BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O Prefeito Izaías Régis (PTB)
sancionou, nessa sexta-feira, dia 22, a Lei nº 4656/2020, que altera a data dos
feriados civis de Corpus Christi (11 de junho), Santo Antônio (13 de junho) e
São João (24 de junho). O projeto de lei foi encaminhado pelo chefe do
Executivo para votação da Câmara Municipal de Vereadores, e aprovado pelos
representantes do Legislativo. 
Medida semelhante vem sendo adotada em diversas cidades e alguns Estados, dentre eles São Paulo.

Desta forma, os feriados ficam
antecipados para os dias 28, 29 e 30 deste mês, excepcionalmente no ano de
2020. A Medida leva em consideração a situação emergencial vivenciada no Município,
e busca elevar o grau de isolamento social da população, durante a pandemia da COVID-19.
A Lei nº 4656/2020 será publicada no Diário Oficial Associação Municipalista de
Pernambuco (Amupe), da próxima segunda-feira, dia 25. 
Por se tratarem de feriados com cunho religiosos, informações dão conta que o Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson teria sido consultado previamente da decisão.

Com a antecipação dos
feriados, durante a quinta (28) e sexta-feira (29), ficam mantidas as
atividades de órgãos da administração pública, que prestam serviços
considerados essenciais, e também os setores que não podem sofrer
descontinuidade. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Bela Vista I; Cohab 2 (unidade
dupla); Heliópolis I, Indiano II e Magano 1 e 3 (unidade dupla), que estão
funcionando em horário ampliado, vão manter o atendimento, durante o feriado,
das 8 às 12h.

Durante a segunda, terça e
quarta-feira, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) vai
estender, até as 17h, o funcionamento dos Centros de Referência em Assistência
Social (Cras’s); o Centro de Referência Especializado em Assistência Social
(Creas), Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa (Neviga) e
Casa dos Conselhos; com o objetivo de garantir o atendimento presencial ao
público, que estará suspenso na quinta e sexta-feira. No feriado, estão
mantidos os atendimentos da Central de Atendimento para informações sobre o
Cadastro Único, o Auxílio Emergencial e Cartão Alimentação, por meio do
WhatsApp, das 8 às 14h, pelo número (87) 9 8100-5199; e também dos abrigos
‘Abraçar I e II’.

Os Parques Municipais e outros
espaços públicos de Garanhuns permanecem fechados durante o período, como
medida preventiva no combate à pandemia do Novo Coronavírus.


Atualizada as 6h, de 23/05/2020: 


Três mortes e 25 novos casos
da COVID-19 foram registrados nesta sexta-feira, dia 22, nos municípios que
integram o Agreste Meridional. Os óbitos por COVID-19 foram registrados em São Bento do Una; Lajedo e Canhotinho. Já os
casos positivos estão distribuídos nos municípios de
Águas Belas (11);
Garanhuns (9) Bom Conselho (2), Capoeiras (1), Caetés (1) e Canhotinho (1). 


Segundo levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde, o Agreste Meridional passa a registrar 488 casos
positivos da doença, sendo:  Garanhuns – 132; Águas Belas – 129; São Bento
do Una – 76; Bom Conselho – 62; Caetés – 26; Lajedo – 13; Itaíba
– 9; Jucati – 6; Palmeirina – 5; Saloá – 4; Capoeiras – 4; Terezinha
– 3; Paranatama – 3; São João – 3; Canhotinho – 3; Correntes – 2;
Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Iati, Angelim, Calçado, Brejão – 1.

Também já foram registradas 38 mortes, sendo 12 em Garanhuns; oito
em Águas Belas; seis em São Bento do Una;  duas em Caetés; duas em Lajedo
e as outras oito em Canhotinho, Itaíba, Saloá, Jupi, Capoeiras, Bom Conselho,
Terezinha e Correntes, com um óbito em cada Município.


A Prefeitura confirmou, nesta
sexta-feira, dia 22, nove novos casos de COVID-19, aqui em Garanhuns. As
pessoas que testaram positivo para a Doença estão em fase de
isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria
de Saúde.
Cinco casos também foram
descartados para COVID-19, após resultado de testagem laboratorial. 25 casos
seguem aguardando resultado, para posterior confirmação ou descarte da doença.
Atualmente Garanhuns tem 132 casos confirmados de COVID-19. Deste
total 12 pessoas vieram a óbito.
PERNAMBUCO APRESENTA O MAIOR
NÚMERO DE MORTES EM 24 HORAS –
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)
confirmou, nesta sexta-feira, dia 22, 1.849 novos casos da COVID-19 em Pernambuco.
Pernambuco agora totaliza 25.760 casos já confirmados, sendo 11.845 graves e
13.915 leves. Além disso, foram confirmados laboratorialmente 132 óbitos, maior
número até o momento em 24 horas desde o inicio da Pandemia. Com isso, o
Estado totaliza 2.057 mortes pela COVID- 19.


A AESGA abriu as inscrições
para mais um Processo Seletivo. Estão disponíveis vagas para os cursos de
Administração, Direito, Engenharia Civil, Secretariado Executivo Bilíngue,
Gestão Hospitalar, Gestão em Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo e
bacharelado em Educação Física.
Esse ano o Vestibular da AESGA
apresenta uma novidade, sendo realizado com a nota do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM). De acordo com a presidente da AESGA, Neide Brandão, as vagas
remanescentes serão disponibilizadas para realização de Vestibular Agendado. Também
estarão abertas vagas para Portador de Diploma, Transferidos e Reintegrados.
As inscrições para o Processo
Seletivo, ao valor de R$ 45, serão realizadas até o dia 28 de junho e a data
limite para Entrega dos Boletins é de 2 de julho. As inscrições deverão ser
feitas por meio do site http://cespa.aesga.edu.br/ ou clicando AQUI. Para os inscritos no Processo Seletivo ENEM, o envio das
documentações é obrigatório, devendo os referidos candidatos enviar por AQUI. O Manual do Aluno, o Calendário e
todas as normas para participação no Processo Seletivo da AESGA, bem como os
editais também estão disponíveis no site do CESPA.
CONFIRA AS DATAS DO VESTIBULAR 2020.2 DA AESGA: 
* PROCESSO SELETIVO – NOTA
ENEM 2020.2
Inscrições: até 28 de junho
Entrega dos Boletins: até 2 de
julho
* PORTADOR DE DIPLOMA E
TRANSFERÊNCIA EXTERNA
Inscrições: até 16 de junho
* REINTEGRADOS e ALUNOS
ESPECIAIS
Inscrições: até 30 de julho
* MUDANÇA DE TURNO e TRANSFERÊNCIA
INTERNA
Inscrições: até 28 de junho
Mais informações poderão ser
obtidas através dos sites: www.aesga.edu.br ou www.cespa.aesga.edu.br ou
ainda por meio dos telefones: (87) 3763-8250 / (87) 3763-8266 / (87) 98832-7538.


 
Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
Um homem foi alvejado por
vários disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira, dia 21, no
Conjunto Residencial Manoel Camelo, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2), aqui
em Garanhuns.
Cláudio Barboza do Nascimento,
conhecido popularmente por John, de 41 anos, estava em um apartamento quando o
local foi invadido por um elemento armado. Ele teria dito que “só queria John e
efetuou os disparos”. O SAMU foi acionado e socorreu a Vítima para o Hospital
Regional Dom Moura, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico. O estado de
saúde de Cláudio Barboza é considerado grave.

O caso será investigado pela
22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns, que tem como titular a Delegada
Tatiane Rossi.
(Com informações e imagem
de http://www.portalagresteviolento.com.br/)


O Atende em Casa, ferramenta
lançada pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de passar orientações para a
população com sintomas gripais, já está presente em 80% dos municípios do
Agreste Meridional.
Até agora, segundo o Governo do Estado, são contemplados
com a iniciativa os moradores das cidades de Águas Belas, Bom Conselho, Brejão,
Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Garanhuns, Jucati,
Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha. A expectativa é
que, nos próximos dias, a ferramenta seja expandida para os municípios de
Itaíba, Lagoa do Ouro, Angelim e Jupi.

O Atende em Casa conta com
profissionais de saúde que orientam os usuários sintomáticos, seja para manter
o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de
saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua
casa. O aplicativo, disponível pelo site:
www.atendeemcasa.pe.gov.br para
smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes
médicos façam videochamadas e orientações aos usuários.


 
Em tempos de isolamento
social, as lives se tornaram uma programação imperdível para levantar o astral.
E música de qualidade não vai faltar nesta sexta-feira, dia 22. Chitãozinho e
Xororó;  Gusttavo Lima e Ludmilla são
alguns dos destaques das lives de hoje. Confira abaixo a programação completa:
No fim da tarde, o esquenta
começa com Israel e Rodolffo. A live da dupla sertaneja começa às 17h
no YouTube e será apresentada por Rafa Kalimann, ex-BBB20. Na divulgação da transmissão, o bordão “Aleluia,
arrepiei” da influencer também marca presença.
Às 18h30, a cantora Ludmilla, recém recuperada de uma infecção renal na última semana,
promete um retorno digno de muita comemoração com a #LivedaLud no Youtube.
Já as 20h, Pabllo Vittar se apresenta no YouTube com o tema ‘festa do pijama’. De acordo com a
cantora, a ideia é de que todos acompanhem o show confortavelmente de suas
casas. Separe as pantufas! 

Também às 20h, a dupla Chitãozinho & Xororó realiza
uma nova live solidária no YouTube. Os cantores anunciaram ainda que a música inédita
‘Nosso terceiro cachorro’ será apresentada ao público pela primeira vez,
durante a transmissão.

Às 21h, o cantor Gusttavo
Lima agita a noite com sua terceira live durante a quarentena. Dessa vez,
a apresentação ‘Embaixador in casa’ será no ‘Música na Band live’, com sua
participação a partir das 22h45min no canal de TV. Com apresentação de Lauana
Prado, o sertanejo vai aproveitar o evento para divulgar sua nova música
“Saudade Sua”, lançada há poucos dias.
Também às 21h, o grupo Atitude
67 lança seu primeiro DVD da carreira no YouTube,
com uma live recheada de amigos famosos. Léo Santana, Mariana Rios e a parceria
inédita com Maurício Manieri são algumas das atrações que aparecerão na
transmissão ao vivo. 

Ainda às 21h, o sambista Diogo Nogueira abre as
portas da sua casa, no Rio de Janeiro, para os espectadores na live do projeto
“Com você”. A apresentação será transmitida no 
YouTube do cantor. A diversão em casa segue com a
dupla Ana & Vitória, que se apresenta no 
‘Festa em casa’, no Multishow, às 21h. A apresentação pode ser
conferida na TV e no Música Multishow, no 
YouTube. (Com
informações e imagem do EX
TRA. CONFIRA)


 
Pernambuco registrou o
recorde de pacientes recuperados do Novo Coronavírus (COVID-19) nessa quinta-feira,
dia 21. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde
(SES), foram 1.018 pacientes recuperados nas últimas 24h,
totalizando 4.176 pessoas curadas da COVID- 19 no Estado. Em todo o Brasil já são
125.960 brasileiros recuperados da COVID-19.
Aqui no Agreste Meridional, de
acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde, até ontem, dia 21, já foram registrados 168 pacientes
com cura clínica da doença, sendo: Águas Belas – 77; Garanhuns – 39; São Bento
do Una – 20; Bom Conselho – 8; Caetés – 5; Jucati – 4; Palmeirina – 4; Itaíba
– 3; Lajedo – 2; São João – 2; Capoeiras – 1; Terezinha – 1;  Correntes – 1
e Lagoa do Ouro – 1. 
Com 462 casos positivos e 35 mortes pela
COVID-19, o percentual de Cura Clínica na microrregião do Agreste Meridional é
de cerca de 37%. Já a taxa de mortalidade vem caindo e até ontem, dia 21, era de pouco mais de 7,5%.


 
Garanhuns recebeu ontem, dia
21, sete novas Viaturas para integrar a frota da Autarquia Municipal de
Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). Elas servirão exclusivamente para o
trabalho da Guarda Municipal.
Os Veículos, todos do tipo Jeep Renegade, ano 2020, foram
destinados a Cidade por meio de doação do Ministério da Justiça e Segurança
Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e custaram R$ 67.490,00, cada, aos Cofres Federais. 

Ao todo, foram
enviadas a Pernambuco, 280
viaturas, que foram destinadas a 68 Municípios. Aqui para o Agreste Meridional foram
doadas dez viaturas, sendo sete para Garanhuns e três para Bom Conselho. A
doação dos veículos já estava prevista no planejamento do Ministério e não tem
qualquer ligação com o combate a Pandemia do Novo Coronavírus.
De acordo com a Prefeitura de Garanhuns, as Viaturas
receberão
ainda, com recursos do Município, equipamentos necessários para que sejam
disponibilizados para o uso, como sirenes e intermitentes, assim como será
contratado o respectivo seguro. Ainda segundo a Prefeitura, em função da doação,
cinco automóveis alugados, pertencentes à frota, serão devolvidos, gerando economia aos cofres públicos.


Inicialmente, a ideia era distribuir 25 mil máscaras de proteção para
moradores de municípios do Agreste Meridional. No entanto, o avanço da
contaminação pelo Coronavírus fez com que os planos fossem refeitos. Agora, a
ação do mandato do deputado Estadual Álvaro Porto (PTB) tem como meta entregar
50 mil unidades. A produção foi intensificada e a distribuição continua sendo
feita nos municípios de Canhotinho, Calçado, Capoeiras, Lajedo, São João,
Jurema, São Caetano, Angelim, Quipapá e Garanhuns.
As Máscaras são reutilizáveis, sendo produzidas, em tecido, por
profissionais da área de confecção da Região. Segundo Porto, elas têm papel função
fundamental no combate à pandemia da COVID 19, pois o uso é recomendado pelas
autoridades de Saúde e tornou-se obrigatório por determinação de Decreto Estadual.
“Ao sair de casa todos devem estar protegidos pelo equipamento. Juntamente com
as máscaras, estão sendo distribuídos também informativo contendo instruções de
uso e lavagem para reutilização”, observa a assessoria do Deputado.

“O momento exige o distanciamento, mas brevemente estaremos juntos. A
situação continua delicada, mas iremos superar e, logo mais, voltaremos ao
nosso cotidiano de encontros e conversas”, afirmou o Deputado Álvaro Porto. Até
ontem, dia 21, d
e
acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias
Municipais de Saúde, o Agreste Meridional já havia registrado 462 casos
positivos da doença e 35 mortes pela COVID-19.