Pazuello, para uma nova etapa de avanço do Coronavírus no Brasil: o
aumento dos casos nas Cidades do Interior.
esse comportamento da Pandemia já pode ser observado em Pernambuco, que
registra um crescimento acelerado da curva de casos nos Municípios do Interior do
Estado. Segundo estudo realizado pelo Jornal do Commercio, a partir de dados
divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos nos Municípios do
Interior do Estado mais que dobraram num período de 14 dias. Entre os dias 13 e
27 de maio foi registrado um crescimento de 113,30%.
dados levantados pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de
Saúde, o número de infectados cresceu 83% nos últimos 14 dias. É que no dia 21
de maio, tínhamos o registro de 462 casos positivos da doença, e até ontem, dia
3, 845 pessoas já haviam sido infectados pela
COVID-19, ou seja: 383 novas pessoas foram infectadas num período de 14 dias.
contrapartida, os casos de cura clínica também cresceram, saindo de 168 para 431
pacientes (157%) entre os dias 21 de maio e 3 de junho, nos municípios do Agreste
Meridional (saiba mais clicando AQUI).
É importante analisar que a baixa oferta de testes sugere subnotificações, o
que pode representar que o número de casos positivos possa vir a ser ainda
maior.
com mais força às cidades do interior, soa o alerta da necessidade de
determinar o lockdown para além da Capital. “A solução seria fazer o
lockdown nas cidades que tem casos de infecção e óbitos altos”, explicou
Jones Albuquerque, pesquisador do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami da
Universidade Federal de Pernambuco (Lika-UFPE) e professor da Universidade
Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
atividades econômicas, que aconteceriam a partir desta quinta-feira, dia 4, no
município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife
(RMR), não ocorreu como havia
anunciado a Prefeitura daquele Município.
prevista no Decreto Municipal nº 1.905, de 28 de maio de 2020, acontece devido
à recomendação nº 28/2020
do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), feita nessa quarta, dia
3. O documento, assinado pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu
Barros, alerta que os Prefeitos podem restringir ainda mais as medidas
estaduais e federal relacionadas ao Novo Coronavírus, mas não podem relaxá-las.
(Com informações de Katarina
Moraes e Carolina
Fonsêca/JC. CONFIRA)
casos da COVID-19 no Agreste Meridional. Ontem, dia 3, foram registrados 56
novos casos positivos da Doença e dois óbitos. As notificações foram
registradas nos municípios de Águas
Belas (14); Garanhuns (12); São Bento
do Una (6); Itaíba (6); Canhotinho (4); Correntes (4); Caetés (3); Lagoa do Ouro (2); Bom Conselho (2); Lajedo (1);
Saloá (1) e Capoeiras (1). Os óbitos foram registrados em Águas Belas e em São
Bento do Una.
as Secretarias Municipais de Saúde, com esses novos
registros, o Agreste Meridional passou a contabilizar 845 casos positivos da
COVID-19 e subiu para 57 o número de mortes pela Doença, o que representa uma
taxa de mortalidade de 6,74%.
Atualmente 431 pacientes já apresentaram Cura Clínica (51%). Porém, por conta
do número de testes realizados, que é considerado baixo e sinaliza a
possibilidade de subnotificações, os números podem não refletir a realidade da
COVID-19 na Microrregião.
NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde):
192; São Bento do Una – 129; Bom Conselho – 96; Caetés – 41; Lajedo –
40; Canhotinho – 27; Itaíba – 25; Angelim – 12; Jucati – 10; Palmeirina –8; Capoeiras
– 8; Saloá – 7; Correntes – 7; São João – 6; Lagoa do Ouro – 5; Terezinha
– 3; Paranatama – 3; Jupi – 2; Calçado – 2; Brejão – 2 e Iati –
1.
Conselho – 46; Caetés – 16; Lajedo – 12; Itaíba – 12; Jucati – 5;
Palmeirina – 5; Canhotinho – 3; São João – 3; Capoeiras – 2; Calçado – 2;
Terezinha – 1; Correntes – 1; Lagoa do Ouro – 3; Iati – 1; Paranatama
– 1; Jupi – 1; Angelim – 1; Saloá – 1 e Brejão 1.
Águas Belas –13; São Bento do Una – 13; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom
Conselho – 2; Itaíba – 2; Paranatama – 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Saloá –
1; Jupi- 1; Capoeiras – 1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.
Prefeitura de Lajedo, através da Procuradoria, protocolou na Justiça uma
Denúncia Crime contra um Técnico de Enfermagem que trabalha no
Hospital daquele Município. É que de acordo com o Prefeito Rossine Blesmany, o
Profissional, cuja identidade não foi revelada, estaria com “fortes suspeitas
do Coronavírus” e teria externado, em público, o desejo de infectar o maior
número de pessoas possíveis naquele Município.
“Ele chegou a comentar dentro
do Hospital que queria contaminar o máximo de pessoas possíveis. Contaminar
colegas de trabalho e também pessoas da população. Chegou ao cúmulo de dizer
que queria ver uma fila de caixões. Isso é desumano! Anticristão e antiético!”,
registrou, indignado, o Prefeito Lajedense em vídeo publicado nas mídias
sociais. Ainda segundo Rossine Blesmany, a Prefeitura irá denunciar o fato ao
Conselho Regional da Categoria.
Ainda não há informações
oficiais se o Profissional teria sido submetido ao teste para confirmação ao
não da infecção pelo Coronavírus, bem como se o mesmo vem sendo acompanhado
pela Secretaria Municipal de Saúde de Lajedo. A expectativa é que uma Nota
Oficial seja divulgada pela Prefeitura de Lajedo para esclarecer o assunto.
Clique em player e confira o posicionamento do Prefeito Rossini
Blesmany:
doze novos casos da COVID-19 no Município.
período de isolamento/tratamento, e não apresentam mais sintomas da Doença e
revela que os novos casos positivo para Covid-19 estão em fase de
isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria
de Saúde. Outras 23 pessoas seguem aguardando resultado de testagem
laboratorial, para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
15 pessoas vieram a óbito (8,84%) e 119 (54,33%) estão recuperadas após cumprir
o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas. Outras 85
pessoas que foram confirmadas com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou
isolamento. Ao todo, 187 casos já foram descartados, após serem submetidos ao
exame e obtiverem resultado negativo.
nos próximos dias 11, 12 e 13 deste mês, o Primeiro Feirão Online Mano Imóveis.
Apesar do Feirão ser realizado num ambiente
virtual por conta da Pandemia do Novo Coronavírus, essa será a oportunidade real
para que você possa fazer um grande investimento.
“Nos três dias, das 9 às 16h, direto da Imobiliária, teremos lives com os nossos
construtores, bate-papos e apresentação das melhores ofertas em aluguel; compra
de terrenos e casas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, com bônus
especiais que estarão a sua disposição nesse Feirão. Você poderá ter a sua
carta de crédito aprovada, tudo Online”, registra a Mano Imóveis.
“Com o Feirão Online Mano Imóveis só não tem a sua casa
quem não quer, pois teremos as melhores opções do Mercado Imobiliário de Garanhuns”. Para mais
informações acesse as redes sociais da Mano Imóveis clicando AQUI ou AQUI ou
entre em contato pela Central de Atendimento Online: (87) 3764-1088 ou (87) 99926
-0223.
Clique em player e
confira novidades sobre o Feirão Online Mano Imóveis:
(INFORME PUBLICITÁRIO – Com Informações e imagens da Mano Imóveis)
de Prefeitos e de Empresários em todo o Estado, o Governo de Pernambuco admitiu
estudar a flexibilização do isolamento social levando em consideração o grau de
evolução da Pandemia para cada região do Estado. Em reunião com Prefeitos,
promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o governador
Paulo Câmara (PSB) sugeriu promover reuniões com os Gestores Municipais para
discutir os aspectos regionais da pandemia de COVID-19.
peculiaridades de cada Região. Desde o início é nosso intuito buscar essa
regionalização, tenho discutido isso com a área da saúde. Evidentemente não dá
pra discutir o plano Município por Município, mas dá pra gente montar por
macrorregião”, disse Paulo Câmara na videoconferência.
a posição de que a curva de contágio do Novo Coronavírus vem sendo achada em
Pernambuco. Porém, alertou que a Pandemia ainda está num patamar grave no
Estado. “Nesse momento nós preferimos ser conservadores e decidimos não fazer
nenhuma flexibilização regional pelo menos durante essa semana. No entanto, a
partir da próxima semana tudo isso será levado em conta”, justificou Paulo, que
complementou: “o isolamento ainda é uma questão necessária”, afirmou Câmara.
Governo do Estado, para a reabertura, a Gestão quer considerar,
prioritariamente, “a relevância socioeconômica” dos setores e os riscos que o
retorno de cada atividade representa para a saúde. “Os próximos 15 dias, serão
determinantes para testar a segurança da flexibilização e os impactos na saúde
da população”, diz nota da Gestão Estadual sobre o assunto. Vale registrar que
a partir do dia 15, os salões de beleza e serviços de estéticas estarão
liberados, com a regra de atender um cliente por vez, sem fila de espera e com
higienização entre um cliente e outro. Varejos de bairro voltarão a
funcionar em lojas de até 200 metros quadrados. (Com informações do Diario de Pernambuco.
CONFIRA)
manhã de hoje, dia 3, que está infectada pelo Coronavírus. Ela divulgou a
informação através do seu perfil no Facebook. Segundo Luzia, ela está bem e
segue em isolamento.
“Graças a Deus, apesar de ter testado positivo, hoje já tenho anticorpos,
o que significa que já não possuo mais a doença. Obrigado e continuo contando
com as orações de vocês é contem com as minhas também”, registrou Luzia.
De acordo com informações ainda não confirmadas pela Câmara Municipal de
Garanhuns, a Vereadora tomou conhecimento do teste positivo para COVID-19, após
o Legislativo Municipal promover testes para a COVID-19, como forma de
prevenção junto aos Parlamentares e Servidores da Casa Raimundo de Moraes.
relato da Vereadora Luzia da Saúde:
e similares pós-pandemia do Novo Coronavírus também respeitará o processo
gradual estruturado pelo Governo de Pernambuco. De acordo com o plano de
convivência divulgado na última segunda-feira, dia 1º, os estabelecimentos que
promovem atividades físicas e esportivas ainda não têm data definida para
iniciar a retomada. É certo que a reabertura acontecerá após o dia 15 de junho
e dependerá da resposta da população em relação aos serviços que já retornaram
suas atividades econômicas.
parte do nível 2, etapa 6, fase 3.2 do plano do Governo Estadual, que é
referente aos centros esportivos com piscina e prática de atividades
individuais e sem contato como tênis, natação, corrida de rua e triatlo. O
planejamento reúne os municípios da Região Metropolitana do Recife e
interior.
aprovação das medidas já estabelecidas, haverá a liberação para reabertura de
mais atividades. Nesse caso, no nível 2, na etapa 8, fase 2.1, Academias e
Similares passam a funcionar com 50% da capacidade. Quando os estabelecimentos
estiverem organizados e a resposta da população for positiva para o “novo
normal”, a retomada atingirá o nível 1, que permitirá o abertura com 100%
da capacidade.
estruturação em etapas porque a gente considerou a quantidade de trabalhadores
envolvidos em casa setor e obedeceu cada matriz de vulnerabilidade de cada
matriz do ponto de vista de saúde e economia pra encontrar um equilíbrio
possível entre as atividades que geram maior densidade econômica e menor risco
à saúde e equilibramos isso com as cargas para que a gente pudesse ter uma
distribuição em cada fase para não haver aglomeração”, esclareceu Bruno
Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico. (Com informações de Gabriela
Máxima/JC. CONFIRA)
através da Secretaria de Saúde, entregou à população o anexo da Unidade
Hospitalar Josefa Cordeiro Vilaça – onde ficará localizada a área de isolamento
(Leitos de Retaguarda) destinada a receber os pacientes da COVID-19. A entrega
aconteceu na última segunda-feira, dia 1º.
montada no prédio onde funcionava o Ambulatório. O espaço passou por uma
reforma para adaptação às normas do Ministério da Saúde. Foram adquiridos novos
leitos, vários equipamentos, dentre eles, uma máquina de Raio X para melhor
atender a população do Município. Mesmo sem fazer parte das exigências do
Ministério da Saúde, a máquina de Raio X vai estar à disposição da população
para os procedimentos necessários, mesmo após passar essa fase da pandemia da COVID-19.
“O mais importante é mostrar o compromisso que uma boa gestão tem com a
população. Vale salientar, ainda, que o município nunca teve uma máquina de
Raio X”, observou a Assessoria.
população quatro ambulâncias que foram conseguidas por meio das emendas
parlamentares dos Deputados que o município de São João apoiou; duas
ambulâncias através do deputado Federal Silvio Costa Filho e mais duas
ambulâncias através do deputado Estadual Álvaro Porto”, registra o Prefeito
Genaldi Zumba (PSD).
as parcerias com Políticos compromissados com São João é muito importante para
o Município. “A população percebe a importância de fazermos parcerias com
políticos sérios que pensam e representam a nossa população. Nós que fazemos a Gestão
Municipal estamos sempre à procura de melhorias que possam ser um bem para
todos os Munícipes”, registrou Genaldi.
precise dos serviços do Bloco da COVID-19, mas caso necessite, estaremos
preparados com equipamentos modernos e uma equipe qualificada que segue as
exigências do Ministério da Saúde. Toda estrutura estará ligada à Central de
regulamentação de leitos da COVID-19 do Estado de Pernambuco”, complementou o
Prefeito Genaldi Zumba.
(INFORME
PUBLICITÁRIO – Com Informações e imagens da Assessoria)
foram registradas nessa terça-feira, dia 2, nos municípios que compõem o
Agreste Meridional. Os óbitos foram notificados nos municípios de São Bento do Una (2), Garanhuns (1) e Águas
Belas (1). Também foram registrados
36 novos pacientes infectados pelo Coronavírus, sendo: São Bento do Una (6); Lajedo
(6); Canhotinho (5); Angelim (5); Garanhuns (4); Águas Belas (3); Itaíba (2); Bom
Conselho (2); Caetés (2) e São João (1).
Secretarias Municipais de Saúde, com esses novos
registros, o Agreste Meridional passou a contabilizar 787 casos positivos da
COVID-19 e subiu para 55 o número de mortes pela Doença, o que representa uma
taxa de mortalidade de 6,98%.
Até ontem, dia 2, 390 pacientes já apresentaram Cura Clínica (49,55%). É sempre válido
alertar que por conta do número de testes realizados, que é considerado baixo e
sinaliza a possibilidade de subnotificações, os números podem não refletir a
realidade da COVID-19 na Microrregião.
NO AGRESTE MERIDIONAL (Dados coletados pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde):
Belas – 178; São Bento do Una – 122; Bom Conselho – 94; Caetés – 38; Lajedo
– 39; Canhotinho – 23; Itaíba – 19; Angelim – 12; Jucati – 10; Palmeirina
–8; Capoeiras – 7; Saloá – 6; São João – 6; Terezinha – 3; Paranatama
– 3; Correntes – 3; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Calçado – 2; Brejão
– 2 e Iati – 1.
118; Garanhuns – 103; São Bento do Una – 61; Bom Conselho – 46; Caetés –
16; Lajedo – 10; Jucati – 5; Palmeirina – 5; Itaíba – 7; Canhotinho –
3; São João – 3; Capoeiras – 2; Calçado – 2; Terezinha – 1; Correntes
– 1; Lagoa do Ouro – 1; Iati – 1; Paranatama – 1; Jupi – 1; Angelim – 1;
Saloá – 1 e Brejão 1.
Águas Belas –12; São Bento do Una – 12; Caetés – 2; Lajedo – 2; Bom
Conselho – 2; Itaíba – 2; Paranatama – 1; Palmeirina – 1; Canhotinho- 1; Saloá –
1; Jupi- 1; Capoeiras – 1; Terezinha – 1 e Correntes – 1.






















































