O cadáver de um Policial
Militar da reserva foi encontrado em estado de decomposição no inicio da noite
desta sexta-feira, dia 22, no interior de uma residência no bairro da Boa
Vista, aqui em Garanhuns.
Militar da reserva foi encontrado em estado de decomposição no inicio da noite
desta sexta-feira, dia 22, no interior de uma residência no bairro da Boa
Vista, aqui em Garanhuns.
De acordo com o
portal Agreste Violento, Aílton Abreu Cavalcanti, de 57 anos, foi encontrado
morto no interior da residência em que morava, localizada na Antônio Cesário
Brasileiro. Os vizinhos sentiram um forte odor e acionaram a Polícia Militar. A
casa foi arrombada e o cadáver encontrado dentro do quarto, em cima da cama.
portal Agreste Violento, Aílton Abreu Cavalcanti, de 57 anos, foi encontrado
morto no interior da residência em que morava, localizada na Antônio Cesário
Brasileiro. Os vizinhos sentiram um forte odor e acionaram a Polícia Militar. A
casa foi arrombada e o cadáver encontrado dentro do quarto, em cima da cama.
A Polícia Civil
esteve no local, registrou a morte como a esclarecer e encaminhou o corpo para
o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. (Com informações de www.agresteviolento.com.br)
esteve no local, registrou a morte como a esclarecer e encaminhou o corpo para
o Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru. (Com informações de www.agresteviolento.com.br)
Nem mesmo todo o
trabalho realizado pelos Policiais do 9º BPM vem sendo suficiente para evitar a
ação dos criminosos aqui em Garanhuns. É que na madrugada desse sábado, dia 23,
bandidos armados tomaram de assalto um veículo no Polo Heliópolis, aqui em Garanhuns.
As Vítimas, duas jovens de identidade não registrada, que saiam de um
Restaurante naquela localidade.
trabalho realizado pelos Policiais do 9º BPM vem sendo suficiente para evitar a
ação dos criminosos aqui em Garanhuns. É que na madrugada desse sábado, dia 23,
bandidos armados tomaram de assalto um veículo no Polo Heliópolis, aqui em Garanhuns.
As Vítimas, duas jovens de identidade não registrada, que saiam de um
Restaurante naquela localidade.
De acordo com as Vítimas,
ao sair de um restaurante foram abordadas pelos criminosos, que anunciaram o
assalto, obrigando a condutora a entregar a chave e levando o Fox 1.6, de cor
vermelha, ano 2014, placas OYV 5709/Garanhuns/PE, além de telefones celulares,
um notebook e outros pertences que encontravam-se no interior do veículo.
ao sair de um restaurante foram abordadas pelos criminosos, que anunciaram o
assalto, obrigando a condutora a entregar a chave e levando o Fox 1.6, de cor
vermelha, ano 2014, placas OYV 5709/Garanhuns/PE, além de telefones celulares,
um notebook e outros pertences que encontravam-se no interior do veículo.
A Polícia Militar
foi acionada realizou diligências, mas não obteve êxito na localização do Veículo,
nem dos suspeitos. Quem souber alguma informação que leve ao paradeiro do Veículo,
deve entrar em contato com a Polícia, através do ramal 190. (Com informações e imagem de http://www.arletesantos.com.br/)
foi acionada realizou diligências, mas não obteve êxito na localização do Veículo,
nem dos suspeitos. Quem souber alguma informação que leve ao paradeiro do Veículo,
deve entrar em contato com a Polícia, através do ramal 190. (Com informações e imagem de http://www.arletesantos.com.br/)
A Autarquia do
Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) vem comemorando os altos índices de aprovação
no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em especial as 121 aprovações
de alunos da Faculdade de Direito no Concurso do Tribunal de Justiça de
Pernambuco.
Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) vem comemorando os altos índices de aprovação
no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em especial as 121 aprovações
de alunos da Faculdade de Direito no Concurso do Tribunal de Justiça de
Pernambuco.
No Certame, que
ofertou vagas para os cargos de Técnico Judiciário, Analista Judiciário e
Oficial de Justiça, foram contabilizadas 121 aprovações oriundas da Faculdade
de Direito de Garanhuns (FDG), inclusive o primeiro lugar do Agreste
Meridional, o ex-aluno Carlos André Silva de Araújo, aprovado para o cargo de Técnico
Judiciário. Dos aprovados da FDG, ligada a AESGA, 44 se inscreveram para o
cargo de Técnico Judiciário; 54 para Analista Judiciário e 23 para o cargo de Oficial
de Justiça.
ofertou vagas para os cargos de Técnico Judiciário, Analista Judiciário e
Oficial de Justiça, foram contabilizadas 121 aprovações oriundas da Faculdade
de Direito de Garanhuns (FDG), inclusive o primeiro lugar do Agreste
Meridional, o ex-aluno Carlos André Silva de Araújo, aprovado para o cargo de Técnico
Judiciário. Dos aprovados da FDG, ligada a AESGA, 44 se inscreveram para o
cargo de Técnico Judiciário; 54 para Analista Judiciário e 23 para o cargo de Oficial
de Justiça.
“É uma honra ver
tantos egressos da FDG aprovados em um dos mais concorridos e importantes
concursos públicos do Estado. É mais uma prova de um esforço conjunto que
envolve a garra e força de vontade dos nossos ex-alunos e a brilhante atuação
do nosso corpo docente, que trabalha diariamente para inserir no tão
competitivo mercado de trabalho profissionais qualificados”, pontuou a
presidente da AESGA, Suianne Melo. (Com informações da ASCOM/AESGA).
Vestibulandos que concluíram o ensino médio em escolas da rede estadual
de Pernambuco devem ficar atentos. O Governo lançará, no dia 12 de
janeiro, o edital do Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no
Campus. A iniciativa vai ofertar mil bolsas a jovens egressos da
rede pública e aprovados com as maiores notas nas Universidades Públicas do
Estado.
de Pernambuco devem ficar atentos. O Governo lançará, no dia 12 de
janeiro, o edital do Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no
Campus. A iniciativa vai ofertar mil bolsas a jovens egressos da
rede pública e aprovados com as maiores notas nas Universidades Públicas do
Estado.
A seleção levará em conta os aprovados via Sistema de Seleção Unificada
(Sisu), que usa as médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou os
classificados pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco
(UPE). A lei que cria o programa foi sancionada na manhã dessa sexta-feira, dia
22, pelo governador Paulo Câmara.
(Sisu), que usa as médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou os
classificados pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco
(UPE). A lei que cria o programa foi sancionada na manhã dessa sexta-feira, dia
22, pelo governador Paulo Câmara.
As notas individuais do Enem serão liberadas pelo Ministério da Educação
(MEC) em 19 de janeiro. Já o resultado do Sisu sairá em 2 de fevereiro. O
listão do SSA da UPE será divulgado até 16 de janeiro. Somente com esses
resultados é que começarão as inscrições no Programa PE no Campus. Os
contemplados começarão a receber as bolsas já no primeiro semestre de 2018. Os
valores serão oferecidos da seguinte forma: uma bolsa no valor de até R$ 950 no
primeiro ano da graduação e de R$ 400 no segundo ano do curso escolhido para
ajudar nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.
(MEC) em 19 de janeiro. Já o resultado do Sisu sairá em 2 de fevereiro. O
listão do SSA da UPE será divulgado até 16 de janeiro. Somente com esses
resultados é que começarão as inscrições no Programa PE no Campus. Os
contemplados começarão a receber as bolsas já no primeiro semestre de 2018. Os
valores serão oferecidos da seguinte forma: uma bolsa no valor de até R$ 950 no
primeiro ano da graduação e de R$ 400 no segundo ano do curso escolhido para
ajudar nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.
Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter estudado todo o ensino
médio na rede estadual e concluído essa etapa há, no máximo, cinco anos; ser
atendido pelo Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários
mínimos; e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50 quilômetros
da universidade que vai ingressar. (Com
informações do Blog do Fera/JC Online. CONFIRA)
médio na rede estadual e concluído essa etapa há, no máximo, cinco anos; ser
atendido pelo Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários
mínimos; e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50 quilômetros
da universidade que vai ingressar. (Com
informações do Blog do Fera/JC Online. CONFIRA)
Essa é destaque no Portal V&C Garanhuns:
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia,
suspendeu o efeito de decisão proferida pelo Tribunal Justiça de Pernambuco
(TJ-PE) que havia determinado o bloqueio de verbas nas contas do município de
Garanhuns num montante de cerca de R$ 10 milhões de reais. Grande parte dos
recursos era proveniente de transferências realizadas pela União, por meio do
Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), atual Fundeb. A
decisão da Ministra Cármen Lúcia foi tomada na Suspensão de Liminar nº
1119, que pode ser conferida na integra clicando AQUI.
suspendeu o efeito de decisão proferida pelo Tribunal Justiça de Pernambuco
(TJ-PE) que havia determinado o bloqueio de verbas nas contas do município de
Garanhuns num montante de cerca de R$ 10 milhões de reais. Grande parte dos
recursos era proveniente de transferências realizadas pela União, por meio do
Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef), atual Fundeb. A
decisão da Ministra Cármen Lúcia foi tomada na Suspensão de Liminar nº
1119, que pode ser conferida na integra clicando AQUI.
Na SL 1119, o Município de Garanhuns pediu a suspensão dos efeitos de
bloqueio determinado por Desembargador do TJ-PE, como forma de restituição de
quantia penhorada em ação de execução fiscal contra o Unibanco, que foi
convertida em renda em favor do Município antes do trânsito em julgado e
indevidamente levantada. Segundo o Município, o bloqueio incidiu sobre valores
depositados em contas de convênios e programas federais titularizadas pelo Município,
a exemplo do Programa de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundeb, evidenciando
risco de lesão à ordem e à economia públicas.
bloqueio determinado por Desembargador do TJ-PE, como forma de restituição de
quantia penhorada em ação de execução fiscal contra o Unibanco, que foi
convertida em renda em favor do Município antes do trânsito em julgado e
indevidamente levantada. Segundo o Município, o bloqueio incidiu sobre valores
depositados em contas de convênios e programas federais titularizadas pelo Município,
a exemplo do Programa de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundeb, evidenciando
risco de lesão à ordem e à economia públicas.
Em sua decisão, a ministra Cármen Lúcia verificou que o bloqueio em
Garanhuns alcançou recursos oriundos de repasses constitucionais ou com
destinação vinculada, sem que tenha havido qualquer cuidado ou ressalva em contrário.
“Nesse exame preliminar e precário, próprio deste momento processual, não
parece consentâneo com o princípio da supremacia do interesse público sobre o
interesse particular admitir a persistência da ordem de bloqueio a incidir
sobre contas bancárias destinatárias de recursos vinculados, sob pena de
frustrar a execução de políticas públicas educacionais em prejuízo da população
local”, afirmou a presidente do STF, ao determinar o imediato levantamento
do bloqueio. Decisão similar ocorreu também em relação ao município de
Araripe, no Ceará.
Garanhuns alcançou recursos oriundos de repasses constitucionais ou com
destinação vinculada, sem que tenha havido qualquer cuidado ou ressalva em contrário.
“Nesse exame preliminar e precário, próprio deste momento processual, não
parece consentâneo com o princípio da supremacia do interesse público sobre o
interesse particular admitir a persistência da ordem de bloqueio a incidir
sobre contas bancárias destinatárias de recursos vinculados, sob pena de
frustrar a execução de políticas públicas educacionais em prejuízo da população
local”, afirmou a presidente do STF, ao determinar o imediato levantamento
do bloqueio. Decisão similar ocorreu também em relação ao município de
Araripe, no Ceará.
O bloqueio judicial causou vários transtornos ao Governo Municipal. O
Prefeito Izaías Régis (PTB) chegou a cogitar a possibilidade de vir a atrasar
salários caso os valores não fossem desbloqueados, e, apesar do cumprimento das
obrigações junto aos Servidores Municipais, inclusive com o pagamento do 13º
Salário, muitos prestadores de serviço e fornecedores passaram a conviver com
atrasos, fato que não vinha sendo registrado entre os anos de 2013 e 2016, em
que Régis cumpriu o primeiro mandato. (Com
informações de http://www.vecgaranhuns.com/)
Prefeito Izaías Régis (PTB) chegou a cogitar a possibilidade de vir a atrasar
salários caso os valores não fossem desbloqueados, e, apesar do cumprimento das
obrigações junto aos Servidores Municipais, inclusive com o pagamento do 13º
Salário, muitos prestadores de serviço e fornecedores passaram a conviver com
atrasos, fato que não vinha sendo registrado entre os anos de 2013 e 2016, em
que Régis cumpriu o primeiro mandato. (Com
informações de http://www.vecgaranhuns.com/)
Antes mesmo de
findar o período natalino, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns
lançou a convocatória para a seleção de propostas que poderão compor a
programação do Carnaval de Garanhuns de 2018. Podem participar artistas, grupos
musicais ou culturais, blocos carnavalescos, maracatus, escolas de samba e
trios elétricos, entre outros que apresentem propostas condizentes com o
período. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de janeiro
presencialmente ou via Correios. O edital completo está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br
e na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE da última quinta-feira, dia
21, acessado pelo site www.diariomunicipal.com.br/amupe.
findar o período natalino, a Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns
lançou a convocatória para a seleção de propostas que poderão compor a
programação do Carnaval de Garanhuns de 2018. Podem participar artistas, grupos
musicais ou culturais, blocos carnavalescos, maracatus, escolas de samba e
trios elétricos, entre outros que apresentem propostas condizentes com o
período. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de janeiro
presencialmente ou via Correios. O edital completo está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br
e na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE da última quinta-feira, dia
21, acessado pelo site www.diariomunicipal.com.br/amupe.
As inscrições presenciais deverão ser realizadas até o próximo dia 11 de
janeiro de 2018, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30min às 14h, na
sede da Secretaria localizada no Centro Cultural, situado à Praça Dom Moura,
S/N, São José. A documentação pode ser enviada via Correios, para este mesmo
endereço, com postagem até às 17h do dia 11 de janeiro de 2018. Não serão
aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento.
janeiro de 2018, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30min às 14h, na
sede da Secretaria localizada no Centro Cultural, situado à Praça Dom Moura,
S/N, São José. A documentação pode ser enviada via Correios, para este mesmo
endereço, com postagem até às 17h do dia 11 de janeiro de 2018. Não serão
aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento.
Após o período de inscrições, as propostas serão submetidas à avaliação por
parte da Secretaria de Turismo e Cultura, com resultados divulgados no site
institucional, com data ainda a ser divulgada. O Carnaval de Garanhuns será
realizado no período carnavalesco tradicional de 2018 marcado para o final da
primeira quinzena de fevereiro. (Com
informaçõies e imagens de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)
parte da Secretaria de Turismo e Cultura, com resultados divulgados no site
institucional, com data ainda a ser divulgada. O Carnaval de Garanhuns será
realizado no período carnavalesco tradicional de 2018 marcado para o final da
primeira quinzena de fevereiro. (Com
informaçõies e imagens de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)
O penúltimo fim de semana da Magia do Natal de Garanhuns
promete trazer uma programação com diversas atrações. O Palco Prefeitura conta
com apresentações durante as duas noites. Na Praça Souto Filho, o Polo Infantil
tem sua edição final neste sábado, dia 23, a partir das 16h30min. O Desfile do
Papai Noel também faz uma de suas últimas apresentações, às 18h, na Avenida
Santo Antônio.
promete trazer uma programação com diversas atrações. O Palco Prefeitura conta
com apresentações durante as duas noites. Na Praça Souto Filho, o Polo Infantil
tem sua edição final neste sábado, dia 23, a partir das 16h30min. O Desfile do
Papai Noel também faz uma de suas últimas apresentações, às 18h, na Avenida
Santo Antônio.
Logo cedo, a partir das 16h30min, a Praça Souto Filho,
conhecida como Fonte Luminosa, vai se encher de encanto na última edição do
Polo Infantil. O espetáculo “O verdadeiro sentido do
Natal”, organizado pela Biblioteca Indústria do Conhecimento, do Sesi, e as
“Histórias da Caixola” se apresentam no local. O Palco Prefeitura tem início às
19h, após o Desfile do Papai Noel, com as apresentações do Pastoril da Escola
Jean Piaget e da cantora garanhuense, Amanda Back. A última atração será o
Quinteto Violado, grupo nacionalmente conhecido, criado em 1970, no
Recife. Nesse domingo, dia 24, quando se vivencia a noite de Natal não haverá
programação.
conhecida como Fonte Luminosa, vai se encher de encanto na última edição do
Polo Infantil. O espetáculo “O verdadeiro sentido do
Natal”, organizado pela Biblioteca Indústria do Conhecimento, do Sesi, e as
“Histórias da Caixola” se apresentam no local. O Palco Prefeitura tem início às
19h, após o Desfile do Papai Noel, com as apresentações do Pastoril da Escola
Jean Piaget e da cantora garanhuense, Amanda Back. A última atração será o
Quinteto Violado, grupo nacionalmente conhecido, criado em 1970, no
Recife. Nesse domingo, dia 24, quando se vivencia a noite de Natal não haverá
programação.
A Magia do Natal é realizada pela Prefeitura de
Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e conta com o patrocínio
da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano
Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial
está disponível no site: www.garanhuns.pe.gov.br.
PROGRAMAÇÃO É CANCELADA – O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria
de Turismo e Cultura de Garanhuns informa a todos que o Desfile de Papai Noel
deste sábado (23) não ocorrerá.
Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e conta com o patrocínio
da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano
Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial
está disponível no site: www.garanhuns.pe.gov.br.
PROGRAMAÇÃO É CANCELADA – O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria
de Turismo e Cultura de Garanhuns informa a todos que o Desfile de Papai Noel
deste sábado (23) não ocorrerá.
O motivo do cancelamento foi a mudança climática que
trouxe chuva ao nosso município, impossibilitando assim de levar o desfile às
ruas, já que os integrantes são em sua maioria crianças e adolescentes. O
próximo e último desfile será na segunda (25) às 18h. Outra programação que
também não ocorrerá será a que estava agendada para o Polo Infantil às 16h30min
de hoje.(Com
informações de Daniela Batista/SECOM/PMG)
trouxe chuva ao nosso município, impossibilitando assim de levar o desfile às
ruas, já que os integrantes são em sua maioria crianças e adolescentes. O
próximo e último desfile será na segunda (25) às 18h. Outra programação que
também não ocorrerá será a que estava agendada para o Polo Infantil às 16h30min
de hoje.(Com
informações de Daniela Batista/SECOM/PMG)
O 9º BPM segue realizando a
Operação Impacto no Agreste Meridional, que compreende um esforço operacional em
desenvolver ações de combate à criminalidade nas periferias e centros urbanos. Ontem,
dia 21, a ação ganhou um reforço de peso.
Operação Impacto no Agreste Meridional, que compreende um esforço operacional em
desenvolver ações de combate à criminalidade nas periferias e centros urbanos. Ontem,
dia 21, a ação ganhou um reforço de peso.
É que a Secretaria de Defesa
Social disponibilizou para atuação em Garanhuns e Região, o Centro integrado de
Comando e Controle (CICCR). Trata-se de
um caminhão baú equipado com vários computadores, climatização e telas de
monitoramento, em que, através de câmeras, a Central
poderá flagrar crimes e ajudar proteger a população em geral.
Social disponibilizou para atuação em Garanhuns e Região, o Centro integrado de
Comando e Controle (CICCR). Trata-se de
um caminhão baú equipado com vários computadores, climatização e telas de
monitoramento, em que, através de câmeras, a Central
poderá flagrar crimes e ajudar proteger a população em geral.
“Os Policiais Militares que
atuam no Centro Integrado de Comando estarão ligados com a Central de Operações
do 9º BPM repassando quaisquer ocorrência que possa ter ocorrido na
proximidades. Uma viatura ficará à disposição do Centro a fim de facilitar o
atendimento ao cidadão”, registra o comandante do 9º BPM, o Tenente-coronel
Paulo César Gonçalves. A PM não informou o
período em que o CICCR estará a disposição de Garanhuns e Região. O equipamento está instalado nas proximidades do Parque Euclides Dourado.
atuam no Centro Integrado de Comando estarão ligados com a Central de Operações
do 9º BPM repassando quaisquer ocorrência que possa ter ocorrido na
proximidades. Uma viatura ficará à disposição do Centro a fim de facilitar o
atendimento ao cidadão”, registra o comandante do 9º BPM, o Tenente-coronel
Paulo César Gonçalves. A PM não informou o
período em que o CICCR estará a disposição de Garanhuns e Região. O equipamento está instalado nas proximidades do Parque Euclides Dourado.
A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco –
Condepe/Fidem divulgou no site da entidade o boletim informativo que contém os
resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Estado em
2015. Segundo o documento, a RD (Região de Desenvolvimento) Metropolitana
permanece registrando maior peso na economia estadual, com 61%, o que significa
39% para o conjunto dos municípios do interior. Já no interior o ranking é:
Caruaru 6,1%, Petrolina com 5,5% e Goiana, 3,0%. Os dados podem ser consultados
clicando AQUI.
Condepe/Fidem divulgou no site da entidade o boletim informativo que contém os
resultados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios do Estado em
2015. Segundo o documento, a RD (Região de Desenvolvimento) Metropolitana
permanece registrando maior peso na economia estadual, com 61%, o que significa
39% para o conjunto dos municípios do interior. Já no interior o ranking é:
Caruaru 6,1%, Petrolina com 5,5% e Goiana, 3,0%. Os dados podem ser consultados
clicando AQUI.
Entre os 15 primeiros da lista apenas dois não apresentaram os Serviços como o
setor de destaque: Ipojuca (RD Metropolitana, com 8,0%) e Goiana (na Zona da
Mata, com 3,8%). Segundo o diretor executivo de Estudos e Pesquisas
da entidade, Maurílio Lima, o reflexo do desempenho das duas Cidades está
no setor industrial, que vem contribuindo para a desconcentração da atividade
econômica com impactos no setor de serviços, bem como nas atividades
agropecuárias.
setor de destaque: Ipojuca (RD Metropolitana, com 8,0%) e Goiana (na Zona da
Mata, com 3,8%). Segundo o diretor executivo de Estudos e Pesquisas
da entidade, Maurílio Lima, o reflexo do desempenho das duas Cidades está
no setor industrial, que vem contribuindo para a desconcentração da atividade
econômica com impactos no setor de serviços, bem como nas atividades
agropecuárias.
No ranking geral, a capital Recife continua despontando
na primeira colocação e responde por 50,2% do PIB metropolitano, com R$
48,0 bilhões de PIB. Seguem-se as cidades de Jaboatão dos Guararapes (13,2%), Ipojuca (8,0%),
Cabo de Santo Agostinho (com 7,9%). Caruaru (no Agreste) vem em quinto lugar (6,1%);
Petrolina, no Sertão do São Francisco, na sexta colocação (5,5%); Olinda
desponta em sétimo (5,2%); Paulista (3,95%); Goiana e Vitória de Santo Antão
(3%). No Interior destacam-se ainda Garanhuns (1,9%), Santa Cruz do Capibaribe
e Serra Talhada (ambos com 1,2%) e Carpina (1,15%).
na primeira colocação e responde por 50,2% do PIB metropolitano, com R$
48,0 bilhões de PIB. Seguem-se as cidades de Jaboatão dos Guararapes (13,2%), Ipojuca (8,0%),
Cabo de Santo Agostinho (com 7,9%). Caruaru (no Agreste) vem em quinto lugar (6,1%);
Petrolina, no Sertão do São Francisco, na sexta colocação (5,5%); Olinda
desponta em sétimo (5,2%); Paulista (3,95%); Goiana e Vitória de Santo Antão
(3%). No Interior destacam-se ainda Garanhuns (1,9%), Santa Cruz do Capibaribe
e Serra Talhada (ambos com 1,2%) e Carpina (1,15%).
Para o diretor, o PIB de 2015 demonstra as
mudanças na dinâmica setorial da economia pernambucana com os reflexos da
implantação de novos empreendimentos, principalmente industriais, com
impactos no setor de serviços, bem como nas atividades agropecuárias. A
economia do Interior perfaz um PIB de R$ 61,3 bilhões equivalentes a 39,0% da
economia estadual. O Agreste como um todo responde por 40,5%, a Mata por 30,3%
e o Sertão, pelos demais 29,3% do PIB interiorano.
mudanças na dinâmica setorial da economia pernambucana com os reflexos da
implantação de novos empreendimentos, principalmente industriais, com
impactos no setor de serviços, bem como nas atividades agropecuárias. A
economia do Interior perfaz um PIB de R$ 61,3 bilhões equivalentes a 39,0% da
economia estadual. O Agreste como um todo responde por 40,5%, a Mata por 30,3%
e o Sertão, pelos demais 29,3% do PIB interiorano.
METODOLOGIA –
O PIB dos municípios, a exemplo do estadual, incorpora a mudança
de base (Ano Referência 2010), promovida pelo IBGE em conjunto com os órgãos
estaduais de estatística integrantes do Sistema de Contas Regionais, que em
Pernambuco está sob a atribuição da Agência Condepe/Fidem. O cálculo
do PIB dos municípios baseia-se na distribuição,
pelos municípios, do Valor Adicionado Bruto – VAB das atividades
econômicas, apurados na com composição do PIB estadual.
O PIB dos municípios, a exemplo do estadual, incorpora a mudança
de base (Ano Referência 2010), promovida pelo IBGE em conjunto com os órgãos
estaduais de estatística integrantes do Sistema de Contas Regionais, que em
Pernambuco está sob a atribuição da Agência Condepe/Fidem. O cálculo
do PIB dos municípios baseia-se na distribuição,
pelos municípios, do Valor Adicionado Bruto – VAB das atividades
econômicas, apurados na com composição do PIB estadual.
Um cidadão teve seu veículo
tomado de assalto quando chegava em casa no bairro Francisco Figueira, a Cohab
2, nessa quarta-feira, dia 20. O Crime
foi registrado por volta das 22h50min, na rua Lauro Cisneiros Alemão.
tomado de assalto quando chegava em casa no bairro Francisco Figueira, a Cohab
2, nessa quarta-feira, dia 20. O Crime
foi registrado por volta das 22h50min, na rua Lauro Cisneiros Alemão.
De acordo com informações
repassadas a Polícia pela Vítima, cuja identidade foi preservada, Ele teria
sido surpreendido por três bandidos, armados de revólver e espingarda, quando chegava em casa. Na ação
criminosa, foram roubados um veículo Polo 1.6, de cor preta e placas KHD-6573 e uma TV de 20 polegadas.
repassadas a Polícia pela Vítima, cuja identidade foi preservada, Ele teria
sido surpreendido por três bandidos, armados de revólver e espingarda, quando chegava em casa. Na ação
criminosa, foram roubados um veículo Polo 1.6, de cor preta e placas KHD-6573 e uma TV de 20 polegadas.
O Cidadão foi levado como refém pelos bandidos e deixado nas
proximidades da Fábrica Unilever, às margens da BR-423, em Garanhuns, de onde
acionou a Polícia. A PM realizou rondas na região, mas não encontrou o Veículo nem
os assaltantes. (Com informações e
imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)
proximidades da Fábrica Unilever, às margens da BR-423, em Garanhuns, de onde
acionou a Polícia. A PM realizou rondas na região, mas não encontrou o Veículo nem
os assaltantes. (Com informações e
imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)













































