BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A Prefeitura de Itaquitinga,
distante 262Km de Garanhuns, está realizando um Concurso Público com objetivo
de contratar 145 novos profissionais. As Oportunidades são para os níveis: Alfabetizado,
Fundamental, Médio/Técnico e Superior.
As remunerações
variam entre R$ 880 a R$ 1.400, e R$ 9,72, por hora aula, para atuar em
jornadas semanais de 40h e 150 a 200 horas mensais. As Inscrições devem ser
realizadas no período de 27 de abril a 30 de maio de 2016, pelo site http://www.idhtec.org.br/detalhe_concurso.php?cod=26.
As taxas de participação vão de R$ 60 a R$ 120.
Os Inscritos serão
avaliados por meio de provas escritas/ objetivas e de títulos. Os exames
escritos estão previstos para o dia 19 de junho de 2016. O Concurso terá
validade de dois anos, podendo ser renovado por mais dois anos.



Para mais informações, acesse o Edital clicando
AQUI.

Os alunos dos sete cursos ofertados
pela Unidade Acadêmica de Garanhuns, da Universidade Federal Rural de
Pernambuco (UFRPE), promovem nesta
quarta-feira, dia 27, uma manifestação. Eles
reivindicam a construção do Restaurante Universitário.
De acordo com informações repassadas ao Blog do Carlos Eugênio pelo professor
Antônio Ricardo
, que atua naquela Unidade, os Universitários querem que o projeto “seja prioritário
dentro da administração da UAG”, já que foi um compromisso assumindo em
palanques eleitorais pelos dois reitores da UFRPE e diretores da UAG quando
ocorridas as eleições da Universidade.
Para chamar a atenção dos dirigentes da UFRPE para o problema, os
estudantes organizaram uma feijoada. O criativo protesto, que acontece na área
interna da UAG, terá inicio no turno da manhã, a partir das 9h, e se estenderá
até o turno da noite, quando ao invés da feijoada (a ser servida a partir das
11h30min), serão servidos pratos de cuscuz com salsicha. Ambas as refeições
serão comercializadas a preços simbólicos.
Ainda
segundo o Professor, a Reitoria e o Diretor Acadêmico da UAG já receberam os
alunos para conversar sobre a construção do Restaurante, mas não há nenhuma
posição definida quanto à concretização do compromisso. “Apesar das muitas
promessas e previsões por parte da direção da UAG e da Reitoria, o projeto de
construção do  Restaurante ainda não entrou em ação”, pontua o professor Antônio
Ricardo, conhecido popularmente por Toinho. 
A expectativa é que ações
semelhantes sejam promovidas
até
que a direção tenha um posicionamento mais efetivo sobre a construção do Espaço
Universitário.

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição da direção da UAG/UFRPE para publicar a sua versão quanto aos fatos apresentados nesta reportagem. 

Essa é destaque no Diário de Pernambuco:
“Os shoppings
Garanhuns Garden, Petrolina Park e Metropolitano (Jiquiá), que seriam
inaugurados em 2017, junto com o Patteo (Olinda) e o Camará (Camaragibe), estão
com projetos em espera e não sairão mais do papel no próximo ano.
As empresas
responsáveis por
dois deles, a Tenco (Garanhuns) e a Ancar Ivanhoe
(Metropolitano), confirmaram o atraso das inaugurações, mas confirmam a
execução do projeto entre 2018 e 2019. Já a Class Empreendimentos, responsável
pelo Petrolina Park, parou até de atender aos telefones disponíveis de
comercialização de lojas e não divulgou novo prazo para o mall. Para a
Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (ALOSHOP-PE), a demora
sinaliza falta de demanda de lojistas que queiram investir. Já para a
Associação Pernambucana de Shopping Centers (APESCE), a cautela seria apenas
para alinhamento das obras com o mercado.

“Estamos vendo um
medo coletivo do consumo. Então, cabe aos empreendedores repensarem, ajustarem
e adiarem suas programações de forma que não tenham prejuízos”, afirma Paulo
Carneiro, presidente da APESCE. Segundo Ele, para os consumidores, o cenário é
ruim porque há uma paralisação do mercado que impede a oportunidade do consumo
perto de casa. “Cidades que ainda não tem nenhum shoppping, saem perdendo ainda
mais com essa cautela”.

Ricardo Galdino,
presidente executivo da ALSHOP-PE, por sua vez, acredita que os planos estão
atrasados por falta de lojistas interessados ou com condições de investir nos
malls. “Os contratos atuais de shoppings exigem um investimento alto dos
lojistas que, neste momento, precisam pensar com calma e avaliar. Os malls que
não começaram a fechar lojas podem e devem atrasar porque o mercado atual não
está favorável”, ressalta Galdino.

SEIS MIL EMPREGOS FICAM NO PAPEL – Os projetos dos shoppings Garanhuns Garden,
Petrolina Park e Metropolitano juntos representam mais de 600 lojas e pelo
menos seis mil empregos direitos para o estado. O Metropolitano é o único deles
no Recife. O mall será construído no Jiquiá (nas margens da BR 101, próximo ao
edifício-sede da Justiça Federal). Até o momento, o empreendimento, orçado em
R$ 250 milhões, inclui 236 lojas, 14 âncoras e estacionamento de 1,3 mil vagas
e tem previsão para 2018. Mesma data de inauguração do Garanhuns Garden, que
atualmente espera a execução do acesso viário na Cidade para iniciar as obras e
terá 175 lojas, seis âncoras e mais de mil vagas de estacionamento. O Petrolina
Park Shopping, da Class Empreendimentos, terá 200 lojas, 14 âncoras e duas mil
vagas de estacionamento, mas não teve nova data divulgada
(Com informações de Thatiana Pimentel/Diário de Pernambuco)



Logo mais às 13h50min, desta terça-feira, dia 26, o comando do 71º Batalhão de
Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) receberá a visita do Secretário Nacional de
Proteção e Defesa Civil, o General de Exército Adriano Pereira Junior. O
Secretário irá conhecer as atividades realizadas pelo Batalhão, no contexto do
Programa Emergencial de Distribuição de Água no Semiárido Brasileiro, a
Operação Carro-Pipa.



O General de Exército, Manoel Luiz Narvaz
Pafiadache, Comandante Militar do Nordeste, bem como o diretor do Departamento
de Programas de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Zarak de Oliveira
Ferreira, além de autoridades militares e civis integram a comitiva, que ao
lado de Autoridades Locais conhecerão as ações desenvolvidas em 48 municípios
do Agreste e do Sertão Pernambucano, beneficiando cerca de 237.000 pessoas.


Dentro da programação
do
Secretário Nacional de Proteção e Defesa
Civil está à participação em palestra sobre a Operação Carro-Pipa, a ser conduzida
pelo 71º BI Mtz, ainda no Aeroporto de Garanhuns. Em seguida, a Comitiva seguirá
para o manancial da Compesa, em Garanhuns, e por último, visitará um Ponto de
Abastecimento (cisterna), na zona rural do município de Jucati. (Com informações da ASCOM/71º BI Mtz)


As inscrições na seleção simplificada para a área de Saúde da Prefeitura
de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), já estão
abertas. O prazo para o cadastro dos interessados vai até a próxima sexta-feira,
dia 29, pelo site 
http://selecao.jaboatao.pe.gov.br/No total, são oferecidas 27 vagas: 19 para nível superior e oito para
nível médio. 
Após o preenchimento da ficha de inscrição, o solicitante deverá
imprimi-la. É preciso levar a ficha e os documentos exigidos no edital do
concurso até a sede da Secretaria de Saúde do município, que fica localizada na
avenida Barreto de Menezes, nos dias 2 e 3 de maio, no horário das 9 às 16h.
Todos os itens devem ser entregues em envelope lacrado com a etiqueta de
entrega de documentação, que consta no edital, e a ficha de inscrição impressa.
São necessárias cópias dos seguintes documentos: documento oficial com
foto do candidato (RG, CNH, Passaporte ou Conselho de Classe); CPF; Título de
Eleitor e comprovante de quitação eleitoral da última votação; Certificado de
Reservista (para homens); e comprovante de residência atual (até três
meses). 
O currículo do candidato deve estar no formato indicado no edital,
contendo dados pessoais, formação acadêmica/titulação, formação complementar e
atuação profissional. O resultado será divulgado no dia 18 de maio no
Diário Oficial do município. A remuneração varia entre R$ 1.023,44 e R$
10.904,42. O processo seletivo tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado
pelo mesmo período. 
OPORTUNIDADES – Há três vagas para psiquiatra e quatro para
clínico geral, ambos com carga horária de 20 horas semanais. Os vencimentos
para essas vagas são de R$ 4.170,95. Já para médico da Saúde da Família, há 12
vagas. O salário para tal oportunidade é de R$ 10.904,42, com carga horária de
serviço de 40 horas por semana.

Há, ainda, oito oportunidades para cuidador de residência terapêutica.
Esses profissionais vão atuar em regime de plantão (de 12 horas de trabalho por
36 horas de descanso). O horário pode ser diurno ou noturno. O salário é de R$
1.023,44.
(Com Informações da Folha de
Pernambuco)

O Governo do Estado,
através do projeto Perpart Itinerante, está em Garanhuns até a próxima
quinta-feira, dia 28, realizando atendimento imobiliário aos cidadãos que moram
nos núcleos habitacionais remanescentes de políticas públicas do Governo do
Estado e que estão hoje sob responsabilidade da Perpart.
Os mutuários da
antiga Cohab devem se dirigir à Escola Estadual Simôa Gomes, no bairro
Francisco Figueira (Cohab 2), das 8h30min as 12h ou das 13 às 17h, para receber
o atendimento. Serão contemplados 1.563 imóveis do Núcleo Residencial Garanhuns
(Heliópolis), Santa Rosa I e Santa Rosa II (Boa Vista). Na ocasião, será
possível receber as escrituras definitivas previamente solicitadas, bem como
resolver pendências documentais de unidades habitacionais e obter
esclarecimentos jurídicos.


Para que o
atendimento seja efetivado, é preciso levar originais e cópias da identidade,
CPF, certidão de casamento (ou de nascimento, se solteiro), documentação do
imóvel, carnê da Cohab, quitação da Caixa Econômica Federal, distrato, recibo
de compra e venda com firma reconhecida e/ou procuração e certidão de
propriedade emitida pelo Cartório de Registro Geral de Imóveis de Garanhuns.



A Pernambuco
Participações e Investimentos (Perpart) é uma empresa estadual sob governança
da Secretaria de Administração do Estado (SAD). 

As negociações visando o reajuste salarial dos
professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns avançaram na última
semana. Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 20, foi apresentada um
contraproposta pela Prefeitura às tabelas estipuladas pelo Sindicato dos
Servidores Municipais de Garanhuns (SINSEMUG).  
De acordo com informações repassadas pela direção do SINSEMUG,
o Governo Municipal revelou que pretende conceder um reajuste de 9%, de forma
linear, para toda a Categoria. Participaram das negociações, sindicalistas e
professores, bem como os secretários Evilson Rêgo (Fazenda); Bruno Gomes
(Administração); João Pontes (Procurador Geral) e Glauco Brasileiro, que chefia
a Controladoria Municipal.

Uma pauta sobre o pagamento retroativo do reajuste
também foi discutida durante o Encontro, tendo a Municipalidade apresentado
proposta visando realizar o pagamento de forma parcelada, entre os meses de maio
e dezembro deste ano. “Ambas as propostas foram recebidas pelos representantes
do Sindicato. Ficando para a Diretoria analisar e apresentar a Categoria”,
pontua Nota distribuída pelo SINSEMUG. A expectativa é que nos próximos dias
aconteça uma nova reunião para definir as particularidades do Reajuste.  



Clique AQUI e confira os percentuais apresentados pela Prefeitura de Garanhuns. 







Os Policiais e Bombeiros
Militares em Pernambuco podem entrar em greve por tempo indeterminado. A
decisão deve ser colocada em votação durante a assembleia geral da categoria,
marcada para as 13h da próxima sexta-feira, dia 29, em frente à Assembleia
Legislativa de Pernambuco (ALEPE). De lá, os PMs prometem seguir em caminhada
até o Palácio do Campo das Princesas.






A Assembleia vai deliberar sobre a resposta do Governo do Estado à pauta de
reivindicações, que deverá ser dada em uma reunião de negociação marcada para a
manhã da mesma data. A possibilidade começou a ser cogitada mais fortemente pela
corporação após uma entrevista concedida pelo secretário de Administração
Milton Coelho a um programa de rádio local. A categoria teria ficado insatisfeita
ao ouvir críticas à pauta de reivindicações e a negativa de reajuste salarial
que, segundo a classe, vem sendo discutidas há cerca de dois anos. A pauta de
reivindicações, entregue ao Governo no dia 13 deste mês, traz como itens
principais reposição salarial de 18,53% , mudança do Código Disciplinar, reestruturação
do Hospital da PM e implantação do plano de cargos e carreiras da classe.



Os PMs e bombeiros
reclamam que estão  há dois anos sem reajuste salarial, sem hora extra,
adicional noturno, insalubridade. Relatos de policiais revelam que muitos PMs
trabalham 15 serviços normais e mais 10 extras, totalizando assim 25 dias
trabalhado no mês, numa carga horária desumana, sem o devido retorno. (Com informações do Diário de Pernambuco)


A partir de junho, portanto nos salários pagos a partir de julho, o Governo
de Pernambuco vai parcelar os dos servidores estatutários que ocupam funções
gratificadas e adiar o pagamento dos salários dos seus empregados
contratados para funções comissionadas.
Segundo o secretário de Administração, Milton Coelho, na reunião da
última quinta-feira, dia 21, do conjunto de secretários que cuidam da
administração e das finanças ficou acertado oferecer como sugestão ao
governador Paulo Câmara pagar dessa forma, a partir do dia 12 de julho, os
salários dos 2.650 cargos comissionados que o Estado possui. Assim como a parte
do salário dos servidores estatutários com função gratificada, que atinge hoje
5.850 servidores. Esse percentual de servidores é menos de 1% do total da
máquina, mas é essencialmente o núcleo de gestão.
Segundo o secretário da Fazenda, Marcio Stefani, isso vai acontecer
porque o Governo de Pernambuco pretende usar o repasse do FPE do dia 10 feito
pela secretaria do Tesouro da União como verba para o pagamento dos salários. O
repasse que a Secretaria do Tesouro faz no dia 30 de cada mês já serve para
compor o total da folha de salários junto com o ICMS e as demais transferências
constitucionais como para a Saúde e Educação. Agora o Governo vai usar o
repasse do dia 10 para também pagar salário.



O secretário Milton Coelho disse que está mantido o calendário: tentar
pagar no máximo até o 5º dia útil de cada mês, mas que a partir de maio o Governo
vai informar a data mensalmente. E muito diferente dos anos anteriores, onde no
dia 1º de janeiro o servidor sabia a data de todo o ano dos seus pagamentos.
(Com informações do JC Negócios/Jornal do
Commercio)

A crise
econômica, que já se revela a mais severa da história do País, não poupa
ninguém, mas em poucos lugares ela se materializa de forma tão clara e
dramática como em Pernambuco. Por qualquer aspecto que se olhe, o Estado foi do
apogeu ao fundo do poço com uma veemência e uma velocidade poucas vezes vistas.
Por aqui, as
vendas do varejo acumulam retração de quase 10% em 12 meses, mais que o dobro
da média nacional. Nesse início de ano, a produção industrial sofreu um tombo
de 26% em relação ao ano anterior, puxado pelas indústrias de alimentos, em
especial de açúcar e laticínios, que penam com a seca. O desemprego na capital,
Recife, já atinge mais de 10% da população.



O cenário no longo prazo também
se deteriorou. Projetos na área de petróleo e gás, que prometiam mudar o perfil
da economia local, naufragaram em denúncias de corrupção na Operação Lava Jato.
Grandes obras do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, que criariam um
novo patamar para infraestrutura local, estão praticamente paradas à espera de
recursos federais.



“A economia
de Pernambuco está tendo uma crise mais aguda porque sofre em duas pontas: o
setor mais tradicional, a indústria de alimentos, sofre com a seca, e setores
novos, ligados a cadeia de petróleo, tiveram um baque”, diz o professor
João Policarpo Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, que pesquisa o
desenvolvimento local.






Para arrematar, o nocaute da
economia pernambucana tem um ingrediente particular: epidemias de viroses
transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que aumentam os custos com a saúde
pública e as perdas no setor privado. Entre 144 das maiores indústrias
pernambucanas, que participaram de uma pesquisa sobre os impactos do mosquito,
114 registraram afastamentos neste ano por causa de doenças do Aedes e 42%
relataram queda na produção pela ausência prolongada de funcionários.



O que mais
preocupa quem acompanha de perto a crise local é que os dados com o desempenho
da economia não param de piorar. “O ano passado já não tinha sido bom, mas
as quedas retratadas nos indicadores que estamos vendo agora são tão acentuadas
que já acho que vamos ter saudades de 2015”, diz o economista Tobias
Silva, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).



Uma
das maiores preocupações de Tobias Silva é entender por que estão em franca
queda dois setores básicos da economia local, alimentos e bebidas. No Estado
onde o verão dura quase o ano interior e as praias atraem turistas do mundo, a
produção de cerveja e chope vem caindo há 13 meses. A indústria de alimentos,
por sua vez, teve retração de 44% em fevereiro, o último dado disponível.
“É uma queda muito forte, que não se explica apenas pelo açúcar e precisa
ser investigada melhor para entendermos o que está acontecendo”, diz
Silva. (Com informações d
o
Estadão Conteúdo)