foi a vez da Vice-governadora do Estado, Luciana Santos (PCdoB), anunciar que
também contraiu o vírus. Por meio de nota, a assessoria da Vice-governadora
informou que recebeu o resultado do exame na manhã desta quarta-feira, dia 20.
“Luciana está assintomática e permanecerá em isolamento domiciliar,
conforme orientação das autoridades sanitárias, e trabalhando de maneira
remota”, diz nota.
Câmara (PSB) anunciar que contraiu a COVID-19, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, de 48 anos; e o chefe
de Gabinete do Governador, Milton Coelho, de 55; também testaram positivo para o
Coronavírus. No dia 1º de maio, o secretário de Imprensa de
Pernambuco, Eduardo Machado, anunciou em redes sociais que testou positivo para COVID-19. Ele
foi o primeiro membro do alto escalão do Governo Estadual a registrar ter sido
acometido pela Doença.
vai representar Pernambuco na reunião dos governadores com o presidente Jair
Bolsonaro (sem partido) dessa quinta-feira, dia 21, será o secretário da
Fazenda, Décio Padilha. (Com
informações de Gabriela
Carvalho e Luisa Farias/JC.
CONFIRA)
Diocesano de Garanhuns, função que exerce desde o dia 1º de julho de 2018. Ele
entregou a renúncia ao cargo ao Bispo Diocesano, Dom Paulo Jackson.
expressa o seu agradecimento ao Pe. Marcos André pelos serviços prestados, como
Diretor do Colégio Diocesano de Garanhuns, durante os últimos dois anos de
dedicação e zelo em sua função, pelo novo perfil que deu àquela instituição de
ensino”, pontuou o Bispo Diocesano em comunicado.
Marcos, o Bispo Diocesano nomeou o padre Aldo Mariano, como novo Diretor
Administrativo do Diocesano. Ele será auxiliado pelos Padres Pedro Igor Leite
da Silva (que atuará como Vice-Diretor e Coordenador Espiritual e Pastoral) e
Galdino Henriques da Silva, que atuará como Diretor Financeiro. A nova gestão
do Colégio Diocesano de Garanhuns assumirá as funções no próximo dia 1º de
junho.
meio de uma portaria conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e
Administração, vai abrir, a partir desta quinta-feira, dia 21, uma Seleção
Pública Simplificada para a contratação temporária de 16 médicos, que vão atuar
diretamente no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Os profissionais vão atuar
nos leitos de retaguarda do Centro de Especialidades Médicas e de Diagnóstico,
localizado no bairro Francisco Figueira (Cohab 2).
etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, que consistirá em
análise curricular, de acordo com as especificações contidas no Edital, que está
publicado no Diário Oficial dos Municípios de hoje, dia 20. São 10 vagas para Médicos
que vão atuar em plantões de 24 horas durante a semana; quatro vagas para Médicos
que vão atuar em plantões de 24 horas nos fins de semana, e duas vagas para
médicos diaristas. A remuneração varia entre R$ 2 mil por plantão durante a
semana, e R$ 2.500 para plantões dos fins de semana.
no período de 21 a 31 de maio. Para realizar a inscrição, o candidato deverá
encaminhar para o e-mail: [email protected],
os seguintes documentos no formato PDF ou JPG, devidamente legível:
currículo, cédula de identidade, comprovantes dos pré-requisitos e comprovantes
dos títulos, cursos, habilitações e experiências declaradas. Não será permitida
a participação de candidatos com mais de 60 anos de idade, ou que se enquadrem
em outro grupo de risco da COVID-19. O início das atividades se dará
imediatamente após a assinatura do contrato.
TRATAMENTO COVID-19 – E a Prefeitura de Garanhuns informou na manhã de hoje, dia
20, que as obras da Unidade de Tratamento COVID-19, que contará com 30 leitos
de enfermaria voltados ao atendimento de pacientes com casos estabilizados da
COVID-19, serão entregues na primeira quinzena de junho. Confira a Nota
Informativa distribuída a Imprensa na Integra:
a público informar, que em face da necessidade de atendimento das recomendações
do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), quanto ao Contrato
023/2020, referente à reforma de um edifício de saúde para adequação do Centro
de Especialidades Médicas e Imagem de Garanhuns (CESMIG), no bairro Francisco
dos Santos Figueira (Cohab II), está sendo realizado um primeiro termo aditivo
de supressão e um segundo de prorrogação de prazo. Resultando em um valor
global atualizado de R$ 649.060,06 e ficando estabelecido a primeira quinzena
de junho como novo prazo para conclusão da obra”. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)
respiradores de um lote de 35 equipamentos entregues ontem, dia 19, ao Governo
de Pernambuco, pela empresa Intermed. Os respiradores serão enviados para a
Unidade COVID-19, que funciona na UPAE/Garanhuns em atendimento a população do Agreste
Meridional.
R$ 50 mil e foi adquirido com recursos do Governo do Estado. Ou seja, na compra
dos 100 respiradores efetivada em março passado, Pernambuco gastou R$ 5
milhões. Do total, 70 já foram entregues, restando 30 respiradores, que de acordo
com a SES-PE devem ser entregues nos próximos dias.
que o Governo do Estado estimou a montagem de 20 novos leitos de UTI na Cidade.
Com os quatro novos respiradores, a Unidade COVID-19 da UPAE/Garanhuns deverá passar a contar com 10 Leitos de UTI.
serem instaladas numa Unidade contratada pelo Governo Estadual junto ao Hospital Perpétuo
Socorro, também aqui em Garanhuns. Estima-se que os leitos entrem em operação até o final deste mês. Além dos vinte leitos de UTI previstos pelo Estado, o Agreste Meridional ainda conta
com seis Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Regional Dom Moura.
De
acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde, o Agreste Meridional já registrou 398 casos
positivos da COVID-19, com 27 mortes pela Doença.
em Garanhuns, a entrega de 200 protetores faciais para atender
profissionais de saúde que estão na luta contra o Novo Coronavírus na Cidade. A doação foi feita pela gerência do SESC da Cidade à Secretaria Municipal de
Saúde.
Os protetores serão distribuídos em várias unidades de saúde da Cidade.
“Uma iniciativa de grande importância para garantir a segurança dos
profissionais que diariamente têm que lidar com uma doença tão perigosa e
contagiosa”, afirma Ivânia Barros, gerente do SESC/Garanhuns.
Para adquirir cerca de 60 mil máscaras para profissionais de saúde de
várias cidades pernambucanas, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE investiu cerca
de R$ 150 mil. Os EPIs são de dois tipos: o protetor facial de acetato, que
protege todo o rosto, e a máscara de tecido. Funcionários do comércio, como
farmácias e supermercados, também receberão o acessório.
“Este é um momento em
que toda a sociedade deve estar engajada, unindo esforços para ajudar os
profissionais da área de saúde a realizarem seu trabalho de forma segura. Essa
doação também é uma forma de o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE parabenizar
todos que estão arriscando suas vidas para combater o avanço do novo
coronavírus no Estado”, afirma o presidente do Sistema
Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto. (Com informações da Assessoria e Imagens de Divulgação)
registrado aqui em Garanhuns. O sexto assassinato nos últimos seis dias aconteceu
na noite de hoje, dia 19, na rua Luiz Borges, na Cohab 1.
altura do tórax, chegou a ser socorrido ao Hospital Regional Dom Moura por
populares, mas não resistiu ao ferimento e morreu durante o atendimento. Ele
residia no bairro São José e segundo informações de populares, trabalhou por muito anos na Celpe.
e conseguiu identificar o criminoso que conseguiu fugir. Ele está sendo
procurado. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios. O corpo foi
encaminhado para o IML, em Caruaru. (Com
informações de http://www.portalagresteviolento.com.br/
e imagem de http://www.agresteemalerta.com.br/)
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira, dia 19, seis
novos casos de COVID-19 aqui em
Garanhuns. O boletim de hoje também registrou a recuperação de 10 pessoas que
cumpriram o período de isolamento/tratamento, e não apresentam mais sintomas da
doença. 24 casos seguem aguardando resultado,
para posterior confirmação ou descarte da COVID-19.
nove pessoas vieram a óbito; 36 estão recuperadas após cumprir o período de
isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 58 pessoas que foram
confirmadas estão em fase de tratamento e/ou isolamento.
novos casos positivos da Doença. Foram 27 casos
confirmados em Águas Belas; 8 em São Bento do Una; 7 em Bom Conselho; 6 em Caetés, além de um em Jucati e
outro em Palmeirina. Até a atualização dessa publicação, às 6h30min de 20/05/2020, os municípios de Correntes e Iati ainda
não haviam divulgados os seus Boletins Diários da COVID-19.
Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde, o Agreste Meridional
passa a registrar 398 casos positivos da doença, sendo: Garanhuns – 103;
Águas Belas – 101; São Bento do Una – 66; Bom Conselho – 52; Caetés – 25; Lajedo
– 12; Jucati – 6; Itaíba – 7; Palmeirina – 5; Capoeiras – 3; Terezinha – 3; São
João – 2; Correntes – 2; Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Canhotinho, Paranatama,
Iati, Angelim, Calçado, Brejão e Saloá – 1. Também já foram registradas 27
mortes, sendo 9 em Garanhuns; seis em Águas Belas; três em São Bento do
Una; duas em Caetés; e as outras sete em Lajedo, Saloá, Jupi,
Capoeiras, Bom Conselho, Terezinha e Correntes, com um óbito em cada
Município.
NÚMEROS EM PERNAMBUCO – Nesta terça-feira, dia 19, a Secretaria
Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 1.148 novos casos da COVID-19 em
Pernambuco. Agora, o Estado totaliza 21.242 casos já confirmados, sendo 10.500
graves e 10.742 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 101 óbitos.
Com isso, Pernambuco totaliza 1.741 mortes pela COVID- 19.
promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Garanhuns. A Ação
é fruto de uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que desde
o mês passado vem tratando junto as Escolas Particulares do Estado os possíveis
descontos lineares no valor das mensalidades escolares nesse período de pandemia do Novo
Coronavírus.
coordenado pelo Promotor Domingos Sávio. “Cerca de 20 Escolas apresentarem
propostas de descontos, que variam entre 11 e 30%, a depender da Escola”,
registrou o Promotor, em contato com o Blog do Carlos Eugênio. Ainda segundo o
Dr. Domingos, após a apresentação das propostas, as Empresas de Ensino terão
quatro dias para apresentar documentos que justifiquem os descontos, tendo como
base as planilhas de custos de cada Escola. A assessoria contábil do Ministério
Público vai analisar a documentação e emitir parecer, referendando ou não as
propostas.
de que o desconto possa vir a ser maior, o Ministério Público solicitará que às
Escolas procedam esse percentual de forma retroativa. Cópias das Planilhas de
Custos e dos Documentos Comprobatório também poderão ser disponibilizadas aos Pais
dos Alunos, após analise do MPPE. “Já as Escolas que não responderam ao Ministério Público, será
ingressada uma Ação Judicial para que apresentem as planilhas e oferta de
descontos de acordo com as suas realidades”, alertou o Promotor Domingos Sávio.
junto às Escolas Particulares também será estendida a AESGA, Faculdades e Cursos
Técnicos em funcionamento aqui em Garanhuns.
MENSALIDADES DURANTE A PANDEMIA – Em decisão divulgada nessa
segunda-feira, dia 18, os colégios particulares Equipe, GGE, Motivo, Fazer
Crescer e Mater Christi, todos instalados em Recife, tornaram-se livres de
oferecer desconto de 20% em suas mensalidades durante a Pandemia. As cinco
instituições constam como reús na Ação Civil Pública do Ministério Público de
Pernambuco (MPPE), aceita pelo juiz Julio Cesar Santos da Silva, da 2ª Vara
Cível da Capital, na última quinta-feira, dia 16, mas suspensa em novo
documento do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
após Agravo de Instrumento proporcionado pelo Colégio Equipe. “Ante o
possível colapso econômico decorrente do desfazimento liminar das obrigações
assumidas nos contratos educacionais e sendo provavelmente competente o Juízo
da 31ª Vara Cível da Capital para conhecer de ambas as demandas, por cautela,
devem ser suspensos os efeitos da decisão que fixou em 20% o montante de
redução das mensalidades escolares,” escreveu o Desembargador Agenor
Ferreira de Lima Filho na decisão.
revisão da liminar foi feita observando o “evidente impacto financeiro nas
instituições de ensino e, por conseqüência, comprometimento do próprio
ensino.” O Ministério Público de
Pernambuco ainda se pronunciou se recorrerá da decisão do Tribunal. (Com informações do Diario de Pernambuco.
CONFIRA)
Conselho, Dannilo Godoy, de 35 anos, segue se recuperando da COVID-19,
porém não está internado em um Hospital e sim em Casa. A confirmação partiu do
primo de Danillo, João Lucas, que manteve contato via Whatsapp e esclareceu a
informação equivocada publicada pelo Blog do Carlos Eugênio após contato junto
a amigos do Prefeito no último domingo, dia 17.
que tio de Dannilo. Tanto o meu pai, quanto Danillo, estão bem, pois
tiveram um quadro leve da doença. Se Deus quiser, meu pai já deve ter alta nos
próximos dias e Danillo deverá voltar a despachar na Prefeitura na próxima semana”, pontuou João
Lucas. Até ontem, dia
19, Bom Conselho havia registrado 45 casos da COVID-19 e 01 óbito.
POSITIVO PARA O COVID-19 – O Governador Paulo Câmara (PSB) usou as redes
sociais na noite de ontem, dia 18, para divulgar que, após testagem, foi diagnosticado
com a COVID-19.
isolamento em casa. Aproveito ainda para divulgar o meu exame com resultado
positivo para a COVID-19. Já conversei agora pela manhã com os secretários que
estão no Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus e seguimos monitorando a
Operação Quarentena, além das nossas ações no Interior. Também falei com
integrantes da equipe que estão na coordenação dos serviços essenciais”,
registrou o Governador de Pernambuco em postagem nas redes sociais.
grupo de universidades formado por FMU, Anhembi Morumbi e outras Instituições estão
oferecendo mais de 100 cursos gratuitos de curta duração. Depois de escolher o
módulo desejado, o estudante ainda terá acesso a mais dois cursos preparatórios
para o mercado de trabalho e um curso sobre a Pandemia atual.
Estão disponíveis cursos em
diferentes áreas do conhecimento, como: Educação, Direito, Tecnologia,
Negócios, Saúde, Turismo e Comunicação. Os módulos oferecidos são disciplinas
que fazem parte das matrizes curriculares da Pós-graduação e MBA das Universidades
participantes.
Para se inscrever, também de
forma gratuita, bastar acessar a plataforma EAD BR clicando AQUI, selecionar o
curso desejado e começar a estudar. “Além de aprender e enriquecer seu
conhecimento, cada estudante ainda recebe um certificado online para turbinar o
currículo”, registra o portal EAD BR.




























































