BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
E não foram apenas
as meninas do Futsal que trouxeram o Título Pernambucano para Garanhuns. No
inicio da tarde de hoje, dia 17, a Seleção Feminina de Voleibol também
sagrou-se Campeã dos Jogos Abertos do Interior (JAPS), edição 2017.
Numa partida
emocionante, a Seleção treinada pela experiente técnica Janilsa Brandão venceu
Camaragibe por 3×2. A fase final dos JAPS, antigos JOCIPE, foram disputados em
Serra Talhada. Esse é 6º título do Voleibol Feminino de Garanhuns na
competição estadual, que é disputada por vários Municípios Pernambucanos.
“Assim como a
equipe do Futsal, as meninas do Voleibol tiveram que viabilizar o transporte a
Serra Talhada por meios próprios e isso valoriza ainda mais essa conquista.
Parabéns a esse grupo vitorioso, que mesmo perdendo peças ao longo do ano, se
fortaleceu e conquistou com méritos esse título”, pontuou Carlos Eugênio,
secretário de Juventude, Esportes e Lazer de Garanhuns. A Seleção de Voleibol
Feminino é composta por atletas voluntárias e conta com a logística do Governo
Municipal de Garanhuns, além do apoio do SESC/Garanhuns e do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença (CMA).

Os números oficiais confirmam o que já se sabia: apesar dos
investimentos na contratação de policiais e renovação da frota em operação na
área de segurança pública, a violência segue desenfreada em Pernambuco, que atingiu a marca histórica de 5.030
homicídios em 11 meses
. Para se ter uma ideia do que isso
representa, é como se dizimar toda a população de municípios como Itacuruba, ou
Ingazeira (no Sertão) ou do Arquipélago de Fernando de Noronha, conforme dados
do IBGE.
Se contabilizarmos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs)
ocorridos somente na atual gestão do Governo até agora, são 13.398, população
maior do que a de 42 municípios pernambucanos, como Cortês, Santa Cruz da Baixa
Verde (Zona da Mata) e Belém de Maria (Sertão).
O último balanço da criminalidade foi publicado na última sexta-feira,
dia 15, no site da Secretaria de Defesa Social (SDS), que contabilizou 456
assassinatos em novembro, 12,4% a mais que o mesmo mês em 2016, com 406 mortes.
Considerando os 5.030 homicídios, o aumento é de 25,5% em relação ao mesmo
período do ano passado, que teve 4.007 assassinatos. Comparando com 2013,
último ano em que o programa Pacto pela Vida apresentou redução nas
estatísticas, o crescimento é de 78,7% em apenas quatro anos.

Antes da divulgação das estatísticas, durante anúncio da instalação de
uma fábrica de munições no Estado, pela manhã, o governador Paulo Câmara chegou
a comentar que “tivemos alguns resultados de redução com relação aos
homicídios” nos últimos meses, e, 
citando ampliação dos efetivos das polícias Militar e
Civil
, garantiu: “Temos certeza que 2018 vai ser um ano de
resultados mais satisfatórios”. Câmara ainda destacou a necessidade de combater
o tráfico de drogas e de armas que existe no Brasil.
ENFOQUE NACIONAL – O enfoque nacional também foi feito pelo
secretário da SDS, Antônio de Pádua. “É preciso entender o cenário brasileiro,
que demonstrou aumento de homicídios em todo o território nacional, sobretudo
no Nordeste. Não somos uma ilha e sofremos as consequências de falta de fiscalização
nas fronteiras, ausência de vagas em presídios federais, de uma política
nacional de segurança e recursos da União para apoiar os estados”, declarou.

PLANO DE SEGURANÇA – Para enfrentar a violência, o Governo lançou
um Plano Estadual de Segurança Pública, com investimentos de R$ 290 milhões
entre 2017/2018, sendo R$ 150,8 milhões para a renovação e ampliação da frota e
o restante para pessoal. Este ano, já foram efetivados 1,5 mil novos PMs e há
outros 1,3 mil em formação. Nas Polícias Civil e Científica estão em curso de
capacitação 1.283 concursados. 
Apesar disso, ainda há 8.054 PMs, bombeiros e civis dentro
do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJEs),
 para suprir a
falta de efetivo.

“Esse aumento de pessoal não existe. Enquanto muitos chegam vários
outros estão entrando na reserva. E não adianta só aumentar efetivo se não
valorizar os policiais”, observa o presidente da Associação de Cabos e Soldados
(ACS), Albérisson Carlos. Segundo ele, cerca de 4 mil PMs devem se aposentar
até o ano que vem. A estimativa da Polícia Civil é de 1,5 mil profissionais com
idade para aposentadoria.
(Com informações
do JC Online. CONFIRA)


 
Uma ocorrência da Polícia
Militar, na cidade de Palmares, Zona da Mata Sul pernambucana, teve um fato
marcante e pouco comum registrado em vídeo. O PM, que foi atender ao chamado de
uma briga em bar, fez uma oração pela Vítima que estava ferida enquanto aguardava
a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O registro foi
feito em no local do crime, no Engenho Pirangi, na zona rural de Palmares, na
tarde dessa quinta-feira, dia 14.
O caso, que acabou viralizando
na internet, registra que a vítima, José Augusto da Silva, 44 anos, estava
bebendo no bar quando começou a discutir com o suspeito de cometer o
crime. Durante o desentendimento, o suspeito aplicou  golpes de faca na
vítima. Após a ação, acabou fugindo do local. Os populares acionaram a PM
que, em seguida, atendeu ao chamado.
O Soldado Péricles, do 7º Batalhão
da Polícia Militar (BPM) de Palmares, fez os primeiros atendimentos à Vítima
e com a mão pressionando o ferimento para estancar o sangue, fez a seguinte
oração: “Olha, Pai! Eu não sou nada nem sou ninguém. Sou um ser humano
mortal, eu não mereço teu perdão, nem que Tu me escute. Mas eu te peço agora
neste momento pela vida deste rapaz e eu entrego em tuas mãos. Se for da tua
vontade, permaneça com ele aqui e permaneça nas minhas mãos para que nada falte
e nem a vida dele ceife, seja ceifada por esses ferimentos. É isso que eu te
peço meu Pai, agora, nesse momento. Em nome de Jesus, amém.” Após a
chegada do SAMU, a Vítima foi levada para o Hospital Regional dos Palmares e
não corre risco de morte.

CONFIRMAÇÃO – Por nota, a assessoria da PM confirmou o ocorrido e
afirmou que o suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e
levado para a delegacia local. Também no texto, o tenente coronel Souza Filho
parabeniza o soldado Péricles.  “O policial Péricles é um excelente
profissional, inclusive já estou providenciando um elogio por bravura, porque
ele merece mesmo”, afirmou o comandante.
(Com
informações e imagens do JC Online. CONFIRA)

Clique em Player para conferir o momento da oração realizada pelo PM: 


Buscando garantir uma melhor segurança
aos cidadãos do Agreste Meridional, tanto na Zona Rural quanto na Zona Urbana,
o 9º BPM vem realizando desde ontem, dia 15, a Operação Impacto no Agreste
Meridional.

A ação que se estenderá até o
próximo dia 1º de janeiro, consiste num conjunto de serviços policiais
militares abrangendo vários setores da sociedade, com variações de horários e
implementos de veículos e motocicletas, atingindo os principais focos de
criminalidade nas 20 Cidades que são cobertas pelo Batalhão da Policia Militar.

Dentre as ações desenvolvidas,
destaque para a
Operação Fecha Batalhão, em que são utilizados Policiais
Militares da atividade administrativa para reforçar a operacionalidade em toda
a região do Agreste Meridional. Outras medidas de segurança são a
Proteção ao Turista e o Gati
Rural, com o reforço do
policiamento.

“Também estamos desenvolvendo Ações contra a Violência
Doméstica;
executando abordagens nos bares dos Municípios da
área do 9º BPM e lançando equipes setores estratégicos nas madrugadas”,
apresenta o comandante do 9º BPM, Tenente-coronel Paulo César. As operações
Feira Segura, Comércio
Seguro; Duas Rodas (para abordagens
aos condutores de
motocicletas) e
Magia do Natal, está última específica aqui em Garanhuns,
também integram as medidas adotadas pelo Batalhão Arruda Câmara para ampliar a
segurança da população do Agreste Meridional e visitantes.  


 
Um homem foi assassinado na
manhã deste sábado na Avenida Júlio Brasileiro, aqui em Garanhuns. Moacir José
Bezerra Filho, de 36 anos, que era conhecido como “Moacirzinho”, foi assassinado
a tiros por dois homens que estavam em uma moto.
Ele foi surpreendido pelos
assassinos enquanto se deslocava até uma Padaria, que fica a poucos metros da casa
do Pai. Vários disparos de arma de fogo foram direcionados a Moacir, que numa
tentativa de fuga entrou na Padaria, sendo executado com tiros na cabeça já nos
fundos do Estabelecimento Comercial. Ele residia em Maceió e veio a Garanhuns
para visitar o pai.
De acordo com o portal Agreste Violento, Moacir era ex-presidiário, tendo sido encarcerado no ano de 2010. Ele
fora acusado de mandar matar a ex-companheira, a enfermeira Micheline Urquisa
de Araújo. A época dp crime, que inclusive teve forte repercussão na Cidade, Micheline
chegava em casa no bairro São José, quando foi abordada por um elemento que
anunciou um assalto e a matou com um disparo de arma de fogo. As investigações
da Polícia Civil apontaram que Moacir teria sido o mandante do crime. Ele foi
preso e ganhou liberdade no ano de 2014.

Inicialmente a Polícia Civil
investiga se o crime tem ligação com a morte da ex-companheira. Policiais da
Delegacia Especializada em Apuração de Homicídios (DEAH) estiveram no local e
encaminharam o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. Esse
foi o 59º assassinato registrado neste ano aqui em Garanhuns.
(Com informações e imagens de www.agresteviolento.com.br)  


 
A Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) está
selecionando Jovens Aprendizes para vagas administrativas nas cidades de Garanhuns,
Caruaru, Goiana, Igarassu, Palmares, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e
Vitória de Santo Antão.

Para se candidatar à vaga, o Jovem precisa estar cursando
ou ter concluído o Ensino Médio. Entre as funções dos contratados estão
realizar atividades administrativas e receber e encaminhar para a área
financeira o pagamento de faturas de produtos e serviços.
As inscrições seguem
até o próximo dia 22 de dezembro e são feitas exclusivamente clicando AQUI

A
CELPE pertence ao Grupo Neoenergia que está entre os 50 maiores grupos
econômicos do País. Presente em 13 estados, com mais de 5 mil colaboradores
diretos, o Grupo atua em toda a cadeia de energia: distribuição, geração,
transmissão e comercialização. Em distribuição de energia, é o maior grupo
privado do setor elétrico em número de clientes, ultrapassando a marca dos 10
milhões de unidades consumidoras na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do
Norte, onde controla, respectivamente, as distribuidoras Coelba, Celpe e
Cosern.
(Com informações do www.vagas.com.br e Blog do Ronaldo César)


Nesse domingo, dia 17, tem o
último aulão de ritmos de 2017 do projeto Corpo, Saúde e Movimento. E a ação
será especial, pois contará com quatro dos melhores instrutores da Região:
Pabinho, Elves Lira, Clebson Beckham e Renata Rafaelle.


O evento acontece a partir das
15h30min no Parque Euclides Dourado e também será marcado pelo sorteio de
dezenas de brindes. “Quer participar? É
gratuito! É só trazer o seu chapéu do Papai Noel ou vistir-se de vermelho e
branco pra dançar com a gente no Parque”, registra Renata Rafaelle, uma das
instrutoras do evento, que contará com a coordenação dos Profissionais de
Educação Física, Fábio Caju, Adriano Elias e Esdras Raniere, todos credenciados
junto ao Conselho Regional de Educação Física.


“Já promovemos cerca de 30 aulões durante este ano, sempre pregando a
atividade física como prevenção aos problemas de saúde. E dançar é fazer
exercício com diversão e alegria. A meta do Prefeito Izaías Régis é expandir o Corpo,
Saúde e Movimento para as Escolas no próximo ano, bem como para os bairros mais
afastados do Parque”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos
Eugênio, que coordena a ação.


O projeto Corpo, Saúde e Movimento é uma realização do Governo Municipal
de Garanhuns, através das secretarias de Juventude, Esportes e Lazer;
Comunicação Social e Saúde, em parceria com a Vip Academia; Duo Academia e FR
Academia.


Clique em player e confira o
vídeo que promove o Evento:


 
O caso da suposta agressão a uma criança de 5 anos na Creche Lar Eterna
Aliança, na Cohab 2, aqui em Garanhuns, ainda repercute. É que enquanto a mãe
do menor, Maria Aparecida Batista de Araújo, afirmou em Boletim de Ocorrências,
registrado na Delegacia, que o filho teria
sido agredido com socos e beliscões dentro da cozinha da Creche na última
segunda-feira, dia 11 (relembre clicando AQUI), a acusada pelas agressões, a
Merendeira Ângela Maria Fernandes da Silva, traz uma versão totalmente diferente
do caso.

Usando o seu direito constitucional de resposta, Ângela
Maria, enviou relato, juntamente com documentos, aos meios de comunicação de Garanhuns, em que registra não ter cometido a agressão ao menor. “Há nove anos desempenho
minha função e nunca cometi nenhum ato que viesse desabonar minha conduta,
tanto como profissional, como pessoa”, pontuou a Servidora Pública que atua na
Cheche desde 2008.

Além de negar as acusações de ser a agressora do
menor, Ângela Maria ainda relata que foi
agredida pela senhora
Maria
Aparecida. “(Ela) já chegou ao meu local de trabalho procurando por minha pessoa
e de imediato já me agredindo, com palavrões e fisicamente”, registrou a
Servidora Municipal em trecho do seu relato. A versão da Merendeira foi
confirmada por Professores que trabalham na Creche Lar Eterna Aliança
(confira clicando
AQUI)
.

Após as supostas agressões relatadas por Ângela
Maria Fernandes da Silva, ela procurou a Policia Civil e também registrou um
Boletim de Ocorrências acusando
Maria Aparecida Batista de Araújo de
lesão corporal e Agressão a Funcionário Público em Exercício da Função.



Clique AQUI para visualizar o
Boletim de Ocorrências registrado por
Ângela Maria
Fernandes da Silva na Polícia Civil.








E mais um garanhuense é destaque regional. O personal
trainer Gilson Albuquerque, que atua na Vip Academia e é Especialista em
Treinamento Esportivo, foi agraciado com o Troféu Zíper 2017, que premiou
aqueles que contribuem com o desenvolvimento econômico de Pernambuco. Ele foi agraciado
na categoria Personalidade de Destaque no segmento de Serviços.

O Troféu é uma realização do Colunista Social César
Morais, que atua como diretor Revista Ziper e promove o evento há 17 anos. Ele
também apresenta o programa Giro Social, da TV Jornal/SBT. O evento deste ano
aconteceu no último dia 8, no Moda Center Santa Cruz, em Santa cruz do
Capibaribe.



“Fico feliz pelo reconhecimento. Esse troféu mostra que
quando trabalhamos sério e com foco no desenvolvimento pessoal e profissional,
conseguimos êxito”, pontua Gilson Albuquerque, que também atua como treinador da atleta de fisiculturismo Karla Rocha.
(Com informações e imagens da Assessoria)

 
O Comando do 9º BPM promoveu na manhã dessa sexta-feira, dia 15, uma
solenidade militar para lembrar o Centenário da Hecatombe de Garanhuns. Na
ocasião, foram entregues as Medalhas Cabo Cobrinha, oferecida pela Câmara dos
Vereadores de Garanhuns, aos policiais militares que se destacaram nas ações de
segurança pública no Município.
Parceiros e colaboradores, de modo direto ou indireto, que contribuem com a segurança pública, receberam  o Certificado de
Amigo do Batalhão, um reconhecimento do Comando do 9º  BPM  às ações
que merecem devido destaque social.

Mas o ápice do evento foi o descerramento do busto do Cabo Cobrinha, o
comandante da Guarda da Cadeia de Garanhuns, que resistiu bravamente, até sua
morte e de seus subordinados, na defesa da vida de civis que estavam sob sua
guarda ao serem atacados por aproximadamente 100 homens armados. O busto é uma
obra da artista plástica e tenente Coronel da Reserva Remunerada da PMPE, Telmira
Cavalcanti Branco Sá, eternizando nesse monumento esta saga heroica. “Este é um
memorial, que falará aos futuros policiais militares, os valores, a coragem e o
compromisso dos policiais do passado, mortos na Hecatombe”, pontuou o Tenente
Coronel PM Paulo Cesar Gonçalves Cavalcante, que comanda o Batalhão Arruda
Câmara.



HECATOMBE
GARANHUNS –
 No dia 15 de janeiro de 1917, uma briga política desencadeou
uma chacina que ficou conhecida como Hecatombe. O episódio ficou marcado por
uma série de assassinatos de comerciantes e políticos, devido ao resultado da
eleição municipal. As mortes foram uma vingança pelo assassinato do então
prefeito eleito, Júlio Brasileiro, pelo opositor político Sales Vilanova. As
vítimas da Hecatombe foram mortas dentro da Cadeia Pública de Garanhuns, para
onde tinham ido procurando proteção. Mais de 15 pessoas foram mortas no episódio.