BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Garanhuns registrou nesta
terça-feira, dia 2, treze recuperações; quatro
infecções e uma morte por COVID-19. Os números foram divulgados pela
Secretaria
Municipal de Saúde. Um homem, de 89 anos, morador do bairro Boa Vista, foi o óbito
notificado. Ele faleceu no último sábado, dia 30, em hospital da Rede Pública
Estadual.

As quatro pessoas que testaram
positivo para COVID-19 estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob
o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde. Outras 13 pessoas estão
recuperadas, após cumprir o período de isolamento/tratamento, e não apresentar
mais sintomas da doença. Quatro casos foram descartados, após resultado de
testagem laboratorial, e 25 casos seguem aguardando resultado, para posterior
confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 207
casos confirmados de COVID-19. Deste total 15 pessoas vieram a óbito; 109 estão
recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar
mais sintomas; e 83 pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de
tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 182 casos já foram descartados, após serem
submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.


 
Uma carga de 336 kg de queijo mussarela sem refrigeração foi apreendida
nesse domingo, dia 31, na BR-423, aqui em 
Garanhuns. A apreensão ocorreu durante a Operação
Tamoio, da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O produto era transportado em
caixas de papelão, no porta-malas de um carro.

O flagrante foi realizado no quilômetro 104 da rodovia. Ao abordar um
carro ocupado por um homem de 45 anos, foram encontradas 14 caixas, com 24 kg
de queijo cada, sem nota fiscal. O Motorista, de identidade não registrada, informou
que havia adquirido o produto em 
Olho D’água das
Flores
, em Alagoas, para ser
comercializado em 
Camaragibe, no Grande Recife.
Além disso, o produto possuía um selo de controle que só permite a
comercialização no município de origem. Toda mercadoria foi encaminhada à
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO). (Com informações e imagem do  G1/Caruaru. CONFIRA)

 

Trinta e quatro novas pessoas infectadas e três óbitos, sendo dois em Águas
Belas e um em São Bento do Una. Esses foram os registros dessa segunda-feira,
dia 1º, aqui na microrregião do Agreste Meridional. Os novos casos positivos do
Coronavírus foram registrados aqui em Garanhuns (10), bem como nos municípios
de São Bento do Una (7); Águas Belas (6); Lajedo (3); Angelim (3); Capoeiras (2);
Canhotinho (1); Itaíba (1) e Correntes (1).
De acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto
as Secretarias Municipais de Saúde, com esses novos
registros, o Agreste Meridional passou a contabilizar 751 casos positivos da
COVID-19 e subiu para 51 o número de mortes pela Doença, o que representa uma
taxa de mortalidade de 6,79%. Já o número de recuperados segue crescente.
Atualmente 377 pacientes já apresentaram Cura Clínica (50,1%). É importante
sempre salientar que por conta do número de testes realizados, que é
considerado baixo e sinaliza a possibilidade de subnotificações, os números
podem não refletir a realidade da COVID-19 na Microrregião.
CONFIRA OS NÚMEROS DA COVID-19
NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde):   
* CASOS CONFIRMADOS – 751
Garanhuns – 203;
Águas Belas – 175; São Bento do Una – 116; Bom Conselho – 92; Caetés – 36; Lajedo
– 33; Canhotinho – 18; Itaíba – 17; Jucati – 10; Palmeirina – 8; Capoeiras
– 7; Angelim – 7; Saloá – 6; São João – 5; Terezinha – 3; Paranatama
– 3;  Correntes – 3; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Calçado – 2; Brejão
– 2 e Iati – 1.
* RECUPERADOS (Cura Clínica) – 377
Águas Belas – 118;
Garanhuns – 96; São Bento do Una – 60; Bom Conselho – 44; Caetés –
16; Lajedo – 10; Jucati – 5; Palmeirina – 5; Itaíba – 5; Canhotinho –
3; São João – 3; Capoeiras – 2;  Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa
do Ouro – 1;  Calçado – 1; Iati – 1; Paranatama – 1; Jupi – 1; Angelim –
1; Saloá – 1 e Brejão 1.
* ÓBITOS REGISTRADOS – 51
Garanhuns – 14;
Águas Belas –11; São Bento do Una – 10; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom
Conselho – 2; Itaíba – 2; Paranatama – 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Saloá –
1; Jupi- 1; Capoeiras – 1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.


E mais um
Homicídio foi registrado aqui em Garanhuns. Trata-se de um músico de 23 anos
que foi assassinado a tiros na noite de ontem, dia 1º, no bairro São José.


André Felipe de
Miranda Souza
se deslocava com o
pai pela rua São Vicente, quando nas imediações da Central de Velórios da
OSACRE foi surpreendido por suspeitos em um Fiat Uno branco. Um desembarcou,
foi em direção a André, pronunciou algumas palavras e logo começou a atirar. O
Músico, que no momento do crime se dirigia até o estúdio, ainda tentou correr, mas
alvejado por vários tiros, acabou morrendo antes de receber os primeiros
socorros. Ele residia na comunidade da Brasília. 


O local do crime
foi isolado pela Polícia Militar, periciado pelo Instituto de Criminalística e o
corpo de André Felipe foi encaminhado para o IML, em Caruaru. Uma equipe da Divisão
Especial de Apuração de Homicídios (DEAH) deu início às investigações que serão
concluídas pela Delegacia de Homicídios de Garanhuns.
(Com informações do Portal Agreste Violento e imagens do Agreste Violento/Agreste em Alerta. CONFIRA)


O planejamento visando reabrir
o comércio de Garanhuns na próxima semana foi revisto pela Prefeitura. É que 
visando dar continuidade às ações de contenção da COVID-19, hoje,
dia 1º, a Municipalidade decidiu prorrogar pelos próximos 15 dias as medidas de
enfrentamento ao Coronavírus, que já infectou 203 cidadãos e ceifou a vida de 14 garanhuenses. 


O Decreto Municipal nº 046/2020, que prolonga as regras de isolamento
social, foi assinado hoje pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), e será publicado no
Diário Oficial da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), desta terça,
dia 2. 

A medida foi tomada após
reunião do Comitê de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE). “Estamos
avaliando diariamente o cenário da Pandemia, e os seus impactos no Município.
Por isso, consideramos que o ideal é prorrogar as normas restritivas para que a
população fique em casa”, pontuou o Prefeito.
A decisão segue em consonância
com os atos normativos expedidos pelo Governo do Estado, e mantém suspenso o
funcionamento de serviços não essenciais, parques e outros espaços. 

Desta
forma, permanecem as determinações e recomendações contidas no Decreto nº
042/2020; como o uso obrigatório de máscaras, e ações de contenção em barreiras
sanitárias, e pontos de bloqueio em vias da Cidade. As medidas do novo decreto
são válidas até 15 de junho, e podem ainda ser prorrogadas, alteradas ou
revogadas antecipadamente.

De acordo com o plano de
retomada das atividades econômicas divulgado pelo Governo do Estado, poderá
voltar a funcionar, a partir de amanhã, dia 2, o delivery de comércio não
essencial. As lojas de material de construção poderão ser abertas, desde que
sigam novos protocolos. Para saber mais sobre as medidas adotadas pelo Governo do Estado clique AQUI.  


A Secretaria Municipal de
Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que foram confirmados,
nesta segunda-feira, dia 1º, 10 casos de COVID-19, em Garanhuns. As pessoas que
testaram positivo para a Doença estão em fase de isolamento/tratamento, e
permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.
O Boletim registra ainda a
recuperação de nove pessoas que cumpriram o período de isolamento/tratamento, e
não apresenta mais sintomas da doença. 10 casos foram descartados,
após resultado de testagem laboratorial, e 22 pessoas seguem aguardando
resultado, para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 203
casos confirmados de COVID-19. Deste total 14 pessoas vieram a óbito, 96 estão
recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar
mais sintomas; e 93 pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de
tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 178 casos já foram descartados, após serem
submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.

Atualizada as 19h, de 1º/6/2020: 


Em pronunciamento divulgado
hoje, dia 1º, o governador Paulo Câmara (PSB) avaliou os últimos dados da
saúde, que indicam a estabilização dos casos da pandemia do Novo Coronavírus, e
anunciou a retomada das atividades econômicas. Na próxima segunda-feira, dia 8,
a construção civil e o comércio atacadista estarão liberados a operar em todo o
Estado. 
Também, já podem funcionar desde já, exclusivamente por delivery, as unidades de varejo de bairro
e do Centro e o comércio atacadista.


Semanalmente, o comportamento
da epidemia será avaliado, com critérios técnicos e sanitários, e novos setores
poderão ser liberados a partir dos dados desse monitoramento. Caso ocorra uma
nova onda da epidemia, ou mesmo um recuo na estabilização, o Governo poderá
voltar a adotar medidas restritivas mais rígidas, além das que continuam
vigentes.



Por fim, Paulo Câmara reforçou
a importância de manter o isolamento social e o uso máscaras de proteção em
todo o Estado para garantir a redução dos casos de COVID-19. 



CONFIRA COMO SERÁ FEITA A
REABERTURA ATIVIDADES ECONÔMICAS EM
PERNAMBUCO


O plano de reabertura das atividades econômicas em Pernambuco
contemplará ao todo 11 etapas até atingir toda a cadeia produtiva do Estado. Até
agora, o Governo do Estado só tem planejamento com datas para flexibilização
até o dia 15 de junho, e, ainda assim, dependendo da evolução dos casos de COVID-19
no Estado.


Na próxima segunda-feira, dia 8, a construção civil e o comércio
atacadista estarão liberados a operar. A Construção terá restrição de 50% da
capacidade e horário fixo de funcionamento, das 9h às 18h, na Região
Metropolitana do Recife. No caso do interior do Estado, há restrição do número
de trabalhadores, mas sem limites de horário. O comércio atacadista também
deverá funcionar das 9 às 18h.


Após o dia oito, a única data informada pelo Governo para avançar mais
uma etapa foi o dia 15 de junho, permitindo a abertura de pequenas lojas
de bairro (200 m²), salões de beleza, barbearias e serviços de estética, com novas regras e
protocolos, sem fila de espera, com agendamento e atendimento de um cliente por
vez mediante higienização dos espaços
. Varejos de bairro também
poderão funcionar, mas só em lojas de até 200 metros quadrados. 


Daí em diante, o Governo não tem datas específicas, mas seguirá um
protocolo faseado de flexibilização. Ao todo, serão 11 etapas até abranger 100%
das atividades econômicas retomadas. Caso ocorra uma nova onda da epidemia, ou
mesmo um recuo nesta estabilização, o Governo Estadual poderá voltar a adotar
medidas restritivas mais rígidas, além das que continuam vigentes. Segundo 
 secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach,  as
etapas estão programadas, equilibrando as cargas de funcionamento e os
reflexos na saúde e curvas de contaminação. “A  mudança de fase será
baseada conforme indicadores de saúde, numa avaliação semanal”, explicou o Secretário. 



Clique em player e confira o pronunciamento
do Governador Paulo Câmara:


Confira também a coletiva dos Secretários Estaduais, que trouxeram mais informações sobre a retomada das atividades econômicas no Estado: 


O domingo, dia 31 de maio, foi
marcado por uma boa notícia na luta contra o Coronavírus no Agreste Meridional.
É que o município de São Bento do Una contabilizou mais 29 pacientes
recuperados da COVID-19. 


Já a nota triste fica por conta da notificação de 3
mortes e 9 novos casos da COVID-19 na Microrregião. As mortes foram notificadas
em São Bento do Una (2) e em Itaíba (1). Já os casos positivos foram
notificados nas cidades de Garanhuns (2); Águas Belas (2); São Bento do Una (3);
Canhotinho (1) e Palmeirina (1). Os dados foram levantados pelo Blog do Carlos
Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde.


Com os novos registros, o
Agreste Meridional passou a contabilizar 717 casos positivos da COVID-19 e subiu
para 48 o número de mortes pela Doença, o que representa uma taxa de
mortalidade de 6,7%. Já o número de recuperados segue crescente. Atualmente 355
pacientes já apresentaram Cura Clínica (49,5%). É importante sempre salientar
que por conta do número de testes realizados, que é considerado baixo e
sinaliza a possibilidade de subnotificações, os números podem não refletir a
realidade da COVID-19 na Microrregião.
CONFIRA OS NÚMEROS DA COVID-19 NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados
pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde):   
* CASOS CONFIRMADOS – 717
Garanhuns – 193; Águas Belas –
169; São Bento do Una – 109; Bom Conselho – 92; Caetés – 36; Lajedo –
30; Canhotinho – 17; Itaíba – 16; Jucati – 10; Palmeirina – 8; Saloá
– 6; São João – 5; Capoeiras – 5; Angelim – 4; Terezinha –
3; Paranatama – 3;  Correntes – 2; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Calçado
– 2; Brejão – 2 e Iati – 1.
* RECUPERADOS (Cura Clínica) – 355
Águas Belas – 116; Garanhuns –
87; São Bento do Una – 58; Bom Conselho – 37; Caetés – 16; Lajedo – 10; Jucati
– 5; Palmeirina – 5; Itaíba – 4; Canhotinho – 3; São João – 2; Capoeiras – 2; 
Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa do Ouro – 1;  Calçado – 1; Iati –
1; Paranatama – 1; Jupi – 1; Angelim – 1; Saloá – 1 e Brejão 1.
* ÓBITOS REGISTRADOS – 48
Garanhuns – 14; Águas Belas – 9;
São Bento do Una – 9; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom Conselho – 2; Itaíba – 2;
Paranatama – 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Saloá- 1; Jupi- 1; Capoeiras –
1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.


O Governador Paulo Câmara
(PSB) assinou, neste domingo, dia 31, o Decreto nº 49.055/20, que sistematiza
as regras de enfrentamento ao Novo Coronavírus. A partir desta segunda-feira,
dia 1º, em todo o território pernambucano, permanece obrigatório o uso de
máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às
faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de
shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades
essenciais.
As aulas presenciais nas redes
pública e privada continuam suspensas até 30 de junho. Permanece proibida a
realização de eventos de qualquer natureza com público, assim como a
concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O novo Decreto estabelece
que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o
enfrentamento à pandemia, será realizada de forma setorial e gradual,
considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada
atividade, conforme o Plano de Convivência com a COVID-19 aprovado pelo Governo
do Estado, que será apresentado nesta segunda-feira.
O novo Decreto consolida as
determinações contidas em decretos anteriores, e revoga parte deles, além de
trazer a lista atualizada das atividades consideradas essenciais. Podem
continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde
que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as
agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings, para atendimento
exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e casas lotéricas.
Os shoppings continuam com lojas
fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento
ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido
apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A
regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja
aglomeração. Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza,
barbearias, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais,
cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

Por último, o Decreto determina
que pessoas que tenham ou tiverem contato com pacientes diagnosticados com COVID-19
devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente do
aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto sempre que
possível.


A Secretaria Municipal de
Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que foram confirmados,
neste domingo, dia 31, dois novos casos de COVID-19, aqui em Garanhuns. Além
dos registros, outras 25 pessoas seguem aguardando resultado de exames, para posterior
confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 193
casos confirmados da COVID-19. Deste total 14 pessoas vieram a óbito; 87 estão
recuperadas e 92 pessoas que foram confirmadas com a Doença estão em fase de
tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 168 casos já foram descartados, após serem
submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.


MAIO REPLETO DE REGISTROS – Se compararmos os registros de Coronavírus
deste mês de Maio, com os de Abril, constata-se o grande avanço da doença aqui
em Garanhuns. Até o dia 30 de abril, de acordo com dados da Secretaria
Municipal de Saúde, haviam sido registrados 18 casos positivos da COVID-19, 4 recuperações e 5
mortes. Nos 31 dias deste mês de Maio foram notificados 175 pacientes com a
COVID-19; 87 recuperados e 9 mortes pela Doença.


A oferta de testes pelos
laboratórios privados da Cidade também pode justificar esse crescimento. É que de
190 casos confirmados da COVID-19 por
testagem laboratorial até a última sexta-feira, dia 29, cento
e quarenta e um, ou seja 74,21%, foram notificados a partir de exames oriundos de
Laboratórios
Privados. Os outros 49 viram de testes rápidos realizados no Laboratório
Central de Pernambuco (34) e nas redes Estadual/Municipal (15). Os dados constam
do Informe Epidemiológico nº 10, divulgado pela Secretaria de Saúde de
Garanhuns ontem, dia 30.