BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

E o clima na
Câmara de Garanhuns não deve esfriar tão cedo. É que o Vereador Alcindo Correia
(PSDC) aproveitou a entrevista coletiva para responder, segundo Ele, as
colocações do Vereador Gil PM, durante entrevista veiculada na Rádio Sete
Colinas, e colocou ainda mais lenha na fogueira. É que Gil teria atribuído as
supostas ameaças, relatadas por Alcindo, no episódio da “Caixa Preta na Câmara”,
as suas “Cachaçadas pelos Bares”.

Alcindo se
defendeu atacando e relatou, segundo Ele, comportamentos incompatíveis com a
função de Vereador cometidos por Gil PM. Entre outras posições defendidas, Alcindo
acusou o Paramentar, que é Policial Militar, de ter recebido salários indevidamente
como PM, em 2013, embora já estivesse exercendo o mandato de Vereador na Casa
Raimundo de Moraes.



Clique em player para
ouvir trecho da Coletiva concedida pelo Vereador Alcindo Correia e transmitida
pela Rádio Marano FM: 


O Blog do
Carlos Eugênio está à disposição do Vereador Gil PM para publicar a sua versão
quanto às posições do Vereador Alcindo Correia, apresentadas nesta
reportagem. 

O Diário Oficial desta
quinta-feira, dia 18, traz a publicação da anulação do Concurso Público da
Prefeitura de Saloá. O Prefeito Ricardo Alves (PMDB) assina a publicação. Antes
dessa decisão, o Governante Saloaense havia suspendido o Certame, em 1º de
dezembro de 2015, por 180 dias.
Agora, através do Decreto nº
002/2016, datado de 29 de janeiro de 2016, o Prefeito justifica a sua decisão
num “Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre a Prefeitura Municipal de
Saloá e o Ministério Público de Pernambuco na pessoa do seu promotor Dr.
Alexandre Augusto Bezerra, determinando a anulação do concurso público
realizado pela Prefeitura Municipal de Saloá através da Empresa ADM&TEC”,
pontua trecho da publicação.
Ainda segundo o Diário
Oficial, o Governo de Saloá reconhece que “o tipo de contratação direta
realizada pela Prefeitura Municipal de Saloá na Modalidade de Dispensa de
Licitação, viola a obrigatoriedade da livre concorrência, onde foi contratada a
empresa ADM&TEC, a qual ultrapassou o limite legal de R$ 8.000,00, já que a
empresa arrecadou as taxas de inscrição”. O Decreto assinado pelo Prefeito
Ricardo Alves também revela que “o concurso e as fases subsequentes poderia ser
anuladas, gerando prejuízo àqueles que se submeteram ao certame”, todavia não
cita a possibilidade de que a Prefeitura venha devolver os valores pagos pelos
candidatos no ato da inscrição no Certame. O Concurso da Prefeitura de Saloá
foi realizado no mês de abril de 2015, sendo ofertadas 134 vagas em diversos
cargos.
VEREADOR VÊ MANOBRA POLÍTICA NA DECISÃO DO PREFEITO – O Vereador Saloaense
Wellington Freitas (imagem ao lado) classificou a decisão do Prefeito Ricardo Alves como “uma
manobra política para manter os contratados nesse ano eleitoral”. O Parlamentar
manteve contato telefônico com o Blog do Carlos Eugênio e acrescentou: “a ideia
é manter os contratados, para que possam votar no Prefeito”, pontuou o Vereador,
que faz oposição ao Governo Ricardo Alves.
O Blog do Carlos Eugênio tentou manter contato
com o Prefeito Ricardo Alves, para que pudesse comentar as declarações do vereador
Wellington Freitas, bem como responder se a Prefeitura de Saloá vai devolver os
valores pagos pelos candidatos no ato da inscrição no Concurso, mas não obteve êxito.

Clique AQUI para conferir a publicação no Diário Oficial. 




O Ministério da
Educação (MEC), em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de
Educação e Esportes, realiza, nessa sexta-feira, dia 19, a solenidade de
abertura da mobilização nacional “Zika Zero”, do Governo Federal. A ação é
realizada em todo o País.
A Escola Jaime
Luna, localizada na Cohab 3, foi a escolhida pela Educação Municipal para a
abertura oficial. A partir das 7h30min a instituição receberá autoridades.
Também é esperado um representante do Ministério da Educação para participar da
iniciativa. Logo após, estudantes, professores e profissionais da Secretaria
participarão de uma passeata pelas ruas da comunidade com a ação de
conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.
“Nós também
estamos engajados nesta luta e daremos continuidade à mobilização ao longo do
ano letivo. As nossas crianças precisam, desde cedo, ter a noção de todo o
perigo causado pelo mosquito transmissor de tantas doenças. A nova geração é
quem vai mudar o rumo dessa história e a educação precisa dar início a esse
processo”, ressalta a secretária de Educação, Janecélia Marins.

PLANO DE AÇÃO – Com o intuito de informar a comunidade
escolar sobre o Aedes aegypti: causa, reprodução, efeitos e combate, a
Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, elaborou um
plano de ação para ser trabalhado durante todo o ano letivo nas escolas da Rede
Municipal. A iniciativa, que conta com o apoio do Exército Brasileiro, visa
sensibilizar a comunidade escolar através de palestras e estudos em sala de
aula, com textos referentes à temática. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos
ao longo do projeto serão socializados com exposição no ambiente escolar e participação
da comunidade.



As escolas Professor Mário Matos, Silvino Almeida de Oliveira, Professor
Antônio Gonçalves Dias (CAIC), Governador Miguel Arraes de Alencar, Ranser
Alexandre e Padre Dehon já vivenciaram o tema. Ao longo do ano letivo, as
demais instituições municipais, contarão com o projeto. (Com informações da jornalista
Samara Pontes/SECOM/PMG)

Um projeto do deputado estadual Vinícius Labanca (PSB) em tramitação na
Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) prevê uma baixa na pontuação da
carteira de habilitação para condutores que sejam Doadores de Sangue. A
proposta, de número 668/2016, busca incentivar a doação em Pernambuco e ainda
passará por três comissões antes de ser votada no plenário da Casa.
Segundo o Projeto, a baixa da pontuação fica assegura a todos os
doadores de sangue que atingirem pelo menos 20 pontos na carteira, desde que
eles não tenham cometido infração gravíssima. A regra valeria mesmo para
pessoas que ainda não tenham realizado a doação, mas procurem uma unidade de
saúde para realizar a coleta.
Pela proposta, as unidades de saúde teriam que fornecer ao condutor uma
declaração e uma carteirinha que comprovasse a data e o local da coleta. Com a
declaração, o certificado do curso de reciclagem e o comprovante de pagamento
das multas, a baixa dos pontos poderia ser solicitada ao Departamento Estadual
de Trânsito (Detran) por meio de um formulário.
Hoje, após responder a um processo de suspensão da habilitação, o
motorista pode esperar meses para poder fazer o curso e recuperar o direito à
condução. A Lei precisará ser regulamentada em até 90 dias pelo Executivo.
Para
a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PE), Semiramis Queiroz, o
projeto tem uma origem boa, mas não traz o caráter punitivo e educativo para os
condutores. Ela lembra que o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
já prevê ocasiões em que os pontos podem não ser contabilizados por causa de
atenuantes. “É uma coisa meio louca. Existem tantas formas de incentivar a
doação através de campanhas, e você vai fazer isso com o trânsito? Em vez de
penalizar o infrator, a gente fica procurando formas de ele se redimir”,
avalia Semiramis. (Com informações do JC
on-line)

O Vereador Alcindo Correia (PSDC)
concedeu entrevista coletiva na manhã de hoje, dia 18, e abriu o que Ele mesmo
denominou de “Caixa Preta da Câmara de Garanhuns”.


Em pouco de mais de uma hora de
entrevista, o Parlamentar fez revelações quanto a assuntos administrativos da
Câmara, dando ênfase ao funcionamento da Casa Raimundo de Moraes. Alcindo
também fez acusações e trouxe revelações a cerca da contratação da Empresa responsável
pelas obras de reforma que vem sendo realizadas no prédio da Câmara Municipal. Correia
também apresentou documentos, que segundo Ele justificam as suas posições e
confirmou as denúncias que fez ao Ministério Público na última semana.


Clique em player para ouvir trecho da Coletiva concedida pelo Vereador
Alcindo Correia e transmitida pela Rádio Marano FM: 


O Blog do Carlos Eugênio está à disposição dos
órgãos, empresas e agentes públicos e privados, citados pelo Vereador Alcindo
Correia, para publicar as suas versões quanto as denúncias apresentadas nesta
reportagem. 

E o ano de 2016 não começou
bem na Câmara de Vereadores de Garanhuns. Depois das denúncias do vereador
Alcindo Correia quanto às obras de reforma tocadas no prédio da Câmara pelo
presidente do Poder, o vereador Gersinho Filho (SDD), agora foi à vez de vereador
Gil PM fazer um pronunciamento que desagradou a vereadora Nelma Carvalho (PSB).
Segundo Nelma, Gil PM foi “grosseiro”
ao discursar durante a 2ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na manhã de
hoje, dia 17, no auditório da AESGA. “No momento a discussão em pauta era a
questão da saúde do nosso Município, segundo o citado Vereador alegava que a
saúde estava nessa situação por falta de lideranças políticas, citando a
questão de Garanhuns não ter representantes na Assembleia Legislativa, e
aproveitou o momento para atacar o Deputado Álvaro Porto mesmo sem ter citado o
seu nome, acusando que ação que o mesmo fez para Garanhuns foi fazer um Cabaré!”,
pontuou a Vereadora, relacionando a palavra ao
Desfile das
Virgens, evento realizado em Garanhuns pelo Deputado Álvaro Porto com apoio do
Governo do Estado.
Me senti ofendida porque
participei desse evento, vi a alegria no rosto dos garanhuenses que estavam
presentes naquela noite, e o título que o Vereador coloca de CABARÉ talvez ela
não saiba e não tenha o conhecimento do significado de quem participa do mesmo,
pois quando ele quis atingir o Deputado com essas palavras ele atingiu cada Cidadão,
Cidadã e Jovens que estiveram presente naquele momento de alegria e
descontração no único grande evento do Carnaval de Garanhuns”, chamou a atenção
a Vereadora Nelma Carvallho.
O Vereador Gil PM ainda não se
pronunciou sobre as declarações de sua companheira de Câmara. O Blog do Carlos
Eugênio está à disposição para publicar a sua versão quanto ao ocorrido.
CAIXA PRETA – E segundo informações que circulam na mídia local, o
Vereador Alcindo Correia convocou uma entrevista coletiva para, enfim, efetivar
as suas denúncias quanto às obras de reforma na Casa Raimundo de Moraes. O
Evento está marcado para a manhã desta quinta-feira, dia 18, a partir das 10h,
na República do Café, no Shopping Center Brasil, centro de Garanhuns.

Clique em player para ouvir a convocação do Vereador Alcindo Correia em entrevista veiculada na Rádio FM Sete Colinas: 



Clique AQUI para conferir a Nota de Repúdio da Vereadora Nelma
Carvalho.



“NOTA DE REPÚDIO

Venho através desta externar o
meu repúdio as palavras grosseiras no qual meu companheiro Vereador Gil PM
expressou durante as discussões na manhã de hoje na Reunião Ordinária da Câmara
Municipal de Garanhuns.
No momento a discussão em
pauta era a questão da saúde do nosso Município, segundo o citado Vereador
alegava que a saúde estava nessa situação por falta de lideranças políticas,
citando a questão de Garanhuns não ter representantes na Assembleia Legislativa, e
aproveitou o momento para atacar o Deputado Álvaro Porto mesmo sem ter citado o
seu nome, acusando que ação que o mesmo fez para Garanhuns foi fazer um CABARÉ.
Eu, Vereadora Nelma que apoiei
o Deputado Álvaro Porto e que continuo com o mesmo, sei da sua responsabilidade
e compromisso com Garanhuns e o Agreste, a palavra do Vereador Gil se refere ao
Desfile das Virgens, evento realizado pelo Deputado Álvaro Porto com apoio do
Governo do Estado, que teve como atração um Trio Elétrico e a Banda Trio Huana
que reuniu mais de 25 mil pessoas naquela noite.
Me senti ofendida porque
participei desse evento, vi a alegria no rosto dos garanhuenses que estavam
presentes naquela noite, e o título que o Vereador coloca de CABARÉ talvez ela
não saiba e não tenha o conhecimento do significado de quem participa do mesmo,
pois quando ele quis atingir o deputado com essas palavras ele atingiu cada
cidadão, cidadã e jovens que estiveram presente naquele momento de alegria e
descontração no único grande evento do Carnaval de Garanhuns.
Fique aqui o meu registro e
repúdio as palavras do Vereador.



Vereadora Nelma Carvalho”.

A Prefeitura de
Garanhuns, por meio da Comissão do Concurso Público, divulgou a
listagem com todos os candidatos que estão aptos a participarem da terceira
fase do concurso da Guarda Municipal de Garanhuns – o exame psicotécnico.
A Avaliação tem
como objetivo verificar, mediante uso de instrumentos psicológicos específicos
e científicos, as características de personalidade do candidato e sua
compatibilidade com as atividades do cargo, de acordo com perfil
profissiográfico. O exame será realizado no prédio da Funasa, localizado na rua
Pedro da Rocha, s/nº, Heliópolis, mais precisamente ao lado do Colégio Estadual
Henrique Dias. O candidato que não comparecer a qualquer fase do Exame
Psicotécnico será considerado ausente e, consequentemente, eliminado do Certame.


“É importante que
os candidatos fiquem atentos quanto aos horários e prazos fixados na convocação
para que evitem complicações. É bom frisar que os candidatos estão divididos
por dias e horários que variam no turno matinal e vespertino”, destaca o
secretário de Administração, Bruno Gomes. 

A lista está disponível no Diário
Oficial dos Municípios/AMUPE e no portal do Município: www.garanhuns.pe.gov.br. (Com informações da jornalista por Luanny
Porto/SECOM/PMG)





O Promotor Domingos Sávio,
titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, instaurou
um Inquérito Civil para apurar denuncia apresentada pelo Sindicato dos
Servidores Públicos Municipais de Garanhuns (SINSEMUG), a cerca de excesso de Estagiários
no município de Garanhuns, especialmente na Secretaria de Educação, em substituição
de professores em sala de aula.  
O Procedimento foi desencadeado
a partir da Portaria nº 02/2016, que está publicada no Diário Oficial de hoje,
dia 17. Paralelo a denuncia do SINSEMUG, o Promotor recebeu no último dia 12
deste mês, um grupo de candidatos aprovados para o cargo de Professor, no
último Concurso realizado pelo Governo de Garanhuns. Eles relataram durante
encontro na sede do Ministério Público que é grande o número de estagiários
exercendo a função de um professor formado.



Após os relatos dos
denunciantes, o Promotor Domingos Sávio deliberou recomendação à Secretaria Municipal
de Educação para que se empenhe em adequar o quantitativo de estagiários até o
próximo mês de abril deste ano, prazo, inclusive, que foi solicitado pelo Órgão
Municipal ao MP. O Promotor também solicitou a relação atual dos estagiários,
bem como as instituições de ensino aos quais estão vinculados e os Termos de Compromisso
assinados pelos estagiários que estão atuando nas salas de aula. O Dr. Domingos
Sávio também recomendou a nomeação dos professores concursados em substituição
aos estagiários e contratados. 

Clique AQUI e confira a Ata da reunião realizada no MP. 





O 71º Batalhão de Infantaria Motorizada, Batalhão do
Exército sediado aqui em Garanhuns , promoverá no próximo dia 21 deste mês, mais
uma edição da Corrida da Paz. 
Promovida pelo Conselho Internacional do Desporto Militar
(CISM), a Corrida da Paz não tem fins lucrativos e busca promover a prática
esportiva no âmbito das Forças Armadas, contribuindo com a paz mundial. Neste
ano, a corrida também marca os 60 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil
(CDMB).



A largada acontece a partir das 9h, defronte ao Parque
Euclides Dourado, e terá um percurso de aproximadamente 3 km, passando pela
Avenida Rui Barbosa; Relógio das Flores e retornando ao Parque. Não é
necessário realizar inscrição, já que a realização não tem caráter competitivo,
sendo aberto a todas as faixas etárias.


O Ministério Público
instaurou, através da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de
Garanhuns, um Inquérito Civil, para investigar denuncias de falta de profissionais
médicos na especialidade de Pediatria no Hospital Regional Dom Moura.  
O Promotor Alexandre Bezerra é
o responsável pelo procedimento e dentre as providências previstas na Portaria
nº 002/2016, que foi publicada no Diário Oficial de hoje, dia 17, está à oficialização
do problema ao Secretário Estadual de Saúde para que se pronuncie a respeito.



De acordo com informações do
Diretor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo,
atualmente aquela Unidade Hospitalar dispõe de Pediatras apenas
nas quartas e quintas-feiras. Ainda segundo o Profissional, a Secretaria de
Saúde por diversas vezes abriu seleção simplificada para contratar pediatras,
todavia “a falta deste profissional é nacional, com maior ênfase no interior do
País e na região do Agreste Meridional”. Melo ainda afirma que nenhuma criança
com risco iminente de morte deixa de ser atendida, e na necessidade, são encaminhadas
para atendimentos em outras Unidades de Saúde do Estado.