promoverem as aulas presenciais, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns segue
trabalhando para garantir descontos lineares no valor das mensalidades das Escolas
Particulares de Garanhuns.
contou com a participação de representantes dos pais de alunos e das escolas: Dom
Expedito Lopes; Colégio XV de Novembro; Colégio Santa Sofia; Educandário Santo André;
Colégio Cecília Meireles; Colégio Diocesano; Colégio CMA; Colégio Santa Joana
D’arc; Escola Ana Barros; Escola Nossa Senhora de Fátima; Educandário Sagrada
Família; Educandário Santa Luzia; Toddle e Escola Avançar, foram oferecidos descontos
que variaram, de Escola para Escola, de 10% a 40%, ficando definido que as
Empresas de Ensino teriam até a última sexta-feira, dia 22, para enviar as planilhas
de custo, com as informações e documentos, para analise do Ministério Público,
através do seu apoio contábil.
Promotor Domingos Sávio, responsável pelo procedimento, o Blog do Carlos
Eugênio apurou que após a análise da documentação apresentada pelas Escolas,
serão emitidos, nos próximos dez dias, pareceres individualizados por Escola, e
que emitidos os pareceres, os estabelecimentos informarão aos pais por meio
eletrônico, junto com cópia da planilha de custo e demais documentos
pertinentes. “Essa análise não isenta as Escolas de fornecerem os descontos que
anunciaram ao Ministério Público”, observou o Promotor, sinalizando que os clientes
das Escolas já podem pagar as mensalidades com os descontos apresentados pelas
Empresas Educacionais junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
participaram da vídeo-conferência
promovida pelo MPPE, o Promotor registrou que “nós
vamos reiterar (a solicitação, se for o caso) para apresentação de propostas de descontos. Não
sendo apresentadas, nos ajuizaremos ações (na Justiça) para apresentação das
planilhas e ofertas dos descontos”, chamou a atenção o doutor Domingos Sávio. A ação do MPPE também deve
ser estendida a AESGA, Faculdades e Cursos
Técnicos em funcionamento aqui em Garanhuns.
sobre os Descontos nas Mensalidades Escolares.
propagação do Novo Coronavírus, o Sesc/Garanhuns realizou nessa quarta-feira,
dia 27, uma ação educativa de saúde na comunidade Quilombola do Caluête,
localizada na zona rural de Garanhuns.
descartáveis, além de orientações sobre o que devem fazer para se protegerem de
um possível contágio do Vírus. A ação contou com a parceria do Centro de
Referência de Assistência Social (CRAS) Quilombo, que dá suporte as seis
Comunidades Quilombolas de Garanhuns.
foram confeccionadas por integrantes do grupo Reviver da 3ª Idade do Sesc/Garanhuns.
Cerca de 50 famílias serão beneficiadas com os kits. “Passamos, também através
de carro-de-som, informações básicas de higienização e de distanciamento
social, de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde, pois é muito
importante que todos tenham a consciência dos perigos que a COVID-19 traz para
a nossa saúde”, afirmou Neuzete Soares, assistente social do Banco de Alimentos
do Sesc/Garanhuns.
realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde
foram registrados trinta e um novos casos de COVID-19, nessa sexta-feira, dia 29, aqui
na microrregião do Agreste Meridional. Os infectados foram notificados em Águas
Belas (9); Canhotinho (7); Garanhuns (5); São Bento do Una (4); Bom Conselho (3);
Calçado (1), Capoeiras (1) e Caetés (1).
Agreste Meridional passou a contabilizar 692 casos positivos da COVID-19 e manteve
o número de 45 mortes pela Doença, o que representa uma taxa de mortalidade de
6,5%. Já o número de recuperados também segue crescente. Atualmente 316
pacientes já apresentaram Cura Clínica (45,66%). Vale salientar que por conta
da baixa testagem esses números podem não refletir a realidade da COVID-19 na Microrregião.
pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde):
163; São Bento do Una – 102; Bom Conselho – 92; Caetés – 36; Lajedo –
28; Itaíba – 15; Canhotinho – 15; Jucati – 10; Palmeirina – 6; Saloá – 6; São João – 5; Capoeiras – 5; Terezinha – 3; Paranatama –
3; Angelim – 3; Correntes – 2; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Calçado –
2; Iati e Brejão – 1.
86; Bom Conselho – 36; São Bento do Una – 28; Caetés – 16; Lajedo – 9; Jucati
– 5; Palmeirina – 5; Itaíba – 4; Canhotinho – 3; São João – 2; Capoeiras – 2;
Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa do Ouro – 1; Calçado – 1; Iati –
1; Paranatama – 1; Jupi – 1; Angelim – 1.
São Bento do Una – 7; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom Conselho – 2; Paranatama
– 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Itaíba – 1; Saloá- 1; Jupi- 1; Capoeiras –
1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.
casos de COVID-19 nesta sexta-feira, dia 29. A informação é da Secretaria
Municipal de Saúde, que também revelou que “as pessoas que testaram positivo
para COVID-19 estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o
monitoramento”. O Boletim COVID-19 de hoje ainda registra a recuperação de duas
pessoas que cumpriram o período de isolamento/tratamento, e não apresentam mais
sintomas da Doença.
casos confirmados de COVID-19. Deste total, 14 pessoas vieram a óbito; 86 estão
recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar
mais sintomas; e 90 pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de
tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 164 casos já foram descartados, após serem
submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo. Outras 26 pessoas seguem
aguardando resultado de exames, para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
1.542 casos de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus. De acordo
com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram
confirmadas 103 mortes nas últimas 24 horas. Agora, Pernambuco conta com 32.255
casos de COVID-19 e 2.669 pessoas que não resistiram à doença.
três novos casos e três mortes por COVID-19 nessa quinta-feira, dia 28, aqui na
microrregião do Agreste Meridional.
De acordo com levantamento realizado pelo
Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde foram
registrados casos em Garanhuns (8 e um óbito); Águas Belas (7 e um óbito); São
Bento do Una (4 e um óbito); Caetés (4); Itaíba (3); Lajedo (2); Jucati (2); Bom
Conselho (1); Canhotinho (1) e São João (1).
Com os novos registros, o
Agreste Meridional já contabiliza 662 casos positivos da COVID-19 e 45 mortes
pela Doença, o que representa uma taxa de mortalidade de 6,79%. Já o número de recuperados
também é crescente. Atualmente 296 pacientes já apresentaram Cura Clínica, o que representa 44,71% dos pacientes infectados.
pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde):
* CASOS CONFIRMADOS – 662
Garanhuns – 185; Águas Belas – 154; São Bento do Una – 98; Bom Conselho – 89; Caetés – 35; Lajedo – 28; Itaíba – 15; Jucati – 10; Canhotinho – 8; Palmeirina – 6; São João – 6; Saloá – 6; Capoeiras – 4; Terezinha – 3; Paranatama – 3; Angelim – 3; Correntes – 2; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Iati, Calçado, Brejão – 1.
Águas Belas – 104; Garanhuns –
84; Bom Conselho – 32; São Bento do Una – 27; Caetés – 16; Lajedo – 7; Jucati
– 5; Palmeirina – 5; Itaíba – 4; São João – 2; Capoeiras – 2; Canhotinho – 1;
Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa do Ouro – 1; Calçado – 1; Iati –
1; Paranatama – 1; Jupi – 1.
Garanhuns – 14; Águas Belas – 9;
São Bento do Una – 7; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom Conselho – 2; Paranatama
– 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Itaíba – 1; Saloá- 1; Jupi- 1; Capoeiras –
1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.
a ser palcos possíveis no isolamento para conter o Coronavírus. Mas os
shows não são apenas em nível nacional, aqui em Garanhuns também tem live.
que antes da Pandemia embalava emoções nas noites de Sexta, poderão viver esses
momentos em casa. É que nesta sexta tem Live com Gilbertto e Banda, numa
promoção do SESC/Garanhuns. O show, que promete ser super dançante, pode ser
conferido no YouTube do SESC/Pernambuco acessando AQUI.
Já em nível Nacional, a sexta-feira de Lives ainda reserva os shows de
Daniela
Mercury, Felipe Araújo, Rosa de Saron e Karina Buhr, entre outros.
– Link
Delacruz, Xamã e outros rappers (Festival Rap Contra a Fome) – 18h – Link
– Link
(Em Casa com Sesc) – 19h – Link
– Link
– 20h – Link
20h – Link
20h – Link
20h (Multishow) – Link
B.O (Cultura em Casa) – 21h30 – Link
– Link
realizando reuniões com representantes de vários setores produtivos para
estabelecer os parâmetros de um plano de convivência das atividades econômicas
com a Pandemia da COVID-19. A meta é promover uma retomada gradativa dos
setores da Economia Estadual, como o comércio e a indústria de produtos, bens e
serviços não essenciais, respeitando as orientações sanitárias e com um período
de 11 semanas para ser totalmente posto em prática.
para essa retomada, haja vista que dependerá de um conjunto de indicadores
definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do
Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, do Governo Estadual. O plano
também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por setor e de que
maneira o retorno de cada atividade influenciará em pontos complementares, como
o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de
expediente para não saturar o Sistema nos horários de pico.
em nível estadual, de acordo com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio,
porém, ainda não confirmadas pela Prefeitura, o município de Garanhuns também
planeja reabrir o Comércio com horários reduzidos.
junto a alguns Empresários da Cidade, o planejamento prevê que na medida em que
o registro de casos da COVID-19 for baixando na Cidade, a economia possa ser restabelecida.
A meta inicial é reabrir o Comércio a partir do próximo dia 8 de junho, com
horário de funcionamento das 9 às 15h, semelhante ao expediente bancário.
para reabertura, dependerá, sobretudo, que a curva de casos confirmados passe a
ser descendente, o que não vem acontecendo nos últimos dias, já que de segunda,
dia 25, até hoje, dia 28, Garanhuns registrou 38 novos casos e dois óbitos pela
COVID-19. A reabertura das lojas também deve depender de um protocolo de
prevenção e segurança que será adotado pelos comerciantes, sob a fiscalização
do Poder Público Municipal.
em que o Comércio segue fechado, as demissões crescem em Garanhuns.
Sindicato dos Comerciários de Garanhuns, Adjamiro Lopes, já foram homologados mais
de 1.300 acordos trabalhistas em Garanhuns desde o início da Pandemia. A
informação foi repassada durante uma Vídeo-conferência promovida pelo
Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa
da Cidadania de Garanhuns, no último dia 20, e que contou com representantes de
diversos Órgãos e Entidades.
pelo Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados (CAGED), relativos ao último mês de abril, foi registrado o
fechamento de 414 postos de trabalho formais em Garanhuns. De acordo com um
economista ouvido em reserva pelo Blog do Carlos Eugênio, as projeções indicam que
neste mês de Maio, cerca de mil postos de trabalho, com carteira assinada,
sejam fechados aqui em Garanhuns.
da Fazenda de Pernambuco é de que a paralisação das atividades econômicas, por
conta das medidas de isolamento social, tenha um reflexo negativo na
arrecadação estadual da ordem de 20%, no comparativo com 2019. “A ajuda aos
Estados, sancionada nesta quinta-feira, dia 28, pelo Governo Federal, é insuficiente
para repor as perdas impostas pela epidemia do Novo Coronavírus”, destacou o
secretário Estadual da Fazenda, Décio Padilha.
Prefeitura comandada pelo PSB no Estado.
Nesta quinta-feira, dia 28, a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do
Recife (PCR) foi alvo da Operação Apneia,
desencadeada pela Polícia Federal (PF) para investigar supostas irregularidades
em contratos celebrados para aquisição de 500 Respiradores Pulmonares por parte
da PCR. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde
do Município, quando agentes da PF fizeram a apreensão de um telefone celular.
Federal, o Ministério Público Federal
(MPF) também pediu hoje, dia 28, o afastamento do Secretário de Saúde do
Recife, Jailson Correia (na imagem ao lado junto ao Prefeito Geraldo Júlio), e da gerente de Monitoramento de Infraestrutura da Cidade,
Mariah Simões da Mota Loureiro Amorim Bravo, por 45 dias. Até o momento, a Justiça
Federal da 5ª região não se manifestou sobre o pedido. O Secretario é alvo de
investigações sobre compra de equipamentos para combater o Novo Coronavírus.
informou que “todos os procedimentos da Secretaria de Saúde estão sendo
realizados dentro da legalidade e todos os processos de aquisição da Pandemia estão
sendo enviados, desde abril, por iniciativa da própria Prefeitura, ao Tribunal
de Contas do Estado (TCE-PE). A Secretaria de Saúde e todos os órgãos da Prefeitura
continuam à disposição dos Órgãos de Controle para prestar qualquer
esclarecimento”, registrou a Prefeitura do Recife.
cada respirador foi comprado a R$ 21,5 mi e que “a referida compra foi
cancelada pela Secretaria de Saúde e o único valor pago, de R$ 1,075 milhão, já
foi devolvido pela empresa à Prefeitura no último dia 22. Portanto, não há
possibilidade de haver qualquer prejuízo à Prefeitura do Recife”, registrou a
PCR. Além da Nota divulgada pela Prefeitura, os Secretários Municipais do Recife
também divulgaram uma nota conjunta em solidariedade ao secretário
de Saúde do Recife, Jaílson Correia. (Com informações da TV Jornal. CONFIRA)
que foi confirmado um novo Óbito por COVID-19, nesta quinta-feira, dia 28, no
Município. Trata-se de um homem, de 91 anos, morador do bairro São José, que já
havia sido diagnosticado com a doença, e estava internado em Hospital da Rede
Privada do Município, onde veio a óbito na noite de ontem, dia 27.
no Município. As pessoas que testaram positivo para
COVID-19 estão em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o
monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde. Ainda segundo a Secretaria de
Saúde, mais uma pessoa está recuperada, após cumprir o período de
isolamento/tratamento, e não apresentar mais sintomas da Doença. Oito casos
foram descartados, após resultado de testagem laboratorial, e 28 casos seguem
aguardando resultado, para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
14 pessoas vieram a óbito; 84 estão recuperadas após cumprir o período de
isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 87 pessoas que foram
confirmadas com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo,
162 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem
resultado negativo.
ontem, dia 27, causaram diversos estragos no município das Correntes, sobretudo
no Povoado Pau Amarelo. A força e a intensidade das águas surpreenderam os
moradores daquela localidade e vários danos materiais foram registrados.
De acordo com relato de
moradores, com a chuva forte, em pouco menos de uma hora, à água entrou nas
casas, atingindo cerca de um metro de altura. “Muita gente perdeu tudo. O
cenário de hoje pela manhã é de destruição, com muitos móveis, roupas e
equipamentos elétricos jogados na rua. Graças a Deus ninguém morreu”, registrou
Roberto Silva, em relato publicado nas redes sociais. O Posto de Saúde da
comunidade sofreu danos, e o Sistema de Abastecimento d´Água, bem como alguns
acessos ao Povoado, também foram destruídos pela força da água.
Além dos estragos registrados
em Pau Amarelo, também foram identificados danos materiais na sede do Município,
como a destruição do muro do Colégio Municipal, bem como estragos em pontes,
bueiras e no calçamento de algumas ruas.
O Prefeito de Correntes,
Edimilson da Bahia (PSB), acompanhado por assessores, visitou o Povoado e áreas
da Cidade na manhã de hoje, dia 28. Ele identificou os danos e já determinou
providências para auxiliar as famílias atingidas. (Com imagens de Antônio Fotografias/Divulgação)
os Estragos:




































































