abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir de hoje, terça-feira,
dia 16. O saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem
possui o Cartão do Cidadão também pode recorrer aos canais de autoatendimento
do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Quem tem conta na
instituição financeira só precisa aguardar o depósito do dinheiro, previsto
para quinta-feira, dia 18.
em R$ 880. Têm direito ao benefício os trabalhadores que estejam cadastrados no
Programa há pelo menos cinco anos, tenham recebido remuneração mensal média de
até dois salários mínimos e trabalhado pelo menos 30 dias em 2014 e que tenham
tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de
Informações Sociais (Rais), entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego.
abono pode ligar para 0800 726 0207 ou consultar o site da Caixa Econômica
Federal. Neste mês, também serão pagos os rendimentos do saldo de cotas do PIS
para trabalhadores cadastrados no programa até 4 de outubro de 1988. Os valores
não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Em março, os pagamentos do abono salarial do PIS serão
feitos a partir do dia 17, para trabalhadores nascidos nos meses de maio e
junho. (Com informações do JC on-line)
(PSC) defende um trabalho específico em combate ao mosquito Aedes Aegipty aqui
em Garanhuns.
veículos e sucatas de veículos estacionados/amontoados no pátio da Polícia
Rodoviária de Garanhuns; nas oficinas e ferros velhos instalados as margens do
perímetro urbano das rodovias BR 423 e 424; bem como nas imediações das Delegacias
de Polícia Civil se configuram como potenciais pontos de proliferação do vetor
que transmite a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya. “Solicitei através
de requerimento protocolado na Câmara, a realização por parte da Prefeitura, de
ações específicas de inspeção, detecção e erradicação de possíveis focos de
proliferação do mosquito naqueles veículos, que por estarem abertos,
proporcionam as condições ideais para que o Aedes Aegipty se desenvolva”,
justificou Haroldo.
Governo Izaías Régis no Legislativo Municipal, reforça que a ação deve ser
semanal. “Trata-se de uma ação que deve ser repetida semanalmente, sobretudo
nesse momento epidêmico que vivenciamos e de forma especial nesse período
chuvoso”, chamou a atenção o Vereador Haroldo.
manteve contato, exclusivo, com o Promotor Domingos Sávio, para saber da
posição do Ministério Público de
Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da
Comarca de Garanhuns, quanto ao andamento das investigações a cerca da denúncia
de suposto superfaturamento na contratação, por parte da Prefeitura de
Garanhuns, da cantora Ana Carolina e da Banda Capital Inicial, que se
apresentaram no Festival de Inverno do ano passado.
Inquérito Civil instaurado no último dia 6 de outubro de 2015 segue o seu curso
normal. “No momento, o Inquérito está sob exame do apoio técnico contábil das
Promotorias de Justiça”, registrou o Dr. Domingos Sávio, que ouviu a solicitação
do Prefeito Izaías Régis, pedindo uma maior celeridade na conclusão das
investigações (relembre clicando AQUI)
nº 001/2012, do Conselho Superior do Ministério Público, que disciplina o Inquérito
Civil, prevê em seu artigo nº 21, que “o inquérito civil deverá ser concluído
no prazo de um ano, prorrogável pelo mesmo prazo e quantas vezes forem
necessárias, por decisão fundamentada do seu presidente”. Portanto, de acordo
com o MP, não há como prever uma data para conclusão dos trabalhos, já que as
atividades seguem o seu curso normal.
está em Brasília-DF, onde cumpre agenda administrativa até a próxima
quinta-feira, dia 18.
percorrerá os ministérios dos Esportes; da Saúde e o Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE). Visitas aos gabinetes do Deputado Federal Jorge Côrte Real
(PTB) e do senador Douglas Cintra (PTB), bem como do ministro Armando Monteiro
(PTB) também devem integrar a agenda do Prefeito Garanhuense nos próximos dias.
a visita terá por finalidade destravar as obras de construção de creches e de
quadras esportivas no Município, que segundo Ele, “por problemas burocráticos”,
seguem inacabadas. As obras de
construção das Creches pré-escolares tipo B, localizadas da Cohab 2 e em Manoel
Chéu, foram iniciadas em 2012. Já as quadras inacabadas estão instaladas nas comunidades da Cohab 3, Boa Vista e Manoel Chéu. “O Governo (federal) mudou toda a
sistemática! As Empresas que pegaram as creches para fazer não tinham condições
e tivemos que fazer o destrato (quebra do contrato). Estamos licitando
novamente. E as quadras também”, pontuou Izaías, durante entrevista veiculada
na Rádio Jornal.
seu retorno a Garanhuns está previsto para a próxima sexta-feira, dia 19, já
que antes ele participará de uma reunião no CPRH, junto a presidente Simone
Nascimento de Souza. “Nós estamos trazendo para Garanhuns toda a liberação
ambiental para a Prefeitura, pois nós temos a secretaria de Meio Ambiente.
Vamos conveniar com a CPRH para damos as licenças aqui”, pontuou Izaías Régis.
O Blog do Carlos Eugênio
recebeu denuncia de um Servidor Público do município de Correntes relatando que
o Governo Municipal não repassou o reajuste do salário mínimo aos funcionários
daquela Prefeitura.
Segundo o Servidor, que pediu reserva
da sua identidade, a prática vem acontecendo desde 2014, sempre nos primeiros
três meses do ano. Ainda segundo o Servidor, a Prefeitura justifica a medida,
relatando que necessita da aprovação no novo salário pela Câmara de Vereadores,
todavia, mesmo após a aprovação da matéria pelo Legislativo Municipal, não efetua
o pagamento dos valores retroativos. Para saber da veracidade da informação, o
Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Edimilson da Bahia (PSB).
Segundo o Prefeito, Correntes
e todos os Municípios brasileiros vem atravessando uma grave crise, todavia o
Governante garantiu o pagamento do Salário Mínimo de R$ 880 aos servidores
correntinos. “Nós estamos nos organizando para pagar o novo salário mínimo.
Enviamos um Projeto de Lei a Câmara Municipal, para que possa apreciar e
aprovar. Acredito que será breve, onde estamos nos organizando para no próximo
mês pagarmos o novo salário”, garantiu o Prefeito Correntino, que chamou a
atenção: “a nossa intenção é ajustar e pagar o novo salário, mas que fique
claro das dificuldades (financeiras) que estamos vivenciando”, finalizou o Prefeito
Edimilson da Bahia. O Prefeito não registrou se a Prefeitura efetuará o
pagamento retroativo aos meses de janeiro e fevereiro.
VEREADORA CONTESTA INFORMAÇÃO DO PREFEITO – E a vereadora do
município das Correntes, Ocione Barbosa, contestou as informações repassadas
pelo Prefeito Edimilson da Bahia (PSB). Segundo a Parlamentar, que integra a Bancada
de Oposição, o Governante poderia efetuar o pagamento do novo valor do salário
mínimo e enviar o Projeto de Lei a Câmara com os efeitos retroativos a 1º de
janeiro de 2016. “Isso vem acontecendo há três anos em Correntes!. A Câmara não
tem nada haver. Cabe a Ele enviar o Projeto de Lei em janeiro; o Presidente da
Câmara fazer uma reunião extraordinária e Ele (o Prefeito) efetuar o pagamento,
pois a Lei é Federal!”, alertou a vereadora Ocione Barbosa.
Tavares, concedeu entrevista ao programa Falando com o Agreste, da Rádio Marano
FM, e comentou o andamento dos trabalhos visando colocar o município de Iati
entre as cidades abastecidas com água pela Compesa.
pelo Padre Jorge é um dos 11 no Estado que não é operado pelo Órgão Estatal,
fato que dificulta as condições de vida da população, que recebe água através
de um sistema adutor administrado pela Prefeitura, que coleta o bem mineral em
poços distantes da sede do Município.
“Todo o processo legal esta
sendo concluído para que a Compesa assuma o sistema de Iati e vamos assumir já
colocando água a partir desse trecho que vai partir dos poços de Tupanatinga.
Iati faz parte da adutora do Agreste. Já começamos investimentos que vão
atender a Cidade e temos conversado com o Prefeito Padre Jorge, procurando,
como se articular para que o dinheiro do Governo Federal efetivamente venha e
possamos fazer a conclusão dessa obra tão importante”, registrou Roberto
Tavares.
na próxima sexta-feira, dia 19. De acordo com informações do Prefeito de
Caetés, Armando Duarte (PTB), Câmara virá a ‘Terra da Energia Eólica’, para
junto ao Prefeito e ao secretário de Educação, Fred Amâncio, inaugurar as obras
de construção do novo Colégio Municipal.
da Prefeitura e do Governo Estadual, através do FEM. A solenidade acontece a
partir das 14h. A expectativa é que o Governador também esteja em outros Municípios
da Região, para visitar Prefeitos e inaugurar outras obras realizadas com recursos
estaduais. A Agenda ainda não foi confirmada pelo Palácio do Campo das
Princesas.
a vinda ao Agreste, Paulo Câmara coloca em prática a estratégia traçada para
não passar a imagem de que a crise econômica e a consequente baixa no caixa
estadual travaram sua Gestão. O Socialista vai intensificar a agenda visitando
canteiros de obras que estão em andamento. O objetivo de Paulo Câmara é sair do
gabinete sempre que possível neste primeiro semestre já que o ano eleitoral
poderá gerar algumas amarras ao governo ou a Prefeitos parceiros em busca da
reeleição. A lista de obras a serem visitadas pelo governador está sendo
levantada pela Secretaria da Casa Civil e deve incluir desde projetos tocados
em parceria com o governo federal até empreendimentos executados por
prefeituras com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento
Municipal (FEM).
como certa a presença de Elba Ramalho na edição deste ano do Festival Viva
Domingos, que acontece entre os dias 21 e 23 de abril, numa realização do Governo de Garanhuns.
que a banda Falamansa, entre outras, possa vir a integrar a grade artística
da realização. “A programação vai ser excelente. Teremos de 50 a 60% dos
recursos do Evento patrocinados pela iniciativa privada. Vamos utilizar poucos
recursos da Prefeitura de Garanhuns, que inclusive já venho guardando”, pontuou
o Prefeito Izaías Régis (PTB), em entrevista veiculada na Rádio Jornal, quando
garantiu que desde o último mês de novembro, já vem trabalhando na captação de
recursos para o Evento.
programa Ronda Policial, Izaías garantiu a realização do Festival de Inverno. É
que após o fim do Garanhuns Jazz Festival, uma onda de boatos já começa a tomar
conta das redes sociais, questionando a continuidade do principal evento de
Garanhuns. “O Festival de Inverno vai haver! Para não diminuir um dia, se o Governo
(do Estado) disser que vamos ter que fazer os três dias (sob responsabilidade da
Prefeitura), pode ficar certo que ele vai encontrar aqui uma pessoa que vai
atrás dos recursos para fazer os três dias. Nós não vamos perder o que temos há
27 anos”, garantiu o Prefeito de Garanhuns.
O Prefeito Izaías Régis (PTB)
deixou claro que não vai se envolver na confusão gerada na Câmara de Vereadores
de Garanhuns por conta das declarações do vereador Alcindo Correia (PSDC), que
revelou não concordar com os serviços de
reforma que vêm sendo realizados no prédio do Poder Legislativo Municipal e prometeu fazer revelações
após o período carnavalesco, ação ainda não concretizada. (relembre, clicando AQUI)
“Não vejo e nem quero ver! Porque não entro na seara
dos Parlamentares, pois são todos meus amigos!”. Foi com essa posição que Régis
respondeu ao questionamento do jornalista Eduardo Peixoto, durante entrevista
na Rádio Jornal sobre o polêmico tema. Apesar de se mostrar alheio a polêmica,
o Prefeito fez questão de avaliar a situação como “Cidadão de Garanhuns” e considerou
desnecessária a confusão, haja vista não ver, até o momento, qualquer problema
na Câmara de Vereadores e não acreditar “nesse negócio de Caixa Preta”, pontuou
Izaías.
A época da posição defendida por Alcindo em
entrevista veiculada na Rádio Sete Colinas, o Presidente da Câmara, o Vereador
Gersinho Filho (SDD) também se pronunciou e garantiu não ter nada a esconder e se colocou a disposição de qualquer
Cidadão para repassar informações quanto à licitação e ao andamento das obras
de reforma da Casa Raimundo de Moraes. (relembre,
clicando AQUI)
– De acordo com informações publicadas no Diário
Oficial deste sábado, dia 13, a Câmara Municipal de Garanhuns contratou a Empresa
J R Rodrigues Bezerra Serviços EIRELI EPP para executar os serviços de reforma do
prédio do Legislativo Municipal com o valor global de R$ 568.031,22. A
contratação se deu por meio do Contrato nº 014/2015-CPL, após a licitação TP nº
004/2015 – Processo Licitatório nº 014/2015.
O Ministério Público de
Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da
Comarca de Garanhuns, segue investigando a denúncia de suposto superfaturamento
na contratação da cantora Ana Carolina e da Banda Capital Inicial, que se
apresentaram no Festival de Inverno do ano passado.
O MP instaurou um Inquérito
Civil no dia 6 de outubro de 2015, tendo por base a representação dos
vereadores Cláudio Taveira, Nelma Carvalho, Paulo Leal e Sivaldo Albino. De acordo
com os Parlamentares que integram a Bancada de Oposição na Câmara, orçamentos
enviados pelos escritórios dos artistas, revelam que pode ter havido um
superfaturamento em torno de R$ 100 mil nas contratações realizadas pela
Prefeitura de Garanhuns. A época da denúncia o Governo
Municipal se pronunciou e negou as irregularidades, inclusive apresentando
documentação, que segundo a Prefeitura, justificaria os investimentos de R$ 457
mil reais nas contratações das duas principais atrações do FIG 2015. Dias
depois da denuncia e de toda a repercussão do fato, o Prefeito Izaías Régis
(PTB) julgou a ação dos oposicionistas como “irresponsável” e “mentirosa” e
prometeu processar judicialmente os denunciantes.
entrevista ao jornalista Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal, o Prefeito Izaías Régis
surpreendeu os seus críticos ao solicitar ao Promotor Domingos Sávio, que
investiga caso, uma maior celeridade na
conclusão do Inquérito.
“Queria
que Doutor Domingos julgasse (analisasse) o mais rápido possível para ver quem
tem razão: se quem acusou ou quem está recebendo a acusação! Isso para mim é
uma questão de dar satisfação à população dos recursos que foram aplicados pela
Prefeitura”, pontuou Izaías, que chamou a atenção: “se eu estiver errado quero
pagar a minha culpa. Se eu estiver certo, quero que quem denunciou pague pelo
erro que fez!”, registrou o Prefeito de Garanhuns. (Clique AQUI, AQUI, AQUI ou AQUI para saber mais sobre esse assunto).
Entrevista do Prefeito Garanhuense sobre o polêmico assunto:







































