BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Pernambuco
contabilizou neste domingo, dia 24, que mais 2.046 pessoas se recuperaram da
COVID-19 no Estado. Agora, Pernambuco já registra 6.694 curas clinicas da Doença,
que já infectou 27.759 cidadãos e ceifou a vida de
2.200
pernambucanos. A percentual de cura é de pouco mais de 24%.


Em todo o Estado foram
confirmados mais
973 casos da COVID-19
neste domingo, dia 24. Destes, 323 estão classificados como Síndrome
Respiratória Aguda Grave (SRAG), portanto internados e/ou mais graves, e 650
são casos leves.
Também foram confirmadas, por exames, 56 novas mortes, sendo
32 homens e 24 mulheres.



Até agora, os casos graves confirmados estão
distribuídos por 157 municípios pernambucanos, além de Fernando de Noronha e
outros Estados e países. 



Como se não bastasse os 133 casos e as 8 mortes provocadas pela
COVID-19, o município de Águas Belas vem vivendo dias tensos, também, em sua política.
De acordo com o Portal Agreste Violento, o Prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo
(PT) divulgou nesse sábado, dia 23, através das redes sociais, um vídeo em que
registra que vai pedir proteção a Polícia Militar de Pernambuco tendo em vista
as supostas ameaças, que segundo Ele, vem sofrendo naquele Município.


De acordo com o Prefeito, que segundo o Agreste Violento, registrou
Boletim de Ocorrência na Delegacia Regional, aqui em Garanhuns, o vereador
Valdo do Xixiaclá, também de Águas Belas, teria sugerido que ateassem fogo em
seu carro. A ameaça, segundo o Prefeito, foi consumada em áudio gravado num
grupo de WhatsApp. “Eu sou da paz. Eu sou de Deus. Peço a Deus para me proteger
todos os dias, mas vou pedir proteção policial pelo áudio que está rodando aí
nas redes sociais, do vereador Valdo, que me ameaçou verbalmente, dizendo para
tocar fogo no meu carro e pra me matar, porque eu entendo se é pra trocar fogo
no meu carro, comigo dentro, significa que vai me matar”, disse o Prefeito Luiz
Aroldo no vídeo.


Antes do suposto áudio gravado pelo vereador Valdo do Xixiaclá e do vídeo
divulgado pelo Prefeito Luiz Aroldo, os vereadores Washington Falcão, Erinaldo
Tenório e o próprio Valdo do Xixiaclá, todos da bancada de oposição, foram
barrados ao tentar entrar no Hospital de Campanha que vem sendo montado nas
instalações da Escola Municipal Leonízio Duarte. O fato (visita ao futuro Hospital de Campanha) teria acontecido na
manhã de ontem, dia 23, e foi relatado num Boletim de Ocorrências registrado na
Delegacia de Águas Belas, já que um tumulto foi gerado junto a um funcionário
da Prefeitura, inclusive que resultou num dano ao portão da Escola.


Em postagem de vídeo no facebook, os vereadores Washington Falcão e
Erinaldo Tenório registraram que a visita ao futuro Hospital de Campanha teve o
objetivo de fiscalizar os serviços, já
que a função de Vereador lhes garante esse direito, como também é uma das
prerrogativas dos seus mandatos.
Fomos impedidos por um rapaz
que barrou nossa entrada e ameaçou a todos nós. Segundo ele cumprindo ordem do Prefeito
Luiz Aroldo para que não tivéssemos acesso ao local onde está sendo implantado
o Hospital de Campanha da COVID-19, ameaçando com uma faca duvidando que entraríamos
no Hospital. O que o Prefeito quer esconder?”, indagou Falcão.
Até o momento, o vereador Valdo do Xixiaclá não
se pronunciou sobre a posição do Prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT). Caso queira, basta enviar a posição ao Blog, através do e-mail [email protected](Com informações e imagens do Portal
Agreste Violento. CONFIRA)



Clique em player e confira o
Vídeo do Prefeito Luiz Aroldo e dos vereadores Washington Falcão e Erinaldo
Tenório, que também contou com a presença de Valdo do Xixiaclá:








Em meio as denúncias do
Ministério Público Federal de Pernambuco, relacionados às Lei Complementares
voltadas ao combate do Novo Coronavírus no Estado, o Governo de Pernambuco vem disponibilizando,
para consulta da população, um acervo de documentos e dados referentes às
despesas realizadas para evitar o contágio e tratar dos doentes da COVID-19 em
todo o território estadual.  
De acordo com a Gestão
Estadual, o Portal da Transparência tem à disposição uma área onde as
informações estão relacionadas por tópicos. No espaço, é possível acessar o
site da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que apresenta todos os gastos da
administração com contratações e compras emergenciais, além de um painel
específico de despesas detalhadas relacionadas ao Novo Coronavírus.
Ainda segundo o Governo do Estado, as informações estão em permanente atualização,
também sendo possível acessar os gastos com
contratações e compras emergenciais efetuadas pelo Governo Estadual, com dados
discriminados por Secretaria,
além de um ambiente específico para os dados de contratações e compras
emergenciais realizadas pelos hospitais dos Servidores (HSE); Militar de Área
do Recife (HMAR) e Universitário Osvaldo Cruz (Huoc), além do Centro Integrado
de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco
(Procape).
 Acesse AQUI o Portal da Transparência.
 Acesse AQUI o painel de despesas detalhadas da COVID-19. 
 Acesse AQUI o site o portal de contratações e compras
emergenciais da SES.



O deputado Federal Fernando
Rodolfo (PL) repercutiu no Programa ‘A Hora da
Verdade com Fernando Rodolfo’, pela TV Nova Nordeste, as recentes notícias de indícios
de irregularidades no Governo do Estado e na Prefeitura da Cidade do Recife.


Rodolfo
registrou as denúncias do Ministério Público de Contas de Pernambuco e as
investigações da Polícia Federal contra a gestão do Prefeito Geraldo Júlio
(PSB) referente a aquisição de equipamentos e EPI´s para o combate da pandemia
da COVID-19. 


Já em relação à gestão do governador Paulo Câmara (PSB), o Deputado/Jornalista
trouxe a tona recente reportagem do Blog de Noélia Brito sobre uma
representação do Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) referente a indícios
de inconstitucionalidades em Leis Complementares que autorizam procedimentos
para compra de bens, prestação de serviços, locações e execução de obras necessárias
ao enfrentamento da Pandemia do Coronavírus pelo Governo Estadual.  


“É senhor cidadão, as denúncias de mau uso do dinheiro
para enfrentar o Coronavírus chegaram mais cedo em Pernambuco”, registrou
Fernando Rodolfo.
Clique em player e
confira a posição do Deputado na TV:


 
Com o objetivo de descobrir novos
talentos e dar oportunidades àqueles que cantam e ainda estão no anonimato, o
produtor artístico Alan Cavalcanti criou o concurso Cantor X, lançado aqui em
Garanhuns no inicio deste ano.

Contando com o apoio da
Editora A3, empresa cearense que cuida das carreiras de artistas como: Priscila
Senna; Avine Vinny; Zé Cantor e de Xand Avião, o Cantor X já começou grande e reuniu,
em sua primeira edição, cerca de 300 candidatos, que participaram da seletiva no
Garanhuns Palace Hotel, seguida pela fase de apresentações no Terraço Garanhuns.

“São pessoas que até exercem
outras profissões, como arquitetos, empresários, comerciários, estudantes, universitários,
enfim, cantores, com talento musical, mas que ainda não haviam se mostrado para
o público”, registra o garanhuense Alan Cavalcanti, que coordena a competição
musical. 

“Contamos com grandes talentos nessa primeira edição, assim como um Corpo
de Jurados de muita qualidade, como as cantoras Andrea Amorim e Carla Marques,
além da dupla sertaneja Ycaro e Vitório e o maestro Otávio Matias”, complementa
o Produtor Artístico.

Atualmente, a Competição, que após
as seletivas, conta com 68 participantes de diversos estilos musicais, está
suspensa e será retomada logo após a pandemia do Novo Coronavírus. “Os
participantes que seguem na disputa são dos estados do Acre, Alagoas, Bahia,
Paraíba e de Pernambuco, inclusive daqui de Garanhuns. Diante da necessidade do
distanciamento social, estamos realizando a 2ª edição de batalha vocal pelo
Instagram Oficial do Concurso, o @cantorxbr”, complementou Alan Cavalcanti. Atualmente
estão sendo avaliados na 1ª batalha vocal os garanhuenses Mariana Braga e Malu &
Forro Xeeh.
“Então você que é cantor ou
cantora, quer mostrar seu talento, a oportunidade é essa! Estão abertas as
inscrições para próxima edição. Vá agora mesmo no Instagram (@cantorxbr) ou
ligue para (87) 99821-1991 e obtenha mais informações”, finaliza Alan
Cavalcanti. (Com imagens de Wilson Bello/Divulgação)


Diante do dever de cumprir com
o Regimento Interno e o calendário de Reuniões Ordinárias, mas, sobretudo, de apreciar
assuntos relacionados ao combate a pandemia do Novo Coronavírus, a Câmara de
Vereadores de Garanhuns vem, com os devidos cuidados sanitários, retomando as
Atividades Legislativas e promovendo suas reuniões ordinárias.
“Com as recomendações
sanitárias para que se evite aglomerações de pessoas em locais públicos, a
Câmara de Vereadores vem realizando seus trabalhos em sistema “online” com a
presença em plenário apenas da Mesa Diretora, cumprindo o distanciamento
previsto de funcionários em serviço; como Assessoria Legislativa em número
reduzido e pessoal de apoio técnico”, registra a Assessoria. Ainda de acordo
com a Assessoria da Casa Raimundo de Moraes, a Câmara continua sem o
atendimento ao público e sem a presença da população no auditório da Casa nos
dias de reuniões.

Na última quarta-feira, dia
20, nesse novo formato de reuniões, o Legislativo Municipal apreciou e aprovou
matéria alusiva aos feriados dos dias 11, 13 e 24 de junho, que passaram para
os dias 28, 29 e 30 de maio, como medidas para ampliar o isolamento social na
Cidade (saiba mais clicando AQUI); bem como projetos de Lei relacionados à suspensão do prazo de validade
de Concursos Públicos, e do estabelecimento de Isenção Tributária Temporária para
pessoas de baixa renda, entre outros assuntos.
(Com informações da ASCOM/CMG e imagens de www.garanhunsnoticias.com.br)


 
Foram confirmados neste
sábado, dia 23, dois óbitos, sendo um em Palmeirina e o outro em Paranatama,
além de 14 novos casos de COVID-19
aqui no Agreste Meridional. Os casos positivos da doença foram notificados em Águas Belas (4); Lajedo (3); Garanhuns
(3); São Bento do Una (3); Bom Conselho
(1) e em Palmeirina (1). 


Segundo levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as
Secretarias Municipais de Saúde, o Agreste Meridional passou a registrar 503
casos positivos da doença, sendo:  Garanhuns – 135; Águas Belas – 133; São
Bento do Una – 79; Bom Conselho – 63; Caetés – 26; Lajedo – 16; Itaíba
– 9; Jucati – 6; Palmeirina – 6; Saloá – 4; Capoeiras – 4; Terezinha
– 3; Paranatama – 3; São João – 3; Canhotinho – 3; Correntes – 2;
Jupi – 2; Lagoa do Ouro – 2; Iati, Angelim, Calçado, Brejão – 1.


Também já foram registradas 40 mortes, sendo 12 em Garanhuns; oito
em Águas Belas; seis em São Bento do Una;  duas em Caetés; duas em
Lajedo e as dez oito em Paranatama, Palmeirina, Canhotinho, Itaíba, Saloá,
Jupi, Capoeiras, Bom Conselho, Terezinha e Correntes, com um óbito em cada
Município.


2.144 MORTOS PELA COVID-19 NO ESTADO – Pernambuco confirmou, neste
sábado, dia 23, 1.026 novos casos da COVID-19. Ao todo, o Estado soma 26.786
confirmações (12.068 casos graves e 14.718 casos leves). O boletim também
registra mais 287 pessoas recuperadas da doença, totalizando 4.648 curas. Também foram confirmadas, por exames, 87 novas mortes
(sendo 47 homens e 40 mulheres). Com isso, o Estado totaliza 2.144 óbitos pela COVID-19.


A Polícia Federal em
Pernambuco oficiou, ontem, dia 22, a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) para
que sejam apresentadas documentações sobre a aquisição de máscaras
cirúrgicas, toucas, aventais descartáveis e cama hospitalar após dispensa de
licitação que supera o valor de R$ 15 milhões. O pedido de esclarecimentos
acontece um dia após o Ministério
Público de Contas revelar que denunciou a Prefeitura do Recife
por supostas irregularidades na compra de 500 respiradores
.
Segundo levantamentos
preliminares da Corregedoria Geral da União (CGU), o valor licitado é
aproximadamente 53 vezes maior que
o Capital Social da Empresa Contratada, gerando assim, dúvidas quanto a
capacidade operacional de arcar com o contrato firmado. Policiais Federais também
diligenciaram na sede da Empresa contratada a fim de verificar seu efetivo
funcionamento e regularidade da entrega dos bens adquiridos.
Em resposta, a Secretaria de
Saúde do Recife informou que não houve qualquer tipo de operação da Polícia
Federal na sede da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), e confirmou que o ofício solicitando as informações
sobre o combate ao Coronavírus foram protocolados nesta manhã. “A
Secretaria esclarece que os contratos de fornecimento de camas, máscaras,
aventais e toucas com a empresa Delta Med cumprem toda legislação e que os
preços praticados estão de acordo com o mercado. A Empresa está fazendo as
entregas conforme cronograma pactuado. As informações serão enviadas no prazo
estabelecido no pedido de informações. Antes mesmo de receber o ofício, a
Prefeitura já havia enviado desde abril, por decisão própria, os processos para
o Tribunal de Contas do Estado, assim como está fazendo com todos os processos
de aquisição da COVID-19”, informou, em nota. 
Segundo a representação do
MPCO, constam empenhos de R$ 22 milhões de reais para a empresa JUVANETE
BARRETO FREIRE 57432449791, no Portal da Transparência do Recife, bem como três
contratos já assinados, de 200, 100 e 200 respiradores, totalizando 500
unidades. 
O valor total dos três
contratos já assinados com a Prefeitura é de 
R$ 11.550.000,00 (onze
milhões quinhentos e cinqüenta mil reais), segundo o MPCO.
O procurador do MPCO que está
analisando a denúncia da compra dos 500 respiradores com supostas
irregularidades pela Prefeitura do Recife, Cristiano Pimentel, em entrevista
exclusiva à Rádio Jornal nesta
quinta-feira (21), informou que a loja da microempresária era “um pet shop
de bairro não era grande”. O Procurador informou que a exceção permitida
para o faturamento de uma microempresa foi o que chamou a atenção para a
investigação.
“Uma MEI que tem o limite
de R$ 81 mil estar vendendo R$ 11 milhões em respiradores para a Prefeitura do
Recife já disparou o nosso radar. Impressiona também a quantidade, porque todos
sabemos as dificuldades que os governos estão tendo para obter os respiradores,
o governo federal mandou menos de 100 para todo o Estado e como uma empresa tem
500 respiradores disponíveis para a Prefeitura do Recife?”, questionou.

GOVERNO DO ESTADO NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL – O Ministério Público Federal em Pernambuco
(MPF-PE), em representação encaminhada ao Procurador Geral da República,
Augusto Aras,  assinada pela Procuradora da República, Silvia Regina
Pontes Lopes, aponta uma série de indícios de inconstitucionalidades na Lei
Complementar do Estado de Pernambuco nº 425, de 25 de março de 2020, alterada
nos dias 17 de abril e 1º de maio, que dispõe sobre procedimentos para
contratações destinadas ao fornecimento de bens, à prestação de serviços, à
locação de bens e à execução de obras necessárias ao enfrentamento da
emergência em saúde pública de importância internacional, decorrente do Coronavírus,
no âmbito do Governo do Estado de Pernambuco. A informação foi veiculada no
Blog da Noélia Brito.
Segundo a Procuradora, que atua no Núcleo de Combate à Corrupção do MPF
em Pernambuco, o Órgão recebeu, recentemente, representação dos Procuradores de
Contas do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano da Paixão
Pimentel e Germana Galvão Cavalcanti Laureano, cujo teor também aponta para a
inconstitucionalidade formal e material de dispositivos da Lei Complementar
Estadual nº 425/2020. O Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre o
assunto. (Com informações de
Gabriela Carvalho/JC e do Blog de Noélia Brito)


 
A assessoria de Imprensa da
Secretaria Estadual de Saúde enviou aos meios de comunicação do Agreste
Meridional um balanço dos investimentos do Governo Estadual na microrregião,
voltados à assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação da COVID-19. Atualmente,
o Agreste Meridional, cuja população total é de pouco mais de 500 mil habitantes,
já registrou 488 casos positivos e 38 mortes pela COVID-19.
De acordo com a Pasta, somente
aqui em Garanhuns, nos próximos três meses, serão investidos cerca de R$ 10
milhões pelo Governo de Pernambuco na assistência aos moradores da Região. “O
Hospital Regional Dom Moura (HRDM), referência para todos os municípios da
Região, abriu 18 leitos de enfermaria para COVID-19 (10 adultos e 8
pediátricos). A Unidade também conta com 10 leitos de suporte para pacientes
adultos em estado mais grave. Além disso, ainda está prevista, para os próximos
dias, a chegada de 10 respiradores para estruturação desses leitos, que
passarão a contar com suporte total para UTI”, pontuou a SES-PE, sem estimar o
prazo para chegada dos novos equipamentos.
Ainda segundo a Secretaria
Estadual de Saúde, na UPAE/Garanhuns já estão em funcionamento 10 leitos de
enfermaria e 8 leitos de UTI, exclusivos para pacientes diagnosticados com o Novo
Coronavírus. 

“A Unidade ainda foi reforçada com uma ambulância avançada,
equipada com suporte de terapia intensiva e até hoje, dia 23, o serviço deve
abrir mais 2 vagas, totalizando 10 leitos de UTI na Unidade voltados
exclusivamente para casos da doença”, pontuou a Pasta da Saúde Estadual, que reforçou
a informação de que está em negociação com o Hospital Perpétuo Socorro, que é privado
para a contratualização de 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, exclusivos
para a COVID-19. A Secretaria não estimou um prazo para que os leitos no Perpétuo
Socorro passem a receber pacientes.

A SES-PE também informou ter
reforçado a assistência nas Unidades Estaduais com a convocação e contratação
de novos Profissionais de Saúde, entre médicos especialistas em clínica geral;
fisioterapeutas em terapia intensiva; enfermeiros (assistenciais e uteístas) e
técnicos de enfermagem, entre outros.
GARANHUNS – Já a Prefeitura de Garanhuns estima colocar em
funcionamento, no próximo mês, trinta leitos
de enfermaria voltados ao atendimento de pacientes
com casos estabilizados da COVID-19. A Unidade de Tratamento COVID-19 de
Garanhuns está sendo instalada
no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Imagem (CESMIG), edificado
na Cohab 2, cujas obras de readequação das instalações serão entregues
na primeira quinzena de junho.
Segundo a Municipalidade, os procedimentos
administrativos para contratação de Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas,
Técnicos de Enfermagem, Assistentes Sociais e outros profissionais da área de
saúde, bem como da aquisição do mobiliário e dos equipamentos para o
funcionamento da Unidade COVID-19 já estão em curso, porém ainda não foi
anunciada a data em que o espaço começará a receber pacientes.



 
Neste sábado e domingo, dias
23 e 24, a programação de lives está recheada com transmissão de diversos
artistas, de vários segmentos artísticos.
Hoje, dia 23, a festa virtual começa às 16h com Cláudia Leitte;
Rick e Renner; Geraldinho Lins e Targino Gondim. A animação segue com Simone e
Simaria, às 17h30min; Mauricio Manieri e Adriana Calcanhotto, a partir das 19h,
além de Maiara e Maraisa; Regis Danese; Limão com Mel; Edson & Hudson; Anitta
e o trio Raí Soares, Luan Estilizado e Zezo, todos começando às 20h, tendo como
plataforma o YouTube.
Já o domingão, dia 24, reserva os shows de Léo Pain; Tony
Salles; Inimigos da HP; Grupo Revelação; Solange Almeida e Márcia Fellipe; Paula
Fernandes; Banda Eva; Sambô; Alcione e Projota.
Confira os
Horários das Lives desse Fim de Semana:  
 

LIVES
DESTE SÁBADO, DIA 23:
Claudia Leitte – 16h (YouTube)
Rick e Renner – 16h (YouTube)
Geraldinho Lins – 16h (YouTube)
Targino Gondim – 16h (YouTube)
Simone e Simaria – 17h30 (YouTube)
Mauricio Manieri – 19h (YouTube)
Adriana Calcanhotto – 19h (YouTube)
Maiara e Maraisa – 20h (YouTube)
Regis Danese – 20h (YouTube)
Limão com Mel – 20h (YouTube)
Edson & Hudson – 20h (YouTube)
Anitta – 20h (YouTube)
Raí Soares, Luan Estilizado e Zezo Potiguar – 20h
(YouTube)
LIVES
DO DOMINGO, DIA 24:
Léo Pain – 12h (YouTube)

Tony Salles – 15h (YouTube)

Inimigos da HP – 15h (YouTube)
Grupo Revelação – 16h (YouTube))
Solange Almeida e Márcia Fellipe – 16h (YouTube)
Paula Fernandes – 17h (YouTube)
Banda Eva – 17h (YouTube)
Sambô – 17h (YouTube)
Alcione – 19h30 (YouTube)
Projota – 20h (YouTube)