BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O vereador de Águas Belas, Valdo
do Xixiklá, deu a sua versão quanto às informações repassadas pelo Prefeito de Águas
Belas, Luiz Aroldo (PT), de que teria registrado um Boletim de Ocorrências e solicitado
proteção policial diante das supostas ameaças que teria recebido de Xixiklá. O
Prefeito inclusive gravou um vídeo e publicou nas redes sociais alertando as
autoridades policiais sobre o suposto fato (saiba mais sobre
o assunto clicando AQUI).


De acordo com Valdo do Xixiklá
não houve qualquer ameaça ao Prefeito. Ele, inclusive divulgou o áudio de uma
conversa com outro Vereador de Águas Belas, via Whatsapp, em que abordam o
atual momento de Pandemia vivenciado em Águas Belas. O áudio, segundo Ele, foi citado pelo Prefeito Luiz Aroldo na denúncia, 
porém fora do seu real contexto. 

Segundo o Vereador Valdo, que
é indígena, no áudio foi citado que, como veio dinheiro do Governo Federal para
o combate a COVID-19, e caso 
o número de pessoas infectadas continuassem aumentando, a população poderia se revoltar contra o Prefeito, inclusive, podendo
atear fogo no carro de Luiz Aroldo. Ainda segundo Xixiklá, a conversa efetivada num grupo
de Whatsapp da Câmara de Vereadores de Águas Belas, que têm entre seus membros Vereadores
das bancadas de Situação e de Oposição, aconteceu no último dia 17 maio, mas “só
agora que o Prefeito se sentiu ameaçado”, chamou a atenção o Vereador 
Valdo do Xixiklá.

Clique em player e confira o vídeo do vereador de Águas Belas, Valdo do
Xixiklá, que está publicado originalmente no Facebook:

NOTA DO BLOG – Com a publicação da denúncia do Prefeito Luiz Aroldo;
bem como os esclarecimentos dos vereadores
Washington Falcão e Erinaldo Tenório, e agora do
vereador
Valdo do Xixiklá, o Blog do Carlos Eugênio cumpre a sua missão
de ouvir todas as partes e fazer um jornalismo isento, cumprindo assim o seu
papel de Órgão de Comunicação. Agora, cabe a população de Águas Belas tirar as
suas conclusões sobre esse imbróglio político. Vale registrar que, até ontem, dia 25, Águas Belas
já havia registrado 137 casos positivos da COVID-19 e 8 óbitos pela Doença.
 


Trinta
e um novos casos de COVID-19 foram registrados nessa segunda-feira, dia 25,
aqui no Agreste Meridional. As novas confirmações foram registradas em
Garanhuns (10); Bom Conselho (6); Águas Belas (4); Lajedo (3); Canhotinho (3);
Caetés (2); São Bento do Una (2) e Jucati (1).
De acordo com levantamento
realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde,
o Agreste Meridional passou a registrar 539 casos positivos da doença,
sendo:  Garanhuns – 147; Águas Belas – 137; São Bento do Una – 81; Bom
Conselho – 70; Caetés – 28; Lajedo – 19; Itaíba – 9; Jucati – 7; Canhotinho
– 6; Palmeirina – 6; São João – 5; Saloá – 4; Capoeiras – 4;
Terezinha – 3; Paranatama – 3;  Correntes – 2; Jupi – 2; Lagoa
do Ouro – 2; Iati, Angelim, Calçado, Brejão – 1.
Também já foram registradas
40 mortes, sendo 12 em Garanhuns; oito em Águas Belas; seis em São Bento
do Una;  duas em Caetés; duas em Lajedo e outros dez em Paranatama,
Palmeirina, Canhotinho, Itaíba, Saloá, Jupi, Capoeiras, Bom Conselho, Terezinha
e Correntes, com um óbito em cada Município. A taxa de mortalidade na Microrregião é de 7,42%. 

MAIS CURADOS DOS QUE INFECTADOS NESSA SEGUNDA – E o Estado de
Pernambuco registrou
1.618 pessoas recuperadas da COVID-19
nessa segunda-feira, dia 25. Agora o Estado totaliza 8.312 curas Clínicas da
doença. Também foram registrados 607 novos casos da COVID-19 no Estado nesta
segunda. Ao todo, o Estado soma agora 28.366 confirmações. Também foram confirmadas, por exames, 48 novas mortes. Pernambuco
agora totaliza 2.248 óbitos pela COVID-19.


 
Um Servidor Público da Prefeitura de Garanhuns foi executado dentro de
casa na noite dessa segunda-feira, dia 25, no bairro Manoel Chéu, aqui em
Garanhuns.
Pedro Soares, de 50 anos, conhecido por Pedrinho, estava em casa com os
pais na rua Oscar Francisco, quando foram surpreendidos por disparos de arma de
fogo na porta da residência. Segundo o Portal Agreste Violento, eles apagaram
as luzes e após alguns minutos, mas tiveram a casa foi invadida por três homens
armados, que executaram Pedrinho a tiros.

Após o Crime, o trio fugiu a pé. O Corpo foi periciado, encaminhado para
o IML, em Caruaru. O Homicídio será investigado pela 22ª Delegacia de
Homicídios de Garanhuns.
(Com
informações do Portal Agreste Violento e imagem do Agreste em Alerta)


 
Uma mulher de 42 anos morreu nesse
domingo, dia 24, após o carro que ela estava capotar na BR-423, aqui em Garanhuns. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal
(PRF), o Motorista do Carro, de identidade não registrada, perdeu o controle do
veículo em uma curva, saiu da pista e capotou. No carro estavam cinco pessoas.
Lúcia Betânia da Silva (imagem ao lado), de 42
anos, residente no residencial Manoel Camelo, no bairro Francisco Figueira (Cohab
2), foi a vítima fatal. Outras duas mulheres ficaram feridas: Ana Roberta
Franco Pereira de Souza e Maria Quitéria Gomes. Elas foram socorridas por uma
equipe do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional Dom Moura. 

Ainda de acordo com a PRF, o Motorista
e um dos passageiros, que também não teve a identidade registrada, saíram do
local antes da chegada dos Policiais Rodoviários. Além da PRF, estiveram no
local o Instituto de Medicina Legal (IML) e a Polícia Civil, que vai investigar
o caso.
(Com informações e imagens do G1/Caruaru
e do Portal Agreste Violento)


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou,
nesta segunda-feira, dia 25, 10 novos casos de COVID-19, aqui em Garanhuns. Segundo
a Pasta, as pessoas que testaram positivo estão em fase de isolamento/tratamento,
e permanecem sob o monitoramento da equipe da Secretaria de Saúde.
O Boletim registra ainda a recuperação de 25 pessoas que cumpriram o
período de isolamento/tratamento, e não apresentam mais sintomas da doença.
Oito casos foram descartados, após resultado de
testagem laboratorial, e 30 casos seguem aguardando resultado, para posterior
confirmação ou descarte da COVID-19.
Atualmente Garanhuns tem 147 casos confirmados de COVID-19. Deste total
12 pessoas vieram a óbito; 64 estão recuperadas após cumprir o período de
isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 71 pessoas que foram
confirmadas com COVID-19 estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo,
120 casos já foram descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem
resultado negativo.


As secretárias de Saúde de
Saloá, Manuela Torres, e de São Bento do Una, Aline Cordeiro (imagem no topo), foram infectadas
pelo Novo Coronavírus e estão em isolamento domiciliar. Além das Secretárias,
aqui no Agreste Meridional, o prefeito
de Bom Conselho, Danilo Godoy, também foi acometido pela COVID-19.


“Nós profissionais de saúde, estamos na linha de frente no combate ao Novo
Coronavírus. Não medimos esforços para minimizar os efeitos dessa Pandemia e
carregamos a missão de salvar vidas. Nessa jornada diária, convivemos com
muitos riscos e mesmo tomando todas as medidas de proteção necessárias,
infelizmente testei positivo para COVID-19. O resultado do exame saiu hoje e
revela que estou na fase inicial da doença”, registrou a Secretária
Manuela
Torres, em Nota Oficial divulgada pela Prefeitura de Saloá.


EM PERNAMBUCO JÁ SÃO QUASE 7 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFECTADOS – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta segunda-feira,
dia 25, que 6.838 Profissionais de Saúde já foram infectados pelo Novo
Coronavírus aqui em Pernambuco. Ainda segundo o Governo de Pernambuco, dos 13.251
Profissionais testados, 6.004 tiveram os exames descartados para a Doença.


A Prefeitura de Lagoa do Ouro,
através da Secretaria de Administração, lançou edital de Processo Seletivo
Simplificado para contratação temporária de profissional para atuar na
Coordenação de Enfermagem do SAMU, órgão ligado a Secretaria Municipal de
Saúde.  O Ato, segundo a Prefeitura,
justifica-se no fato da inexistência, no momento, de pessoal concursado e da
rescisão contratual solicitada pela Profissional que ocupava o referido Cargo.


Para efetivar a Inscrição, o
candidato precisa conhecer todas as normas e regras estabelecidas no Edital, que
está disponível no site: www.lagoadoouro.pe.gov.br. É necessário baixar o
Formulário de Inscrição, contido no Edital, preencher e enviar juntamente com
os documentos para o e-mail: [email protected]. As Inscrições
se estendem até a próxima sexta-feira, dia 29.


Para o Cargo será ofertada uma
remuneração mensal de R$ 3.000,00 para uma carga-horária de 40 horas semanais.
A divulgação do resultado final está prevista para o próximo dia 5 de junho. A
Seleção terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a
critério da Administração Municipal. Clique AQUI para conferir o Edital.


Criminosos armados e usando um veículo Ônix, de cor branca, tomaram de
assalto um Ford KA, na tarde desse sábado, dia 23, no bairro Francisco
Figueira, a Cohab 2, aqui em Garanhuns.


De acordo com o Portal Agreste Violento, o Crime foi registrado por
volta das 14h30mim, na 
rua Gerino Batista de Morais, no momento em que um casal chegava em
casa. Eles foram surpreendidos pelos assaltantes. Dois dos três bandidos
estavam armados com revólver e pistola e ameaçaram as Vítimas. Eles levaram o
Ford KA SE, de cor vermelha e placas PDB-5140. Além do veículo, também foram
roubados aparelhos de celulares, documentos, cartões bancários e dinheiro.


As Vítimas
registraram um Boletim de Ocorrências e o crime já está sendo investigado pela
Polícia Civil. Imagens de Câmeras de Segurança instaladas na localidade devem ajudar
os Policiais a chegar aos Criminosos.



Clique em player para conferir as imagens
publicadas originalmente na
Garanhuns Rádio WEB AK AK:


 
O
Blog Caetés News trouxe a informação de que o
radialista Cícero Luiz, de 37 anos, que trabalhava na Rádio Comunitária
Guarany FM, em Caetés, faleceu na noite desse domingo, dia 24, no Hospital
Regional Dom Moura (HRDM), aqui em Garanhuns.

De acordo com postagem do também radialista e atual Secretário
Municipal de Caetés, Wando Pontes, Cícero Luiz estava internado na UTI do HRDM
e
apresentava
sintomas do Coronavírus. “Sinto muito, muito mesmo, a perda deste jovem da
Comunidade Atoleiro. Vai com Deus Cícero Luiz”, lamentou Wando. Ainda não há
informações sobre a causa morte do Jovem Radialista.

CORONAVÍRUS NO AGRESTE MERIDIONAL – Nesse domingo, dia
24, Foram registrados cinco novos casos da COVID-19, no Agreste Meridional,
sendo dois em Garanhuns; dois em São João e um em Bom Conselho. 
Segundo levantamento realizado
pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde, o Agreste
Meridional passou a registrar 508 casos positivos da doença, sendo: 
Garanhuns – 137; Águas Belas – 133; São Bento do Una – 79; Bom Conselho –
64; Caetés – 26; Lajedo – 16; Itaíba – 9; Jucati – 6; Palmeirina –
6; São João – 5; Saloá – 4; Capoeiras – 4; Terezinha –
3; Paranatama – 3;  Canhotinho – 3; Correntes – 2; Jupi –
2; Lagoa do Ouro – 2; Iati, Angelim, Calçado, Brejão – 1.
Também já foram registradas 40 mortes, sendo 12 em
Garanhuns; oito em Águas Belas; seis em São Bento do Una;  duas em
Caetés; duas em Lajedo e as dez oito em Paranatama, Palmeirina, Canhotinho,
Itaíba, Saloá, Jupi, Capoeiras, Bom Conselho, Terezinha e Correntes, com um
óbito em cada Município.


 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância
Epidemiológica, informa que foram confirmados, nesse domingo, dia 24, dois casos
de COVID-19, em Garanhuns. As pessoas que testaram positivo para COVID-19 estão
em fase de isolamento/tratamento, e permanecem sob o monitoramento da equipe da
Secretaria de Saúde. Um caso foi descartado, após resultado de testagem
laboratorial, e 27 casos seguem aguardando
resultado, para posterior confirmação ou descarte da Doença.

Atualmente Garanhuns tem 137
casos confirmados de COVID-19, registrados nos bairros Aloísio Pinto (Manoel
Chéu e Mundaú); Boa Vista; Dom Hélder Câmara (Cohab 3); Francisco Figueira
(Cohab 2 e Manoel Camelo); Heliópolis (Liberdade); José Maria Dourado (Brahma); Magano (Brasília); Santo Antônio (Centro); São José; Novo Heliópolis
(Lacerdópolis, Quartel); São José; Severiano Moraes Filho (Cohab 1, Indiano,
Massaranduba e Parque Fênix), e também na área rural.
Deste total 12 pessoas vieram
a óbito, 39 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e
não apresentar mais sintomas; e 86 pessoas que foram confirmadas com COVID-19
estão em fase de tratamento e/ou isolamento. Ao todo, 112 casos já foram
descartados, após serem submetidos ao exame e obtiverem resultado negativo.