dia 25, uma tragédia foi registrada no bairro Manoel Chéu, aqui em Garanhuns.
De acordo com informações
do Blog Arlete Santos Notícias, um menor de 12 anos manuseava uma espingarda tipo “soca-soca”, quando
acidentalmente disparou a arma que atingiu o irmão de apenas 6 anos de idade. A
vítima, Rafael Ponciano da Conceição, residia na rua Oscar Francisco e chegou a
ser socorrido ao Hospital Regional Dom Moura, mas não resistiu e faleceu a
caminho.
Segundo informações apuradas pela PM, a arma pertencia ao pai das crianças, que é Vigilante. A Polícia Civil
foi informada do ocorrido, compareceu ao Hospital e após os trâmites legais, encaminhou
o Corpo da Criança para o IML de Caruaru. (Com
informações de http://www.arletesantos.com.br/)
assassinado na madrugada desta segunda-feira, dia 25, aqui em Garanhuns. O
crime aconteceu na Avenida Humberto de Melo Granja, no bairro Boa Vista.
de 25 anos (imagem ao lado), foi lesionado a golpes de faca e morreu na cozinha da casa em que
residia. Após o crime, o suspeito, identificado como Edgar Renan Dantas de
Oliveira, de 53 anos, que é tio da Vítima, fugiu, tomando destino ignorado.
do Portal Agreste Violento, parentes confidenciaram a Polícia que Suspeito e Vítima
brigavam constantemente. Eles residiam na mesma casa. A Polícia Civil esteve no
local e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios. Esse é o homicídio de
número 60 neste ano aqui em Garanhuns. (Com
informações e imagem de www.agresteviolento.com.br)
salário até o último dia 20 podem denunciar a infração trabalhista à
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE). Pela
primeira vez, além de receber as queixas na sua sede (situada na Avenida
Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro), o órgão tem registrado as reclamações
via Whatsapp, no número 81 99801-8036.
com informações sobre o atraso no pagamento da primeira parcela do benefício,
três vezes mais do que o que foi registrado no mesmo período do ano passado,
quando o procedimento só podia ser feito pessoalmente. Os dados relativos às
denúncias devem ser atualizados na próxima semana, conforme informação da SRTE.
aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos. Os patrões têm a opção de
pagar todo o valor até o dia 30 de novembro ou dividir o montante em duas
cotas: a primeira paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. O
funcionário também tem a opção de receber a 1ª parcela com as férias, mas deve
solicitar isso por escrito em janeiro de cada ano. Os empregadores que não pagaram o benefício podem ser multados em R$
170,25 por funcionário que deixou de recebê-lo. O valor, que deverá ser pago em
dobro em caso de reincidência, não é repassado aos trabalhadores, mas sim ao
Ministério do Trabalho.
administrativamente, procurando a própria empresa para tentar solucionar o
problema. Caso não tenha sucesso, pode-se fazer uma denúncia no Ministério do
Trabalho, no Ministério Público do Trabalho ou no Judiciário”, explicou o
advogado trabalhista Adriano Aquino. O trabalhador também pode buscar ajuda
junto ao Sindicato do qual faz parte. Com o contrato de trabalho ativo, os
colaboradores têm até cinco anos para denunciar o não recebimento do 13º. Após
sair da empresa, o período cai para dois anos. (Com informações do JC Online. CONFIRA)
matou na madrugada do último dia 22, com uma faca de cozinha, um garanhuense que
teria invadido a residência em que mora com a Família.
de identidade preservada, se apresentou e contou que percebeu a vítima,
identificada como Juscelino Barbosa Alves, natural de Garanhuns-PE, no pátio
tentando invadir sua residência onde se encontrava com o marido e filhos.
e Juscelino avançou contra ela que lhe desferiu um golpe. O homem ferido fugiu,
mas caiu na rua e morreu. Ele não tinha passagens pela polícia em Santa
Catarina. (Com informações e imagem do
Jornal Página 3. CONFIRA)
Vereadores de Angelim decidiu rejeitar a prestação de contas referentes ao ano
de 2004 do ex-prefeito Marco Calado. Com a decisão, o Legislativo Angelinense acatou
a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que emitiu parecer
desfavorável as contas apresentadas pelo Ex-prefeito.
ao plenário do Palácio Francisco Bezerra dos Santos, presenciaram a votação dos
oito Vereadores presentes a sessão extraordinária, realizada na última
quinta-feira, dia 21. Ao final, um empate em 4×4, já que o vereador Jaime
Caldas da Silva Júnior não compareceu. Para ter as contas aprovadas, Calado
precisava de seis votos favoráveis.
comemorado na Cidade, inclusive com queima de fogos, sobretudo por partidários
do Prefeito Douglas Duarte. É que a expectativa no Município, é que Marco
Calado fique inelegível por oito anos, todavia essa posição precisa ser
ratificada pela Justiça Eleitoral, através da Lei da Ficha Limpa. (Com informações e imagens de http://plenariodeangelim87.blogspot.com.br/)
dos principais atrativos da Magia do Natal, chega a sua última realização hoje,
dia 25, a partir das 18h. Com carros alegóricos, crianças fantasiadas, muita
luz, beleza e é claro, o bom velhinho, a ação chama a atenção de pessoas de
todas as idades que lotam a Avenida Santo Antônio em cada apresentação.
desfile, passa a receber as crianças em sua casa, a Magia do Natal também
reserva para hoje as apresentações do Reisado Juvenil Cultura de Garanhuns e do
artista Valdir Marino, com o espetáculo “O Encanto da Flauta na Magia do Natal”.
Também no Palco montado defronte a Prefeitura tem a apresentação da Cantata
Natalina do EREM São Cristóvão e o show Magia do Natal, em que a cantora Andréa
Amorim vai apresentar ao vivo todas as músicas que compõem o ‘CD A Magia do
Natal’, produzido especialmente para o evento, trilha do Desfile de Papai Noel.
As apresentações terão inicio as 19h.
de novembro e se estendendo até o próximo dia 31, a Magia do Natal tem atraído
pessoas de diversos estados do Nordeste
para Garanhuns, promovendo o incremento na economia da Cidade. A estimativa da
Prefeitura é que o evento deste ano tenha recebido cerca de 800 mil visitantes
e injetado mais de R$ 35 milhões de reais na economia local.
Magia do Natal é realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria
de Turismo e Cultura e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco
do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas, Farmácias
FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial pode ser conferida clicando AQUI.
Santana, foi assassinado na madrugada de hoje, dia 24, as margens da PE 177,
mais precisamente no Sítio Tiririca, na Zona Rural do município de São João.
Ele residia no bairro Parque Alvorada, em São João.
não identificados assassinaram o Cantor com dois disparos de arma de fogo, após
tentar roubar a sua moto. Daniel, que também era mecânico, de acordo com as
informações repassadas por amigos, estava na casa de familiares e no retorno
para casa, foi assassinado nas proximidades da subestação da Chesf.
ter ouvido um barulho de moto e de outro veículo, em seguida disparos de
arma de fogo, com o veículo saindo em alta velocidade, ficando o
motoqueiro (o cantor Daniel Lucarelli) caído ao solo. As Polícias Militar e
Civil foram acionadas, porém ao chegar ao local Daniel já estava sem vida. Após
os procedimentos legais o Corpo foi encaminhado ao IML, em Caruaru. (Com informações e imagens de http://www.arletesantos.com.br/)
Câmara de Vereadores de São João a partir do dia 1º de janeiro de 2019. Ele foi
eleito por unanimidade de votos e presidirá a Casa Emídio Correia de Oliveira
no biênio 2019/2020.
composta por Maikon Correia (Presidente); Manoel da Geladeira
(Vice-presidente); Heleno Dantas (1º Secretário) e Joseneuda Assis (2ª
Secretaria). “Entramos em consenso com o vereador Heleno Dantas e resolvemos
apresentar apenas uma chapa. Isso mostra a maturidade dos Vereadores de São
João, já que obtivemos, inclusive os votos dos Parlamentares que fazem oposição
do Governo do Prefeito Genaldi: Pierre Santiago, Ratinho, Rosineide Moura e
João Luiz”, pontua Maikon Correia.
todos os Vereadores e aos meus eleitores, pois sem eles eu não poderia estar
vivenciando esse momento”, registrou o Presidente Eleito, que é aliado de
primeira hora do Prefeito Genaldi Zumba (PSD). “Estamos juntos por São João”,
finalizou Maikon Correia.
Patricia (PTB), promulgou a Lei Municipal nº 4.431/2017, que autoriza a cessão gratuita de ônibus pelo Poder
Executivo Municipal para realizar o transporte de pessoas para o Cortejo
Fúnebre até os Cemitérios Públicos Municipais e dá outras providências. Na prática,
a Legislação publicada no Diário Oficial dos Municípios e que foi proposta pela
vereadora Betânia da Ação Social (PTB), garantirá o serviço aos usuários beneficiados com
o auxílio funeral, ou famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo
Federal.
pertencente à própria frota de veículos, para realizar o transporte dentro do
território do Município de Garanhuns. O Parágrafo único da legislação registra
que não poderão ser utilizados os ônibus que tenham restrição no seu uso, a
exemplo dos utilizados no Transporte Escolar e no Transporte Fora do Domicílio
(TFD), entre outros.
que originou a nova Legislação foi aprovado por unanimidade de votos na Câmara.
A matéria foi vetada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), já que segundo o
Governante Garanhuense era inconstitucional.
É que segundo o Prefeito, os Parlamentares não podem legislar sobre matéria
financeira e a proposta da Vereadora Betânia implicaria em despesas para o
Município. O veto de Régis foi derrubado por sete votos favoráveis,
cinco contrários e uma abstenção.
informações veiculadas no Blog do Jornalista Roberto Almeida, apesar da
promulgação da Lei, na prática, a Prefeitura já presta auxílio às famílias que
precisam de ônibus, quando do sepultamento de algum ente querido. “A Prefeitura
muitas vezes aluga ou loca um veículo de empresa privada e dá assistência a
quem precisa”, publicou Almeida em seu Blog.
dá tempo de pagar seu IPTU, ISS e taxas em atraso à vista, com desconto de 100%
em juros e multa. Você também pode pagar em: 12x com 75% de desconto em juros e
multas, 36x com 50% de desconto em juros e multas, tudo até o dia 31/12/2017.
Acesse o site: www.garanhuns.pe.gov.br ou procure a Secretaria de
Finanças.
Garanhuns aprovou Projeto de Lei que autoriza o Governo Municipal a pleitear,
junto a Caixa Econômica Federal, um empréstimo de R$ 15 milhões de reais. Os
recursos, caso sejam liberados, devem ser investidos em obras de infraestrutura,
como: pavimentação (asfalto e calçamento);
readequação de vias e ações de drenagem, nos bairros periféricos de
Garanhuns.
Dos treze parlamentares que
integram a Casa Raimundo de Moraes, apenas o vereador Tonho de Belo do Cal (PSDB),
que integra a Bancada de Oposição, votou contrário ao Projeto. “Só vou votar nessa Casa em projeto (de
empréstimo) de 36 meses (tempo que resta a gestão Izaías)”, alertou o
Parlamentar.
Em entrevista ao Blog de Gidi Santos, o Prefeito Izaías Régis (PTB) esclareceu
que o Município tem condições de pleitear o empréstimo, bem como de paga-lo,
sem que as finanças da Prefeitura sejam prejudicadas nos Governos futuros. “Terminamos,
em maio de 2014, de pagar o Projeto Cura, empréstimo que foi feito no Governo
do ex-prefeito Ivo Amaral, em 1979. Foram 35 anos de pagamento. Quem terminou
de pagar foi o meu Governo e nem por isso Garanhuns quebrou! É bom esclarecer
que nossa capacidade de endividamento é de até R$ 120 milhões de reais, e nós
estamos pedindo apenas R$ 15 milhões. Vamos terminar o nosso Governo com uma arrecadação anual de R$ 500 milhões,
que pode muito bem garantir o pagamento de R$ 15 (milhões), inclusive em parcelas que durarão 10
anos.”, alertou o Prefeito Izaías Régis (PTB), registrando que com os recursos,
caso sejam liberados, a Prefeitura poderá levar ações de infraestrutura para
todos os bairros.
Ainda segundo Régis, em todo o País, diversos Estados e mais de 5 mil
Prefeituras estão pleiteando empréstimos junto as Instituições Bancárias.
trecho da entrevista de Izaías ao Blog de Gidi Santos:














































