelares. 19 dos 25 kits
entregues foram oriundos de ação do Senador Humberto Costa: Água
Preta, Maraial, Camocim de São Félix, Ferreiros, Jaqueira, Ibirajuba, São José
da Coroa Grande, Parnamirim, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Tabira,
Bezerros, Chã de Alegria, Floresta, Sanharó, Santa Terezinha, São Joaquim do
Monte. Os outros seis são fruto de emenda do hoje
superintendente da Sudene e ex-deputado federal, João Paulo
(PT): Timbaúba, Araiçoaba, Iati, Palmares, Paudalho, Paulista. “Essa é uma
conquista importante viabilizada pelo Governo Federal. Esses veículos serão muito
importantes para o trabalho do Conselho Tutelar”, pontuou o
Prefeito de Iati, Padre Jorge.
material, foram anunciados R$ 3 milhões em investimentos para os
conselhos tutelares de outros 23 municípios. Os recursos foram garantidos por
Humberto junto a Secretaria dos Direitos Humanos. As cidades de São José do
Egito, Poção e Serra Talhada devem ganhar novas sedes. Cada uma deverá custar
cerca de R$ 600 mil. Estão previstos, ainda, 22 novos kits para outros Conselhos
Tutelares do Estado.
Brasil (PTdoB) promete vir forte para a disputa por cadeiras na Câmara de
Vereadores de Garanhuns. É que cinco ex-vereadores da Cidade integram os quadros
da Legenda e são pré-candidatos às eleições de outubro, o que nas contas dos Trabalhistas
garante pelo menos duas vagas para o PTdoB.
Geraldo Lucena (o Major Lucena),
Augusto Acioli, Geovane com Amor, Eraldo Caxiado e Júnior Negrão são os
pré-candidatos mais famosos da Legenda e juntos representam a experiência de seis
mandatos na Casa Raimundo de Moraes. Todavia a legenda também reserva espaço
para os novatos. “Decidimos acolher novos candidatos e uni-los a nossa
experiência tanto de Câmara, quanto de Campanha. Trabalhamos numa via em que
todos, sem exceção, tenham condições de disputar as eleições de forma
paritária. Nossa perspectiva é que possamos fazer ao final da soma dos votos,
pelo menos dois vereadores, considerando que estes podem ser eleitos com menos
de mil votos”, pontuou o Major Lucena, presidente local do PTdoB, em entrevista
ao Blog do jornalista Gidi Santos.
Já no campo majoritário, tanto
Lucena quanto os seus companheiros de Legenda estão fechados com o projeto de
reeleição do Prefeito Izaías Régis (PTB). A expectativa é que os Trabalhistas
disputem o Pleito em faixa própria, não devendo fazer coligações com outros
Partidos.
O Promotor Domingos Sávio, que
coordena a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Ministério Público
aqui em Garanhuns, concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Carlos Eugênio e comentou
os trâmites do Inquérito Civil instaurado para investigar a denúncia de suposto
superfaturamento nas contratações, por parte da Prefeitura de Garanhuns, da
cantora Ana Carolina e da banda Capital Inicial, que se apresentaram no Festival
de Inverno do ano passado.
De acordo com o representante
do Ministério Público, as investigações estão bem adiantadas. Ele revelou que depois
de análise do Centro de Apoio Técnico Contábil do MP, foram solicitadas as
empresas contratadas pela Prefeitura, a Armazém Produtora e Editora S/C Ltda (Ana Carolina) e a Colina
Produções Artísticas Ltda (Capital Inicial) comprovantes de custos de shows dos
artistas, em outras cidades, no ano de 2015. A ideia é fazer um comparativo de
preços dos shows realizados no 25º FIG com apresentações promovidas ao longo do
ano passado, com características semelhantes, no caso ‘shows colocados’ como
aconteceram em Garanhuns. Assim, segundo o MP, poderá ser evidenciado se o
valor pago aos artistas foi aquele que é trabalhado regularmente ao longo do ano.
“Só a partir desses dados é que será possível constatar se há elementos
indicativos de superfaturamento ou não”, pontuou o Dr. Domingos Sávio, esclarecendo
que as Empresas já foram notificadas e estão dentro do prazo estipulado para
envio da documentação solicitada.
Questionado quanto ao envio da documentação referente
ao show de Ana Carolina por parte da Prefeitura de Garanhuns, o Promotor
revelou que o Governo Municipal atendeu ao MP e forneceu as informações
referentes ao Processo de Inexigibilidade de Licitação que resultou na
contratação da Artista, bem como da banda Capital Inicial, ainda no mês de
outubro do ano passado. A afirmação do Dr. Domingos comprova que a contestação a
respeito do tema, efetuada pelos vereadores Cláudio Taveira (PP), Nelma
Carvalho (PSB), Paulo Leal (PSB) e Sivaldo Albino (PPS) não procede. É que em Nota
enviada a Imprensa, os Parlamentares garantiram que a Prefeitura ainda não havia apresentado a
documentação referente à contratação da cantora Ana Carolina (RELEMBRE), fato
contestado pelo líder do Governo, o vereador Haroldo Vicente (RELEMBRE).
Ao comentar a posição defendida pelo Prefeito Izaías
Régis (PTB), que em entrevista veiculada na Rádio Jornal condicionou a
contratação de artistas para o Festival de Inverno deste ano a conclusão do
Inquérito por parte do Ministério Público, o Promotor Domingos Sávio fez questão
de ressaltar o respeito pela Classe Política local, sobretudo ao Prefeito e aos
Vereadores, mas deixou claro que as ações são independentes. “Não há nenhum
impedimento para a Prefeitura fazer contratações diretas. Não há nenhuma
vinculação entre o Inquérito Civil e eventuais novas contratações que o
Município decida fazer”, chamou a atenção o Promotor, revelando que vai emitir
recomendação ao Governo Municipal visando elucidar qualquer dúvida nesse
sentido. “Nós estamos elaborando uma recomendação ao Município no sentido de
que, se decidir por novas contratações, siga a orientação da Procuradoria do
Município, as decisões do Tribunal de Contas do Estado e a Legislação Vigente
pertinente ao tema”, complementou o representante do Ministério Público.
PRAZO PARA
CONCLUSÃO DOS TRABALHOS – A Resolução nº 001/2012, do Conselho Superior do Ministério
Público prevê em seu artigo nº 21, que o inquérito civil deverá ser concluído
no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo prazo e quantas vezes forem
necessárias, por decisão fundamentada do seu presidente. Apesar de a Legislação
garantir o curso normal do Procedimento, o Promotor sinaliza que deseja
concluir o Inquérito no mais breve espaço de tempo possível. “Embora haja esse
prazo de um ano, até podendo ser prorrogado, o nosso interesse é também encerrá-lo
com o máximo de agilidade possível. Então vamos aguardar essas respostas das Empresas,
estando bem instruído nos autos, poderemos tirar uma conclusão, ou que sim: houve
superfaturamento; ou que não: não houve o superfaturamento alegado”, finalizou
o promotor Domingos Sávio.
QUESTÃO DE
HONRA – O Blog
do Carlos Eugênio também manteve contato com o Prefeito Izaías Régis (PTB) para
que pudesse comentar a posição do Ministério Público. Régis enfatizou que
respeita o MP e a postura do Promotor, mas manterá a sua posição e só efetuará
a contratação de artistas para o 26º FIG, caso o Inquérito referente ao FIG
2015 seja concluído.
“É questão de honra para mim! Se o Inquérito não for
concluído até o evento, a Prefeitura não realizará contratações de artistas
para o Festival de Inverno e os Vereadores da Oposição terão conseguido o que
queriam: prejudicar Garanhuns!”, chamou a atenção o Prefeito Garanhuense.
ENTENDA O CASO – O Inquérito Civil nº 94/2015 foi instaurado em
outubro do ano passado, tendo sido motivado pela representação dos vereadores
Cláudio Taveira (PP), Nelma Carvalho (PSB), Paulo Leal (PSB) e Sivaldo Albino
(PPS), que integram a Bancada de Oposição ao Governo do Prefeito Izaías Régis
(PTB), na Câmara de Garanhuns.
A época da denúncia, em agosto
de 2015, os Parlamentares registraram que, de acordo com orçamentos enviados
pelos escritórios de Ana Carolina e de Capital Inicial, pode ter havido um
superfaturamento em torno de R$ 100 mil reais na contratação dos artistas, que
a época, para muitos cidadãos garanhuenses “salvaram a programação do Evento”,
que foi marcada pela diminuição de recursos por parte do Governo Estadual,
principal financiador da realização.
Governo Municipal também se pronunciou no período da denúncia e negou as irregularidades, inclusive
apresentando documentação, que segundo a Prefeitura, justificaria os
investimentos de R$ 457 mil reais nas contratações das duas principais atrações
do FIG 2015. Dias depois da denuncia e de toda a repercussão do fato, o
Prefeito Izaías Régis (PTB) julgou a ação dos oposicionistas como
“irresponsável” e “mentirosa” e garantiu que iria processar os Vereadores
criminalmente pelo que chamou de “esquema” dos Oposicionistas para “lascar o
Prefeito” e levar as denúncias à Mídia Nacional.
propostas dos aliados do vice-presidente Michel Temer na área social, a presidente Dilma Rousseff
vai anunciar neste domingo, durante as comemorações do dia 1º de maio, um
reajuste de 5% na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e de 9,5%,
em média, dos benefícios do Bolsa Família. A correção da tabela só vai valer
para janeiro de 2017. Já a correção do Bolsa Família entrará em vigor em junho
próximo.
Bolsa Família faz contraponto a decisão da equipe de aliados de Michel Temer de
prometer um reajuste dos benefícios do programa num eventual Governo do Vice. O
impacto do reajuste será de R$ 1 bilhão nas contas, todavia já estava previsto
no Orçamento, segundo o Ministério da Fazenda.
Governo é contrária ao reajuste por causa do rombo das contas do governo R$
142,01 bilhões em 12 meses, o equivalente a 2,1% do Produto
Interno Bruto (PIB). A
avaliação é de que trata-se de uma sinalização ruim de aumento de gastos
justamente num momento em que o Governo precisaria mostrar austeridade fiscal
para conseguir confiança na direção de uma trajetória sustentável para a dívida
pública. Num recado claro de descontentamento, o secretário do Tesouro, Otavio
Ladeira, disse que o Tesouro não via espaço fiscal para o reajuste do Bolsa
Família. (Com informações do Estadão)
O Portal Agreste Violento traz
a informação que familiares da estudante de Direito, Carla Letícia Carneiro do
Carmo, de 24 anos, procuraram a Delegacia Regional de Garanhuns na noite desse
sábado, dia 30, e informaram que ela está desaparecida desde ontem, sexta-feira,
dia 29.
repassadas a Polícia Civil, Carla saiu da cidade de Capoeiras onde mora, na
última sexta-feira, dia 29, por volta das 17h, com destino a Garanhuns, onde iria pegar um documento na AESGA, instituição em que cursa Direito, e
desde então não retornou para casa, nem deu qualquer notícia.
O celular da jovem está
desligado e não foi feito qualquer contato com a família até o momento. Os
familiares já realizaram várias buscas em casas de amigos, porém Carla Letícia
não foi encontrada, motivo pelo qual os familiares procuraram a ajuda da
Polícia Civil.
A Família está
disponibilizando os seguintes telefones para qualquer informação que leve a seu
paradeiro: (87) 9 9662-4093 ou (87) 9 9696-0882. Qualquer informação quanto ao
paradeiro de Carla Letícia também pode ser repassada para a Delegacia Regional:
(87) 3761-8206. (Com informações e
imagem de www.agresteviolento.com.br)
JOVEM É LOCALIZADA E JÁ ESTÁ COM FAMÍLIARES. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.
O Diretório Municipal do PDT
promove nessa segunda-feira, dia 2, a partir das 18h30min, uma reunião aqui em
Garanhuns.
Durante o Encontro, que
acontece na sede da Legenda, localizada na rua Dr. José Mariano, nº 341, no Centro, serão apresentados os Pré-candidatos
a Vereador do Partido. Também estará em pauta a Legislação Eleitoral, bem como a
abertura de debates quanto aos próximos passos da Pré-campanha. Sugestões dos
filiados para a concretização do Programa de Governo dos Pedetistas, que
pretendem disputar a Prefeitura de Garanhuns através do engenheiro Walter Couto,
o popular Walter da Celpe, também serão colhidas. A ideia dos pedetistas e
coligar com o PRP e formar uma “chapinha”, com musculatura suficiente para
abocanhar vagas na Casa Raimundo de Moraes, bem como fortalecer o projeto político
do ex-gerente Regional da Celpe.
Recentemente, o PDT promoveu
aqui em Garanhuns o “Agenda 12”. O Evento foi realizado na Cohab 2 e reuniu cerca
de cem pessoas, entre filiados e simpatizantes, além do deputado Estadual João
Eudes (PRP). De acordo com informações colhidas pelo Blog do Carlos Eugênio, o pré-candidato
Walter Couto está animado e aposta num Plano de Governo que contempla ações nas
áreas de educação, cultura, saúde, segurança, social, geração de emprego e
renda, turismo e agricultura para desbancar Izaías Régis (PTB) e vencer as
eleições em outubro próximo.
Blog do Carlos Eugênio, o Prefeito Izaías Régis (PTB) cobrou uma maior
responsabilidade do Vereador Sivaldo Albino (PPS) na divulgação de informações
para a população. É que o Parlamentar, que é líder da Bancada de Oposição na
Câmara de Garanhuns, registrou que o Prefeito havia vetado uma emenda de sua
autoria voltada à implantação do programa Passe Livre em Garanhuns (RELEMBRE).
sempre me preocupei em passar as informações para a população com
responsabilidade, mas não é isso que observo na oposição de Garanhuns. O
Vereador precisa ser mais responsável, porque não recebemos Royalties, já que nenhum Estado ou Município
que não produz petróleo recebe Royalties.
O que recebemos é a Cota-Parte do Fundo
Especial do Petróleo, que é gerado do imposto que incide na venda de
combustíveis nos Postos, cujo repasse, em 2015, foi em média de pouco mais de R$
40 mil reais por mês”, explicou Izaías.
Parlamentar de Albino, e não descartou a possibilidade de implantar o Passe Livre
em Garanhuns. “O Brasil vive uma grande recessão econômica e o Governo de
Garanhuns vem fazendo um esforço muito grande para seguir mantendo em dia os nossos
compromissos. Não podemos comprometer as finanças com novas ações, mas não descarto
a possibilidade de implantarmos esse Programa no futuro, tanto que o incluímos
no Orçamento deste ano. Se não quiséssemos implantar, não teríamos colocado no
Orçamento, mas neste ano, com as dificuldades que estamos vivendo, não é possível
concretizar essa ação”, finalizou Izaías Régis.
(PPS) segue exercendo uma oposição implacável ao Governo Izaías Régis (PTB). O
Parlamentar que notabiliza o seu mandato numa forte fiscalização a Gestão
Municipal, vem divulgando através de seus perfis no Facebook, que o Prefeito
vetou uma emenda de sua autoria, inviabilizando a implantação do programa Passe
Livre no Município.
De acordo com Albino, em agosto
de 2013, Ele solicitou através de requerimento a implantação do Passe Livre,
indicando que a Prefeitura poderia utilizar o dinheiro repassado pelo Governo
Federal, através do Fundo Especial dos Royalties, para custear o Programa. Ainda
segundo Sivaldo, o Prefeito não atendeu a sua solicitação, mas destinou o
montante de R$ 50 mil reais para o Programa no Orçamento de 2016, da Secretaria
de Educação e Esportes.
Como, para Albino, o valor não
era suficiente para viabilizar a ação governamental, Ele apresentou uma
emenda ao orçamento, fixando em R$ 600 mil reais a dotação para execução do
Programa. “O Prefeito vetou a emenda, deixando apenas R$ 50 mil para o ano
todo, o que demonstra falta de compromisso com os estudantes de nossa Cidade”,
registrou o Vereador, informando que apenas os vereadores Cláudio Taveira (PP);
Nelma Carvalho (PSB) e o próprio Sivaldo, votaram contra o veto na Câmara
Municipal.
Clique AQUI e confira a posição do Prefeito Izaías Régis sobre esse
assunto.





































