BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Essa é destaque na Coluna Cena Política, assinada por Igor Maciel:
“O Governo Federal publicou
uma Portaria (13.474/2020),
nessa quinta, dia 4, abrindo um crédito suplementar de R$ 83 milhões para
investir em propaganda institucional. A medida foi assinada pelo secretário
especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, no último dia 2 e tornou-se
pública agora no Diário Oficial da União.
Num momento como o que
vivemos, com a pandemia, quase 35 mil pessoas mortas e Estados preocupados com
o pagamento de salário, isso já seria preocupante. Mas, piora. É que para abrir
o crédito, por lei, é necessário dizer de onde o dinheiro vai sair. Eis que a
portaria explica: Sairá de “Transferência de Renda Diretamente às Famílias
em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza”. A retirada da verba é específica, o
dinheiro estava destinado à região Nordeste.
Em outras palavras, a gestão
Bolsonaro resolveu tirar R$ 83 milhões do Bolsa Família para investir em
propaganda institucional. Isso, na semana em que se descobre que o setor
responsável pela propaganda do Governo fez campanhas publicitárias em sites que
divulgam fake news e até em páginas com pornografia.
Isso quando você lembra que
apesar de toda a crise que vivemos com o Coronavírus, o setor de propaganda do Governo
se limita a divulgar um tal “placar da vida” com o número de pessoas que
não morreram pela doença (algo como fazer uma festa para comemorar a vida de
quem não morreu assassinado em 2019 e fingir que os mais de 40 mil mortos não
existem).
O valor de R$ 83 milhões que
vai irrigar as propagandas do Governo sairá, então, do prato de feijão de
famílias que poderiam receber o dinheiro através de programas sociais. Porque
esse dinheiro provavelmente está sobrando, já que, pelo critério do governo,
todo mundo ficou mais rico durante a pandemia. Critério é igual a juízo. Cada
um tem o seu e há quem não tenha nenhum. Veja AQUI a Portaria no
Diário Oficial da União”. 

(Com informações de Igor Maciel/JC.
CONFIRA)


É com grande expectativa que Garanhuns e o Agreste
Meridional aguardam o Primeiro Feirão Online Mano Imóveis. De acordo com a
Imobiliária, o evento será “
será incrível, cheio de novidades e belos
imóveis que se tornarão lares cheios de amor e alegria”.
FIQUE ATENTO A ESSA OPORTUNIDADE – Sua família merece essa bela
casa, localizada na Cohab 2, próximo a escolas, supermercados, farmácia, feiras,
enfim,  num bairro completo, com comércio
próprio que permite viver com mais leveza e tranqüilidade, afinal não se compra
uma casa, mas se constrói um lar e fazer as pessoas felizes é a nossa missão.
PRIMEIRO
FEIRÃO ONLINE MANO IMÓVEIS – 
Nos próximos dias 11, 12 e 13 deste mês, direto
da Imobiliária, será realizado o Primeiro Feirão Online Mano Imóveis. Será uma
grande oportunidade para que você possa fazer um grande investimento em seu
futuro imóvel. 
Para mais
informações acesse as redes sociais da Mano Imóveis clicando AQUI ou AQUI ou
entre em contato pela Central de Atendimento Online: (87) 3764-1088 ou (87)
99926-0223.

Clique em player para conferir novas Oportunidades: 


 
A Caixa Econômica Federal
disponibiliza o saque e a transferência do auxílio emergencial de R$ 600 para nascidos em junho
nesta sexta-feira, dia 5. O pagamento acontece para as pessoas que estão
inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), mas não recebem o Bolsa Família, e que
receberam a primeira parcela do benefício até o dia 30 de abril. O calendário
obedece o mês de nascimento e vai até o dia 13 de junho.
Nessa quinta-feira, dia 4, o
presidente Jair Bolsonaro afirmou que foi acertado o pagamento de
mais duas parcelas do Auxílio Emergencial, mas com valor inferior aos atuais R$
600. “Vai ter, também acertado com o [ministro da Economia] Paulo Guedes,
a quarta e a quinta parcela do auxílio emergencial. Vai ser menor do que os R$
600, para ir partindo exatamente para um fim, porque cada vez que nós pagamos
esse auxílio emergencial, dá quase R$ 40 bilhões. É mais do que os 13 meses do
Bolsa Família. O Estado não aguenta. O Estado não, o contribuinte brasileiro
não aguenta. Então, vai deixar de existir. A gente espera que o comércio volte
a funcionar, os informais voltem a trabalhar, bem como outros também que
perderam emprego”, disse.
Durante coletiva realizada
também nessa quinta-feira (04), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo
Maia (DEM) declarou que o Governo Federal deve enviar o quanto antes a proposta de extensão no pagamento do auxílio
emergencial, a partir do valor adicional de R$ 600 dividido em duas parcelas.
Maia defendeu a agilização do processo, e solicitou que o governo envie o
projeto à Câmera para que ele possa ser votado de forma rápida. (Com informações e imagem do JC. CONFIRA)
CONFIRA O CALENDÁRIO DE SAQUE
DA SEGUNDA PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL:
– 5 de junho (sexta-feira) –
para pessoas nascidas em junho;
– 6 de junho (sábado) – para
pessoas nascidas em julho;
– 8 de junho (segunda-feira) –
para pessoas nascidas em agosto;
– 9 de junho (terça-feira) –
para pessoas nascidas em setembro;
– 10 de junho (quarta-feira) –
para pessoas nascidas em outubro;
– 12 de junho (sexta-feira) –
para pessoas nascidas em novembro; e
– 13 de junho (sábado) – para
pessoas nascidas em dezembro.

 
Segue crescente o número de casos da COVID-19 no Agreste
Meridional. Ontem, dia 4, foram registrados 68 novos casos positivos da Doença
e um óbito. Apenas o município de Caetés não havia tornado pública as
notificações até o momento desta publicação, as 8h30min, desta sexta, dia 5.

As notificações foram registradas
nos municípios de São Bento do Una (17); Águas Belas (14); Canhotinho (7); Itaíba
(7) Lajedo (6); Garanhuns
(5);
Saloá (3); Correntes (3); São João (2); além de Bom Conselho, Jucati,
Iati e Capoeiras, cada um com um caso. Garanhuns também registrou um óbito por
COVID-19.
De acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto
as Secretarias Municipais de Saúde, com esses novos
registros, o Agreste Meridional passou a contabilizar 913 casos positivos da
COVID-19 e subiu para 58 o número de mortes pela Doença, o que representa uma
taxa de mortalidade de 6,35%.
Já o número de recuperados também segue crescente.
Atualmente 461 pacientes já apresentaram Cura Clínica (50,49%). Sempre é
importante registrar que por conta do número de testes realizados, que é
considerado baixo e sinaliza a possibilidade de subnotificações, os números
podem não refletir a realidade da COVID-19 na Microrregião.
CONFIRA OS NÚMEROS DA COVID-19
NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde):   
* CASOS CONFIRMADOS – 913
Garanhuns – 224; Águas Belas –
206; São Bento do Una – 146; Bom Conselho – 97; Lajedo – 46; Caetés –
41;  Canhotinho – 34; Itaíba – 32; Angelim – 12; Jucati – 11; Correntes –
10; Saloá – 10; Palmeirina – 8; Capoeiras – 9; São João – 8; Lagoa do
Ouro – 5; Terezinha – 3; Paranatama – 3;  Jupi – 2; Calçado – 2;
Brejão – 2 e Iati – 2.
* RECUPERADOS (Cura Clínica) – 461
Águas Belas – 143; Garanhuns – 121; São Bento do Una – 66; Bom
Conselho – 51; Caetés – 16; Lajedo – 14; Itaíba – 13; Jucati – 6;
Palmeirina – 5; Saloá – 4; Canhotinho – 3; Lagoa do Ouro – 3; Correntes –
3; São João – 3; Capoeiras – 2;  Calçado – 2; Terezinha – 1;  Iati –
1; Paranatama – 1; Jupi – 1; Angelim – 1 e Brejão 1.
* ÓBITOS REGISTRADOS – 58
Garanhuns – 16;
Águas Belas –13; São Bento do Una – 13; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom
Conselho – 2; Itaíba – 2; Paranatama – 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Saloá –
1; Jupi- 1; Capoeiras – 1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.


Na onda das lives, o bastidor
virou o show e nesta sexta, dia 5, tem Marcelo D2, Rashid, Ponto de Equilíbrio. 

Já Mano Walter
faz a primeira grande ‘live arraiá’ de junho no São João do isolamento
 e
diz que vai tocar forró, baião, xote e clássicos das festas. Ah. Também tem a
cantora carioca Teresa
Cristina
 fazendo show pelo projeto do Sesc, Cultura em Casa.  


LIVES HOJE E COMO
ASSISTIR:
– Elisa de Sena – 14h – Link
– Mateus e Cristiano – 18h – Link
– Teresa Cristina (Em Casa com Sesc) – 19h – Link
– George Henrique e Rodrigo – 20h – Link
– Marcelo D2 (Multishow) – 20h – Link
Mano Walter –
“Arraiá do Mano” 
– 20h – Link
– Thiago e Graciano – 20h – Link
– Ponto de Equilíbrio – 21h – Link
– Murilo Huff – 21h30 – Link
– Rashid (Cultura em Casa) – 21h30 – Link
(Com informações e
imagem do G1/CONFIRA).


Prefeitos dos Municípios Pernambucanos
vêm reclamando por não terem sido ouvidos sobre o Plano de Reabertura Economia do
Estado, anunciado na última segunda-feira, dia 1º, pelo Governador Paulo Câmara
(PSB). É que somente depois de apresentado o Plano ao Público
é que os Gestores Municipais foram informados sobre o conteúdo do material
planejado pela Gestão Estadual.


Alguns reclamaram bastante e
já houve quem definiu a reabertura sob seus próprios Decretos locais,
como Miguel Coelho (MDB), de Petrolina. Jaboatão dos Guararapes e Cabo
de Santo Agostinho já haviam assinado um texto, via Decretos locais, liberando
as atividades econômicas, porém tendem a rever as suas decisões.


Aqui em
Garanhuns, o planejamento da Prefeitura seria reabrir gradativamente, com
protocolos próprios, o Comércio e os Serviços, porém essa iniciativa foi
frustrada pelas deliberações anunciadas pelo Governo do Estado na última
segunda, dia 1º.
O problema dessa tentativa de
reabrir através de Decretos Municipais é que o Ministério Público de Pernambuco
(MPPE) já emitiu recomendação aos Promotores em cada Município sobre Prefeitos não
terem permissão para afrouxar regras. 
O texto assinado pelo Procurador Geral do MPPE, Francisco Dirceu, diz que os Gestores dos Municípios
podem não cumprir decretos do Estado, mas apenas se o objetivo for endurecer
medidas contra o Coronavírus. Para afrouxar as regras e permitir abertura do
comércio, fora do que foi determinado pelo Governador, eles estariam proibidos,
sob o risco de cometerem o ato de Improbidade
Administrativa.
(
Confira trecho da Recomendação
do MPPE clicando AQUI).
GOVERNO JÁ ADMITE
FLEXIBILIZAÇÃO
REGIONAL – Diante da pressão de
Prefeitos e de Empresários em todo o Estado, o Governo de Pernambuco admitiu
estudar a flexibilização do isolamento social levando em consideração o grau de
evolução da Pandemia para cada região do Estado.
“Nesse momento nós
preferimos ser conservadores e decidimos não fazer nenhuma flexibilização
regional pelo menos durante essa semana. No entanto, a partir da próxima semana
tudo isso será levado em conta”, justificou Paulo, que complementou: “o
isolamento ainda é uma questão necessária”, afirmou Câmara. (Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI). (Com informações
de Igor Maciel/JC.
CONFIRA)


Trecho da recomendação:
I – RECOMENDAR aos Promotores
de Justiça do Estado de Pernambuco que:
a) com base no art. 29, inciso
X, e art. 129, inciso III, da Constituição da República, bem como no art.
4º, inciso IV, alínea “b” da Lei Complementar Estadual nº 12/1994,
adotem as providências necessárias para, no âmbito de suas atribuições,
fazerem cumprir as normas sanitárias federal e estadual, notadamente as
medidas de isolamento social já impostas pelo Estado de Pernambuco, a fim
de que prevaleçam as normas gerais emanadas da União e do Estado de
Pernambuco, podendo os Municípios, à luz das particularidades locais,
suplementá-las apenas para intensificar o nível de proteção à população já
conferido, sendo indevida qualquer redução do patamar de
cuidado estabelecido em atos normativos nacionais ou estaduais, promovendo
as medidas administrativas e judiciais cabíveis, sem prejuízo de restar
configurado ato de Improbidade Administrativa previsto no art. 11, inc. I,
da Lei nº 8.429/92; 
b) encaminhem ao e-mail
[email protected] representação ao Procurador-Geral de Justiça, com cópia do
ato normativo que descumpre as legislações federal e estadual sobre o tema
e da notificação devidamente assinada pelo Prefeito Municipal a que
se refere o item II, alínea “a” da Recomendação PGJ nº 16/2020,
para: 
b.1) ajuizamento de ação
direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Pernambuco, por
ofensa aos artigos 75, 97, 159 e 161 da Constituição Estadual e
aos artigos 5º, caput, 6º, caput, 23, II, 24, XII, 30, II, e 196 a 198 da
Constituição Federal;
b.2) ajuizado de representação
ao Tribunal de Justiça de Pernambuco para Intervenção Estadual, prevista
no art. 91, IV, alíneas “b” e “q” da Constituição Estadual
(para assegurar a execução de lei ou ato normativo e para observância dos
direitos fundamentais da pessoa humana), na forma do art. 67, § 2º, inc.
III, da Carta Política do Estado de Pernambuco;
b.3) ajuizamento de ação penal
contra o Prefeito Municipal pela prática das condutas penais previstas no
art. 1º XIV, do Decreto Lei 201/67 e art. 268 do Código Penal, na forma do
art. 10, inc. IV, da Lei Complementar nº 12/94 e art. 61, inc. I, alínea
“a”, da Constituição de Pernambuco;


Garanhuns registrou um novo Óbito por COVID-19 nesta quinta-feira, dia 4.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Trata-se de um homem, de 76 anos,
morador do bairro Heliópolis, que já havia sido diagnosticado com a doença, e
veio a óbito ontem, dia 3, em Hospital da Rede Pública Estadual. O Boletim de
hoje também registra a confirmação de cinco casos para COVID-19 no Município.

Duas pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de
isolamento/tratamento, e não apresentar mais sintomas da doença. 19 casos foram
descartados, após resultado de testagem laboratorial, e 29 casos seguem
aguardando resultado, para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 224 casos confirmados de COVID-19. Deste total
16 pessoas vieram a óbito; 121 estão recuperadas após cumprir o período de
isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 87 pessoas que foram
confirmadas com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo,
206 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem
resultado negativo.


 
A Câmara de Vereadores de
Garanhuns aprovou, por maioria, nesta quinta-feira, dia 4, o Projeto de Lei nº 011/2020,
de autoria do Prefeito Izaías Régis (PTB), que repassa ao SESC/Garanhuns uma
área de 25 metros lineares localizada na esquina das ruas Cônego Benigno Lira e
Olavo Bilac, no Centro da Cidade.

A área conhecida como
“buracão” fica ao lado do Hotel do SESC e em frente ao Centro de Produção
Cultural, Negócios e Tecnologia do SESC (CPC). Votaram contrários ao Projeto,
os vereadores Gil PM; Betânia Monteiro e Tonho de Belo, enquanto que o Professor
Márcio se absteve do voto.
No terreno, que mede 0,67 m²
(menos de um hectare), o SESC vai implantar um grande projeto de revitalização
ambiental, já aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA). 

Também será executado o projeto “Sesc Poluição Zero”, que consiste na
construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, que vai atender a
unidade executiva do Sesc (localizada na Rua Manoel Clemente); o Hotel do Sesc;
o CPC; o Restaurante Chá Preto; a Escola Sesc; a Academia Edelson José Cruz de
Lima; o Parque Aquático; o Ginásio de Esportes; a Galeria de Artes e Cinema
Ronaldo White e o Banco de Alimentos do Sesc.

“A aprovação desse Projeto de Lei
vai permitir que o Sesc ponha em prática um projeto de grande relevância para
toda a comunidade garanhuense, pois é uma instituição que colabora há anos com
o desenvolvimento da cidade e da região”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente
do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O Projeto de Lei será apreciado em segunda
votação e deve seguir para sanção do Prefeito Izaías Régis na próxima semana.

SENAC AO VIVO: MAQUIAGEM SENSUAL É TEMA DE LIVE EM
GARANHUNS –  
Tendência de maquiagem para os olhos é o tema da live que
será realizada pela instrutora Márcia Suruagy, do Senac/Garanhuns. 

Será nesta
sexta, dia 5, às 16h, no Instagram do Senac Pernambuco (
www.instagram.com/senacpe), dentro
do #SenacAoVivo, programa de lives de assuntos variados nesse período de
pandemia da COVID-19.

Em meio à Pandemia da COVID-19,
a principal mensagem é “Fique em Casa”. E ressaltando a importância do lar, da
família e da união nos momentos mais difíceis da vida, a Mano Imóveis preparou
uma Campanha de Marketing inspirada no valor do lar na vida de todo ser vivo,
tanto no Reino Humano, quanto no Animal.
A campanha “Arquitetos do
Reino Animal”, lançada no último dia 1º de junho, e produzida pela equipe
de marketing da Imobiliária Mano Imóveis e seus colaboradores, mostrará a
construção de casas por alguns animais. A Intenção da Empresa é passar a
ofertar ao público das mídias sociais um conteúdo cultural e educativo. “A nossa
Empresa, que há 36 anos realiza o sonho da conquista da casa própria de muitas
pessoas, decidiu mostrar numa linguagem simples e cotidiana, como os seres
vivos lutam e se empenham para garantirem a coisa de maior valor em suas vidas:
o lar e a segurança da família”, justifica a Mano Imóveis, que veiculará peças
da campanha, diariamente neste espaço.
PRIMEIRO FEIRÃO ONLINE MANO
IMÓVEIS –
E nos próximos dias 11, 12 e 13 deste mês, direto da Imobiliária, será
realizado o Primeiro Feirão Online Mano Imóveis. Será uma grande oportunidade para
que você possa fazer um grande investimento em seu futuro imóvel. Para mais informações acesse as redes
sociais da Mano Imóveis clicando 
AQUI ou AQUI
 ou entre em contato pela
Central de Atendimento Online: (87) 3764-1088 ou (87) 99926 -0223.

Clique em player para conferir informações sobre o Tecelão-Social: 


Com uma população de pouco
mais de 13 mil habitantes, o município de Lagoa do Ouro vem se destacando no
Agreste Meridional por executar ações de combate a proliferação e ao contágio
pelo Novo Coronavírus e, constantemente, consegue destaque positivo nos
noticiários da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo na Região. Atualmente a Cidade
conta com o registro de cinco casos da COVID-19, desses, três pacientes já apresentaram
cura clínica e estão recuperados da doença.

Para garantir uma maior
segurança sanitária para feirantes, marchantes e, sobretudo, para a população,
a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e de um Comitê de Gestão das
Ações de Combate ao COVID-19, composto por membros de todas as Secretarias
Municipais, adaptou a Feira Livre e o funcionamento do Açougue Municipal.
A Feira passou a ser realizada
em dois dias, nas terças e quartas-feiras; mudou de local e vem acontecendo na
Praça de Eventos da Cidade, porém com estrutura
fechada por disciplinadores, com apenas uma entrada e uma saída, o que garante
o controle de pessoas em seu interior (60 na Feira e 10 no Açougue). 

As bancas dos
feirantes atendem uma distância segura. Todos os feirantes tem a temperatura
aferida ao entrar no Espaço da Feira, bem como recebem luvas, máscaras e álcool
a 70% para desinfecção. Já os consumidores só têm acesso à Feira e ao Açougue usando
máscaras e após a desinfecção das mãos com álcool a 70% na entrada e na saída
dos Espaços.

Através de pulverizações diárias com desinfetantes a base de Quaternário de Amônia, o Governo de Lagoa de Lagoa do Ouro vem realizando serviços de
desinfecção ruas, praças, órgãos públicos, comércio, banco, lotérica no hospital e nos postos de saúde,
bem como nos locais de realização da Feira Livre e no Açougue Público.
Além dessas ações, o
funcionamento diário de Barreiras Sanitárias nos acessos a Cidade e a aquisição
de Insumos e Equipamentos de Proteção Individual para profissionais que atuam
na linha de frente do Combate a Pandemia, bem como a aplicação de programas de
Acompanhamento Social e da Saúde Mental dos Profissionais de Saúde também estão
entre as ações realizadas pela gestão do Prefeito Marquidoves Vieira Marques
naquele Município.

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL PARA A POPULAÇÃO – Recentemente,
a Prefeitura de Lagoa do Ouro, que já havia distribuído mais de 15 mil máscaras
de tecido junto à população, adquiriu 20 mil quilos de álcool em gel e vem
realizando a distribuição de duas unidades de 500g do produto, de casa em casa,
junto à população da Cidade; do Distrito de Igapó; do povoado de Campo Alegre e
da Zona Rural.
TRABALHO NA EDUCAÇÃO – Já no segmento escolar, a Secretaria
Municipal de Educação de Lagoa do Ouro viabilizou a entrega de Kits de
Alimentação Escolar diretamente na casa dos estudantes da Rede Municipal,
inclusive daqueles residentes na Zona Rural, no distrito de Igapó e no povoado
de Campo Alegre, e já trabalha na confecção de novos Kits para uma nova etapa
de Distribuição de Alimentos.



Além dessas ações, a
Prefeitura se prepara para ampliar o acompanhamento das atividades dos
estudantes da Rede Municipal de Ensino, com a confecção para posterior distribuição
de Cadernos de Atividades personalizados com o conteúdo voltado para cada
estudante. A meta é que os alunos sigam estudando em casa, porém sob o acompanhamento
remoto dos Professores e da Gestão das Unidades Escolares. 

Clique em player e confira matérias da TV Asa Branca/Rede Globo sobre o trabalho de combate a COVID-19 em Lagoa do  Ouro:



 

(INFORME PUBLICITÁRIO –  Com informações e imagens das Mídias Sociais da Prefeitura de Lagoa do Ouro)